Soroche, o mal de altitude: será que é tão mau assim? 1

Soroche, o mal de altitude: será que é tão mau assim?

Chá de folhas de coca

Eu estava em frente à esteira do aeroporto de Cusco esperando a minha mala chegar, quando de repente me dei conta: “Que engraçado… estou respirando!”. Não contem para a minha mãe, mas desde que eu soube que iria viajar a Cusco e Machu Picchu eu fiquei bem preocupada quanto ao mal-estar que poderia sentir pela altitude.

Os principais sintomas do mal de altura (soroche, para os peruanos) são falta de ar, tontura, enjôo e dor de cabeça. Pela experiência do meu grupo e pelos relatos que li, eu concluí duas coisas:

1) sentir-se mal é quase inevitável;

2) com alguns cuidados, você consegue não se sentir tão mal assim.

Minha idéia do soroche era já sair da porta do avião ofegando e me escorando pelas paredes (ok, exagerei um pouco aí). Na verdade, os efeitos são menos drásticos e vêm mais despacito — devagar o suficiente para você conseguir atravessar o estacionamento do aeroporto e caminhar até as vendinhas do outro lado numa boa. Ali você encontra balinhas de coca para comprar (peça por caramelos de coca).

Vendinha no aeroporto de Cusco

As balas de coca com mel são gostosinhas e prometem ajudar na oxigenação do sangue.

Desse momento em diante, vá com calma. Chegou no hotel em Cusco, fez o check-in, subiu com as malas e está se sentindo ótimo? Maravilha, mas resista à tentação de já partir para um rolê pelos pontos turísticos da cidade. Vá até a esquina, tome um café, veja o movimento, e espere para turistar no dia seguinte.

Dar um tempo para o seu corpo se acostumar com a altitude é a melhor forma de amenizar o soroche.

O que é o soroche

O soroche é o mal-estar que pessoas que moram em cidades mais próximas ao nível do mar sentem em altitudes elevadas. Quanto maior a altitude, mais rarefeito é o ar – e pior nos sentimos. Nossa respiração fica mais rápida e os batimentos cardíacos aumentam enquanto o nosso corpo tenta se habituar às novas condições de clima.

Machu Picchu está a 2400 metros acima do nível do mar. Cusco, 3400 metros acima.

Cusco

Como amenizar os sintomas

O combate ao mal de altitude começa na definição do roteiro: programe uma passagem sem correria pelas cidades mais altas, reservando o primeiro dia para se aclimatar.

Mascar folhas de coca é uma tradição andina que alivia o mal-estar. As folhas também podem ser usadas para fazer chá; fica bem gostoso. São estimulantes, então melhor não tomar tarde da noite.

Na alimentação, a dica é evitar bebidas alcoólicas, tomar bastante água e comer comidas leves. O chá de muña é digestivo e ajuda a melhorar os enjôos.

Outdoor das Sorojchi Pills

As Sorojchi Pills são no Peru o remédio mais popular para o combate ao mal de altura (bem, pelo menos entre os turistas). A composição é ácido acetilsalicílico, cafeína e salófeno. O que é salófeno o Google não me ajudou a descobrir, mas os demais componentes você pode encontrar em outros remédios no Brasil mesmo. Comprar as Sorojchi Pills não é indispensável, não.

Os hotéis mais bambambãs de Cusco (como o Belmond Hotel Monasterio, o JW Marriott, o Casa Cartagena ou o hotel onde nós ficamos, o Aranwa) dispõem de tubulações especiais que liberam mais oxigênio nos quartos, ou então de máscaras de oxigênio que são emprestadas ou alugadas aos hóspedes.

O que sentimos

No meu grupo de viagem havia pessoas de idades variadas, condições físicas variadas e experimentamos o soroche de diferentes formas. Alguns se sentiram bastante nauseados, outros apenas sentiram a respiração um pouco mais difícil. Interessante notar que a pessoa mais fora de forma não foi quem se sentiu pior, e a pessoa mais velha não teve sintomas mais fortes do que os outros.

Comigo o mal-estar bateu ao chegar no hotel. Me senti zonza, mas durante o check-in tomei um chá e melhorei. Já era noite, e depois do jantar (no próprio hotel) dei só um pulinho na Plaza de Armas (que era bem perto) e voltei para dormir. Acordei no dia seguinte com uma dor de cabeça horrorosa, mas passou com uma CafiAspirina, que levei de casa, e com uma xícara de chá de coca. Durante os passeios da manhã, comi uma ou duas balinhas de coca quando senti a respiração um pouco mais curta, mas nada que pudesse chamar de ofegante.

Bala de coca

Você já viajou para grandes altitudes? Como fez para combater o mal-estar? Conte pra gente!

Mariana viajou a convite da TAM.

Leia mais:

Passagens mais baratas para Cusco no Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Mondial Assistance

Alugue carro em Cusco na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões em Cusco com a Viator

142 comentários

Não subestimem o mal da altitude. Vim para La Pazcomminhs mãe e ela está com EPGA. Não tem nenhuma outra doença ou explicação. Os médicos a mantiveram na UTI até estabilizar. Informaram que isso pode acontecer e é grave. Então melhor não subestimar a altitude.

Olá, estou indo em dezembro, minha duvida é em relacao a altitude no meu filho de 6 anos, ele pode tomar chá de coca, e oq mais posso fazer para amenizar os sintomas?
Obrigada

Amigos do VNV, saudações. Estive em Cusco no último feriado do dia 12 de outubro, o post é extremamente fiel ao que de fato ocorre. O mal de altitude vem devagar, o suficiente para de madrugada sua cabeça já estar explodindo de dor. Minha recomendação: eu tomei aspirina, ainda em Lima, o sorojchi pills não é nada mais do que isso, portanto, compre no Brasil. Além disso, o chá de coca e as bolinhas vão auxiliar, mas esqueça é inevitável se sentir mal, ainda que menos do que talvez você imaginasse. Siga as recomendações e leve os primeiros dias em câmera lenta, quando você parecer estar bem, cuidado, tome mais chás e aspirina. Com os cuidados básicos e moderação e só curtir os dias e os passeios que são incríveis, se você souber respeitar a altitude a sua viagem tem tudo para ser inesquecível no bom sentido.

Oi! Vim te contar o quê o Google não te esclareceu: salófeno é simplesmente outro nome (talvez algum jeitinho local) para o paracetamol! O mesmo princ´po ativol do famoso Tylenol…

Também vim agradecer o detalhe de você ter colocado a composição das Sorojchi Pills. Eu já tinha até anotado o nome no papel para chegar comprando. E graças a vc já sei que não posso tomar. Eu sou alérgica ao ácido acetil salicílico (aspirina). Imagina do quê vc me salvou… ao invés de soroche eu poderia ter um edema de glote…
Então vou me prevenir com as balas, as folhas e paracetamol.

Já estive no meio do deserto na Bolívia, 4.000m e o que ajudou foi mascar as folhas de coca. Uma do meu grupo passou extremamente mal.

Estou grávida e estou planejando uma viagem para o Peru em outubro, vou estar de 5 para 6 meses na época. Estou lendo muito sobre o mal de altitude e estou um pouco aflita se devo viajar ou não. Vi que o mal de altitude não é uma regra, tem muita gente que passa mau, mas tem gente que passa bem. Alguém foi grávida para Cusco e pode compartilhar sua experiência?

    Olá, Stephani! Não pegue opiniões na internet. Fale com seu médico. Explique que a altitude é de 3.400 metros.

    O recomendando em gestão é de usar a menor quantidade de medicamentos possíveis, evitando efeitos colaterais. O mal de altitude pode acometer qualquer pessoa e os sintomas variam.
    Eu tive cefaleias fortíssimas que não aguentaria sem medicação.
    Converse com seu médico para melhor decisão.

    Estive no deserto da Bolívia no final do ano e passei muito mal, mesmo aclimatando 3 dias no Atacama no Chile. Fui para o hospital com saturação 87 e pressão arterial 17/10, nunca fui hipertensa. Precisei de muito oxigênio, médico disse que a única solução para mim era descer para altitudes menores. Nunca mais viajo para países altos.

Quando fui a Machu Pichu comprei em Lima um medicamento chamado Sorochi Pills, inclusive você pode comprar quantas pílulas quiser, no Perú a venda é fragmentada. Tomei antes do embarque e não tive nenhum problema. Nem tomei chá de coca, uma vez que nem sempre fervem a agua e pode-se contrair uma gastrinterite

Fui para Cusco com minha filha e minha cunhada! Ao sair do aeroporto já senti muita dificuldade para respirar! No hotel já fui enchendo a cara de chá de Coca e deu para ir levando! Até aí só eu estava mal. No segundo dia fomos para MachuPicchu. A ida foi tranquila, tudo lindo e maravilhoso porém a volta vim vomitando de MachuPicchu a Cusco! No dia seguinte minha filha começou a passar mal com vômito e diarreia e tive que levá-la ao hospital onde teve que ser internada para tomar soro! No dia de voltar para o Brasil quem começou a passar mal foi minha cunhada, com vômito, diarreia e sangramento pelo nariz! Um verdadeiro inferno!! Tivemos que adiar nosso voo de volta. Quando cheguei ao Brasil queria até beijar o chão de tanta felicidade por estar de volta!!!

    Estamos em Potosi, na Bolivia. Resolvemos passar aqui antes de ir ao deserto de Uyuni para aclimatar, a altitude aqui é mais alta que la. Uma das mais altas do mundo. Tomamos a pílula vendida aqui, mas o paracetamol, aspirina é a mesma coisa, pela composição. A vinda de ônibus de Sucre para cá já foi um tormento. O ônibus corre e balança infinitamente, pegamos o melhorzinho mas ainda sim foi punk, minha pressão foi baixando, suando frio e vomitando. Daí mascava mais coca, aliviava meia hora e depois a sensação horrível voltava. Chegando aqui em Potosi, cidadezinha linda, restaurantes maravilhosos mas fome zero, a nausea não me deixa ter olhos pra nada. Dor de cabeça que desce pra nuca, e vômito novamente. Meu namorado essa madrugada também vomitou bastante. Estamos com a folha da coca, tomando chá TMB, usando sorochi e um remédio para enjôo TMB. Acho válido ao virem para lugares assim trazerem Plasil, Vonal, para evitarem o enjôo. Pois muito se fala das pílulas e esquecem das náuseas e vômitos. Tomem antes de chegar para evitar.

A família do meu esposo mora no Peru, mais ou menos na altura de Cusco, porém pelo outro lado( um motivo por nunca ter ido a Cusco é que teria que baixar pra Lima e subir tudo pelo outro lado). Aprendi durante as vezes que fui que um soro fisiológico pra lavar o nariz ajuda muito pelas manhãs, fazer as coisas mais devagar ( inclusive andar) faz diferença, não dá pra comer de tudo pq o estômago não aguenta, costumo provar um pouquinho do meu marido por curiosidade, mas sempre aposto nas sopas, bolachas de soda e o maravilhoso chá de muña. A trutcha frita ou chicharon de trutcha com salada sempre me faz bem também. Ahh uma sacolinha, roupa extra a mão, lenços humedecidos e álcool gel são fiéis companheiros de quem viaja com crianças ( uma garrafinha com ” agua de muña, mesmo fria também ajuda). Por motivos de saúde não tomava o chá de coca, hoje estou ” liberada ” mas a muña é melhor pra mim. O Cuie é super famoso por lá, tem colageno e diversas indicações, eu já provei, gostei e passei muito mau. Hoje não como, pelo estômago e pq tenho dois Cuyes ( porquinhos da Índia) de estimação, mas deve fazer maravilhas pq os idosos da família comem e são super ativos.

Estou em Cuzco. Sobre os sintomas de altitude, já senti uma rápida queda de pressão q me fez ver td dourado a minha volta, sabe? Tb sinto meu nariz ardendo como se eu tivesse numa viagem de 20 horas num Boing ou chupando um quilo de bala de eucalipto rsrs. Afff

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito