Toscana de carro: um dia pelo Val d’Orcia (Pienza, Montalcino & cia.)
Se você só tem um dia para rodar pelo interior da Toscana, programe esse dia no Val d’Orcia.
A região do vale do rio Orcia, ao sul de Siena, entrega (embrulhada para presente!) aquela Toscana que você tem na cabeça.
O Val d’Orcia é puro deleite visual, sem intervalos comerciais. Entre uma cidadezinha e outra você não passa por nenhum arrabalde industrial. Não tem que cruzar nenhum bairro novo para chegar a qualquer centro histórico.
Não que isso seja um problema em outras áreas da Toscana — mas quando você se dá conta de que passou um dia inteiro sem passar por absolutamente nenhum lugar feioso, não dá pra não valorizar.
Mas não só sou eu, ou quem me deu as dicas da região (obrigado, Lu Gomes! obrigado, Renato Carone!), que acha isso. A Unesco chegou um pouquinho antes — e desde 2004 classifica o Parco Naturale, Artistico e Culturale della Val d’Orcia como patrimônio da humanidade.
Alugue carro na Rentcars em até 10x
Espalhados pelo vale — e sempre a uma distância fotogênica um do outro — os vilarejos ou são pequeninos (Pienza, Montalcino, Montepulciano) ou minúsculos (tutti gli altri).
(A bem da verdade, porém, é preciso deixar claro Montepulciano vai incluído aqui por licença poético-geográfica; a cidade pertence na verdade a outro vale, o Valdichiana; mas entra muito redondinho num itinerário pelo vale vizinho.)
Para ficar mais na região da Toscana
Promoções para sua viagem
Passagens promocionais para destinos no Brasil e no exterior
Não existe uma fórmula para explorar a região. O mais bacana pode ser simplesmente seguir qualquer placa marrom (que indica lugar de interesse histórico-artístico-turístico) para ver no que vai dar. Você dificilmente vai se decepcionar.
Como eu só tinha um dia para passar na região (e precisava ter certeza de que o passeio daria um post, hehe), bolei um roteirinho super papai-mamãe.
Basicamente, fiz o eixo Montepulciano-Pienza-Montalcino, passando por Montichiello (um bibelozinho de cidade, e de onde se tem as melhores vistas de Pienza — aquela do alto do post) e fazendo um desvio até Castiglione d’Orcia (que ocasionou lindos pit stops em Bagno Vignoli e San Quirico d’Orcia).
Seguro Viagem Bradesco: sua tranquilidade em viagens internacionais.
Não se deixe enganar pelas distâncias. Este roteiro aí de cima tem menos de 60 km (incluindo o desvio!), e levou um dia inteiro para ser percorrido. Isso que a gente nem almoçou de verdade: como em todas as saídas desta viagem, lanchamos panini de mercearia feitos com crudo fatiado na hora e mozzarella fresquinha.
Fale com qualquer pessoa que tiver feito esse passeio, e ela virá com uma lista diferente de lugarejos — e sobretudo com um “ponto alto” próprio (normalmente, um lugar de que nunca tinha ouvido falar, e que causou a melhor surpresa do trajeto).
O que todo mundo vai dizer, e com razão, é que você não deve deixar de passar por Pienza, uma cidade inteiramente remodelada por Pio II, e por isso tida como o berço do urbanismo renascentista.
Toscana e Pisa, dobradinha esperta
O Val d’Orcia é um passeio mais cômodo de fazer a partir da região de Siena, mas fica puxado se você sai de Florença.
Um bom roteiro circular é pegar a E 78 (Raccordo Siena-Bettolle) e sair da auto-estrada em Sinalunga, voltando de Montalcino por dentro. Dá 180 km no total.
(Vindo de Florença o trajeto percorrido quase dobra.)
O Val d’Orcia também é excelente como base para uma viagem mais tranqüila, com hospedagem de charme, almoços demorados e passeios esparsos para descobrir os lugarzinhos onde nossos coleguinhas turistas não vão…
Esta viagem teve o apoio de Pestana, Pousadas de Portugal, Accor, Mobility e Mondial.
Comentários
Gostaria de agradecer à vocês por esse post que me foi de grande ajuda pra nos orientarmos pelo Val d’Orcia. Eu e minha família fizemos um passeio super agradável pelas cidadezinhas e as paisagens são realmente maravilhosas, de cinema! O trajeto foi maior pq saímos de Firenze mas mesmo assim valeu muito! Abraços!
Ricardo, preciso de uma ajuda, num comentário acima vc direciona um leitor a conhecer um pacote estruturado da viator, me interessei so que quando vou finalizar a compra nao aparece disponibilidade. Será que é porque ainda faltam 3 meses?
Olá, Silvia! Quem responde é A Bóia. Ou o passeio não é oferecido na época em que você vai viajar, ou está muito longe da data.
Você pode esclarecer a dúvida via web https://www.viator.com/customer-care ou ligando para o call center no Brasil, tel. 21/3958-5513.
Olá Boia! Passaremos duas semanas na Itália em julho, num roteirinho que o Ricardo Freire já ajustou para nós (Thanks Rick!). Mas, tenho uma dúvida nos bate volta de Siena: num dia tenho Lucignano, Cortona e Arezzo e no outro a região do Val d’Orcia, sendo que tenho colocar um nuna sexta-feira e outro no sábado (que será meu anviersário). Alguma sugestão de qual em colocar em cada dia? (em função do tamanho das cidades, etc).
Olá, Rogerio! Cortona-Arezzo é mais urbano, Val d’Orcia é mais paisagem. Acompanhe a meteorologia e programe o Val d’Orcia para o dia que promete ser mais bonito.
Olá!! Gostaria de uma ajuda,depois de pesquisar muito montei um roteiro para ficar 3 dias em Florença(16-19/junho), indo depois para Siena dias 19 e 20 de junho, onde pretendo alugar um carro. Posso ter problemas pra pegar o carro em Siena por ser um domindo, o dia 19? Li algo a respeito disso em algum blog… E se pegar o carro em florença nesse dia? No aeroporto tb tem esse problema de fechar aos fins de semana?? Desde já agradeço a ajuda pois dependendo disso poderia inverter a ordem das cidades, Marcelle
Olá, Marcelle! Ao reservar seu carro, devem aparecer as informações sobre funcionamento da loja. Se a loja da sua locadora não abrir no domingo em Siena, não será oferecida. Mas se você vai de Florença para Siena, o lógico é alugar o carro na saída de Florença e já fazer algum passeio pelo caminho, como San Gimignano ou a Chiantigiana.
Muito obrigada pela resposta e pela dica, farei o que vc sugere!!Adoro o site,sempre com excelentes roteiros e sugestões!!
Olá a todos, depois de muito ler quase todo o site e muitos comentarios montei um roteiro mas fiquei com uma duvida. Pelo que li e reli o mais recomendado para ir de Siena a Roma é ir de onibus. Chegarei pode Veneza (4 noites com bate-volta a Padova), sigo de trem para Florença ( 4 noites – com bate-volta). Alugo um carro, desço pela região do Chianti e durmo 2 noites no Castelle Delle Serre ( região serre di Rapolano). De lá vou seguir para Roma. Minha duvida: volto para Siena de carro – 30 minutos e pego onibus até Roma (+ 3h30min) ou já sigo de carro para Roma (devolver no aeroporto talvez?) Se resolver passar por Assim, fica muito ruim? Não sei como são as estradas. Eu não sei como pesquisar antigos comentarios no site. Muito obrigada por todas as dicas que peguei aqui no site até agora.
Olá, Cecilia! São 275 km de Rapolano a Roma via Assis. Saia bastante cedo e em Assis guarde o carro num estacionamento fechado, sem deixar nenhuma bagagem à vista.
Muito obrigada. Vou pensar se vale a pena. Seguindo de carro direto alguem tem alguma sugestão de onde parar no caminho até Roma?
Olá, Cecilia! Orvieto é a parada clássica.
Muito obrigada! O Vnv foi essencial para ajudar a montar meu roteiro. Quando voltar faço um relato da minha experiência!! abraços
Cecilia,
Em setembro passado, eu saí de Roma umas 10h (devia ter saído mais cedo, mas não rolou), fui pra Assis, almocei por lá e cheguei em Siena no início da noite. As estradas são ótimas (seguimos o Waze), mesmo as que não são principais. É um dia meio puxado, mas minha tia queria muito ir a Assis, então não era uma opção. Assis é uma graça de cidade, mas se for, faça como a Bóia falou, saia bem cedo e deixe o carro num estacionamento fechado (tem um praticamente ao lado da Basílica, é só olhar no Google Maps, bem fácil).
Obrigada Thiago pelas dicas!
Caro Ricardo, delicioso o seu relato! Moro em Firenze e adoro passear por essa região. Deixo aqui uma dica de hospedagem ( ideal para quem está explorando essa região e precisa pernoitar): o Castello de Spedaletto, bem pertinho de Bagno Vignoni e Pienza, lugar de sonho!!! Forte abraço e tudo de bom, Denya
Querido Ricardo, em maio de 2015 estive em Roma, Florença e o interior da Toscana de carro passando pela rota do Chianti, sempre seguindo suas dicas. Os percursos do Post acima foram realizados de forma contemplativa com direito a arco-íris em uma das estradinhas. Pernoitamos em La Spezia, foi maravilhoso passear pelas Cinque Terres sem pressa pra voltar, e vc tem razão Portovenere é ótima no final da tarde! A propósito, a ” receitinha” trem e barco não tem erro! Agora, estou planejando a próxima viagem, chegando por Barcelona, de lá para o Luberon , de TGV é claro! Sinto-me segura em planejar minhas viagens com base em seus posts. Muito obrigada!
Às ordens, Riq!
Mto feliz de poder colaborar!
Bjs
Obrigada pelas dicas sobre o Val D´Orcia Riq! Estivemos em julho na região com pouco tempo disponível e, seguindo as dicas deste post, passeamos por algumas cidades deste belíssimo vale. Sem dúvida Pienza foi nossa favorita.