Xô, Vulcão: um resumão da situação

Cerro Catedral. Foto tirada do site da estação

E vamos a mais um apanhado das notícias das neves.

Buenos Aires: perrengues aéreos. Os portais brasileiros voltaram dar destaque ao fechamento de Ezeiza e Aeroparque entre a tarde de sexta e a manhã de sábado. No começo o tom estava um pouco alarmista demais, como se a interdição fosse durar mais do que durou. Mas a essa altura do campeonato já aprendemos: esses fechamentos têm sido recorrentes, porém temporários. É um perrengue a que todo mundo que quer viajar a Buenos Aires ou Montevidéu vai estar sujeito enquanto o vulcão não sossegar de vez. Um fato da vida, mais ou menos como os nevoeiros do início da manhã.

Bariloche, Chapelco e Neuquén: aeroportos fechados pelo menos até dia 8. Há boatos de que o fechamento se prolongaria ainda mais, porém só teremos notícias mais concretas ao longo da semana. As maiores operadoras brasileiras cancelaram seus pacotes até 15 de julho.

Bariloche via Esquel com Aerolíneas. Leitores começam a relatar que, via atendimento telefônico, a Aerolíneas está sim oferecendo Buenos Aires-Bariloche via Esquel, com o último trecho sendo feito por ônibus (300 km de distância). Se você tem vôo marcado até o dia 8, comunique-se com a companhia pelo tel. 0800-707-3313.

Bariloche com Lan. Vale lembrar que a Lan não voa a Esquel, e que portanto esta rota alternativa não é oferecida a seus passageiros. Para checar o status do seu vôo e fazer remarcações, use o link desta página.

Bariloche de ônibus. A viagem desde Buenos Aires leva entre 21 e 25 horas e pode ser comprada nos sites da Via Bariloche e da Andesmar. Há grande disponibilidade de hotéis, inclusive em oferta, em sites como Hoteis.com.

De Puerto Varas a Bariloche: por enquanto, só de barco. O Paso Cardenal Samoré, que fica perto de Villa La Angostura e serve para a ligação rodoviária entre Bariloche e Puerto Varas/Puerto Montt, continua fechado. Pode ser que reabra nesta quinta-feira dia 7, informa o Angostura Digital. Já o Cruce de Lagos parece estar funcionando (confirme com a operadora).

San Martín de los Andes: Chapelco abriu. A estação de esqui de Chapelco, em San Martín de los Andes, está aberta desde este sábado, dia 2. Por enquanto há duas pistas e três meios de elevação habilitados.


Bariloche: Cerro Catedral aberto para pedestres. Ainda não há neve suficiente para esquiar em Cerro Catedral (a estação de esqui mais próxima do centro de Bariloche), mas caçadores de neve já podem brincar e usar os meios de elevação entre 9h30 e 16h30.

Chile: todas as estações abertas. Portillo, Valle Nevado, El Colorado, Farellones e Chillán já estão operando. Os aeroportos de Santiago e Puerto Montt têm sido pouco afetados por fechamentos temporários.

Ushuaia e Las Leñas: estações abertas. Cerro Castor, a estação de esqui de Ushuaia, abriu a temporada neste sábado dia 1º. Las Leñas, a 4h30 de carro de Mendoza (ou vôos charter direto à estação), abre nesta segunda-feira dia 4. Os aeroportos estão abertos e só há problemas eventuais quando Buenos Aires fecha.

Bariloche de bumba: o depoimento do Rinaldo. Recebemos mais um relato de leitor que chegou a Bariloche de ônibus. Com a palavra, o Rinaldo:

Saímos de Buenos Aires dia 28/6 de ônibus – cama tipo tutto letto, neste tipo dá para agüentar. Ao chegarmos em Bariloche dia 29 estava nevando. Foi ótimo. Lago Azul, sem cinzas. A cidade está com muita areia vulcanica ainda.

Na estrada percebe-se em Piedra del Águila – cidade distante 300 km de Bariloche — muita areia vulcânica na estrada e no deserto.

Em Bariloche a noite do dia 29 foi muita fria e com neve. No dia 30 fomos ao Cerro Otto, Lago Gutiérrez, Cerro Catedral (ainda com pouca neve e os funionários preparando o local), Colonia Suiza, Circuito Chico e Cerro campanario. Foi proveitoso, ainda mais para as criancas que nunca tinham visto e brincado na neve.

No dia 1º pela manhã andamos mais uma vez no centro de Bariloche,lá  pelo meio dia o sol forte enxugou a areia e a poeira cobria as ruas e os carros. Algumas pessoas, em geral de mais idade, usavam máscaras.

À tarde tomamos o ônibus de volta a B.A. chegamos hoje.

Conclusão: tem neve, pouca gente e poeira. Mas para nós valeu a pena.

Obrigado, Rinaldo!

Regressei de Bariloche hoje. Chegamos em B.A.
A situacao. o voo da LAN foi cancelado e a decolar mandou e-mail devolvendo tudo com crédito no cartao.
Saimos de B.A dia 28-06 de Bus – cama tipo tutto letto, neste tipo dá para aguentar. Ao chegarmos em Bariloche dia 29-06 estava nevando. foi ótimo. Lago Azul, sem cinzas. A cidade está com muita areia vulcanica ainda.
Na estrada percebesse em Pedra da águia – cidade distante 300 km de Bariloche muita areia vulcanica na estrada e no deserto.
EM Bariloche a noite do dia 29-06 foi muita fria e com neve. No dia 30-06 fomos ao Cerro Otto, Lago gutierrez, Cerro Catedral (ainda com pouca neve e os funionários preparando o local), colonia suiza, cicuito chico e cerro camparnaro . Foi proveitoso, aind amais para as criancas que nunca tinham visto e brincado na neve.
No dia 01-07 pela manhá andamos mais uma vez pelo centro de Bariloche, pelo meio dia o sol forte enxugou a areia e a poeira cobria as ruas e os carros. Algumas pessoas, em geral de mais idade, usvam máscaras.
â tarde tomamos o Bus de volta a B.A. chegamos hoje.
Conclusáo: Tem neve, pouca gente e poeira. Mas para nós valeu a pena.

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


161 comentários

Bóia,

Então de Puerto Pañuelo a BAriloche, a estrada está livre?
obrigada!!

    Olá, querida Michele. Quando a gente diz que dá para ir de Puerto Varas a Bariloche pelo Cruce de Lagos, é porque dá para ir de Puerto Varas a Bariloche pelo Cruce de Lagos 😀

    Ou você confia nas nossas informações ou não confia nas nossas informações. Se não confia, não adianta espremer 😀

    Puerto Pañuelo já está em Bariloche. O hotel Llao Llao fica em frente e já reabriu. A estrada que leva a Puerto Pañuelo é a mesma que leva ao Llao Llao.

    Posso pedir um favor? Por favor encaminhe novas eventuais dúvidas diretamente ao Cruce Andino: https://www.cruceandino.com . Obrigada!

Super obrigada pelas informações pessoal. Melhor deixar então esta viagem na viagem pra depois e curtir sem neuras. Bjos

A Bóia, me tire uma dúvida, por favor. Há uns 10 minutos atrás fiz uma resposta para a Selma, sobre Villa la Angostura, e agora vejo que a resposta desapareceu. Você sabe o motivo? Obrigada.

Olá Ricardo,

Estou com a mesma preocupação de Smac, tenho 4 crianças com tudo marcado para Bariloche dia 16 de julho via Lan. Tem realmente perigo de avalanhes? Como a Lan não oferece rota acessoria posso ir para Buenos Aires e comprar passagem via Esquel?? Onde compro??? Vc desistiria destas ferias na neve com 4 cças … Elas estão me deixando louca….Mesmo assim vou para BAs e diminuo a permanencia em Bariloche. O que vcs acham????

Existe esta possibilidade de avalanche em Bariloche??????
Tenho dois filhos um de 9 e outro de 13, estamos com viagem marcada para lá, me preocupo também com problemas de saúde. Gostaria de saber se há problemas à saúde causado pelas cinzas. Agrava-se problemas de asma,bronquite, etc?

    Olá, Smac! A estação de esqui de Bariloche ainda não abriu para esquiadores. Só será reaberta quando houver neve suficiente para esquiar e pareceres técnicos sobre a possibilidade de avalanches. Essas avalanches seriam provocadas pelo uso das montanhas para o esqui.

    A estação de Chapelco reabriu com parecer de possibilidade baixíssima de avalanche. A de Cerro Bayo, em Villa La Angostura, talvez não abra por causa do risco de avalanche.

    Acompanhe notícias do Cerro Catedral no Facebook:
    https://es-es.facebook.com/CatedralAltaPatagonia

    Leia sobre efeitos das cinzas no mesmo site onde os moradores de Bariloche se informam:

    https://www.anbariloche.com.ar

Estou com tudo marcado para ir para Bariloche dia 18/07.
Quem puder pode me dar alguns esclarescimentos?
– minha viagem esta marcada BA/Bariloche via aerolineas, eu é q tenho q providenciar a mudanca de rota para Esquel? E chegando lá, como fica este translado para Bariloche, é pago, onde é o embarque deste onibus?
– havendo neve o suficiente, será q as pistas serão liberadas para ski? que risco de avalanche é esse q estao falando em cerro bayo? E cerro catedral? O site do cerro catedral so diz q esta aberto aos pedestres, nao ha nenhuma informacao se as pistas vao abrir e qual a condicao delas. Fico realmente com medo em relacao a avalanches, pois um evento como esse nao ocorre ha 100 anos e alterou toda a estrutura da formacao desta camada de neve, tem poeira do vulcao em baixo, sera q isso nao muda nada? Nao to sentindo muita clareza ou algum orgao oficial que esteja responsavel por isso.
Obrigado

    Olá,cheguei em Bariloche ontem e vim pela aerolineas via Esquel,correu tudo tranquilo,liguei para a operadora e meu voo já tinha sido redirecionado para Esquel,porém o horário havia mudado.Seria interessante ligar para a aerolinas e confirmar seu voo.Quando chegamos a Esquel,pegamos as malas e já tinha três onibus de dois andares nos aguardando ( todos passageiros/nada foi cobrado) .Onibus mto confortável(bem melhor que o avião…),não pagamos nada ,foram 4horas de viagem…tranquila…passou bem rápido!!!
    Aqui está com muitas cinzas ainda,porém a beleza da cidade supera tudo,hoje fomos a cerro catedral e realmente ainda não dá para esquiar porém fizemos skybunda…brincamos no gelo…foi bárbaro !!!Acreditam que até dia 15 as pistas estarão liberadas.
    A cidade está com 30% da capacidade e dia a dia mais e mais pessoas estão chegando.Acreditam que o aeroporto não iré abrir tão cedo,pois parece que a preocupação com as cinzas deve-se ao poder de corrosão às turbinas dos aviões…as cinzas destroem elas.Estou me divertindo muito,curtindo as paisagens,descansando,sem muita MUVUCA…I LOVE BARILOCHE !!!

Boa noite pessoal, alguma novidade? houve nova erupção é isso? falta pouco para abrir o aeroporto, estou na torcida assim cmo todos aqui. Dia 15 tá chegando e eu ainda estou com esperanças!

    Olá, Jan! Não houve nenhuma nova erupção. Como o Ricardo Freire disse, quando (e se) houver uma erupção isso será manchete instantânea nos portais e na TV. Não vai ser uma notícia confinada a caixas de comentário na internet 😀

Pessoal, só vejo notícia sobre Bariloche.
Tenho viagem marcada para dia 24 de julho com meu filho de 11 anos para Vl.Angostura. Será que vale a pena? vou encontrar só cinzas?
Super obrigada a quem puder responder

    Olá, Selma! A cidade ainda está bastante prejudicada, com cinzas em alguns caminhos. A estação de Cerro Bayo ainda não abriu e corre o risco de não abrir pelo alto risco de avalanche. O passeio ao Bosque de Arrayanes ainda não está funcionando. A fronteira com o Chile, o Paso Cardenal Samoré, segue fechada.

    Acompanhe notícias da cidade em https://www.laangosturadigital.com.ar .

    Procure também pelos vídeos de Vanessa Olivatti no YouTube; ela fez alguns em La Angostura no começo do mês.

    Ola Selma,

    Tinha reserva no hotel Altos de Antilhue, em Villa la Angostura, para os dias 23 a 27/07, e na semana passada o próprio dono do hotel me mandou um email cancelando a reserva, explicando que a cidade foi muito afetada e nao teriam condicoes de nos receber. Felizmente ele propos devolver o valor da reserva, que tinha feito via Western Union, mas agora ainda estamos na pendencia de aeroporto para Bariloche. Seria bom você entrar em contato com seu hotel.

Paula Melo, muito obrigada pela ajuda. Estou indo com bastantes remédios para prevenir, estou pensando positivo sim. (:

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito