Reserva de restaurantes nos Estados Unidos: use o OpenTable (é fácil e grátis)

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Open Table.com

Sempre odiei fazer reserva de restaurante. E também sempre me odiei quando não consegui jantar porque era necessário reserva. Por isso acabei me habituando a pegar o telefone e tentar me fazer entender numa língua estranha. (No Viaje na Viagem de papel, de 1998, fiz até um roteirinho prevendo a seqüência lógica de um diálogo de reservas: agora ele vai perguntar pra que horas; agora, quantas pessoas; agora, o seu nome...)

Mas hoje meus problemas acabaram -- pelo menos, nos Estados Unidos, no Canadá e na Inglaterra. É que nesses países funciona superbem um site de reservas online, o OpenTable.com (na Inglaterra também tem o TopTable.com). Funciona assim: às cinco da tarde você se dá conta de que ainda não tem reserva para jantar. Cinco minutos depois (se não ficar horas folheando menus...) já pode ter uma reserva confirmada, com mapinha e tudo.

Open Table.com

Dá pra fazer a busca inicial no site, mas funciona também pelo Google. Foi o que eu fiz sexta-feira passada para fazer uma reserva no restaurante do The Drake, o hotel mais muvucado de Toronto.

Open Table.com

O Google me mandou direto pra página de reserva do Drake no Open Table. Deixei a data do dia (dá pra reservar com dias de antecedência também, claro) e pedi uma mesa para dois às 21h.

Open Table.com

Também já era pedir demais: para o horário que eu queria já não havia mais mesas. Mas o site me ofereceu os horários disponiveis: 18h30, 18h45, 22h e 22h30. Como eu sou brasileiro e, além de não desistir nunca, ainda janto tarde, escolhi as 22h.

Open Table.com

O site então pede os meus dados telefônicos (precisa ser um número no formato americano ou canadense; dei o número do hotel em que estava em Nova York pra fazer uma reserva quando estava lá e depois não mudei mais), e voilà:

Open Table.com

Tudo certinho e indolor -- e grátis, pípols! -- sem precisar soletrar o seu nome para a "reservacionista" (é assim que eles chamam em inglês).

É bem difícil um restaurante que não esteja integrado ao sistema. Nesta viagem tenho usado o site praticamente todos os dias.

E você? Conhece sites assim que funcionam em outros países? Diz pra gente, pufavô!

Leia mais:

48 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Val
ValPermalink

Na França : http://www.lafourchette.com/
e gostei mais desse: http://www.bestrestaurantsparis.com/

Amo opentable e afins!

Adri Lima
Adri LimaPermalink

ADORO o Opentable. Quebra demais meu galho, além do ranking de restaurantes, para o caso de não haver nenhuma escolha clara.

Em Keywest, foi seguindo o ranking do Opentable que eu conheci o Rooftop Cafe, restaurante que amei!

Acho que não sei de outro em outras praças. Mas se lembrar, listo aqui!

Pat Véras
Pat VérasPermalink

Não vou poder ajudar com outros sites pois só usei o OpenTable mesmo, mas deixo o relato de que até o campo Special Request funcionou no meu caso: expliquei que era comemoração de um aniversário de casamento e por isso, se possível, queria uma mesa em algum local menos barulhento, com vista ou seja, romântico.

Fui atendida quanto ao local e ainda ganhamos um conjunto de taças do restaurante! Bem legal smile Claro que foi um mimo do restaurante, mas o site teve o mérito de fazer a informação chegar corretamente e ser levada em consideração, certo?

Hugo
HugoPermalink

Normalmente uso o serviço de Concierge do cartão de crédito. Passo para eles a lista dos restaurantes, datas e horários e eles resolvem tudo.

Só uma observação sobre o Open Table. Ele não é 100% garantido. Eu pretendia ir em Sausalito numa segunda feira e pedi para o cartão reservar o restaurante Poggio. Eles disseram que naquela segunda o restaurante não iria abrir. Então mudei meus planos para ir em Sausalito no domingo, mas mesmo assim entrei no Open Table para ver se era possível reserva na segunda e o sistema confirmou a reserva.

Como realmente fui lá no domingo, quando sai do restaurante pedi para cancelarem a reserva da segunda, e a atendente disse que o restaurante estaria fechado e que não tinha nenhuma reserva para aquele dia.

Então, se for um lugar que se quer muito ir, é bom dar uma confirmada para ver se o restaurante vai abrir mesmo e não ter nenhuma surpresa desagradável.

Marcia Kawabe
Marcia KawabePermalink

Já usei nos Estados Unidos e que bom saber que também funciona na Inglaterra.

Angie
AngiePermalink

Na Alemanha também tem o open table, e funciona legal: já usei várias vezes smile
Beijocas, Angie
http://www.opentable.de/start.aspx?m=233

Luciana Betenson
Luciana BetensonPermalink

Adoro o Open Table e uso muito. Mas às vezes ele 'diz' que não é possível fazer uma reserva, que não tem mais horário disponível e quando a gente liga para o restaurante consegue fazer a reserva diretamente. Sugiro usar o Open Table mas, no caso de não conseguir uma reserva para algum lugar onde você quer muuuito ir e tem um horário apertado, ligar diretamente para o restaurante é mais efetivo.

Vera Lúcia
Vera LúciaPermalink

Exatamente assim. Ótimo.

PêEsse
PêEssePermalink

Mais um para a lista dos que acha o OpenTable fácil, rápido e eficiente.

Geraldo Figueras
Geraldo FiguerasPermalink

E em algumas semanas Buenos Aires e São Paulo também terão estes problemas resolvidos wink

diogo
diogoPermalink

ixi, fiz toda a minha última viagem pra nyc pelo opentable. dos que eu queria ir, só os restaurantes do keith mcnelly (pulino's e minetta tavern) e os momofuku's não estavam integrados. a grande maioria estava grin

Mary
MaryPermalink

Já devidamente registrado no meu "favoritos". Assim vou acabar enferrujando o "spell my name"... Obrigada.

Mariana "de Toledo" (@merel)

Adoro a Internet e suas infinitas formas de facilitar o meio-de-campo das interações entre humanos smile

Simone Pereira dos Santos

Ricardo, o OpenTalble é realmente muito bom, já utilizei várias vezes e nunca tive problemas. Parabéns o post ficou ótimo.

Um beijo,

Simone

Paula Bicudo
Paula BicudoPermalink

Sempre usei o Open Table tb, reservando aqui do Brasil com certa antecedência os restaurantes que quero conhecer nos EUA. A dica é buscar horários mais tarde, tipo as 21h, que são menos concorridos, uma vez que o americano tem o hábito de jantar cedo.

Nina
NinaPermalink

Genial! Obrigada!!

Eduardo Luz
Eduardo LuzPermalink

Confirmo tudo e juro que até cheguei a pensar em fazer uma filial brazuca do OT.
A mobilidade é incrível (já cheguei a marcar/desmarcar na ultimíssima hora) e um bonus são os pontos acumulados que se transformam em cheques-desconto!
Geraldo, isto é sério?

Marcie
MarciePermalink

Eu já consegui redimir meus pontinhos no OpenTable e jantar de graça mrgreen

Duas semanas atrás, mais ou menos, houve um comecinho de rebelião por parte de alguns restaurantes, mas já foi tudo resolvido, uffa...!

Aline F
Aline FPermalink

é muito bom mesmo.

uma dica pra saber os menus dos restaurantes (c/ preços) é o menupages.com, tbém quebra um galhão! wink

Marcie
MarciePermalink

Ah...esqueci de falar: there's an app for that, viu? Para o Iphone, com certeza - eu tenho!

Aline Volotão
Aline VolotãoPermalink

Geraldo, é fato ou boato?

Marcie, really? Is it for free?

Marcie
MarciePermalink

Yessss!!!! wink

Aline Volotão
Aline VolotãoPermalink

Obrigada, Marcie. Já está devidamente instalado.

Fabio
FabioPermalink

Usei o restorando.com para fazer reservas em Buenos Aires para o Crizia e outro restaurante que não lembro o nome mas também mui concorrido. Funcionou muito bem. Confirmação na hora.

Brasserie Les Halles, NYC | Week Tips

[...] Dica: utilize o OpenTable pra fazer sua reserva, se você tiver dificuldades para utilizar leia o post do Ricardo Freire que explica passo a passo como utilizar esse [...]

Cláudio Márcio
Cláudio MárcioPermalink

Estou tentando reservar uns restaurantes em NYC pra daqui a 10 dias peço Opentable. Sempre que digo q a reserva é pra 5 pessoas, recebo a msg:
"Your party size is larger than Nobu Fifty Seven's limit for online reservations."

Alguém sabe dizer se isso é muito rígido mesmo? Tipo, eu não poderia reservar pra 4 pessoas e na hora chegar com 5 e pedir mais uma cadeira, rsrs ??

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cláudio Márcio! É o limite para reservas online. Telefone e você conseguirá reservar para mais pessoas.

Marcela
MarcelaPermalink

Gente, vocês teriam alguma sugestão de restaurante pra jantar na noite de natal com minha familia, em Nova York??

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcela! A noite do dia 24 nos Estados Unidos é uma noite comum. O Natal é festejado no almoço do dia 25.

Uma pergunta recente retornou as seguintes respostas:
https://www.viajenaviagem.com/americas/nova-york-ricardo-freire/nova-york-links-e-posts/comment-page-1/#comment-176284

andrea
andreaPermalink

Alguém teria uma sugestão de brunch com preço fixo em NYC??e que o mesmo não seja tão salgado??agradeço quem puder ajudar.

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Andrea! A Time Out tem dicas imperdíveis! Veja: http://newyork.timeout.com/restaurants-bars/restaurants/80663/75-top-brunch-spots-in-nyc

andrea
andreaPermalink

Muito obg "bóia"!!vou dar uma olhadinha lá!se alguém tiver mais alguma sugestão pessoal agradeço!

Ruth Trevia
Ruth TreviaPermalink

Agora estão pedindo o número do cartão de crédito.

Nova Viajante
Nova ViajantePermalink

Gente, sugestões de um restaurante pra jantar no dia de ação de graças?
No dia estarei nas imediações do Central Park e queria algum restaurante por lá ou alí pela Times.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Nova Viajante! Dê uma passadinha na Nona Avenida, entre as ruas 45 e 42. Por ali estão alguns dos restaurantes mais simpáticos desta região. Reserve no que for do seu agrado.

Brenda
BrendaPermalink

Olá!!Vou passar o Natal em NYC,e como vai ser minha primeira visita a cidade, gostaria muito de sugestões de restaurantes para passar a noite do dia 24 (apesar de saber que por lá a comemoração natalina e no dia 25)Meu hotel fica próximo ao Madison square Garden. Aguardo sugestões e muito obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Brenda! A partir da página-guia de Nova York você encontra sugestões de restaurantes na cidade:
https://www.viajenaviagem.com/americas/nova-york-ricardo-freire/

A melhor dica do Comandante para o Natal é passar numa deli e fazer a ceia no quarto do hotel:
https://www.viajenaviagem.com/2010/11/noite-de-natal-fora-de-casa-o-que-fazer/

Marina
MarinaPermalink

Vou aos Estados Unidos em junho e não gosto muito de fazer reserva em restaurantes com antecedência, pois posso mudar de idéia na hora. Daí tenho duas dúvidas: se reservar para seis pessoas e só forem 05, será cobrada alguma coisa por ter havido uma desistência? Se reservo para cinco pessoas e na hora "h" são seis, corre-se o risco de um ficar de fora?

Tania Pereyra
Tania PereyraPermalink

Marina,
Se vc reservar para 6 e soh forem 5 provavelmente nao vao cobrar. Mas cada restaurante tem uma politica. No Open Table tem as informacoes de cada restaurante.
Mas vc pode ligar para o restaurante avisando a mudanca na quantidade de pessoas ate umas 2 horas antes da reserva que nao tem problema.
Se vc reservar para 5 e aparecer mais uma pessoa vc corre o risco de nao ter lugar. Mas tb eh soh ligar e mudar.

Luisa Helena
Luisa HelenaPermalink

Adoro acompanhar as perguntas deste site! Divirto-me sobretudo com as perguntas que bastariam um pouco de senso comum para não serem feitas!

Não conseguir saber durante uma viagem aos Estados Unidos se o grupo à mesa será de cinco ou de seis... francamente!!!

Angelo
AngeloPermalink

Sempre excelentes dicas! Já reservei o Carmine's e o Spice Market - ambos bem avaliados - em NYC! Valeu de novo, Ricardo!!!

Scarllet
ScarlletPermalink

Olá, irei para NY bem na época do Natal e ficarei em um apto pelo AirBnB, não em hotel, então gostaria de passar a ceia em algum restaurante porém é simplesmente impossível reservar restaurantes pelo OpenTable nessa época, vocês não conhecem ninguém que mora por lá e faria alguma reserva pra mim? Eu pagaria pelo serviço...

Grata!

val
valPermalink

escolha o restaurante e telefone. no open table vc consegue reservar com 1 mes de antecedencia

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Scarlett! Chegando mais perto haverá inclusive páginas no OpenTable exclusivamente dedicadas ao Natal e ao Réveillon.

Lembre-se de que o Natal é comemorado nos Estados Unidos no dia 25 no almoço. Você não terá nenhuma dificuldade em reservar para a noite de 24. É uma noite comum nos Estados Unidos.

Carolina
CarolinaPermalink

Adorei as dicas. O preço que aparece no open table é somente o custo de reserva? Ou se refere a média da refeição por pessoa? Obrigada e agradeço se puder me esclarecer..

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carolina! A reserva pelo Open Table é totalmente gratuita.

Paulo Gustavo Pinheiro Antunes de Siqueira

Estarei em maio em Los Angeles hospedado na Sunset Boulevard, em Las Vegas na Strip, em San Diego na Gaslamp, e em San Francisco na Union Square. Onde vcs sugeriram jantar? Dá pra reservar pelo open table? E em Las Vegas e San Francisco meu hotel não está incluído café da manhã, onde posso ir ter café da manhã?