Chapada Diamantina

Índice de posts

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Chapada Diamantina no Viaje na Viagem

Chapada Diamantina: um miniguia completão

Qual é a sua Chapada? Diamantina x Veadeiros x Guimarães x Mesas x Jalapão

Chapada Diamantina num feriado: as dicas da Carla Z.

45 comentários

LUCIANO MARCOMINI

para ficar apenas dois dias na chapada guimarães, vindo de carro de Brasília, onde devo me hospedar para aproveitar melhor alguns passeios ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciano! A Pousada do Parque é a única localizada dentro do parque nacional. Fica mais fácil fazer os passeios mais bacanas, que são as caminhadas dentro do parque pelo circuito das cachoeiras e pelo Morro São Jerônimo.

Rejane
RejanePermalinkResponder

Eu e minha família sempre aproveitamos a visita aos familiares na Bahia para organizar passeios para conhecer um pouco mais da Chapada. Um dos lugares mais bonitos e gostosos que já conhecemos foi Pratinha! Fica a dica!

Jamile
JamilePermalinkResponder

Bom dia Bóia! Ficarei 8 dias na Chapada Diamantina no mês de Março/15. Iremos de avião de Salvador até Lençóis. Montei meu roteiro de passeios da seguinte forma:

Dia 1 - Chegada a Lençóis às 14:40 - Descansar e conhecer a cidade
Dia 2 - Passeio Grutas (Gruta da Fumaça, Gruta Azul e Pratinha, Rio Pratinha, Poço do Diabo e Morro do Pai Inácio.
Dia 3 - Trilha Serrano
Dia 4 - Dia Livre
Dia 5 - Trilha Ribeirão do Meio e Cachoeira do Sossego
Dia 6 - Ida para Mucugê (Poço Azul e Encantado)
Dia 7 - Cachoeira do Buracão e retorno a Lençóis.
Dia 8 - Retorno a SP.

O que vocês acham? Tem algum outro passeio que não posso deixar de fazer?
Obrigada!

Vaneza com Z
Vaneza com ZPermalinkResponder

Jamile,

A Cachoeira do Buracão é linda e imperdível e fica na cidade de Ibicoara, sul da chapada. Além dela tem a Cachoeira da Fumacinha, mas é uma trilha pesada.
Sugiro que você depois que visitar Poço Encantado e Azul desça pra Ibicoara e se hospede lá. É mais barato e o acesso ao Buracão só com guia local (da cidade de Ibicoara).
Fomos em fev/2013 e ficamos na Pousada Ibicoara. É simplérrima, mas aconchegante. Utilizamos o serviço do guia João.
Segue contatos:
Pousada Ibicoara- 77 3413.2276 ( Eloísa ou Carla)
Guia João: 77 9131.8280/ 8116.3211

Abs.

Jamile
JamilePermalinkResponder

Vanessa, muitoooo obrigada pelas dicas!! A maioria das agências oferecem pernoite em mucugê para o passeio do Buracão. Os pacotes já vem com tudo incluso. Quais outros passeios vc fez? Fez por agência?

Vaneza com Z
Vaneza com ZPermalinkResponder

Oi Jamile,

Nosso roteiro começou no sul da chapada e foi até o norte:
1º e 2º dia Ibicoara: Cachoeira da Fumacinha e Buracão.
3º dia: Mucugê ( conhecemos a cidade)
4º dia: Lençois e Morro Pai Inácio
5º dia: Pratinha e Gruta Azul

Não utilizamos agências pois estávamos de carro próprio o que é indispensável nessa região. Como citado pela Bóia, as agências te dão praticidade e segurança. Não exploramos as cachoeira próximas de Lençois pois priorizamos Fumacinha e Buracão. O seu roteiro está muito bom e sua viagem será inesquecível!

Abs.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jamile! Será uma viagem tranqüila, com cinco dias em Lençóis em que você poderá decidir quais passeios fazer a cada dia a partir da programação das agências.

Ana Beatriz
Ana BeatrizPermalinkResponder

Olá ... Também estou querendo ir muito em Março sendo que Estou achando os pacotes muito caro e maioria dos pacotes a hospedagem a fora a parte.

Jamile
JamilePermalinkResponder

Oi Ana, Eu estou fechando a minha viagem sem agência, por mim mesma. Ficou uma média de R$ 2000,00 considerando que vou de avião de Salvador à Lençóis. Se precisar de alguma ajuda vamos conversando.

Jaqueline Matos

Jamile, amamos a Chapada Diamantina! Como você vai ter um dia livre, poderia aproveitar para conhecer a Cachoeira da Fumaça que fica no Vale do Capão (adoro!!). Dá pra ir de manhã e retornar à tarde para Lençóis. Aproveitar e conhecer a Vila de Caeté-Açu no Vale.

Jamile
JamilePermalinkResponder

Jaqueline,

Muito obrigada pela dica! Estou pensando em fazer isso mesmo, pelo que pesquisei é um dos lugares mais conhecidos da Chapada e sinto que é um daqueles passeios "obrigatórios"... rsrsrs
Não vejo a hora, contando os dias....

Rodrigo Ramalho

Olá, em Dezembro pretendo ir à Chapada passar no máximo três dias. Levarei meus filhos de 3 e 8 anos respectivamente. Existem passeios leves em que possamos ir sem que eles (filhos) sejam muito exigidos fisicamente? Cachoeiras ou córregos proximos aos hoteis de Lençois ou outra cidade?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rodrigo! Este post deve ajudar você a desenhar um roteiro mais leve - http://www.viajenaviagem.com/2013/09/chapada-diamantina-roteiro-dicas/

Leonardo
LeonardoPermalinkResponder

Bons dias! Achei muito bacana os textos, esclarecedores. Aproveitando, queria algumas dicas...estou indo pra Lençóis dia 15 de janeiro, sozinho, de carro. Queria saber das condições das estradas da região, tipo a que vai para o Monte Pai Inácio. Dá para circular tranquilo pela região?
Estou indo para ficar hospedado os 7 dias em Lençóis, até por questão de comodidade, até então. Qual roteiro vocês me sugerem fazer estando de carro? De preferências aqueles que me permitam voltar para Lençóis no fim do dia.

Obrigado e parabéns pelo guia. Muito bom!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leonardo! As estradas entre Lençóis, Palmeiras, andaraí, Mucugê e Ibicoara são asfaltadas e em bom estado. Capão, Guiné e Buracão são acessíveis por estradas de chão. Igatu, por estrada de pedra. Os bate-voltas possíveis a partir de Lençóis estão claro ls no texto, assim como todas essas informações que você me fez repetir. Por favor, leia o texto con atenção antes de perguntar.

Rodrigo Braga
Rodrigo BragaPermalinkResponder

Ola, tudo bom? Eu e minha namorada vamos para Chapada no no dia 1º de fevereiro de avião e vamos passar uma semana, queremos conhecer bastante do local então pensamos em ficar cada dia em um lugar e para isso seria muito bom alugar um carro direto do aeroporto, isso é possivel e viavel? Ou tem outros meios melhores de locomoçao? Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rodrigo! Você pode alugar um carro e já buscar no aeroporto, sim.

Carolina Morimoto

Gente, escrevi uns posts sobre meu roteiro na Chapada no blog, está bem completinho! http://awaywthebirds.blogspot.com.br/

carla
carlaPermalinkResponder

estou fazendo um roteiro pra chapada e gostaria da sua opinião:
1 dia- chegada vale do capão(se der tempo pai inacio no caminho)
2 dia- pratinha + riachinho
3 dia- fumaça
4 dia- purificação e angélica
5 dia-ibiocara buracão
6 dia-fumacinha
7 dia-lencois poco azul e encantado
8 dia-ribeirão do meio, sossego ou mosquito.
obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carla! O importante é definir as bases. Os passeios você fazer de acordo com a disponibilidade e a existência de grupos. Relaxe, você vai passear todos os dias.

Beta
BetaPermalinkResponder

Olá pessoal, farei uma viagem a Bahia em fevereiro e a cidade pra qual vou fica a poucas horas da chapada. Nunca fui a chapada mas gostaria de passar 2 dias lá. Alguem pode indicar hotéis ou pousadas. Também que tipo de passeio eu posso fazer lá por esse período tao curto o que não posso deixar de ver? Por favor me mandem dicas.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Beta! Neste post você encontra todas as informações para escolher os passeios e a base:
http://www.viajenaviagem.com/2013/09/chapada-diamantina-roteiro-dicas

Alexsandro Ribeiro

Alguém sabe informações sobre a ocupação dos hotéis/pousada no período de carnaval ? Irei a chapada na semana do carnaval, mas não quero reservar hotel, parabéns pelo site.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alexsandro! Nâo é inteligente sair sem reserva no carnaval para lugar nenhum. A Chapada não fica superlotada como outros destinos, mas a tendência é ficar cheia, sim.

Sheila Lima
Sheila LimaPermalinkResponder

Oie!!!
Vou ficar 2 dias em Savador, depois mais 5 na Chapada e para agradar o namorado vou ficar uns 05 dias em Morro. Qual a melhor opção é mais em conta para ir para Morro depois da Chapada??? Voltar para Salvador e ficar mais 1 dia lá para descansar e seguir no dia seguinte para Morro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sheila! Sim, o melhor é esse esquema que você pensou.

Debora
DeboraPermalinkResponder

Olá, gostaria de saber a melhor agência de viagens pra conhecer a Chapada Diamantina

João
JoãoPermalinkResponder

Irei a chapada em setembro, escolhi ficar em Mucugê os dois primeiros dias, minha duvida é, chegando por volta de 12:00 hrs dar pra ir a alguma cachoeira no primeiro dia? qual vc sugere?

Suely
SuelyPermalinkResponder

Bom dia. Eu e minha filha planejamos uma viagem SP/Lençois/PortoSeguro/SP a partir de 28 de junho. Pretendemos ficar uns 4 ou 5 dias em Lençois, ficando numa pousada que não precisa ser luxuosa. Depois iremos a Porto Seguro, mas ficamos com família. Como fazer os trechos? SP/Lençois de voo e depois para Porto Seguro? Dá para ir de onibus? É seguro? Somos marinheiras de primeira viagem, portanto sem grandes experiências de como viajar bem, econômico dentro do possível e seguro? Pode me ajudar? Muito obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Suely! Infelizmente não há vôos entre Lençóis e Porto Seguro; tampouco sabemos de ônibus. Você vai precisar fazer os percursos Salvador-Lençóis-Salvador de ônibus ou avião.

Mauricio
MauricioPermalinkResponder

Olá Bóia.
Antes de tudo, parabéns!! Já fizemos muitas viagens utilizando o seu site como referência principal e as dicas e opiniôes são sempre perfeitas.

Entretanto, agora estou em uma pequena enrrascada. Minha esposa faz aniversário em julho e gostaria de levá-la para um final de semana charmoso e romântico, mas ela faz questão que do quarto se ouça o barulhinho do rio.... Já consultei o "roteiros de charme", mas não consigo me decidir...
Moramos no Rio de Janeiro. Mas, teríamos possibilidade de ir para SP ou Minas também....alguma dica? Por favooooor.
Abs.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mauricio! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo pitaco, aparecerá aqui.

Maria Alice
Maria AlicePermalinkResponder

Oi Maurício
Tem a pousada Riacho Doce, no vale das Videiras-Araras. É uma graça, e realmente tem um riacho, com ponte e pedras, q passa no meio da pousada e dos chalés se escuta o barulhinho da água passando. Passamos um fds muito agradável, fomos muito bem atendidos e tem um ótimo café da manhã tb.

Nelma
NelmaPermalinkResponder

Não conheço nenhum lugar, mas quero elogiar um casal que ainda cultiva o romantismo!! Muito bom! Espero que encontrem um lugar bem bacana!

pat
patPermalinkResponder

mauricio,
procure em visconde de maua. La ha varios bons hoteis/pousadas , bem romanticos, onde se pode ouvir o barulhinho do rio.

Kamila
KamilaPermalinkResponder

Pousada Casa Bonita em Visconde de Maua!
Avise que quer um chalé próximo do riozinho que passa dentro da pousada!!!

Adriana Leal
Adriana LealPermalinkResponder

Olá Maurício, realmente acho que Visconde de Mauá é o lugar que você procura, mais precisamente Maringá, que é a vila seguinte, 5km de Mauá. O acesso é pela Dutra até Penedo, a partir dali é uma subida asfaltada até a vila, que é toda cortada pelo rio Preto, de um lado RJ, do outro MG. Recomendo 3 pousadas que possuem chalé com barulhinho do rio: Colher de Chá, Montserrat e Pousada da Mantiqueira. Ela vai adorar! Bom passeio!

FABIOLA XAVIER

Tenho uma viagem comprada para a Chapada Diamantina neste Dezembro. Será que ainda vale a pena depois de 30 mil hectares queimados?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabiola! Os atrativos principais não foram atingidos e estão intactos.

Nívea
NíveaPermalinkResponder

Pretendo passar o reveillon na chapada diamantina, mas as notícias dos incêndios que não cessam tem me desanimado. Alguém sabe como está realmente a situação no local? se vale a pena ir mesmo assim?

Silvania Lisboa

Pessoal, acabei de chegar da Chapada Diamantina, um lugar incrivél, os preços de pacotes pouco alto, mas com quase hum mil e quientos fiquei 10 dias na chapada conheci grutas, buracao, pati com pessoal da Discover Chapada, com ótimos preços, e os guias, dona leia, seu wilson, motorista, operador tudo muito perfeito, pretendo voltar quanto antes pra terminar de conhecer a chapada.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar