Feriado em NY: o que fazer (incluindo restaurantes abertos)

Staten Island Ferry

[Staten Island Ferry: Estátua da Liberdade grátis]

Como eu sempre digo, brasileiro não tem medo de furacão, brasileiro não tem medo de vulcão, brasileiro não tem medo de terremoto: brasileiro tem medo de feriado. A possibilidade de estar num lugarzinho qualquer do planeta sem lojas abertas semeia o pânico e é capaz de cancelar viagens.

Calma, pessoal.

Feriados oferecem possibilidades de passeios diferentes — e a rara oportunidade de gastar seu dinheiro em coisas que não pesarão na mala para voltar. Em termos gerais, eu falo dessas atividades neste post aqui. Mas, como muita gente pergunta especificamente sobre Nova York, aí vão algumas sugestões para curtir a capital do universo num dia de lojas de departamento e outlets fechados:

–> 1. Suba a um mirante

Top of the Rock

[Top of the Rock]

Tanto o Top of the Rock (meu favorito, com belíssima vista do Central Park e do Empire State) quanto o Empire State Building abrem 365 dias por ano. Entre nos sites para marcar horário e não enfrentar filas (no caso do Empire State, você pulará a fila da bilheteria, mas enfrentará a fila do raio-x).

–> 2. Vá ao parque

Central Park Zoo

[Central Park Zoo]

Parques não fecham por causa de feriado. No Central Park você pode inclusive visitar o Zoológico, que abre 365 dias por ano. Se quiser ir ao badalado High Line Park, entre Chelsea e Meatpacking, vá de tarde, e já deve pegar parte do comércio aberta mesmo nos feriados mais sagrados.

–> 3. Faça um passeio de barco

Harbor Lights Cruise

[Harbor Lights Cruise]

É uma grande atividade para fazer num feriado; o único perrenguinho é que os feriados que fecham Nova York são todos no frio (Páscoa, Thanksgiving, 25 de dezembro e 1º de janeiro). Mas todos os barcos têm área coberta. O passeio mais bacana é o Harbor Lights Cruise, no acender das luzes, que leva 2 horas. O passeio mais completo, o da Circunavegação da ilha, que leva 3 horas. O melhor custo x benefício é o do East River Ferry, um barco de passageiros que faz todo o lado leste da ilha por 4 dólares (o passe de um dia inteiro com paradas sai 12 dólares); veja como usar este barco para visitar Williamsburg, no Brooklyn, neste post. O passeio mais popular é o que leva à Estátua da Liberdade (note que atualmente a estátua está fechada à visitação); mas você pode passar ali perto e tirar suas fotos de graça, usando o Staten Island Ferry, que serve a moradores mas acolhe turistas sem restrições (veja mais aqui).

–> 4. Atravesse a Ponte do Brooklyn

Ponte do Brooklyn

[Brooklyn Bridge]

OK, este é um passeio recomendável apenas em dias com temperatura agradável (digamos, acima dos 10ºC) e — importantíssimo! — sem vento. Veja o roteirinho aqui.

–> 5. Durma até mais tarde + brunch + passeio por alguma região da cidade

High Line Park

[High Line Park, de Chelsea a Meatpacking]

Aproveite o feriado para repor o sono perdido nos últimos dias — você aproveitará melhor o resto da estada. Comece o dia com um brunch perto do meio-dia e depois saia para bater perna em alguma região da cidade que você ainda não conheça. Aqui vão três sugestões: um passeio por Chelsea, Meatpacking e West Village; outro por Village, Soho, Nolita e Lower East Side; outro por Williamsburg, no Brooklyn. No início da tarde algumas lojas abrirão; os americanos não perdem oportunidade de separar você do seu dinheiro.

.
–> 6. Surpresa: alguns museus podem estar abertos

Em Thanksgiving e no dia de Natal todos os museus fecham. Mas o Metropolitan abre na Páscoa; o Museu de História Natural, o MoMA e o Guggenheim abrem na Páscoa e em 1º de janeiro.

–> 7. Fome ninguém passa!

Sim, é verdade que muitos restaurantes fecham, sobretudo no dia de Thanksgiving e no dia de Natal (que é o dia da festa dos americanos; a véspera não tem significado para eles). Mas onde quer que você esteja encontrará restaurantes, lanchonetes, delis e carrinhos de rua de plantão. Se tiver planos de comer bem, mais do que nunca vale a pena reservar. Pelo site Opentable é facílimo (eu explico tudinho aqui). Já pensando nessa sua preocupação, o Opentable tem listas de restaurantes abertos em feriados (e com menus especiais). Escolha por aqui:

- Restaurantes em Nova York para Thanksgiving, no Opentable

- Restaurantes em Nova York para a véspera de Natal, no Opentable

- Restaurantes em Nova York para o dia de Natal, no Opentable

- Restaurantes em Nova York para a noite de Réveillon, no Opentable

- Restaurantes em Nova York para a Páscoa, no Opentable

–> 8. Thanksgiving e Black Friday

Em Nova York o programa mais tradicional de Thanksgiving é a parada da Macy’s, que sai às 9h do lado oeste do Central Park e chega ao meio-dia à tradicional loja da rua 34, via 6a. Avenida.

Já a Black Friday é uma superpromoção que ocorre na sexta-feira do feriadão de Thanksgiving e que marca o início da temporada natalina. É um dia em que o comércio espera vender muito para iniciar a melhor época de vendas no azul. Algumas lojas de departamentos e de eletrônicos abrem à meia-noite, outras abrem de madrugada; as ofertas mais arrasadoras vigoram apenas até o fim da manhã. Tem quem curta, mas me parece um programa de índio 5 machadinhas.

Não há desabastecimento depois da Black Friday. Os americanos sabem regular estoques como ninguém, então se você não tem preparo físico desenvolvido no carnaval de Salvador, não esquente de não participar.

As datas dos próximos anos:

2012: Thanksgiving 22 de novembro, Black Friday 23 de novembro

2013: Thanksgiving 28 de novembro, Black Friday 29 de novembro

2014: Thanksgiving 27 de novembro, Black Friday 28 de novembro

–> 9. E a Broadway?

Contam-se nos dedos de uma mão os espetáculos que mantêm apresentações no dia de Thanksgiving, na véspera e no dia de Natal e na véspera de Ano Novo. Alguns (poucos) espetáculos não funcionam também no dia 1º de janeiro. Mas a imensa maioria mantém os horários habituais na Páscoa.

–> 10. O que o blogueiro faria?

Eu iria na onda do número 5: reporia um pouco o sono, faria um belo brunch previamente reservado e à tarde faria algum passeio — caminhada por uma região de Downtown, ou subida a um mirante, ou passeio de barco, ou ainda um cineminha, caso estivesse passando alguma coisa sem previsão imediata de estréia no Brasil.

Leia mais:

Página-guia de Nova York no Viaje na Viagem

Pesquise hotéis em Nova York

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


55 comentários para “Feriado em NY: o que fazer (incluindo restaurantes abertos)”

  1. Ola! Ano passado passamos a semana do Thanksgiving lá. Duarnte a semana fomos duas vezes assistir show na Broadway, tranquilo. Mas os demais passeios de turistão mesmo são complicados poi é um grande feriado para eles e a cidade fica muito cheia. Na quinta de manhã é a pArada da Macy’s e os nativos chegam la de madrugada para assistir a montagem dos bonecos. Saímos do hotel um pouco depois do começo mas deu pra ver bem. Realizei meu sonho de criança no alto dos meus 33 anos. Depois encontramos um casal de amigos que mora là e compartiilhamos do Turkey com green beans na casa deles. Depois demos uma volta no Central Park . Voltando pro hotel à noite encontramos várias lojas abertas e já fizemos algumas compras. Na sexta-feira mais compras de manhã, fomos no Memorial, tentamos ir na estatua da Libredade mas estava muito cheia e decidimos assistir o por do sol no Empire State, e ficamos mais de três horas na fila. Quase desisti. Chegamos lá em cima noite escura já. No sábado fomos no Intrepid no pier 86, pra quem vai com crianças é um programão. E pros altinhos é a chance de colocar óculos aviador e fingir ser o Tom Cruise e tirar uma foto no avião do Top Gun Eu adorei , mas a cidade realmente fica muito cheia. Mais que o habitual me parece. É isso, falei demais. Beijo!

  2. Riq e Boia,

    A Estátua da Liberdade está com visitação interrompida pode tempo indeterminado. Veja aqui: http://www.nps.gov/stli/planyourvisit/index.htm

    Statue Closed
    Due to conditions created by Hurricane Sandy, Statue of Liberty National Monument will be closed until further notice.”

    O terminal das balsas que dão acesso à ilha onde fica a estátua foi severamente danificado pelo furacão Sandy e precisará ser reconstruído.

    1. Olá, A.L.! Acrescentamos a ressalva ao texto. Mas o que o Ricardo recomenda mesmo é a travessia com o Staten Island Ferry.

  3. Fiz a travessia que o Riq recomenda , show de bola. A balsa passa ao lado da estátua, os terminais de embarque são melhores que nossos aeroportos e ainda é grátis ! Programão !

  4. Alguns dos passeios do Riq tambem sao nossos eleitos. E temos mias dicas. Leia aqui: http://quatrocantosdomundo.wordpress.com/2011/12/11/top-10-nova-york-passeios-imperdiveis-na-big-apple/

  5. Alguém sabe quando são acesas as luzes e a decoração de natal em Nova York? Geralmente é depois do Thanksgiven, mas como este ano o thanksgiven será mais cedo fiquei na dúvida. Estarei lá até 28 de novembro e gostaria muito de ver a árvore de natal no Rockefeller Center.

    1. Marcio,

      Voce deu sorte!! A arvore de Natal do Rockefeller Center vai ter as luzes acesas dia 28 de novembro.

      1. Putz, na verdade eu dei azar! Volto exatamente no dia 28 de novembro, devo sair para o aeroporto por volta de meio-dia :(

      2. puxa… dei sorte, volto pra Curitiba dia 29 de novembro!!!!

  6. Sinceramente, ainda que sempre se faça compra em NY, posso garantir que a cidade tem muito mais a oferecer. Fatos dos mais relevantes da história contemporânea ocorreram por aquelas ruas, bairros, prédios.Leia, se informe, aproveite os excelentes museus, veja as belissimas paisagens, viaje pelos grandes filems cujas locações foram filmadas por la e volte mais feliz e culto.E isso além de não custar nada , não pesa pra carregar.

  7. Para aqueles que não vivem sem uma comprinha, uma boa notícia: a BH Photo Video estará aberta no Thanksgiven, das 10h às 18h.

  8. Bóia, estou programando minha viagem para NY e Washington para o final de junho/começo de julho. Onde é melhor passar o feriado de 4 de julho? Tem alguma comemoração que seja legal participar? Obrigada!0

    1. Olá, Katia! Há paradas e fogos, mas as cidades não param por causa disso. Se você fosse americana, você gostaria de ir ao desfile de 7 de setembro?

      1. É verdade, deve ser a mesma coisa… vou escolher um dos passeios acima. Obrigada!

  9. É melhor passar o 4 de julho em NY ou em Wash?

    Valeu!

    Parabéns pelo site!

    1. Olá, Pedro! Washington concentra as comemorações cívicas, em Nova York é mais fácil escapar de multidões, que são mais localizadas.

  10. Bom diaa!

    Alguém me sabe dizer quando se acendem as iluminações de Natal na Cidade de NY este ano? estava a pensar ir de 29 a 5 de Dezembro e queria saber se nessa altura a cidade já esta com as iluminações.

    Obrigada

    1. Olá, Inês! A cidade começa a se iluminar logo depois de Thanksgiving, que este ano cai dia 28 de dezembro. Você já verá luzes, sim.

      Encontrei um guia das melhores decorações do ano passado na Time Out, quando chegar perto procure o equivalente deste ano:
      http://www.timeout.com/newyork/things-to-do/christmas-lights-and-decorations-in-new-york

  11. Boa noite!
    Saberia me dizer se no feriado de 27 de maio (memorial day) o comércio é fechado ?
    Obrigada

    1. Olá, Camila! Não fecha não.

      1. Bora pras compras então (: ahhaha
        Obrigada!

  12. Olá! Passarei o natal e ano novo em NY e gostaria de saber se o frio (e a neve) prejudicam os passeios, pois pretendo caminhar pelo máximo de pontos possíveis da cidade. Abraço.

    1. Olá, Rafael! O frio e a neve costumam prejudicar os passeios (sobretudo de barco e travessia da ponte do Brooklyn), mas a cidade tem uma mística invernal que compensa.

      Leia:
      http://www.viajenaviagem.com/reveillon-2013

      1. Bons conselhos sobre o reveillon.
        Obrigado!

  13. Estou indo para NYC agora no começo de julho, e gostaria de saber de algum lugar que eu possa assistir os fogos do dia 4 de julhos! Talvez um restaurante em alguma cobertura q de para ver o rio hudson e os fogos a noite!! Obrigada

    1. Olá, Camila! Veja as sugestões da CBS:
      http://newyork.cbslocal.com/top-lists/best-places-to-watch-4th-of-july-fireworks-in-new-york/

      Os fogos começam depois das 21h.

      Você também pode jantar cedo e ir à West Side Highway, entre as ruas 22 e 55, para assistir aos fogos de graça.

  14. Olá, vou fazer uma conexão em N. York de 12 hs dia 01 de janeiro ( 9 as 21 hs), com marido e 3 filhos. No aeroporto de Newark. Será que acho alguma coisa aberta?? Compras acho que vai ser meio impossível…Frio, o que fazer? Eles gostariam de conhecer o central park..aceito sugestões!

    1. Olá, Cristina! Sempre haverá lugares para se esquentar.

  15. Bóia querida, preciso muito da sua ajuda!
    Minha mãe tem um sonho: conhecer NY decorada pro Natal.
    Esse ano decidimos realizar esse sonho e compramos as passagens!
    Chegamos em NY 30/11 de manhã e ficamos até 03/12.
    Mas… Inteligente que sou, só vi depois que a árvore do Rockfeller Center acende no dia 04/12!
    Fiquei preocupado, até porque o Thanksgiving é 28/11, e black friday 29/11.
    O que faço? Você acha que na nossa data veremos as luzes e realizaremos esse sonho?
    Nos ilumine, por favor!!!

    1. Olá, Pedro! Se a árvore do Rockefeller Center é tão importante assim, mude a data da passagem.

      1. Bóia!!!
        A árvore em si não é importante! O importante é a decoração geral das ruas… as luzes… o clima de Natal.
        Me preocupei com árvore porque ela poderia ser um marco pro inicio do clima da cidade.
        O que acha?

        1. Olá, Pedro! Você já encontrará alguma decoração. Vá às lojas de departamento como Macy’s e Bloomingdale’s.

          1. Obrigado, bóia!!!

  16. da semana do dia 10 a 17 out, alguém sabe dar algumas dicas legais do que fazer de noite, shows ou algo diferente em NY?

    1. Olá, Fernando! Veja todas as dicas sobre Nova York aqui: http://www.viajenaviagem.com/americas/nova-york-ricardo-freire/

  17. Prezada Boia, boa noite.

    Chegarei em NYC no dia 25 de novembro (segunda), ou seja, 4 dias antes do Black Friday. Fico até o dia 03 de dezembro. É a segunda vez que vamos à cidade.

    Sou do tipo avesso a multidões. Minha namorada também.

    Assim, cordialmente, pergunto:

    Se eu for no Woodburry dias antes da Black Friday (tipo quarta), já encontrarei boas promoções? Ou você acha que mesmo na sexta feira não se encontra tanto tumultuo? Passar a madrugada acordado, como você disse, está fora de cogitação.

    Você sabe dizer se a Forever 21 também entra em promoção? Minha namorada ama esta loja.

    Agradeço desde já se puder dar uma ajuda.

  18. Bóia, agradeço a resposta tão rápida.
    Os posts são elucidativos.
    Somente restou uma dúvida: o outlet já tem promoções na semana do Black Friday mesmo? Tipo segunda, tercça e quarta-feira antes.? Esse preços já são convidativos?
    É claro que se compararmos ao Brasil serão. Mas to falando em relação ao preços de lá mesmo.
    Agradeço mais uma vez.
    Estou fazendo o roteiro e n sei quando ir ao outlet.

    1. Olá, Gabriel! Leia os comentários daqueles dois posts. As opiniões são bastante divididas.

  19. Olá Bóia! Estou indo para NY dia 08 de outubro e fico até o dia 18. Nesse meio tempo terá o feriado do dia 14 de outubro, o Columbus Day. Gostaria de saber como fica a cidade nesse dia, é o tipo de feriado onde tudo fecha ou não?
    Obrigada!

    1. Olá! A cidade fica igualzinha a qualquer fim de semana. Tudo abre. Algumas pessoas aproveitam o feriadão para viajar, só isso (muitas delas viajam a Nova York).

  20. Olá, li que a BH ficou aberta no thanksgiving de 2012, vc sabe se ela ficara aberta agora no de 2013? E quais outras lojas abrirão tbem?
    Obrigada

  21. E quais outras lojas ficarão abertas? Obrigada!

    1. Olá, Carolina! A B&H obedece a um calendário de feriados judaico. Entre no site da loja para ver os dias de fechamento.

      As lojas de departamento fecham no Thanksgiving. Muitas lojas, porém, abrem à tarde.

      Acredite: Nova York não é só compras. Aproveite quando a cidade lhe oferece a possibilidade de 24 horas sem comprar. Existem outros prazeres numa viagem: tente descobrir, você vai gostar.

  22. Super obrigada. Mas estamos indo para Ny somente para comprar o enxoval da minha filhinha :)
    Morei um tempo na big Apple e aproveitei bastante a cidade. Até o Thanksgiving que na época nem pensei em compras nesse dia. Mas dessa vez é diferente, por isso a pergunta de o que estará aberto na quinta feira :)
    Indiscutivelmente Ny tem muitoooo mais a oferecer do que tão somente compras :) )

  23. Mandei um comentário aqui pro Perguntódromo sobre o Columbus Day e não apareceu… :(

    A parada do Columbus day tbm é muito concorrida?
    Tenho que chegar muito tempo antes?

    E os deals? Sei que não é nenhum Black Friday…
    Eu vou chegar no dia 7, vou concentrar atividades mais culturais nos primeiros dias.
    Alguma grande loja em especial vale a pena esperar?
    Só tem ofertas no próprio dia, ou é por um periodo?

    Obrigada.

    1. Olá, Anne! Vamos compartilhar sua pergunta sobre a parada no Perguntódromo. Há boas ofertas todos os dias em todas as lojas de Nova York.

  24. Olá, pessoal. Boa noite. Gostaria de uma sugestão de restaurante para um bom jantar no Thanksgiving em NY, em Manhattan mesmo, com menu típico da ocasião. Agradeço desde já!

    1. Olá, Gabriel! No link do Opentable que está no texto você encontra restaurantes abertos e o menu especial do dia.

      http://www.opentable.com/promo.aspx?pid=1&m=8

  25. Olá!
    Gostaria de saber se as lojas de departamento funcionam no dia 28/11 ou seja, no Thanksgiving
    Obrigada
    Flavia

    1. Olá, Flavia! Você deve encontrar lojas funcionando, mas em horário reduzido. Perto da data, entre nos sites para checar caso a caso.

  26. Gostaria de saber qual é a melhor programação para a noite do dia 31/12 e o que fazer no dia 01 de janeiro? Estarei em Nova York entre os dias 30/12 e 06/01. Obrigada!m

  27. Boa Noite ! vou para Ny na Semana Santa e gostaria de saber se as lojas funcionam na sexta feira santa – Good Friday – . Obrigada.

    1. Olá, Elaine! Os grandes magazines e outlets fecharão no Domingo de Páscoa.

ATENÇÃO:
Desculpe, mas esta caixa está inativa e seu comentário não aparecerá. Estamos aprontando um novo Viaje na Viagem. No novo site a caixa de comentários voltará a funcionar. Obrigado pela compreensão!