Como viajar de trem na europa

Como viajar de trem na Europa

Viajar de trem na Europa é tudo de bom.

O trem é uma das expressões máximas da civilização europeia: eficiente, charmoso, democrático. Tradicional, sim, mas em permanente modernização. Na minha opinião, nenhuma viagem à Europa estará completa sem pelo menos um trecho de trem.

O trem tem o poder de simplificar seus deslocamentos na Europa. Você sai do centro de uma cidade e chega ao centro da próxima – economizando tempo e energia que desperdiçaria passando por aeroportos, se entendendo com o Waze ou procurando estacionamentos.

Nunca viajou de trem antes? Não se preocupe. Neste post você encontra tudo o que precisa saber para viajar de trem na Europa.

Veja em que situações o trem vale a pena, saiba como comprar a passagem e como proceder no embarque, durante a viagem e nas baldeações.

A Bóia resume:

  • Uma viagem de trem de até 4 horas é mais rápida que qualquer viagem de avião
  • Compre sua passagem com antecedência para conseguir tarifas promocionais
  • O site Trainline funciona em português do Brasil e emite até o cartão de embarque
  • Chegue à estação 30 minutos antes da saída do seu trem (90 minutos se for Eurostar)
  • Entre no trem assim que iniciar o embarque, para melhor acomodar sua bagagem
  • Não alimente falsas expectativas quanto à paisagem na janela
  • Nas baldeações, levante-se e dirija-se à porta de saída 5 minutos antes da chegada
  • Trem noturno e passes de trem não valem a pena

Trem na Europa: quando vale a pena?

Por mais que a gente recomende viajar de trem na Europa, existem algumas (poucas!) situações em que o avião, o carro ou mesmo o ônibus vão ser mais vantajosos.

Nesta seção você vai entender por que o trem é melhor do que os outros meios de transporte na maioria dos seus deslocamentos pela Europa – mas também vai saber quando é melhor pegar a estrada ou ir para o aeroporto.

Trem x avião

A duração da viagem de trem é o fator que você deve pesar ao escolher entre trem e avião.

Quando o trem é melhor que o avião

  • Até 4 horas de percurso: vá de trem

Uma viagem de até 4 horas de trem é mais rápida do que qualquer viagem de avião.

Quando você soma os tempos de deslocamento entre a cidade e o aeroporto + a antecedência de apresentação para embarque do voo + os procedimentos de desembarque + o deslocamento entre o aeroporto de chegada e a próxima cidade, qualquer viagem de avião de 1 hora acaba levando, na prática, 4 horas ou mais.

Por isso, em percursos de até 4 horas, o trem sempre será mais mais interessante, oferecendo menos perrengues e contratempos.

É o caso de viagens como Paris-Bruxelas (1h20), Paris-Londres (2h20), Barcelona-Madri (2h30), Viena-Budapeste (2h40), Paris-Amsterdã (3h20), Londres-Amsterdã (4h), Berlim-Munique (4h), Munique-Viena (4h), Viena-Praga (4h) e Berlim-Praga (4h30).

  • 5 a 7 horas de percurso: compare preços e horários

Uma viagem de 5 a 7 horas de trem pode ser um tanto monótona, e tende a custar caro. Nessas horas vale a pena comparar os preços e os horários do trem e do avião para decidir pela alternativa mais interessante para o seu bolso, sua saída e sua chegada.

Alguns trechos em que vale a pena analisar todos os fatores antes de optar por trem ou avião: Munique-Praga (5h30), Paris-Nice (5h45), Paris-Turim (6h), Paris-Barcelona (6h30), Amsterdã-Berlim (6h30).

Quando o avião é melhor do que o trem

  • Mais de 7 horas de percurso de trem: vá de avião

A partir de 7 horas de viagem de trem, o avião já desponta como uma alternativa mais interessante acima de dúvidas.

  • Trem noturno? Evite: vá de avião

Não recomendamos viagens de trem noturno (veja por quê). Nosso conselho: vá de avião.

  • O trem está muito caro? Verifique se voar está mais barato

Não é uma situação comum, mas quando você perde o timing para comprar uma passagem promocional de trem, pode ser que ainda ache alguma passagem em conta de avião – sobretudo se houver alguma cia. aérea low-cost na rota. Isso pode acontecer em rotas como Paris-Londres, Madri-Barcelona e Londres-Amsterdã.

Trem x carro

O roteiro da viagem é o fator determinante para escolher entre trem e carro. Há roteiros bem específicos que pedem carro. Para todos os outros, existe o trem 🙂

Quando o trem é melhor que o carro

  • Cidades grandes e médias: vá de trem

Qualquer cidade que você não possa chamar de ‘vilarejo’ será hostil ao forasteiro que chega de carro. Estacionar é difícil e caro, e as cidades maiores estão arranjando cada vez mais maneiras de restringir o trânsito de automóveis.

Na Itália, as ZTL (zonas de tráfego limitado), reservadas a moradores, são uma fábrica de multas.

  • Trechos longos em auto-estradas: de trem é mais bonito e mais rápido

Auto-estradas são os caminhos mais sem-graça que você pode percorrer na Europa. Os mesmos percursos podem ser feitos de trem com maior rapidez (e de repente até com vistas melhores na janela).

  • Aonde quer que dê para chegar de trem, provavelmente é melhor ir de trem mesmo

O reflexo automático de muitos viajantes é alugar carro para todas as viagens.

Na Europa, mude a chavinha: pense primeiro no trem.

Aproveite a capilaridade dos trilhos na Europa. O trem leva à grande maioria dos destinos mais desejados e torna sua viagem à Europa muito mais… europeia.

Quando o carro é melhor que o trem

  • Regiões delimitadas, com estradas panorâmicas e muitas oportunidades de parada: vá de carro

As mais belas viagens de carro pela Europa são aquelas em que você percorre estradinhas regionais, passando por pequenos vilarejos, sem pressa, e com tempo para parar pelo caminho.

Por concidência (ou não!), essas costumam ser regiões não servidas por trens.

Faça assim: priorize o trem, e então alugue o carro pontualmente para o trecho da viagem em que ele será mais útil. Chegue de trem, pegue o carro, fique com o carro pelos dias necessários para percorrer o itinerário panorâmico/pitoresco, depois devolva o carro e prossiga de trem.

Escolha o carro para penetrar no interior da Toscana, esquadrinhar a Provence, zanzar pela Puglia, cruzar a Sicília, explorar os Pueblos Blancos na Andaluzia, descobrir o Alentejo e a Serra da Estrela em Portugal.

Trem x ônibus

A distância da estação e o preço são os fatores que você deve levar em conta ao comparar trem e ônibus.

Quando o trem é melhor que o ônibus

  • Dá para chegar de trem ao centro da cidade? Vá de trem

O ônibus não consegue competir com a velocidade do trem. E sempre que você puder sentar, o trem será mais confortável que o ônibus.

Repisando a mesma tecla: a experiência do trem é muito mais europeia que o ônibus. Escolhendo o trem você vai viajar de um jeito que não viajaria no Brasil.

Quando o ônibus é melhor que o trem

  • A estação de trem fica fora da cidade? Vá de ônibus

É raro, mas acontece: lugares como Siena, Fátima e Évora têm estações de trem fora do centro – mas estações rodoviárias bem centrais. Neste caso, escolha o ônibus, sem pestanejar.

  • O trem é muito lento ou a rota tem muitas baldeações? Compare com o ônibus

É uma situação comum no Leste Europeu, onde os trilhos rápidos ainda não chegaram a todos os principais destinos. Sempre que o ônibus for mais rápido, vá de ônibus.

O site Trainline sempre compara a disponibilidade de viagens de trem e ônibus numa mesma rota.

  • A passagem de trem está muito cara? Considere o ônibus

Ônibus normalmente é mais barato que trem. Mas só abra mão do conforto, da rapidez, da conveniência e da experiência do trem se o ônibus estiver muitíssimo mais barato. Um pouquinho só mais barato não vale a pena.

O site Trainline sempre compara preços de trem e ônibus numa mesma rota.

Como comprar passagens de trem na Europa

Comprar passagem de trem na Europa está mais simples do que nunca. Mas é preciso entender algumas pegadinhas do sistema. Pode deixar que eu explico.

Onde é melhor comprar as passagens?

Até há pouco tempo, para comprar passagens de trem na Europa você precisava entrar nos sites das cias. ferroviárias de cada país, na língua local ou em inglês.

Nos últimos anos, porém, a situação mudou bastante. Os trilhos de muitos países foram abertos à concorrência, e novas cias. ferroviárias passaram a competir com as cias. tradicionais.

Surgiram sites que comparam os preços de todas as cias. e vendem passagens de trem na Europa inteira.

Desses, o nosso preferido é o Trainline, por ter versão em português brasileiro e não implicar com cartões emitidos no Brasil.

Mas também é possível comprar à moda antiga, nos sites das cias. ferroviárias.

Trainline

O site britânico Trainline (thetrainline.com) foi fundado em 1997, em meio à desregulamentação dos trens no Reino Unido. Fazia parte do conglomerado Virgin e ajudou o passageiro britânico a se entender com a súbita concorrência entre cias. ferroviárias nas rotas nacionais.

Hoje o Trainline vende passagens de trem na Europa inteira (principais exceções: Portugal e Hungria). É o nosso site favorito para comprar passagens porque:

  • Tem site e aplicativo em português do Brasil
  • Aceita cartões de débito global (Wise, Nomad & cia.) e cartões emitidos no Brasil
  • Compara os preços de diferentes cias. ferroviárias na mesma rota
  • Permite marcação de assento sempre que isso for possível
  • Compara automaticamente trem com ônibus no mesmo trecho
  • Mostra tarifas promocionais
  • Emite cartões de embarque digitais de todas as cias.

Pegadinha: os preços que aparecem na pesquisa não são os preços finais. Na penúltima tela aparecerá a comissão de reserva – algo entre 3 e 5%.

Se você não quiser pagar a comissão, pode pesquisar o mesmo horário diretamente no site da cia. ferroviária que opera a linha e comprar por lá.

Mas pela minha experiência, ter uma conta no Trainline é tão prático que a taxa compensa.

Sites das cias. ferroviárias

Se você não que pagar os 3 a 5% de taxa do Trainline ou quer conferir se existe alguma tarifa promocional que por acaso não apareceu no buscador, pode usar os sites das cias. ferroviárias.

Todas têm versão em inglês (se não aparecer automaticamente, verifique essa opção no alto da página).

Devido à liberalização dos trilhos europeus, em muitos países você vai precisar consultar sites de diferentes cias. para consultar todas as alternativas.

As cias. dos países mais visitados por brasileiros:

* As cias. marcadas com asterisco não estão disponíveis no Trainline.

Todas têm apps que já emitem os cartões de embarque.

Pegadinha: alguns sites/apps das cias. ferroviárias encrencam com cartões de débito ou crédito emitidos fora da Europa.

Com que antecedência devo comprar passagens de trem?

  • Os trens de alta velocidade têm estrutura tarifária parecida com os aviões: quem compra com antecedência pode economizar 30%, 50%, até 70%.

Normalmente, comprando entre 30 e 120 dias de antecedência você consegue preços promocionais.

O momento de liberação das tarifas promo varia entre as diversas cias. Por isso, o melhor é monitorar até começarem a aparecer os bons preços. (Para saber se os preços estão bons, pesquise os preços para saída no dia de amanhã – esses serão os preços mais altos da rota.)

  • Os trens lentos (regionais/locais) costumam ter preços fixos.

Por isso, nos trens lentos a antecedência da compra normalmente não importa. (Na França, porém, os trens reginais TER têm uma tarifa promo com um pequeno desconto para quem compra com antecedência.)

Dá para comprar passagens na hora?

  • Nos trens de alta velocidade a tarifa para comprar na hora será a mais cara possível (exatamente como acontece nas passagens aéreas).

E mais: nos trens de alta velocidade com reserva compulsória de assento a venda fica indisponível se o trem estiver lotado.

  • Nos trens regionais/locais dá para comprar na hora pela tarifa normal

Mesmo assim, vale a pena comprar sua passagem antes de ir à estação, para não precisar se entender com as máquinas de venda de passagem, com uma fila de passageiros apressados no seu cangote.

Por que não aparecem horários da data que eu procuro?

Às vezes você vai procurar uma passagem para um trem saindo dali a 30, 60 ou 90 dias e não aparecem horários. “Será que já esgotaram os lugares?”, você vai pensar.

Sossegue, nenhum trem lota com tanta antecedência.

De duas, uma:

  • Ou é uma data especial e a cia. ferroviária ainda não abriu as vendas daquele dia específico (acontece muito com a Renfe na Espanha)
  • Ou os horários de inverno ainda não entraram no sistema

Todos os anos os horários de inverno dos trens na Europa mudam por volta de 10 de dezembro. Os trens nos novos horários só costumam ser postos à venda em novembro.

Daí todo mundo que vai viajar de trem na Europa no fim do ano e quer comprar passagem em setembro ou outubro fica desesperado, achando que os trens estão cheios. Não estão, não: apenas ainda não estão à venda.

Tem que pagar pela bagagem?

Na maioria dos trens você pode subir com quanta bagagem puder carregar. Mas não se anime: é bem complicado subir com mala G ou com duas malas de rodinha.

O melhor é subir apenas com uma mala P (ou M, no máximo) mais uma bolsa ou mochila pequena.

Algumas cias., no entanto, limitam a bagagem de cada passageiro e cobram o excedente, seguindo o modelo das cias. aéreas:

  • Ouigo (low-cost que atua na França e na Espanha)
  • Avlo (low-cost que atua na Espanha)
  • Renfe (Espanha)
  • Italo (Itália – nas tarifas mais baratas)

Sempre que houver limitação de bagagem essa informação vai aparecer durante a reserva.

Passe de trem vale a pena?

Aqueles passes de trem na Europa que eram usados nos mochilões de 40 anos atrás não existem mais. Os passes de trem multipaíses vendidos hoje pela Rail Europe são caros e bastante restritos.

Antigamente os passes davam direito a embarcar em qualquer trem enquanto estivessem válidos.

Hoje em dia, porém, a maioria dos trens de alta velocidade exige lugar marcado. É preciso pagar um suplemento para fazer a reserva – e muitos trens têm vagas limitadas para portadores de passe.

Os únicos passes que valem a pena: Suíça e Alemanha

Os únicos passes de trem na Europa que ainda valem a pena são os passes nacionais da Suíça (Swiss Travel Pass) e Alemanha (German Rail Pass).

A razão é que são países em que dá para subir em qualquer trem sem reserva. Por isso esses passes nacionais preservam as características dos passes antigos, oferecendo a liberdade e a versatilidade que os viajantes procuram.

De todo modo, mesmo esses passes acabam custando mais caro do que passagens ponto a ponto compradas com antecedência aproveitando tarifas promocionais.

Qual a diferença entre Segunda Classe e Primeira Classe?

  • A diferença de conforto e serviço entre as classes dos trens na Europa é menor do que a diferença entre as classes executiva e econômica dos aviões.
  • A maior vantagem da Primeira Classe é o espaço livre para bagagem. Na primeira classe fica mais fácil acomodar sua bagagem perto do seu assento.
  • A Primeira Classe também é indicada para quem quer evitar vagões lotados com passageiros em pé. Sempre que você for pegar algum trem que possa transportar passageiros em pé (veja mais abaixo), vale a pena investir na Primeira.
  • Fazendo reserva com antecedência, pode acontecer de você conseguir tarifas promo na Primeira a preços de Segunda Classe.

Como reservar assento?

Há três situações nos trens da Europa: reserva de assento compulsória, reserva de assento opcional e sem possibilidade de reserva de assento.

Trens de alta velocidade

  • Reserva compulsória de assento
    • É o padrão na França, Itália, Espanha, Portugal, Reino Unido e trens internacionais Thalys (Paris-Bruxelas-Colônia-Amsterdã) e Eurostar (Paris-Londres)
    • Nesses países os trens de alta velocidade não carregam passageiros em pé. Você sempre comprará passagens com assento designado
    • Ao fazer reserva nesses trens o sistema vai escolher os melhores assentos disponíveis naquele momento
    • Algumas cias. oferecem algumas opções de escolha durante o processo de reserva (lado a lado, frente a frente, no sentido do deslocamento, num vagão silencioso)
  • Reserva opcional de assento
    • É o padrão na Alemanha, Áustria e República Tcheca
    • Nesses países os trens de alta velocidade podem carregar passageiros em pé
    • Os assentos têm mostradores que informam se estão reservados ou não. Passageiros sem reserva podem ocupar assentos não reservados
    • No processo de reserva no Trainline você sempre vai poder comprar a reserva de assento (custa em torno de € 5)
  • Sem possibilidade de reservar assento
    • É o padrão na Suíça, Holanda e Bélgica (com exceção dos trens internacionais Thalys e Eurostar)
    • Nesses países os trens de alta velocidade carregam passageiros em pé
    • Como não há possibilidade de reservar assento, todos os lugares estão disponíveis para quem sentar primeiro

Trens regionais/locais

  • Sem possibilidade de reservar assento
    • Esse é o padrão em toda a Europa
    • Em todos os países, os trens lentos (regionais/locais) nunca oferecem reserva de assento
    • Os trens regionais podem carregar passageiros em pé
    • Todos os assentos estão disponíveis para quem conseguir sentar primeiro.
  • Exceção: trens panorâmicos suíços
    • Alguns trens panorâmicos suíços que exigem reserva de assento para viajar nos vagões panorâmicos de primeira classe

Como usar o trem na Europa

Não se assuste com tantos itens. Tudo o que você vai ler nesta seção são coisas que você descobriria naturalmente na sua primeira viagem de trem na Europa.

O embarque

Embarcar num trem na Europa é muitíssimo mais simples do que embarcar num avião. No entanto, há algumas peculiaridades que vale a pena saber antes de chegar à estação.

Com que antecedência devo chegar à estação?

Chegando meia hora antes do embarque você vai ter tempo suficiente para embarcar com calma.

Se a sua estação é o ponto inicial do seu trem, você poderá embarcar até 2 minutos antes da hora.

Nas estações intermediárias, se estiver pontual, o trem vai chegar entre 1 e 3 minutos antes da hora de saída. Caso você chegue cedo, dê uma olhadinha nos monitores da plataforma para ver se há informação da posição dos vagões – assim você já vai para a zona de embarque mais adequada.

A exceção à regra da meia hora de antecedência é o Eurostar (trem que liga Londres a Paris, Bruxelas e Amsterdã), cujos procedimentos de embarque requerem que você chegue com 90 minutos de antecedência.

Trem tem check-in?

Não tem. Nem check-in físico, em guichê, nem web check-in para confirmar seu embarque. Se você tem passagem marcada, basta se dirigir à sua plataforma.

Na grande maioria dos trens você sequer precisa apresentar a passagem para embarcar. A passagem será conferida por um fiscal durante a viagem.

Apenas em alguns trens há alguma etapa burocrática para embarcar:

  • No Eurostar você passa pela imigração de saída (da França ou do Reino Unido), pela imigração de chegada (do Reino Unido ou da França), raio-x de bagagens e alfândega, tudo isso antes do embarque
  • Nos trens de alta velocidade da Espanha você mostra o cartão de embarque e põe a bagagem para inspeção no raio-x
  • Na Holanda você sempre apresenta o cartão de embarque na leitura óptica para abrir a catraca
  • Alguns trens em algumas estações na França requerem cartão de embarque para passar pela catraca

Como eu acho a minha plataforma?

Os saguões das estações sempre têm um painel com as próximas saídas.

Muitos viajantes ficam postados em frente ao painel esperando pela confirmação da plataforma do seu trem.

Essa confirmação costuma acontecer até 15 minutos antes do horário previsto de embarque.

Pegadinha: pode ser que apenas o nome do destino final do seu trem apareça no painel. Se você for saltar numa parada intermediária, procure pelo horário ou pelo número do seu trem.

Preciso validar minha passagem no totem?

  • Apenas na Itália, para passagens de papel compradas na máquina ou no guichê
  • Na França já não é mais preciso validar (‘composter’) nenhum bilhete – mas em algumas plataformas você vai ter que usar a passagem para liberar a catraca

Como eu acho o meu vagão?

Se você tem reserva de assento, seu cartão de embarque vai informar o número do seu vagão.

Nos vagões os números estão sinalizados junto às portas.

Procure entrar direto no seu vagão. Mas se estiver atrasado, dá para entrar em qualquer vagão e caminhar por dentro do trem até o vagão certo (dá mais trabalho, mas é permitido).

Pegadinha: em trens sem assento marcado, verifique se o vagão vai até o seu destino (alguns trens se dividem no meio do caminho). Quando isso acontece normalmente o destino final daquele vagão é informado junto do número.

Onde vai a bagagem?

Não há despacho de bagagem em trem. Você sobe com toda a sua bagagem.

Acomodar as bagagens é o aspecto mais problemático das viagens de trem. Não há nenhum funcionário para ajudar você a acomodar suas bagagens a bordo.

Veja onde deixar sua bagagem:

  • Mochila ou bolsa: na prateleira acima dos assentos ou entre as suas pernas
  • Mala P: na maioria dos trens, a mala P cabe na prateleira acima dos assentos
  • Mala M ou G: no gradil (ou rack) que existe na entrada dos vagões de trens de alta velocidade

Nos trens lentos/regionais muitas vezes não há gradil. Se você embarcar com uma mala M ou G, vai precisar viajar na área de entrada do vagão que acomoda pessoas em pé.

Para evitar perrengues, siga essas recomendações:

  • Viaje leve. Idealmente, com mala P + uma bolsa ou mochila
  • Se o trecho tem origem na estação onde você vai embarcar, chegue cedo à plataforma para embarcar antes dos outros passageiros e conseguir o melhor lugar para a sua bagagem
  • Se levar mala M, invista numa corrente-cadeado de bicicleta para prender a mala no gradil (você vai viajar muito mais tranquilo)
  • Não leve mala G! É um trambolho para transportar, para subir no trem, para descer do trem. Só os turistas mais desavisados viajam com mala G (você não é mais desavisado! a gente avisou!)

Não tenho reserva de assento, onde posso sentar?

  • Nos trens regionais/locais: em qualquer assento vago
  • Nos trens de alta velocidade com reserva opcional de assento: nos assentos que estejam marcados como não reservados

Caso o trecho tenha origem na estação em que você embarca, chegue cedo à plataforma para embarcar primeiro e ter mais chances de sentar.

Durante a viagem

A rotina de uma viagem de trem tem algumas peculiaridades com relação a aviões e ônibus.

Dá para apreciar a paisagem?

  • Nos trens de alta velocidade, normalmente não. Você percebe a mudança de paisagem ao longo da viagem, mas a velocidade não permite admirar os detalhes. De todo modo, trechos montanhosos, vales, percursos litorâneos sempre serão bonitos de ver.
  • Nos trens-bala, porém, esqueça: você só vai ver um borrão.
  • Nos trens regionais/locais, como a velocidade é mais baixa, a janela oferece maior distração. Trens que passem pelos Alpes sempre oferecerão as melhores vistas.
  • Os trens panorâmicos suíços são os trens ideais para quem quer se deslumbrar com a paisagem durante toda a extensão da viagem.

Tem serviço de bordo?

  • Alguns (poucos) trens têm serviço de carrinho vendendo café, lanches e bebidas que passam pelos vagões
  • Trens de alta velocidade costumam ter um vagão-bar, onde dá para comprar café, lanches e bebidas e levar para o seu assento ou consumir de pé em balcões
  • Algumas cias. têm máquinas que vendem bebidas e lanches
  • Trens regionais/locais normalmente não oferecem nada disso
  • Em todos os trens você pode subir com alimentos e bebidas (incluindo vinho ou cerveja) e consumir no seu assento. A maioria dos trens tem assentos com mesinhas retráteis.

Tem wi-fi e tomadas?

Depende do trem.

Os trens mais novos oferecem wifi (alguns até mesmo na segunda classe), tomadas convencionais e USB.

Os mais antigos ou trens locais/regionais podem não ter nada disso.

Como é feita a fiscalização da passagem?

  • Em algum momento da viagem um fiscal vai percorrer o vagão e fazer o controle dos cartões de embarque de todos os passageiros
  • Normalmente não é necessário se identificar (mesmo que o seu nome esteja na passagem). Basta apresentar o cartão de embarque físico ou digital, que será conferido pela leitura óptica da maquininha
  • Pode acontecer de o fiscal passar várias vezes no seu vagão, mas dificilmente ele pedirá o seu cartão de novo – os fiscais desenvolvem uma incrível memória visual
  • Caso algum passageiro não esteja com passagem válida para aquele trecho, vai pagar multa
  • Pode ser que nenhum fiscal passe no seu vagão durante toda a viagem – costuma acontecer em trens regionais/locais, onde a fiscalização é feita mais por amostragem

Vai ter passageiros em pé no meu vagão?

  • Se for trem regional/local: sim, é bastante provável que viajem passageiros em pé no seu vagão (caso queira viajar num vagão mais vazio, compre passagem de primeira classe)
  • Se for trem de alta velocidade na Alemanha, Holanda, Bélgica, Suíça, Áustria e República Tcheca: sim, nesses países a reserva de assento é opcional e os trens continuam vendendo passagem mesmo depois de todos os assentos esgotarem.
  • Lembre-se que os trens costumam fazer muitas paradas e há bastante rotatividade de passageiros descendo e subindo. Caso você seja o passageiro em pé, fique de olho nas paradas para ocupar o lugar de alguém que vá saltar.

Não vou até o destino final. Como eu sei quando descer?

  • Alguns trens têm painéis eletrônicos que anunciam a próxima parada. Mas não conte com isso nos trens mais antigos
  • Veja no seu cartão de embarque o horário previsto de chegada ao se destino. Esteja preparado para descer nesse horário

Vale a pena viajar de trem noturno?

  • O trem noturno vale a pena para quem mora na Europa e vai sair de sua casa direto para a estação e chegar numa cidade que já conhece, ou onde vai ter um compromisso de trabalho já de manhã, ou pode ir direto da estação para a casa de amigos ou da família.
  • Para quem está no meio de uma viagem de férias, o trem noturno é um senhor perrengue.
  • Você vai precisar desocupar seu quarto de hotel até as 11h e vai ficar sem-teto (e sem banho) até a hora de embarcar, à noite.
  • Você vai descobrir que o beliche do trem é menos confortável que o beliche de um hostel, com o agravante da preocupação com a bagagem e as paradas no meio da noite.
  • Você vai chegar ao seu destino de manhã cedíssimo, numa cidade onde tudo vai estar fechado. E vai continuar sem-teto (e sem banho) até as duas da tarde, quando seu hotel vai deixar você ocupar o seu quarto.
  • Vai por mim: use apenas trens diurnos.

Como proceder na baldeação

Baldeações fazem parte da experiência de viajar de trem na Europa. O sistema é todo pensado para permitir conexões simples e rápidas.

Meu tempo de baldeação é curto. E agora?

  • Se o sistema vendeu uma baldeação com intervalo curto, é porque ela é possível. Se o trem não estiver atrasado, você vai conseguir pegar o trem da sua conexão
  • Ao contrário do avião, no trem você não precisa “esperar até a parada dos motores” para se levantar do seu assento.
  • Faltando 5 minutos para o horário de chegada, levante-se, pegue a sua bagagem e dirija-se à porta de saída mais próxima: você não vai perder nem um minuto para saltar.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Como faço para achar a plataforma do próximo trem?

    • Se houver pelo menos 10 minutos de intervalo entre os trens, você tem tempo de ir até o saguão e olhar no painel para saber a plataforma de saída do seu próximo trem.
    • Com menos de 10 minutos de intervalo, provavelmente o trem seguinte sai da plataforma em frente à que você chegou. Consulte o monitor da própria plataforma ou o primeiro funcionário com que você cruzar
    • Numa estação pequena, de interior, deve haver algum trem já esperando em outra plataforma (nessas pequenas estações normalmente há uma passagem subterrânea conectando as plataformas)
    • Sempre haverá mais gente fazendo essa baldeação. Você pode seguir o fluxo e confirmar com alguém o destino final do seu trem
    • Na Alemanha, as passagens já vêm com a informação da plataforma de saída do seu próximo trem

    O que acontece se eu perder a baldeação?

    Se o seu trem atrasar e você perder a baldeação:

    • Caso o próximo trem na sua rota carregue passageiros sem assento marcado, você pode embarcar com a sua passagem original. Quando o fiscal passar já saberá que você perdeu o trem por culpa da cia.
    • Caso o trem só aceite passageiros com assento reservado, você vai precisar reemitir sua passagem no guichê.

    3415 comentários

    Boa noite, Ricardo!

    Aqui quem fala é Joyce, estudante da Unicesumar em Maringá, PR.
    Gostaria de pedir uma enorme gentileza para você!
    Aposto que você está se perguntando: “Quem é essa figura me pedindo um favor do nada?” Totalmente justo!

    Deixa eu te contar um pouco sobre o porquê da minha mensagem. Meu grupo e eu estamos mergulhados em um trabalho acadêmico sobre o Navio Oasis of the Seas, aquela maravilha que já foi o titã dos mares. Já tá começando a fazer sentido pra você? (risos)

    Nessa nossa jornada de pesquisa sobre o navio e a Royal Caribbean, encontrei um tweet seu de 2009, sobre sua experiência nesse gigante. Vi que você trabalha com turismo e tem um talento nato para criar conteúdos nas redes. Foi aí que me veio a ideia genial (ou talvez um pouco louca): entrar em contato contigo.

    A tal gentileza que estou aqui te pedindo é, na verdade, um pedido para que você compartilhe conosco suas impressões sobre o Oasis. Queremos saber tudo: como foi a organização da equipe, a culinária, as bebidas, os restaurantes… Um vídeo curtinho e objetivo seria incrível!

    Sua colaboração seria um presente para uma estudante no último ano, ansiosa por fazer a diferença e impressionar nossa professora com um depoimento tão especial quanto o seu.

    Ah, só pra contextualizar, o foco da nossa análise é a “Administração de Materiais e Logística”. Estamos de olho nos bastidores, entendendo como é a gestão e logística de materiais nessa estrutura colossal.

    Já vou adiantando que talvez eu repita esse pedido em outras redes sociais, porque estou mesmo empenhada em fazer isso acontecer.

    Muito obrigada por dedicar um tempinho para ler minha mensagem. Estou aqui, na torcida por um retorno seu!

    Grande abraço,
    Joyce.

      Olá, Joyce! Quem responde é a Bóia. Entenda que essa viagem foi feita há muito tempo e o Ricardo Freire tem experiência bastante limitada com viagens de cruzeiro, inclusive não gosta desse tipo de viagem. É melhor procurar alguém mais especializado nisso.

    Olá Boia! Estou no site da trainline para compra de duas passagens 60+. Na hora da compra informa usar cartões de fidelidade e railcards. O que significa isso? Posso seguir a compra normalmente? Notei também que o preço é o mesmo para adulto (30 a 59a) e para adulto (60+).

      Olá, Marcia! Os campos de cartão de fidelidade e railcard são para quem tem cartão de fidelidade ou railcard da cia. Quem não tem, não preenche. Se não há preço diferente para maior de 60 é porque não há preço diferente para maior de 60 naquele trem, naquela data ou naquele horário.

      Obrigada pela explicação Boia. Acabei comprando pelo site da Italo mesmo e foi um preço bem melhor. Na Italo sim, tinha um preço especial para 60+ quase a metade do preço da trainline. Utilizei o passo a passo de vcs que está muito bom. Foi tranquilo. Comprei com cartao de crédito. Obrigada

    Achei muito bom. Interessante e bem prático par nos que queremos viajar de trem na querida e velha Europa.
    Muitíssimo agradecido

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito