Toscana de carro: San Gimignano, Volterra e Vale do Elsa

San Gigmignano

[San Gigmignano vista de fora das muralhas]

San Gimignano (diga: Djiminháno) está no topo da lista de lugares incontornáveis de quem vai à Toscana. Dá para chegar de trem e ônibus, como expliquei neste post . De carro, porém, San Gimignano fica fácil de combinar com outras cidades do Vale do Elsa, como Monteriggioni e Colle di Val d’Elsa, e também com Volterra, que é a dobradinha mais usual.

Mas veja bem: o roteiro completo, de quatro cidades, só funciona para os mais irrequietos, e que pulem da cama cedo (e façam o roteiro entre maio e setembro, quando há mais horas de luz solar). A dupla San Gimignano + Volterra toma fácil o dia inteiro. Se for fazer o tour completo, pense em Monteriggioni e em Colle apenas como paradas para esticar as pernas e enriquecer o álbum do seu Facebook.

Ah, sim: é possível também combinar San Gimignano com um passeio pelo Chianti. Falarei disso no post sobre a Chiantigiana, a estrada que ziguezagueia pelo Chianti.

–> SAIR DE ONDE: SIENA OU FLORENÇA?

A minha receita de Toscana ideal, para quem tem de 7 a 10 dias para investir na região, é dividir a estada em duas bases. Uns dias em Florença, para curtir a cidade e fazer bate-voltas de trem e ônibus. E o resto da temporada instalado num hotel ou agriturismo nas cercanias de Siena (como este aqui, onde fiquei e recomend0), para fazer os passeios de carro. Siena está mais bem localizada para a maioria dos passeios panorâmicos. No caso de San Gimignano e de Volterra, porém, a saída de Florença aumenta só meia horinha no trajeto de ida e outra meia horinha no de volta; o trânsito em volta da cidade chateia mas não inviabiliza o passeio.

O circuito saindo de Siena

[O circuito saindo de Siena]

Saindo de Siena (F, no mapa), o percurso total dá 125 km (tempo total de estrada estimado pelo Google Maps: 2h40). Recomendo ir primeiro a Monteriggioni (B, 17 km), de lá a San Gimignano (C, 23 km), prosseguindo a Volterra (D, 30 km) e dando uma paradinha final em Colle di Val d’Elsa (E, 28 km). De volta a Siena (F) são mais 27 km.

O circuito saindo de Florença

[O circuito, saindo de Florença]

Saindo de Florença (F, no mapa), o percurso total é de 175 km (3h15 de estrada, segundo o Google Maps). De lá eu iria direto a San Gimignano (B, 52 km), seguiria a Volterra (C, 30 km), passaria por Colle (D, 28 km) e Monteriggioni (E 12 km). A volta, direto pela autopista, dá 55 km (F).

–> MONTERIGGIONI

Visível da auto-estrada entre Siena e Florença, Monteriggioni só perde em encanto para as do Val d’Orcia justamente por estar assim tão devassada para quem passa em alta velocidade. Uma vez dentro do borgo, porém, você esquece do asfalto. A muralha, perfeitamente circular, é das mais bem-preservadas da Itália. Há inclusive jardins, que na Idade Média foram usados como horta durante sítios à cidade.

–> SAN GIMIGNANO

San Gigmignano vista do caminho para Volterra

[San Gigmignano, vista do caminho a Volterra]

É a Manhattan italiana — nenhuma outra cidade construiu e conservou tantas torres. Erigidas pelas famílias ricas durante tempos particularmente prósperos na Idade Média, as torres de San Gimignano chegaram a ser 72. Destas, restaram catorze (as outras foram destruídas durante batalhas), que formam o skyline mais famoso da Itália.

San Gigminano

San GimignanoSan GigmignanoSan Gimignano

[San Gimignano]

A cidade vale pela arquitetura, mas fica devendo em ambiente; por ser tão visitada, San Gimignano é demasiadamente voltada ao turismo, dando pouco a perceber de vida local. O lugar é imperdível, mas vai por mim: acho que você vai curtir mais a próxima parada, Volterra.

–> VOLTERRA

Volterra

[Volterra]

Mesmo que a cidade não fosse tão bonita, a ida a Volterra já se pagaria pelo caminho. As estradionhas são as mais bonitas que você vai encontrar nessa latitude toscana. As auto-estradas passam longe, e você naturalmente entra no clima slow travel.

Estrada de San Gimignano a Volterra

Volterra não tem a fama de San Gimignano, mas tem mais substância. Em vez de torres, oferece bons museus, como o Guarnacci, dedicado a tesouros etruscos, e a Pinacoteca. Vale a pena entrar na Catedral.

Volterrra

Volterra

VolterraVolterraVolterra

[Volterra]

Um bom plano: chegar, almoçar, e então fazer a digestão batendo perna pela cidade.

–> COLLE DI VAL D’ELSA

Colle di Val d'Elsa

[Colle di Val d'Elsa]

É fácil desdenhar Colle: da estrada, a cidade é feiosa. Entrando, a coisa não melhora muito — você passa por um arrabalde industrial e chega a um centrinho insosso. Não desista: o que vale a pena ver está escondido acima do seu nariz: a cidade murada fica no alto da colina, e é originalíssima.

Colle di Val d'ElsaColle di Val d'ElsaColle di Val d'Elsa

[Colle di Val d'Elsa]

A Colle di Val d’Elsa que você não percebe dali de baixo é um borgo comprido, cortado praticamente por uma rua só. Não, você não pode entrar com o seu carro por ali; só os moradores. Use um dos estacionamentos do lado de fora da muralha e dê uma passeadinha.

Por estar tão perto da auto-estrada Siena-Florença, Colle rende também uma boa base para explorar a Toscana de carro.

Leia também:

Toscana de carro: um dia no Val d’Orcia

Toscana de carro: um dia entre Cortona e Arezzo

Pisa: como chegar e com o que combinar

Florença: 5 bate-voltas para fazer de trem e ônibus

Vai por mim: Cinque Terre

Os carros desta viagem são alugados com todos os seguros pela Mobility Cars.

O grupo Pestana e as Pousadas de Portugal apoiam esta viagem.

O Mondial Travel é a assistência viagem oficial do #viajenaviagem no projeto Europa de carro.

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


278 comentários para “Toscana de carro: San Gimignano, Volterra e Vale do Elsa”

  1. Olá! Vou para Itália em Lua de Mel em Abril 2014. Em 4 dias vou estabelecer base em Florença e pretendemos conhecer um pouco da Toscana (Siena, Pisa, Luca,etc). Vi que vcs postaram opções em que eu poderia fazer estas cidades de trem ou ônibus. Vocês acham que com estas opções ( trem ou ônibus) é possível curtir a paisagem das estradas, os campos, etc? O que tinha pensado em fazer era bate e volta de carro, mas também já li sobre a dificuldade de estacionamento. Vcs tem alguma dica sobre esta questão do carro ou posso aproveitar tudo de ônibus mesmo?

    1. Olá, Luciane! Para curtir as estradas vicinais, o melhor é alugar carro e montar base nos arredores de Siena. Fique em Florença nos dias em que fizer passeios de trem e ônibus a idades onde isso é possível.

      Leia:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/05/florenca-5-bate-voltas-de-trem-ou-onibus/

      http://www.viajenaviagem.com/toscana

  2. Estarei em Florença no mês que vem e pensei em alugar um carro para passear um dia por chianti, e fazer degustação de vinhos em alguma vinícola. Gostaria de saber se tens algum tour para indicar ou então alguma vinícola em especial.
    O que mais posso combinar com este passeio?
    Obrigada,

    1. Olá, Claudia! Visite a Badia a Coltibuono. É possível almoçar lá também. Saindo cedo, é possível combinar com Monteriggioni ou San Gimignano. Mas o ideal é reservar o dia apenas a uma viagem sem pressa pelo Chianti.

  3. Olá pessoal! Montei o roteiro de 16 dias na Itália. A intenção é fazer o trajeto ROMA- TOSCANA ( Florença e Siena) – Veneza. A dúvida: considerando que Siena fica antes de Florença, é viável ir de Roma a Siena primeiro e só depois ir para Florença e de lá seguir para Veneza? Vi que a linha de trem não vai de Roma a Siena direto! Ou, ainda que tenhamos que passar por Florença duas vezes, é melhor pegar um trem de Roma a Florença, ficar 4 dias lá e depois ir para Siena e de lá seguir para Veneza ? Penso em alugar um carro apenas em Siena para os bate- voltas… nos demais trajetos gostaria de saber o que seria mais viável ( ônibus/ trem). Obrigada!

    1. Olá, Lara! Para não passar duas vezes por Florença, você pode ir de ônibus a Siena. Sai da estação Tiburtina.

      http://www.sena.it/Autobus/Roma/Siena/219-234/49-1.html

      Veja os bate-voltas possíveis a partir de Florença:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/05/florenca-5-bate-voltas-de-trem-ou-onibus/

  4. Preciso de uma ajudinha simples, já que os roteiros dos passeios de carro pelo Toscana são bem completos.

    Minha idéia é sair de carro de Florença para montar base em Siena no dia 01 de janeiro. Como neste dia tudo fecha em tudo que é lugar, costumo aproveitar para fazer deslocamentos e fazer passeios em que a paisagem seja o atrativo.

    Dos roteiros pela Toscana de carro partindo de Siena, qual seria o mais indicado principalmente pela paisagem, onde os museus, vinicolas e restaurantes, por mais existam, não sejam o grande atrativo do local?

    1. Olá, Fabio! O roteiro por Volterra e San Gimignano, ou San Gigmignano e Monteriggioni, é o mais indicado. Monteriggioni abre dia 1o.

      http://www.monteriggioniturismo.it/en/museum-and-walkways.html

  5. Olá Bóia!

    Estarei indo a Itália em Janeiro/2014 e penso em alugar carro e passear pela Toscana. Você acha que o inverno pode atrapalhar o passeio ?

    Obrigada.

    1. Olá, Leny! Não é mesmo a melhor época para ir à Toscana; no inverno você vai encontrar tudo fechado, inclusive um bom número de hotéis. Prefira ir a capitais em vez de vilarejos.

  6. Boia, curto demais seu blog! Sem contar com a sua disponibilidade em ajudar sempre com mt boa vontade! Queria te apresentar o blog q escrevo aqui da Italia, o Grazie a Te. Ah, se possivel , me envie o seu email de contato. Mt obgada,Denya

  7. Se pego um carro alugado em Florença, da para entregar o carro em Siena ? Qual a empresa vc sugere ? Teria opção de entregar em Napolis tb.
    sds Fernando

    1. Olá, Fernando! Dentro de um mesmo país, você pode retirar numa cidade e devolver noutra sem sobretaxa. A http://www.rentalcars.com é um bom consolidador.

  8. Olá! Já li vários posts e adorei suas dicas, então gostaria de sua orientação para minha viagem dos sonhos.. que é a de conhecer parte da Toscana, principalmente vilarejos. Queremos incluir também Pádua, Verona, Veneza, Cinque Terre e talvez Roma. Tudo isso em apenas 14 dias em maio/14. Vamos lá… Chego e saio por Milão, qual seria o trajeto ideal? Será que dará para percorrer tudo isso? Já li aqui, que a base para conhecer o interior da Toscana é Siena, o que faremos. Ah.. pretendemos alugar um carro para todos os dias, o que vc acha? Me ajude, estou bem confusa ainda! Abs

    1. Olá, Solange! Passe uns dias em Florença, eventualmente faça bate-voltas de ônibus e trem às cidades que não tenham trajeto panorâmico (Pisa, Arezzo, Cortona). Então pegue um carro, mude-se para os arredores de Siena (faça a Chiantigiana no caminho), faça os passeios de carro a partir de Siena. Suba de carro a La Spezia, devolva o carro lá, faça Cinque Terre. Volte de trem a Milão desde Gênova.

      1. OK Bóia, farei isso! mas depois de 5Terre penso em ir para Siena e de lá fazer uns bate e volta a pequenas aldeias (de carro)… quais seriam as melhores? Inclusive a noite?
        Obrigada, abraço!

  9. Chego em Roma dia 1 de janeiro de 2014.
    gostaria de pegar um carro no aeroporto e tenho que chegar em Turim dia 5.
    Estou com familia de 5 pessoas.
    Qual o melhor roteiro turistico, em que cidades devo dormir.
    Parabens pelo blog.
    Obrigado,
    Alexandre

    1. Olá, Alexandre! Infelizmente não temos como criar roteiros personalizados. Isso é um trabalho para agentes de viagem. Nosso site é de consulta.

      Leia:
      http://www.viajenaviagem.com/category/toscana

      http://www.viajenaviagem.com/2010/12/europa-no-inverno-impressoes-e-dicas-de-um-recem-chegado/

  10. Em março/14, vou com meu marido fazer uma viagem de 10 dias pela Toscana. Como sugerido, pensei em ficar alguns dias em Florença para conhecer a cidade e arredores. Depois, vamos alugar um carro para conhecer os vilarejos em uma “slow travel”. Queria estabelecer um ou duas bases em cidades pequenas, mais charmosas, sem tantos turistas. Quais você sugere? E que lugares conhecer a partir delas?
    Obrigada,
    Carolina

    1. Olá, Carolina! Sugerimos os arredores de Siena.

      Leia:
      http://www.viajenaviagem.com/2013/05/hoteis-interior-toscana-recomendados/

    2. Cheguei no mês passado da Itália. Por ter chegado tarde, não cheguei a entrar muito na cidade, mas de cara simpatizei com Monticchiello. A cidade fica perto de Montepulciano. O acesso é por uma estrada bem estreitinha. A cidade é medieval, parada no tempo. Você ainda pode almoçar ou jantar na “Osteria La Porta”. É um restaurante muito bem recomendado no Trip Advisor. Eu estive lá e recomendaria a um amigo ou a um irmão querido.

  11. Boia,

    Estou com uma duvida sobre meu percurso na Toscana. Tenho 7 dias. Vc acha possivel fazer a base apenas em Florença e de la, fazer tudo de carro, ou é necessario ficar uma noite em Siena para percorrer o Val D`orcia? Pretendemos fazer todos os trajetos que vi aqui no blog (Arezzo, Cortona, Piza, Val D`orcia, Volterra, Val do Elsa, San Gimignano, Monteriggion…). Mais algum q vc ache imperdivel?
    Desde ja agradeço pela ajuda!
    Grande abraço,

    1. Olá, Graziela! Recomendamos Siena ou arredores como base para passeios de carro. Recomendamos Florença como base para passeios de trem e ônibus.

      Leia:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/05/florenca-5-bate-voltas-de-trem-ou-onibus/

      http://www.viajenaviagem.com/category/toscana

  12. Mto obrigada!!!
    Quantos dias vc indica para os passeios aos arredores de Florenca e qtos para os arredores de Siena? (tenho 7 no total…)

    1. Olá, Graziela! Você precisará no mínimo de um dia, idealmente dois, para explorar Florença. Siena também demanda um dia inteiro. Acrescente um dia a mais em Florença para cada bate-volta que queira fazer. Acrescente um dia a mais a Siena/arredores para cada passeio que queira fazer.

      1. Mto obrigada Boia!!
        Fiz um roteirinho e ficaria mto feliz de obter o seu parecer rs. Vou responder abaixo junto com a resposta ao Mauricio.
        Grande abraço.

  13. Olá Bóia, oi Graziela.
    desculpem-me a intromissão, mas estive recentemente na toscana e ficamos 3 noites em Florença e 5 com base em Siena e vou dar algumas dicas. Florença é uma cidade muito bonita, com ótimos restaurantes e muita coisa pra se ver, muitas ruas pra se perder… aliás, numa dessas andanças despretensiosas encontramos uma loja de calçados em promoção e como resultado tivemos que comprar outra mala para carregar as compras! Eu que nao entendo lhufas de sapato feminino fiquei espantado com o preço e os produtos. Barato pra caramba! Em Florença nao acho que valha à pena alugar carro. Quanto aos passeios de bate-volta de trem, sao bem legais e proveitosos, embora nós tenhamos feito apenas até Pisa (um dia ali é suficiente). É que Florença é muito bom para andar, comer e beber! E como íamos ficar apenas 3 noites, achamos melhor aproveitar a cidade mesmo.
    Alugamos o carro para sair de Florença e entregá-lo em Roma (que roubada! até pra entregar carro é complicado naquela cidade!). Ficamos 5 noites no Bed an breakfast Fonte Dei Tufi, em Siena, cerca de 2km da Porta Tufi, de onde você vai a pé até a Piazza Il Campo (deixa o carro no estacionamento). O hotel é muito bom! Custo-benefício excelente, ótimo café da manhã, quartos muito limpos, ótima ducha, nao tem cheiro de mofo e o atendimento é feito pelos proprietários (muito educados e simpáticos). Ainda tem estacionamento e internet inclusos no preço. Veja bem, não se trata de um hotel do tipo agroturismo, com aqueles casarões e vistas de perder o fôlego. Mas pra quem pretende conhecer as cidadezinhas no entorno, rodar muito de carro e à noite ficar perto de uma cidade para dar uma esticada, é excelente.
    Bom, acho que é isso. Se precisar de alguma outra dica, é só falar.
    Boa viagem!
    P.s.: praticamente todo o roteiro que fizemos na Itália teve por base as consultas e dicas neste/deste site. E posso garantir que a viagem foi muito proveitosa em razão disso.

    1. Mauricio, Boia,

      Primeiramente, mto obrigada pela ajuda, Mauricio! Foi de imensa valia!! Com a sua ajuda e a do Boia consegui fechar meu roteiro na Toscana e ficaria imensamente grata se vcs pudessem dar uma olhada.
      Como estarei em Veneza, pegarei o trem e chegarei em Siena no dia 11/11, permanecendo ate dia 15/11 e fiz os seguintes roteiros: 1-Dia 11 conhecermos Siena pois estaremos cansados da viagem. 2- Dia 12: Monteriggioni+San Gimignano+Volterra+Colle di Val d’Elsa. 3- Dia 13: Todo o Val D’Orcia como o Boia fez! Dia 14-Arezzo+Cortona+Lucignano. Dia 15 partimos para Florenca, ainda na duvida se de trem ou de carro, se for possivel devolve-lo em Florenca. Dia 15- Florença. Dia 16-Pisa e Lucca. Diz 17-Florenca. Dia 18 – Regressaremos ao Brasil :( rs.
      E pelo visto, vou ter um grande problema com esses preços baixissimos de sapatos por la rssss…
      Mto obrigada pela atençao e cordialidade de vcs!
      Grande abraço,

      Grazi.

      1. Olá, Graziela! Quem viajou e quem escreve os posts é o Ricardo Freire.

        Eu sou “A” Bóia. Meu gênero é inflável e feminino. Obrigada.

        1. Rssss, obrigada querida Bóia! ;)

    2. Mauricio, vou te incomodar mais uma vez rs.
      Vc poderia me dizer onde alugou o carro em Siena?
      Qto ao Hotel, acabei de ver este BB q vc me indicou no Booking e gostei bastante das fotos, acho q vou reserva-lo!
      Muitissimo obrigada!
      Grande abraço,

      Grazi.

  14. Oi Bóia,
    Hoje fizemos exatamente o trajeto do Ricardo e foi maravilhoso!!! Só quer por ser novembro lá pelas 17:15 começa a escurecer, amanhã pularemos da cama mais cedo para dar conta :)
    Também seguimos outra dica do Ricardo de ficar em um hotel não no centro de Siena, estamos a 3 minutos do centro no Castel Pugna que rola agroturismo … Amamos!!! Além de ter vistas incríveis estamos em um lugar que cultiva vinho e azeite próprio com vista para Siena :)
    Uma coisa muito importante que gostaria de destacar para os demais leitores é que tomem muito cuidado com as áreas restritas a carros, as placas as vezes são pequenas ou não tão claras e o GPS nessas horas vira inimigo, pois adora nos indicar para locAis proibidos. Acho que vamos tomAr um multA, pois ontem a noite seguindo o GPS entramos no centro histórico de Siena.
    Outra dica que dou pra quem está de carro é investigar todos os estacionamentos … Hoje paramos no primeiro de Volterra … Subimos muitas escadas até chegar ao filet… E no filet vimos que o estacionamento P1 era no filet e não precisaríamos perder 15 minutos subindo uma escadaria enorme do P3
    Bjs e muito obrigada, sem vocês nossa viagem seria muito menos aproveitada!!
    Pricilla Telles

  15. Vou pra Toscana em Abril de 2014. Ficaremos 4 noites em Firenze e de lá sairemos de carro em direção à Siena. Gostaria de saber o que você acha de já aproveitar o trajeto e passar por Colle di Val D´Elsa, San Gimignano, Volterra e Monteriggioni.
    Obrigada.

    Sou sua fã!!!
    Wilde

    1. Olá, Wilde! Quem responde é A Bóia. O trajeto pode se aproveitado nesse roteiro (talvez não dê tempo para todas) ou pela estrada Chiantigiana, que corta o Chianti.

  16. Olá Bóia, estou adorando as dicas do site.
    Vou passar 16 dias na Toscana no final de fevereiro início de março de 2014, meu trajeto começa por Florença, onde quero ficar de 3 a 4 dias, depois alugo um carro e faço o interior.
    Neste período você acha que dá para fazer quantas cidades? O que indicaria?
    Ah! você tem indicações específicas de bons restaurantes e hotéis na região? Abraço.

    1. Olá, Anna Vitória! O inverno não é a melhor época para andar de carro pelo interior da Toscana. Os dias são curtos, as menores cidades estarão hibernando e você encontrará muitos hotéis e restaurantes fechados.

      Leia mais sobre a Toscana:
      http://www.viajenaviagem.com/category/toscana

  17. Anna Vitória
    Em Florença indico os restaurantes Cucchietta http://www.cucchietta.it/ e o Perseus (este para a bisteca fiorentina). O primeiro é melhor e mais bonito!
    Para um jantar com uma linda vista de Florença, suba até Fiesole e jante no La Reggia degli Etruschi http://www.lareggiadeglietruschi.com/it/
    Boa viagem

  18. Olá Boia,gostaria de agradecer em meu nome e em nome de todos por este trabalho carinhoso e paciente que desenvolve no blog. E aproveitando que estou aqui queria tirar uma dúvida também. Só terei um dia para visitar uma vinícola na Toscana, tenho uma reserva de aluguel de carro saindo de Florença no dia 16 de dez bem cedinho. Pretendo dirigir pela highway ( pra ir mais rápido) até San Gimignano e visita-la pela manhã, depois pegar a via Chianti e almoçar no Castello Verrazzano, onde reservei tour/vinho/almoço, e de lá continuar pela Chianti até Florença ao entardecer. Você acha que o Verrazzano é muito “pop”, do tipo comercial demais? turistão?

    1. Olá, Liliane! O Ricardo Freire não visitou esta vinícola. Normalmente todas as que têm programa de visitação turística são… turísticas, sim. Em qualquer lugar do mundo. E isso não é mau.

      Enófilos graduados não passam mais pela inspeção ao processo de produção do vinho; marcam diretamente suas degustações nas vinícolas que produzem exatamente os vinhos que querem provar e comprar.

      1. entendi.. e não é nem que eu queria fazer uma super degustação exclusiva, só não queria ter que disputar o estacionamento com ônibus de excursão, mas estou na expectativa de por ser no mês de dezembro a visita não ser muito tumultuada.
        Depois da visita eu volto aqui e conto sobre a vinícola.
        muito obrigada pela atenção!

  19. Em outubro de 2013 estive na bela cidade de San Gimignano, compartilho meu relato esperando que seja útil a alguém
    http://parttimelady.blogspot.com.br/2013/11/san-gimignano-cidade-das-torres.html?spref=fb

  20. Bóia,

    Estou adorando as informações! Vi um colega que te perguntou sobre a viagem pela Toscana de carro no inverno. Eu também estou indo no inverno, no final de fevereiro, e pretendo ficar só de carro, então gostaria de saber se corre o risco de as estradas estarem perigosas ou até bloqueadas por causa de neve. Se for este o caso, vou mudar meu esquema!
    Outra coisa, você saberia dizer se nessa época vale a pena conhecer Porto Fino?
    Obrigada!
    Isabela

    1. Olá, Isabela! No inverno vale a pena concentrar-se nas cidades grandes e médias. As pequenas estarão hibernando. O litoral está deprê.

    2. No inverno, as paisagens não tem as mesmas cores e o mesmo brilho, comparado a outras épocas do ano. Eu viajei pelo interior da Toscana no mês passado. Curti muito o passeio porque não tinha porque ser de outra forma. Porém, tenho quase certeza que se tivesse ido em outra época do ano, teria achado a região ainda mais bonita. O conselho que daria a um amigo do peito é que evite a região nessa época porque não irá aproveitá-la em sua plenitude e uma viagem dessa se gasta muita energia, o que seria um desperdício diante de tanta energia gasta para chegarmos até lá.

  21. Ola a todos

    Meus pais devem ir a Toscana em Julho e querem conhecer Chainti, Montalcino, Montepulciano, San Gimignano e Siena (onde será a base). Eles tem mais de 60 anos e não estão muito confortáveis com a ideia de alugar um carro – alguém conhece ou já fez algum tipo de excursão na região? É fácil de contratar em Siena?

    Grata

    1. Olá, Vanessa! O site da Viator (que é uma agência de passeios) dá idéia dos passeios que são oferecidos na região:

      http://www.viator.com/Tuscany-tours/Day-Trips-and-Excursions/d206-g5

  22. Boia, super obrigada!!

  23. Oi,
    Gostaria de saber se você acha possível o seguinte roteiro: Milao – 2 noites, Veneza – 2 noites, Florença 2 noites – sendo que vou alugar um carro e visitar Pisa e Lucca. Saio as 7:oo da manhã de Florença de carro e passo por San Gimignano,Vale do Elsa, Monteriggioni e Colle di Val dÉlsa e Volterra. Para em Siena para dormir. Visito Siena e depois Montalcino Montepulciano,Cortona e sigo para Roma de Carro.
    Ë possível???Todas estas cidades estão no caminho.

    1. Olá, Elaine! É uma maratona. REcomendamos fazer Lucca e Pisa de trem.

      Leia:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/05/florenca-5-bate-voltas-de-trem-ou-onibus/

      Note que você não deixou tempo para visitar a própria Siena, onde você vai dormir.

      1. Elaine, Vc até consegue conhecer San Gimignano, Vale do Elsa e Monteriggioni num dia, porque são lugares muito próximos e pequenos, mas Volterra é maior, precisa de pelo menos uma parte da manhã ou da tarde, senão você não conhecerá nada, vai só passar nos lugares.
        Damares/Keviagem

  24. Olá, viajarei de lua de mel pela Itália e quem sabe você possa me ajudar com algumas dicas. Chegarei lá dia 02/06 em Roma e saio dia 14/06 por Veneza, ou seja, 12 noites.
    Ficaremos em roma de 02 a 05/06
    De lá pensamos em sair cedo dia 05 e descer para a Costa Amalfitana de 05 a 09/06.
    Da costa saímos dia 09 cedo e vamos para Florença. Lá ficamos de 09 a 12/06. Vale a pena Aproveitaremos uma manhã para visitar Pisa?
    Outra coisa, não sabemos se vale a pena passar 4 noites na Costa Amalfitana e 3 em Florença ou se é melhor 3 na Costa e 4 em Florença, o que acha?
    Saímos de Florença dia 12 cedo direto para Verona visitar a casa da Julieta no mesmo dia ou no outro dia cedo seguimos para Veneza de onde dia 14 voltamos.
    É melhor dormir em Verona ou seguir para Veneza no fim da tarde?
    Diante deste roteiro, gostaria de saber se você aconselha mudar rotas e tempos de estadia em cada lugar.?
    Quais os trechos que vale a pena serem feitos de carro e quais é melhor fazer de trem. Obviamente só vai eu e minha noiva.
    O aluguel de carro por mais de 5 diárias seguidas ganha-se um bom desconto. Será que vale a pena alugar o carro na saída de Roma dia 05 e ficar a viagem toda com ele devolvendo-o logo na chegada em Veneza?
    Se conhecer a Costa Amalfitana, onde e como vale a pena ficar lá por 3 ou 4 noites?
    Obrigado

    1. Olá, Thiago! Florença não é uma boa base para estar de carro. É uma base boa para fazer passeios de trem e ônibus.

      Leia:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/05/florenca-5-bate-voltas-de-trem-ou-onibus/

      Os arredores de Siena são mais convenientes para passear de carro na Toscana.

      http://www.viajenaviagem.com/category/toscana

      Veja um roteiro pela Costa Amalfitana:
      http://www.viajenaviagem.com/2009/05/vai-por-mim-costa-amalfitana-e-capri/

      http://www.viajenaviagem.com/2013/09/costa-amalfitana-roteiro-dicas/

  25. E pela primeira vez que consulto seu plog ,já visitei de passagem ,mas achei mto interessante os comentários , bóia e outros…. Olha já estou de passagens compras p italia e começo meu roteiro em Roma somos dois casais eu meu esposo e meu filho c a namorada, estamos ansiosos e ao mesmo tempo com medo dar algum erro nos roteiros chegamos em Roma no dia 15 de maio e voltamos de Milão no dia 27 de maio, nao sei como distribuir os dias ficando em Roma partindo p florenca e Veneza e posteriormente Milão devo ficar atos dias em cada lugar para aproveitar melhor a região de florenca e toscana por favor me ajude vcs tem mais experiência ….

    1. Olá, Carlinda!

      Este é nosso roteiro básico para a Itália, de trem:

      http://www.viajenaviagem.com/2007/04/italia-pra-aluna-da-carla/

  26. Oi Bóia,
    Bom dia, Tudo bem?
    Eu e minha namorada, iremos conhecer a região da Toscana em Abril/2014.
    Grande parte do roteiro que fiz até agora, foi com as informações deste blog, portanto, muito Obrigado.
    Como vamos chegar na região, por PISA, ainda faltam algumas peças para que eu monte este ‘’quebra cabeça’’ rs.
    Gostaria que se possível, vc desse uma opinada no roteiro, que até agora é o seguinte:
    07/04 – PISA(16:00)
    08/04 – PISA (Até 12:00) + LUCCA – Anoite ir para La Spezia
    08/04, 09/04, 10/04 – La Spezia ( Cinque terre)
    10/04 – Florença
    11/04 – Florença
    12/04 – Florença
    13/04 – San Gimignano + Volterra ( Onibus ou trem – Bate e volta)
    14/04 – Arezzo + Cotorna ( Onibus ou trem – Bate e volta)
    15/04 – Monteriggioni + ValL D’Elsa ( Saindo de Florença de Carro e montando base nos arredores de Siena)
    16/04 – Siena (Talvez + Alguma cidade, para aproveitar que estaremos de carro.)
    17/04 – Vall D’ Orcia – Montepulciano, Pienza, Montalcino, Montichiello (Ainda de carro)
    18/04 – Greve Chianti ( Ainda de carro a caminho de Florença)
    18/04 – Florença anoite ( Trem para Roma)
    19/04 – Roma
    20/04 – Roma
    21/04 – Roma
    22/04 – Roma
    Perguntas…Perdão pelo excesso(rs):
    1 – Meio dia para Lucca é mesmo suficiente?
    2 – Existe a possibilidade de que pegar um trem de La Spezia para Florença, descer em Lucca por 5 horas +ou- e depois continuar viagem para Florença, com o mesmo bilhete? Como se fosse escala?
    3 – Na sua opinião, você preferiria fazer San gimignano + Volterra de carro ou de trem? De Trem é mesmo viável?
    4 – Ao Invés de voltar para Florença depois de Siena(Para pegar o Trem Florença-Roma), tenho como opção descer de carro de Siena para Roma e entregar o carro em Roma…Será uma fria?

    1. Olá, Felipe! Meio dia é suficiente para dar uma volta em Lucca, mas é lógico que se você dispuser de três dias fica melhor :D

      A parada em Lucca pode ser feita tanto na ida quanto na volta. Se o trem for regional, em tarifa cheia (é barato, vale a pena), vale para o dia inteiro, em todos os horários. Caso você use o trem rápido (Le Frecce)precisará de passagens específicas para cada segmento.

      Volterra + San Gimignano é um passeio possível de carro. De ônibus é bastante complicado, há poucos horários entre Volterra e San Gigmignano: http://www.cpt.pisa.it/orari/extraXlocalita.htm

      A volta a Florença para entregar o carro se justifica pelo passeio pelo Chianti, que deixará vocês perto da cidade.

    2. Felipe voce vai fazer os caminhos dentro do parque das Cinq terres??? se nao dois dias for é muito. em vez de dormir em La Spezia va ate Monterosso al Mare de trem e venha com o barco parando em cada cidade ao seu prazer!!!!

  27. Muito Obrigado Boia!!

    Pesquisando mais….tive outra Ideia… Seria fazer o Chianti saindo e voltando para Siena….e pegar o Trem para Roma em uma cidade chamada Chiusi.
    Ficaria Assim:

    Roteiro 2
    07/04 – PISA(16:00)
    08/04 – PISA ir para La Spezia(A tarde ou anoite)
    08/04, 09/04, 10/04 – La Spezia ( Cinque terre..Saindo de manhã para Lucca no dia 10)
    10/04 – Lucca(Dia todo..depois ir para Florença atarde ou anoite)
    10/04 – Florença
    12/04 – Florença
    13/04 – Florença
    14/04 – Arezzo + Cotorna ( Onibus ou trem – Bate e volta)
    15/04 – Siena ( Onibus ou trem – Bate e volta)
    16/04 – Greve Chianti ( Saindo de Florença de Carro e montando base nos arredores de Siena)
    17/04 – San Gimignano + Volterra (Ainda de carro e ainda hospedando nos arredores de Siena)
    18/04 – Monteriggioni + ValL D’Elsa (Ainda de carro e ainda hospedando nos arredores de Siena)
    19/04 – Vall D’ Orcia – Montepulciano, Pienza, Montalcino, Montichiello (Ainda de carro e seguindo para Chiusi)
    19/04 – Chiusi ( Trem para Roma..com uma bela promoção por sinal 18 euros para duas pessoas)
    19/04 – Roma
    20/04 – Roma
    21/04 – Roma
    22/04 – Roma

    1. Olá, Felipe! Por acaso você descobriu se dá para devolver o carro nessa cidade? Devolva em Siena e vá de ônibus a Roma…

      1. Oi Bóia!! Da pra devolver em Chiusi sim!! Show !!
        A Opção do Onibus tambem é valida!!

        Valeu demais!

  28. Muito Obrigado Sonia Pompermaier!!

    MInha idéia é a de no dia 08/04 chegar anoite chegar no hostel e dar uma voltinha em La spezia.
    Dia 09/04 Fazer toda a cinque terre a pé..até monterosso, e voltar de barco…ou ir de barco até Monterosso e voltar a pé (gostamos de trilha …rs) Chegando anoite, dormindo em La Spezia novamente e Saindo cedo 10/04 para Lucca depois hospedando em Florença no mesmo dia.

  29. Oi denovo Bóia (rs),

    Pensei em outra opção para os respectivos dias:

    15/04 – Siena ( Onibus ou trem – Hospeda nos arredores de Siena e conhece Siena)
    16/04 – Greve Chianti (Saindo de Siena de Carro e voltando para a Hospedagem nos arredores de Siena)

    1. Olá, Felipe! Você pode usar o trajeto Florença-Siena para: ou passar pelo Chianti; ou fazer Volterra, San Gimignano e Val d’Elsa.

  30. Boa tarde, na primeira quinzena de junho farei a sonhada viaem de lua de mel.
    Primeiro em Roma. Depois, iremos de trem para Siena ou San Gimignano onde iremos alugar um carro para fazer os bate volta pelo interior. Depois iremos de carro a Florenca, onde o devolverei para fazer bate volta de trem. Minha dúvida é: vale a pena fazer a base em Siena ou San Gimignano? Serao 5 dias. Melhor ficar dentro da cidade ou arredores? Isso pensando na praticidade e charme do local.
    Grato

    Gustavo

    1. Olá, Gustavo! Acreditamos que Siena seja mais bem localizada, mas dá certo baseando-se em San Gigmignano ou em Colle di Val d’Elsa também. Ficar fora da cidade facilita sair e voltar dos passeios. Estar dentro da cidade proporciona mais comodidade para sair para jantar à noite.

  31. Olá,

    estamos planejando nosso viagem à Toscana no final de outubro. Como é a temperatura nessa época? Levaremos nossa filha (de 7 anos), e, apesar de ela ser super companheira de viagem e aguentar bem os passeios de adultos, queremos incluir alguns programas mais interessantes para crianças. Alguma dica?

    1. Olá, Rossana! Já estará frio. Prepare-se para temperaturas mínimas abaixo de 10ºC. A época também costuma ser chuvosa. “Venda” a viagem para a sua filha como você contaria uma história.

  32. Ja fiz meu roteiro baseado nos 3 passeios de carro que vocês fizeram apartir de Siena, resolveu todos os meus problemas.
    Agora, em um deles fala sobre um post para ir a Chianti, mas não o encontrei.
    Pelo que vi, a melhor maneira de conhecer Chianti seria no caminho entre Siena e Florença? Pergunto porque após os trajetos em Siena, irei passar 3 dias em Florença.
    Abraços

    1. Olá, Gustavo! Realmente o Ricardo Freire ainda não escreveu o post, apesar de prometido.

      A Chiantigiana é um ótimo passeio para fazer entre Florença e Siena ou vice-versa.

  33. olá boia,parabens pelo excelente serviço oferecido .
    minha dúvida é quanto ao sim card na itália ,para inserir no Ipad,me indicaram o WIND e o VODAFONE e recomendaram o WIND, melhor como GPS
    ,posso confiar nessa indicação ou vc tem uma melhor para quem vai rodar a toscana de carro?nossa viagem será em junho 2014.
    desde já agradeço.

    1. Olá, Fernando! Não entendi como o gps de uma cia. pode ser melhor do que outro… no telefone, gps é um aplicativo.

  34. Olá Bóia!

    Vou em lua de mel pra toscana no início de setembro, e pensamos em conhecer algumas vinícolas. Só que eu comecei a me preocupar sobre como é a lei na itália sobre bebida x direção. Estaremos só nós dois, de carro, lógico que não vamos beber muito, mas ngm vai p uma vínicola pra não fazer a degustação, né? Você tem alguma informação sobre isso??

    Tô baseando todo o meu roteiro nas informações desse blog. Obrigada!

    1. Olá, Lílian! O limite tolerado é baixo. Veja aqui: http://www.italia.it/en/useful-info/rules-to-drive-in-italy.html
      Uma dica é perguntar na própria vinícola o quanto vocês podem beber. Normalmente eles sabem informar.

  35. Obrigada Bóia! Ótima idéia! Vou mandar email pras vinícolas que pretendo visitar, e se descobrir alguma coisa volto pra contar aqui!

  36. Olá!

    Estarei em Florença de 24/05 a 28/05, e gostaria, quer dizer, tentar, conhecer algumas cidades. Estarei sem carro e já reservei hotel para as 4 noites em Florença.

    Obrigada !

    1. Olá, Carolina! O Ricardo Freire sugere 5 passeios para fazer de trem ou ônibus a partir de Florença: http://www.viajenaviagem.com/2012/05/florenca-5-bate-voltas-de-trem-ou-onibus/

  37. Eu e meu marido estaremos chegando na Itália em menos de uma semana e programamos percorrer a Toscana com carro alugado. Porém não providenciamos a carteirade habilitação internacional e agora não deve dar tempo. Furada! É arriscado não ter a carteira? Conseguimos alugar um carro sem ela? Grata!

  38. Silvia, é sempre bom ter. Maaaas, considerando a proximidade da viagem, relaxe que a possibilidade de locar o carro só com a habilitação brasileira é muito grande! Quase certa!

  39. Segundo uma amiga que tem ido sempre a Itália, lá eles não têm pedido a Carteira Internacional de Habilitação

  40. Obrigada a todos que ajudaram com respostas, A Bóia, Fabiana e Andrea! Vamos arriscar ir sem mesmo!

  41. Olá, minha lua de mel será em Outubro, e uma parte dela vou para Italia, onde tenho 7 dias. Gostaria de fazer Roma e Toscana. Alguma dica de roteiro?! Pensei em em fica 3 dias em Roma e os outros na Toscana. Mais aonde? O que fazer?! Obrigada desde já, Marianna.

    1. Olá, Marianna! Você pode ou se hospedar em Siena e rodar de carro, ou ficar em Florença e fazer bate-voltas de trem e ônibus. Note que o ideal é ficar pelo menos 7 dias na região e dividir a estadia entre essas duas bases. O Ricardo Freire explica tudo neste post.

  42. Olá!!
    Estou com dúvida: terei apenas 5 dias em Roma. Mas queria fazer um “bate-volta”, tipo de excursão, de ônibus. O que é preferível? Roma – Florença ou Roma – San Gimignano/Montepulciano/Montalcino??

    1. Olá, Renata! A Toscana é longe, e Florença, apesar de ficar próxima por causa do trem de alta velocidade, é uma cidade que não se esgota em poucas horas.

      Veja o nosso bate-volta a Pompéia e Nápoles:
      http://www.viajenaviagem.com/2009/07/passo-a-passo-bate-volta-de-roma-a-pompeia-e-napoles/

ATENÇÃO:
Antes de perguntar, veja se a dúvida já não está respondida no texto. Perguntas redundantes e comentários em maiúsculas serão apagados. Obrigado!