Cusco

Índice de posts

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Cusco no Viaje na Viagem

Primeira viagem ao Peru: 9 noites entre Lima, Cusco e Machu Picchu

Cusco e Vale Sagrado: roteiro completo de 4 noites

Como fazer de Machu Picchu o gran finale da sua viagem ao Peru

Cusco: o que não dá pra perder

29 hotéis em Cusco comentados pelos leitores

Soroche: como combater o mal de altitude

Cusco: uma voltinha roots pelo Mercado Central de San Pedro

Lares Adventure, dia 1: pachamanca e caminhada a Pisaq Alto

#Linkódromo | Tudo sobre o Peru e mais um pouco, no Sundaycooks

#Linkódromo | Passo-a-passo a Lima e Machu Picchu, no Dividindo a bagagem

#Linkódromo | 10 dias no Peru, vindo da Bolívia, no Idas e Vindas

25 comentários

jose luiz aranha

Estarei em Arica em Outubro e de lá gostaria de ir ao Titicaca e Cusco/ MachuPicchu de carro . Primeira perna Arica / Puno e 2ª perna Puno/Cusco .Um dia para cada trecho . Gostaria de saber se as estradas são boas , muito movimentadas , se é uma viagem tranquila ou pode ser uma pior .

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Zé Luiz! Em 10 anos de blog, nunca nunquinha recebemos depoimentos espontâneos de quem tenha feito essa viagem de carro alugado (o que já é um indício de que talvez não seja uma boa idéia).

Vamos compartilhar a pergunta no Perguntódromo; havendo respista, aparecerá aqui.

Natalie Soares

José,

Em Maio deste ano passei quase 20 dias pelo Peru fazendo praticamente todos os trechos por vias terrestres. Por isso, eu não recomendo fazer uma viagem de carro pelo Peru por conta das condições das estradas que cortam o país. As pistas não costumam ter acostamento, a sinalização em alguns trechos pode ser precária e o fluxo de caminhões/ônibus é intenso.

Viajar de ônibus ou trem pelo país é bem mais tranquilo e você ainda pode descansar e aproveitar a paisagem razz

waldo ferraz
waldo ferrazPermalinkResponder

Zé Luiz:
Fiz o mesmo percurso de ônibus. Mesmo assim quase desmaiei por falta de oxigênio chegando em Puno (se estivesse dirigindo seria complicado). De Puno a Cusco existem ônibus e o trem da Perurail, se não engano o nome. De Cusco a Lima peguei um voo da Star Peru (se não engano o nome). Concordo com a Natalie. Não vá de carro.
Boa viagem, bons pisco sour.

Flávia
FláviaPermalinkResponder

Bom dia! Vi comentários falando que a melhor época para ir a Machu Picchu é até setembro e outros até outubro. Pretendo ir na primeira quinzena de outubro e ficar cerca de uma semana. Vou fazer o pernoite sugerido e depois terei alguns dias em Cusco, podendo ir a lugares que devem ser visitados somente nesta época, pois devo voltar ao Peru e regiões vizinhas em janeiro. O que sugerem para mim?

Roberta
RobertaPermalinkResponder

Olá!

Estarei no peru entre 29/12/2014 e 03/01/2015, passarei por lima, cusco e machu picchu. Gostraia de saber como é o clima durante o dia e à noite em cusco, pois estou meio perdida em relação à quais roupas levar rsrs.

Queria saber também se eles exigem a vacina da febre amarela.

Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roberta! Não é necessário vacinar-se.

Cusco é uma cidade muito alta. Fará bastante frio à noite mesmo no verão; não se surpreenda com mínimas de 10ºC. De dia pode esquentar até 20ºC. A época é chuvosa.

Camilla
CamillaPermalinkResponder

Bom Dia, estou querendo fazer Peru e Bolívia em 15 dias..
Qual seria o melhor destino para sair de Brasilia ? Peru ou Bolívia ??
Não estou conseguindo iniciar o roteiro.. Obrigada ..

At.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Camila! Dá para fazer La Paz-Copacabana-Puno-Cusco-Lima.

marcelo
marceloPermalinkResponder

Achei o seu blog muito interessante.... preciso tirar algumas duvidas se vc puder me ajuar...
estou pensando em ir para cusco no dia 15/05 , vc acha uma boa ideia??
pretendo ficar 8 dias em cusco e 2 macho picho? vc acha um tgempo legal?
meu roteiro começara em cusco - ai vou montando ele.

tipo
cusco - 8 dias + 2
puno 2 dias
arequipa ?
lima ?
huaraz ?
trujillo ?

acho que da para comecer legal o Peru , o que vc acha ??

se puder responde e enviar por e-mail ficarei agradecido
obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! Infelizmente não temos como fazer roteiros individuais nem como atender por email.

Guilherme Gomes Santos

Estou comprando passagens de Salvador para Lima em 20/06 (usando milhas) com retorno em 05/07/15 e terei que comprar passagens dentro do Peru para Cuzco e outras cidades. Mas estou com as seguintes questões:

Se eu pesquisar os preços das passagens pela Lanperu como peruano encontro valores bastante baixos, um terço dos preços praticados para os brasileiros e no site afirma que se eu comprar passagem como residente no Peru e eu não puder provar estou sujeito a uma multa de 177 USD ou ter o embarque negado. Isto está realmente sendo aplicado?

Nos meus planos estão além de conhecer Lima, Cuzco (pretendo assistir a festa do solstício de inverno), Machu Picchu e Lago Titicaca (Puno) e talvez mais alguma outra cidade (talvez Arequipa). Estou pretendendo combinar trechos aéreos e trechos por ônibus buscando preço e em alguns casos agilidade (o trecho entre Cuzco e Juliaca que é próximo a Puno está muito caro e acho que ir de ônibus a luz do dia deve ser um passeio bem interessante, será que vale a pena fazer pelo dia?). Vocês tem algumas dicas de lugares imperdíveis ou qual seria a ordem dos locais que eu deveria visitar (pretendo passar 2 noites em Puno para que não fique muito corrido para conhecer o famoso lago Titicaca que é prioritário para mim)?

Já estive no Atacama e a grande altitude (até 4800 m) não é mais novidade (suportei razoavelmente bem) e já sei quais são as precauções necessárias, mas sempre existem as peculiaridades de cada país e tenho mais estas perguntas:
Quais são os cuidados que eu devo tomar ? Qual é a melhor moeda para se levar, dólar ou real ? É fácil fazer cambio e onde é o melhor lugar para isso ? Qual é o custo médio com alimentação (para 3 pessoas) ? Quanto devo levar de dinheiro para o Peru (por dia de passeio) ? Os passeios são pagos em que moeda ? Aceitam cartão de crédito (o cambio do meu cartão é pelo oficial) ? Os hotéis aceitam cartão ou é melhor pagar em moeda local ?

Por enquanto são estas as minhas dúvidas.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Guilherme! Esta é uma página de introdução ao destino. Há vários posts linkados nesta página que você ainda não deve ter lido. Se leu e não encontrou a informação que queria no post, pergunte no post.

Note que indicamos conteúdos também em outros blogs.

Primeiro, leia. Depois, pergunte.

Leila Figueiredo

Ola Ric, gostaria de alertar os viajantes em relacao a uma casa de cambio em Cusco, numa rua em frente a catedral, onde trocamos 500 pesos e uma das notas de 100 pesos era falsa, so descobrimos isso quando fomos comprar algo no aeroporto e o dono da loja nos provou que a nota era falsa. Cuidado, e era um falsificacao grosseira, entao a Casa de Cambio fez iso de ma fe. Antes havia trocado dinheiro em Lima com aqueles pessoas que trocam dinheiro na rua, vestidas com coletes, e nao tive problema nenhum. Alertem o maximo de pessoas que puderem. Obrigada.

Luiza Vassoler

Bom dia!!!

Estou planejando conhecer o Peru-Cusco-Machu picchu em fevereiro 2016. Minha dúvida, é um mês propício? Período chuvoso??

Bom domingo!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiza! É um mês chuvoso, com risco de interdição da linha de trem. Vá de preferência entre maio e setembro. Evite a todo custo janeiro, fevereiro e março.

Eliandro pereira

Boa noite,estou com uma viagem marcada para Cusco em agosto,gostaria de saber se e melhor levar real ou dólar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eliandro! Leve dólares. Além do dólar ser mais valorizado, você pode usar diretamente o dólar em passeios, sem precisar fazer câmbio.

Leonardo
LeonardoPermalinkResponder

Olá boia. Vou ir a Matchu Pitchu agora dia 21 de abril e gostaria de esclarecer algumas dúvidas. Chegando em cusco, para ir a Ollan (minha primeira pernoite), eu consigo pegar as vans no aeroporto diretamente, ou é melhor eu ir a Calle Pavitos e fazer a mão por lá? Tem vans a toda hora para Ollan??

Trocar dolares por soles, é melhor no aeroporto em Lima, ou deixo para fazer isso em cuzco?

Nas estações de trem, é facil se achar com horários e locais de embarque?

Obrigado e se surgir mais dúvidas, mando em seguida

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leonardo! Não há vans saindo do aeroporto. Reserve um táxi com a TaxiDatum, vai sair 37 dólares (dá também para negociar um táxi fora do aeroporto, mas eu não recomendo). Evite câmbio em aeroporto. Só existe uma plataforma em Ollantaytambo, com um trem saindo por vez. Ninguém deixa você entrar no trem errado, é necessário se identificar antes.

Livia
LiviaPermalinkResponder

Boa tarde! Gostaria de saber se é possível utilizar cartões pré-pagos em Cusco e Águas Calientes! Meu cartão está com dólares; o saque será na moeda local, é isso? Vcs sabem se as taxas para uso são muito altas? Encontro caixas eletronicos nestes locais, com facilidade? Muito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Livia! Em qualquer do lugar do mundo, estabelecimentos que aceitam cartão de crédito aceitarão cartão de débito das mesmas bandeiras que aceitam no crédito. Saques em caixa eletrônico devem ser restringidos ao mínimo essencial porque há a cobrança de US$ 2,50 de taxa do cartão e mais as tarifas de uso do equipamento; como o limite para saques é baixo, você acaba perdendo demais. Todos os gastos e saques são convertidos do sol peruano para a moeda do seu cartão pelo câmbio do dia.

Eliana
ElianaPermalinkResponder

Olá Bóia! Vi que temos que pagar uma taxa aeroportuária (TUUA) quando saimos do Peru via aeroporto; essa informação confere? Onde devo paga-la (em qual aeroporto) e quanto custa essa taxa? Vi várias informações desencontradas na internet. Nos ajuda!!!??? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eliana! Nas duas vezes em que viajou, o Ricardo Freire não teve que pagar nenhuma taxa para sair do Peru.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Comentar novamente

Atenção: Bóia de férias! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 1º de fevereiro de 2017. Obrigado pela compreensão.

Cancelar