Cecconi's

Miami: cuidado para não dar gorjeta dobrada nos restaurantes

Cecconi's
Brunch do Cecconi’s

O processo de dar gorjeta em restaurante nos Estados Unidos, que já é complicado, em Miami tem uma pegadinha a mais.

Relembrando: nos Estados Unidos, espera-se que você dê entre 15% e 20% de gorjeta em restaurantes. Não dar gorjeta, ou dar gorjeta menor que 15%, pode levar o garçom a ir atrás de você na calçada.

Ao pagar com cartão de crédito, o cliente escreve no recibo do cartão a gorjeta que vai dar, faz a conta e põe o total. Eu sei: é esquisito, é arcaico, mas é assim. (Tem um vídeo meu com o processo completo aqui.)

Em Miami, porém, a coisa é um pouco diferente.

Sob a desculpa que os turistas não conhecem as idiossincrasias do sistema americano e não deixam gorjeta, há alguns anos os restaurantes da Lincoln Road, em South Beach, começaram a acrescentar a gorjeta automaticamente à conta. Logo o costume se espalhou por Miami Beach inteira e hoje virou regra, e não exceção, em Miami.

Pensa que a gorjeta que eles acrescentam é de 15%? Meh: a maioria já vai direto nos 18%.

Cecconi's
A conta, já com 18% de “tip” incluídos

Até aí, tudo bem, não vou ficar aqui regulando 3%. Se a gorjeta já vem somada e eu não preciso fazer conta, ótimo.

Só que…

cecconis2
Opa: mais um espaço pra outra tip?

Quando o recibo do cartão de crédito daquela conta que já tinha gorjeta incluída volta para você assinar — tem um espaço pra você dar outra gorjeta!

Em alguns casos a conta vem discriminada com a gorjeta já incluída, e o campo em branco para a nova gorjeta é descrito como “additional tip” (gorjeta adicional) — tipo assim para o caso de você achar que o garçom merece não 18%, mas 20% ou 25%, e quer acrescentar.

Em outros casos, porém — como nessa conta aí do Cecconi’s, no hotel Soho House — a informação da gorjeta já paga não é repetida no recibo do cartão. Daí o cliente mais distraído pode pensar que ainda precisa acrescentar 15% ou 18%.

cecconis3
Eu já “tipei”!

Não precisa. Repita o valor no campo “total”, assine e saia em paz.

Atenção: esse procedimento é uma característica de Miami. Em outros lugares a gorjeta só costuma ser acrescentada automaticamente quando a mesa é de 6 ou mais pessoas.

Leia mais:

48 comentários

Pois num restaurante aqui em Newark, NJ, veio o total da conta , abaixo “ Taxas” , depois “ gratuidade “ e em seguida, o espaço pro tip! A tal gratuidade foi de 20%! Nunca mais piso naquela d%#graça de restaurante, com aqueles garçons com cara de bocó, atendendo mal, cobrando o dobro dos preços de outros restaurantes e acrescentando mais taxas gratuidade e tips em cima disso! Isto é, roubo sobre roubo! Não dei tip m%#da nenhuma!

Vale dizer que agora em 2020 este mau hábito se espalhou para outros lugares nos EUA. Estou nesse momento de férias em Los Angeles. Em dois restaurantes mais “descolados ” já veio cobrada uma “service charge” de 18%, e deixaram espaco para outra “tip”. Saquei a pegadinha e não incluímos nada.
O mais surreal foi que num dos restaurantes incluíram ainda 5% para cobrir “healthcare benefits” para os empregados!!! Vinha escrito que poderiam retirar a cobrança caso solicitado. Constrangedor… Claro que não pedimos para tirar…

Normalmente garçom nos eua recebe metade do salário de um trabalhador normal, no outback apenas 4 $ a hora o complemento é do tip. Mas acho que acima de 5$ ta ótimo. Já dobra o valor da hora trabalhada.

Viajamos pela terceira vez a Miami mesmo assim fiquei com essa dúvida, quando a nota vinha com “Gratuit” inclusa mas, agora sei que fiz o certo é não acrescentei o tip, porém tomem cuida pois fizemos um cruzeiro pelas Bahamas e no navio algumas notas vinham com o tip incluso e outras não, aí fica mais fácil você se confundir e pagar em duplicidade.

Vejo muitos dizendo que essa picaretgem é dos brasileios, mas fui enganado ontem e hoje por americanos. Um até insistiu em dizer que a primeira taxa é destinada ao pessoal da cozinha, bar, mas não para o garçom, que o dele seria à parte… safado tem em todo lugar, não é atributo de brasileiro…

Olá!
Acabo de voltar de Barbados e teve uns 2 restaurantes que cobravam gorjeta na nota…
Tem q prestar atenção mesmo pra não dar dobrado…

Falei sobre a mesma coisa em um post que escrevi sobre Miami Beach … nos principais pontos turísticos da cidade eles já estão incluindo a gorjetinha.
Quando ela já vem incluida e ainda tem espaço para a “Tip” eu risco para não deixar dúvida.
A prática de já incluir a gorjeta é normal para mesas de grupos, geralmente mais que 6 pessoas.
Abs

Estive em Buenos Aires, e no primeiro restaurante, nosso grupo deu uma gorjeta, que fomos escorraçados de lá, no dia seguinte, demos a gorjeta, pouco a mais que no anterior, e o garçom quase beijou nossos pés. Não consideramos o valor da conta. Simplesmente um valor por cabeça, estávamos num grupo de 9.
Pergunto, a gorjeta é dada na mão do garçom à mesa, ou no pagamento da conta no caixa? se pagar com cartão de crédito, pode dar em dinheiro a gorjeta para o garçom? ou deve ser incluída o valor da gorjeta no cartão?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito