10 praias top do Brasil, no Guardian — com um toque deste blogueiro

praiadoriacho

Acaba de entrar no ar no site do Guardian britânico um rankingzito de 10 praias top do Brasil.

Ao contrário do que aconteceu com uma matéria recente da Condé Nast Traveler, desta vez eu gostei bastante do resultado.

O ranking foi feito por dez pessoas, a maioria ingleses, recrutados pelo editor Gavin McOwan. Cada um pôde indicar uma praia. Eu fui convocado aos 45 do segundo tempo, quando as outras nove já estavam definidas. Gavin me pediu que não repetisse nenhum estado que já estivesse mencionado. Então perguntei: Alagoas já foi?

Não tinha sido, he he 😆

Claro que a lista não coincide nem com as minhas, nem com as suas top-ten. Mas é um conjunto bonito e diversificado.

A lista, publicada em ordem geográfica de norte a sul, começa com uma praia de rio — Alter-do-Chão, no Pará, lacuna grave do meu currículo.

Depois vêm a dupla Baía dos Porcos-Praia do Sancho, em Noronha,  a nossa Praia do Toque, e daí  Taipus de Fora, Caraíva, Arpoador, Lopes Mendes, Praia da Fazenda (Ubatuba), Bonête (Ilhabela) e Lagoinha do Leste (Floripa).

Eu só ponho dois reparos. Um, Caraíva — acho a praia menos bacana da região (mas entendo quem goste, por conta do astral e da localização beira-rio). E o outro, a Praia da Fazenda — que é bonita de ver, sobretudo do alto, mas na vida real tem areia dura e escura. (Os gringos que ficam na Pousada Picinguaba adoram — e o autor da dica foi mais um deles.)

Veja também: a galeria de fotos da matéria.

70 comentários

Sylvia, Paraty sempre foi linda, mas há poucos anos a cidade passou por uma restauração total durante a gestão de um prefeito que deixou ela um brinco, com fios subterrâneos e casarios pintados.
Eu não deixaria de fazer o passeio de barco às ilhas que é maravilhoso, renova energias.
Por outro lado, ache uma pena a entrada de Trindade estar cheia de puxadinhos, muito estragada.

Sylvia, Paraty sempre foi linda, mas há poucos anos teve um prefeito que deixou a cidade um brinco, fios subterrâneos e casarios pintados. Eu não deixaria de fazer o passeio de barco às ilhas que é maravilhoso, renova energias. Achei a entrada de Trindade cheia de puxadinhos muito estragada.

Oi pessoal! Nossa, como está ÓÓÓTEMA essa caixa de comentarios! Tanto no formato como no conteúdo! Adorei, foi quase que nem achar um KRI ainda na validade escondido na gaveta! rs

Riq, já foi um upgrade essa lista do Guardian, né? Realmente a lista da Conde Nast Traveler tava uó. E veja só que “coincidência”: a praia mais feinha da lista, Caraíva (que eu adorei qdo fui, mas pelo astral, como vc escreveu, e nao pela beleza) foi bem a sugestao do cara da CN Traveler! E eu que ainda assino a revista… espero que eles manjem mais do resto do mundo do que eles manjam de Brasil!

Vou meter minha colher aqui. Sylvia, você PRECISA separar pelo menos 2 dias para Paraty. E 1 para fazer o passeio pelas ilhas, vocês vão amar 🙂

    Então , Majô , estivemos lá no seculo passado e adoramos !
    O tempo não estava bom e não deu pra ir a Trindade – Cachadaço – que está na minha listinha pra substituir Praslin nas Seicheles (juro que achei as fotos iguaizinhas 😎 )

Boa lista, Riq!

Mudando de assunto: alguém sabe a diferença de uma queen bed para uma double bed? Sempre achei que era mais ou menos a mesma coisa, mas agora há as duas opções, pelo mesmo preço, em um hotel em Londres. Eu sei a diferença para uma twin bed (duas camas de solteiro que podem ou não ficar juntas), ou uma king (grandooona). Pela foto, tá igualinho. Sugestões?
Aliás, alguém já ouviu falar desse hotel aqui: https://www.doylecollection.com/locations/london_city_hotels/the_kensington_hotel.aspx – achei uma promoção ótima, que sai a 73 libras a noite (fora taxas). Achei a localização legalzinha. O problema é que só tem duas míseras críticas no TripAdvisor. Alguém arrisca um palpite?

    Dani, que eu saiba a double bed é uma cama de casal tamanho padrão, e a queen bed é um pouco maior – seria a intermediária entre a double e a king. Se estão pelo mesmo preço, vale escolher a queen… 😉

    Brigadinha, Carla! Vou escolher a queen, então.
    Pergunta: essa região – Bloomsbury (16-22 Great Russell Street, London WC1B 3NN) presta? Oops, coloquei o link errado: o certo é https://www.doylecollection.com/locations/london_city_hotels/the_bloomsbury_hotel.aspx e no TripAdvisor é https://www.tripadvisor.com/Hotel_Review-g186338-d209229-Reviews-The_Bloomsbury_Hotel-London_England.html . O preço pareceu legal, perto dos outros (peguei essa promoção no TravelZoo). Será que vale a pena?
    Thank you in advance =)

    Dani S.,

    O hotel pareceu ser bem legal. A região não é a que eu escolheria para me hospedar, mas é uma boa região. Fica bem perto do British Museum e dá para ir andando para o centrão de Londres. O preço está muito bom. Agora, no site diz que ele está em reforma durante o ano de 2009. Será que isso não vai atrapalhar um pouco? Se bem que o site diz que terminará em maio. A posição no TripAdivsor é que não é muito boa, mas, se será reformado… Talvez os problemas que ele tinha desapareçam.

    Obrigada pela ajuda, Márcio. Qual região você escolheria para ficar em Londres? Eu escolhi o hotel mesmo pela proximidade com o British Museum e pelo preço – ainda não consegui me “achar” em Londres. O plano lá é ir em todos os museus possíveis, ir a Kew Gardens e Greenwich, já na última parada da viagem. Já fui em Londres na outra encarnação, e fiquei num hotel sem graça perto do Hyde Park. O que você recomendaria?

    Dani, todas as vezes em London Town , ficamos em Bloomsbury . Adoro !

    Eu gostei muito de ficar em Earl’s Court (no Base2Stay) e também gosto muito de Paddington. Mas é uma questão apenas de gosto, realmente. É que eu acho o British Museum meio fora da rota – mas, não que seja de difícil acesso ou num lugar estranho. Muito pelo contrário, a redondeza é lindíssima.

    Por outro lado, se você curtir andar, dá para ir andando até Leicester Square, Covent Garden, Oxford Street e vários outros locais legais de Londres.

    Bloomsbury pode ser um bairro bem legal pra se hospedar, sim, Dani, mas o meu gosto pessoal me leva para Bayswater ou Knightsbridge. Gosto da proximidade com o Hyde Park ou o Kensington Gardens, e não me incomodo de ficar um pouco mais distante da City – afinal, tudo se faz de metrô mesmo… O meu truque pra evitar hotéis sem graça em Londres é escolher um B&B – costumam ser mais charmosos e mais em conta! 😉

    Todas as regiões citadas são bastante ficáveis.

    Na minha opinião, Knighsbridge é mais bonita, mas Bloomsbury, além de ajeitadinha, tem a grande vantagem da localização central.

    Obrigadíssima pelas dicas! Com a bênção da Sylvia, já fiz a minha reserva, aproveitando a promoção. Se aparecer algo mais interessante depois, mudo. Ai que beleza contar com palpites :mrgreen:

Riq, adorei ver a Praia do Toque na lista!!!!

Já confirmei a reserva no Casa Sur em BsAs. Depois te conto a experiência, tá?

Eu não deixaria de incluir pelo menos uma das praias da Pipa: Madero, Afogados, Amor, Golfinhos, eu sou muito fã da Pipa.

Olha,
minha experiência em Caraíva foi horrível! Nunca mais volto neste lugar.
Já faz tempo, pode ser que tomaram providências, mas quando fui lá, arrombaram nosso quarto na pousada que estávamos hospedados, abriram nossa mala com uma faca! Ficamos com tanto medo que, como estávamos em um grupo de seis pessoas, dorminmos a noite todos em um quarto só, para esperar o dia clarear, e dar no pé!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito