Bruxelas: pit-stop esperto entre Paris e Amsterdã

Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Bruxelas

Em uma viagem de trem entre Paris e Amsterdã, incluir Bruxelas como pit-stop é uma maneira esperta de fazer do trajeto um novo passeio. Divida as quatro horas de trajeto em primeiro e segundo tempo, e aproveite uma tarde com Tintin e moules-frites.

Manequinho, BruxelasComo escolher os trens

O trecho Paris-Bruxelas é o mais curto; leva um pouco menos de uma hora e meia. Escolha um horário que permita aproveitar bem o dia (programar a saída de Paris para até 9 da manhã é uma boa idéia). A viagem é feita no trem de alta velocidade Thalys, com assentos marcados automaticamente. Compre com antecedência de 60 dias em voyages-sncf.com (Thalys ou InterCity) ou thalys.com (só Thalys).

O trecho Bruxelas-Amsterdã pode ser feito em trens Thalys ou InterCity. No Thalys a viagem leva por volta de duas horas, com horário marcado e reserva automática de assentos. No InterCity, a duração se estende para quase três horas. A vantagem, nesse caso, é não ter hora marcada para embarcar, caso dê vontade de encurtar ou esticar o passeio. A pegadinha é que, caso não haja assentos disponíveis, vai-se em pé.

No sentido inverso o pit-stop também funciona. Programe a saída de Amsterdã para 7 ou 8 horas da manhã, de acordo com o trem escolhido. O trecho Bruxelas-Paris será feito em Thalys, com horário e assento marcados.

Compre o trecho Amsterdã-Bruxelas no thalys.com ou ns-hispeed.nl (para viajar no Thalys, com antecedência para pegar desconto) ou no ns-hispeed.nl ou na estação (para InterCity); compre o trecho Amsterdã-Bruxelas no thalys.com (com antecedência).

Onde guardar a bagagem

Uma das razões para se recomendar o pit-stop em Bruxelas são os maleiros automáticos da estação de trem Bruxelles-Midi, também chamada de Brussel-Zuid, em flamengo.

Maleiro, estação Midi/Zuid, Bruxelas

Os maleiros têm tamanhos variados, instruções em Português (de Portugal), e os maiores são grandes o suficiente para guardar bagagens tamanho “tour pela Europa” (lembrando que recomendamos levar para tours pela Europa malas de tamanho M, que se encaixam sem problemas também nos bagageiros dos trens).

Maleiro, estação Midi/Zuid, Bruxelas

São 4 euros pelo uso do armário por 24 horas. Leve moedinhas e guarde o ticket.

Ticket do maleiro, estação Midi/Zuid, Bruxelas

Outra opção é deixar a bagagem em um guarda-volumes operado por funcionários, com o valor de 4 euros por peça.

Bruxelas

O que fazer

Programe de quatro a seis horas para o passeio. (O recomendável são seis horas.) De Bruxelles-Midi, pegueo trem local para Bruxelles-Central (a sua passagem dá direito). Da estação central, saia em busca do Manequinho, deslumbre-se com a Grand-Place, e pare em uma das ruas laterais para uma infalível caçarola de mexilhões com batatas fritas -- moules-frites para os íntimos.

Bruxelas

Para o brinde, uma Leffe, uma Duvel, uma Delirium Tremens...

Centre Belge de la Bande Dessinée, Bruxelas

Fãs de quadrinhos vão gostar de visitar Smurfs e Tintin no Centre Belge de la Bande Dessinée e de reconhecer o jovem repórter dos gibis pelas ruas (pegue um mapa com a rota do Tintin nos postos de informação turística).

Tintin, Bruxelas

De lembrança, não esqueça dos chocolatinhos.

Grand-Place, Bruxelas

Posso trocar o pit-stop para Bruges?

leffePode, mas dá mais trabalho. Recomendamos deixar a bagagem em Bruxelas, na estação Midi/Zuid, de qualquer forma. O trecho Bruxelas-Bruges deve ser feito duas vezes e leva uma hora em trem regional. A passagem pode ser comprada na hora (há descontos para ida e volta no mesmo dia).

É possível também fazer a rota Paris-Bruxelas-Bruges-Antuérpia-Amsterdã (ou vice-versa), que dispensa a dupla viagem entre Bruxelas e Bruges. O problema é que para fazer essa rota você precisaria guardar a mala em Bruges, e os maleiros da estação são poucos e pequenos.

Leia também:

Um pulinho em Bruges

Guia de Paris

Guia de Amsterdã

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email

372 comentários

Tauana
TauanaPermalinkResponder

Olá, Mariana. Adorei seu post, bem explicativo! Vou viajar agora em fevereiro e pretendo comprar essa passagem Amsterdam-Bruxelas para o dia 25. Está em cima da hora para descontos, mas encontrei um trem da Thalys que sai às 7:17 da estação em promoção. O problema é que não sei se tem transporte público nesse horário (para ir do hotel à estação) e quero tentar economizar com Táxis. Vi que você recomenda exatamente esse horário de partida. Que horas começa o transporte público por lá? Agradeço imensamente qqr ajuda

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tauana! Use a ferramenta do transporte público da Holanda:

http://9292.nl/en

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Oi Bóia!!! Bem, gostaria muito por favor que você me esclarecesse 3 dúvidas que tenho, pois é a minha primeira viagem à Europa, mas prometo que não vou fazer perguntas difíceis ... rs rs.
Pretendo conhecer Paris, Londres, Amsterdam e Bruxelas. Minha dúvida é: todos esses trechos são melhores feitos de trem? E também, baseado no fato que tenho uma expectativa maior sobre Londres e Paris, você acharia melhor eu deixar essas 2 cidades por último? E a última, eu prometo ... rs rs, é sobre a cidade de Bruxelas que vocês não mencionaram no post sobre quantos dias ficar em cada cidade. Amsterdam vocês recomendam 3 dias inteiros mas e Bruxelas? O mesmo, mais ou menos que 3 dias inteiros? Desde já agradeço infinitamente ... sou super fã de vocês!!!
Beijos smile

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! Paris e Londres merecem, ao menos 4 dias inteiros. Dê uma olhada em: http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar
As cidades que você pretende visitar são fáceis de ir de trem. Principalmente a paradinha em Bruxelas entre Amsterdã e Paris, como você viu neste post. Vale ler este post também - http://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-trem-na-europa/

santiago
santiagoPermalinkResponder

no saite da thalys.com e possivel comprar com cartao internacional emitido aqui no brasil e tranquilo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Santiago! Sim! Você pode usar o PayPal também.

Willians Marques

Olá pessoal, como sempre me guio com as ótimas dicas do vnv, vou deixar aqui também alguns comentários sobre esse trecho que acabei de comprar as passagens... vou fazer amsterda paris, mas com 1 noite em bruges...

Como gosto de me organizar, preferi já comprar tudo antes, e assim fui de Thalys.

Tem uma pegadinha no site que pode te fazer gastar mais, e demorei até descobrir rs... se vc cotar as passagens pela home, ela te mostra um preço. Hoje por ex, o trecho Amsterda - Bruges está por EU52.00 na segunda classe.

Você vai então no menu em Deals and Fares, e clica em Economy Tickets!!! Ele então abre a mesma busca, mas agora já mostra uma opção economica de EU36.00 em alguns horários!

Detalhe, a antecedencia é importante, hoje dia 16/02 comprei a passagem para 16/05, ou seja, 90 dias de antecedencia!

Uma outra coisa que me fez pesquisar bastante é as conexões e o tal do ABS ( Any Belgican Station )... funciona assim, vc marca essa opção no menu e na página seguinte, vc digita a estação que vai chegar ou partir. Ele então adiciona um pequeno valor que é mais barato do que comprar separado.

Então se comprar Amsterda -> Bruxelas, sairia EU29.00 e mais Bruxelas -> Bruges eu gastaria mais uns EU15.00.. daria então EU44.00... se vc comprar nessa opção ABS, a passagem sai por EU36.00 smile smile smile

Na opção de pagamento, vc escolhe imprimir os tickets e eles geram o PDF.

Depois, vc digita o cartão e aceita normal, no meu caso que é BB e Bradesco, ele vai para o site do banco para vc digitar sua senha, essa é uma autenticação de segurança nova que alguns bancos estão implementando ( chama-se 3d security ).. então não se assuste se ele pedir sua senha de acesso ao banco.. é para verificar se o cartão não é clonado..

Bom, acho que por enquanto é isso pessoal!

Diógenes
DiógenesPermalinkResponder

Boa dica, Willians Marques. Tava fazendo essa busca no site e só encontrava valores altos.

Renata
RenataPermalinkResponder

Olá,
preciso de uma ajuda. Vou chegar em Bruxellas partindo de Londres no fim de março pela Eurostar. Sei que vou chegar na Estação Brussels Midi mas o meu hotel fica perto da estação Central. Vi em um site que o meu bilhete de trem dá direito a pegar o trem regional da estação Midi para a Central. Mas também li que meu bilhete dá direito a fazer o trajeto Bruxelas - Bruges no período de 24 horas. Isso é verdade? Pretendo ir a Bruges no dia seguinte da minha chegada a Bruxelas. Vale a pena então não gastar o bilhete com o trajeto Midi-Central e usá-lo para ir a Bruges?
Obrigada pela ajuda!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! A ida está incluída, a volta não: o bilhete só permite andar numa direção. Será uma economia de uns 13 a 15 euros. Acredito que será mais interessante chegar e se instalar em Bruxelas do que chegar cansada e tarde em Bruges.

Marina C.
Marina C.PermalinkResponder

Bóia,
estou numa situação parecida da Renata. Estou fazendo o trajeto Londres/Bruxelas na próxima semana. Pelo que entendi uso o mesmo bilhete para fazer o trajeto Midi/Central, certo? Você sabe me dizer se tenho que trocar de trem para esse trecho?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marina! Sim, você troca de trem. Sim, o bilhete dá direito, como já respondemos inúmeras vezes antes.

Renata
RenataPermalinkResponder

Olá,
quero fazer o trajeto Bruxelas-Bruges e vi que os trens saem da estação Bruxelas Midi. Pelo site da Rail Europe só aparece a opção de Train Eurocites. Tem alguma diferença de viajar por essa companhia ou pela Thalys? As duas saem da estação Midi? Meu hotel fica em frente a estação Central. Como tenho que fazer? Ir para estação central e pegar um trem para estação Midi? O meu bilhete Bruxelas-Bruges dá direito a fazer esse percurso Midi-Central?
Esse trajeto Midi-Central posso comprar na hora ou tem necessidade ser comprado com antecedência?
Obrigada pela ajuda!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! O Thalys não faz a linha a Bruges. Só os trens Intercity vão para lá. A passagem dá direito ao trajeto da estação Central a Midi.

Thiago
ThiagoPermalinkResponder

Boa tarde! Primeiro, obrigado por todas as dicas.
Estou indo no início de Maio para a Europa e pensei no seguinte roteiro. Gostaria da opinião de vocês:
Dia 1: Chegada Amsterdã - Visita ao Keukenhof e pernoite (já conheço Amsterdã de outra viagem)
Dias 2 a 4: Bruxelas com duas pernoites para bate-volta e Bruges e Ghent
Dias 5 a 8: Paris (vamos ficar só 4 dias pois já conhecemos Paris de outras viagens)
Dias 9 e 10: Reims (Champagne)
Dias 11 e 12: Dijon (Borgonha)

Acha que desse jeito ficaria muito corrido ou estou tendo tempo pra conhecer as cidades principalmente da Bélgica e da regisão de Champagne e Borgonha?
Obrigado pela atenção!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thiago! Chegar em Amsterdã significa: desembarcar, passar pela alfândega, ir para o centro, encontrar o hotel, fazer o check-in prévio do hotel... você já estará bastante atrasado para o Keukenhof no mesmo dia.

Leia sobre a Bourgogne:
http://www.viajenaviagem.com/2012/09/dicas-bourgogne

Thiago
ThiagoPermalinkResponder

Muito obrigado!

Thiago
ThiagoPermalinkResponder

Bóia, na verdade meu voo chega às 11:00 em Schipol, e eu pretendia guardar minhas malas pra já pegar o ônibus pra Keukenkhof que sai de lá mesmo. Será que uma tarde no parque realmente vale a pena? Não pretendo ir para Amsterdã na primavera tão cedo mais.

Obrigado pelo link da Borgonha. Vai ajudar bastante!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thiago! Se o seu vôo chega às 11h em Schiphol, você estará livre às 12h, 12h30; daí vai procurar o guarda-volumes, daí vai pegar a próxima saída de ônibus para o Keukenhof... fique um dia a mais em Amsterdã e faça essa visita com calma no dia seguinte.

Paula
PaulaPermalinkResponder

Olá
Comprei uma passagem no site da raileurope de Marne La Val Ches para Amsterdam. Entretanto tem uma conexão de 9 min em Bruxelles Midi. Gostaria de saber se dá tempo mesmo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paula! As conexões de trem são rápidas mesmo. Já fique pronta com a sua bagagem quando o trem chegar e, assim que sair, já procure a plataforma para pegar o próximo trem. wink

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2014/03/conexao-trem-europa

Romulo F. F.
Romulo F. F.PermalinkResponder

Mariana/Bóia, esse intercity também devo comprar antecipado ou dá pra deixar pra comprar na hora? Não é o mesmo trem regional que faz Amsterdam-Bruxelas-Paris? Pois Amsterdam-Bruxelas também estou deixando pra comprar na hora, devo reconsiderar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rômulo! Não há Intercity entre Bruxelas e Paris. Só há Thalys entre Bruxelas e Paris.

Carlos
CarlosPermalinkResponder

Oi Boia! Ficarei em paris de 19/04 a 26/04 agora e iria passar o dia em Bruxelas na quarta-feira, dia 22/04. Porém hoje recebi este email da Thalys:

Dear Thalys customer,

Disruptions due to strike actions in Belgium of Wednesday April 22, 2015
Due to strike actions in Belgium, Thalys will face major disruptions on Wednesday April 22, 2015. Certain trains will also be affected on the day before ( Tuesday April 21, 2015). See the list of affected trains below.

Programme for Tuesday April 21, 2015
Programme for Wednesday April 22, 2015
Thalys recommends travelers to postpone their journeys. Whatever the fare conditions, tickets for these dates and the affected trains are exchangeable at no extra cost at the initial point of sale.

To receive all traffic information in real time, Thalys invites the travelers to consult thalys.com or to download the free mobile application for smartphones.
Thalys apologizes for the inconvenience and thanks the customers for their understanding.

Message updated on 2015-04-13 at 13:46:45.

Thalys traffic information and train times are available in real time on http://www.thalys.com or http://m.thalys.com from your mobile phone, PDA or Blackberry ®

Gostaria de saber como proceder, pois não entendi bem. Vou poder ir em qualquer outro dia até dia 26/04 a qualquer horário e sem custo adicional? Só ficou claro que poderíamos ir posteriormente sem pagar de novo, mas quando/como?! Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos! A mensagem informa que você pode remarcar o bilhete sem custo para outro dia, no mesmo lugar em que comprou (deve ser o site, certo?).

Carlos
CarlosPermalinkResponder

Sim. Porém no site, onde comprei, na opção "exchange" p/ efetuar essa troca, quando eu digito meu "booking reference" e aparecem minhas passagens de ida e volta, eu só tenho a opção de cancelar e pegar reembolso de aprox. 20% do valor pago. Não tenho opção de remarcar nada. Mandei email p/ eles e não sei se irão me responder. Só poderia remarcar p/ ir nos dias 23, 24 ou 25, mas tenho medo de todos os trens já estarem cheios. Alguma dica?! Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos! O canal é o site, mesmo. Em último caso, imprima todas as telas e recibos e tente ser ressarcido por lá.

Carlos
CarlosPermalinkResponder

Ok, boia! A ideia não era ser ressarcido e sim poder viajar em um dos demais dias que me restam, pois já comprei ingressos e havia me planejado, rs... mas em último caso farei isso sim. Muito obrigado!

Anelisa Marques

Boa noite Bóia!! Vou de trem de Bruges para Amsterdã, e estou com uma dúvida sobre a troca de trem que vou ter que fazer em Bruxelas, são 16 minutos para essa troca, gostaria de saber se é fácil de se localizar na estação Bruxelles Midi??
E mais uma dúvida, para eu ir de Bruxelas para Bruges, você recomenda comprar os tickets de trem antecipados ou na hora?? Se antecipadamente, onde posso encontrar??
Muito obrigada desde já!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Anelisa! Se você já tiver a passagem na mão, 16 minutos para conexão é moleza. Quem faz conexão não espera o trem parar para se levantar do assento; dirige-se à porta de saída faltando cinco minutos para a chegada. Linhas importantes que dependam de conexão normalmente fazem a baldeação na mesma plataforma.

A passagem Bruxelas-Bruges pode ser comprada na hora ou pela internet em http://www.belgianrail.be/en/Default.aspx. O preço não muda.

Neuza
NeuzaPermalinkResponder

Boa noite, Anelisa! Já estive com minha filha na estação Bruxelles- Midi e achamos essa estação a mais difícil no que se refere à localização/ orientação/ informação. Estivemos lá em maio/2013. Como disse a Bóia, 16 minutos são suficientes mais gostaria de sugerir, a título de contribuição, que você seja bastante rápida e não perca tempo. Ao desembarcar do 1º trem tende localizar nos painéis o nº do seu próximo trem e de qual plataforma ele parte, pois essa simples tarefa nessa estação pode demandar mais tempo do que em outras, pode acreditar. Espero ter ajudado. Boa viagem!

Maria das Graças

Anelisa Marques, voce não tem como pegar um trem de Bruges para Bruxelas com mais antecedência? Trem entre Bruges e Bruxelas tem a toda hora.
De Bruxelas para Bruges voce compra na hora na estação Midi ou na Central. Nos finais de semana a passagem é bem mais barata.

Anelisa Marques

Muito obrigada pela dica Neuza!!
Maria das Graças, eu pensei nisso, minha passagem de Bruges para Bruxelas é sem data e hora marcadas.. Vou dar uma pesquisada se há trens antes do que eu já havia me programado.. Muito obrigada!!

Mariana Amaral Ferreira Ribeiro Santos

Quero registrar que segui este post à risca agora em abril e achei muito interessante o pit stop em Bruxelas. Estava preocupada com a bagagem, mas os guarda volumes são muito simples e existem até mesmo alguns gigantes, que por 5 euros conseguimos colocar em um maleiro só uma mala grande, uma mala média e uma mochila. Recomendo também um passeio de sightseeing (tem um ônibus saindo a cada 30 min da estação central) para dar um rolê em Bruxelas, e depois ficar na Grand-Place para comer e tomar cerveja, antes de voltar pra estação pra continuar a viagem. Muito legal mesmo!!

Douglas Felippe Alves Machado

Olá Bóia!
Pretendo ir de Paris para Amsterdã dia 16/09. No entanto gostaria de fazer um pit-stop na Antuérpia.
As perguntas são: preciso comprar duas passagens? Não existe uma passagem do Thalys com essa opção? Qual outro meio de fazer isso?
Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Douglas! O Thalys é um trem com lugar marcado. Trens com lugares marcados necessitam de uma passagem para cada trecho.

marcelo caetano

comprei 4 ticktes pra viajar de Bruxelas a Amstarda para 22 de outubro e na hora do compra nos site SNCFf(França) optei por retirar os ticktes na França , POIS NÃO ME DERAM A OPÇãO DE RECEBER POR EMAIL. Estarei em Paris de 15 a 20 de outubro antes de ir para Bruxelas, quero saber se posso mesmo retirar meus tickets, alguns dias antes, numa estação da SNFC?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! Suas passagens já estão disponíveis em qualquer máquina de qualquer estação na França, basta usar seu cartão. Qualquer problema, é só passar na bilheteria internacional com o recibo da sua compra.

marcelo caetano

desculpe. nao entendi quando vc diz que " basta eu usar meu cartão" para retirar os bilhetes em qualquer estação da frança? que cartão seria esse?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! O cartão de crédito usado na compra. Você passa o cartão na maquininha e os bilhetes são impressos. Esse sistema já existe no Brasil (cinemas Itaú, por exemplo). Se não funcionar por alguma razão, vá à bilheteria.

marcelo caetano

obrigado.querido ... .e os assentos no trem não são marcados? é assim mesmo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! Como já explicamos quinhentas vezes antes disso: se você comprou no Thalys, terá lugar marcado, porque não se vende passagem no Thalys sem assento marcado. O assento é atribuído pelo sistema no momento da reserva mesmo que você não escolha. Se for no Intercity, você poderá embarcar sem reserva de assento e sentar-se em lugares que não estejam reservados.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Comentar novamente

Cancelar