Você já alugou apartamento de temporada? Conte tudo!

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Apartamento em Friedrichshain, Berlim

Quando você (a) vai passar mais de cinco dias num lugar, (b) quer se sentir um pouquinho morador da cidade e (c) gosta de brincar de casinha, alugar um apartamento pode ser uma bela experiência.

O processo de achar e alugar um apartamento, porém, é bem mais trabalhoso do que o da reserva de um quarto de hotel. Por mais que a internet tenha simplificado as coisas, alugar apê ainda é um garimpo. Se você não tem paciência, melhor nem começar.

Muita gente, porém, aparece nas caixas de comentários pedindo uma dica mágica e certeira daquele apartamento bem localizado, bem mantido e administrado por uma agência honesta.

Daí pensei: bem, uma maneira de ajudar esse povo é tentar fazer um pequeno banco de dados de locações que deram certo (e também que deram errado!). Funcionaria no mínimo como um ponto de partida -- se não desse para alugar o apartamento específico (é preciso muita sorte -- ou muita antecedência -- para coincidir um apartamento indicado por alguém com as datas exatas que você tem para viajar), valeria ao menos para avalizar a agência/site.

Bora então?

Se você já alugou apartamento fora da sua cidade para passar férias, diga quando e onde. Conte se valeu a pena -- se lembrar de detalhes, tanto melhor. E se puder botar o link do apartamento seria maravilhoso.

(Depois a gente faz uma compilaçãozona organizada por cidade pra ficar mais fácil de todo mundo achar.)

Da minha parte, tem link para oito apartamentos que eu aluguei em 2008 neste post.

Leia também:

Como alugar apartamentos de temporada no exterior

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire


97 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Patsy
PatsyPermalink

Paulinha, imagino a correria! mas adorei sua dica de Roma, esto pesquisando hotel mas achando tudo caro e com cara de mofado smile acho que alugar por 5 dias será a solução! Depois volto para contar.

No Bytargentina já aluguei e indiquei para muitas pessoas, todas adoraram. Apenas um amigo meu alemão ficou com receio de pagar a taxa adm com o cartao de credito, e pediu para uma conhecida que mora em Buenos Aires ir lá na ByT pessoalmente pagar...rs.rs. Eita Europeu desconfiado, mas deu tudo certo, ele passou 15 dias e adorou,.

Bjs com saudades da turma aqui.
Patsy

Flávia Lima
Flávia LimaPermalink

Acabei de alugar um apartamento na Barra da Tijuca Rio de Janeiro com www.cariocatemporada.com.br fui muito bem atendida. Indico para todos

Eleonora
EleonoraPermalink

Aluguei em Buenos Aires pela ByT e agora, em Fortaleza.
Os apartamentos correspondiam as fotos apresentadas, no entanto, os dois pecaram por nao estarem limpos o suficiente.
Em Buenos Aires o problema foi prontamente resolvido com o envio de um empregado, e tudo deu certo.
Em Fortaleza amarguei na sujeira, sequer panos existiam, nao adiantou reclamar(Flats Fortaleza Apartamentos Mobiliados, nunca mais).

Claudio Motta
Claudio MottaPermalink

Acabei de voltar de NY, onde aluguei um apartamento por 8 dias. Excelente experiência. Houve comunicação clara o tempo todo com os responsáveis pelo aluguel. Fiz pelo site www.lodgis.com. O ap fica no East Village, bairro descolado e cheio de bares e restaurantes muito legais. Longe da muvuca!!! Eles tem diversas opções. Depois que vc paga uma taxa de reserva eles te dão o contato do dono do ap, mas deixam claro que qualquer dificuldade podemos entrar novamente em contato. Além da taxa de reserva, tive que pagar o depósito de segurança no valor de U$500, que é restituído após check out. Eram 2 quartos e todo equipado. Se alguém desejar pular a etapa da lodgis, procure pelo site do toshi apartments, mas não sei se haveria a mesma garantia da operação realizada pela lodgis, apesar de acreditar que sim. Bom, é isso. Se fosse passar mais de 5 dias em NY, não teria dúvida e faria o mesmo caminho novamente.

Abraços.

Alexandre Chagas
Alexandre ChagasPermalink

Conheci um apto otimo e, Buenos Aires, na Recoleta, ao lado de supermercados e restaurantes.
O contato foi através do Homelidays, e o site do apto é www.livingrecoleta.com, o apto é maravilhoso, e proprietario, uma Italina nota dez e o contato em Buenos aires, foi muito bom.

Andrea Freitas
Andrea FreitasPermalink

Aluguei um apartamento na Recoleta em Buenos Aires mês passado pela ByT Argentina. O apartamento era muito bem localizado, a duas quadras do cemitério, tinha supermercado, padaria, tudo perto. Tinha porteiro, elevador e o AP era exatemente igual às fotos do site. Tivemos somente um problema sério na saída, quando a proprietária foi receber o AP. Ela "achou" uma manchinha que parecia ser de tinta azul numa fronha e disse que teria que nos cobrar pela mancha. A gente via que a mancha era já lavada, como como argumentar??? Ela era irredutível!!!! Bem, no fim nos cobrou 100 dolares pq disse que tinha que comprar o jogo de cama completo!!! Ficamos indignados!!!!! O pior foi que quando descemos nosso taxista ja nos esperava e o porteiro disse a ele que a proprietária devia estar procurando alguma manchinha lá... ou seja ela deve sempre dar o golpe da mancha!!!!
Resumindo: acho que vale a pena alugar o AP si. Ele é otimo e o preço compensa, mas deixo a dica pra todos: ao chegar faça como a proprietaria faz na saida: olhe tudo, confira se todos os aprelhos eletricos estão funcionado, inspecione as roupas de cama!!!

Mariana Takano
Mariana TakanoPermalink

Andrea, bom dia!

Estive lendo o seu comentário aqui no site e também estou olhando um apart para alugar pela ByT Argentina.
Gostaria de saber como funciona o "depósito" que o site indica que deve ser realizado e que será devolvido na saída.
Você fez esse depósito previamente ou só teve que pagar os 100 dólares na saída?!

Andrea Battoni
Andrea BattoniPermalink

Mariana, não sou a Andrea aí de cima mas posso responder.
O depósito funciona como a nossa caução aqui no Brasil, ou seja, é a garantia do proprietário de que tudo estará na mais perfeita ordem na devolução do apto após a sua estadia.
Geralmente, separo o $ em dois envelopes distintos um para o pagamento e outro para o depósito, que será devolvido. Para minha segurança, faço cópia de todas as notas e peço para a pessoa conferir e assinar. Exagero? Pode ser, mas evito problemas com notas falsas... wink
Além disso faço a checagem de quase tudo na chegada, como sugeriu minha xará aí em cima.
Na última vez, o registro do chuveiro havia sido quebrado pelo inquilino anterior e a proprietária só tomou conhecimento na minha checagem prévia.
Minha regra básica é me ater a verificação de chuveiros e equipamentos: TV, microondas, geladeira, ferro de passar,etc.
Alguns proprietários também podem pedir que vc assine um inventário onde constam todos os objetos, móveis e equipamentos com seus respectivos valores, caso seja necessário a reposição.
Mas em geral, isso só acontece com apartamentos mais sofisticados.
Sempre alugo apartamentos quando viajo e continuo com a opinião de que é a melhor maneira de vc mergulhar de verdade no cotidiano e na cultura do país. smile

joyce
joycePermalink

Gente, preciso da ajuda de vcs. Tenho lido aqui que há uns meses atras parte do bairro da Recoleta estava em obras. Quero alugar um apartamento para 4 pessoas para o período de natal/ano novo e estou entre dois.
O primeiro, que gostei mais, fica na Vicente Lopez y Azcuenaga pela waytobaway.

O segundo, pela byt fica na POsadas y Callao IV.

Próximo ao cemitério ainda está em obras, será que é deserto à noite?

Sílvia Oliveira
Sílvia OliveiraPermalink

Joyce, estive no começo de setembro/2011 em Buenos Aires. Fiquei 10 dias hospedada na Recoleta, na Callao esquina com Posadas. Não vi nada em obras, pelo menos nada que me chamasse a atenção. Circulei bastante à noite por ali. É boa a movimentação, nada deserto. Na frente do cemitério tem cafés, restaurantes e sorveterias. Tudo tranquilo e agradável! E como disse o Felipe, o bairro é grande, com muitas opções fora do circuito pracinha-cemitério-alvear. Abraços!

Andrea Battoni
Andrea BattoniPermalink

Joyce, estive semana passada em Buenos Aires e diria que a quadra em frente ao cemitério (Junin esquina Vicente Lopez) está em obras sim! O antigo Village Recoleta foi totalmente reformado e agora se chama Recoleta Mall, sua inauguração estava prevista para a última quarta-feira 28/09. As obras de finalização estavam a todo vapor...
E mais: o Dazzler Recoleta e o Urban Hotel estão com obras nos dois terrenos vizinhos. Na semana passada, duas máquinas de terraplenagem estavam trabalhando o dia todo.
Reforço a dica da Joyce e do Felipe lembrando que a Recoleta é muito mais que essa área! wink

douglas
douglasPermalink

não há obras na recoleta, continua intacta.

Felipe Henrique Gavioli

Joyce,
Estive em BA semana passada, pela Recoleta estava tudo tranquilo. Existem algumas obras no shopping em frente ao cemitério, inclusive abriu uma livraria ótima, fazia 2 dias.
Existem algumas construções que estão em obras, mas nada que altere a rotina do bairro.
Aliás, deixo a recomendação para todos, a Recoleta não é só aquele pedacinho do cemitério, recomendo que fuja dali para qualquer refeição, exceto um café ou coisas assim. O bairro oferece bem mais que aquele pedaço manjadíssimo.
Abs

Fábio
FábioPermalink

Estive lá há 10 dias e o que vi em manutenção por ali foi somente o centro comercial da Recoleta (um pequeno shopping que existe no bairro) totalmente em obras - se não me engano, só o cinema tá funcionando lá dentro, não tenho certeza. A área externa tbém está desocupada, com uma lojinha ou outra funcionando. O resto, os restaurantes, cafés, Plaza Intendente Alvear, cemitério, o La Biela, tudo normal, funcionando a pleno vapor.

Raquel
RaquelPermalink

Oi Joyce,
Estive agora set/11 em BAires. Fiquei no Urban Recoleta(Junin,1727).
Enfrente ao cemiterio. Achei tranquilo para andar a noite.
Não vi muitas obras.
Raquel

carla
carlaPermalink

O recoleta mall inaugurou essa semana.

Aproveitando gostaria de saber se alguem tem dicas pro ano novo em buenos aires ?

abs

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carla! O Comandante fez uma enquete algum tempo atrás sobre Ano Novo em Buenos Aires. Explore a caixa de comentários; você vai achar boas dicas smile
Em breve ele vai subir um post com relatos dos leitores sobre festas de Ano Novo no mundo todo. É possível que apareçam novas sugestões também! Fique de olho!

http://www.viajenaviagem.com/2009/11/voce-ja-passou-o-reveillon-em-buenos-aires-conte-como-foi/

Joyce
JoycePermalink

Obrigado à todos pelas dicas.

Katarine Keit Faria
Katarine Keit FariaPermalink

Alugamos um apartamento em Paris, na Rue Saint Jacques, perto da Sorbonne, no Quartier Latin. O apt é lindo, novo e super bem decorado. Dá para até 5 pessoas. O bom é que alugamos diretamente com o proprietário, sem agências, e tudo pelo site dele: http://www.chezmick.com/
Recomendo muito. Tem foto dos apartamentos no site. Processo simples, atendimento personalizado, pelo próprio dono, sem burocracias, e vivendo uma experiência realmente parisiense.

Narjara
NarjaraPermalink

Olá a todos!!

Alguém teve experiencia de alugar algum lugarzinho em Atenas?

Obrigada!!

Parabéns pelo blog aos autores e a todos que colaboram com suas dicas/comentarios!!

Abs,

Hosana
HosanaPermalink

Aluguei em janeiro desse ano um em Florianópolis na praia dos Ingleses pelo www.aluguetemporada.com.br e deu tudo certo.
Tb aluguei em Nova York em abril desse ano e foi excelente www.mivar-suites.com .
Agora aluguei um para janeiro em Búzios que tem serviço de quarto. Parece bem legal e super central, quando voltar conto como foi.

Marcelo Jesus
Marcelo JesusPermalink

Acabei de alugar uma casa em Orlando - EUA, por dez dias, agora em janeiro. Fiz tudo pela internet, pelo site http://www.magicalmemories.com/ dá para ver a casa de acordo com a disponibilidade informada.

Fiquei em um condomínio fechado em Kissimmee, chamado Emerald Island, recomendo muito.

Estava em um grupo de 8 pessoas, a casa tinha quatro quartos, duas suítes de casal e dois quartos com duas camas de solteiro em cada uma e um banheiro social. Havia um tv de lcd em cada um dos quartos e uma lcd de 52 polegadas na sala com dvd, todas as tvs com sinal a cabo. Rede de internet sem fio de alta velocidade muito boa e telefone com chamadas locais ilimitadas.

Área de serviço completa com lavadora e secadora de roupas, mesa de pebolim para crianças.

Piscina coberta privativa com hidromassagem e água aquecida (o aquecimento cobrado a parte - 35 dólares por dia).

Cozinha americana muito bem equipada, com forno convencional, microondas, fogão, lava-louças gigantesca, vários utensílios de cozinha e louças e copos. Havia até mesmo taças para champanhe!

O condomínio tinha guarita e segurança 24hs, um restaurante bar do condomínio ( o Tikal, bem legalzinho), piscina, quadra de tênis, quadra de basquete, vôlei de praia, pista para corrida/caminhada que passava por dentro de uma mata. No condomínio era possível pegar equipamentos esportivos emprestados (bolas de tênis, requetes, bolas de basquete, etc.)

Aluguel da casa no valor de 130 dólares por dia mais uma taxa local de 8%, se não me engano, no final das contas deu uns 140 dólares a diária da casa.

O pagamento é feito com cartão de crédito através de uma autorização encaminhada por e-mail, preenchida, escaneada e reenviada.

O atendimento é meio "self-service", você recebe um e-mail com o recibo (invoice), com o endereço onde você apanha as chaves da casa, com a indicação de que se você chegar fora do horário comercial haverá um cofre eletrônico no local, o qual você deverá abrir com o código que acompanha o e-mail, daí você apanha um envelope com o seu nome onde estão as chaves e as indicações para se chegar ao condomínio. No momento da devolução você passa no mesmo escritório e devolve as chaves, com a indicação de que se for fora do horário do expediente é só jogar as chaves em uma caixa "drop-down" e ir embora.

Não há vistoria de entrada nem de saída, é informado que se houver alguma avaria no imóvel será debitada no cartão de crédito que você utilizou para reservar.

Os condomínios para aluguel são, em regra, em Kissimmee, que é bastante próximo dos parques da Disney.

Não tive problema algum com a locação e repetiria a dose.

Renata Linhares
Renata LinharesPermalink

Pessoal, aluguei apartamento com a Marcia da www.skycityapts.com. Aluguei um de 3 quartos e um de 1 quarto. Das duas vezes fiquei no mesmo prédio (560w 43rd street). A vista do rio Hudson é muito bonita e a relação custo benefício é muito boa.

Carlos Souza
Carlos SouzaPermalink

Aluguei pela homeliday.com em Aix-en-Provence e Paris. Eram ótimos apartamentos, extremamente bem localizados e confortáveis. Paguei bem mais barato que hotel. negociação direta com o proprietário. No site vc publica seus comentários e o proprietário também te avalia. Em Buenos Aires, aluguei tres vezes pela BYT. Apartamentos, bons e baratos na Recoleta ( US 360 a 400 a semana), tal como mostrado no site.