Turquia: as dicas da Carla Tolosa

Pamukkale

Pamukkale

A querida Carla Tolosa, também conhecida como Carla2, esteve em junho de 2008 na Turquia. Durante doze dias, passeou por Istambul, Capadócia, Pamukkale e Éfeso (Kusadasi). Recentemente a Carla resumiu as dicas testadas durante a sua viagem para ajudar no planejamento da Mari Campos (que está no momento em Istambul) e da CarlaZ (que vai agora em setembro). Eu entrei no meio da conversa delas para pedir uma cópia desse precioso email, que repasso, com a devida autorização, para todos vocês.

Istambul

Fiquei quatro noites no Erboy Hotel, no bairro de Sirkeci; reservei pelo site Otel.com. Eu ficaria nesse hotel de novo só pela guest manager – um doce de pessoa, e resolveu nossa vida na Turquia, nos apresentando o Metin, que nos ajudou a montar o roteiro pelo interior (dados do Metin daqui a pouquinho). Ela se chama Ayse (pronuncia-se Aicha); seu email é ayse@sirkecigrouphotels.com.

Aconselho você a pegar um hotel em Sirkeci ou em Sultanahmet.

Quanto aos passeios, faça tudo que estiver no guia que você levar, e mais:

• Pegue o ferry-boat (no último píer, mais próximo da ponte) e fazer o passeio pelo Bósforo até o Mar Negro. O ferry vai parando em diversos pontos, mas a idéia é saltar na última parada, onde tem um castelo no ponto mais alto da vila. A subida é dureza, mas a vista compensa. Não esquecer de levar água!!!

• Às 20h tem um show de luzes e som na Mesquita Azul (é do lado que tem vários bancos do lado de fora). A dica é chegar cedo e ficar num restaurante muito agradável que tem em frente à mesquita (mesas no jardim), pois no intervalo tem um show dos dervixes rodopiantes – na verdade é meio fake, tem só 3 músicos (o original são 8 se não me engano) e apenas um dervixe. Mas se não der para ir até a cidade-sede deles (Konya, que fica na Capadócia, ao sul de Goreme e Ürgüp), pode ser um bom programa.

Depois de Istambul

O agente que montou toda a programação pelo interior da Turquia foi o Metin Koca, da Ensemble Travel. No pacote da Ensemble estavam inclusos: todos os trânsfers hotel/rodoviária/hotel, os hotéis (todos com café da manhã, e na Capadócia com 1 refeição), e os tours guiados na Capadócia e em Éfeso.

Capadócia

Pegamos um ônibus noturno na Nevtur de Istambul a Ürgüp (11 horas de viagem). Reservamos duas noites no Hisar Evi Cave Hotel (hotel na caverna) próximo a Uçhisar.

Nosso passeio de balão estava marcado para o dia seguinte. Custa entre 120 e 150 euros, mas conseguimos por 110 euros com a Ensemble Travel. Eles te pegam no hotel às 5h30 da matina, mas vale a pena. Às 8h você volta para o hotel, toma café da manhã, e sai para o tour pela Capadócia, incluindo visita à cidade subterrânea e aos “pombais”.

No último dia fizemos outro tour, visitando as igrejas construídas nas rochas e uma loja de cerâmica em Avanos.

Os passeios na Capadócia foram feitos com a Agra Tour. O atendimento era péssimo (fomos mal recepcionadas), mas o guia que nos acompanhou era fantástico!!! O nome dele é Onur Koksuyer.

Pamukkale

De Ürgüp pegamos outro ônibus noturno com destino a Pamukkale. (A cidade maior perto chama-se Denizli.)

Ficamos uma noite no Hotel Koray. Vi num guia que é o melhor da cidade – a cidade é pequena e o hotel, simples, mas agradável.

Atenção: em Pamukkale, não compre a visita guiada aos terraços de travertino e à Hierápolis. Os terraços ficam a 10min de caminhada do hotel (a cidade é pequena), e subindo os terraços chega-se à Hierápolis. Leve roupa de banho para os terraços e a piscina termal em Hierápolis. Dá para fazer os dois em um dia. Fizemos no mesmo dia da chegada, pois no dia seguinte íamos sair cedo para o próximo destino.

Éfeso (Kusadasi)

Pegamos um ônibus logo depois do café da manhã para Selçuk (três horas de viagem).

Ficamos hospedadas duas noites em Kusadasi, num confortável hotel de frente para o mar Egeu, o Pine Bay Marina.  Kusadasi é meio Guarujá, mas é um bom passeio, mar bonito, bons restaurantes, ocidentalizada. Pôr do sol no mar, lindo.

No dia seguinte fizemos o passeio a Éfeso, uma das ruínas mais importantes (senão a mais importante) da Turquia. Ali viveram de 400 a 500mil pessoas.  Foi capital da província romana na Ásia (ou seja, durante o império romano, era a cidade mais importante depois de Roma). Não fica muito longe de Tróia, que nós não visitamos. Dizem que São João Batista, encarregado por Jesus de cuidar de sua mãe após sua “morte”, levou Maria para viver em Éfeso. Não exatamente na cidade, mas numa casa nas montanhas a uns 10 km dali. A Casa de Maria é famosa e pode ser visitada no mesmo dia das ruínas. Leve uma ou mais garrafinhas para trazer as águas que brotam de três fontes no local. Nesse mesmo tour visita-se o museu localizado em Selçuk e o templo de Artêmis (do qual só sobrou uma coluna visível; para o restante é necessário olho de arqueólogo).

No terceiro dia na região passamos o dia em Sirince, uma cidade grega no alto da montanha – pega-se um microônibus em Selçuk (na estação de ônibus), que leva uma meia hora. A cidade é encantadora, pequenininha, não tem carros, e tem várias lojinhas e tendas pelas ruas. Procure pela Igreja (Kilise), e tome algo ou almoce no terraço do Kilise Restaurant – prove os vinhos de frutas que eles fazem lá.

Voltando a Selçuk, pegamos o ônibus noturno para Istambul.

Observações gerais

1) As viagens em ônibus noturno são cansativas. Sugiro gastar um pouco mais e fazê-las de avião, ainda que os ônibus sejam de primeira linha, confortáveis, com banheiro a bordo, café, água, bolinho…

2) Junho já estava muito quente. Somente na Capadócia as noites eram frias, mas de dia muito sol.  Istambul e Selçuk (ruínas de Efeso): muito, muito, muito quentes. Para ir no verãozão, talvez seja melhor ter mais dias, para fazer tudo devagarzinho. (O dia que visitamos as ruínas estava fazendo 43ºC, e não tinha muita sombra, não…).

3) Pelo tour pelo interior, pagamos 450 euros (fora o balão). Os preços começaram em 740 Euros (com deslocamentos de avião), baixaram para 680, depois tiramos os aviões… Esse pacote incluiu: todos os hotéis, todos os ônibus, todos os transfers, os passeios com guia (todos da Capadócia, Éfeso) – os passeios incluíam o almoço, e todos os hotéis tinham café da manhã.

4) O passeio de balão é IMPERDÍVEL – tem que ir, ainda que custe caro. Vale cada centavo.

5) Lugares aonde não fui, mas acho que merecem ser visitados: Ankara ( a capital, afinal de contas…), Tróia, e um cruzeiro de 4 dias no Sul, próximo a Olympus. Também ficaria mais dias na Capadócia, para fazer as trilhas que dava para ver do balão.

6) Li num dos guias que quanto mais a leste e para o interior do Mar Negro, o país vai ficando menos turístico (tanto na infra-estrutura quanto na quantidade de turistas) e o islamismo é mais sentido. Por onde andamos, não era necessário cobrir a cabeça, com exceção das mesquitas. Também usamos shorts, camisetas regatas, sem problemas. E a região Leste do país não é das mais tranqüilas politicamente.

7) Quanto ao assédio dos homens: nada grave, mas acontece.  No primeiro dia entramos numa loja no Grande Bazar e o vendedor ficava se encostando no meu braço, pegando pela cintura para conduzir o meu olhar a outras coisas. Demorei a perceber que aquilo era uma forma desrespeitosa (tenho certeza que ele não faria isso com uma turca), pois nós, latinos, estamos acostumados ao contato físico, e encostar o braço realmente não me incomodava. Comecei a achar estranho aquela mãozinha boba na cintura. Depois disso fiquei mais esperta, mas nem todos são assim. Eles gostam muito de conversar, e acho que para eles também é algo inusitado, as nativas não ficam dando trela.  Eles adoram o Brasil e o futebol brasileiro. Alguém com alguma cultura futebolística (a minha é nula) vai fazer mais sucesso, seguramente.

Obrigadíssimo, Carla!

Leia também:

Já pra Istambul

Istambul, onde o Ocidente encontra o Oriente, por Arnaldo Interata

Como comprar passagens de ônibus na Turquia, no Turkey Travel Planner

Dicas para vôos domésticos na Turquia, no Turkey Travel Planner

Um turista ocidental no Ramadã

Istambul no DriEverywhere, por Adriana Miller

Turquia no De uns tempos pra cá, por Carmen Silvia

Hotel Acra: testado e aprovado, por Mari Campos (mais posts no menu)

Carla2 no hotel Zank, em Salvador

322 comentários para “Turquia: as dicas da Carla Tolosa”

  1. Oi, viajantes! Eu e meu marido vamos viajar em 3 de Dezembro. Ele é ator e vai se apresentar em Portugal (Lisboa, Braga, Coimbra, Évora) com o espetáculo “Doze Homens e Uma Sentença”, que está há dois anos em cartaz em São Paulo. Vamos passar 15 dias em Portugal, depois 12 dias na Turquia, seguimos para a Provence e Paris. Na Turquia, seguimos as dicas da Carla, do Fernando e da Bóia e fechamos com o Metin Koca. Espero que dê tudo certo e que o inverno seja clemente! Vamos a Istambul, Capadócia, Pamukkale, Efeso, Kusadasi. Voltamos em 29 de janeiro. Depois conto tudo! E o dia a dia vou postando no flanarporai.blogspot.com!
    *eu tenho uma página no facebook – “Flanar Por Aí, dicas de viagem” onde trocamos dicas, lugares curiosos, segredinhos de viagens. Quem tiver um segredo bem guardado, dá um pulo lá e conta prá gente!
    Obrigada pela generosidade de todos, facilitou muito a montagem do nosso roteiro.
    Teresa

    1. Ola para tudo mundo
      E boa Tarde !! :D
      Meu nome e göko sou guia profissional na Turquia, moro em Istambul e sou turco.Fui para o Brasil e aprimorei meu português, agora posso falar 3 línguas. Faz 5 anos que trabalho como guia, licenciado pelo Ministério da Cultura e turismo da Turquia.

      Aqui eu fazo diversos passeios, não só em Istambul, mas também em outras cidades da Turquia como: Capadocia, Ephesos, Trois, Pamukkale, entre outras.Caso queiram desfrutar das lindas paisagens e da nossa cultura, terei prazer em apresentar-lhes meu país.

      Vocês me podem entrar em contato comigo pelo email: kgokhan04@hotmail.com ou pelo celular: +90538-619-76-27
      Obrigado se cuidam bem
      Ate Na Turquia !!!!

      1. Ola para tudo mundo
        E boa Tarde !! 
        Meu nome e göko sou guia profissional na Turquia, moro em Istambul e sou turco.Fui para o Brasil e aprimorei meu português, agora posso falar 3 línguas. Faz 5 anos que trabalho como guia, licenciado pelo Ministério da Cultura e turismo da Turquia.

        Aqui eu fazo diversos passeios, não só em Istambul, mas também em outras cidades da Turquia como: Capadocia, Ephesos, Trois, Pamukkale, entre outras.Caso queiram desfrutar das lindas paisagens e da nossa cultura, terei prazer em apresentar-lhes meu país.

        Vocês me podem entrar em contato comigo pelo email:kgokhan04@hotmail.com ou pelo celular: +90538-619-76-27
        Obrigado se cuidam bem
        Ate Na Turquia !!!!

    2. Sou guia official licenciado em portugues espanol ingles pelo ministerio do turismo.Posso ajudar pra seus excursoes aqui.Eu trabalho como guia desde dez anos e posso organizar todos sobre seus viagems aqui.
      Pra contatar alperatik@yahoo.com phone 00 90 544 242 9999
      Obrigado

    3. Ola para tudo mundo
      E bom dia 
      Meu nome e göko sou guia profissional na Turquia, moro em Istambul e sou turco.Fui para o Brasil e aprimorei meu português, agora posso falar 3 línguas. Faz 5 anos que trabalho como guia, licenciado pelo Ministério da Cultura e turismo da Turquia.

      Aqui eu fazo diversos passeios, não só em Istambul, mas também em outras cidades da Turquia como: Capadocia, Ephesos, Trois, Pamukkale, entre outras.Caso queiram desfrutar das lindas paisagens e da nossa cultura, terei prazer em apresentar-lhes meu país.

      Vocês me podem entrar em contato comigo pelo email:kgokhan04@hotmail.com ou pelo celular: +90538-619-76-27
      Obrigado se cuidam bem
      Ate Na Turquia !!!!

    4. Ola para tudo mundo
      E boa Tarde !! 
      Meu nome e göko sou guia profissional na Turquia, moro em Istambul e sou turco.Fui para o Brasil e aprimorei meu português, agora posso falar 3 línguas. Faz 5 anos que trabalho como guia, licenciado pelo Ministério da Cultura e turismo da Turquia.

      Aqui eu fazo diversos passeios, não só em Istambul, mas também em outras cidades da Turquia como: Capadocia, Ephesos, Trois, Pamukkale, entre outras.Caso queiram desfrutar das lindas paisagens e da nossa cultura, terei prazer em apresentar-lhes meu país.

      Vocês me podem entrar em contato comigo pelo email:kgokhan04@hotmail.com ou pelo celular: +90538-619-76-27
      Obrigado se cuidam bem
      Ate Na Turquia :)

  2. Olá Tereza

    Como foi a viagem para o Turquia?

    Deu tudo certo com o guia Metin? Ele tal português.

    Assisti ao espetáculo “Doze homens e uma sentença” e amei.

  3. ei carla adorei as suas dicas…

    estou indo para para turquia na proxima semana e preciso de mais alguns detalhes. estou querendo ir da capadoccia para pamukkale e vi q vc fez esse roteiro, preciso saber a agencia que vc contratou e o horario do onibus noturno. abcs mt obrigado

  4. Capadocia e mu?to linda !

  5. Olá!
    Parabéns, excelentes informações!!!
    Uma questão de sobrevivência… Quanto em média por dia você levou/usou de grana para consumo?
    Vou para a Turquia em maio (Capadócia, Bodrum, Marmáris, Istambul) e estou calculando como se estivesse indo para a Europa…
    Super obrigada!!!

  6. Ola boa tarde para voces 1
    Meu nome e K?l?ç, sou guia profissional na Turquia, moro em Istambul e sou turco.Fui para o Brasil e aprimorei meu português, agora posso falar 3 línguas. Faz 5 anos que trabalho como guia, licenciado pelo Ministério da Cultura e turismo da Turquia.

    Aqui eu fazo diversos passeios, não só em Istambul, mas também em outras cidades da Turquia como: Capadocia, Ephesos, Trois, Pamukkale, entre outras.Caso queiram desfrutar das lindas paisagens e da nossa cultura, terei prazer em apresentar-lhes meu país.

    Vocês me podem entrar em contato comigo pelo email: kgokhan04@hotmail.com ou pelo celular: +90538-619-76-27

    Obrigado para tudo mundo !

    1. Ola estou indo para Turquia e gostaria de saber se preciso ter lira turca, ou posso usar Euro em todos os lugares para fazer compras, obrigada

      1. Olá, Norma! Algumas lojas poderão aceitar euro ou dólar, mas você precisará de liras para os gastos do dia a dia.

        Veja as suas opções de meios de pagamento:
        http://www.viajenaviagem.com/2012/06/cash-debito-credito-vtm/

  7. Boa tarde!! depois do cruzeiro pela Turqia e Grécia, pretendemos ficar por Heraklion,ou achas melhor voarmos p\outra cidade mais romantica?!!.já que estaremos comemorando 30 anos de casados, mas só ficaremos mais 2 dias, sendo Heraklion, qual o hotel com uma prainha vc recomenda?! forte abço!!

    1. Olá, Katia! Este é um post sobre Turquia e não podemos alimentar discussões sobre Grécia.

      Dois dias é bastante pouco para você ainda gastar tempo em deslocamento.

      Leia sobre Creta no blog da Carmen, que tem ido para lá todo verão:
      http://paraviajeros.blogspot.com.br/search/label/Grecia

  8. Olá .

    Estou fazendo um roteiro pela turquia e depois Grécia.

    Ainda não consegui informação de como vou da Capadocia para Pamukkale?

    Tenho que parar em Koya e trocar de onibus?

    Saio de Urgup, neveshie?
    Quanto tempo de viagem?

    Estou esperando ajuda.

    Abraços Rosangela

    1. Rosangela, eu decidi ir da Capadocia para Izmir de aviao e em Izmir fazer um day trip (contratado) para Aphrodisias, Pamukkale e Hierapolis.

      Acredito que este day tour (12 horas no total) sera bem cansativo e vai contra inclusive minhas regras pessoais de viagem, mas fiquei sem alternativas e quero muito conhecer estes lugares.

      Quando voltar (inicio de Abril) volto para dizer como foi.

  9. [...] Viaje na Viagem Viaggio Mondo Longe e Perto A Turista Acidental Dri Every Where Turkey Travel Planner O Descobrimento da América + Fatos e Fotos de Viagem Fui e Voltei para Voltar [...]

  10. carla, boa noite!
    sabe me indicar guias brasileiros em istambul e capadócia? obrigado!!! dênyson

  11. Ola boa tarde para voces 1
    Meu nome e Kel?ç, sou guia profissional na Turquia, moro em Istambul e sou turco.Fui para o Brasil e aprimorei meu português, agora posso falar 3 línguas. Faz 5 anos que trabalho como guia, licenciado pelo Ministério da Cultura e turismo da Turquia.

    Aqui eu fazo diversos passeios, não só em Istambul, mas também em outras cidades da Turquia como: Capadocia, Ephesos, Trois, Pamukkale, entre outras.Caso queiram desfrutar das lindas paisagens e da nossa cultura, terei prazer em apresentar-lhes meu país.

    Vocês me podem entrar em contato comigo pelo email: kgokhan04@hotmail.com ou pelo celular: +90538-619-76-27

    Obrigado para tudo mundo

  12. Olhas essas dicas da Turquia
    Bjs

  13. Oi Carla,
    Terei uma conexão de 10h em Istambul à noite!
    Vale a pena pegar um taxi para fazer um tour pela cidade???

    1. Olá, Barbara! Vale a pena, em primeiro lugar, você pegar um hotel. Intervalo de 10h numa cidade à noite significa que você precisa dormir. Pegue um hotel em Sultanahmet, o táxi do aeroporto até lá já valerá por um tour.

  14. Olá Carla!
    Adorei suas informações! Obrigada!!
    Estou indo quarta-feira!!! Voce tem informação à respeito do tempo de viagem de autobus Goreme x Selçuk e a empresa que faz essa rota? Tenho pesquisado em vários site e não encontro essa informação. Mias uma vez obrigada

    1. Olá, Jussara!

      Esta é a página de informação de ônibus no Turkish Travel Planner. A indicação é usar o seu hotel para fazer reservas com um ou dois dias de antecedência.
      http://www.turkeytravelplanner.com/trans/Bus/buytix.html

      Parece que não há ônibus de Göreme para Selçuk. Você teria que pegar um ônibus a Konya, de lá a Aydin e então a Selçuk.
      http://www.turkeytravelplanner.com/phpBB2/viewtopic.php?f=13&t=4950

  15. Sou guia profissonal em istambul.Trabalho no ministerio de Cultura y Turismo officialmente.Voces podem contatarme para organizar e planejar excursoes em Turquia.Tambem voces podem encontrar meu detalhes de contato na pagina de web de ministerio de turismo.Falo ingles,espanol y portugues.Enviame correio electronico pra os que voces querem aprender.
    Obrigado.
    00 90 544 242 9999
    alperatik@yahoo.com

  16. Ola para tudo mundo
    E boa Tarde !! :D
    Meu nome e göko sou guia profissional na Turquia, moro em Istambul e sou turco.Fui para o Brasil e aprimorei meu português, agora posso falar 3 línguas. Faz 5 anos que trabalho como guia, licenciado pelo Ministério da Cultura e turismo da Turquia.

    Aqui eu fazo diversos passeios, não só em Istambul, mas também em outras cidades da Turquia como: Capadocia, Ephesos, Trois, Pamukkale, entre outras.Caso queiram desfrutar das lindas paisagens e da nossa cultura, terei prazer em apresentar-lhes meu país.

    Vocês me podem entrar em contato comigo pelo email: kgokhan04@hotmail.com ou pelo celular: +90538-619-76-27
    Obrigado se cuidam bem
    Ate Na Turquia !!!!

  17. Olá:)
    Vou para a Turquia em setembro por 15 dias. Estou buscando todas as informações que consigo sobre este lugar lindo para poder aproveitar bem a viagem. Gostaria de saber como funciona a internet lá. Sei que alguns hotéis têm wi-fi mas que pode ser caro. Há chips de operadoras locais que se possa adquirir por preços m[odicos? Funcionam bem? Obrigadíssima:)

    1. Olá, Chantal! Normalmente hotéis baratos fornecem a internet gratuitamente; hotéis caros é que cobram.

  18. Eu estive na Turquia em junho 2013, adoraria ter conhecido Pamukkale, no entanto, vistamos Capadócia, mediterrâneo e Istambul em 15 dias. deixo minha dimensão:

    http://100dimensoes.blogspot.com.br/2013/06/capadocia-turquia.html

    Josimara

  19. Olá, Bóia! Estou pensando em ir à Turquia no início de março para conhecer Istambul, Cappadocia e Pamukkale. Como é o clima nesses três lugares nessa época?
    Obrigado

  20. Ola Ricardo, tudo bem??
    Estou partindo para Turquia e depois Ilhas Gregas em junho/2014, voando milhas Tap Victoria,(90 mil milhas), com direito a 1 stopover.
    Gostaria de escutar seu maravilhoso pitaco a respeito de como melhor utilizar este stopover, qual seria a parada sugerida?
    Obrigada!

    1. Olá, Eleonora! Quem responde é A Bóia. Você já conseguiu emitir essa passagem? Me parece que se você voar pela Tap, o stopover será necessariamente em Lisboa. Ou talvez você possa emitir uma triangular, sem permanência em Lisboa, mas com o trecho Istambul-Atenas pela Turkish.

  21. Guia professional licenciado por ministerio de turismo da Turquia. Por mais informações sobre mim por favor ver no meu site pessoal http://www.tradutoremturco.com
    Se não quer conhecer a Turquia com um onibus cheio de supresas por favor mim contata por meu mail. é possivel voce conhecer a Turquia comigo em particular.
    Abraços des da Turquia
    Serhat Gonlugur
    sgonlugur@hotmail.com
    http://www.tradutoremturco.com

  22. Ola para tudo mundo
    E boa Tarde para todoss
    Meu nome e göko sou guia profissional na Turquia, moro em Istambul e sou turco.Fui para o Brasil e aprimorei meu português, agora posso falar 3 línguas. Faz 5 anos que trabalho como guia, licenciado pelo Ministério da Cultura e turismo da Turquia.

    Aqui eu fazo diversos passeios, não só em Istambul, mas também em outras cidades da Turquia como: Capadocia, Ephesos, Trois, Pamukkale, entre outras.Caso queiram desfrutar das lindas paisagens e da nossa cultura, terei prazer em apresentar-lhes meu país.

    Vocês me podem entrar em contato comigo pelo email:kgokhan04@hotmail.com ou pelo celular: +90538-619-76-27
    Obrigado se cuidam bem
    Ate Na Turquia !!!!

ATENÇÃO:
Antes de perguntar, veja se a dúvida já não está respondida no texto. Perguntas redundantes e comentários em maiúsculas serão apagados. Obrigado!