Como ir da Itália à Côte d'Azur de trem

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Passagem Ventimiglia-Nice

Olhando no mapa, combinar Itália com o sul da França parece a coisa mais natural do mundo. Mas daí você vai pesquisar trens de Milão para Nice na Trenitalia e... não acha. Nem como "Nice", nem como "Nizza" (que é Nice em italiano). Por quê?

Porque a antiga ligação direta entre Itália e França pela costa não é mais direta. A ferrovia costeira francesa foi modernizada e hoje opera com trens locais rápidos (o TER) e os velocíssimos TGV para as longas distâncias. Já trens italianos variam entre os Intercity e os regionais; nenhum deles atravessa a fronteira.

O que fazer?

Calma, não é tão complicado. A solução se chama Ventimiglia (ou Ventimille, como os franceses chamam). Esta cidadezinha litorânea italiana está na bem na fronteira, e serve como baldeação entre as duas linhas.

Para ir da Itália para a Côte d'Azur, basta comprar a passagem até Ventimiglia. Lá você desce, entra na fila da bilheteria e compra passagem para o próximo trem a Nice (ou Mônaco, ou Antibes, ou Cannes).

Vindo da França, a mesma coisa. Compre na hora sua passagem a Ventimille para chegar a tempo de pegar sua conexão italiana.

Trem italianoTrem italianoBilheteria em Ventimiglia

[Trecho italiano]

Quando comprar a passagem?

O trecho italiano, comprável na Trenitalia (selecione "Tutti i treni"), oferece tarifa descontada ("economy" e "super economy") para quem comprar com antecedência (60 dias ou menos). Além disso, comprando pela internet você já vem com lugar marcado e não corre o risco de viajar de pé. Alguns horários, porém, operam com trens regionais; nesses você só conseguirá comprar online com uma semana de antecedência.

O trecho francês é comprável na SNCF, mas a antecedência não vai valer grande economia, não. Não há reserva de assento no TER regional francês. Se você embarcar em Ventimiglia, pegará o trem vazio e escolherá lugar. Na direção contrária, se pegar o trem em Cannes ou Nice ou Mônaco, talvez precise viajar em pé por uma ou duas estações (sempre tem sobe e desce, então um lugar aparecerá).

Quanto tempo leva a viagem?

Se você não sair de Gênova, será mais demorada do que você imagina.

Saindo de Gênova: 2h12 a Ventimiglia + 48min a Nice (ou 24min a Mônaco, ou 1h20 a Cannes)

Saindo de Milão: 4h a Ventimiglia + 48min a Nice (ou 24min a Mônaco, ou 1h20 a Cannes)

Saindo de Florença: 6h10 a Ventimiglia (baldeação em Milão) ou 7h03 a Ventimiglia (baldeações em Pisa e Gênova) + 48min a Nice (ou 24min a Mônaco, ou 1h20 a Cannes)

Saindo de Roma: 7h46 a Ventimiglia + 48min a Nice (ou 24min a Mônaco, ou 1h20 a Cannes)

Saindo de Veneza: 7h17 a Ventimiglia (baldeação em Milão) + 48min a Nice (ou 24min a Mônaco, ou 1h20 a Cannes)

Ou seja: se você está em Roma ou Veneza, pegue um avião a Nice para não perder o dia todo no trem.

Négresco

[Negresco, o Copacabana Palace de Nice]

Quanto custa?

O trecho Milão-Ventimiglia custa 9 euros na tarifa super economy e 19 euros na economy (tarifa base: 28 euros). O trecho Gênova-Ventimiglia custa 13,20 euros no regional e entre 9 e 18 euros no InterCity. De Florença a Ventimiglia sai 30 euros via Pisa e Gênova. De Roma a Ventimiglia no Intercity sem baldeações sai a 19 euros na economy. De Veneza a Ventimiglia via Milão pode sair desde 28 euros.

De Ventimiglia a Nice sai entre 7,30 euros na tarifa normal e 5,80 euros na descontada.

Cuidado com o horário de chegada a Ventimiglia. O último trem sai entre 21h47 e 23h17, dependendo do dia. Não arrisque ter que passar a noite na estação...

Não dá para fazer esse trecho no trem noturno?

Não. O antigo trem noturno que ia de Milão a Barcelona pelo sul da França não existe mais, devido exatamente ao que expliquei no começo do texto.

Acredite, é uma notícia boa para você. Noites em trem são bem menos legais do que você imagina. Não há nada mais deprimente do que chegar amarrotado e maldormido a uma cidade qualquer às 6 da manhã. Você dificilmente vai conseguir subir ao seu quarto no hotel e ainda precisará esperar a cidade começar a funcionar. (Sem falar que a roupa que você escolheu para viajar à noite provavelmente não seja a mais adequada para bater perna de dia.)

Se você planejava fazer essa viagem à noite, recomendo que vá até Gênova -- chegue cedo, aproveite a noite, durma e pegue um trem na manhã seguinte, depois do café.

Leia mais:

Todas de Milão no Viaje na Viagem

Todas da Côte d'Azur no Viaje na Viagem

Vai por mim: um dia em Cinque Terre

De Nice a Mônaco, pelas três Corniches ao mesmo tempo

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email

103 comentários

Atenção: perguntas que já estejam respondidas no texto e comentários ofensivos ou em maiúsculas serão deletados.

Cancelar
Ana Audun
Ana AudunPermalinkResponder

Chegando em Nice, se for para curtir uma praia recomendo ir a villefranche que é do lado (uns 2k ou 3k do porto de Nice) e a praia á bem melhor. Dá para ir de ônibus, tem uma parada por trás do hotel da foto ou de taxi. Passando no porto de Nice o Palona Cantine é perfeito para um almoco.

Raquel barbosa

Boa idéia de roteiro! wink

Nick
NickPermalinkResponder

Oi Riq, eu fiz o trecho Milão / Nice em 2006 direto de trem, levou umas 4 horas e meia. Uma pena que agora exista essa baldeação em Ventimiglia, mas valeu a dica !!!

--AL
--ALPermalinkResponder

Quem estiver vindo de Torino ou mesmo de Milano e tiver um tempinho sobrando, dá pra fazer um passeio de trem por ferrovia cênica quase desconhecido: a ferrovia Cuneo-Limone. É uma ferrovia antiga que cruza os Alpes Marítimos em Tenda, entre a França e a Itália. Passa por vilarejos interessantes que já foram italianos, mas foram transferidos à França no séc. XIX.

Não é uma rota como as suíças, longe disso, é um trem normal que passa por uma ferrovia que serpenteia pelas montanhas.

Para viajar por lá, basta fazer a rota Milano-Torino-Cuneo-Ventimiglia (esse trecho atravessa o território francês e volta para o italiano, é o panorâmico) - Nice. Demora cerca de 1h30 a mais do que os trens diretos a Ventimiglia, mas vale a pena, principalmente se tiver tempo para passar umas 3 horas em um vilarejo perdido nas montanhas (Tende é o meu favorito, tem/tinha uma lanchonete ao lado da estação fazendo as vezes de guarda-volumes) e depois seguir em outro trem mais tarde. Cuneo também é uma cidade que vale uma parada estratégica de algumas horas, tem um visual arquitetônico distinto e bem preservado na área central, em um formato geométrico bem planejado do séc. XVIII.

Enfim, um semi-pit-stop para transformar um trecho complicado em um programa legal.

Dani Polis
Dani PolisPermalinkResponder

Vou eu lá dar meus 10 cents, porque já fiz o trajeto.

Em 2010 iria pegar o (agora) finado trem de Milão a Barcelona, mas teve greve na França e eu tive que fazer o pinga-pinga.

Saímos de Milão com destino a Ventimiglia, pra de lá pegar o trem para Nice e depois Montpellier, pra de lá pegar um ônibus e o trem para Barcelona.

O trecho Milão - Ventimiglia é bem tranquilo, apesar do trem meio velho. Como saímos de Milão super cedo, fomos dormindo no caminho.
Chegando em Ventimglia, tivemos que pegar um trem para Mônaco, porque não tinha direto para Nice. E isso acontece com alguma frequência, pelo visto. Ai em Mônaco pegamos um trem para Nice.

O trajeto é lindo, e a vista de tirar o fôlego.

Só tô deixando aqui uma experiência que aconteceu comigo pra ninguém ter problema com horário. Não sei se foi por causa da greve, o que é bem possível também, mas acho que informação nunca é demais né? smile

Beijo, bóia!

Dani Polis
Dani PolisPermalinkResponder

Só mais um adendo: como estávamos viajando de passe de trem, não tivemos a experiencia da reserva, só apresentamos os passes nos trens.

--AL
--ALPermalinkResponder

A situação mudou. Agora os trens Milano-Ventimiglia em sua maioria são mais novos. Eles também exigem, em sua maioria, reserva.

O trecho entre a fronteira e Menton estava em obras, mas praticamente já acabaram.

Carlos Midosi
Carlos MidosiPermalinkResponder

Eu fiz esta viagem saindo de Florença, fui a Pisa de Pisa a Genova e depois a Ventimiglia. A viagem é bem bacana e muito bonita no trecho após Ventimiglia. Só que quando eu fiz (jun 2012) teve um porém, comprei a passagem de Ventimiglia para NIce no site SNCF, quando cheguei a Ventimiglia, fui trocar o papel pela passagem e para minha surpresa na existia Guiche da SNFC para fazer a troca. O Vendedor da Trenitalia disse que eu teria de comprar outra passagem pois não havia a possibilidade de troca. Comprei outra passagem e quando cheguei a Nice fui ao Guiche reclamar, então eles pegaram os meus dados e após uns 30 dias reembolsaram o valor no cartão de crédito.

Carlos Midosi
Carlos MidosiPermalinkResponder

Esqueci de mencionar uma coisa, não leve mala muito grande. Minha mulher estava com uma mala que não cabia nem no corredor e nem no bagageiro, resultado teve que ir com ela na cabine praticamente em cima dela. A sorte é que a poltrona em frete a dela estava vazia. Viajar de trem com mala grande é uma tortura.

Bruno Sousa
Bruno SousaPermalinkResponder

Fiz o trajeto de Nice pra Gênova em setembro. Reforço o que o Carlos disse: mala pequena! E o trem foi bem cheio, não havia espaço sobrando.
Ia para Lucca, e fiz o pit-stop em Gênova só para dormir. Fiz no Grand Hotel Savoia, recomendo bastante. Do lado da estação, com um belo spa pra esquecer o perrengue do trem. Abs!

Constantino
ConstantinoPermalinkResponder

Ricardo, eu já fiz de Cannes a Milão. Ventimiglia é uma cidade pequena mas agradável. Não me lembro agora, mas a oferta de trens da França para Ventimiglia era maior que daí para Milão. A dúvida era onde gastar o tempo, em Cannes movimentada, mas com os preços bem altos devido ao festival de cinema ou arriscar uma cidade bem menor e menos famosa. Foi no final uma boa troca e deixo a dica, eu fiquei coisa de uma hora mais ou menos, deu tempo de passear, comer, tirar fotos, mesmo quase escurecendo.
Ainda sobrou tempo pra ver um guarda quase multar um carro parado no meio da rua e o motorista aparecer no último minuto e, italianamente, convencer à autoridade que era uma urgência, o guarda riu. guardou o bloco de multas no bolso e ainda o deixou ficar mais tempo; Cheguei em Milão às 22 horas. Com uma escala em Gênova

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Legal saber que dá para fazer esse percurso de trem, a gente saiu de La Spezia para Nice e de carro foi rápido e a estrada tem vistas impressionantes do alto das pontes muito altas - me perdoem a redundância - porém como foi o dia que destruiu Cinque Terre em 2011, passamos muito perrengue numas estradinhas para acessar a estrada maior. De trem é mais seguro, vai pelo Riq...De Nice para Como/Milão, o carro não vale a pena, vista feia, muitos túneis, longe.

--AL
--ALPermalinkResponder

Cristina, vc viajou em uma dia de catástrofe. A ferrovia lá ficou interditada vários dias também. Não faz sentido vc avaliar as opções sob essas condições extremas.

Michele - PlanejandoaViagem

Muito bom esse post! Para quem saí de Roma recomendo a low-cost Blu-express. Eles retomam essa rota em junho?2013 e a propaganda é de 50 euros cada trecho. Já fiz esse mesmo trecho, em setembro, a 20 euros a perna.

helladio
helladioPermalinkResponder

Bom Dia. Cara (BOIA ou RICARDO) eu não consegui, fiz o sentido inverso de Mônaco a Nice e de Nice a essa cidade e dessa cidade a Milão não acho na Trenitalia não, peço sua ajuda, ano passado fui para a Europa e o roteiro foi perfeito, esse ano estou meio confuso, voc~e ajuda via email ou bate papo no face ? Estarei on hoje a tarde, peguei altas dicas ano passado de Amsterdã, devo a você!!!! Você cobra para ajudar via email bate papo ? Minha dúvida é só nos trens, tipo, meu roteiro para 3 semanas é:

Frankfurt (Péssima ideia de colocar só para o avião descer, mas já era)

PRAGA
VIENA
INSBRUCK
MILÃO
VENEZA
NICE/MONACO
GENEBRA
ZURIQUE Ou BERNA
LONDRES
CARDIF

Fico no aguardo
Helládio Holanda

--AL
--ALPermalinkResponder

Viagem complicada. Muitos destinos para pouco tempo.

Praha e Nice/Monaco são os lugares mais complicados de se chegar dentro da sua proposta.

Se vc eliminar esses dois destinos, aí a viagem fica mais administrável, mas em uma ordem diversa:

Frankfurt-Zürich-Genève-Milano-Venezia-Innsbrück-Wien . De Wien para o Reino Unido vc pega um avião.

helladio
helladioPermalinkResponder

Meu email:

mjjhelladio@hotmail.com

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Helladio! Quem responde é A Bóia. Infelizmente não temos como resolver roteiros individuais e muito menos responder por email.

No site da Trenitalia, selecione "tutti i treni", Ventimiglia será aceita.

Sua viagem está complicada, pouco produtiva e caríssima.

Comece seu planejamento de viagem aqui:
http://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa/

Melissa Marcondes

Ola ! Quando cruzamos da Franca pra Italia, em Ventimiglia, ha algum controlede fronteira para cidadaos nao-europeus? Se ha que pergunta eles fazem? Quando fui de trem de Lisboa a madrid em 2010 me lembro que tive que mostrar meu passaporte ao policial.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Melissa! O policial fez uma pequena blitz anti-ilegais por amostragem. Não existem fronteiras dentro do Espaço Schengen, não há controle de passaporte.

Melissa Marcondes

Ah, beleza, então ! Muito obrigada ! =) Só mais uma perguntinha se não for incomodar: li algo sobre quando entramos na Itália através de um país europeu(nesta caso França) e vamos permanecer lá por mais de 10 dias (no caso, sem ter o carimbo italiano), é preciso ir até um tipo polícia (Questura) para assinar uma "Declaração de Presença" (Dicchiarazone di Prezenca). Já ouviram falar sobre isto? Li isto no site da Polizia di Stato na Itália porém ao ligar no Consulado Italiano no Rio não sabiam sobre este procedimento. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Melissa! Você não precisa disso como turista. Veja detalhes sobre imigração na Europa nesse post: http://www.viajenaviagem.com/2012/05/europa-imigracao-bagagem/

Gabrielle Braga

OI, Estou tentando arrumar um jeito econômico e agradável para ir de Barcelona até Roma com minha família (casal e três filhos-13,12,cool, passando por Nice, Milão, Veneza, Florença.Teremos seis dias até o destino final. De carro alugado, o orçamento ficou impossível! Gostaria de uma sugestão de percurso (trem/carro/low cost)e de hotéis com quartos familiares. Estou ficando preocupada, pois já comprei a passagem de volta de Roma e não imaginava que ficaria tão complicado e caro!! Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabrielle! Infelizmente não hão há um jeito econômico e agradável de percorrer tanto chão e passar por tantas cidades incríveis, aproveitando alguma coisa, em apenas 6 dias.

A sugestão é voar de Barcelona a Veneza, ficando dois a três dias em Veneza e três a quatro dias em Florença. Faça Veneza-Florença-Roma de trem.

http://www.viajenaviagem.com/category/veneza

http://www.viajenaviagem.com/category/toscana

Paulo Cruz
Paulo CruzPermalinkResponder

Gabrielle,

Vou fazer esse mesmo trajeto (sem Veneza)com tudo já comprado, porem vou usar 9 dias...se precisar trocar alguma idéia estou a disposição.

Paulo

Gabrielle Braga

Oi Bóia,Obrigada!
Estou seguindo a sua sugestão e fui a página da trenitalia. Vale comprar tiquetes família? Seria viável fracionar a viagem de trem Nice/Milão/Veneza, ainda que Milão fosse apenas passagem, sem parada? Para o trecho NIce, posso comprar nesse site mesmo? Vc teria um post especial para hotéis em família? Estou sentindo muita dificuldade em encontrar hotéis ha Europa que acomodem todos juntos. Somos um casal com 3 filhos, que apesar de dois já pagarem como adultos, ainda não podem ficar sozinhos nos quartos. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabrielle! Os tickets família são para italianos.

Se vai de Veneza a Nice, vá de avião. A viagem de trem não compensa.

5 pessoas num quarto só será impossível acomodar. Só mesmo alugando apartamentos.

Fabrício
FabrícioPermalinkResponder

SENSACIONAL ... ADOREI A DICA !!!

ana
anaPermalinkResponder

olá!!! perguntinha simples e veloz: posso comprar na hora o trecho ventimiglia-cannes sem me preocupar??? devo fazer desde torino dia 10 de maio. pergunto pq sei que o Festival de cinema de Cannes começa dia 15. fiquei na dúvida. o que vcs me aconselham?? abração e obrigada!!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! Só é possível comprar na hora.

ana
anaPermalinkResponder

obrigada Bóia, uma outra dúvida: fui no site da Trenitália e tem Ventimiglia e Ventimiglia Confine. qual devo comprar?? abraço

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! Ventimiglia.

ana
anaPermalinkResponder

obrigada. smile

Mariana Camargo

Oi!!boa tarde!!!estou viciada nesse site!muito bom, parabéns!!
Gostaria de saber o que vocês acham que seria a melhor solução para ir da itália (nos meus últimos dias estarei em parma e visitarei cinque terre, poderia ir até genova para pegar o trem desse tópico) até Aix en provence?tem trem a partir de ventimiglia também ou eu teria que ir até nice e de lá até aix de trem ou ônibus??
muuuito obrigada!!
Mari

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariana! Você pode ir com o TER até Nice ou Cannes e continuar com o TGV. Mas o melhor seria voar a Marselha. Veja se há vôos diretos de Pisa ou Gênova em http://www.skyscanner.com.br .

Paulo Cruz
Paulo CruzPermalinkResponder

Ricardo, porque não tem reserva disponível de Nice para Milão no site da Rail Europe para Julho/Agosto? Até 30/Junho tem e está R$ 117,00 . Será que mais em cima da hora vai abrir para venda? Tenho que fazer esse trajeto dia 02/Agosto/2013 e chegar impreterivelmente antes das 18:00 Hs pois comprei entrada para ver a Última Ceia de Leonardo da Vinci em Milão. Grato,

Paulo Cruz

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paulo! Não entendemos como funciona o site da Raileurope, nossa experiência é comprando diretamente nos sites das cias. nacionais. (Verifique se esses R$ 117 continuam R$ 117 até o fim; acreditamos que haja sobretaxas a pagar na última fase da compra.)

De Nice a Ventimiglia não é preciso reserva nem há descontos para compras antecipadas. Você pode comprar o trecho Ventimiglia-Milão com 60 dias de antecedência em http://www.trenitalia.com .

Paulo Cruz
Paulo CruzPermalinkResponder

A Bóia,

Obrigado por responder. Também havia tentado no site direto da Trenitalia, porem somente tem disponíveis passagens até o dia 30/junho, depois disso não aparece nada. Será que vão disponibilizar mais em cima da hora ou essa linha vai ficar descontinuada bem na alta temporada?

Grato,

Paulo Cruz

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paulo! A linha é tranqüilíssima de conseguir lugar. Reservando 30 dias antes, até menos, antes você consegue tarifa descontada.

Paulo Cruz
Paulo CruzPermalinkResponder

Mas minha dúvida é: porque outros trechos ente cidades já aparece para agosto ( já comprei pela Trenitalia dia 04/08 de Milão para Florença) e porque será que este trecho mencionado acima não aparece no calendário? Este é meu medo, que não abra no site o trecho entre Ventimiglia-Milão. Desculpa a insistência, é que tive problemas com meu login na Trenitalia e eles não tem nenhum e-mail de contato, vcs sabem de algum?

Muito Agradecido,

Paulo Cruz

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paulo! Milão-Florença é um trecho Freccia. Ventimiglia-Milão é um trem regional. Não é sequer preciso passagem para subir nesse trem; você pode comprar diretamente do fiscal quando passar. As vendas simplesmente ainda não abriram; há trechos que só abrem com uma semana de antecedência.

Paulo Cruz
Paulo CruzPermalinkResponder

Obrigado mesmo!!! Fico mais tranquilo, até mais!

Paulo

-- A.L.
-- A.L.PermalinkResponder

Boia, varios trens entre Ventimiglia e Milano agora são IC (InterCity) e precisam de reserva.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Obrigada, A.L.!

Paulo Cruz
Paulo CruzPermalinkResponder

Obrigado a todos, acabei de comprar a passagem por 9, 00 € , deu certo (apesar deste site da Trenitalia ser complicadíssimo, eles cancelaram meu usuário/senha 2 vezes e quando vc faz a mesma pesquisa ele mostra resultados diferentes..rsss) , agora tá tudo certo.

Sds,

Paulo

wi resende
wi resendePermalinkResponder

Olá, estarei em Turim e gostaria de ir a mônaco, tipo bate e volta. Acha possível? Tem alguma sugestão?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Wi! Não dá não. O trajeto mais curto de trem leva 3h40. De carro são 270 km.

Alones
AlonesPermalinkResponder

Olá pessoal, este BLOG é a salvação dos Viajantes! Tanto para os iniciantes como para os cascudos de guerra. Parabéns!!!
Estou indo a Itália em novembro, se tudo der certo chegarei em Roma no dia 02/11/13, de onde tenho a intenção de ir a Veneza. Embarcarei num transatlântico no dia 10/11/13 em Genova, onde gostaria de ficar pelo menos um dia.
Qual o meio de transporte mais adequado para esse trajeto Roma/Veneza/Genova, e o que fazer em Genova em um dia.

Obrigado,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alones! De trem de Roma a Veneza dá 3h35.

De Veneza a Gênova dá entre 5h50 e 6h30. É melhor parar uns dias em Florença no caminho.

Leia sobre Gênova no blog da Carmem Silvia:
http://deunstempospraca.blogspot.com.br/2012/02/montando-base-em-genova.html

Alones
AlonesPermalinkResponder

Valeu boia, vou rever esta viagem entre Veneza e Genova.
Obrigado!!!

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Vou conhecer em julho por 7 dias as cidades Mônaco, Nice,Antibes e Cannes. Gostaria de uma dica se devo hospedar em todas as cidades ou melhor escolher uma cidade e fazer bate e volta nas outras.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana! Leia a estratégia do Ricardo Freire:
http://www.viajenaviagem.com/2013/02/hoteis-na-cote-dazur-e-provence-onde-voce-ficou/

Rosana
RosanaPermalinkResponder

Olá,

Como faço para ir de trem de Barcelona para Nice?
não estou conseguindo achar este trecho no raileurope

Obrigada

Rosana

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rosana! Não compre na Raileurope, você vai pagar sobretaxas. Você pode tentar comprar em http://www.renfe.com . Mas é uma viagem longa, haverá de duas a quatro baldeações, durando de 9 a 11h. O melhor é ir de avião.

marcia
marciaPermalinkResponder

ola, gostaria de saber se eu posso fazer o trajeto franca _ italia por esse trajeto q vc mencionou com o visto de turista vencido?e se ha outro caminho q eu possa fazer?
obrigada

-- A.L.
-- A.L.PermalinkResponder

marcia, obviamente visto de turista vencido significa que vc não pode viajar mais e deve retornar imediatamente ao Brasil. Vc nem precisa sair da França para ter problemas, basta uma verificação esporádica e - pronto, vc é identificada como estando ilegalmente no país.

marcus ferreira

Olá, Bóia! Mais uma vez (e não será a última!) preciso de sua ajuda. Viajarei com a família,em agosto, de Turim a Nice. Não encontrei voo para o trajeto, o que me surpreendeu. Já o trem, pela Trenitalia, tem opções como Regionale, Regionale Veloce e Intercity, para o trecho até Ventimiglia (daí a Nice terá de ser pels SNCF). Qual a melhor opção entre estes trens, em termos de oferecer um pouco mais de conforto? É que o trecho consome tempo médio de mais de quatro horas e os trens regionais na Itália, às vezes, são precários. Muito obrigado pela sua informação. Ab. Marcus.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcos! O itinerário é esse mesmo. O Intercity é o trem mais confortável.

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Boa tarde! Seguindo as dicas de vocês (muito obrigada!), comprei o trecho Milão - Ventimiglia, tendo a intenção de ir até Nice. Pensei em parar em Mônaco antes, para já conhecer a cidade e de Nice poder ir para outros lugares (a oeste). Passaria da hora do almoço até a noite em Mônaco, e então pegaria o trem pra Nice. Contudo, como estarei com malas (já que de Nice pegarei um voo para Roma e de lá voltarei ao Brasil), vocês saberiam me dizer se na estação de trem de Mônaco existe guarda-volumes? Consigo conhecer Mônaco das 12h às 23h?
Grata,
Luciana.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana! Segundo o site da SNCF, não há guarda-volumes em Mônaco. Deixe para visitar a cidade noutro dia, com calma, fazendo dobradinha com Èze.

http://www.gares-en-mouvement.com/fr/frxmm/services-en-gare/service/#bagage

Ícaro César
Ícaro CésarPermalinkResponder

Olá pessoal! Estou indo para Europa em Outubro, com desembarque em Milão. Vou passar 23 dias com minha esposa. Quero fazer os seguintes trechos: Milão - Monaco - Nice - Paris - Londres. Essa primeira fase, em torno de uns 10 dias, preferencialmente de trem. QUal a melhor empresa para fazer essa viagem? A Rail Europe ou existe alguma outra? O roteiro é suficiente ou existem outras cidades interessantes? Nos outros 13 dias, de Londres, pensamos ir À Praga de avião, de Praga até Viena de trem e de Viena a Roma de avião, percorrendo a Itália novamente de trem. Esse roteiro também está interessante ou eu poderia fazer alguma modificação? Na Itália, de Roma, pensamos em fazer Bolonha, Florença, Veneza e voltar a Milão. Qualquer ajuda é bem-vinda! Abraço!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ícaro! Sua viagem é infactível nesse ritmo que você pensou.

Comece seu planejamento por este post:
http://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa/

Geísa
GeísaPermalinkResponder

Olá,
Estou indo para a Itália em março de 2014, por conta de uma bela promoção da Ibéria. Chego por Roma e saio por Lisboa. Gostaria de fazer Roma, Firenze, Veneza e de Veneza ir até Nice, ficando lá uma noite apenas.E de lá iríamos para Porto e desceríamos até Lisboa, voltando para o Brasil.
Não estou conseguindo achar voos rápidos de Veneza para Nice e nem de Nice para Porto. Os que eu acho levam muitas horas para chegar. Vcs tem alguma sugestão?Alguma mudança de roteiro mais viável e com menos perda de tempo em locomoções? Fiz a Itália em 2010 de trem e não foi fácil, pois eu e meu marido já temos uma certa idade e levamos malas grandes, foi um pouco penoso. O que vcs sugerem para estes dois velhinhos viajantes?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Geísa! Trem e mala grande não combinam em idade nenhuma. Aliás, viagem e mala grande são inimigas. Tente viajar com apenas uma mala tamanho M, de quatro rodinhas, com 65 cm de pé.

O melhor diretório de vôos é http://www.skyscanner.com.br .

Não vale a pena ir até Nice para ficar apenas uma noite. Voe de Veneza ao Porto.

Icaro Cesar Marinho

Olá pessoal! Estou nesse momento em Nice, vindo de Milão. O trecho Milão-Ventimiglia é muito fácil de se fazer. Comprem com antecedência no site da Trenitalia e imprimam o bilhete, o lugar já é marcado e a viagem é muito tranquila. Mas atenção: NÃO comprem na internet o trecho Ventimiglia-Nice: além de o site da SNCF ser péssimo em compra virtual (quase não aceita meu cartão), quando vc chega na estação de \Ventimiglia para trocar o número de referência pelo bilhete, eles dizem que não fazem a troca e não há máquina eletrônica da SNCF. Vc acaba dependendo da boa vontade do pessoal do trem para entrar sem o bilhete, só com a confirmação pela net. Comprem a passagem direto em Ventimiglia, é melhor. Outra coisa: diferente da Trenitalia, a viagem pela SNCF é totalmente desorganizada, ninguém confere documentação nem nada, muita gente em pé, malas amontoadas etc. Não tem tb um mapa dizendo em que estação. E não vão à estação Nice Riquier, mas sim à Nice Ville, pois a Riquier não tem tantas opções de taxi. As dicas valem a pena!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Icaro! No post a nossa indicação é comprar na hora. Se valesse a pena comprar esse trecho pela internet, a gente teria dito no post.

Lenira
LeniraPermalinkResponder

Oi, Bóia, vale a pena fazer esse trecho no inverno? Digo, conhecer Nice e Mônaco, saindo de Milão. Quanto tempo devo ficar em cada cidade, para conhecer o mínimo, pelo menos, ou os pontos mais interessantes?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lenira! O Ricardo Freire recomenda a Côte d'Azur entre maio e iniciozinho de outubro. Os melhores meses são junho e setembro.

Aline
AlinePermalinkResponder

Olá a todos ! Olá Bóia!
Esse texto caiu como uma luva pra mim smile
Estou planejando uma segunda viagem a Itália...já fui a Roma, Florença e Veneza..Pensei em conhecer o norte e de lá ir para o sul da França...
Mas tenho uma dúvida, minhas férias são de 17/abril a 06/maio...vale a pena ir para esse região e para o sul da França nessa época? Além de Milão, pensei em conhecer Lago Como (mas não sei se dará tempo,) Bologna e Verona, de lá ir para Nice e depois pegar um voo para Paris...queria saber a opinião de vocês!

Obrigada desde já

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aline! Nice é vivaz o ano inteiro; mas para encontrar o clima praiano mediterrâneo, vá entre maio e setembro.

Marina
MarinaPermalinkResponder

Preciso ir de Ventimiglia à Turim, e já tentei comprar na Trenitália e não consegui.
Pelo que pesquisei não há trem direto. Teria que pegar de Ventimiglia até Cuneo e de lá outro trem para Turim.
Alguém saberia me dizer se é isso mesmo? Grata

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marina!

Pesquise no modo "tutti i treni", numa data nos próximos 7 dias. Sim, há uma baldeação em Cuneo. No início de dezembro mudam os horários na Itália, então você não achará todos os horários para depois desta data. Para trens lentos/regionais, como é o caso dos trens para Ventimiglia, compre sempre na semana anterior à viagem.

Lilian
LilianPermalinkResponder

Olá a todos, estou tentando comprar bilhete no site da Trenitalia para Dezembro 2013 de Firenze a Ventimiglia ou Milano a Ventimiglia ou Pisa a Ventimiglia, mas sempre que pesquiso dá a mesma mensagem "Nenhuma solução encontrada".
Estou tentando à dias e nada.

Alguma dica?? smile

Obrigada

Lilian

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lilian! Lá por 10 de dezembro os horários de trem na Itália mudam. Os horários novos só entram no sistema em meados de novembro. Fique monitorando. E não se preocupe, não se esgotam lugares nesse trem. O preço do trem lento regional tampouco varia muito; é bastante barato, dá para comprar até na hora.

Lilian
LilianPermalinkResponder

Olá Bóia,
Obrigada pelas informações. Já liberou no sistema os horários dos trens. Quando tento comprar, eles pedem um endereço na Itália. Pensei em colocar o endereço do hotel. Será que eles enviam os bilhetes nesse endereço? Alguém já comprou, sabe como funciona?

Muiiiito obrigada pelas dicas. smile

Lilian

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lilian! Faça suas compras na modalidade sem registro, que o cadastro não será necessário.

RENATA
RENATAPermalinkResponder

Ola! Quanto a ir de carro entre Nice e Cinque Terre? Vale a pena fazer a viagem de carro para fugir dessa viagem longa de trem?
obrigada

susana
susanaPermalinkResponder

oi, Bóia! comprei meus trajetos domingo (milão/genova, nice/aix,aix/lyon...) mas não consigo comprar de genova/ventimiglia/nice...farei este trajeto em 1º/05, é arriscado comprar na hora? brigs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, SusanNão dá pra comprar Ventimiglia-Nice online. Você tem que comprar a passagem até Ventimiglia no site da Trenitalia (selecione "tutti i treni"). De Ventimiglia a Nice o trem é local, leva gente de pé. Compre na hora.

susana
susanaPermalinkResponder

valeu, Bóia!!

Ana
AnaPermalinkResponder

Chegarei dia 21/10 em Barcelona e sairei dia 29/10 de Barcelona, com meu marido. Estava pensando em alugar um carro fazer a costa azul até Genova, no final deixar o carro lá (pq para voltar com o carro seria cansativo e voltar de trem para Barcelona para pegar o aviaão mas já vi que demora, é cansativo e complicado. Então pensei em ficar por lá passear por Barcelona e fazer um cruzeiro de 4 dias pela NCL saindo de Barcelona para Palma de Malorca e Marselha e voltando...o que acha e sugere?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! Esta época, fim de outubro, começo de novembro, não é ideal para fazer praias na Europa. O tempo está frio; fim de outubro/novembro são nublados/cinzentos.

Alugar o carro num país e devolver dois países mais tarde faz incorrer em pesadas taxas.

alexandra
alexandraPermalinkResponder

Olá boias,eu quero ir ao Monaco mas fica muito caro gostava de saber onde posso me hospedar em Nice ou ventimiglia para um casal vou em junho creio que ainda neste post ninguem sugeriu sitios onde ficar a nivel de transportes já estou esclarecida agradeço a todos as dicas, obrigado!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alexandra!

Veja onde se hospedar em Nice:
http://www.viajenaviagem.com/2013/02/hoteis-na-cote-dazur-e-provence-onde-voce-ficou/

alexandra
alexandraPermalinkResponder

Olá ,Boias vou ver o site que por gentileza me enviou mais uma vez obrigada,e se for este mesmo o meu destino de férias uma vez que ainda não estou certa vou dar noticias e contar tudo para ajudar aqui o pessoal .

Naira
NairaPermalinkResponder

Olá, Ricardo
obrigada pela dicas tão valiosas!
Você sabe dizer se comprando pelo site da Frenitalia
Ventimmiglia-Milano como é o desenho do vagão para
pegar assentos do lado direito, ou seja, do lado do mar?
NO desenho do site, parece que a locomotiva fica virada
para esquerda!
Valeu!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Naira! A locomotiva pode estar em qualquer lado.

Este trem não requer reserva, você pode ocupar qualquer lugar na janelinha que esteja desocupado, caso reserve no lado errado.

Silvio Hayashi

Olá, A Bóia. Eu, esposa e filha (7anos) sairemos de Monaco para Milão e seguindo indicações acessei o site da RAIL EUROPE para comprar os trechos de uma só vez:

1- Monaco > Ventimiglia via SNCF
2- Ventimiglia > Milan

Nossa preocupação é o tempo necessário para sair do primeiro trem em Ventimiglia e encontrar a plataforma de embarque para o segundo trecho para Milao.

Como estaremos com bagagens e uma criança tenho receio de perder mais tempo que o necessário e não conseguir embarcar. Alguém que já fez esse trecho saberia dar orientações desta conexao e troca de trens?

Será que vale a pena comprar em Monaco na hora o primeiro trecho com 1 ou 2 horas de antecipação do horário previsto da saída do trem do segundo trecho que compraríamos com reservas antecipadas pela internet?

Desde já agradeço o apoio.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Silvio! A estação de Ventimiglia é pequena, não deve ter mais do que duas ou três plataformas. Quaisquer 10 minutos são suficientes para uma baldeação ali.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2014/03/conexao-trem-europa/

Compre Ventimiglia-Milão na http://www.trenitalia.com , é provável que haja sobretaxa na Raileurope por ser um trem regional.

Silvio Hayashi

Muito obrigado, ficamos, então, mais tranquilos para comprar a passagem mais apropriada e de menor custo a partir das excelentes dicas que conseguimos obter por aqui! Fantastico,

Carla
CarlaPermalinkResponder

Oie !!! Esses trechos são cobertos pelo passe Global do Eurail? Muito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carla! Sim, você pode usar os trens da Trenitalia e da SNCF com o seu passe Eurail Global:
http://pt.eurail.com/trains-europe/participating-railway-companies

Se não tiver ainda o passe, faça as contas e avalie se não vale mais a pena comprar passagens avulsas.
http://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-trem-na-europa/

Edgard Junior
Edgard JuniorPermalinkResponder

Sempre encontramos excelentes dicas aqui, parabéns novamente. A estação de San Remo fica próxima ao centro hoteleiro ? Ir de carro de San Remo a Ventimiglia e deixar o carro lá, para um bate - volta a Nice é uma boa idéia ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Edgard! San Remo é pequenina. Você pega o trem, faz a baldeação em Ventimiglia e segue para Nice.

Gisele
GiselePermalinkResponder

Olá Boia

Td bem? vou de Nice para Milão em 07 de julho. Fui comprar as passagens pelo site da Rail Europe, mas achei as taxas muito caras (40 Euros) e além disto ele só enviam pelo correio (mais taxas de envio, além do tempo do correio para chegar os bilhetes), pois não tem a opção de imprimir os bilhetes.
Pensei em comprar o trecho de Ventimiglia para Milão pelo site da Trenitalia. Você acha que é possível comprar o trecho de Nice para Ventimiglia na própria estação 2 dias antes da viagem (será qdo chegaremos em Nice)? tenho medo de não ter disponibilidade de assento. Vi que outro leitor fez a mesma pergunta mas não entendi a resposta. Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gisele! Pode comprar o trecho de Nice a Ventimiglia quando chegar. Nesse caso, não há desconto para compra antecipada.

Rose Viana
Rose VianaPermalinkResponder

Olá, bóia, passarei um dia em Cannes. Dá pra ir até Mônaco num bate volta?

Obrigada,

Rose Viana

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rose! Sim, não dá nem meia hora de trem. Aproveite para parar em Èze na ida.

Veja como fazer de carro:
http://www.viajenaviagem.com/2011/11/de-nice-a-monaco-pelas-tres-corniches-ao-mesmo-tempo/

Hortência
HortênciaPermalinkResponder

Olá pessoal! Primeiramente gostaria de agradecer a todos que postaram contando suas experiências. Elas estão sendo muito valiosas no planejamento da minha viagem.
Viajarei a Milão e meu marido chegará dois dias depois para irmos a Nice. O voo dele está previsto para chegar em Milão Malpensa às 14:45, e pretendemos pegar o trem para Ventimiglia às 17:05 na Estação Milano Centrale. Vocês sugerem que ele use o trem que vai do aeroporto até a estação central ou o ônibus que faz o traslado? Qual é mais rápido no sábado? Para não arriscarmos perder o trem das 17:05, pensei em pegarmos o próximo trem para Ventimiglia que, segunda a Treinitalia, sai de Milão às 19:05 e chega em Ventimiglia às 23:26 (passa por Genova), mas tenho medo de não haver mais trem para Nice neste horário tão tarde. Vocês podem me ajudar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Hortência! Durmam esta noite em Milão. O aeroporto é longe, a migração pode demorar, o vôo pode atrasar, a viagem a Nice por trem é longa, ninguém merece tanto stress e canseira no dia da chegada. Saiam para a noite, curtam o Navigli, peguem um trem na manhã seguinte.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2011/11/noite-em-milao-navigli

Sonia Regina Rocha Rodrigues

Realmente, os trens são muito bons na França, mas falta 'conversar' com o restante de Europa! Este ano fui até Nice e Mônaco, e já me senti na Itália, tanta gente falando italiano por toda parte. Ano que vem continuo pela Itália abaixo, pois este país merece uma viagem cuidadosamente preparada, sem pressa, para aproveitar toda arte e beleza de seu solo.

Ana paula
Ana paulaPermalinkResponder

Olá Ricardo, sei que o periodo q quero viajar sera muito frio na Europa mas é o período das ferias nossas aqui em casa. Vou dia 22/12 e retorno 05/01 eu meu marido e os três filhos ( idade entre 18 e 26 anos ).
Vamos para nice de avião de la alugar carro e fazer la spezia, Florença , conta amalfitana e finalizar m roma , queria dicas suas do que ver e fazer nessas cidades e arredores.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Paula! Quem responde é A Bóia. Infelizmente o seu roteiro não é recomendável para o inverno. Entenda que toda a região costeira estará com pouca coisa funcionando. Nesta época, privilegie cidades grandes e médias. As pequenas estarão hibernando, sobretudo à beira-mar. Use o trem.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2010/12/europa-no-inverno-impressoes-e-dicas-de-um-recem-chegado