Vai por mim: Tulum

Castelo, Tulum

A duas horas de carro — por estrada duplicada — de Cancún, Tulum sempre esteve no menu turístico da península de Yucatán. Ficam aqui as ruínas mais fotogênicas do México: pequenos templos e casas de patrícios de uma importante cidade portuária maia, que podem ser fotografados contra a água azul-bebê do Caribe.

Tulum

Para bons entendendores, porém, a praia que fica à direita do Castelo (o mais importante dos edifícios do sítio arqueológico) serve como trailer para o que vem depois.

Tulum: praia do sítio arqueológico

Pois aconteceu que, nos últimos anos, alguns dos que vieram até aqui por causa das ruínas acabaram ficando — mas por causa das praias, do sossego e da falta de infra-estrutura.

Tulum: a praia

Ao sul das ruínas começa uma praia que se estende por mais de 20 km, até o santuário ecológico de Sian Ka’an, uma reserva ambiental protegida.

Tentei comprar, mas não entregam em casa

A rede elétrica não chega à beira-mar — mas isso não impediu que fosse ocupada por hoteizinhos pequenos, alguns deles bem charmosos (outros apenas fuleiríssimos), que se intitulam “eco” e, em vez de ar condicionado ou TV, oferecem… ioga.

Menu do dia

A energia é de gerador (a combustível ou eólico) e a água nem sempre é quente (pelo menos não pelas 24 horas).

Bangalô do Azúcar

Ou seja: se Playa del Carmen é a Arraial d’Ajuda de Cancún, então Tulum seria uma mistura de Praia do Espelho (pela beleza da praia e pelo tipo de ocupação), Caraíva (da época que não tinha luz) e Trancoso (pelo tipo de público).

Bar do Zulúm

Mesmo sem infra, os bangalôs chegam a custar mais de 200 dólares na alta temporada (15 de dezembro a 31 de janeiro); fora dela, dá para conseguir belos descontos. (Nesse momen
to, de baixíssima temporada atrapalhada ainda mais pela gripe suína e pela crise americana, dá para descolar um bangalozito charmoso até por 100 doletas.)

Bandiera blanca, amor...

A praia é sensacional para caminhar — parece um dos nossos praiões da Bahia, só que com o mar do Caribe.

Eu evitaria os hotéis da praia Paraíso, que fica perto das ruínas e consegue ficar farofada mesmo agora nessa baixa (um hotel badalado nesse trecho é o Mezzanine). Tampouco ficaria no trecho da praia em que as pedras formam enseadinhas, por não haver espaço para caminhar (o destaque dessa zona é o Zamas).

Ocho Tulum

O melhor trecho começa no km 5, quando a praia se torna totalmente livre e desimpedida. Por ali você deve fazer cotações entre o Zulúm, o La Zebra, o Ocho (o bar de praia mais bochinchado), o Azúcar e o Amansala. Fazendo questão de bangalôs de alvenaria, fique entre o Ana y José e a ala nova (“Corazón”) do Nueva Vida de Ramiro.

tulum-praia1

Quem quiser ar condicionado e água quente o dia inteiro pode ficar na cidade — um povoado bem pobrinho — e ir de carro, táxi ou bicicleta à praia (que fica a 5 km). O hotel mais bacaninha é o Hotel Latino; eu fiquei no Don Diego de la Selva, que é simpático. Ambos são boas opções para mãos-fechadas

Montar base em Tulum não é bom apenas para curtir uns dias de praia, praia e mais praia; dá para fazer um passeio de canoa pela reserva de Sian Ka’an, ir às ruínas de Cobá (50 km) e mergulhar em cenotes.

Eu quero o emprego dessa moça! (Ela pode ficar parada, enquanto eu tenho que me virar pra descobrir isso tudo em 36 horas!)

Leia mais:

Para entender Cancún, Playa del Carmen e Riviera Maia

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

182 comentários

Oi, Ricardo!
Eu e meu marido adoramos tuas dicas.
Chegaremos no dia 6 à Cidade do México e sairemos dela de volta para o Brasil dia 15. São só 8 dias livres. Não temos roteiro nem hotel, pasme! (Não tivemos tempo de ver isso antes).
Qual o melhor meio de transporte saindo da Cidade do México? E para voltar a ela?
Quanto tempo devemos ficar em cada lugar?
Desejo conhecer o Museu de Antropologia, a Catedral e o Museu da Frida Kahlo (na Cidade do México),Teotihuacán, ficar na Playa de Carmen, ver Chichen Itza, Tulum, Cancun, Cozumel e alguma cidade do interior, se der.
Gracias!

    Da Cidade do México a Cancún são 25 horas de ônibus. Tem que ir de avião.

    Vocês vão precisar de no mínimo 3 dias para fazer a Cidade do México.

    Em 5 dias na Riviera Maia se você quiser fazer tudo isso que pretende não vai ficar parada um minuto sequer.

    Se quer ficar em Playa, tire Cancún e Cozumel do programa. Vá um dia a Chichén e outro a Tulum. Curta a praia.

Ricardo

Eu e meu marido estamos com passagens compradas para o México. Pensamos no seguinte roteiro:

3 dias inteiros na cidade do México (com Teotihuacán). Vamos embora de ônibus noturno para Oaxaca. Lá são 3 dias inteiros.
De lá, mais um ónibus noturno para San Cristobal de las casas, onde ficaremos 2 dias. Outro ônibus noturno para Palenque, e temos 1 dia para conhecer as ruínas.
Saímos a noite novamente e vamos direto pra Playa del Carmem. Nos sobram 5 dias inteiros para aproveitar a Riviera Maia.
E vamos deixar para fazer um bate-volta para Chichen Itza em um desses dias.

Os ônibus serão sempre os da ADO.

Queremos saber o que vc acha desse roteiro e também pedimos dicas de hospedagem na Riviera Maia.

Obrigada!

Ale

    Tá bacana o roteiro, Alessandra. Só acho que depois de Palenque vocês não vão precisar ir pra Chichén, não.

    Os posts de Tulum e de Playa têm recomendações de hotéis.

Riq, saudades.
todo ano ficamos ansiosos para achar um lugar bonito, calmo e feliz para passar o reveillon. Dá para entender? Feliz mas não muvucado – e bonito, para deixar a alma cheia de boas recordações.
Em Vila Angostura, perto de Bariloche, conseguimos isso uma vez.
E agora lí sobre Tulum…Se tivesse que escolher um hotel charmoso, qual seria? Em uma semana dá para descansar e ter uma boa idéia do lugar?
Beijo carinhoso,
Teresa e Sergio Lima

    Eu iria nesse Zulum. O lugar é pra descansar e curtir praia; no máximo, mergulhar (no mar ou em cenotes, cavernas subterrâneas, coisa que eu acho que vocês tão fora, hehe).

    Vocês podem dormir uma noite em Valladolid ou Mérida para visitar Chichén Itzá.

    Ou se contentar com as ruínas locais e as de Cobá, que ficam a 50 km.

Estou planejando ir ao México em janeiro próximo e, além da parte cultural, pretendo aproveitar as praias em Cancún e Riviera Maya. Nessa época do ano as temperaturas são propícias para aproveitar as praias ou não?
Haveria alguma alternativa melhor no Caribe em janeiro?
Obrigado desde já.

    O Caribe todo é ótimo em janeiro. As temperaturas são agradáveis (não muito quente), e água é bem menos fria do que no Rio ou em Santa Catarina. É alta temporada em toda a região.

Essa viagem que o JB sugere dá para fazer em janeiro? Eu preciso conhecer o México!!! Mas adoraria conhecer algo colonial também… alguma sugestão?

    No Yucatán mesmo você pode desviar a Mérida e Valladollid (que estão próximas a Chichén Itzá). Se estender a viagem até Palenque, pode passar por Campeche e subir a San Cristóbal de las Casas.

Eu, meu marido e minha filha de 16 anos estamos montando uma viagem ao México para o início de janeiro de 2010.
Pensamos em fazer:
– Cidade do México – 2 noites (para fazer o passeio a Teotihuacán);
– Mérida – 2 noites (para fazer os passeios a Uxmal e Chichen-Itzá);
– Cancún – 2 noites;
– Cozumel – 3 noites; e
– Tulúm – 3 noites.
Iremos de avião da Cidade do México a Mérida.
De Mérida a Cancún, aproveitaremos uma excursão que passa por Chichen-Itzá.
É fácil conseguir um táxi para fazer o traslado de Cancún a Playa Del Carmen (onde pegaremos o ferry para Cozumel)?
No ferry poderemos levar nossa bagagem sem problemas?
De Playa Del Carmen a Tulúm conseguiremos ir de táxi com tranqüilidade?
É fácil conseguir transporte de Tulúm ao aeroporto de Cancun para a volta ao Brasil? Será tranquilo sair de Tulúm direto para o aeroporto?
Já peguei as dicas do Ricardo Freire quanto aos hotéis de Tulúm.
Para os outros lugares, poderiam me dar alguma dica?
Grata.

Marcia

    De Cancún a Playa del Carmen você pode pegar ônibus na rodoviária central ou no aeroporto. Há saídas freqüentes, nem precisa ser de táxi.

    Nunca peguei o ferry de Cozumel, mas ele deve ser como os de Isla Mujeres, que têm área sentada coberta e refrigerada. Muita gente chega de ferry, não vejo por que não seria possível levar malas.

    De Playa del Carmen a Tulum há microônibus com saídas freqüentes também — mas o ônibus pára na cidade, que fica a 5 km dos hotéis de praia.

    Você pode combinar os transfers para/de Tulum com empresas como a Tucan Kin https://www.tucankin.com/ . Peça para o seu hotel em Tulum organizar esses traslados.

    No seu primeiro dia de Cidade do México não deixe de ir ao Museu Nacional de Antropologia. Ele será fundamental para entender os sítios arqueológicos.

    Eu ficaria um dia a mais no DF para ir a Coyoacán, onde está o museu Frida Kahlo, passando no caminho pela casa-estúdio de Diego Rivera. Tiraria um dia em Mérida, que usaria apenas como base para um bate-volta a Chichén. (Uxmal depois de Teotihuacán e Chichén vai ser meio repetitivo — a não ser que você seja muito enfronhada nesses assuntos)

    Não sei se você vai conseguir essa carona numa excursão de Mérida a Cancún, ainda por cima levando malas. Talvez seja mais seguro fazer bate-volta e no dia seguinte pegar o ADO a Cancún. Você pode também usar Valladollid para esse pernoite (é mais próxima de Chichén).

    Você pode ver horários de ônibus no sul do México no site https://www.ticketbus.com.mx .

Olá, estava em dúvida sobre meu destino de lua-de-mel, em fevereiro de 2010, mas agora estou decidida!! rsrs A Riviera Maia é linda, especialmente Tulum e Playa… Qual a melhor forma de organizar esta viagem? Por meio de agências de viagens (quais? alguém tem indicações??)ou por comta própria? Alguém tem dicas?? Obrigada!

    Pacotes prontos valem a pena para Cancún e para os maiores resorts da Riviera Maya. Talvez também para os hotéis grandões de Playa, como o Porto Real e o Royal.

    Para hotéis menores em Playa e Tulum, faça por um agente de viagem ou por conta própria.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito