Fiestas Patrias no Chile, 18 e 19/9: como aproveitar o feriado

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

O Mercado abre

Eu já escrevi que turista brasileiro não tem medo de furacão, não tem medo de vulcão, não tem medo de terremoto: turista brasileiro tem medo mesmo é de feriado.

Já começam a pipocar comentários apavorados de quem está de viagem marcada para Santiago e de repente descobre que dias 18 e 19 de setembro o Chile pára para comemorar as Festas Pátrias.

(Dia 18 é o dia da Independência do Chile; dia 19, o dia da Glória do Exército.)

Não há o que temer, meu povo. As Fiestas Patrias são o equivalente chileno ao nosso São João. Por todo o país se armam feirinhas chamadas fondas com barraquinhas com todo tipo de gostosura chilena para experimentar. Também há apresentação de música e dança. (Quer saber onde? Tem um guia completo aqui.) E as noites são fervidíssimas -- se você vai avulso, aproveite para cair na balada.

As lojas não abrem? Não, o comércio não abre nesses dois dias. Mas tem certeza de que você precisa fazer compras todos os dias, 24 horas por dia, durante toda a sua permanência no Chile? Por favor...

Museus e vinícolas também não abrem (mandei agora um email para a Undurraga, a única que abre em feriados, para ver se eles funcionam até nas fiestas patrias. Coloco aqui a resposta quando receber).

No departamento turistagem, estarão abertos o Mercado Central, o Cerro San Cristóbal e o Cerro Santa Lucía.

Passear em Valparaíso e Viña del Mar também é um bom programa (compre a passagem de volta com antecipação para não ficar esperando na rodoviária). Lá também você vai encontrar fondas.

Subir à montanha, porém, é programa de índio: meia Santiago estará lá, e você não vai aproveitar. Deixe para ir na quinta dia 20 ou na sexta 21.

Em compensação, programar um passeio a Cajón de Maipo pode ser uma boa.

Os restaurantes costumam abrir normalmente, mas não custa ligar antes para perguntar.

Mas o melhor de tudo é aproveitar as fondas de Santiago mesmo. As duas mais bacanas são as do Parque Padre Hurtado, na divisa de Las Condes com La Reina (a maior), e a do Parque Inés de Suárez, em Providencia.

Quem já estiver em Santiago no fim de semana anterior também pode aproveitar as feirinhas.

Leia também:

35 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Kely
KelyPermalink

Ainda nao parei para pesquisar os feriados qdo viajo, acabo sabendo so' qdo chego no destino, que resulta na alteracao do roteiro. Esse ano peguei feriado no dia que cheguei em Milao, uma semana depois qdo cheguei em Munique tb era feriado, e uma semana depois qdo cheguei em Paris tb era feriado, vou comecar a pesquisar antes para ir planejada.

Rice Azevedo Duailibe
Rice Azevedo DuailibePermalink

Olá Ricardo,gosto muito das informações que este site fornece,e sempre que viajo, consulto-o antes.
Dessa vez, quero informações sobre o sul do Chile, como:
melhor época para conhecer; passeios ecológicos; quanto tempo demorar em cada local; como chegar etc.
Agradeço desde já.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rice! Leia sobre a Patagônia chilena aqui: http://www.viajenaviagem.com/category/patagonia-chilena/

Guilherme
GuilhermePermalink

Peguei um feriado no inicio de julho em Santiago e muitos restaurantes estavam fechados, assim como os museus. Vale a pena consultar antes.

ccguedes
ccguedesPermalink

Há alguns anos cheguei em Santiago vindo do sul do Chile (viagem excelente, por sinal) justamente num 18/09! Queria ir ao Mercado Municipal, alguma vinícula, nada, tudo fechado! Por sorte tinha conhecido uma senhora gaúcha muito simpática em Puerto Varas, que viajava sozinha e tinha indicação do telefone de um brasileiro que era taxista em Santiago há muitos anos. Ligamos para ele, para tentar combinar alguma coisa, já que ele era local. Combinamos um valor pelo dia dele nos acompanhar, e foi assim que conheci as "fondas", com direito a explicação do significado das comemorações, e tudo mais. Ele até conseguiu um mercadinho aberto no feriado, e nos deu ótimas indicações de vinho, não tão conhecidos fora do Chile, mas de ótima qualidade.

Foi um achado, mas se não fosse isto, ficaríamos sem ter o que fazer. Por isto, vale a pena, sim, pesquisar sobre feriados antes de programar a viagem, o que passei a fazer depois desta viagem.

E vc tem razão, mais fácil enfrentar medo de furacão (estava na Flórida mês passado, quando o "Isaac" circulou lá perto) do que feriado sem programação!

Cinthia Bonandi
Cinthia BonandiPermalink

Boa noite!

Infelizmente eu não pesquisei os feriados antes de viajar e agora não sei o que fazer. Você poderia me ajudar nessa situação, dando dicas do que fazer ou até me passando o contato desse taxista brasileiro para que tenha uma luz do que fazer com minha família.
Muito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cinthia! Para dicas do que fazer no feriado, leia o texto acima.

Para contato do taxista brasileiro, veja o comentário da nossa leitora Maria Cristina: http://www.viajenaviagem.com/2013/06/guias-brasileiros-no-exterior/comment-page-2/#comment-365668

Renata Vincenzi
Renata VincenziPermalink

Olá! Esse post foi providencial! Chego em Santiago domingo a noite e volto sábado de manhã! Portanto tenho que me organizar! tinha programado de ir pra Vinã del Mar e Valparaíso na quarta feira, mas como é feriado a La Sebastiana estará fechada... Também gostaria de ir para o Valle Nevado e para uma Vinícola e reservar um dia para compras ! Alguma sugestão para organizar melhor os dias? Obrigada, sua dicas são sempre úteis!
Abraços
Renata

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Renata! Veja o roteiro completo de Santiago, dia a dia. http://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Cristina
CristinaPermalink

Está aí uma boa sugestão de post: feriados pelo mundo, como isso afeta suas viagens, se você já enfrentou alguma dificuldade conte aqui rsrs. Desde que comecei a namorar meu marido, viajamos entre Outubro e Novembro, já passei o feriado do início de Novembro em algumas cidades européias, mas Veneza ano passado foi a maior furada que vivemos - cheio de turistas europeus e gente indo visitar os cemitérios. Agora no planejamento, tomamos cuidado com isso. Esse feriado de novo só em grandes cidades!

Maria Leonor
Maria LeonorPermalink

Riq, voce é demais! Eu tava aqui toda jururu porque estarei lá entre 15 e 24/09 e advinha...pensei que ia "perder" esses dois dias. Agora vem voce e mostra tudo de bom! Valeu mesmo. Na volta conto tudo pra seus leitores.

fernanda
fernandaPermalink

Maravilhoso o post. Estou indo nesse feriado para o chile.
Será que indo na quarta para valpraiso e vina del mar não pegaria engarrafamento???
Onde fica Cajón de Maipo ???

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernanda! Veja a localização de Cajón del Maipo aqui: http://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Danielle
DaniellePermalink

Ola Ricardo,
Undurraga abre sim, eu confirmei com eles hoje.
Tenho uma dúvida: O feriado é somente dias 18 e 19 correto? Será que dia 17 funciona o comércio?
Este seu post foi providencial.
Obrigada.
Danielle

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Danielle! Funciona.

Estela
EstelaPermalink

Acabei de voltar de Santiago!
A cidade está linda! Enquanto Buenos Aires míngua, Santiago cresce, embeleza e fica lotada de brasileiros!
O passeio para a vinícola Concha e Toro é razoável, bem turístico.
Depois fomos, no sábado, para as vinícolas Casa Silva e Lapostolle. Adoramos! O almoço na Casa Silva foi premiado com um jogo de pólo.
Foram 4 dias perfeitos! Inclusive porque ficamos no W, muito bem situado e muito bonito. Recomendo.

renata muhlhofer
renata muhlhoferPermalink

Pessoal, Undurraga abrirá no feriado, fechei passeio pela Turistik. Dia 17, tudo normal.

Adelaide Veiga
Adelaide VeigaPermalink

Por duas vezes estive no Chile nas festas pátrias e foi maravilhoso. Na visita a Vina Del Mar acabamos em uma fonda onde saboreamos empanadas, assados diversos, enfim toda a comida típica do Chile a preços populares. No outro dia fomos em Santiago em duas fondas, a primeira bem popular com desfile militar e muita gente. A segunda no bairro Providência era bem seletiva, organizada e com atividades diversas e muita dança. (Cueca)
Mas a melhor experiência foi em Mendoza, a descrição e fotos desta festa está no post
http://viagensdede.blogspot.com.br/search/label/Festa%20P%C3%A1tria%20Chilena

Renata
RenataPermalink

Aqui estou eu no Chile, em pleno feriado! Eles imendaram a segunda feira, então serão 3 dias de feriado. O shopping abriu hoje (17/09), mas não funcionará nos próximos dois dias. As ruas estão desertas!

Adriana Pierri
Adriana PierriPermalink

Estamos em Santiago e vamos pegar esse feriado todo. Segundo um taxista só abrirão comercio familiares amanha dia 18/09. Hoje o Shopping fechou cedo e amanha só abrem os restaurantes. A cidade está deserta! Mas ainda bem que os cerros e mercadão abrem amanhã.
Quase não há neve... Tem um pouco no Vale Nevado ..no caminho dá pra parar e brincar um pouco.

Pablo
PabloPermalink

Ano passado peguei as Fiestas Patrias em Santiago e curti bastante, assisti a parada militar no centro e todas as festividades, vi até o Presidente do Chile, caças da força aérea... agora foi difícil achar algum restaurante aberto! tive que jantar na rodoviária antes de ir pra Pucón.

André Salles
André SallesPermalink

Olá Ricardo,
Vou pro Chile no final do ano com minha esposa e filho de 3 anos.
Alguma indicação de lugar legal pra passar a virada do ano fora do circuito Vinã del Mar/Valparaíso?
Valeu,
Abraços

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, André! Aqui quem responde é A Bóia!

Estamos falando de festas de Ano Novo no mundo inteiro neste post:
http://www.viajenaviagem.com/2012/08/reveillon-2013-dicas/

Você encontra mais sugestões aqui, no post do ano passado: http://www.viajenaviagem.com/reveillon-2012/

Alexandre Costa
Alexandre CostaPermalink

Hola Riq! Estou em Santiago desde a última quarta-feira e o feriadão não me atrapalhou em quase nada (exceto dois museus que gostaria de visitar e estão fechados). Na sexta à noite muitos santiaguinos saíram da cidade, que está vazia, mas não desértica. Encontrei restaurantes abertos na Providencia (onde estou hospedado) e em Bellavista (em Lastarria quase tudo fechado). Como já sabia do feriado, fiz uma programação (incluindo sempre um plano b) para todos os dias e deu tudo certo!

Aluguei um carro e fui até a Viña Matetic, no Vale de Casablanca, a apenas 68km de Santiago. Almocei por lá e fiz um tour pela vinícola (recomendo muito este passeio). O aluguel do carro foi feito com a Europcar, que está aberta durante o feriado (www.europcar.cl). Em relação ao passeio na montanha, tinha interesse em ir a Farellones, mas como a temperatura está mais alta que o previsto para esta época do ano, há pouca neve e a estação fechou mais cedo. Acabei em um tour ao Valle Nevado e El Colorado, que embora não fosse o que eu queria, foi divertido pela companhia de brasileiros e colombianos. Paramos em um trecho da estrada e fui formalmente apresentado à neve! smile

Hoje vou a Valparaíso e pretendo também entrar em alguma fonda para conhecer.

Uma abraço!

lucia
luciaPermalink

Vou a Santiago em 03/10 e gostaria de passar o dia em Farellones, mas receio que não haja mais neve... No Rio não tivemos inverno (hoje espera-se 37 graus!). Para os que estão por aí, como está a temperatura em Santiago? Tem-se falado em inverno atípico este ano? Bjs e obrigada!

Bruno Cirino
Bruno CirinoPermalink

Lucia, estou em Santiago a trabalho desde o início de setembro e o inverno foi atípico este ano aqui no Chile...É possível perceber um "descontentamento" por parte da maioria das estações de esqui. La Parva, El Colorado e Farellones já fecharam para esta temporada, Valle Nevado fica até esta sexta dia 21...A única que permanece aberta é Portillo (mais distante de Santiago e mais para o meio da Cordilheira, próximo da divisa com Argentina). O Snow Forecast prevê 2cm de neve para hoje e amanhã nesta estação. Mas de qualquer forma, está tudo derretendo..acho que não dura mais 2 semanas.

Bruno Cirino
Bruno CirinoPermalink

Acabei de ver no site de Portillo que a temporada deles também se encerra esta semana, dia 22 é o último dia!

Artur
ArturPermalink

Dei uma volta ontem no shopping arauco e durante o trajeto parecia uma cidade de um set de filmagem, pois quase nao havia pessoas na maioria das ruas e estava praticamente tudo fechado exceto os fast foods razz

lucia
luciaPermalink

Obrigada, Bruno, pela resposta! É uma pena, mas estação de esqui terá que ficar para uma outra viagem!

gleiber (@Andarilho_Mundo)

Gente, só para avisar as pessoas. Acabamos de chegar da Ilha de Páscoa justamente nesta época esse ano (16-19/09). Como todos sabem, as ilhas pertecem ao Chile. TODOS os hotéis (bons) praticamente estavam lotados com 2-3 meses de antecedência!!!! Então se a sua data para a Ilha de Páscoa tiver que ser esta, programe-se antes. Bem antes!

Fernanda
FernandaPermalink

oi, vou para o chile no natal,gostaria de saber se tem algum restaurante que serve ceia na noite de natal.Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernanda! Essa é a pergunta mais difícil de responder de todas. Você sabe quais restaurantes abrirão na noite de natal na sua cidade? Imagine descobrir na cidade dos outros...

Nosso conselho: desencane de ceia, faça uma no quarto do seu hotel, conecte-se por Skype à sua família.
http://www.viajenaviagem.com/2012/12/noite-feliz-pra-viagem-como-passar-o-natal-fora-de-casa/

Caso faça questão de jantar fora nesse dia, peça ajuda ao seu hotel por email, é o melhor a fazer.

Bernardo gazineu
Bernardo gazineuPermalink

Boa noite, estou em Santiago agora e estou muito otimista sobre o feriado.Todos falam muito empolgados das fondas e não vejo problema nenhum em curtir com eles esse período. Principalmente porque esta muito caro fazer compras em qualquer lugar no Chile !!!! Boa sorte para todos!!!

Daniela
DanielaPermalink

Olá Ricardo!

Estou indo ao Chile em julho e descobri agora que pegarei um feriado no dia 16, data em que havia programado passar o dia em Farellones.
Vc sabe me dizer se as estações de ski abrirão? E as viniculas? Não sei o que programar para este dia....

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniela! Vinícola é com o, anote aí.

As estações de esqui abrem todos os dias. Nos fins de semana e feriados ficam cheias de santiaguinos.

A vinícola Undurraga costuma abrir todos os dias.