Alcatraz

San Francisco: como é o passeio a Alcatraz

Alcatraz

Entre as prisões mais famosas do mundo, Alcatraz é certamente a mais pop. Localizada em uma ilhota a menos de 2.500 metros da costa de San Francisco, recebeu infratores ilustres como Al Capone, foi retratada em filmes com grandes astros de Hollywood e esteve nas manchetes dos jornais em casos misteriosos como o do sumiço dos irmãos Anglin.

Alcatraz

Sua função como penitenciária federal de segurança máxima terminou em 1963. Alcatraz hoje existe como parque nacional e atração turística. Concorridíssima, por sinal — os ingressos para a visita costumam se esgotar com semanas de antecedência.

Veja como garantir o seu ticket, e o que esperar do passeio:

Como comprar entradas para Alcatraz

Ferry para Alcatraz

O passeio a Alcatraz é operado exclusivamente pela Alcatraz Cruises, que faz o traslado de ferry entre o Píer 33 em San Francisco para a Ilha de Alcatraz.

As entradas começam a ser vendidas pela Internet no site da Alcatraz Cruises com uma antecedência de 3 meses. Visitar Alcatraz é uma prioridade no seu roteiro? Então compre o ingresso assim que disponível, para garantir o seu lugar.

No momento da compra é preciso definir a data e o horário de embarque no ferry.

O pagamento deve ser feito com cartão de crédito, e o ingresso é enviado por e-mail. Imprima o ticket e apresente no dia da visita junto com um documento de identificação do comprador.

Nesta temporada, o ingresso custa a partir de 30 dólares para adultos. Crianças e idosos têm desconto. Veja a tabela completa e atualizada de preços aqui.

Qual tour escolher

Alcatraz

Suas opções para visitar Alcatraz são, basicamente, duas — visitar a ilha durante o dia ou visitar a ilha à noite. Os passeios têm mais ou menos a mesma dinâmica:

  • Embarcar no horário definido no ingresso
  • Passear pela ilha, no seu ritmo
  • Retornar em qualquer ferry disponível (consulte horários aqui)

Os tours identificados no site da Alcatraz Tours como Early Bird Tour, 9:10 Tour ou Day Tour são a mesma coisa: passeios com saídas ao longo da manhã e no início da tarde. Não há diferença entre eles quanto à visitação; a nomenclatura só faz referência aos horários de saída.

(Para escapar do fog matinal, é melhor pular os primeiros horários.)

Alcatraz

Os Night Tours, sim, oferecem uma experiência diferente — pela vista da baía ao cair da tarde e por uma dose extra de frio na barriga, garantida pela pouca luz e pela chance de visitar uma das alas mais sombrias de Alcatraz: o hospital, que fica fechado durante o dia.

Os tours noturnos são oferecidos em menos horários e são ainda mais concorridos.

Funcionamento

  • Os Day Tours acontecem todos os dias, com exceção dos dias de Thanksgiving, 25 de dezembro e 1º de janeiro;
  • Os Night Tours acontecem todos os dias, com exceção de 4 de julho, Thanksgiving, 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro.

Há também a possibilidade de se comprar um ingresso que combine Alcatraz com Angel Island. O passeio até lá é bonito, mas há outras atividades mais bacanas para se fazer em San Francisco e arredores primeiro.

Como é o passeio

Embarque Alcatraz Cruises

O passeio a Alcatraz começa com o embarque no Píer 33 (1398 The Embarcadero, tel. 415/981-7625). É importante chegar pelo menos uns 15 minutos antes — o horário marcado no seu ticket é o horário de partida do ferry, e passado um minutinho, ninguém mais entra.

Os ferries são grandes e têm muitos ambientes, fechados e abertos, onde se acomodar. Não se preocupe muito em descolar um assento; a viagem não dura mais do que 15 minutos e você provavelmente vai querer ficar de pé, tirando fotos.

Alcatraz

Ao chegar na ilha, cada grupo de passageiros que desembarca de um ferry é recebido por um guarda florestal que dá as boas-vindas e algumas orientações para o passeio.

A partir daí, é você quem escolhe a sua programação. Todas as atividades oferecidas em Alcatraz estão inclusas no valor do ingresso.

Reserve umas 3 horas para visitar tudo com calma.

 

Alcatraz

No Day Tour, é recomendável começar a visita assistindo ao interessante documentário que dá um panorama geral sobre a ilha e a penitenciária, com legendas em inglês e espanhol. A sala de vídeo fica próxima às docas.

Passeio guiado em Alcatraz

Das docas também saem passeios guiados com guardas florestais. Os temas dos passeios variam; biografias de presos famosos é um deles. Se o seu inglês der conta, vale a pena acompanhar o grupo. São tours não muito longos, de aproximadamente 45 minutos.

Alcatraz

Alcatraz

O principal da visita a Alcatraz é conhecer, na parte mais alta da ilha, o grande prédio onde ficavam os condenados. Na entrada são distribuídos audio-guias bastante especiais: a narração é feita por ex-presos, que ilustram o passeio com memórias dos tempos em que estiveram ali.

Mesmo quem não fala inglês vai aproveitar bastante essa parte da visita; existe a opção de escutar a narração em português.

Alcatraz

Alcatraz

A maioria das celas não tem nada dentro; em algumas, há algum mobiliário para mostrar como viviam os presos. O audio-guia, porém, enche de histórias esses espaços vazios.

Alcatraz

Alcatraz

É um passeio que nunca vai ser muito leve se você parar para pensar que pessoas efetivamente estiveram confinadas ali, vivendo atrás daquelas grades, por anos e anos. Mas o tour não é feito para dar medo, e de dia o espaço é bem iluminado, com corredores largos por onde caminhar.

Alcatraz

Alcatraz

A baía, a Bay Bridge e San Francisco

Vi muitas famílias com crianças, e se alguém do seu grupo não se entusiasmar muito com a idéia de visitar uma penitenciária, que fique um bom argumento: a vista é maravilhosa.

Mariana viajou a convite da San Francisco Travel Association.

Leia mais:

32 comentários

Obrigado, pode me tirar uma dúvida sobre como posso ir do Aeroporto de Sãn Francisco para a região do Fisherman’s Wharf (prox ao pier 39), vi que o aeroporto não é tão perto pra compensar um Uber, então vi umas noticias que lá no aeroporto tem opção de Van compartilhada, basta seguir as placas que indicam vas door-to-door, a um custo de 14 dolares a van te deixa na região central em San Francisco, sabe me informar se isso procede, e se esta Van me deixa no Hotel que eu solicitar ou apenas em pontos estratégicos no centro?

è Tranquilo comprar na hora?

    Vi que tem muitos horarios de saida durante o dia, por isso achei que era tranquilo comprar na hora enquanto eu estivesse andando pelo pier 39,

    Olç, Igor! Tem muitos horários por dia, todos normalmente lotados com vários dias de antecedência.

Olá, gostaria de saber se recomenda o passeio para crianças de 4 e 6 anos, inclusive o noturno, que é o que queria ir.

    Olá, Fabiana! Só você pode saber como seus filhos se comportarão num passeio em grupo. Imagine que estarão num grupo majoritariamente de adultos, que pagaram caro pelo tour e tiveram que reservar com antecedência, porque os ingressos esgotam. Imagine que o tour vai ser feito em inglês e exige atenção dos participantes. Imagine que os participantes não ficarão felizes em serem distraídos por comportamentos inapropriados.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito