Fiestas Patrias no Chile, 18 e 19/9: como aproveitar o feriado

O Mercado abre

Eu já escrevi que turista brasileiro não tem medo de furacão, não tem medo de vulcão, não tem medo de terremoto: turista brasileiro tem medo mesmo é de feriado.

Já começam a pipocar comentários apavorados de quem está de viagem marcada para Santiago e de repente descobre que dias 18 e 19 de setembro o Chile pára para comemorar as Festas Pátrias.

(Dia 18 é o dia da Independência do Chile; dia 19, o dia da Glória do Exército.)

Não há o que temer, meu povo. As Fiestas Patrias são o equivalente chileno ao nosso São João. Por todo o país se armam feirinhas chamadas fondas com barraquinhas com todo tipo de gostosura chilena para experimentar. Também há apresentação de música e dança. (Quer saber onde? Tem um guia completo aqui.) E as noites são fervidíssimas — se você vai avulso, aproveite para cair na balada.

As lojas não abrem? Não, o comércio não abre nesses dois dias. Mas tem certeza de que você precisa fazer compras todos os dias, 24 horas por dia, durante toda a sua permanência no Chile? Por favor…

Museus e vinícolas também não abrem (mandei agora um email para a Undurraga, a única que abre em feriados, para ver se eles funcionam até nas fiestas patrias. Coloco aqui a resposta quando receber).

No departamento turistagem, estarão abertos o Mercado Central, o Cerro San Cristóbal e o Cerro Santa Lucía.

Passear em Valparaíso e Viña del Mar também é um bom programa (compre a passagem de volta com antecipação para não ficar esperando na rodoviária). Lá também você vai encontrar fondas.

Subir à montanha, porém, é programa de índio: meia Santiago estará lá, e você não vai aproveitar. Deixe para ir na quinta dia 20 ou na sexta 21.

Em compensação, programar um passeio a Cajón de Maipo pode ser uma boa.

Os restaurantes costumam abrir normalmente, mas não custa ligar antes para perguntar.

Mas o melhor de tudo é aproveitar as fondas de Santiago mesmo. As duas mais bacanas são as do Parque Padre Hurtado, na divisa de Las Condes com La Reina (a maior), e a do Parque Inés de Suárez, em Providencia.

Quem já estiver em Santiago no fim de semana anterior também pode aproveitar as feirinhas.

Leia também:

35 comentários

Olá Ricardo!

Estou indo ao Chile em julho e descobri agora que pegarei um feriado no dia 16, data em que havia programado passar o dia em Farellones.
Vc sabe me dizer se as estações de ski abrirão? E as viniculas? Não sei o que programar para este dia….

    Olá, Daniela! Vinícola é com o, anote aí.

    As estações de esqui abrem todos os dias. Nos fins de semana e feriados ficam cheias de santiaguinos.

    A vinícola Undurraga costuma abrir todos os dias.

Boa noite, estou em Santiago agora e estou muito otimista sobre o feriado.Todos falam muito empolgados das fondas e não vejo problema nenhum em curtir com eles esse período. Principalmente porque esta muito caro fazer compras em qualquer lugar no Chile !!!! Boa sorte para todos!!!

oi, vou para o chile no natal,gostaria de saber se tem algum restaurante que serve ceia na noite de natal.Obrigada

Gente, só para avisar as pessoas. Acabamos de chegar da Ilha de Páscoa justamente nesta época esse ano (16-19/09). Como todos sabem, as ilhas pertecem ao Chile. TODOS os hotéis (bons) praticamente estavam lotados com 2-3 meses de antecedência!!!! Então se a sua data para a Ilha de Páscoa tiver que ser esta, programe-se antes. Bem antes!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito