De carro pela Inglaterra com a Dani S.

Vilarejo nas Cotswolds (Foto: Daniela Siqueira)

Vilarejo nas Cotswolds (Foto: Daniela Siqueira)

A Daniela Siqueira acaba de chegar de um supergiro de carro por Inglaterra e Escócia. Depois de partilhar muito do planejamento da viagem aqui no blog, ela nem bem desarrumou as malas e já passou aqui para dar um fidibeque. Vamos ao que ela conta:

Pra quem vai pra Inglaterra, NÃO DEIXE de incluir uma região linda, linda: as Cotswolds. Maravilhosa, mesmo com chuva. Várias cidadezinhas, cada uma mais fofa, todas de pedra dourada, com um monte de carneirinhos pra enfeitar as fotos.

Rotas nas Cotswolds (Fonte: the-cotswolds.org)

Rotas nas Cotswolds (Fonte: the-cotswolds.org)

Eu fiquei em Chipping Campden, e passei pelas demais, e não posso deixar de OBRIGAR todo mundo a ir, pelo menos, nas Slaughters (Lower e High).

Na Escócia, Edinburgh é LINDA (mesmo com os bofes pra fora – estão construindo as novas linhas de trams na cidade, e a rua principal da cidade nova está interditada).

Lago Ness, Escócia (Foto: Daniela Siqueira)

Lago Ness, Escócia (Foto: Daniela Siqueira)

Quem for à Escócia, veja se consegue passar pela região de Glencoe – é uma passagem nas montanhas linda, cheia de turfa.

Até que dirigir pela contra-mão não foi traumático, não. Quem fica no carona é quem estressa mais – você tem certeza que o carro vai acertar em todas as cercas. Fora isso, é só lembrar todas as manhãs: keep left! – e diz que o lado esquerdo, ou direito, do cérebro se exercita com isso :P

Ingleses do campo (Foto: Daniela Siqueira)

Ingleses do campo (Foto: Daniela Siqueira)

Pra quem for de carro, e quiser só passar pelas grandes cidades com um centro histórico bonito (fizemos isso em York e foi ótimo): aproveite os park & ride. São uns estacionamentos enormes, super bem sinalizados, nos arrabaldes das cidades. Você pára lá, estaciona de graça, e pega um ônibus que passa de 10 em 10 minutos e te deixa já no local turístico desejado. Custa só o preço da passagem, normalmente uns 2 ou 3 pounds (e alguns já vendem a opção de passe de ônibus para o dia todo). Super recomendável, já que estacionamento nas cidades grandes é muito difícil de achar, e caro à beça – sem nem falar no trânsito…).

E uma dica pra quem não quer virar uma bolinha nas férias: a rede Prêt a Manger, que tem sanduíches e saladas feitos na hora, muito gostosos e saudáveis. Obviamente que eu virei uma bolinha nas férias (é pré-requisito, acho eu). Será que foram os chás? Ou os biscoitos amanteigados que acompanharam os chás? Ou os toffees e os bolos de frutas cristalizadas que acompanharam os biscoitos? Ai, ai, que já estou com vontade de tomar chá de novo…

O restaurante Fifteen, em Londres, do Jamie Oliver, que o Riq recomendou, também foi aprovado com louvor, especialmente por ter uma proposta de ser um restaurante escola.

Resumindo: Se alguém tiver alguma dúvida de Inglaterra e Escócia, e eu puder ajudar, tamosaí :lol:

Obrigadíssimo, Dani! Tudo superútil — e a dica dos park & ride é momento MasterCard. Conte sempre :mrgreen:

246 comentários para “De carro pela Inglaterra com a Dani S.”

  1. Obrigada, André, valeu! Mas em Edimburgo, só terei este tempo mesmo e já comprei passagem pra ir até lá! Abraço e obrigada

  2. Acabei de achar uma passagem de trem de Edimburgo até Birmingham, por 22,5 libras, menos da metade do valor da passagem aérea, durando só 4 horas. Dormirei em Birmingham e deixarei pra pegar o carro no dia seguinte, já pela manhã. Agora, uma questão: ao final da viagem, estou em dúvida se visito Bath, Bath com Stonehenge ou apenas Oxford. O que vocês recomendam?

    1. Os três valem muito a pena, mas ainda ficaria com Stonehenge e Bath.
      Bath é lindíssima!

  3. Eu não conheci Oxford, porque me disseram que era bem parecida com Cambridge e optei por ir a Cambridge (e adorei!). Faria Oxford e Stonehenge. Vc vai estar de carro, né? Fui a Bath e não gostei muito…

  4. Estou com ódio da empresa Norwegian airlines. Comprei 3 vôos com eles e eles fizeram o favor de alterarem 2 deles, até agora, sendo que um era justo meu vôo de Bergen para Edimburgo que mudou de 10:25 da manha para 20:25, pode? com isso, ou terei apenas 1 dia em Edimburgo ou terei que cancelar minha ida até lá e perder o valor já pago pelo trem, mudando todo o roteiro da viagem! Por tanto, evitem viajar de Norwegian!!!

    1. Olá, Carol! Infelizmente esta é uma característica das low-costs, que cancelam/juntam vôos de acordo com a ocupação.

      Nós falamos sobre isso neste post:
      http://www.viajenaviagem.com/2009/07/cias-low-cost-na-europa-modo-de-usar/

  5. sei bem, ja passei por isso na volta de um voo que seria Reykjavik direto a Edimburgo e de ultima hora foi feita uma alteracao, partindo de Reykjavik – Oslo – e por ultimo Edimburgo.
    Ve se pode? o que levaria umas 2 horas e 30 min, levou mais de 5 horas. Um absurdo!
    Na boa, acho q nao vale a pena ir ate Edimburgo pra ficar apenas 1 dia, mas tbm nessas horas tem q analisar bem o que vai ser menos prejuizo!
    Infelizmente nao tem o que fazer.. talvez se vc alterar o seu voo, ao inves de partir as 10:25 da manha, antecipa e voo as 20:25 na noite anterior, sera que nao fica melhor?

  6. Eu tentei, Bruna. Mas vôo barato e rápido de Bergen pra Edimburgo só tem na segunda-feira. Fiz toda a programação da viagem com base neste vôo. Tô pensando mesmo em perder as libras da passagem de trem e ir na noite anterior para Londres direto, aproveitando mais a Inglaterra. Talvez consiga alteração da passagem de volta; aí sim, voltaria de Edimburgo. Mas talvez fique mais caro ainda. Oh, céus! Obrigada pela dica

  7. Espero que tenha dado certo!!

  8. Gostaria de saber onde posso encontrar neve na escocia no verao ?

    1. Olá, Caue! Não pode.

  9. Olá, Ricardo!
    Vou para a Inglaterra e Escócia em agosto e, embora tenha lido todos os comentários, não conseguí chegar à uma conclusão e peço sua orientação.
    Ví esta reportagem da Dani e adorei a região de Costwolds, em razão das pequenas cidades e vilarejos da região, mas pesquisei e ví que não é uma região pequena.
    Que sugestão vc me dá de localidades a serem visitadas e hospedagem (em que cidades), quanto tempo ficar em cada uma para aproveitar a região.
    Vamos alugar um carro, mas pensei em ir de trem para a Escócia, porque acho que a distância é grande.
    Agradeço suas sugestões
    Tânia

    1. Olá, Tânia! Não temos conteúdo organizado sobre a Escócia.

      É interessante chegar de trem e pegar carro apenas para a região das Highlands desde Inverness.

  10. Oi Ricardo!
    Meu intersse maior das dicas seria em Cotswolds mesmo (lugares a serem visitados, cidades onde hospedar e quanto tempo em cada…).
    Obrigada.

    1. Olá, Tânia! Dê uma lidinha nas páginas anteriores de comentários. Há muitos palpites sobre a região.4

      Comece clicando aqui:
      http://www.viajenaviagem.com/2009/06/de-carro-pela-inglaterra-com-a-dani-s/comment-page-1/#comments

      O Ricardo Freire nunca viajou por lá, por isso não temos conteúdo próprio sobre o local.

  11. Oi, Tânia, acabei de voltar da Cotswolds e amei! Que região linda!! Com certeza, vc vai amar, mas tem que ir de carro!
    Eu saí de Edimburgo e fui até Birmingham de trem. Dormi lá e no dia seguinte, cedidinho, pegamos um carro na locadora indo até Stratford-upon-Avon, cidade de Shakespeare, que é uma graça. Dali em diante, começamos a visitar as cidadezinhas propriamente ditas. A região não é tão grande e dá pra visitar várias cidadezinhas num dia só. Neste primeiro dia visitamos Broadway, Snowshill (dependendo da época, tem os campos de lavanda), Chipdem Campdem, Stow on the Wold e dormimos em Bourton on the Water, uma das mais lindinhas. Segundo dia passamos em Northleach, Bibury, Stroud, Painswick e Tetbury. Era cedo ainda e seguimos pra Bath (que não achei grandes coisas), passamos por Stonehenge e dormimos já em Windsor, que é bem pertinho de Londres e dá pra ver o belo Castelo!!! 2 dias são suficientes pra conhecer tudo. A estrada é uma atração à parte. Em breve todo este relato no meu blog: http://www.viciosdeviagem.blogspot.com, mas dá uma olhada neste post aqui tb: http://www.viajarpelomundo.com/2009/10/cotswolds-nas-raizes-da-inglaterra.html

  12. Gostaria de uma informação.. Farei o Reino Unido em fevereiro do ano que vem, chego dia 8 e volto 18 de março. Estou na dúvida entre andar de carro e trem… meu único receio com relação ao carro seria por conta da neve que sei q é perigoso. Sabe me dizer se é tranquilo andar por lá de carro nessa época ou se é melhor evitar?

    Obrigada
    Leila

    1. Olá, Leila! Não é muito comum nevar no Reino Unido se você não for a terras altas. Pense que por lá a direção é na mão esquerda.

  13. Olá!
    Gostaria de saber se tens informações de como ir da escócia para a irlanda e da irlanda para o país de gales, de carro. Obrigado

    1. Olá, Leandro! A Irlanda é uma ilha.

      Veja os ferry-boats que carregam carros neste site:
      http://www.aferry.co.uk/ferry-to-ireland-irish-ferries-uk.htm

      1. É que a dúvida é quanto qual o melhor lugar para pegar o ferry, em glasgow ou stranraer?

        1. Olá, Leandro! Não há ferries que saiam de Glasgow. O proto é Stranraer.

  14. Olá!
    A respeito dos Ferry-boats da Escócia para a Irlanda, sabes se podemos comprar os tickets na hora ou precisamos fazer isso com antecedência? Obrigado !!

    1. Olá, Alexandre! Tudo que envolva transporte de carro é melhor ser reservado com antecedência.

  15. Estou pensando em alugar um carro e conhecer as Cotswolds, fiquei na dúvida, em meados de novembro será que neva nesta região, as estradas ficarão mais perigosas, alguém sabe?
    Obrigada

    1. Olá, Elisa! É bastante raro neve em novembro nesta região, mas em 2010 aconteceu.

  16. Olá, vamos para a Inglaterra em Maio 2013 e queremos alugar um carro para ir até Edimburgo, Escócia. Notamos que uma das empresas tradicionais no mercado de aluguel de carros nao permite que o carro saia da Inglaterra. Tiveram algum problema desse tipo?

  17. Olá, pessoal. Estou planejando para setembro meu roteiro Inglaterra e Escócia, 20 dias, sendo 5 para Londres e 5 pelo interior da Inglaterra e o mesmo tanto para Edimburgo e o interior da Escócia. Devo alugar um carro nos dois países? O que é imperdível na Inglaterra? Eu achei essa rota das Costwolds a minha cara, mas aguardo mais sugestões.

  18. Olá a todos. Gostaria de saber se alguém me ajuda a montar um roteiro para Inglaterra e Escócia. Pretendemos ir em Agôsto e ficarmos 20 dias. Só gostaria de saber que cidades daria para visitar partindo de Londres. Dá para fazer Londres e ir por exemplo a Brighton,Winchester,Salisbury,Stonehenge,Bath,Bristol,Southampton,Portsmouth,Castle windsur,oxford,Blenhein Palace,Stratford upon avon, Birmington etc. Tudo de trem. Da para fazer Londres como sede e ir e voltar para dormir em Londres ou em outra cidade próxima com hotel 3 estrelas? Que roteiro indicariam? Gratp

    1. Olá, Adalberto! Infelizmente não temos como executar roteiros individuais.

      Veja bate-voltas possíveis na seção “Daqui pra onde?”, na página de abertura de Londres:
      http://www.viajenaviagem.com/europa/londres-ricardo-freire

  19. Olá a todos:
    em outubro irei a Londres pela 1ª vez. Passarei 12 dias. Eu, meu marido e minha filha (super fã de Harry Potter) pensamos em fazer algum bate-e-volta, porém estamos em dúvida entre Oxford e Cambridge. O que me aconselham? As duas cidades devem ser lindas, mas infelizmente só posso escolher uma…
    Aguardo conselhos.

    Obrigada

    1. Olá, Naila! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

      Note que existe um passeio para visitar os estúdios onde filmaram Harry Potter, nos arredores de Londres:
      http://drieverywhere.net/2012/10/08/harry-potter-tour-estudio-warner-bros-em-londres/

      A Dri também mostra as locações usadas em Londres:
      http://drieverywhere.net/2013/01/25/harry-potter-em-londres-os-sets-a-ceu-aberto/

    2. Oi Naila,
      Oxford sem dúvidas, principalmente por abrigar o Christ Church College e seu The Great Hall – inspiração para o refeitório de Hogwarts (imperdível). Fora isso ainda tem a belíssima Biblioteca Bodleian.
      Fui num bate e volta de trem, super tranquilo.
      Boa Viagem!

    3. Não conheço Cambridge, mas Oxford tem bastante coisa a oferecer para fãs de Harry Potter.

    4. Não estou realmente respondendo a sua pergunta, mas você viu que tem tour pelos estúdios Harry Potter perto de Londres?
      Eu fui e amei (também sou super fã do Harry Potter). O link é esse http://www.wbstudiotour.co.uk/
      Boa viagem!

    5. Naila

      Visitei ambas cidades, Oxford em 2005 e Cambridge em 2007, e claro que foquei nas universidades. Ambas sao belissimas e com muita historia. Pessoalmente gostei um pouco mais de Cambridge e achei muito bacana os passeios de gondola pelo rio Cam. Mas eu nao tinha muita influencia do Harry Poter.

      Enfim, fizemos da seguinte maneira:

      1) Oxford: moravamos em Londres e tinhamos 4 dias disponiveis. Combinamos a visita a Oxford com Stratford-upon-avon (onde Shakespeare nasceu). Seguimos para Bath, e no ultimo dia fizemos Stonehenge e Salisbury. Fizemos de carro, alugando um carro de cambio automatico pois a atencao ja estaria na mao inglesa.

      2) Cambridge: fiz um bate e volta de trem desde a estacao Liverpool street (onde deixei minha mala para ir para Cambridge somente de mochila). Foi super tranquilo, mas na volta o trem quebrou e ficamos parados por uns 45 minutos esperando o proximo. Sorte que eu tinha deixado bastante tempo de sobra pois mais tarde no mesmo dia eu tinha voo saindo de Heathrow.

      Qualquer uma das duas vale a pena, mas para ir para somente uma das duas (sem combinar outros lugares) eu prefiro Cambridge.

    6. Oxford é imperdível! Minha filha adorou. Entre no site da Christ Church pra ver os horários de abertura da semana. Aos sábados, o Great Hall, que serviu de inspiração para o refeitório dos filmes, costuma abrir apenas às 14h. Confira antes de ir! No site tb tem informação sobre tours, em inglês, pra fãs de Alice e Harry Potter. Não fizemos esses tours, apenas fomos pra Oxford de trem, fizemos o sightseeing de ônibus pra uma geral da cidade (com tradução em português), depois ficamos descendo e subindo do ônibus quando queríamos, pra andar pelas ruas. Oxford é linda!
      Se puder, faça uma viagem tb ao Castelo de Alnwick (Norte da Inglaterra), onde foram filmadas várias cenas dos filmes e há um tour gratuito explicando as locações. Há tb, perto de Londres, os estúdios dos filmes: imperdível! Dá até pra voar de vassoura!! ;)
      Boa viagem.

  20. Gente:
    muito obrigada pelas dicas! Vocês são uns amores…
    E quanto ao tour da Warner, já compramos os ingressos! Minha filhota (18 anos rs) está muito feliz!
    Agora é começar a montar o roteiro e ler tudo o que este site maravilhoso dia sobre Londres.

    Beijos e mais uma vez obrigada.

  21. Olá pessoal, acabo de voltar de uma viagem à Inglaterra e reparei que meu passaporte não foi carimbado na saída, em Londres. Isso é comum? Posso ter problemas futuros? Agradeço aos que puderem compartilhar suas experiências.

    1. Olá, Maria! Não há carimbo na saída do Reino Unido. Nos Estados Unidos também não.

  22. Olá!
    Vou passar 1 mês em Londres fazendo curso de inglês em setembro e estou em pleno vapor nos preparativos. Gostaria de uma ajuda de vocês, como terei 4 finais de semana por lá, quero fazer alguns passeios. Um final de semana já está reservado para rever Paris, que amo, mas nos outros estou pensando em fazer bate-e-volta, como: Oxford, Cambridge, Liverpool, Stonehenge, Stratford-upon-avon. Alguma sugestão que possa me ajudar no planejamento ou alguma outra cidade imperdível? Obrigada desde já.

    1. Olá, Fabíola! Você pode considerar também Edimburgo, na Escócia. Está a 4h de trem, vale um ou dois pernoites.

      1. Boa ideia! Você tem alguma indicação de acomodação perto da estação de trem? Porque pelo tempo da viagem, acho melhor ir na sexta e voltar no domingo, né?
        Obrigada!

        1. Olá, Fabíola! Dê uma olhadinha no Booking!

      2. Fabíola,
        Bath também é uma graça, da um excelente bate e volta.
        Abraços,
        Deb

ATENÇÃO:
Antes de perguntar, veja se a dúvida já não está respondida no texto. Perguntas redundantes e comentários em maiúsculas serão apagados. Obrigado!