Marrocos

Índice de posts

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Marrocos no Viaje na Viagem

Marrocos: as dicas dos leitores

19 comentários

ednolia nogueira santos

muito bom

Cecilia
CeciliaPermalinkResponder

Ouvi outro dia "dicas"sobre Marrocos na Band.
Nao anotei pois estava sem papel.
Onde encontra-las novamente?
Falava em pousada em Riad, trem, etc, etc
Att
Cecilia

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cecília! A coluna do Ricardo Freire na Band fica armazenada no site da emissora, aqui - http://bandnewsfm.band.uol.com.br/colunista.aspx?cod=140

Christiane
ChristianePermalinkResponder

Bóia,

Está seguro viajar para o Marrocos este ano?

Obrigada!

Adriana Ferraz

Christiane,
Acabei de voltar do Marrocos e foi super seguro, mas fizemos todos os nossos passeios em excursão ou com um guia sempre nos acompanhando, o problemas é a língua e a locomoção entre os lugares! O país é lindo!Povo acolhedor, boa comida, clima bom. É um país governado por monarquia e eles adoram o Rei atual.

Alcinda Delgado

Por ser uma cultura diferente normalmente colocamos algumas reservas inicias. Entretanto depois do regresso a reacção é sempre a mesma: País maravilhoso com povo acolhedor! Isso porque nada melhor do que a diferença de hábitos e cultura para proporcionar uma viajem de sonhos. Acontece o mesmos em relação aos que visitam meu país Cabo Verde. Boas férias para todos!

Ligia Mazzo
Ligia MazzoPermalinkResponder

Olá Boia Boa noite,
Por favor me ajude em uma grande duvida. Em outubro irei para o Marrocos e dependendo da disponibilidade de dias, gostaria de ir para a Africa do Sul, mas estou tendo dificuldade de encontrar transporte viavel para isso. A passagens que tenho encontrado sao carissimas, e com tempo de viagem de mais de 20 horas.O q vc me aconselha? Tem alguma empresa aerea interna da Africa que faz esse trecho de forma mais viavel? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ligia! Não é uma viagem lógica. Marrocos se combina facilmente com Europa -- há vôos diretos a Portugal, Espanha, França, Inglaterra. Até do Egito o Marrocos está longe -- são 5h de vôo de Casablanca ao Cairo. A rota mais direta entre Casablanca e Johannesburgo é pela EgyptAir. Dá 15h30, com 2h30 de intervalo entre vôos. (Sim, a EgyptAir é a mesma cia. cujo avião caiu recentemente e ainda não se sabe por quê).

Marcelo Santos

Bom dia, Para ir a marrocos preciso de visto?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! Precisa não.

Fernando
FernandoPermalinkResponder

Brasileiros não precisam de visto nem de vacina para entrar a Marrocos

Karla Santos
Karla SantosPermalinkResponder

Olá,

Gostaria que vocês publicassem minha experiência desastrosa com a companhia aérea Royal Air Maroc para que menos pessoas sofram o que eu infelizmente sofri. Segue abaixo o meu relato:

"A minha dica é: NUNCA vá de Royal Air Maroc!!!!! Acabei de voltar do Marrocos e posso dizer que o único erro que cometi nesta viagem maravilhosa foi ter escolhido a Royal Air Maroc como companhia aéria. Foi um desastre completo tanto na ida quanto no retorno. Na ida nosso vôo foi inicialmente atrasado por duas horas e depois cancelado. Então, levaram os passageiros a um hotel de quinta categoria no centro de Guarulhos de forma desorganizada, com um ônibus do próprio hotel que teve que fazer inúmeras viagens para transportar todos os passageiros. Depois voltamos para o aeroporto e fomos de fato embarcar 12 horas depois!!!!!! Pra piorar, o avião parecia caindo aos pedaços, com parafusos soltos, peça metálica no chão solta perigando machucar quem se enroscasse ali, sem televisão ou rádio, bagageiros abrindo a toda hora durante o vôo, ou seja, um pesadelo!!!!!! Eu rezava para chegar inteira no destino!
Na volta foi ainda pior! Nos enviaram um e-mail um dia antes informando que o horário do vôo havia sido alterado para 12 horas mais tarde, sem nos perguntar se aceitávamos esta alteração ou que nos seria fornecido hotel, acesso a área VIP no aeroporto, etc. O fato é que estávamos com criança e não tínhamos agendado hotel para este dia (inicialmente o vôo era às 11:00 tendo sido alterado para 23:45) e ainda tínhamos que devolver o carro alugado no aeroporto de manhã.
Ou seja, fomos ao aeroporto logo depois de sairmos do hotel e, chegando lá, fizemos o check-in e contamos todo o ocorrido na esperança que nos fosse oferecido ao menos certo conforto por todo o transtorno causado. Mas não!!!! Eles nem quiseram saber de nada, nos ignoravam e até riram da minha cara!!!! Enfim, ficamos 8 horas no aeroporto sem ter o que comer e por conta própria!
Esta foi a pior experiência de vôo que eu já tive em toda a minha vida! Não recomendo a ninguém!!!!"

Thaine
ThainePermalinkResponder

Olá, vi um colega mencionar acima umas dicas que Ricardo deu sobre Marrocos na Band, mas não consegui acessá-las pelo link e nem procurar no site da band, talvez pq já faz algum tempo..tenho como consegui-las? Além disso, gostaria que me dessem dicas de como chegar a Marrocos de Lisboa..estou vendo passagem direto para Marraquexe, mas estou muito caras e há poucos opções..imaginei que tivesse preços bons como Madri...e por não conhecer Portugal, acabei optando por chegar por aí (e pior que o vôo é pela Ibéria, ou seja, faz conexão em Madri..aí que vontade de abandonar a conexão para Lisboa!)..vcs poderíam me socorrer por favor?? Como chegar em Marraquexe de Lisboa de uma maneira que não afunde meus bolsos rs:voo, trem,carro?? (Terei 21 dias. Em Marrocos a intenção era fazer Marraquexe, Deserto, Fez e Cidade Azul -Cheouf, em uns seis/sete dias aproximadamente e mais uns seis/sete em Portugal, pois a intenção é ter mais seis dias para alguma outra cidade/país que der vontade de ir, sem muito rumo)..obrigada pessoal!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thaine! Infelizmente você não seguiu a recomendação número 1 do Ricardo Freire, que é a de comprar a passagem aérea do Brasil até o destino que você quer efetivamente visitar. Qualquer outra alternativa sempre custará mais caro do que você imaginava que custaria -- e em alguns casos, o total poderá sair mais caro do que a passagem que você considerava cara originalmente.

A TAP voa de Lisboa para Marrakech e também para Casablanca, a 3h20 horas de trem de Marrakech.

Para chegar ao Marrocos de barco, você teria que ir à Espanha. As travessias mais curtas são de Tarifa e Algeciras a Tânger.

http://www.directferries.co.uk/ferries_from_spain_to_morocco.htm

No Marrocos você pode usar o trem entre Tânger, Fes, Casablanca e Marrakech. De Marrakech você vai a Ouarzazate de grand taxi.

http://www.oncf.ma

A easyJet e a Ryanair têm vôos low-cost a Marrakech saindo de Londres.

Se você abandonar seu vôo em Madri, perderá a reserva do vôo da volta ao Brasil. Terá que fazer nova reserva, pagar multa e diferença tarifária. Além disso, teria que viajar só com mala de mão, porque sua mala vai automaticamente para o destino final da passagem, Lisboa.

O problema dessa cultura de comprar a passagem mais barata que existe é que em muitos casos a passagem mais barata é uma passagem errada e acarretará muitos gastos extras e tempo perdido de viagem, que também custa dinheiro.

Natália
NatáliaPermalinkResponder

Olá, Ricardo e Bóia,
O Viaje na viagem sempre me ajuda muito em todas as viagens! Parabéns!!!

Por favor, queria saber se têm informações sobre questões de segurança para turismo em Marrocos atualmente. Vocês aconselham viagem independente ou somente em grupos de excursão? Meus pais que irão viajar, ambos tem cerca de 60 anos.

Muito obrigada pela atenção.
Natália

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Natália! A situação do Marrocos é bastante diferente dos países árabes que não saem do noticiário. Não há nenhuma mudança na sua situação nos últimos anos. Neste caso, a decisão de viajar por conta própria ou por excursão deve ser tomada a partir da experiência prévia dos viajantes. Dos dois jeitos dá certo; por conta própria requer ser um pouco mais despachado do que em países ocidentais.

Monica Izilda Marsico Abbud

Por favor, você poderia me orientar como devemos nos vestir no Marrocos? Estou indo agora no final de maio, me falaram que é melhor não usar roupas decotadas, é verdade?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Monica! Sim. Leve echarpes levinhas para usar quando achar conveniente.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar