Arcos de la Frontera

Avião, carro ou trem na Europa?

Escolher como se deslocar entre destinos europeus parece tão complicado quanto decidir o roteiro a ser seguido. O que é melhor, avião, carro ou trem na Europa? Nesse post explicamos quando é melhor usar cada meio de transporte.

Na verdade, as duas coisas andam (ou rodam, ou voam) juntas. A sequência de lugares que você quer visitar acaba determinando os meios de transporte mais adequados.

Note que escrevi no plural; muito provavelmente o seu roteiro pela Europa vai requerer uma combinação de dois ou três meios de transportes diferentes.

Avião na Europa: para roteiros abrangentes

Se você está pensando numa daquelas viajonas em que vai ouvir cinco ou seis idiomas pelo caminho, programe-se para fazer muitos trechos de avião.

Na Península Ibérica as distâncias podem ser enormes; a Itália fica bem mais longe do que se imagina. Voar é a melhor escolha entre Lisboa ou Porto tanto a Madri quanto a Barcelona; da Andaluzia a Barcelona; de Portugal à França e de Barcelona à Itália; de quase toda a Europa à Inglaterra, ao Leste Europeu (onde as ferrovias são lentas) e à Grécia (com acesso complicado por terra ou mar).

Como comprar vôos internos na Europa

Existem duas maneiras de comprar os vôos “internos” na Europa.

Os trechos “europeus” podem ser incluídos na passagem Brasil-Europa (sai menos caro do que parece; veja todas as dicas no nosso post sobre passagens multidestinos), ou comprados avulsos, em companhias aéreas “low-cost”.

Pesquise no Kayak ou no Skyscanner, mas tenha atenção para não cair em pegadinhas).

Trem: viagens curtas e práticas

Não existe modo mais civilizado (e europeu!) de viajar que o trem.

Com o trem você sai e chega pelo centro das cidades, não perde tempo com controles de segurança e tem a garantia da pontualidade.

Em viagens curtas, o trem é imbatível. Você só não deve ir de trem – em percursos de até 4 horas – se conseguir uma tarifa muito mais barata de avião.

Viagens longas, porém, são maçantes. E o trem noturno é uma maneira quase infalível de chegar bastante cansado à sua próxima escala.

Ande de trem entre Madri e a Andaluzia; aproveite o TGV na França (e entre Paris e Barcelona); use os trilhos para fazer seu périplo pela Itália; não pense em outro meio de transporte de Paris à Bélgica e à Holanda; explore a Alemanha e veja as paisagens mais bonitas nos trens panorâmicos da Suíça.

Os passes de trem são práticos e flexíveis. Mas quem se der ao trabalho de fuçar pela internet, pode comprar passagens avulsas por tarifas compensadoras.

Compre nos sites das companhias ferroviárias dos países de origem ou destino de cada trecho. O da Espanha é renfe.com; da França, sncf-voyages.com; da Itália, trenitalia.com; da Alemanha, bahn.de/international.

Carro na Europa: viagens descompromissadas

A popularização do GPS deu mais um empurrãozinho para a nossa natural preferência pelo carro. Só que o carro dificilmente se adapta à viagem-padrão do brasileiro na Europa.

Carros em cidades grandes são um estorvo; o GPS não encontra vagas para estacionar nem prevê engarrafamentos. No inverno, a capa de gelo nas estradas montanhosas é um stress que tira boa parte da graça da paisagem.

Use o carro para vagar – com calma e sem compromissos – por regiões do interior ou da costa pontilhadas de vilarejos e de desculpas para sair da estrada principal.

O segredo de boas viagens de carro na Europa é delimitar a região a ser explorada, montar bases e tomar a rota das estradas lentas e realmente panorâmicas. E vá com tempo sobrando: lembre-se que na vida real a gente naturalmente leva bem mais tempo do que o indicado pelo Google Maps.

Deixe para alugar o carro naqueles dias que você separar para explorar a Toscana, a Provence e a Côte d’Azur, Portugal (até Compostela), a Andaluzia, a Estrada Romântica alemã, a Sicília, a Costa Amalfitana, o vale do Loire.

Em vez de dormir um dia em cada lugar, divida a viagem em duas ou três bases, e perca-se pelos arredores.

Leia mais

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    325 comentários

    Pretendo fazer a estrada romântica na Alemanha com meu marido, alguém pode indicar um site seguro para alugar carro????

    Pessoal! Alguém já fez de carro o trajeto Berlim-Cracóvia? E Berlim-Praga? Vale a pena? Como são as estradas? E as fronteiras? Melhor ir de trem? Valeu pela ajuda!!!!!!!!!!!!!!

      Olá, Vanessa! É complicado atravessar de carro para o Leste. Poucas locadoras permitem, e as que permitem cobram sobretaxas. Os seguros ficam mais caros também. As distâncias são longas e não há tantos lugares interessantes para parar pelo caminho.

    Boa tarde Ricardo, tudo bom?
    Estou aqui preocupada com o tempo para ficar em Londres, qual o mínimo de tempo que vc indicaria, ficarei pouco tempo na Europa, cerca de 17 dias somente, desço da Itália, vou para Lisboa, Londres e Paris, estava pensando em apenas 3 dias em Londres, mas depois q li seu blog não sei o q fazer.
    Obrigada

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito