Você já alugou apartamento de temporada? Conte tudo!

Apartamento em Friedrichshain, Berlim

Quando você (a) vai passar mais de cinco dias num lugar, (b) quer se sentir um pouquinho morador da cidade e (c) gosta de brincar de casinha, alugar um apartamento pode ser uma bela experiência.

O processo de achar e alugar um apartamento, porém, é bem mais trabalhoso do que o da reserva de um quarto de hotel. Por mais que a internet tenha simplificado as coisas, alugar apê ainda é um garimpo. Se você não tem paciência, melhor nem começar.

Muita gente, porém, aparece nas caixas de comentários pedindo uma dica mágica e certeira daquele apartamento bem localizado, bem mantido e administrado por uma agência honesta.

Daí pensei: bem, uma maneira de ajudar esse povo é tentar fazer um pequeno banco de dados de locações que deram certo (e também que deram errado!). Funcionaria no mínimo como um ponto de partida — se não desse para alugar o apartamento específico (é preciso muita sorte — ou muita antecedência — para coincidir um apartamento indicado por alguém com as datas exatas que você tem para viajar), valeria ao menos para avalizar a agência/site.

Bora então?

Se você já alugou apartamento fora da sua cidade para passar férias, diga quando e onde. Conte se valeu a pena — se lembrar de detalhes, tanto melhor. E se puder botar o link do apartamento seria maravilhoso.

(Depois a gente faz uma compilaçãozona organizada por cidade pra ficar mais fácil de todo mundo achar.)

Da minha parte, tem link para oito apartamentos que eu aluguei em 2008 neste post.

Leia também:

Como alugar apartamentos de temporada no exterior

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


97 comentários

Aluguei 3 vezes em Buenos Aires, sempre com a http://www.bytargentina.com, mas faz algum tempo, então, não sei como estão. A imobiliária sempre foi muito correta e o problema mais grave que aconteceu foi algum desencontro na chegada, mas isso foi causado também por atraso no meu voo.

O primeiro, em 2008, foi esse, para 3 pessoas: https://www.bytargentina.com/re/propview.php?&ano_ing=&dia_ing=&mes_ing=&ano_sal=&dia_sal=&mes_sal=&apartmentclose=&view=1697.

Também em 2008, aluguei esse, para 2 pessoas: https://www.bytargentina.com/re/propview.php?&ano_ing=&dia_ing=&mes_ing=&ano_sal=&dia_sal=&mes_sal=&apartmentclose=&view=1569

Em 2009, fiquei nesse, para 1 pessoa: https://www.bytargentina.com/re/propview.php?&ano_ing=2011&dia_ing=14&mes_ing=09&ano_sal=2011&dia_sal=24&mes_sal=09&apartmentclose=&view=1651

Todos esses apartamentos são simples e, principalmente os dois primeiros, têm uma decoração bem antiguinha e sem graça, mas são (ou eram, quando estive lá) bem equipados e limpos. O melhor de tudo é mesmo a localização excelente dos três. Achei o custo x benefício muito bom, pois consegui me hospedar com conforto razoável em localizações onde teria de pagar muito mais por um quarto de hotel.

Na primeira vez que vim a Paris era um ensaio pra essa minha temporada definitiva, então, preferi alugar um apto pra já ir sentindo o gostinho de ser uma moradora. Tinha lido várias opções em blogs, mas todas eram muito caras e ainda havia a comissão da agência. Então, fuçando acabei conhecendo o Homelidays (www.homelidays.com). É um site onde há diversas ofertas de aptos para curtas ou longas temporadas, não só em Paris mas também em outras cidades francesas (e até de outros países). A negociação é feita diretamente entre vc e o dono do apto, sem a cobrança de taxas nem nada. Vc não paga nada ao site.
Porém, como não há agências imobiliárias, e vc vai negociar sozinho, então, tem que redobrar o cuidado:

1) Leia todas as informações com atenção e veja se o apto tem fotos e, de preferência, mais do que duas. É óbvio que não dá pra alugar nada sem ao menos uma foto. Dar tiro no escuro já é ruim no Brasil, imagine então no exterior. E o prejuízo é em euros.

2) No site vc pode ver a nacionalidade e avalição das pessoas que já alugaram aquele imóvel. Portanto, verifique se o apto que te interessou tem avaliações positivas e em grande quantidade. E, se possível, leia todas.

3) Veja o email ou até telefone do dono do apto. Veja tb se ele fala inglês ou espanhol. Se falar só francês, tente arrumar alguém para servir de intérprete. Mal entendidos em relação a detalhes causam o dobro de dor de cabeça em um idioma estranho.

4)Muitos proprietários preferem que vc dê uma parte ainda no Brasil. Outros preferem que vc pague tudo. Uma vez que vc tenha depositado (ou enviado) a quantia combinada, ele te envia o contrato de aluguel (alguns por email) para que vc tenha uma garantia do negócio e até um comprovante pra mostrar para a imigração. Mas guarde todos os papeis comprovando o depósito ou envio do dinheiro. E se ele demorar a enviar o contrato, cobre. Alguns proprietários pedem também uma quantia como caução, que te devolvem quando vc devolve as chaves.

5)Veja se a limpeza está no preço, se é a parte ou se vc que tem que se virar. Se o apto não estiver limpo, o dono pode descontar do seu caução. Ele desconta tb para coisas quebradas…

Bom, Rick, isso foi o que me lembrei. Mas vc deve ter muito mais a acrescentar. Outro site parecido com o Homelidays é o Abritel (www.abritel.fr). Nunca aluguei com eles, mas tenho amigos que alugaram e gostaram muito….

Já aluguei 2 apts no Rio também pelo site http://www.aluguetemporada.com.br. O 1º, em janeiro de 2010, localizado na Visconde de Pirajá 318, tinha 1 quarto, sala, cozinha, área de serviço. ar condicionado. Apt grande, bom, de fundos, limpo. Confesso que ao chegar, fiquei receosa: o prédio tinha vários apts por andar. Bobagem. Super família, porteiro 24 horas.
A 2ª vez foi em janeiro. Optei por um apt também na Visconde de Pirajá 585, quase no Leblon. De aparência mais feminina, mais arrumadinho, mas menor que o 1º e não tão limpo: 1 quarto, sala, cozinha, sem área de serviço, ar condicionado. Apenas, bonitinho. Mas nos dois casos, as transações foram diretas com os proprietários, sem qualquer problema, profissionais.

Aluguei em Buenos Aires pela ByTArgentina https://www.bytargentina.com/re/apartments.php
Foi tão bom. O proprietário era uma simpatia, deu vários mimos como pao, queijo, vinho, biscoitos…

E em Roma aluguei via booking.com no https://www.bolloapartments.com/eng/home.htm Não sabia direito o que esperar já que é um predio pequeno apenas com apartamentos para alugar. Era um apartamento, tipo studio, pequeno mas com tudo. Foi uma excelente escolha! Entrei agora no site e vi que tem apartamentos com cozinha compartilhada (!) mas no meu não era assim nao. Era só minha!
A localização é fantástica.

Eu aluguei apto em Buenos Aires em duas ocasiões. Utilizei os serviços da Byt Argentina e recomendo. O processo foi tranquilo e cumpriram com tudo o que foi acertado.

Na primeira vez, em 2008, aluguei um apto na Vicente Lopez, quase esquina com Junin, na Recoleta. Apesar das fotos no site, a gente nunca sabe como realmente é o imóvel até chegar ao local. Neste caso, o apto era até melhor do que aparentava nas fotos. Apesar de estar em uma área muito movimentada da Recoleta, o apto era no 9o andar e de fundos e praticamente não ouvimos o barulho das ruas. Tudo estava perfeito, bem conservado e funcionando. Ah, e tinha um item essencial pra mim: internet wifi. Segue o link para a página:
https://www.bytargentina.com/re/propview.php?view=1487

Voltei a BsAs no ano passado e aluguei novamente com a Byt. Desta vez, tive mais dificuldade para encontrar em apto, pois precisa de 2 quartos, um com cama de casal e outro com camas separadas. Fiquei novamente na Recoleta, porém em um ponto menos turístico e mais residencial, na Junin esquina com Juncal. O prédio era bacana, dois elevadores, porteiro 24 horas, silencioso, com internet wifi, mas o apto deixou a desejar no quesito conservação. A proprietária do apto esteve presente na chegada e na partida para entrega das chaves e foi muito simpática conosco. Segue o link para a página: https://www.bytargentina.com/re/propview.php?view=4151

Aluguei um studio em Paris, situado no Marais, pelo site https://www.homelidays.com (a referência do ap é n° 205736). Estou indo agora no dia 1° de abril. Vou pagar 500 Euros por uma semana.O prédio possui elevador.O studio oferece: telefone com ligações gratuitas para telefones fixos no Brasil – importantíssimo já que estou deixando meu filho de 4 anos aqui- cozinha com microondas,forno, cafeteira, placas elétricas,geladeira com freezer, ainda: computador, internet, máquina de lavar roupa,aquecimento, ar-condicionado. Estou ansiosa pois é a primeira vez que alugo um ap no exterior e pela internet, direto com o proprietário, sem a intermediação de uma empresa. A homelidays oferece inúmeras opções, selecionei uns 20, consegui reduzir a lista a cinco.Excluí os apartamentos sem apreciações, sem elevador, sem telefone ou internet.Fiz contato com os proprietários por meio de e-mail. Todos responderam rapidamente, esclareceram as dúvidas, foram muito atenciosos e gentis. Depositei um sinal de 100 euros através do Western Union. Alguns exigem uma caução na chegada, que é devolvida na saída se o ap. estiver em ordem. No meu caso, não será exigido. Após o depósito o proprietário me enviou o contrato por e-mail, contendo meus dados e as informações relativas a locação. Tudo muito claro.Na volta conto a vocês se deu tudo certo.

    Isabel li o seu comentário e como estou indo para Paris em setembro gostaria que, no seu retorno, me informasse se este studio foi bom e se tem todos os equipamentos necessários.
    e agradeço e quando estiver e Paris em setembro e precisares de alguma coisa, estou a disposição.
    Obs.:sempre fico em Pars em hotéis e será a 1ª vez em aptº.
    Beijos

    Graça,

    Voltei pra contar que deu tudo certo com o aluguel do apartamento. Excelente localização, 2 quadras atrás do Hotel de Ville, 2 quadras do Sena,Ile st. Louis, vários restaurantes na frente do prédio,boulangerie na esquina, próximo à estação do metrô Hotel de ville. O apartamento estava limpo, janela anti-ruído que funcionava muito bem. Mas nem foi necessário pois dormíamos com a janela aberta.Havia um armário com cabides e prateleiras suficientes para nós. A cozinha oferecia vários utensílios, mas os que mais usamos foram a cafeteira e o microondas. Das 2 placas elétricas, uma não funcionava. Mas também não sentimos necessidade. Tinha lavadora de roupa que não usamos.A internet funcionou muito bem , tanto ADSL como wi-fi.Levamos um netbook, mas o apartamento tinha computador. Fiz ligações diárias gratuitas para o Brasil, mas tinha um telefone fixo para o qual não conseguia ligação de jeito algum. Apesar de eu ser meio problemática com colchões e estar apreensiva com o sofá-cama, não tive problemas. Acho que chegava tão cansada que seria capaz de dormir em qualquer lugar. O Ruben é um rapaz muito educado, mora com os pais e a irmã no andar de cima. A única coisa é que faltou combinar melhor a nossa chegada. Ele falou que estaria lá para nos receber. MAs quando chegamos não havia interfone para os apartamentos. Era necessário digitar um código pra poder entrar no prédio e aí sim havia um interfone.Então ligamos para o celular dele, depois de uns 10-15 minutos conseguimos falar com ele pelo celular. Como nosso voo era apenas às 10 da noite já tinha perguntado da possibilidade de fazermos o check-out mais tarde. Quando chegamos ele falou que, como ninguém havia alugado o ap para a data da nossa saída, poderíamos sair mais tarde. No entanto, uma noite antes do nosso retorno ele veio nos avisar que teríamos que deixar o apartamento às 11:00h, pois tinha conseguido alugar o ap, mas que poderíamos deixar as malas na casa dele. Isso atrapalhou um pouco nossos planos pois ainda queríamos comprar algumas coisas e fazer as malas com calma.
    Resumindo: ficaria novamente neste apartamento, embora numa próxima vez prefira ficar num bairro diferente pra explorar melhor outras regiões da cidade.

    Isabel, fiquei super feliz que deu tudo certo na tua viagem.Estava realmente aguardando noticias do ap e pelo que tu contas foi o que esperavas.Neste momento já estou passando um email reservando-o para mim.
    Estarei em Paris para um curso na Sorbonne ou Aliança Francesa.Ainda estou decidindo o que é melhor em termos de aprimorar meu frances.Logo mandarei noticias da minha escolha.
    Beijos e obrigada.

Muito valioso esse post, vou guardar com carinho! Em 2009 fiquei em Buenos Aires num apto com 1 quarto (cama de casal) e um sofá-cama de casal (tipo futon). A cozinha era pequena mas funcional, mas não tinha microondas (e o fogão era bem velhinho, mas nem usei). Tinha free wi-fi e ficava super bem localizado, na meiuca da Recoleta. A rua não era das mais agitadas, mas rolava um barulhinho. Como aqui em casa é muito pior, neeem liguei 😀 Encontrei o mesmo apto em outros 2 sites de busca de Bs As, mas esse foi o que me ofereceu preço mais barato (U$325/semana+limpeza). No dia da chegada o proprietário (gente boa) e um representante da empresa estavam nos esperando, acertamos o pagamento, recebemos as chaves e partimos para a alegria!!! Acho que vale muito a pena ter a experiência de “moro aqui nessa cidade”, fazer um mercadinho especial, dar um alô pros porteiros…Minha meta agora é repetir a experiência sempre quando possível!
Segue link do apê: https://www.bairesapartments.com/apartamentos-buenos-aires-arenales-and-rodriguez-pena-ii-792.html

bjs

Também já usei o http://www.aluguetemporada.com.br, mas para alugar casa em Bùzios. Deu tudo certo porque visitei a casa antes. Mas é só um site de anúncios, você negocia diretamente com o proprietário, não com a empresa que gerencia o site. A vantagem é que tem muitas fotos e muita variedade.

BARCELONA : https://www.friendlyrentals.com/en/apartments/barcelona/apartment-3254-1.htm

Aluguei esse apto super fofo, do lado das Ramblas, muitissimo limpo e bem equipado, com tudo novinho… muito legal. A localização é ótima, tem mercadinhos proximos, restaurantes. Além disso a agência super honesta, estava me esperando na porta quando cheguei e resolveu inclusive um problema com a maquina de lavar, que EU quebrei. Mandaram uma pessoa ir lá resolver e me cobraram apenas 20 euros. A experiencia fói ótima, super recomendo !!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito