Turquia: a viagem desempacotada da Ilka

Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Capadócia

A Ilka acaba de voltar de uma viagem à Turquia que conseguiu planejar de forma independente, fazendo pesquisas e reservas pela Internet. Em retribuição, deixou pra gente um relato ótimo, com dicas encorajadoras para outros viajantes desempacotados. Diga lá, Ilka:

Acabo de voltar da Turquia e simplesmente amei o país. Por todo o lado onde andei vi coisas maravilhosas. Uma verdadeira viagem sensorial.

Avião, hotel e carro pela internet

Estava em um grupo de cinco adultos e fizemos tudo na base do “freelance”. Compramos passagens de avião, hotéis e alugamos carros aqui pela internet e tudo correu muito bem, graças às dicas que colhemos através de blogs, especialmente as dicas da Carla Tolosa aqui no VnV.

Dirigir na Turquia

Não é preciso ter receio de dirigir por lá: as estradas são ótimas. Só se deve ter atenção aos limites de velocidade (fui multada): 90 km/h nas estradas com duas pistas e canteiro central, e 70 km nas de mão dupla, com atenção às placas de velocidade reduzida. Eu, mulher, dirigindo uma van! Mas levem um GPS com mapa da Turquia. Um investimento essencial para quem gosta de viajar pelo mundo.

Passeio de balão

Passeio de balão? Melhor negociar lá mesmo, na hora. Conseguimos fazer por 100 euros por pessoa numa grande empresa, Anatolian Balloons – creio que porque estávamos num gruo de cinco. Junte-se com com outras pessoas do hotel para poder barganhar, mas comprem nas próprias agências de balão; senão, o hotel ganha uma comissão e lá vai seu desconto!

Que moeda levar

Não levamos dinheiro turco. Liberamos as contas bancárias daqui para saques lá. Sai em moeda local. Nem todos os lugares aceitam euros.

Estas são minhas dicas fresquinhas de viagem. Obrigada, uma abraço e boa viagem.

Nós que agradecemos, Ilka!

E você? Tem dicas desempacotadas pra Turquia? Deixe na caixa de comentários!

Leia também:

60 comentários

Rafael Carvalho

Muito boas as dicas. Voltei de lá há uma semana, onde fiquei por vinte dias e também planejei tudo sozinho. Estou publicando posts no meu blog http://essemundoenosso.com.br/category/turquia/

Andreia
AndreiaPermalinkResponder

Ilka
Conta mais sobre o seu roteiro

Lívia Mochileira

Eu quero!!!

Beatriz Oliveira

Muito legal essas dicas! Estava planejando com meu marido uma viagem para Turquia esse ano mas ficamos inseguros com a situação dos conflitos envolvendo a Síria. O que vcs acham? Receberam alguma recomendação especial por lá? Não dominamos o inglês será que é melhor optar pelo pacote turístico? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Beatriz! A situação da Síria não influi em nadinha na Turquia. Sem falar inglês, talvez seja melhor ir empacotada sim.

Rafael Carvalho

Oi Beatriz, voltei de lá há uma semana, inclusive estava lá quando o governo sírio derrubou um jato das forças da Turquia. Só vi na TV mesmo, a Turquia é um país totalmente pacífico, não é radical com relação à religião e eles estão lá, abertos para os visitantes do mundo todo. Você vai se surpreender ao ver como eles são preparados para o turismo, não é à toa que são o sexto destino mais visitado do planeta. Simplesmente incrível! Abraços

Luciana S
Luciana SPermalinkResponder

Alguém já voou pela Turkish e/ou tem algum tipo de informação sobre os serviços da companhia? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana! É uma ótima companhia. Pertence à Star Alliance, como TAM, Lufthansa, Singapore, Thai.

Beatriz Oliveira

Obrigada pelas respostas "Bóia" e Rafael! Acabo de viver a finalização da Pluna em Montevideo, foi um transtorno... quero a próxima viagem mais sossegada! rs... Vcs me animaram! Obrigada!

Michele
MichelePermalinkResponder

Ótima dica para o passeio de balão, vou seguir a risca. Esou em Istambul nesse momento!! E eu muitos, muitos turistas de todas as partes do mundo. Tudo muito tranquilo e organizado mesmo com a multidão smile! Confesso que esperava mais brasileiros porque tenho lido que a Turquia está na moda no Brasil mas por enquanto vi/ouvi poucos!
Coloquei no link abaixo todo o planejamento que fiz para esse viagem, 100% fai da te, como se na Itália.
http://planejandoaviagem.wordpress.com/2012/07/12/planejamento-da-viagem-a-turquia/.

Pat Alves
Pat AlvesPermalinkResponder

Michele,

Ao contrário de você, o que mais encontramos por Istambul foi brasileiros! Em todos os pontos turísticos. Fiquei impressionada. Estive pela Turquia este mês de junho.

Pat Alves
Pat AlvesPermalinkResponder

Aproveitando para deixar algumas impressões:

Em Istambul, fiquei nos hotéis Erboy e na volta da Capadócia, o Sude Konak. Diárias para apartamento triplo de EUR 100,00. Recomendo ambos os hotéis. Com a ressalva que o café da manhã do Sude Konak é bem melhor e o fato que são 3 camas de solteiro e não uma de casal, uma de solteiro e um sofá-cama. Os hotéis são praticamente vizinhos. A localização é muito boa. Fizemos a parte histórica toda a pé. Há uma "estação" do tram próxima, caso queira voltar de tram depois de andar o enorme calçadão da Istlikal Cadessi.

De restaurantes, sempre almoçávamos ou jantávamos no restaurante Ozler. Bons preços e comida saborosa.

Muitos falam do Grand Bazaar mas achamos os preços melhores nas ruas. O assédio no Grand Bazaar é muito grande. Os vendedores tem um faro muito apurado para detectar a nacionalidade das pessoas.

Quanto às mulheres, estejam atentas. Lemos na internet e verificamos que alguns homens desrespeitosos aproveitam para esbarrar em você de um jeito que acabam passando o braço em seus seios.

Cinco dias inteiros é um bom número para conhecer Istambul com calma.

Eu fiz um pacote para o interior da Turquia. Não por vontade minha. Não foi uma experiência ruim mas eu acho que independente você tem mais liberdade de escolha.

Em Selçuk, não conhecemos a Basílica de São João.

Quem pretende fazer o bate-volta de Kusadaki para Pamukkale, é melhor repensar. É muito puxado: três horas de viagem. Geralmente os tours chegam próximo a hora do almoço e só depois o grupo parte para Pamukkale e Hierápolis. Em pleno sol de meio-dia. E saem de lá às 16:00.

Nós abandonamos o grupo e resolvemos ficar por ali nas piscinas travertinas. Opinião pessoal, mas achei a piscina de Cleópatra um pouco "fake".

A Capadócia é muito diferente! Ficamos duas noites em Goreme. Se tivesse que fazer tudo novamente, ficaria mais uma noite. Nós fizemos os tours verde e vermelho. O tour verde é bem mais interessante. O que eu gostei foi conhecer a cidade subterrânea de Derinkuyu e o Monastério de Selime. O tour vermelhor contempla o Museu Aberto de Goreme mas tudo de forma muito rápida. Um dia a mais seria para conhecer o Museu com mais calma, alugar um áudio guide e fazer tudo a meu tempo.

Se estiver planejando o roteiro pelo interior, deixe para conhecer a Capadócia por último. O passeio de balão é sim para fechar a viagem com chave de ouro. Fiz questão disso e não me arrependo. Saímos de lá muito felizes!

Ah, Istambul foi a primeira cidade que conheci que o cÂmbio no aeroporto estava muito mais vantajoso do que na cidade.

Clarice
ClaricePermalinkResponder

sempre que viajo consulto o site e posso afirmar que as dicas valeram a pena! É a primeira vez que posto aqui.Decidi em cima da hora viajar para a Turquia, moro em Curitiba e combinei de encontrar com mais duas amigas, que já estarão na Europa, na Turquia. Irei com outra amiga,e apesarr desempre viajarmos de forma independente, desta vez faremos um pacote (destes tradicionais)destes de 7 dias, porque temos pouco tempo. Mas em Istambul, teremos 5 dias.É muito tempo? A maioria das pessoas tem dito que quatro dias é ideal, alguém sugere algum passeio curto pelos arredores, alguma cidade vizinha? Algo diferente do convencional para fazer?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Clarice! Quanto mais dias, melhor. Você arranjará o que fazer na cidade mesmo, não se preocupe.

Laura Folgueira

Olá! Estou planejando viajar à Turquia no final/começo do ano, com minha mãe. Mas queria combinar com outros países, de preferência Espanha e França (mas estamos abertas a qualquer sugestão!). No total, são 20 dias. Na volta da Turquia pretendo passar ainda mais 5 dias em Lisboa. Alguém tem sugestão de roteiro? Precisaria ir de avião sempre de um lugar a outro, não?
Beijos!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Laura! Precisaria. Comece seu planejamento por este post:
https://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa/

FÁBIO M. REZENDE

Final de outubro to embarcando sozinho pra Turquia. To indo desempacotado também, do jeito que eu gosto. E sempre atento às dicas daqui, claro! wink

Rafael Carvalho

Você vai adorar!!! É demais!

Aldo
AldoPermalinkResponder

Olá à todos!

Estou me preparando pra ir à Turquia junto com mais um ou dois amigos. Gostaria de aproveitar e ir até a Grécia. Alguém tem alguma dica?

Abs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aldo! Não é muito fácil o transporte entre Grécia e Turquia. Há poucas linhas de barco entre a costa turca e as ilhas gregas (até há poucos anos essas rotas eram proibidas); quase sempre você precisará voar a Atenas.

Não temos muita coisa sobre Grécia, não:
https://www.viajenaviagem.com/category/grecia

Marcelo (Álbum de Viagens)

Aldo,
Se você for ao sul da Turquia, uma dica interessante é a ilha de Rodes, que fica a poucos quilômetros da costa turca. Durante o verão existem barcos que ligam Marmaris e Bodrum à capital, Rodes.
Rodes é uma ilha fascinante e merece ser visitada.

Segue um post do blog Álbum de Viagens sobre Rodes:
http://albumdeviagens.blogspot.com.br/2012/06/colossal-rodes.html

janaina
janainaPermalinkResponder

Pessoal, qual o melhor hotel 5* pra ficar em Istambul, perto dos principais pontos turisticos ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Janaina! Pense no Four Seasons.

Lindiane
LindianePermalinkResponder

Olá, eu e meu marido estamos planejando uma viajem pela Turquia de duas semanas em maio de 2013. Montamos o roteiro com as dicas do blog, especialmente a ótima dica do site Turkey Travel Planner. Mas ainda restaram algumas dúvidas... Nosso roteiro inclui as seguintes cidades com pernoite: Istambul, Goreme (Capadócia), Konya, Antalya, Pamukale e Istambul novamente.
Minha dúvida: são muitas cidades para poucos dias? Sei, e também leio sempre aqui no blog, que não devemos fazer muitas trocas de cidade e de hotel porque se perde um tempão... Acho que devemos cortar algo, mas o quê?!!!
Obrigado!

Philipp
PhilippPermalinkResponder

Lindiane

Se a opinião de quem também está planejando valer, aqui vai a minha: Estou pesquisando o mesmo destino e com tempo disponível e lugares parecidos. Com as quase 2 semanas que temos, provavelmente iremos fazer Istanbul (5dias); Capadocia (2 ou 3dias ainda decidindo); e Pergamum, Ephesus, e Pamukkale com Hierapolis (3dias). Antalya e Bodrum também estavam no radar, mas prefiro priorizar e ver direito que "ticar" vai ficar para uma proxima vez. Pelo que li no http://agoravaimesmo.com/ Konya e Ankara é meio que dispensável. Tenho medo de 5 dias não serem suficientes para Istanbul, mas não tem problema pois fica para a próxima com Bodrum e Antalya smile

Finalmente, decidimos que vamos fazer os trechos longos (de Istanbul para a Cappadocia e da Cappadocia para Izmir) de avião. Na Capadocia provavelmente iremos ficar em Uchisar. Mas como falei tudo ainda em planejamento, e claro que vou aproveitar as dicas que derem para você aqui para ajustar meu roteiro grin

Lindiane
LindianePermalinkResponder

Olá Philipp, obrigado por compartilhar seu planejamento. Ajuda bastante! Vou repensar o pernoite em Konya e estou pesquisando um destino de praia mais próximo de Pamukalle. Com certeza vale fazer os trechos mais longos de avião. Pesquisei um vôo de Istambul para Nehsevir na Capadócia para o mes de maio pela Turquish Airways e sai por 50 euros sem taxas. Istambul realmente parece uma cidade cheia de atracões mas acredito que cinco dias inteiros da pra ver o principal. Pelo menos eu conto com isso wink

Philipp
PhilippPermalinkResponder

Fechei o Roteiro, mas ainda alguns detalhes para finalizar:

5 dias e meio em Istanbul (5 noites)
3 dias inteiros na Cappadocia (4 noites) - base em Goreme
3 dias e meio para Pamukalle, Ephesus e Pargamum (3 noites) - base em Selcuk

Ja integrei na passagem internacional o trecho Istanbul - Kauseri (IST-ASR). Queria ir para Navsehir mas nao consegui deixar o trecho vinculado. Todos estes pela Turkish, minha origem eh nos EUA e nao no Brasil.

De Kayseri para Izmir (ASR-ADB) comprei pela Sunexpres com voo direto, pois pela Turkish esta MUITO caro (quase que o mesmo preco da passagem acima). Aspesar da Sunexpress ser da Lufthansa e da propria Turkish, estou ja me preparando para um plano B, dado que estas low costs costumam falhar, alguem por aqui teve experiencia com a Sunexpress? Extranhamente, de Istanbul para a Capadocia os voos tem precos razoaveis mas no sentido inverso eles estao bem caros para a epoca que vamos (final de Marco).

Finalmente tenho carro reservado para a Capadocia e para Izmir, mas principalmente na Capadocia ainda estou decidindo se vale a pena estar de carro mesmo.

alice
alicePermalinkResponder

olá! muito boas as dicas! tenho uma dúvida, vamos ver se alguém pode me ajudar. o valor que os bancos cobram para fazer saque lá não é muito caro? seria mais vantajoso usar o visa travel money? carregá-lo com dollares e lá usar o cartão de débito, fazendo saques periódicos para as compras menores? ou seja, chegar lá e saquer uma quantidade para se virar em lira turca e o que der pagar no VTM. Achas uma boa ideia? estou pensando em ir em fevereiro. sei que é frio, mas é a única época em que poderei tirar férias. alguém tem noção de que horas escurece lá? e se chove muito? o frio eu aguento e adoro, o ruim é a chuva. e, ah, vou empacotada, pois comecei a pensar agora só na viagem e não tenho tempo para programar direitinho como eu gosto. obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alice! Você pode habilitar o seu cartão de banco para saques internacionais:
https://www.viajenaviagem.com/2012/06/cash-debito-credito-vtm/

Veja as médias de temperatura e chuvas para Istambul: http://www.weather.com/weather/wxclimatology/monthly/graph/TUXX0014
Veja a hora em que anoitece: http://uk.weather.com/climate/sunRiseSunSet-Istanbul-TUXX0014?month=2

alice
alicePermalinkResponder

Bóia, muito obrigada pelas dicas! o saque na conta corrente parece o melhor, né. na minha última viagem, usei o vtm - no chile e na argentina - e o único inconveniente foi cuidar pra não sobrar nele, já que trocar pra real na volta não vale a pena. naquela viagem deu tudo certo, pois paguei o hotel na hora, na saída, então usei todo o crédito do vtm e dps paguei o resto com outro dinheiro cash que havia levado. porém, agora na turquia, como vou com pacote, essa manha não poderia mais ser utilizada. hehehehe. o que me preocupa são as taxas para cada saque.. tem que fazer isso de sacar um monte de uma vez só.. mas daí acaba-se levando o dinheiro vivo durante a viagem, que é o que muitos querem evitar... tirar dinheiro suficiente para fazer compras, por ex, é sinônimo de carregar na mão muito dinheiro. complicado, pois tb pagar com cartão há o imposto absurdo. sempre fico num dilema quanto a isso... mas muito obrigada!

Maria
MariaPermalinkResponder

Estou indo para Turquia e estou em dúvida com relação a quanto levar em dinheiro. Alguem pode me ajudar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria! No dia a dia você vai precisar de liras. Se usar cartão de débito recarregável tipo VTM emitido em euro ou dólar, incorrerá numa taxa de 5% de conversão, o que deixa o cartão de crédito praticamente em igualdade de condições.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/06/cash-debito-credito-vtm/comment-page-4/#comment-257020

angela banzato sugamosto

Oi A Bóia e galera!
Meu marido e eu estamos programando uma viagem em Julho/2013, e pretendemos fazer um roteiro de praias na Turquia. Quais as sugestões das praias imperdíveis?... há uma dica do melhor local para ficar e então alugar um carro para conhecer as praias (indo e voltando no mesmo dia)? Pretendemos ficar num hotel boutique de praia, vimos que há várias opções, mas gostaríamos de indicação de vocês, sobre algum hotel privativo com piscina no quarto etc. pois pelas fotos de site às vezes engana...
abraços e obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Angela! O melhor esquema para aproveitar o litoral turco é alugar ou se encaixar num gulet, um tradicional veleiro de madeira que percorre a costa.

Querendo fincar base no continente, Bodrum é uma boa.

Infelizmente não temos material próprio sobre a costa turca.

Recomendamos o site http://www.turkeytravelplanner.com para suas pesquisas.

sandra diniz
sandra dinizPermalinkResponder

Gostaria de dicas, em outubro irei para Jerusalém e queria dar uma esticada para Turquia, alguém já fez isso ou é inviável?Quantos dias para ficar em Jerusalem? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sandra! Há vôos entre Tel Aviv e Istambul. Tel Aviv fica a pouco menos de uma hora de Jerusalém. Menos do que quatro dias em Israel não vale a pena. O mínimo ideal é de uma semana.

katia lima
katia limaPermalinkResponder

Estou em duvidas, qto ha 2 roteiros pelas ilhas Gregas com meu esposo. Amamos prais, porém não sei qual opção me decidir, gostaria de sua opinião.1- Heraklion, Izmir, Samos, Kos, Rhodes, Mykonos, Santorini e heraklion- 2 opção- Rome Civitavecchia, Sicily, Athens (Piraeus), Rhodes, Santorini, Mykonos, Napoles, e Rome (Civitavecchia). AGRADEÇO SUA ATENÇÃO.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Katia! Se a ênfase é praias, o cruzeiro que sai de Creta (Heraklion) é o mais indicado. O outro cruzeiro tem muitas paradas em cidades onde há muita história para ver, mas normalmente há muito pouco tempo em terra para se visitar esses lugares com algum proveito.

katia lima
katia limaPermalinkResponder

Esqueci de dizer que as 2 opções são de Cruzeiros. Vou aguardar sua opinião, pois to super indecisa. Obrigado

Turquia: Planejamento | Siamo Arrivati

[...] de 12 dias disponíveis ficaram as dúvidas de como dividir a viagem. Depois de pesquisar bastante aqui, aqui, principalmente aqui, fazendo perguntas para alguns outros blogueiros como as que fiz aqui, e [...]

Caroline
CarolinePermalinkResponder

Olá. Vou à Turquia em setembro e estou com dúvidas em relação ao deslocamento. A idéia é passar 5 noites em Istambul, ir para Izmir de avião, passar 2 noites em Kusadasi e de lá partir para Pamukkale (1 noite), Konya (vale a pena?) e Capadócia (3 noites). Estou com dificuldades em achar sites de ônibus que façam este roteiro (não queria pacotes) e não sei se não seria melhor talvez alugar um carro... Alguma dica? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Caroline! O melhor site para planejar viagens desempacotadas pela Turquia é o Turkey Travel Planner; lá você vai ver todas as possibilidades de deslocamento.

http://www.turkeytravelplanner.com .

Caroline
CarolinePermalinkResponder

Brigadinha! Adoro a página, não viajo sem passar por aqui pra pesquisar! smile

melissa
melissaPermalinkResponder

Olá tô indo para istambul no fim desse mês e estou na dúvida de quanto levar para 10 dias de viagem , sendo hospedagem e aéreos todos já pagos ´, de istambul vou a capadocia mas me hosoedarei em kayseri por uma pernoite poré ouvi falar q ficar em goreme é melhor...o que faço ? Ainda da tempo de mudar SOCORRO é só até amnhã p fechar o pacote!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Melissa! Kayseri é a metrópole regional. Göreme já está na região das cavernas.

Isac
IsacPermalinkResponder

Olá: Estou montando uma viagem em família em junho/14 (fugir da copa) a ser incluído Istambul e Costa Amalfitana, Quem pode me ajudar no roteiro ? Qual seria o melhor destino inicial e que seja mais fácil e mais em conta ? Início por Istambul ou Nápoles ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Isac!

Por favor: nunca faça a mesma pergunta em posts diferentes. Respondemos no outro post em que você perguntou:

https://www.viajenaviagem.com/2013/09/costa-amalfitana-roteiro-dicas/comment-page-1/#comment-365952

Leandro
LeandroPermalinkResponder

Olá.

Eu estarei viajando para a Turquia por 1 semana (à trabalho) no fim da semana que vem.
E já descobri que não preciso de visto nem de me preocupar com as vacinas (procede?).

Mas gostaria de saber se devo apenas liberar meus cartões de créditos internacionais para serem usados no exterior ou se também devo levar dinheiro vivo. É obrigatório levar dinheiro?
Estarei indo para a Antália, com parada em Instambul.

Desde já, obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leandro! Não sabemos se o tipo de trabalho que você irá realizar na Turquia exigiria alguma espécie de visto. Vacina, não precisa.

Mesmo com os cartões liberados para uso internacional, é sempre bom ter dinheiro vivo na mão para emergências.

Melina
MelinaPermalinkResponder

Olá Bóia,
Estou indo pra uma viagem na Europa agora dia 11/08 e termino ela em 09/09 na Turquia. Gostaria de saber como é que estão as coisas por lá pela proximidade de Israel, por conta do conflito. Você acredita que a Turquia pode se envolver no conflito? Estou um pouco insegura de ir pra lá... Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Melina! Não há perigo.

Sílvia
SílviaPermalinkResponder

Bóia, estou indo para Barcelona final de agosto 28 até o dia 3 de setembro, depois gostaria de ir a Turquia e Grécia, retorno ao Brasil dia 15 de Barcelona. Por onde devo começar, Atenas, mikonos , Istambul, pamukale, éfeso e capadócia? Esta bem corrido, é possível sem pacote? Obrigada. Sílvia

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Silvia! 12 dias entre Turquia e Grécia pra fazer tudo isso, e ainda por cima sem ter comprado passagem nem reservado nada -- menina, não sabemos nem por onde começar.

Se eu fosse você, resolvia essa viagem pela Espanha mesmo.

Marilia
MariliaPermalinkResponder

O que acham melhor para a Turquia :levar dólar,ou euro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marília! Tanto faz.

Ana Teresa
Ana TeresaPermalinkResponder

Marília, voltamos de lá semana passada. O câmbio nas ruas de Istanbul é super tranquilo, pagam bem tanto por dólar como euro. Apenas sugiro que não compre no primeiro lugar, dê uma comparada, pois pode dar uma pequena diferença.

RITA LIMA
RITA LIMAPermalinkResponder

voltei da turquia a poucos dias,fiquei encantada com tudo,ja planejo voltar o mais breve possivel,eu mesma fiz meu roteiro contratei alguns passeios, peguei muita carona das dicas dos blogs, quero agradecer todos q compartilham suas experiencias pois ajudam muito as pessoas q estao viajando pela primeira vez;se alguem q vai viajar pela primeira vez p turquia e quiser umas dicas darei com maior prazer,email; ritadecassiapenha@hotmail.com,facebook Rita lima .bjsss

RITA LIMA
RITA LIMAPermalinkResponder

a turquia e maravilhosa ,fiquei encantada, quero agradecer as dicas dos blogs me ajudaram muito

CINTHIA
CINTHIAPermalinkResponder

Olá, obrigada pelas dicas. Alguém tem informação atualizada se para a Turquia o seguro viagem é obrigatório? Pesquisei muito e em nenhum lugar encontrei uma informação conclusiva, só me falam que é melhor ter. Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cinthia! Não é inteligente viajar sem seguro-assistência. Mesmo que o país não exija, você pode precisar. A economia que você quer fazer pode se transformar numa despesa médico-hospitalar de milhares de euros.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar