Báli pra Isabela

Báli

A Isabela entrou na caixa de comentários da Ásia para pedir dicas de Báli, pra onde vai viajar com a família.

Báli é um dos lugares que mais gostei de ter visitado; já fui duas vezes, e voltaria quantas vezes pudesse. Da outra vez em que o real esteve superforte (entre 94 e 98), Báli estava no topo da lista de desejos dos viajantes mais descolados — tipo a gente aqui :-)

De lá, os casos dos atentados em Jakarta (onde você nem precisa passar para ir a Báli) e Kuta (que fica em Báli, mas de onde você deve manter distância se quiser gostar da ilha), somados ao tsunâmi de 2005 (que não fez nem marolinha por essas bandas da Indonésia) meio que estigmatizaram o destino entre nós.

E agora o caso do vulcão que entrou em erupção em Java, cancelando temporariamente todos os vôos a Báli, contribui para deixar o destino naquela categoria “xi, tem certeza que você quer ir pra lá”?

É uma bobagem. Além de ser um dos lugares mais bonitos — e charmosos — do planeta, Báli é praticamente grátis. No quesito BBB, não perde pra ninguém. O único item caro é a passagem. E de repente com a chegada da Singapore Airlines no Brasil (que vai voar a Cingapura via Barcelona, e que vai ser o caminho mais curto do Brasil a Denpasar, o aeroporto de Báli) pode ser que até nesse departamento apareçam ofertas.

Estive pela última vez em Báli em 1998; não tenho dicas atualizadas pra dar pra Isabela. Deixaria apenas três dicas. Vamos a elas: Ubud. Ubud. Ubud.

No quesito hotéis, é quase impossível achar algo que não seja charmoso. Se quiser cacifar uma ou duas noites num hotel especial, sugiro o Uma Ubud.

Aí vão alguns links úteis. Basta uma estudadinha deles para bater a vontade de duplicar o tempo que você planejava ficar por lá.

Báli no Travelfish.org: o melhor site do momento para todo Sudeste Asiático.

Báli no suplemento Travel do New York Times — sempre um ótimo ponto de partida para qualquer destino.

Báli no MauOscar — o Maurício e o Oscar moraram um tempo em Cingapura e iam a Báli sempre que podiam.

7 dias perfeitos em Báli, por Dri Setti,  – publicado no Achados do ViajeAqui

Tudo de Báli no Achados do Viaje Aqui — role a página, o índice está ao pé dela

Indonésia no I’m in Asia Now — dicas e fotos da Rachel Verano e do Marco Pomárico

E você? Esteve em Báli recentemente? Deixe suas dicas — e os links das suas fontes de informação! — aqui!

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


96 comentários para “Báli pra Isabela”

  1. Não tenho dicas de Bali pra dar, mas vou dar CTRL C+CTRL V em tudo que aparecer aqui pra planejar a minha, que faz tempo que tá na wishing list ;)

    1. Mari, como faz para “likar” esse seu comentário? :)

  2. Estive em Bali nesse Reveillon.
    Fiquei em Seminyak, região tida como descolada e cheia de restaurantes e botiques bacanas, mas com uma praia não tão bonita assim.
    Aliás, não achei as praias o forte de Bali. Mesmo as mais bonitas não são superiores às melhores do Nordeste.
    Se eu voltasse a Bali, dividiria minha estada em duas partes: ficaria em um resort bacana em Nusa Dua,ou Sanur, partes da ilha com praias mais bonitas, e outra parte ficaria em Ubud, a região mais charmosa da ilha, mas que não tem praias.
    Em Nusa Dua, curtiria o dolce far niente e ficaria só na piscina do hotel e praia. Alugaria um carro com motorista, que é muito barato, somente para ir a Uluwatu- templo que fica em um penhasco, perto de Nusa Dua, e que também abriga vários macacos, bastante ariscos segundo dizem- eu não tive problema, mas todos relatam que os macacos de Uluwatu são mestres em roubar óculos.
    Iria, ainda, a Tanah Lot, que é um templo à beira mar, em uma formação rochosa. Na entrada deste, há uma enorme feira popular, do tipo das que existem no Nordeste do Brasil, cheia de lembrancinhas para venda.
    Em Ubud, eu relaxaria nos cafés e restaurantes, que são os mais charmosos da ilha, muito mais interessantes do que os de Seminyak. Iria ainda ao Monkey Forest Sanctuary, cujos macacos são bem mais tranquilos dos que os de Uluwatu, visitaria o mercado e templos. Alugaria, ainda, um carro com motorista para visitar campos de arroz e vulcões, que são mais acessíveis desta parte da ilha.
    É preciso levar em conta que o trânsito de Bali é péssimo, de Seminyak para Ubud, por exemplo, demorei mais de duas horas de carro. Então, realmente vale a pena ficar um tempo em Ubud para relaxar e explorar o interior da ilha com calma. Essa é a parte mais bonita de Bali, então, vale realmente a pena aproveitar com tempo.

  3. Bali é bom demais!!! Fiquei um mês lá em maio e junho do ano passado. Eu e meu namorado alugamos um carro, um jipinho que tem aos montes lá e fizemos praticamente toda a ilha. Como o Ricardo disse, Ubud merece ser visitada, eu amei a Monkey Florest, tenho mtos videos dos macacos subindo em mim e comendo bananas sentados no meu ombro, uma experiencia unica! Além claro, do clima místico e cheio de arte. De carro, se consegue chegar a lugares pouco tradicionais. Nós fomos para Balian, uma praia de areais muito pretas com belas ondas e um hotel na beira da praia muito bom (http://www.baliansurf.com/what/) e tudo muito barato, além de ter no cafe da manha uma panqueca de banana com café balinês que tu nunca irá esquecer. Mais perto de Kuta, amei Bali Cliffs, uma praia escondida e que tu precisa descer mtos degraus para chegar, leve agua, comida e tudo mais que precisar. Lá embaixo duas cavernas, uma habitavel e outra cheia de morcegos te esperam, vale muito, mas cansa descer e subir, mas tudo compensa. Se tiver tempo vá para Lombok Island, o paraíso é lá e náo há discussão na minha opinião. Aguas claras, quentes e praias desertas, gente querida e enfim, tudo o que o paraiso possa te apresentar. Fiquei no melhor hotel de Kuta Lombok, que é de um brasileiro (nao o conheci, mas o clima do pessoal é de brasileiro = http://www.lombokhotelonline.com/hotels/surfer-inn-hotel.html). Vai de balsa, pode ir de carro ou pagar os transfers. A ilha toda vale a pena. Fiquei 3 semanas em Bali e 1 em Lombok Island. Em Kuta aproveite as massagens, maravilhosamente boas, mas guarde o banho para depois, precisará de um para tirar o óleo do corpo. E quando for as compras, leve sacolas contigo e barganhe até não poder mais. Boa viagem, voltarei para lá e para ficar mais um mês no mínimo!

  4. Uma dica, o trânsito lá é louco, cheio de motos e carros, sem lei. É confuso mas vale a pena. Leve sua carteira de motorista traduzida em ingles, os policiais adoram parar carros e motos para pedir dinheiro. Tenha os documentos do carro e sua carteira e nao tenha mto dinheiro na carteira, se te pararem mostre que tem pouco e talvez dê um pouco para te liberarem. Moto achei perigoso demais e os policiais vinham mais em cima, de carro é tudo mais na boa e mais seguro. Achei os passeios caros para ficar pagando um por um, quando cheguei no aeroporto peguei todos os mapas e lá pedi pro cara que alugou o carro tbem e fizemos tudo sem nos perder nenhuma vez! Ah, e em Bali, perto de Kuta tem a praia de DreamLand que tem uma vista invejável, uma água tão linda quanto em Lombok, mas cheia de gente, mas vale mto.

  5. Bali foi sem dúvida um dos nossos destinos favoritos no sudeste asiático.

    Algumas considerações.
    Primeiro nós Brasileiros necessitamos de visto para entrar como Turista na Indonésia. Ele pode ser feito diretamente no aeroporto (Uppon on arrival). Para permanência de até 7 dias custava em 2009/2010 10 USD.. Para até 30 dias 25 USD.
    O passaporte tem que ter pelo menos 6 meses de validade. E não esquecer de levar o comprovante da vacina contra a febre amarela.

    Para se locomover na ilha sempre utilizamos um carro com motorista que arranjavamos diretamente no aeroporto. Depois de certa barganha conseguiamos um carro com motorista (12h) e gasolina inclusa por cerca de 100 – 130 USD para o final de semana. Não arriscavamos dirtiir por conta própria pelo fato de o país dirigir na mão inglesa e o transito ser digamos caótico e não existir até então GPS.
    Porém é bastante comum de os turistas ocidentais alugarem motocicletas para explorar a ilha.. Para quem gosta de “aventura” talvez seja algo a se considerar.
    Como a Silvia já comentou no Post Asia de A a Z ficar em Kuta é a maior furada, a não ser que você esteja atrás de badalação.. Mas esse não é certamente o espirito de Bali. Eu particularmente recomendo bastante ficar num dos Resorts em Nusa Dua (Melia Bali é excelente). Na segunda viagem ficamos hospedados em Tanjong Benoa que também tem opções bacanas e mais baratas em relação à Nusa Dua.. Ficar em Ubud tb é uma experiência interessante, mas não chegamos a experimentar. Já que o negocio era ficar “curtindo” a praia.

    Quanto à melhor época de se visitar eu diria de Maio à setembro quando a ilha não é afetada pelas monções.

    Entre as atrações que acho imperdíveis na ilha:
    Pura Luhur Uluwatu (Cuidado com os macacos)
    Ubud (Melhor lugar para artesanato)
    Terraços de Arroz (principalmente nos arredores de Tirtagangga e Iseh)
    Pura Tirta Empul (Local com fontes sagradas para os Balineses)
    Vulcões Gunung Batur e Gunung Agung
    Praias de Areias Monasiticas
    Pura Tanah Lot (Templo acessivel apenas em mare baixa)
    Pura Ulun Danu Bratan (Primeira foto deste post e que ilustra a nota de 50000 rupias)

    Acho que é basicamente isso.. Se alguem tiver duvidas de algo mais específico de um alô que eu o pessoal aqui no VnV tentaremos ajudar

  6. A Carla Portilho estava lá agorinha mesmo… se eu fosse você cobraria um post urgente!!! :)
    http://www.idasevindas.com.br/

  7. O lugar é realmente lindo, mas amar Bali depende muito do objetivo da viagem. Os surfistas idolatram as ondas, mas quem quer praia pra boiar durante horas pode acabar se decepcionando.
    Uma opção é ir a Gili, só que é preciso se preparar para uma hospedagem mais rústica.
    Minhas impressões estão registradas aqui http://mairinhanomundodalua.wordpress.com/tag/bali/
    Se quiser, é só perguntar mais!
    Para a hospedagem em Ubud também tenho uma indicação, longe de mim ir contra indicação do Riq, mas é mais em conta e eu não vi nenhum defeito… pelo contrário… um sonho! Alam Jiwa.
    Quem ficou hospedada mesmo foi a minha irmã, eu acabei ficando em outro lugar porque não fiz reserva. Segue o link –> http://www.alamindahbali.com/alam_jiwa.htm

    1. Maíra, eu escrevi exatamente o contrário do que você entendeu: que não é preciso ir em hotel de luxo em Báli! É muito difícil encontrar um hotel em Ubud que não seja charmoso! A indicação do Uma Ubud é para caso a freguesa quisesse gastar dinheiros… :D

      1. Opa, certíssimo. Acho que acabei me expressando mal na verdade. É só mais uma opcao.

  8. Como bem lembrou a Mirella, nós estivemos em Bali entre os dias 12 e 22 de janeiro, e resolvemos montar 3 bases diferentes. Primeiro, passamos 3 dias em Ubud, no Hotel Tjampuhan Spa, que é super charmoso, tem diárias bem em conta e fica bem localizado, a uma distância caminhável da vila. Por lá, recomendamos 2 restaurantes: o Lotus Café e o Indus. Depois, resolvemos deixar a mata e seguir para a praia, que é, literalmente, muito mais a “nossa praia”. Ficamos então, 4 dias em Sanur, hospedados no Griya Santrian, dica hiper acertada da Sylvia. Em Sanur, experimentamos um restaurante super gostoso, o Mezzanine, do Hotel Puri Santrian. Por fim, resolvemos abandonar qualquer tipo de turistagem e apenas ficar de papo pro ar o dia inteiro, entre a praia e a piscina, por 3 dias no Meliá Bali, em Nusa Dua, dica quentíssima do Oscar. Reservamos os hotéis pelo Booking, com alguns meses de antecedência, e conseguimos ótimas tarifas. Em tempo: com o real forte, nada como o sudeste asiático… (Ah, vale lembrar que, além do visto, que custa US$ 25, é preciso pagar uma taxa de saída no aeroporto, de IDR 150.000 – nós demos a mancada de não ter mais rúpias, e pagamos US$ 20, o câmbio mais desfavorável de toda a nossa estada balinesa (o dólar estava valendo cerca de IDR 9000…)

  9. Estive em Bali em Setembro 2010 e voltei apaixonada.Pelo lugar, pelas pessoas, super queridas, onde nosso guia apos uma semana de andanças conosco,parecia ser “meu melhor amigo de infancia”…
    Fiquei nos 3 hoteis da cadeia Amanresorts, um espetaculo! O Amandari de Ubud, é especial, sugiro guardar uma grana para ficar lá. É um carinho para a alma.Fomos passar em frente da casa do Ketut Lyar, o guru de Comer,Rezar,Amar…e ele estava por lá, pediu para entrarmos, conversamos, fizemos uma consulta, não é incrivel ?

    O Amankila, fica ao Norte, perto dos vulcoes,lindo tb, tem as piscinas “em terrazzas” como os terraços dos arrozais.
    O Amanusa, fica na praia de Nusa Dua, com um serviço primoroso,tem a areia penteada, baldinho de coco p/ jogar agua nos pés.Um restaurante italiano deslumbrante, uma piscina com 1km de bougainvilles floridas em varios tons de laranja e rosa.
    Fiquei tb no Intercontinental tipo resort, mas muito bacana, na praia de Jimbaran, uma das mais bonitas que fiquei.
    E finalizei no Hotel Bulgari no alto das falesias junto de Uluwatu.Com familias de macacos curiosos a te olhar da soleira da porta.
    Os templos sao maravilhosos, de “pedra rendada” foi minha impressao.
    Fiquei 9 dias pq fui de Qatar e nao me deram visto !!! (eramos 3 mulheres viajando sozinhas…decerto nos acharam pouco merecedoras? vai saber)entao os 3 dias que ficaria em Jakarta e tal, acabei em Bali. Amen. Males que vem para o bem, foi isso mesmo.
    Bali merece ser visitada de Sul ao Norte,
    devagarinho…desfrutando, sem pressa. Nunca fiquei tanto num lugar, que merece até mais. Comida deliciosa, barata. Tudo a gente pode comprar, o negocio é conseguir carregar. Paguei excesso, merecido em cada estatuetinha, balangandan e quetais.
    Delicia de passeio. Depois fui p/ Singapura, muito tecnologica, deveria ter sido antes de Bali. É isso. Enjoy. Impossivel não se deslumbrar.

    1. Oi Elaine, tudo bem?

      Estou indo para Bali no começo de abril. Queria saber se vc pegou uma excursão para os dias que esteve lá, fechou algum pacote, etc. Também quero conhecer o Ketut Lyar!!!!! Obrigada, Beatriz. Curitiba/PR

  10. Bali, quero ir! No meu caso, moro em Darwin (Austrália), cerca de 2 horas e meia de vôo.Mal posso esperar para poder planejar 1 semaninha lá.Mas primeiro estou indo para Cingapura. Abs.

  11. Lourdes

    Você consegue facilmente encontrar um vôo com a Jetstar saindo de Darwin para Cingapura e de lá esticar com a AirAsia até Bali.. (Mas tenho impressão que existem vôos diretos de Darwin para Denpassar/Bali com Cias Low Coasts
    Ambos os destinos tenho alguma coisa no Blog que pode te ajudar :D
    http://mauoscar.com/category/asia/cingapura/
    http://mauoscar.com/category/asia/indonesia-asia/bali/

  12. Olá Oscar,
    Fomos para Cingapura na Páscoa (tivemos 5 dias de feriado aqui na Austrália) e já estamos em casa.
    Existem sim vôos diretos Darwin-Denpasar pela Jetstar e AirAsia. Estou planejando ir p/ Bali em julho e cotei passagens e dei uma olhada em hotéis, meio caros acredito por causa da época mesmo, mas vou continuar pesquisando, pois daqui vale muito a pena,
    é muito perto.Consultei suas dicas p/ Cingapura, que foram muito úteos e vou dar uma olhada no seu link sobre Bali. Obrigada e um abraço!

    1. Lourdes

      Sugiro você dar uma olhadinha no preço dos hotéis no HotelClub.com eles são um consolidador de viagens com sede ai na Australia e que costumam / costumavam ter ótimas promoções para os destinos que visitamos no sudeste da Ásia…
      Legal saber que as dicas de Cingapura foram aprovadas :D
      Abraço

  13. Olá,
    Sou Portuguesa e vou para Bali dia 6 de Agosto. Vou ficar em Nusa Dua no Melia resort e pretendo dicas sobre onde alugar um carro com motorista para passeios,que passeios aconselham,vou estar lá ate 30 de Agosto,e restaurantes legais e baratos em nusa dua ou perto.

    Qualquer dica e conselhos não hesitem.

    Obrigado.

    Bjinhos

    1. Olá, Ana! Nusa Dua é o enclave de grandes resorts de Báli; uma espécie de Cancún à balinesa. No seu hotel encontrará toda a estrutura para passeios e aluguel de carro com motorista.

      Recomendamos investir numa noite em Ubud para ver a ilha por outro ângulo.

      Por favor leia as recomendações já feitas nos comentários anteriores para a Isabela, elas também servem para Si.

  14. Bom dia, obrigado pela dica,ando a pesquisar em outros blogs tb.pois a minha ideia e sair do hotel e aproveitar os sítios locais.obrigado

  15. Ana

    Sempre que estavamos em Bali alugavamos carro com motorista diretamente no aeroporto na Europcar (se nao em engano) o preco era bom e lembrese de pedir um desconto… Ficamos no Melia Bali tambem e adoramos e tendo um carro com motorista voce pode conhecer todos os cantos de Bali

    Abraco

    Oscar

  16. Obrigado,pelo que mê da a perceber e melhor alugar carro com motorista logo no aeroporto. E claro. Regatear preço.
    Comiam nos restaurantes em nusa dua ,fora do hotel ? Se sim quais recomenda.
    Obrigado.

  17. Em Nusa Dua existe um lugar chamado Bali Collection quase ao lado do Melia Bali onde existem vários restaurantes diferentes.. Quando nao comíamos em outros restaurantes íamos lá mesmo…É uma especie de Shopping http://www.bali-collection.com/

    Recomendo ir jantar pelo menos uma noite na areia da praia em Jimbaran.. Uma experiência bem interessante

    Abraco

  18. Obrigada,informação muito boa,seguirei o seu conselho.

    Se se lembrar de outras dicas ,eu agradeço :-)

    Bjos

  19. Já cheguei de Bali e adorei.
    obrigado pelas dicas.

  20. Ola Ana, você gostou do Melia? Estou em dúvida se fico lá com o marido e 2 crianças ou no Aston Resort.Estamos indo no início de dezembro.
    Obrigada e abraços

    1. Lourdes

      Eu já fiquei Melia e adorei.. Todas as pessoas que recomendei ficar lá aprovomaram

  21. Obrigada Oscar. Assim que eu voltar de Bali coloco minhas impressões e dicas aqui.Abraços.

  22. Estou pensando em ficar 20 dias em Bali em dezembro de 2011. O clima é bom nessa época ou chove muito?
    Abraço, Paulo.

  23. Alguém já foi p/ Indonesia em Outubro ou para a Thailandia em Novembro… muita chuva?

  24. Pessoal, estou querendo ir para Bali no Carnaval/2012, alguém foi nessa época?? Chove muito??
    Valeu!!!

    1. Olá, Cheyanne!

      A estação das chuvas em Báli vai de dezembro a março.

      Veja:
      http://www.weather.com/weather/wxclimatology/monthly/graph/IDXX0005

  25. [...] Viaje na Viagem: o VnV não poderia faltar aqui, claro – o post está super didático e rico em [...]

  26. Tenho uma dúvida na verdade. Na indonésia, e em bali, como são os carros? São iguais aos nossos? Quantas pessoas cabem em um carro lá?

    Porque estou indo viajar em 4 pessoas, com o motorista seriam 5, e queria saber se cabemos todos em um carro só, e também se é muito caro alugar carros por lá.

    Obrigada!

    1. Olá, Flávia! Os carros em Báli são iguaizinhos aos nossos :D

      Muitos turistas alugam carro. Tenha em mente, porém, que o trânsito é meio caótico (muitas curvas, muias motos) e a mão é inglesa.

  27. Obrigada Bóia!

    Quanto custa mais ou menos um aluguem de carro, em Jacar por exemplo. Com motorista claro. Por 10 dias.

    e ok, os carros são iguais aos nossos, e então significa que cambem 5 pessoas certo? ou existe alguma lei de transito que implica em número menor de passageiros por carro?

    1. Olá, Flávia! Jakarta fica em outra ilha, Java. Creio que você ainda está muito, muito crua na sua pesquisa :oops:

      Não se aluga “carro com motorista” por dias e dias. Você pode contratar passeios com motorista de meio dia ou de dia inteiro.

      Veja uma lista de motoristas recomendados pelos usuários do TripAdvisor. Muitos têm sites. Descubra os preços por lá.

      http://www.tripadvisor.co.uk/ShowTopic-g294226-i7220-k2988959-TA_members_Drivers_List-Bali.html

  28. Pessoal, devo ficar 4 noites em bali no inicio de maio. Vou estar sozinha. Nao queria um lugar cheio de criancas e adolescentes. Que hotel vcs me recomendam? O que nao fazer? Obrigada!!!!!

    1. Olá, Helga! Quatro dias é muito, muito, muito pouco para Báli. Vá direto para Ubud. É um local charmoso, os hotéis não são caros, não é praia, então não há crianças.

  29. Estou planejando uma viagem pela Indonesia de veleiro, em setembro, com casais de amigos. O plano inicial é sair de Bali e ir parando nas ilhas ao longo do caminho até Labuan Bajo. Alguém já fez algo parecido e tem dicas para passar?

  30. Finalmente Bali vai sair do campo dos sonhos e se tornar realidade em Agosto… super alta temporada por lá e foi ífícil encontrar os hoteis que estavamos realmente querendo. Vamos ver se as escolhas alternativas vão funcionar (risos).
    Posso fazer duas perguntinhas para os gurus?
    1- Alguém já fez o por-do-sol no Gunung Batur? É furada? Tipo, vc e a torcida do flamengo por lá? Não estava a fim de acordar 4am para ser uma experiência caótica (além da mafia dos guias que já estou esperando, lógico! ehehe).
    2- Alguém fez snorkeling? Li sobre a Lagoa Azul perto de Candidasa e da região de Amed… se alguém tiver alguma luz, eu agradeço muito! Queria dedicar um dia da minha viagem para isso.
    Obrigada :)

    1. Olá, Mirella! Colocamos sua pergunta no Perguntódromo, vamos torcer :D

      1. Opa, obrigada! :)

      2. Mirella

        Você já viu esse post aqui da Anna do nós no mundo?! http://www.nosnomundo.com.br/2012/03/amanhecer-no-alto-do-vulcao-mount-batur-trekking-em-bali/

        1. Opa Oscar, obrigada! Já passei lá para ler e achei legal.
          Estou só aqui pensando se minha mãe aguenta as 2 horas de trilha eheheh
          abs

    2. Bah Mirella , a gente tb tinha a mesma dúvida e deixamos para resolver lá mesmo.Falamos com alguns hóspedes , desistimos de acordar de madrugada e fomos logo após o café da manhã.
      A vista é bonita e faz muito frio lá em cima , indo de madrugada deve precisar agasalho de ski ,hehe.

      1. Oi Sylvia, obrigada!
        Agasalho de ski nós temos de sobra, o problema é lugar na mala (maldita low cost com limitação de bagagem ehehe)…
        Vou ver se me animo… você contratou guia por lá mesmo, ou fechou antes com o pessoal do hotel?
        bjos

        1. Oi mirella!

          Minha “moral da história” da viagem pra Bali foi que se alguma coisa soa como furada e programa de índio, pode ter certeza que será! Principalmente na alta temporada…
          Chegamos na base da montanha, mas o calor, umidade e super lotação de turistas Australianos por todos os lados nos desanimou de fazer o resto do passeio.
          O mesmo com o nascer do sol na praia Lovina.
          Acordamos as 3 da manha, dirigimos 3 horas pra cruzar a ilha e foi a maior furada que já cai na vida!!! (tinha mais uns 100 barcos lá com a gente! Que furada… Era gente que não acabava mais…).

          Snorkel em Bali tb foi uma decepção… Até chegamos a comprar equipamento, tamanha a animação!
          Mas Bali pertence aos surfistas e mergulhadores…
          As áreas próximas a costa (que seria ideal pra snorkel) tem a água muito mexida (por causa das ondas) oque espanta os peixes, e as praias mais tranqüilas acabam tendo muitos barcos oque deixa a água suja.
          Uma boa opção (que nós não fizemos) foi alugar um barco e ir pra alto mar, onde o pessoal vai fazer mergulho (de tanque de oxigênio) perto dos naufrágios, que dizem ter muitos corais e peixes e tal.
          Mas achamos o passeio caro e longo, até por que não faríamos mergulho, apenas snorkel.
          Então a maioria do nosso tempo em Bali foi mesmo passado na piscina do hotel! (isso sim é imprescindível! Um bom hotel com uma boa piscina!).

          Beijos!
          Dri

          1. Oi Dri,
            Tinha lido sobre sua experiência em Lovina e já tinha cortado… estou achando que vou cortar o nascer do sol, pois está com cara de ser como o por-do-sol em Siem Reap no Bakheng Hill…
            Sobre o snorkel, eu queria tanto fazer alguma coisa, já que adoro, por isso pensei na Lagoa Azul e na região de Amed (east Bali)… vou pesquisar com mais calma. Pegar barco e ir para o mar não é nossa intenção, já que estaremos com minha mãe.
            Não estou 100% no hotel que estou ficando em Ubud (Vila Evita), mas foi o que encontrei, já que todas as opções que estava buscando já estava lotada (estou indo agora em Agosto, super alta temporada)…
            Estou tão empolgada, mas ao mesmo tempo com receio de Bali…
            Obrigada!!!!
            bjos

        2. Mi, não é pra levar agasalho de ski não, foi só prá lembrar que quando fomos ( set) tava gelado no vulcão.
          Não contratamos nenhum passeio, o que a gente sempre faz é alugar um taxi por um dia inteiro e marcar num mapa onde a gente quer ir .Como sou fissurada em campos de arroz deixamos para o motorista sugerir a melhor vista.
          Bali é um dos lugares que quero voltar para ficar um mês , e olha que não mergulho, não curto ficar tostando na praia, não tou nem aí prá piscina…e me apaixonei para sempre pelo modo de levar a vida balinês .

          1. :) :) :)
            Poxa, achei que finalmente iria desenterrar meus casacos de ski, depois da temporada tropical aqui na Australia (risos).
            A ideia do motorista já está no cronograma, nem quero pensar em dirigir por lá. Agora só preciso fechar os itinerarios, que ainda estão no mundo das ideias.
            Bom saber que amou Bali, quero que essa viagem da minha mãe seja mágica!!!
            bjin e se lembrar de alguma dica, me avisa ;)

            1. Não sei se ainda está em tempo… fomos a Bali em Abril/2012 e utilizamos o mesmo motorista da Dri Miller, o Roby, e ele foi muito bom!!
              O contato dele é através do: wayanrobyparwantoroby@yahoo.com

    3. Não me manifestei antes porque não fiz esses passeios… mas o depoimento da Dri bate exatamente com o que eu intuo.

      Na minha experiência de Báli o mega-bacana sempre foi Ubud e os encontros fortuitos pelo interior com procissões e festividades. Ali está a Bali do dia a dia, que é fascinante.

      Quanto mais turistas você adiciona ao seu passeio, menos Báli fica evidente. Eu fugiria dos templos e vulcões nos horários mágicos em que todo mundo quer estar… e iria com tempo para parar pelo caminho caso aparecesse alguma festa.

      Também não iria a Báli com intenções praieiras; o único aspecto em que elas são superiores é o do surf. Procuraria escolher um hotel charmoso, não precisa ser caro, mas que tenha vista para campos de arroz, ou a piscina seja de pedra, não de azulejo…

      O único programa de turista que acho imperdível — e põe imperdível nisso — é uma apresentação de Kechak.

      1. Oi Riq,
        Estou guardando 5 dias para a região de Ubud, pois é lá que quero encontrar o coração de Bali :)
        Peguei um hotel que parece ok (não o que eu queria), um pouco distante do centrinho, mas estou torcendo para que seja legal (Chama-se Villa Evita). Ir na alta temporada dá nessas coisas, a gente pega o que sobra!
        Nos outros 3 dias vou para Nusa Dua, no Meliá que o Oscar e a Carla recomendaram. Como não somos baladeiros e preferimos uma praia mais bonitinha, achamos que essa opção seria mais legal que Seminyak.
        Bom… acho que vai ser legal essa primeira viagem para ter um gostinho do que Bali tem a oferecer…
        Obrigada pela resposta e o espaço :)

  31. O Oscar indicou lugares bem legais para visitar, e tem outros que também valem a visita.

    O templo Pura Besakih é passeio obrigatório por ser o principal complexo religioso de Bali. Leve uma canga ou vá de calça, nesse e em todos os locais religiosos, pois é preciso cobrir as pernas para poder entrar.

    A praia de Dreamland é incrível, do alto do paredão rochoso é possível ver as ondas perfeitas chegando na praia de areia branca. As cabanas, chamadas Warung, completam o cenário.

    No parte leste da ilha estão o Goa Gajah e Goa Lawah, 2 importantes locais Hindus.

    No templo de Uluwatu há apresentação chamada Kecak, que é belíssimo, uma verdadeira viagem auditiva. Eles cantam e encenam passagens da história Hindu.

    É preciso ficar atento ao trocar dinheiro nas pequenas casas de câmbio, pois os balineses são muito rápidos para tirar algumas notas depois que você acompanhou com ele a contagem.

    Fazer compras é um atrativo a parte e é preciso negociar muito. Nos quase 30 dias que fiquei lá com minha esposa, desenvolvemos técnicas de barganha que foram muito úteis no restante da viagem.
    http://turismobackpacker.com/2012/04/27/21-dicas-para-negociar-melhor-na-viagem/

    Se tiver mais tempo, as Ilhas Gili são indicadas. Gili Trawangan é mais cheia e Gili Meno é bem rústica.

    Escrevemos o diário da viagem em Bali, está em http://turismobackpacker.com/diario-de-viagem/

    Abraço!

    1. Opa Douglas, obrigada!!!
      Vou passar lá no seu blog para ler todas as dicas em detalhe :)
      Estava pensando em ir para as Gilis, mas li algumas reviews dizendo que a Trawangan já virou Kuta… e a Meno é bacana, mas bastante rustica e não sei como minha mãe iria se sair por lá (risos).
      Vão ser apenas 8 dias, então… acho que ficaremos só em Bali mesmo e quem sabe numa outra oportunidade rola de conhecer mais da Indonesia.
      Obrigada!!!!
      Abs

  32. Oi Pessoal,
    Estivemos em Bali durante uma rapida volta ao mundo em abril/12, em comemoracao aos nossos dez anos de casados. Lemos muita coisa antes de ir e as colocacoes da Dri foram excelentes. Varios passeios anunciados como imperdiveis, podem, tranquilamente, nem entrar no roteiro. Para quem possui um litoral como o nosso, em termos de beleza, as praias de la deixam a desejar. Nos visitamos os templos principais e achamos tudo maravilhoso, sobretudo porque pegamos a epoca dos festivais religiosos, com peregrinacoes e tudo mais… Muito calor e gente para todo lado, mas a experiencia e inesquecivel.
    Nos alugamos carro com motorsta (50 usd por dia) e valeu a pena. Como os deslocamentos sao lentos, todo conforto e pouco. Alem disso, o motorista, indicado pela Anna, do Nosnomundo, nos deu altas dicas.
    Em Ubud, nao deixem de assistir uma apresentacao de danca tipica, de comprar pecas em prata (ou prateadas, sei la) e de experimentar os pratos balineses (escolhemos o Batu Waran Cafe, indicado no Viagem Afora). E necessario reservar com antecedencia, mas a comida e o preco sao excelentes. A Carla, do Idasevindas, e Mauoscar, sem saberem, tambem nos deram grandes sugestoes.
    Mesmo quem nao curte balada, vale visitar um beach club, sobretudo ao por do sol, pois o astral e demais (precos tambem).
    Aproveitamos para curtir a ilha, a cultura, o povo e a culinaria, sem obrigacoes, e especialmente, para descansar (o ritmo la e totalmente baiano)
    Pontos negativos: as calcadas esburacadas (Ubud e Semyniak), sem espaco para pedestres, sendo que o pouco espaco que sobra e, muita vezes, ocupado pels motos, e muito lixo espalhado em alguns lugares.
    Abc. Ju

    1. Oi Juliana, Tudo bem?
      Adorei as dicas, estou super em duvida do que visitar e pra onde ir, já que tudo que leio parece que é pega-turista (risos)…
      Se tiver mais dicas, manda aqui pra gente!!!
      Estamos indo em Agosto e super empolgados com essa primeira viagem a Bali!!!

  33. Riq, Boias e turma da VnV,
    Como sugestão, será que seria possível apagar ou colocar no paragrafo debaixo o botão “apagar” da caixa de comentários?
    Eu não sei se é só comigo, mas vira e mexe eu deleto um comentário inteirinho, por ter clicado no botão errado! (Sou loira, eu sei… mas fica aí uma sugestão eheheh).
    PS: Por favor, deletem esse comentário depois que lerem, pois não quero ficar “sujando” a página de Bali! Abs

  34. Eu ja fui pra Bali 3 vezes e estou de novo por 15 dias.

    Dicas de Bali: Fique em Seminyak. Dicas de restaurante e balada: potato head & Ku de Ta.

    Contrate um motorista e sai de KUTA. Va para Uluwatu, Dream land e por ai…

    Ubud eh uma graca e vale muito a pena visitar.

    Depois desses passeios, corra de la para uma das ilhas: Nusa Lembongan ou Gili.

    Qualquer Gili que ficar da pra ir de barco pras outras. A trawagan e a melhor porque tem mais opcao de restaurantes e etc. Nas ilhas so bike e cavalo. Da pra dar uma volta na GT de bike em 2 horas. Eh demais.

    Essas sao minhas dicas. AHHH e nao gaste todas suas rupias no aero no caminho de volta pra casa pq na saida vc tem que pagar uma taxa!

  35. Bom dia pessoal, estou programando minhas próximas férias e gostaria muito de conhecer Bali.

    Alguém poderia me ajudar com algumas dúvidas?
    - Qual seria a melhor época de ir para Bali, com preços bons e sem aglomeração de pessoas?
    - Quanto tempo necessário para aproveitar e conhecer as melhores coisas?
    - Outra dúvida é… será que alguém poderia me passar uma média de quanto se gasta ao todo?

    Muito obrigada.
    Att,
    Patricia

    1. Olá, Patricia! Bali pode ser baratíssima se você seguir dicas de mochileiros e guias como Lonely Planet. Mas tem também luxo para quem quiser. Fique pelo menos uma semana; dá para ficar um mês e não ver tudo. A época mais seca vai de abril a agosto. Para pegar menos turistas, abril a junho.

  36. Ei, pessoal,
    Estamos pensando em ir a Bali por volta do dia 10 de janeiro. Será que o clima é proibitivo? Chove muito? Há algum outro local interessante por perto?
    Obrigada!

    1. Olá, Laura! O período é sujeito a chuvas, não conte com dias secos na seqüência. Normalmente combina-se Báli com um ou dois destinos do Sudeste Asiático, como Cingapura e Tailândia. O tempo está melhor na Tailândia nesta época.

  37. Eu preciso de ajuda!!!… Estou para marcar viagem de portugal para Bali em Maio.
    Como nao gosto de chuva, amo o sol:-) tenho algum receio de apanhar 3 ou 4 dias de chuvas tropicais.
    Estou a planear ficar 2 dias em Singapura, 3 em ubud , e 4 em Ungasan no banyan tree.
    Claro que o tempo será sempre uma incerteza, mas nas Caraíbas as chuvas são mais durante a noite em época alta.
    Como nao posso ir em Junho ou Julho, gostava do máximo de informação de quem já esteve em Maio e nao so, claro!!!
    Obrigado e muitas viagens :-) ))

    1. Olá, Pipinha!

      Segundo o Weather Channel, maio recebe em média 72 mm de chuva. Nos trópicos, menos de 100 mm é um volume interessante, que só atrapalhará suas férias caso haja uma frente fria estacionada durante os seus dias balineses.

  38. Ola,

    primeira visita ao site e tenho que confessar.
    Muuuuito interessante, as dicas são muito praticas.
    Eu estava ontem conversando com meu namorado sobre viajarmos.
    Ficamos surpresos ao perceber como não e caro ir de Pequim para Jakarta.
    Dai surgiu a ideia de “porque não ao invés de ir a Jakarta ir direto a Bali?”
    Começamos a pesquisar ( eu passagens e ele hotéis), e acabei caindo aqui.
    Adorei, estamos querendo ir em final de junho ( quando acabam nossas aulas ) e ficar uma semana( pegando inicio de julho)
    Ele é muçulmano e em julho vai ter Ramadan. Quero muito ficar um pouco mais de uma semana.
    Uma coisa que tenho muita dúvida é : quanto se gasta mais ou menos em Bali???
    Nossa ideia é chegar lá com tudo pago. Esse mês pagaremos passagem , mês que vem o hotel.
    Quanto mais ou menos deveríamos levar???

    1. Olá, Julia! Bali é baratíssimo, se você quiser que seja baratíssimo. Dá para gastar os tubos, também, se você for para os hotéis tipo Aman.

      Leia e dê uns 50% de desconto:
      http://www.viajenaviagem.com/2011/03/quanto-vou-gastar-em-alimentacao/

  39. Ola!!
    Estou planejando minhas ferias para outubro desse ano.. A ideia eh passar uns dias na australia e de la seguir para bali e talvez tailandia na sequencia..
    Quanto a Bali, gostaria de dicas..
    Essa epoca eh boa?
    Provavelmente farei essa viagem sozinha.. Eh recomendavel ou nao??

    1. Olá, Lele! Não há motivos para desrecomendar uma viagem a Báli desacompanhada. Báli é interessante o ano inteiro; mesmo na época mais chuvosa a ilha vale a pena. A época seca vai de maio a setembro. Não temos conteúdo próprio sobre Báli; leia os comentários anteriores, contêm dicas de leitores.

  40. Em Dubai, como faço pra reservar um passeio no barco DHOW, pelo rio?

    1. Olá, Flávio! No seu hotel você achará panfletos de agências que providenciam isso.

  41. Vou passar minha lua-de-mel em Báli, serão 15 dias em agosto próximo. Estou fazendo muitas pesquisas, montando roteiros, lendo dezenas de blogs etc.

    Mas ainda adoro um bom e velho guia de viagens (sou fã do Lonely), quebra grandes galhos naqueles momentos em que surge uma dúvida e vc não tem acesso a internet. Até encontrei o Lonely para comprar, mas só em inglês e o meu idioma da Rainha não é dos melhores.

    Assim pergunto: alguém me indicaria um bom guia de Báli em português ou espanhol? Pode ser impresso ou .pdf (benditos smartphones).

    Desde já agradeço imensamente.

    1. Olá, Carlos! Você pode tentar o http://www.tripadvisor.com , que tem tradutor automático do Google.

      O melhor guia para o Sudeste Asiático é em inglês, http://www.travelfish.org .

      Você vai achar material sobre a Indonésia em português no blog Achados, da Dri Setti, no portal Viaje Aqui; no http://amnasianow.wordpress.com/ da Rachel Verano; e no http://www.360meridianos.com/tag/bali .

      1. Valeu, Bóia!

  42. Olá Carlos,eu tenho um excelente guia para indicar caso ainda precise,fomos para Bali início deste ano, amamos e fiz um post sobre Bali, lá tem o contato do nosso guia, foi muito bom..
    http://Www.dicasdeviagemdarege.wordpress.com
    Abraços e boa viagem
    Rege

    1. Muito obrigado, Regeane!

  43. Ola, estou pensando ir a Bali este mês de Abril durante um mês, vou sozinho , e muito tempo? como e vida nocturna de Bali? tem muitas festas? além do mais penso ir um pouco a aventura sem nada marcado…quais as sugestões? Abraco

    1. Olá, Pedro! A vida noturna se concentra no eixo Kuta-Semniak. Ubud é o lugar mais charmoso.

  44. olá! To querendo ir pra indonesia no mês que vem, ficarei 20 dias.
    Estou com uma grande duvida: vou sofrer com a quantidade de turistas por ser mês de julho?!!

    1. Olá, Manuela! Fique longe dos lugares mais freqüentados pela garotada australiana, como Kuta.

  45. Alguém teria uma indicação de hotel em Gili Trawagan?
    Obrigada!

    1. Olá, Georgia! Compartilhamos sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

      1. Obrigada, Bóia!

      2. Bóia, Gili T não é Bali, é Lombok! ;)

    2. Acabei de voltar de lá. Fiquei no Tir Na Nog, um hotel que tem um pub irlandês em anexo, lá todos os hoteis, sao tb restaurantes, bar de praia e as vezes até balada. No caso do Tir Na Nog, a balada é de quarta-feira.
      Paguei menos de U$50 a diária para 2 pessoas, quarto bom, com varanda, cofre e ar condicionado. A água quente não funcionou nenhum dia (fiquei 4 noites), mas não fez falta pq faz muito calor. A localização tb é boa, fica na rua principal. Na quarta por conta da balada vc ouve um pouco do barulho, mas nada insuportável. Alguns relatos do Trip Advisor sobre o hotel são bem reais, mas não me encomodaram como a piscina suja com óleo, eles não trocarem as toalhas todos os dias ou só limparem o quarto quando deixamos a chave na recepção. Mas pode se isso for importante para vc opção por lá nao falta, acho q se vc quiser gastar um pouco mais vai encontrar opções excelentes.

  46. Obrigada Claudia!

  47. Olá!
    Bali é especial. Estive lá agora em julho, peguei algumas dicas do RF e dos comentários e vou dar meus pitacos:

    Ubud realmente é demais! O astral, os passeios, os cafés e restaurantes… Fiquei no Cendana Resort Spa, com diária de 80usd por casal, com um bom café da manhã e uma piscina de pedra com borda infinita para o arrozal. Não é barato para os padrões de Bali, mas era altíssima temporada. Recomendo jantar no Bridges. Atendimento prá lá de especial, comida boa e natureza ao redor. Tem que reservar!
    Outros bons são o Ibu Rai, Café Lotus e, para quem quer provar o delicioso porco assado (Babi Guling) recomendo o Ibu Oka.

    O melhor de Bali está na “vibe” e no jeito de ser dos Balineses. Em lugares com muitos turistas (Kuta, Seminyak, Uluwatu) fica menos fácil de perceber este espírito.

    Para os mais descolados, recomendo uns dias em Padang Bai. Uma pequena vila de pescadores que a maioria dos turistas apenas passa para pegar o ferry para Lombok ou Gilis.
    Tudo lá por é lento, o tempo tem uma outra conotação, o ritmo da maré dita o andamento do seu dia e é possível entrar em sintonia com o povo. Praticamente não há vendedores nas ruas e ninguém vai te empurrar souvenir chinês. Destaque para duas praias: Blue Lagoon (para quem quer fazer snorkel é uma excelente pedida!) e White Sand Beach. Pequenas, limpas, com pouca gente e pouca estrutura. Comer no Ozone Café é a pedida. Boas operadoras para mergulhos de cilindro por lá! Fiquei no Bloo Lagoon – Eco Resort, que custa por volta de 100usd com café da manhã. O Spa deles é uma delícia! Esteja preparado para dormir com a brisa do mar, tomar banho em um chuveiro na rua (agua quente) e encontrar várias Geckos no seu quarto. Relaxe, você está no paraíso!

    Para quem quer levar o snorkeling mais a sério, recomendo Amed e Tulamben, mais ao norte de Padang Bai.

    Nusa Dua, Balangan, Padang Padang e Dreamland são otimas opções de praia na Península de Bukit (Pecatu/Uluwatu).

    Acho que a dica mais valiosa que recebi foi a de dividir o tempo entre locais diferentes, pois o transito realmente incomoda. Para uma viagem de 10 a 12 dias sugiro ficar em 3 locais diferentes, pois você poderá explorar mais a ilha e fazer as coisas com mais calma. Fuja do óbvio, busque a interação com os locais, tente aprender algumas palavras na língua indonésia, relaxe, faça 1 massagem por dia (no mínimo) e volte com um olhar renovado sobre a vida.

    Bali Bagus!

    1. Olá, PG! Que bacana! Obrigada!

  48. Olá Pessoal,
    Vou a Bali no mes que vem.
    Na programação reservamos 3 noites para Bali, mas já estou arrependida… depois de ler alguns comentarios acima, percebi que o melhor seriam uns 7 dias pelo, para aproveitar mesmo… porem temos ânsia de conhecer outros lugares, a acabamos tentando fazer um roteiro que cobrisse quase tudo =) Vamos a Bali, Singapura, Phuket, Bangkok, Beijing e Shanghai =)
    Voltando a Bali, alguem poderia me ajudar com um roteiro para essas 3 noites? O que não posso perder?
    No primeiro dia chegaremos lá pelas 4pm, então vamos curtir o hotel, e a praia mais proxima. Ficaremos em Seminyak, Villa Danoya Hotel. Estamos viajando em 3 amigas.
    Teremos 2 dias inteiros para dividir entre os passeios… no quarto dia, viajamos pela manha, entao só dará tempo de tomar cafe.
    Gostamos de barzinhos, restaurantes, não ligamos para praias de surfistas…
    Obrigada
    Abs
    Denise

    1. Olá, Denise! Não temos conteúdo próprio sobre Báli. Se puder, mude seu hotel para Ubud, você vai aproveitar melhor esse tempo super-exíguo.

  49. Olá gostaria de saber qual a forma mais fácil e rápida para chegar em Bali, estou querendo passar por Xangai mas nao precisa ser necessariamente na ida.
    Pela Europa é mais rapido? Qual país?
    Obrigada desde já.

    1. Olá, Bruna! Você pode ir pela Europa ou pelos Emirados.

  50. Após essa mudança do IOF do cartão. Qual a melhor forma de levar dinheiro para Bali, dólar em espécie ou sacando lá nas máquinas?

ATENÇÃO:
Antes de perguntar, veja se a dúvida já não está respondida no texto. Perguntas redundantes e comentários em maiúsculas serão apagados. Obrigado!