Vulcão News: erupção retoma força; aeroportos fecham

Vulcão Puyehue

Não precisa nem fuçar nos sites argentinos — está na home dos nossos portais. Don Puyehue voltou a soltar fumaça. As companhias aéreas suspenderam vôos a Buenos Aires e Montevidéu. Especula-se que os aeroportos do Sul do Brasil também possam fechar nos próximos dias.


Parte das cinzas se dirigiu à Oceania, onde também está causando problemas à aviação. Nossa querida Carla Z. estava sem saber se ia conseguir voar de Melbourne à Grande Barreira dos Corais.

Uma pergunta aos trips advogados: as agências e operadoras que se recusem a cancelar viagens alegando a letra do contrato estão garantidas pelo que foi assinado, ou o consumidor pode denunciar o contrato como abusivo?

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


80 comentários

Hoje cancelamos nosso pacote com a CVC, íamos dia 15/07, esposo+filha+eu, eles cancelaram os pacotes com saída até dia 02/07, mas o cancelamento é assim,deram carta de crédito, dinheiro não devolvem, tem outros pacotes sim, mas não quiz trocar pois o que queria era mais caro e as férias do meu esposo ele já pediu e não pode trocar. Bem, pra inverno que vem já estamos planejando que vamos pra Bariloche mas sem agência, pois na hora de comprar é uma beleza mas pra cancelar quem sai no prejuízo é o cliente.

Mariana tenho acompanhado em todos os sites de relacionamento varias pessoas desesperadas por não estarem conseguindo o mesmo tratamento de vcs nos hoteis onde tinham reseervas. É como foi dito acima perde-se agora, mas ganha-se no futuro. Parabens pela atitude. Vc sabe falar algo de como estão as cinzas agora em Bari, se ainda tem muita cinza pela cidade?

queridos trips, a paciência deverá sempre estar acima de tudo, mas poxa estamos diante de um vulcão que continua expelindo material e como se não bastasse ainda tem os abalos sísmicos. Sem falar na paisagem da bela cidade de bariloche e villa Angostura que, certamente, não mudará em apenas 15 ou 1 mês. Verifiquem o site https://www.anbariloche.com.ar/ e vejam a foto do sensacional hotel LLAO LLAO coberto de cinzas e comparem com fotos anteriores no google.

Comerciantes locais já falam em perder a temporada de inverno e procuram encontrar soluções para não dependerem apenas desta época do ano.

Ricardo deu a dica para ficarmos de olho na paisagem e nas pistas de esqui.

Eu mesma desisti de minha viagem, meu sonho e presente tb Vanessa, fiquei emocionada com suas palavras, (9 a 17/07 – CVC – para bariloche (foram duas emoções fortes a decisão de ir e a de não ir – nossa saúde e bem estar falou mais alto) não cancelei ainda com a operadora, pois estou acompanhando este post para ver como está a questão da multa rescisória. Mas, diante do que li hoje irei procurar o SAC, tendo em vista os argumentos trazidos por todos vcs maravilhosos amigos nesta viagem.

Tenho pensado muito sobre os pontos de vista, Aqui no Brasil, você abre qualquer página de jornal na internet e a primeira manchete é sobre a interrupção de voos, a erupção do vulcão e o caos aereo. Quando você abre as paginas dos jornais argentinos, a notícia vem em segundo ou terceiro lugar, tratado como fatos comuns , inerentes a natureza e passageiros. O que é isto? Diferentes enfoques? Escandalo dos jornais brasileiros? Não sei , não consigo interpretar. Mas na minha opinião, isto deve ser considerado normal, um transtorno da natureza e não o fim de um sonho como parece. Os aeroportos tem sido fechados e abertos, conforme o movimento das nuvens, e se você não conseguir viajar hoje consegue amanhã. Calma, pessoal, calma. Bariloche pode não ser uma idéia boa imediatamente, mas quem sabe daqui a 15 dias? E Buenos Aires continua igual, é só ter um pouco mais de paciência.
E paciência e ciência tem a Mariana, para administrar a ngústia destes passageiros brasileiros.

Vou pra Buenos Aires dia 21 de Julho e dia 27 vou pra Bariloche. Estou pensando em cancelar minha ida a Bariloche, devido ao grande caos causado pelas cinzas. Vou pra Bariloche para conhecer e para esquiar. Acham que devo realmente cancelar ou acham que em um mes tudo volta ao normal?

    Mariana, se tudo der certo, embarco na 5ª feira pela 1ª vez para Bs As!
    Achei muito decente e louvável a postura de vcs!
    O Querido já se encontra na minha wish list depois disso!

    Obrigada Thiago. Boa sorte com a sua viagem e esperamos você aqui no Querido em uma próxima oportunidade 🙂

Oi, gente. Apesar de que aqui em Buenos Aires tudo continua absolutamente normal a olho nu (nao percebemos as cinzas e nem nenhum problema no ar mesmo) e de a cidade estar funcionando normalmente (ouvi boatos de que o comércio estaria fechado, isso nao é verdade em absoluto), a situaçao dos vôos e dos aeroportos locais ainda é incerta.

Estamos respondendo todos os emails dos nossos hóspedes com muita atençao e a decisao que nós tomamos aqui no Querido foi a de NAO COBRAR nenhuma multa em casos de cancelemanto de reservas para esses dias. Claro que isso implica em um grande custo aqui para a gente, que somos um hotel de pequeno porte, mas nos solidarizamos com todo mundo que planejou a viagem com todo o carinho, deu preferência ao nosso hotel e que, infelizmente, por força maior, nao pôde viajar.

Esperamos que tudo se normailize o quanto antes.

Se alguém souber de alguma simpatia para acalmar vulcao, a hora de divulgar é agora.

    Infelizmente nao conheço simpatia para estes vulcoes se acalmarem…mas os passageiros poderiam estar mais calmos se houvesse mais compreensao dos agentes, cias aéreas, hotéis , etc. Louvável a atitude do pessoal querido do Hotel Querido!
    Com certeza fideliza o cliente, eles perdem agora, mas ganham depois!

    Mariana, mais uma vez parabéns pela atitude. Quando recebi seu email desisti no ato de cancelar minha viagem. Lamento pelo prejuízo que a situação causa a vocês e torço que o vulcão pare de cuspir cinzas e tudo volte ao normal logo!
    Independente disso acho que você e o Ali irão ganhar ainda mais simpatia pela hombridade no tratamento a seus clientes , somando mais pontos as ótimas referencias do Querido e sua administração.

Boas notícias:

Site da Gol.
14/06 – 16h30

A GOL informa que contratou a Somar Meteorologia, consultoria ambiental e meteorológica, para obter informações mais acuradas sobre o movimento da nuvem de cinzas expelidas pelo vulcão chileno Puyehue e seu impacto em voos comerciais. Subsidiada com dados sólidos, baseados em modelos meteorológicos e de concentração de cinzas conhecidos, e usando dados extremamente conservadores, verificou-se que a densidade da nuvem nas áreas a serem sobrevoadas, hoje, é cem vezes menor que o limite internacionalmente aceito para que se realizem operações aéreas. Desta maneira, a GOL encontrou condições de retomar decolagens seguras para Buenos Aires (aeroportos internacionais Ministro Pistarini e Aeroparque Jorge Newbery) e Rosário, na Argentina, e Montevidéu, no Uruguai.

A GOL destaca que já começou a contatar clientes que tiveram a programação alterada, via telefone, SMS e e-mail, para informar sobre a retomada dos voos. A Central de Relacionamento também está disponível para receber ligações dos passageiros nos números 0300-115-2121 (Brasil) e 0810-266-3232 (Argentina). As reacomodações serão providenciadas sem cobrança das taxas previstas e, se os clientes preferirem cancelar a viagem, receberão o reembolso no valor integral dos bilhetes.

A empresa manterá o público informado sobre quaisquer novas mudanças em sua malha, que, neste momento, opera com normalidade. Informações atualizadas estão sendo publicadas no blog da GOL, em https://blog.voegol.com.br.

A GOL lamenta pelo desconforto causado pelos cancelamentos e alterações nos horários dos voos, mas volta a ressaltar que opera sob um rigoroso padrão de segurança e que só realiza decolagens quando encontra as condições necessárias para fazê-lo sem riscos.

Estou nos mesmos võos da Vanessa.

Para mim essa questão de cancelamento esta sendo bem simples, pois comprei hotel e passagens separados.

O hotel reservei por um site internacional só de hotéis e hoje fiz o cancelamento sem qualquer multa, eles irão creditar o valor da reserva (+- 20% do total) no meu cartão.

No que diz respeito às passagens, vou esperar mais um pouco (quero evitar pagar a multa), mas a informação que eu tenho da Aerolíneas é que caso eu queira remarcar as passagens logo, antes de qualquer comunicado oficial, terei que pagar 30 dólares de multa por passagem. Obviamente, se o novo trecho que eu escolher estiver mais caro do que eu paguei, terei que arcar com a diferença.

Caso eu decida cancelar e solicitar o reembolso, terei que pagar 50 dólares de multa.

As multas só são cobradas caso eu faça alguma alteração antes do provável cancelamento do vôo.

Caso o vôo não seja cancelado e eu não compareça, terei que pagar 50 dólares por passagem para remarcação ou reembolso, sem falar na diferença caso a nova tarifa seja mais cara.

Essas informações estão no site da Aerolíneas. Basta simular uma compra e verificar as condições de sua tarifa. A minha é a ‘Alternativa Tango’.

As multas cobradas pelas agências, pelos relatos postados aqui, são absurdas. Eu agiria de uma das duas formas: (i) pagaria a multa e garantiria a viaem, entraria na justiça e faria diversas reclamações pela internet em sites de reclamações e de viagens (isto normalmente tem efeito quando estamos lidando com agências pequenas e médias, contra a CVC é a mesma coisa que nada, nem perca seu tempo). (ii) não pagaria a multa, entraria na justiça pedindo uma tutela antecipada para que eles remarquem, sem custos, imediatamente minha viagem, além de fazer diversas reclamações pela internet.

Vejo como viável, mas não como certeza de vitória, o ingresso em juízados de pequenas causas contra as agência pedindo uma tutela antecipada para remarcação sem multa, a devolução imediata já é mais difícil, pois nada impede que se espere o término do processo.

Os fundamentos para uma ação judicial são inúmeros – responsabilidade objetiva, contrato de adesão, hipossuficiência do consumidor, etc, etc, etc.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito