Da Itália à Côte d’Azur com baldeação em Ventimiglia

Passagem Ventimiglia-Nice

Informações atualizadas em novembro de 2014

Em dezembro de 2014, o Sul da França e a Itália voltam a ter uma ligação direta de trem pela costa: entra em operação a rota da Thello entre Marselha, Nice, Gênova e Milão, com um trem por dia, saindo no meio da tarde e chegando no fim da noite. Saiba todos os detalhes neste post.

Em outros horários, no entanto, você vai precisar fazer uma baldeação em Ventimiglia (ou Ventimille, como os franceses chamam). Esta cidadezinha litorânea italiana está na bem na fronteira, e serve como baldeação entre as linhas regionais francesa (moderna) e italiana (antiga).

Para ir da Itália para a Côte d’Azur em horários não servidos pela Thello, basta comprar a passagem até Ventimiglia. Lá você desce, entra na fila da bilheteria e compra passagem para o próximo trem a Nice (ou Mônaco, ou Antibes, ou Cannes).

Vindo da França, a mesma coisa. Compre na hora sua passagem a Ventimille para chegar a tempo de pegar sua conexão italiana.

Trem italianoTrem italianoBilheteria em Ventimiglia

Quando comprar a passagem?

O trecho italiano, comprável na Trenitalia (selecione “Tutti i treni”), oferece tarifa descontada (“economy” e “super economy”) para quem comprar com antecedência (60 dias ou menos). Além disso, comprando pela internet você já vem com lugar marcado e não corre o risco de viajar de pé. Alguns horários, porém, operam com trens regionais; nesses você só conseguirá comprar online com uma semana de antecedência.

O trecho francês é comprável na SNCF, mas a antecedência não vai valer grande economia, não. Não há reserva de assento no TER regional francês. Se você embarcar em Ventimiglia, pegará o trem vazio e escolherá lugar. Na direção contrária, se pegar o trem em Cannes ou Nice ou Mônaco, talvez precise viajar em pé por uma ou duas estações (sempre tem sobe e desce, então um lugar aparecerá).

Quanto tempo leva a viagem?

Se você não sair de Gênova, será mais demorada do que você imagina.

Saindo de Gênova: 2h12 a Ventimiglia + 48min a Nice (ou 24min a Mônaco, ou 1h20 a Cannes)

Saindo de Milão: 4h a Ventimiglia + 48min a Nice (ou 24min a Mônaco, ou 1h20 a Cannes)

Saindo de Florença: 6h10 a Ventimiglia (baldeação em Milão) ou 7h03 a Ventimiglia (baldeações em Pisa e Gênova) + 48min a Nice (ou 24min a Mônaco, ou 1h20 a Cannes)

Saindo de Roma: 7h46 a Ventimiglia + 48min a Nice (ou 24min a Mônaco, ou 1h20 a Cannes)

Saindo de Veneza: 7h17 a Ventimiglia (baldeação em Milão) + 48min a Nice (ou 24min a Mônaco, ou 1h20 a Cannes)

Ou seja: se você está em Roma ou Veneza, pegue um avião a Nice para não perder o dia todo no trem.

Négresco

Quanto custa?

O trecho Milão-Ventimiglia custa 9 euros na tarifa super economy e 19 euros na economy (tarifa base: 28 euros). O trecho Gênova-Ventimiglia custa 13,20 euros no regional e entre 9 e 18 euros no InterCity. De Florença a Ventimiglia sai 30 euros via Pisa e Gênova. De Roma a Ventimiglia no Intercity sem baldeações sai a 19 euros na economy. De Veneza a Ventimiglia via Milão pode sair desde 28 euros.

De Ventimiglia a Nice sai entre 7,30 euros na tarifa normal e 5,80 euros na descontada.

Cuidado com o horário de chegada a Ventimiglia. O último trem sai entre 21h47 e 23h17, dependendo do dia. Não arrisque ter que passar a noite na estação…

Não dá para fazer esse trecho no trem noturno?

Não. O antigo trem noturno que ia de Milão a Barcelona pelo sul da França não existe mais há muito tempo.

Acredite, é uma notícia boa para você. Noites em trem são bem menos legais do que você imagina. Não há nada mais deprimente do que chegar amarrotado e maldormido a uma cidade qualquer às 6 da manhã. Você dificilmente vai conseguir subir ao seu quarto no hotel e ainda precisará esperar a cidade começar a funcionar. (Sem falar que a roupa que você escolheu para viajar à noite provavelmente não seja a mais adequada para bater perna de dia.)

Se você planejava fazer essa viagem à noite, recomendo que vá até Gênova pelo Thello — aproveite a noite, durma e pegue um trem na manhã seguinte, depois do café.

Leia mais:

148 comentários

Olá ! Li que o trecho que vai de Nice à Genova de trem passa por paisagens muito bonitas. Vocês sabem se algum dos sentidos é mais bonito , se Nice-Genova ou o contrário ?

    Olá, Andrea! O importante é conseguir uma janela para o mar. Os trilhos dos dois sentidos são paralelos.

Olá, Bóia, por favor, me ajude.
Farei no final de abril a Riviera Francesa e na sequência a Italiana.
Dúvidas:
1 – Esse trem direto foi encerrado?
https://www.viajenaviagem.com/nice-milao-trem-direto/
2 – Se sim, vale a solução antiga que será pegar um trem de Milão a Ventimiglia e de Ventimiglia a Nice
3 – Houve em 2023 um deslizamento num trecho de trem que interrompeu o trafego entre os dois países e pelo que li somente em meados de 2024 será retomado. Pelo que busquei no mapa, não há relação com o trecho entre Ventimiglia e Nice. Estou certo?
4 – Como é difícil comprar direto pelo site da SNFC. Tentei por exemplo Ventimiglia a Nice e simplesmente não abre a opção de compra. Pela Trainline aparece o trecho que preciso normalmente.

    Olá, Victor!

    Pode comprar tudo pela Trainline, é melhor. O site da SNCF é cheio de truques.

    Tem que fazer a baldeação em Ventimiglia.

Bom dia, bóia.
Sairemos de La Spezia para Nice no fim de maio de trem. Sabe se tem armário para guardar bagagem em Ventimiglia, para que possamos passar o dia conhecendo e só no começo da noite continuar viagem para Nice? Viajamos apenas com mala de mão, mas não dá para passear com elas hahaha

    Olá, Cristine! Não tem. Você pode buscar um guarda-volumes privado (lojas que prestam esse serviço) em sites como Nannybag, Radicalstorage e Stasher.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito