Vacina contra febre amarela

Vacina contra febre amarela: agora, válida para toda a vida

Vacina contra febre amarela validade para toda a vida

Essa você não leu no jornal. Nem eu. Quem me deu a notícia foi a querida Lena, que foi se vacinar para viajar e descobriu que agora o certificado internacional de vacinação contra febre amarela tem validade para toda a vida.

Os leitores do Viaje na Viagem já sabiam, desde 2013, da deliberação da Organização Mundial de Saúde determinando que o reforço da vacina a cada 10 anos não era mais necessário. O xis da questão, que eu comentei neste post, era saber quando essa resolução seria adotada pelos, aham, simpáticos agentes de imigração de todos os países que exigem a vacina dos visitantes brasileiros.

Vacina contra febre amarela: validade para toda a vida

Finalmente, aconteceu. Desde 11 de julho de 2016, todos os certificados internacionais de vacinação contra febre amarela, como este da Lena, já são emitidos com validade ‘LIFE’ — para toda a vida.

Vacina contra febre amarela validade toda a vida

E, segundo emenda ao Anexo 7 da Regulamentação Internacional de Saúde da OMS (veja o original da OMS e a tradução oficial da Anvisa), os certificados emitidos anteriormente também ficam automaticamente validados por toda a vida, devendo ser aceitos por todos os países associados à Organização Mundial de Saúde, desconsiderando a data de validade registrada.

Ou seja:

  • Não é mais preciso tomar reforço da vacina contra febre amarela a cada 10 anos
  • Não é preciso refazer o certificado para mudar a validade; todo certificado emitido antes desta resolução resolução fica automaticamente válido por toda a vida

Os outros requisitos continuam os mesmos.

  • É preciso se vacinar com 10 dias de antecedência à chegada ao país que exige a vacina
  • Não basta se vacinar; é preciso emitir o certificado internacional de vacinação (veja postos aqui)

Como conseguir seu certificado:


Vacina contra febre amarela
Tudo o que você precisa saber

Passagens mais baratas no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Aluguel de carro na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões com a Viator

101 comentários

Olá, não encontrei a data que a matéria foi escrita, então resolvi perguntar…
Vou viajar no fim do mês pro México, com escala em Bogotá. Sabe se estão requisitando a vacina?

    Olá, Lilia! O México não exige a vacina. A Colômbia está exigindo desde o dia 30 de março, mas ainda não está claro se é necessária para conexões. Estamos averiguando.

desculpe ser repetitivo, mas algumas coisas não entendi. tenho o certificado internacional da vac. fa, que venceu dia 4 de março, mas tenho 77 anos, há risco
de não entrar na Alemanha, Bélgica, Espanha?

    Olá, Virgílio! Como está escrito no texto, repetido no texto, explicado em várias respostas anteriores, NÃO É, NUNCA FOI NEM NUNCA SERÁ NECESSÁRIA VACINA PARA ENTRAR NA EUROPA.

Revalidar, revalidar??No artigo diz: “E, segundo emenda ao Anexo 7 da Regulamentação Internacional de Saúde da OMS (veja o original da OMS e a tradução oficial da Anvisa), os certificados emitidos anteriormente também ficam automaticamente validados por toda a vida, devendo ser aceitos por todos os países associados à Organização Mundial de Saúde, desconsiderando a data de validade registrada.”. E agora???

    Olá, Leo! É mais fácil convencer um funcionário de check-in da cia. que vai te levar pra Tailândia ou pro Panamá, ou um agente de imigração de Cuba ou um agente consular da Austrália com um certificado que diz validade “life” do que com um certificado expirado. A OMS não vai estar com você nessa hora para te defender.

Olá Bóia! Parabéns pelo site…
Vou viajar para a Europa no próximo mês e tenho ouvido boatos de questionamentos na imigração sobre vacinação da febre amarela… Vc. pode confirmar alguma coisa ? Grato

    Olá, Robson! A vacina contra febre amarela é exigida por países que ficam em zonas tropicais, onde pode haver a contaminação do vetor transmissor, que é o mosquito aedes egypti. Primeiro você precisa transferir a Europa para uma zona tropical, então precias plantar uma floresta tropical na Europa, depois precisa importar o aedes, para só depois disso o continente ter algum risco de contaminação por estrangeiros. O que você ouviu são: BOATOS. A Europa jamais requisitou nem requisitará vacina contra febre amarela.

Tenho certificado internacional de 2003 e vou para a Austrália.
Este certificado é o bastante para entrar na Austrália ou preciso revalidar o mesmo ?

    Olá, Cecília! Tem que revalidar. O seu certificado atual está expirado.

Eu tomei a vacina dá febre amarela no ano de 2000, agora estão encontrando macacos mortos por febre amarela aqui nos bairros afastados. Preciso me vacinar de novo,ou sou imune pro resto dá vida? Tenho 50 anos. Obrigada. Moro em Amparo SP centro dá cidade. Os macacos foram encontrados no bairro dos Rosas, longe do centro.

    Olá, Leda! O Ministério da Saúde brasileiro recomenda duas doses com intervalo de pelo menos 10 anos entre uma e outra para imunização definitiva. Já a Organização Mundial de Saúde declarou que uma dose é suficiente. Nós somos só um blog de viagem e entendemos apenas das exigências de entrada em países para onde o brasileiro queira viajar. Para questões sobre a sua saúde, consulte seu médico.

fui vacinado em 2005 preciso tomar outra dose da vacina ou esta dose ja vale pra vida toda?

    Olá, Josineide! Se precisa viajar, tem que emitir uma segunda via do certificado com validade Life.

    Mas para emitir este certificado life eu vou precisar mim vacinar denovo?

Foi vacinado em 2006, precisa renovar a vacina? Ou ela vale
para o resto da vida?

    Olá, Sonia! Para viajar a países que exijam a vacina, você precisa levar o certificado internacional a um posto da Anvisa para reemitir com validade ‘life’.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito