Curaçao

Kenepa Grandi/Grote Knip, CuraçaoPraia com história | Ricardo Freire

Desde o verão de 2010 Curaçao está ligada ao Brasil por vôos diretos. É uma ilha bem diferente dos outros destinos caribenhos oferecidos aos brazucas – e por isso mesmo, bastante interessante.

Para começar, não há praias extensas. As praias são lindas, mas poucas – e pequenas. Nenhuma delas é enfeiada por hotel. Os hotéis à beira-mar tiveram que construir suas praias com recifes artificiais e areia trazida de fora. (Se não te contassem, você provavelmente não descobriria.)

Mas o que distingue Curaçao é seu centro histórico — lindo, com prédios holandeses autênticos, e a mais antiga sinagoga em funcionamento contínuo nas Américas (com chão de areia, para relembrar os anos em que os judeus erraram no Egito).


Quando ir Como chegar Onde ficar? O que fazer
Punda, Willemstad Feira matinal Seaquarium Beach Punda, Willemstad
Assim como Aruba (e Bonaire, Los Roques, Margarita e Cartagena), Curaçao está fora da rota dos furacões. Pode ir em qualquer época do ano sem problemas.

Chove pouco na ilha; a estação menos seca vai de outubro a dezembro. Mas mesmo nesses meses a chuva não assusta (menos de 100 mm). Querendo não perder nenhum dia de praia, venha entre fevereiro e setembro.

A alta temporada – em todo o Caribe – ocorre entre o Natal e a Páscoa. Depois é possível achar boas ofertas tanto de passagens quanto de hospedagem (vale a pena conferir diárias e passagens por conta própria antes de fechar pacote).

A Gol voa de Brasília todo sábado. Na volta há uma escala em Aruba. Dá para usar Smiles: desde 30.000, ida e volta.

Também é possível ir pela Avianca, saindo de São Paulo ou do Rio com conexão em Bogotá.

Se você estava pensando em torrar suas milhas TAM até Caracas e de lá prosseguir, saiba que é dificílimo comprar o trecho Caracas-Curaçao.

Dá para vir de Aruba por várias cias. locais, em pequenos aviões que fazem a viagem em meia hora. Há também ligação aérea com Bonaire e St. Maarten. e não, não há barcos nem para Aruba nem para Bonaire.

Há menos hotelões em Curaçao do que em Aruba. O padrão de hospedagem leva mais em conta o gosto dos europeus do que os americanos.

Se você quer hotéis com infra comparável à dos que você ficaria no Nordeste, cacife os hotéis top.

A maioria deles (Marriott, Hilton) fica na Baía de Piscadera, dez minutos ao norte de Willemstad. O Breezes (all-inclusive) fica na praia do Seaquarium, que é a praia da muvuca, dez minutos ao sul do centro.

Considere hospedar-se no centro: ali você estará perto do complexo de restaurantes do Rif e com transporte fácil para a praia “urbana” do Seaquarium.

É recomendável estar de carro o tempo todo em Curaçao — assim você pode explorar as praias e os tesouros da cidade no seu ritmo.

Willemstad tem muitas atrações de dia. Numa margem do canal, em Punda, os edifícios holandeses, a sinagoga, os casarões de Scharloo, a comida javanesa no Mercado. Na outra margem, em Otrabanda, o lindo museu Kurá Hulanda. E a noite é animada no forte Rif.

Vá as praias selvagens de Cas Abou e Port-Marie (privadas) e Kenepa Grandi (pública). Não perca a praia do Seaquarium, onde você pode visitar o aquário, nadar com golfinhos e se bronzear em clubes de praia como o Mambo Beach.

Deixa a bóia te levar

Referências

Site oficial de Curaçao, em português

Curaçao no New York Times

Precipitação mês a mês em Curaçao no Weather.com

Dormir

Hotéis em Curaçao no Booking

–> no Centro

Renaissance, o mais bem localizado, ao lado do Rif (forte)

Kurá Hulanda, o mais charmoso, num quarteirão tombado

Howard Johnson, básico tipo Ibis

–> na Seaquarium Beach (praticamente urbana)

Breezes Curaçao, all-inclusive

Lion’s Dive

Royal Sea Aquarium Resort, numa ilhota rente à costa

Avila Hotel, entre o centro e a Seaquarium Beach

–> pra lá do Seaquarium

Hyatt Curaçao, recém-inaugurado, meio fora de mão

–> na baía de Piscadera (10 min. do centro, na direção oposta ao Seaquarium)

Marriott Curaçao

Hilton Curaçao

Floris Suite Hotel, a 5 min. de caminhada da praia

–> em Westpunt (ponto para mergulhadores)

Kulá Hulanda Lodge

–> no meio do nada, e com trânsito

Trupial Inn, o mais barato dos pacotes; evite

Comer

Restaurantes por especialidade no Curacao.com

Marsche Bieuw, o mercado (melhor lugar para almoçar na cidade)

Passeios e atividades

Seaquarium

Academia de Golfinhos

Passeio de barco a Klein Curaçao

Buggy adventures

Cavernas de Hato

Fábrica de licor Curaçao Blue

Compras no Curaçao.com

Duty-free Zone

Aluguel de carro

Pesquise aluguel de carros na Rentalcars

Vôos a outras ilhas

Passagens aéreas para Curaçao

Passagens aéreas para Curaçao– Submarino

Insel Air – Aruba, Bonaire, St. Maarten, Santo Domingo

DAE – Aruba, Bonaire, St. Maarten

Tiara Air – Aruba e Bonaire

Relatos

Dúvida: Aruba ou Curaçao? por Ricardo Freire

Pequeno guia para descobrir a sua ilha no Caribe por Ricardo Freire

1.207 comentários para “Curaçao”

  1. Laryssa,
    Já fiquei no Kura Hulanda e realmente tem um charme especial. Serviços impecáveis. O que deixa a desejar é o café da manhã. Como a maioria dos hotéis de Curaçao, não há self service. E os sucos são todos artificiais.Bem no caminho da ponte, há uma barraca de sucos naturais com ótimas opções, além de pastéis deliciosos feitos na hora. Quebra um galho enorme e é barato

  2. Boa noite! Pretendo fazer um cruzeiro pelo mar do Caribe saindo de Gualdalupe. Como não há passagem aérea para Guadalupe há opção para Curaçao. Gostaria de saber se há translado ou seja barco de Curaçao ao porto de Guadalupe.

1 ... 10 11 12

ATENÇÃO:
Desculpe, mas esta caixa está inativa e seu comentário não aparecerá. Estamos aprontando um novo Viaje na Viagem. No novo site a caixa de comentários voltará a funcionar. Obrigado pela compreensão!