Paris

Nasci para flanar
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

A receita é clássica, não fui eu que inventei. Para aproveitar Paris ao máximo, basta pôr em ação o mais parisiense dos verbos: flâner. Flanar. Caminhar ao acaso. Dominar a arte de observar com discrição.

No caminho é impossível não topar com cartões-postais – que ficam ainda mais inesquecíveis quando aparecem assim, do nada, sem avisar. Mas veja bem: Paris não está apenas nas visões grandiosas. Está nos mercadinhos, nos cafés fuleiros, e sobretudo na incrível noção de elegância que todos parecem compartilhar.

E quanto à famosa rispidez dos parisienses – responda “Bonjour, Madame” ou “Bonjour, Monsieur” a cada bom-dia que receber nas lojas e restaurantes, e você vai ver como a sua percepção vai mudar.

510 comentários

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Boia estou a caça de um roteiro pela França completo. Achei artigos sobre Paris, Provence e Cotê D'Azur por aqui. Tem algo com um roteiro pelo país? Beijos

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana! Temos contribuição de leitores sobre Alsácia e Bourgogne, mas conteúdo próprio só esse mesmo que você já achou.

Maria Carmem
Maria CarmemPermalinkResponder

Em mensagem recebida de vocês, está escrito que o visto turismo é OBRIGATÓRIO! Isso não é verdade!
Não precisa de visto para França!
Ou eu estou enganada!!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Carmem! Você deve estar confundindo com outro site. Não nos comunicamos por mensagem. Só interagimos aqui pelo site mesmo. Em lugar nenhum está escrito neste site que é necessário visto para a França.

Muryllo Vargas

Ola farei uma viagem a lisboa e londres 7 dias em cada uma e num dos dias de londres iremos a Paris ! o q da pra fazer em paris em 1 dia???

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Muryllo! Deixe para ir para Paris quando você puder ficar pelo menos 5 dias. Um bate-volta a Paris só serve para gastar dinheiro e tempo de viagem.

olga
olgaPermalinkResponder

Os menores de 18 anos brasileiros têm entrada gratuita nos museu louvre e palácio de Versalhes?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Olga! Têm.

Pablo
PabloPermalinkResponder

Mas quando há os "pseudo-espetáculos" nos jardins de Versalhes (Jardins Musicais ou Grandes Águas Musicais - nomes pomposos para música em alto falante) todas as 3a, 6as, sábados e domingos entre março e outubro, só menores de 5 anos tem entrada gratuita (nos jardins).
Nesse caso nem o ótimo Museum Pass serve!

Kely
KelyPermalinkResponder

Gostaria de saber se é obrigatório o uso da mala com fecho tsa, visito Paris e entro em Londres de trem.
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Kely! Só para os Estados Unidos.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar