Neuschwanstein - bate-volta de Munique com o Bayern Ticket

Munique: como comprar o Bayern Ticket para bate-voltas de trem

A maior pechincha de viagem na Alemanha são os passes regionais. Cada estado tem o seu: o da Baviera é o Bayern Ticket. Com ele você pode fazer viagens simples ou bate-voltas a qualquer ponto da Baviera (e também a Salzburg, na Áustria) gastando muito pouco em transporte.

O passe diário para uma pessoa sai 25 euros; cada pessoa extra viajando no mesmo passe (até um total de 5 pessoas) paga 7 euros a mais. Ou seja: duas pessoas viajando juntas podem ir (e, se quiserem, voltar no mesmo dia) a qualquer ponto da Baviera (e a Salzurg) pagando, no total, 32 euros — ou 16 euros cada.

Caso a volta seja no dia seguinte, um novo passe será necessário. Mas a economia vale até nas viagens simples.

Para Füssen, onde está o castelo de Neuschwanstein, há um passe mais barato ainda, o Regio Ticket Allgäu-Schwaben, que custa 20 euros para uma pessoa, e 6 euros adicionais para cada novo passageiro no mesmo passe.

Atente, porém, para as limitações do passe.

Bayern Ticket: as pegadinhas

O Bayern Ticket vale apenas em trens regionais

Bayern Ticket: trem regional
Bayern Ticket: trem regional
  • O Bayern Ticket não é válido em trens rápidos Intercity (IC), Eurocity (EC) ou Intercity Express (ICE). Se você subir num desses, pagará multa e terá que comprar passagem a bordo.
  • Os trens regionais são mais lentos e fazem mais paradas, mas são novos e civilizadíssimos.

O Bayern Ticket não vale de manhã cedo durante a semana

  • De 2ª a 6ª você só pode usar o Bayern Ticket em trens que saiam depois das 9h.
  • Sábado e domingo o Bayern Ticket vale o dia todo, sem restrições
  • Volte a qualquer hora: o passe é válido sempre até as 3h da madrugada do dia subseqüente

Aonde ir com o Bayern Ticket saindo de Munique

Füssen (castelo de Neuschwanstein)

Castelo de Neuschwanstein
  • De 2ª a 6ª: vá às 9h53 (chegada: 11h55); volte às 18h06 (chegada: 20h05)
  • Sábado: vá às 8h53 (chegada: 10h55); volte às 16h06 (chegada: 18h05)
  • Domingo: vá às 8h40 (chegada: 10h27); volte às 16h34 (chegada: 18h20)
  • Compre o Regio Ticket Allgäu-Schwaben em vez do Bayern Ticket
  • Como fazer o bate-volta de Munique a Füssen

Garmisch-Partenkirschen (Zugspitze)

Zugspitze
  • De 2ª a 6ª: vá às 9h32 (chegada: 10h54); volte às 17h05 (chegada: 18h26)
  • Sábado e domingo: vá às 8h32 (chegada: 9h54); volte às 17h05 (chegada: 18h26)
  • Em Garmisch você vai precisar comprar o Zugspitze Card para subir ao topo (53 euros adulto; veja descontos para famílias aqui
  • Como fazer o bate-volta ao Zugspitze

Salzburg

Salzburg
  • De 2ª a 6ª: vá às 9h55 (chegada: 11h41); volte às 19h15 (chegada: 21h15)
  • Sábado e domingo: vá às 8h54 (chegada: 10h41); volte às 19h15 (chegada: 21h15)
  • Faça o passeio Panorama Sound of Music, que sai às 14h e volta às 18h (42 euros acima de 13 anos, 21 euros de 4 a 12 anos)
  • Dicas de Salzburg no Viaje na Viagem

Nuremberg (Nürnberg)

  • De 2ª a 6ª: vá às 9h06 (chegada: 10h48); volte às 17h10 (chegada: 18h58)
  • Sábado e domingo: vá às 9h06 (chegada: 10h48); volte às 17h10 (chegada: 19h02)

Rothenburg ob der Tauber (Rota Romântica)

Rothenburg ob der Tauber
  • De 2ª a 6ª: vá às 9h36 (chegada: 12h49); volte às 19h06 (chegada: 22h30)
  • Sábado e domingo: vá às 8h29 (chegada: 11h49); volte às 19h06 (chegada: 22h30)
  • É melhor pernoitar!!!
  • Rota Romântica nas dicas dos leitores

Bayern Ticket: como conferir horários e comprar online

Use o site da Deutsche Bahn.

Bayern Ticket

Faça sua pesquisa usando a data da viagem

Pesquise já ida e volta — e, muito importante:

Bayern Ticket
Bayern Ticket
Bayern Ticket

Habilite “local transport”

No site da Bahn, a opção “prefer fast connections” é default. É preciso desabilitar essa opção (que traz os trens velozes, que não são válidos para o passe) e habilitar “local transport” (que vai trazer só os trens válidos para o Bayern Ticket — isto é, desde que você não viaje dia de semana antes de 9h da manhã).

Como comprar o Bayern Ticket online

Bayern Ticket
Bayern Ticket

Selecione ida e volta e, na hora de pagar, aparecerá a opção Bayern Ticket (ou Regio Ticket Allgäu-Schwaben). Dá par comprar como e-ticket (você imprime em casa) ou ticket digital enviado para o celular (você precisa ter o app da Bahn instalado).

O passe é válido apenas para o dia para o qual foi comprado, mas você não precisa embarcar nos horários que pesquisou. Basta estar dentro da validade do passe, e você pode subir em qualquer trem regional da rota.

Ao comprar o Bayern Ticket, você preencherá o nome dos viajantes, que serão conferidos pelo fiscal quando passar pelo seu vagão. Também será pedido o cartão de crédito usado na compra, se você estiver com e-ticket ou ticket no celular.

Como comprar o Bayern Ticket na máquina da estação

É possível comprar o Bayern Ticket na hora, em qualquer máquina de auto-atendimento na estação de Munique. Ao chegar, aperte na bandeirinha da Inglaterra para instruções em inglês. (Tem também instruções em espanhol, mas não testei.)

1. Selecione “All offers”

Bayern Ticket

2. Selecoine “Offers per Federal Land”

Bayern Ticket

3. Selecione “Bavaria” e depois “Bavaria Ticket”

Bayern Ticket

“Bavaria Ticket” é o nome do passe em inglês (em alemão é Bayern Ticket).

4. Selecione dia e número de pessoas. Pague com cartão

bt5
bt4
Bayern Ticket

5. Tenha uma caneta à mão para preencher os dados

Bayern Ticket

Dá para comprar o Bayern Ticket no guichê?

Sim. Se você quer assistência ou quer pagar com dinheiro, vá ao Reisezentrum da estação e pegue a senha para viagens nacionais.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

Leia mais:

93 comentários

Olá boia!! Obrigado por sempre nos ajudar em nossas viagens!
Estou indo dia 08 de março para Frankfurt vou fazer a rota romântica de carro e depois vou de trem de Munique a Viena, Viena e Praga, Praga a Berlim e Berlim a Frankfurt, Você me indicaria o German Pass e poderia ser comprado em Munique comprar cada passe individual em cada estação? Obrigada!!

Bom dia Boia!
Estaremos indo de Viena para Munique no dia 20 de maio, pensamos em aproveitar e parar em Salzburg no caminho e deixar as malas num locker! Qual a melhor forma e mais barata para comprar estes trens ? Existe o Bayer Ticket para estes dois trechos distintos (Viena-Salzburg e Salzburg- Munique)?
Agradeço

    Olá, Fernando! Bayern é uma região alemã: a Baviera. O fato do passe contemplar Salzburg, uma cidade da Áustria, é uma ecxeção. Viena fica a 2h30 de trem rápido de Viena. Você precisa comprar uma passagem Viena-Salzburg normal em https://www.oebb.at/en .

Olá Bóia. Desculpe-me, mas não consegui entender a questão sobre o uso do Bayern ticket (BT) no transporte público em Munique no mesmo dia da sua validade para ir a Salzburgo. Nas respostas de 19.set.2018 às 03:42 e 23.jun.2018 às 17:19 parece que sim, é possível a utilização (na 1ª citada é mencionado especificamente a validade para U-Bahn para ir do aeroporto até a estação central – HBF). Mas na resposta de 15.abr.2019 às 16:21 parece que não. A minha dúvida específica é porque preciso me deslocar de tram (e não de U-bahn) para a HBF para pegar o trem para Salzburg e na volta também (dia 21/12/19 – sábado – sem limitações de horário para o BT, podendo ir mais cedo) e queria saber se o BT incluiria estes deslocamentos de TRAM de ida e volta para a HBF. Outra pergunta: a Bóia vê alguma diferença, além das restrições de uso, entre ir a Salzburgo na sexta 20/12/19 ou no sábado 21/12/19 – do tipo: se algum dia deve ser mais cheio, horários de visita,… Antecipadamente agradecido!

    Olá, Alberto! Vale no transporte local em Munique no dia e horário de validade. Sexta-feira valerá apenas depois das 9h.

Olá pessoal,
Obrigada por sempre trazerem tantos detalhes importantes para os roteiros de viagem. Já usei muitas dicas. Vocês são ótimos!
Hoje gostaria de saber se estando em Salzburg, consigo comprar o Bayern Ticket por lá apenas para retornar a Munique. Ou este ticket pode ser comprado apenas na Alemanha? Vocês teriam esta informação?
Abraços!

Olá Bóia, como sempre o VnV sempre me ajuda na hora de planejar uma viagem. Estou indo à Munique com minha esposa e minha filha de 5 anos para visitar meu irmão, que recentemente se mudou para lá. Vou fazer um bate e volta para o castelo de Neuschwanstein num dia. No outro vou para Nuremberg e Rothemburg (onde durmo duas noites), e vou também à Salzburg num outro bate e volta. Minhas duas dúvidas, que me ajudariam muito em resolver são: devo ir em trem ou alugar um carro por 5 dias e fazer estas cidades todas de carro? Estou na dúvida principalmente por causa do custo de estacionamento e dificuldade de acesso à Rothemburg, Nuremberg e Salzburg de carro, além da facilidade de ir de trem, né…

Minha outra dúvida é se devo dormir uma noite em Nuremberg e outra em Rothemburg ou as duas em Rothemburg….

valeu demais e parabéns pelo Blog! É o melhor!

    Olá, Frederico! Caso vocês tenham pouso na casa do irmão, vale a pena fazer tudo no esquema bate-volta — menos Rothenburg, onde à noite tem o imperdível Passeio do Vigia (se bem que sua filhinha não vai entender…).

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.