Istambul

Istambul

Atentados terroristas: devo cancelar a viagem?

12 dias na Turquia, passando por Istambul: as dicas do Fernando

Turquia nas dicas da Carla (inclui Istambul)

Como montar seu roteiro de viagem à Europa

Europa: quantos dias em cada lugar

Europa: avião, trem ou carro?

Guias brasileiros no exterior: as dicas dos leitores

Como montar sua viagem à Europa

Europa: quantos dias em cada lugar?

Europa: roteiros de 9 dias

Europa: roteiros de 15 dias

Europa: avião, trem ou carro?

Trem na Europa: tudo o que você precisa saber

Como comprar a passagem aérea certa para a Europa

Dinheiro para viagem: euro x cartão pré-pago x cartão de crédito

Como estimar gastos de viagem

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Que moeda levar para 50 países

    Não perca dinheiro no câmbio

    32 comentários

    Olá.

    Minha experiência em Istambul foi muito negativa e não recomendo esta cidade para ninguém.

    Eu desembarquei à noite no aeroporto de Istambul (IST). Antes do voo, eu tinha comprado um serviço de transfer para o traslado único do aeroporto ao hotel, no valor de 32 libras esterlinas.

    Na chegada ao aeroporto, não encontrei o motorista no local combinado e falei com um motorista que estava lá. Mostrei a ele o nome e número de telefone da pessoa que deveria me buscar. Ele ligou então e do outro lado da linha alguém se passou pelo motorista que me esperava, dizendo que houve um engano e que eu deveria fazer a corrida com aquele motorista que eu tinha encontrado. Foi colocado o preço de 3590,00 liras turcas e que o pagamento seria aceito por cartão de crédito e que haveria reembolso. Como eu estava muito cansado, era tarde da noite e não sabia a cotação da lira turca, acabei aceitando. Na saída do aeroporto, o motorista chamou um colega seu para acompanhar a viagem.

    No caminho, eles pararam no primeiro caixa eletrônico e fui forçado a sacar o dinheiro. Naquele momento, vi que era um golpe e que corria risco de vida. Ao chegar ao hotel, tirei uma foto da placa do carro e pedi ajuda aos recepcionistas. Não consegui dormi naquela noite.

    Na manhã do dia seguinte, fui ao posto policial para turista – localizado no centro histórico da cidade. Contei o que tinha acontecido, mas não foi feito boletim de ocorrência e o agente de polícia disse apenas que iria localizar o proprietário do veículo com base na placa e falar com ele para devolver o dinheiro.

    Na noite do dia seguinte à ida à delegacia, um representante do proprietário do veículo foi ao hotel e o gerente do hotel intermediou o contato e negociação. Os dois, representante e gerente, disseram que caberia a mim apenas 85,00 euros, pois haveriam taxas a serem cobertas. Eu paguei o equivalente a 225,00 euros pela corrida criminosa e recebi apenas 85 euros ao final. Não tive boletim de ocorrência registrado. Fui coagido e roubado. É totalmente absurdo tudo isso. O crime e a impunidade prevaleceram. O gerente do hotel disse que há uma grande máfia no transporte por carro no aeroporto de Istambul.

    Além disto, eu tinha comprado um city tour a pé pelo centro histórico, mas o guia não apareceu. O serviço que você recebe no hotel é inferior ao valor pago. Na cidade, eles sempre querem tirar algum proveito e cobrar a mais. Você precisa estar o tempo inteiro confirmando e checando os preços de produtos e serviços. Isso é muito desagradável. Sem falar que as pessoas de lá são mais mal educadas… percebi isso já no voo de ida na companhia aérea turca. A comida é bem diferente e não tem qualidade e sabor próximos à do Brasil.

    Enfim… uma grande decepção e péssima experiência. Não recomendo Istambul e Turquia a ninguém. Certamente há opções melhores no exterior.

    olá! Querendo ir para a Turquia, mas vi que no site as informações são antigas. Gostaria de algumas dicas atuais. Onde posso encontrar?

      Olá, Lara! Na verdade nunca tivemos conteúdo próprio sobre a Turquia, apenas colaborações de leitores que viajaram. Normalmente dicas gerais e de estratégia (quantos dias ficar, atrações, deslocamento por terra ou avião) não desatualizam. Apenas informações específicas (restaurantes, preços de atrações) ficam defasadas. Pesquise hotéis no Booking nas mesmas localizações indicadas em relatos antigos, e entre nos sites das atrações para ver preços e mudanças na venda de ingressos.

    Olá. Estava planejando viajar a Turquia em maio deste ano. Com a situação atual entre Iraque, Irã e EUA, estou receosa de ir para lá com medo de atentados. Vocês acham que tem risco?

      Olá, Janine! Achamos que não há problema; eu, por exemplo, viajaria. Mas se isso for tirar o seu sono, mude de planos. Viagem não pode se tornar uma fonte de angústia.

    Olá Bóia, oi pessoal, tudo bem??? Será que alguém pode me ajudar???
    Vou pra Turquia agora em julho e estou preocupada. Tentei comprar o ingresso para o Palácio Dolmabahce, em Istambul, mas não consigo finalizar. Leio sempre que há filas e gostaria de já sair daqui com o ingresso comprado. Só consigo comprar lá mesmo ou aba anônima ajuda? Abraços,

    Ola Boia,
    Farei um stopover de 2 dias inteiros em Istambul. Voce acha que alugar um carro é necessário para me locomover pela cidade nesses dois dias, ou terei dificuldades de estacionar (so vagas em estacionamentos caros como na Italia ou França)? Obrigado!

      Olá, Weber! Não alugue carro para se locomover em cidade grande nenhuma deste planeta fora da Flórida e da Califórnia, pelo amor de Alá.

    Olá Bóia, viajo para Istambul e Capadócia no final do mês de abril e farei minha volta por Barcelona. Você sabe como faço pra comprar um chip que funcione na Turquia? Obrigada!

      Olá, Adriana! Você vai precisar comprar um chip local na Turquia e um chip local na Espanha. A não ser que saia com já do Brasil com um chip global, como o Flexroam.

    Olá Bóia. Estou indo fazer um giro na Turquia no carnaval. Minha dúvida é sobre telefone: vejo muitas informações de que whatsapp e instagram não funcionam lá. Gostaria de saber se alguém que foi teve esse problema de bloqueio, e como driblou. Principalmente whatsapp que facilita muito avisar a família quando chegamos e que está tudo bem, etc. Obrigada!

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito