Como ir da Itália à Côte d'Azur de trem

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Passagem Ventimiglia-Nice

Olhando no mapa, combinar Itália com o sul da França parece a coisa mais natural do mundo. Mas daí você vai pesquisar trens de Milão para Nice na Trenitalia e... não acha. Nem como "Nice", nem como "Nizza" (que é Nice em italiano). Por quê?

Porque a antiga ligação direta entre Itália e França pela costa não é mais direta. A ferrovia costeira francesa foi modernizada e hoje opera com trens locais rápidos (o TER) e os velocíssimos TGV para as longas distâncias. Já trens italianos variam entre os Intercity e os regionais; nenhum deles atravessa a fronteira.

O que fazer?

Calma, não é tão complicado. A solução se chama Ventimiglia (ou Ventimille, como os franceses chamam). Esta cidadezinha litorânea italiana está na bem na fronteira, e serve como baldeação entre as duas linhas.

Para ir da Itália para a Côte d'Azur, basta comprar a passagem até Ventimiglia. Lá você desce, entra na fila da bilheteria e compra passagem para o próximo trem a Nice (ou Mônaco, ou Antibes, ou Cannes).

Vindo da França, a mesma coisa. Compre na hora sua passagem a Ventimille para chegar a tempo de pegar sua conexão italiana.

Trem italianoTrem italianoBilheteria em Ventimiglia

[Trecho italiano]

Quando comprar a passagem?

O trecho italiano, comprável na Trenitalia (selecione "Tutti i treni"), oferece tarifa descontada ("economy" e "super economy") para quem comprar com antecedência (60 dias ou menos). Além disso, comprando pela internet você já vem com lugar marcado e não corre o risco de viajar de pé. Alguns horários, porém, operam com trens regionais; nesses você só conseguirá comprar online com uma semana de antecedência.

O trecho francês é comprável na SNCF, mas a antecedência não vai valer grande economia, não. Não há reserva de assento no TER regional francês. Se você embarcar em Ventimiglia, pegará o trem vazio e escolherá lugar. Na direção contrária, se pegar o trem em Cannes ou Nice ou Mônaco, talvez precise viajar em pé por uma ou duas estações (sempre tem sobe e desce, então um lugar aparecerá).

Quanto tempo leva a viagem?

Se você não sair de Gênova, será mais demorada do que você imagina.

Saindo de Gênova: 2h12 a Ventimiglia + 48min a Nice (ou 24min a Mônaco, ou 1h20 a Cannes)

Saindo de Milão: 4h a Ventimiglia + 48min a Nice (ou 24min a Mônaco, ou 1h20 a Cannes)

Saindo de Florença: 6h10 a Ventimiglia (baldeação em Milão) ou 7h03 a Ventimiglia (baldeações em Pisa e Gênova) + 48min a Nice (ou 24min a Mônaco, ou 1h20 a Cannes)

Saindo de Roma: 7h46 a Ventimiglia + 48min a Nice (ou 24min a Mônaco, ou 1h20 a Cannes)

Saindo de Veneza: 7h17 a Ventimiglia (baldeação em Milão) + 48min a Nice (ou 24min a Mônaco, ou 1h20 a Cannes)

Ou seja: se você está em Roma ou Veneza, pegue um avião a Nice para não perder o dia todo no trem.

Négresco

[Negresco, o Copacabana Palace de Nice]

Quanto custa?

O trecho Milão-Ventimiglia custa 9 euros na tarifa super economy e 19 euros na economy (tarifa base: 28 euros). O trecho Gênova-Ventimiglia custa 13,20 euros no regional e entre 9 e 18 euros no InterCity. De Florença a Ventimiglia sai 30 euros via Pisa e Gênova. De Roma a Ventimiglia no Intercity sem baldeações sai a 19 euros na economy. De Veneza a Ventimiglia via Milão pode sair desde 28 euros.

De Ventimiglia a Nice sai entre 7,30 euros na tarifa normal e 5,80 euros na descontada.

Cuidado com o horário de chegada a Ventimiglia. O último trem sai entre 21h47 e 23h17, dependendo do dia. Não arrisque ter que passar a noite na estação...

Não dá para fazer esse trecho no trem noturno?

Não. O antigo trem noturno que ia de Milão a Barcelona pelo sul da França não existe mais, devido exatamente ao que expliquei no começo do texto.

Acredite, é uma notícia boa para você. Noites em trem são bem menos legais do que você imagina. Não há nada mais deprimente do que chegar amarrotado e maldormido a uma cidade qualquer às 6 da manhã. Você dificilmente vai conseguir subir ao seu quarto no hotel e ainda precisará esperar a cidade começar a funcionar. (Sem falar que a roupa que você escolheu para viajar à noite provavelmente não seja a mais adequada para bater perna de dia.)

Se você planejava fazer essa viagem à noite, recomendo que vá até Gênova -- chegue cedo, aproveite a noite, durma e pegue um trem na manhã seguinte, depois do café.

Leia mais:

Todas de Milão no Viaje na Viagem

Todas da Côte d'Azur no Viaje na Viagem

Vai por mim: um dia em Cinque Terre

De Nice a Mônaco, pelas três Corniches ao mesmo tempo

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email

107 comentários

Atenção: perguntas que já estejam respondidas no texto e comentários ofensivos ou em maiúsculas serão deletados.

Cancelar
A.L.
A.L.PermalinkResponder

A partir de 14 de dezembro haverá um trem diário entre Marseille e Milano passando por Cannes, Nice, Savona e Genova (e outras cidades). Usarão trens modernos de média velocidade, tornando a viagem entra a Itália e Cote d'Azur bem mais fácil, apesar de só haver um horário planejado, à tarde.

Os trens partirão de Marseille as 15h30, passando em Nice as 18h09 e chegando em Milano as 22h50. Em sentido oposto, partirão de Milano, chegando em Nice as 19h55 e em Marseille as 22h29.

Para percorrer todo o percurso é uma viagem um pouco puxadas, mas para ir até Nice, Cannes, ou Monaco, é uma boa opção.

Fonte dos horários e data de início de operação: https://www.thello.com/a-propos-thello/news/140922-Ouverture-Marseille-Milan/index.html

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Obrigadíssima, A.L.!