Londres: um guia para curtir (ou se hospedar em) Shoreditch

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

post14-sup2016

Columbia Road Flower Market

Mercado de Flores de Columbia Road

Nos últimos anos, o bairro de Shoreditch, em East London, se tornou o epicentro de uma Londres efervescente, multicultural e desencanada. Me hospedei aqui as duas últimas vezes em que estive na cidade, e não troco por outro lugar. Veja bem: aqui não mora aquela Londres clássica e arrumadinha que a gente tem na cabeça. Mesmo que você não durma por aqui, não deixe de visitar os mercados  e dar pelo menos um rolezinho à noite.

Aqui vai um guiazinho prático pra você curtir o bairro mais gostoso de East London.

Metrô

Old Street (linha Northern) e Liverpool Street (linhas Circle, Hammersmith & City e Metropolitan) são as estações mais convenientes para explorar o bairro. Aldgate East (linhas Hammersmith & City e District) também serve para visitar. Hoxton e Shoreditch High Street fazem parte da malha do Overground, um trem suspenso que não tem boas conexões com o área central.

Mercados

BoxPark

BoxPark, Shoreditch

Domingo é o melhor dia para passear pelos mercados da região. Comece cedo pelo Mercado de Flores de Columbia Road, depois vá ao mercado de moda de Spitalfields e termine na “feira hype” Upmarket, na Brick Lane. O BoxPark (Shoreditch High St.) é um shopping hipster, em que as lojas funcionam em containers. (Ali fica o novo café do jornal The Guardian.)

Noite

Old Street

Old Street

O maior foco da muvuca está na Old Street, entre Great Eastern Road e Shoreditch High Street (não deixe de conferir a Hoxton Square). Great Eastern, Curtain Road e Commercial Street também têm bares e balada. Quando abriu, o clube brasileiro Floripa (91-93 Great Eastern) foi incensado pela revista Time Out.

Restaurantes

Song Que

Song Quê, vietnamita em Kingsland Road

A Brick Lane tem a maior concentração de restaurantes indianos (na verdade, paquistaneses e bengaleses) da cidade. Os melhores vietnamitas estão agrupados na parte de cima da Kingsland Road. A Rivington St. tem uma coleção de restaurantes bacanas, capitaneados pelo Rivington Grill (no número 28). O St. John Bread & Wine (94-96 Commercial St.) é um expoente da nova cozinha britânica. O restaurante de Jamie Oliver, o Fifteen, também fica na parte norte do bairro, pra cima da estação Old Street.

Hotéis

Holiday Inn Express London City

Holiday Inn Express London City; fiquei e aprovei

A ala design é bem representada pelo notório Hoxton e pelo discreto Boundary. Mas o endereço hipster do momento é o Ace London Shoreditch, que abriu no lugar de um Crowne Plaza genérico na Shoreditch High St.

As redes econômicas estão muito bem representadas, com o Holiday Inn Express London City (a dois passos da muvuca em Old St.), o Premier Inn London City (numa rua de trás da Old St.) e o Ibis London City (mais longinho, no começo da Commercial St, porém ao lado do metrô Aldgate East).

E você? Já passeou ou se hospedou em East London? O que achou? Deixe seu relato na caixa de comentários, please!

Leia mais:

post14-rod2016-02

22 comentários

Londres: um guia para curtir (ou se hospedar em) Shoreditch - Me Gusta VIajar | Me Gusta VIajar

[...] | Mercado de Flores de Columbia Road | Nos últimos anos, o bairro de Shoreditch, em East London, se tornou o epicentro de uma Londres efervescente, multicultural e desencanada. Me hospedei aqui as duas últimas vezes em que estive na cidade, e não troco por outro lugar. Veja bem: aqui não mora aquela Londres clássica e [...] Continue lendo… [...]

Lucio Caramori

Sem dúvida nenhuma, a parte mais divertida de Londres.
E muita coisa boa acontecendo ainda mais pro East, em Dalston.
Aqui o meu mapinha pra essas regiões.

http://goo.gl/maps/LUwF6

Sandra
SandraPermalinkResponder

Lúcio, achei o seu mapa bem legal.
Obrigada por compartilhar

Celine Bourdon

ola!
esses mercados funcionam em que horario, por favor?
dá para curti-los no final da tarde?
obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Celine! Todos os mercados têm links para os sites oficiais; clique e você terá sempre o horário atualizado para a semana em que estiver na cidade.

Ana Audun
Ana AudunPermalinkResponder

Nossa ficou demais esse guia, acabei voltar de Londres e sempre que eu vou lá tenho oportunidade de ver ou ter uma experiência nova.

Tânia
TâniaPermalinkResponder

Londres é linda demais...

Marina
MarinaPermalinkResponder

Comprei passagens ida e volta saindo de Bh para Curaçao, com a Copa, e agora queria esticar a viagem até Cancun. Alguém já teve a experiência e sabe se é viável alterar o itinerário assim? Ou a multa é tão cara que é melhor voltar a Bh e começar tudo do zero? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marina! Consulte a cia. aérea para saber sobre as taxas para alteração.

Maria Helena
Maria HelenaPermalinkResponder

Fiquei, há 3 anos no Ibis London City e , na época, a estação do metrô Aldgate East estava fechada p/ obras.O hotel é padrãozinho, confortável na medida. O banheiro achei pequeno demais, mas...E não tinha cofre no quarto, era ao lado da frontdesk, no térreo.O café da manhã era bem bom. E é perfeitamente "caminhável" até a est. Liverpool St. Aliás essa estação do metrô é conexão de trem, metrô e ônibus. Um dia estava perto dos lerês, St James´s Park, procurando uma est. de metrô e vejo um ônibus marcado Liverpool St. Não tive dúvidas: entrei no busão, fui p/ o andar de cima e fiz um citytour muito do barato!

Erika
ErikaPermalinkResponder

Fiquei hospedada bem próxima à estação Aldgate East. O mercado de Spitafields é bem legal, também visitei o Upmarket. Só não deu tempo de conhecer o Mercado das Flores de Columbia Road, nem o Boxmarket (não sei se esse mercado de containers já existia há 2 anos atrás ou não), mas, vou deixar para a próxima, espero que seja muito em breve!

Mirella (@mikix10)

Acabei não indo para esses lados na minha última viagem... mas quero muito ir pra lá conhecer!!! Preciso, né? wink

Leo
LeoPermalinkResponder

Acabamos de voltar de Londres e ficamos na Commercial Road, quase ao lado de uma das saídas do metrô Aldgate East, perto de uma Universidade. É uma região cheia de árabes, vimos muitas mulheres de burca. Alugamos um apartamento. Nada a reclamar do metrô, mas não gostamos do entorno não! Nem saíamos à noite, pq, no fim da tarde (na verdade, início da noite, por volta das 19h), achávamos as ruas meio desertas, com gente bebendo. De manhã, sempre havia lixo nas ruas, garrafas de cerveja jogadas... Há mercado perto, mas os restaurantes do entorno tinham péssimo aspecto, não comemos em nenhum (havia até um bonito, mas caríssimo!). Procuramos farmácia um dia e desistimos depois de andar mais de 3 quarteirões, cada um mais feio que o outro. Sinceramente, não pretendemos voltar a ficar nessa área. Pode ser que não tenhamos ficado numa área boa da região, mas, certamente, há lugares melhores em Londres pra ficar hospedado.

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Realmente esta parte de Londres é bem charmosa e tem muita coisa bacana para fazer por lá de dia e de noite. No ano passado eu me hospedei por lá e optei pelo Airbnb, o que foi excelente! Deu muito mais para sentir bem mais como é viver por lá. Achei que valia compartilhar esta dica! wink

Rilder
RilderPermalinkResponder

Oi Juliana, você poderia compartilhar o link do lugar q ficou pelo Airbnb?

Abs,

Rilder

Columbia Road Flower Market: o cantinho mais colorido de Londres fica na região mais descolada da cidade | MATRAQUEANDO

[...] London – região leste da cidade, no epicentro do bairro da moda, o Shoreditch. (Aliás, o blog Viaje na Viagem acabou de publicar um post sobre o que fazer e onde se hospedar por aqui. Corre lá!)O Ceasão [...]

Londres é o destino da moda | Sweet Chilli

[...] vestida de todos os jeitos, com cabelos coloridos ou sapatos inusitados. É só visitar áreas como Shoreditch e Camden pra ver gente que é autêntica, inovadora e lança tendência, por incrível que pareça. [...]

Simone
SimonePermalinkResponder

recomendo o Albion para um tipico café da manha british ou brunch. tem paes deliciosos pra comprar tbem. fica perto de bric lane, da pra ir ape e ainda passer por lojas vintage super legais...

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Acabei de voltar de Londres e adore Shoreditch, principalmente Spitafields e Upmarket! O mercado de flores estava um pouco lotado, mas vale muito a pena explorar a regiao. Street art perto do metro Shoreditch eh incrivel. No meu blog tem mais informacoes e fotos!

O Lado B de Londres: http://world-surpriseme.blogspot.com/2014/04/london-b-side-en.html

Maria Alice Moreira Frare

Olá!!!!Sou fã de carteirinha do Viaje na Viagem e nunca viajo para canto nenhum, sem dar uma olhadinha nas dicas do Ricardo ou do Bóia...Sempre encontro,tb, comentários que me fazem hospedar em hotéis que sejam, exatamente, com o meu perfil e montar roteiros sensacionais com as experiências maravilhosas de todos vcs...Vou para Londres, com meu marido e uma filha de 13 anos, na "semana do saco cheio", em outubro próximo,pela primeira vez, pisando na Europa. Depois de ir várias vezes para os EUA, Canadá e Caribe, finalmente, vou pisar no "velho mundo"....Chegarei sábado de manhã, dia11/10,em Londres e voltarei para o Brasil, no domingo da semana seguinte, dia 19/10, totalizando 7 dias inteiros e metade do sábado da chegada...Gostaria muito de dar uma esticada e passar uma noite na Escócia (ou 2) ou uma ou duas na Irlanda (Dublin???),e ir até Stonehenge, talvez???( Tenho fascinação pelos celtas...)Estou completamente perdida de tanta informação e querer colocar um mundo de coisas em apenas 7 dias e meio!!!!...O que vc me sugere???4 dias inteiros em Londres, dá para ver o mais importante???Em 2 dias e meio, consigo conhecer um pouco da Escócia ou da Irlanda???Compensa gastar um dia para ir a Stonehenge????Adoramos fazer os passeios por conta própria, mas, se vc for incluir na sugestão, ir até as Highlands, na Escócia, tem alguma agência que tenha guias que falem em espanhol ou português, para aproveitarmos bem as explicações do passeio ( meu marido não quer dirigir na mão inglesa...)???...rsrsrsrs...Sei que estou sendo abusada de querer tantas dicas, mas sou perfeccionista e adoro aproveitar cada viagem ao máximo !!!Seria legal já no primeiro dia, ir direto para Escócia ou Irlanda, para aproveitar o fato das malas estarem fechadas e já esatrmos no aeroporto??...Adoro me hospedar bem, em um bairro beeeeemmmm bonito e seguro, sem precisar ser um 5 estrelas (mas um de 4, ou um "verdadeiro achado" de 3, com cara de 4 estrelas, tb vai bem...O que me aconselha???)...rsrsrsrs...Fico no aguardo de dicas suas ou de outros viajantes experientes daqui!!!!Me ajudem, por favor!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Alice! Quem responde é A Bóia. Uma primeira visita a Londres requer pelo menos 5 dias inteiros; idealmente, 7 dias inteiros. Edimburgo está a 4 horas de trem e fica bem na viagem com 2 pernoites. Deixe a Irlanda para uma próxima. Há passeios bate-volta de Londres para Stonehenge em tours organizados.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/destino/londres

http://www.viajenaviagem.com/2012/03/roteiro-9-dias-europa

margot
margotPermalinkResponder

Olha, acabo de voltar da Escócia. 03 dias é o mínimo para Edimburgo. Estivemos nas Highlands, também precisa de mais 03 dias. A Escócia merece uma semana. Boa sorte!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar