Verified by Visa - MasterCard SecureCode

Compras internacionais online: como funcionam Verified by Visa e MasterCard SecureCode

Verified by Visa - MasterCard SecureCode

Então você está lá, no site da bilheteria do museu, do transporte no país, da entrada para a cidade perdida dos incas, concretizando os detalhes das planejadas e sonhadas férias quando ~flan~. Uma nova página diz que a compra dos ingressos só pode ser concretizada se você digitar o número que está aparecendo no seu token ou algum tipo de senha de acesso do seu banco. Ou, ainda pior: por algum motivo desconhecido, apesar de vários amigos conseguirem, para você a tela de confirmação de compra nunca aparece.

O que acontece? Em que momento você teria ofendido os grandes deuses das férias programadas pela internet? Calma, viajante! 🙂 Não há necessidade de rituais para fazer as coisas voltarem ao normal. Na verdade, você acaba de cair em uma das atuais páginas de segurança de e-commerces pelo mundo.

O Viaje na Viagem conversou com representantes das bandeiras Visa e MasterCard para tentar explicar como funcionam o Verified by Visa e o MasterCard SecureCode, os sistemas que garantem que é você mesmo quem está fazendo uma compra online.

1 | O que é o sistema de segurança de compras pela internet?

É o sistema usado por cartões de crédito e bancos para confirmar que uma solicitação de compra feita pela web foi solicitada de fato pelo dono daquele cartão.

2 | Como isso funciona?

Imagine que você está na página do Museu do Vaticano, comprando seus ingressos. Dados pessoais, número do cartão, data de vencimento… tudo preenchido no formulário já. Mas aí, antes de a compra ser finalizada, uma página em ambiente seguro do banco emissor dquele cartão abre no seu navegador, pedindo mais alguma informação que só o titular da conta deveria ter. Só depois de o banco confirmar essa resposta com seus próprios dados é que a compra será efetivada. Isso é o sistema de segurança fazendo o trabalho dele.

3 | Quais são os sistemas de segurança mais usados atualmente?

As duas maiores bandeiras de cartões de crédito têm, cada uma, sistemas de segurança próprios. A Visa criou o Verified by Visa. A MasterCard trabalha com o SecureCode. Mesmo sendo de empresas diferentes, porém, o funcionamento dos dois é semelhante. Basicamente, antes de autorizar uma compra pela internet, eles fazem com que o portador do cartão se identifique pelos processos já conhecidos em seu internet banking.

4 | O que são “processos já conhecidos em seu internet banking”?

São as formas que o seu internet banking usa para autenticar suas transações habituais. Pode ser uma tabela de senhas, o código do token, uma mensagens via SMS ou perguntas específicas definidas pelo banco. Seja qual for o processo, é algo que você já está acostumado a fazer quando entra no seu banco na internet para pagar contas, por exemplo.

5 | Mas eu tenho mesmo de colocar essa informação?

A compra só será aprovada depois que essa autenticação acontecer. O processo acontece na hora, então, apesar de ter de passar por essa tela adicional, respondendo corretamente à pergunta, sua aquisição será processada na hora.

6 | O site onde em que eu estiver comprando vai ter acesso a essa informação?

Não. Como a verificação de dados acontece no ambiente seguro de seu banco, a empresa da qual você estiver comprando o produto não tem acesso a nenhuma dessas informações de segurança. O contato é apenas entre você e a instituição financeira.

7 | Isso vai acontecer sempre que eu fizer uma compra internacional?

Não necessariamente. Já há muitos estabelecimentos que trabalham com os sistemas de segurança Verified by Visa e SecureCode, mas ainda não são todos. Alguns sites trazem as logomarcas dos dois sistemas ainda na página de informações, antes mesmo de permitirem o acesso à compra de produtos.

8 | Como eu sei que meu banco faz uso desses sistemas de segurança?

Ainda não são todos os bancos e demais emissores de cartões que aderiram ao programa, apesar de esse ser o caminho natural da coisa. Pelo lado da Visa, na função débito Visa Electron o serviço está disponível em cartões de todos os bancos (exceto Caixa Econômica Federal e Safra). Na função crédito está disponível para os bancos Bradesco, Banco do Brasil, Santander, Itaú, HSBC e Citibank. Na função pré-pago está disponível para a Agillitas. (Dados atualizados até outubro de 2015)

A MasterCard não divulga quais são os bancos que já fazem parte do sistema.

9 | Meu banco está na lista. Então qualquer cartão emitido por ele vai fazer parte dos sistemas de segurança?

Não necessariamente. É cada banco que decide quais de seus cartões farão ou não parte do sistema. O gerente de sua agência, ou o atendimento ao cliente da bandeira do seu cartão saberão informar isso. Se o seu cartão não estiver vinculado a nenhuma conta, provavelmente não fará parte do sistema.

10 | Se o meu banco e cartão fizerem parte do sistema, sempre conseguirei fazer compras internacionais online?

Existe um procedimento padrão de segurança oferecido por bancos e cartões que é acionado sempre que existe uma tentativa de compra com um perfil muito diferente do seu habitual. É comparando seu histórico com o da compra presente que possíveis fraudes são identificadas. Isso funciona independentemente do Verified by Visa ou do MasterCard SecureCode.

11 | Meu perfil comporta compras internacionais, meu banco faz parte dos sistemas, assim como meu cartão. Por que essa página de checagem de dados sequer apareceu pra mim? Não consegui nem chegar nesse momento da compra!

Cada caso é um caso, mas um detalhe importante é: o cartão com o qual você está tentando fazer a compra está habilitado para o internet banking da sua instituição financeira? Se ele não estiver, apesar de todos os outros itens baterem – perfil, banco e cartão fazendo parte do sistema – quando chegar o momento da checagem de informações, o sistema não terá com o quê comparar as respostas (afinal, todas dependem de uso do internet banking).

12 | E se meu banco não estiver listado como participante nem do Verified by Visa nem do SecureCode? Nunca poderei comprar esses bilhetes de atrações turísticas online?

Ligue para a central de relacionamento do seu banco. Existem instituições financeiras que criaram produtos próprios para que seus cartões estejam aptos a passar em sistemas de segurança online.

Leia mais:

102 comentários

Caso você precise do Verified by Visa para comprar (como no site dos ingressos do Machu Picchu) faça sua compra com cartão de banco digital, eu não consegui com o cartão da Caixa (o atendente nem sabia o que era isso), mas consegui com o cartão de crédito Nubank. É como se fosse um Token, na hora da compra, o app do banco pede para confirmar a transação feita.

Passei por este problema mas numa compra de uma passagem da Iberia e eu estava no Brasil em outra cidade. Entrei em contato com o banco deixei a reserva 24 horas falei com o cartão do banco do Brasil falei com o gerente do banco do Brasil falei em todos os canais do banco do Brasil recebi SMS de qualquer pessoa no Brasil em outra cidade ou no exterior só não recebia o do Visa secure. Tentei Mastercard tentei cartão Visa todos do banco do Brasil nada funcionou nunca descobri porque só esse sistema não consegue me mandar mensagem enfim passaram-se 24 horas nada foi feito e eu perdi a passagem gostaria muito de processar o banco do Brasil por isso quem quiser por favor entre em contato

O sistema de verificação da Visa é absolutamente absurdo. Eles mandam SMS com um código para confirmar. A questão é: se eu estou no exterior, eu não recebo SMS da Tim. Ou seja, fica simplesmente impossível confirmar a compra. Portanto, sugiro que quem vai viajar para o exterior compre todos os ingressos pela internet ainda no Brasil. Precisam rever essa forma de verificação, dando mais opções.

.
Ninguém sabe de nada em todos os canais de informações do BB.
Não consigo efetivar reservas no exterior, e mesmo que eu venha a conseguir, fica a insegurança de estar lá fora e passar por perrengues só tentar pagar algo conforme li relatos aqui.
Lamentável!
.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito