Europa: avião, trem ou carro?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Arcos de la Frontera

Escolher entre avião, trem e carro para se deslocar pela Europa parece tão complicado quanto decidir o roteiro a ser seguido. Na verdade, as duas coisas andam (ou rodam, ou voam) juntas. A seqüência de lugares que você quer visitar acaba determinando os meios de transporte mais adequados. Note que escrevi no plural; muito provavelmente o seu roteiro pela Europa vai requerer uma combinação de dois ou três meios de transportes diferentes.

Avião: para roteiros abrangentes

Se você está pensando numa daquelas viajonas em que vai ouvir cinco ou seis idiomas pelo caminho, programe-se para fazer muitos trechos de avião. Na Península Ibérica as distâncias podem ser enormes; a Itália fica bem mais longe do que se imagina. Voar é a melhor escolha entre Lisboa ou Porto tanto a Madri quanto a Barcelona; da Andaluzia a Barcelona; de Portugal à França e de Barcelona à Itália; de quase toda a Europa à Inglaterra, ao Leste Europeu (onde as ferrovias são lentas) e à Grécia (com acesso complicado por terra ou mar). Existem duas maneiras de comprar os vôos "internos". Eles podem ser incluídos na passagem Brasil-Europa (sai menos caro do que parece; veja todas as dicas aqui), ou comprados avulsos, em companhias aéreas "low-cost" (pesquise no Skyscanner, mas tenha atenção para não cair em pegadinhas).

Trem: viagens curtas e práticas

Não existe modo mais civilizado (e europeu!) de viajar. Com o trem você sai e chega pelo centro das cidades, não perde tempo com controles de segurança e tem a garantia da pontualidade. Em viagens curtas, o trem é imbatível; para percursos de até 4 horas, você só não deve ir de trem se conseguir uma tarifa muito mais barata de avião. Viagens longas, porém, são maçantes. E o trem noturno é uma maneira quase infalível de chegar bastante cansado à sua próxima escala. Ande de trem entre Madri e a Andaluzia; aproveite o TGV na França (e entre Paris e Barcelona); use os trilhos para fazer seu périplo pela Itália; não pense em outro meio de transporte de Paris à Bélgica e à Holanda; explore a Alemanha e veja as paisagens mais bonitas da Suíça. Os passes de trem são práticos e flexíveis. Mas quem se der ao trabalho de fuçar pela internet, pode comprar passagens avulsas por tarifas compensadoras. Compre nos sites das companhias ferroviárias dos países de origem ou destino de cada trecho. O da Espanha é www.renfe.com; da França, www.sncf-voyages.com; da Itália, www.trenitalia.com; da Alemanha, http://www.bahn.de/international.

Carro: viagens descompromissadas

A popularização do GPS deu mais um empurrãozinho para a nossa natural preferência pelo carro. Só que o carro dificilmente se adapta à viagem-padrão do brasileiro pela Europa. Carros em cidades grandes são um estorvo; o GPS não encontra vagas para estacionar nem prevê engarrafamentos. No inverno, a capa de gelo nas estradas montanhosas é um stress que tira boa parte da graça da paisagem.

Use o carro para vagar – com calma e sem compromissos – por regiões do interior ou da costa pontilhadas de vilarejos e de desculpas para sair da estrada principal. O segredo de boas viagens de carro é delimitar a região a ser explorada, montar bases e tomar a rota das estradas lentas e realmente panorâmicas. E vá com tempo sobrando: lembre-se que na vida real a gente naturalmente leva bem mais tempo do que o indicado pelo Google Maps.

Deixe para alugar o carro naqueles dias que você separar para explorar a Toscana, a Provence e a Côte d'Azur, Portugal (até Compostela), a Andaluzia, a Estrada Romântica alemã, a Sicília, a Costa Amalfitana, o vale do Loire. Em vez de dormir um dia em cada lugar, divida a viagem em duas ou três bases, e perca-se pelos arredores.

Leia mais:

325 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Fania, até 28 de outubro dá para fazer Viena-Budapeste de barco, pelo Danúbio. Não é barato (sai 89 euros por pessoa), mas deve valer pelo passeio. A viagem dura 6h20min.
http://www.vienna-hydrofoil.hotels-in-budapest-hungary.com/timetable.html

De trem:
Viena-Budapeste: 2h50min (43 euros tarifa cheia)
Budapeste-Praga: 6h35min (45 euros tarifa cheia)

De avião:
Viena-Budapeste - não vale a pena.
Budapeste-Praga: 1h. Não há low-cost regular entre as duas cidades em outubro. O melhor é incluir esse trecho na sua passagem intercontinental.

Carro: acho besteira. Com três dias em cada lugar, você vai ficar nas cidades. Carro na cidade só atrapalha.

Outras cidades da Áustria em 3 dias? Fique em Viena. Se no segundo dia você achar que já viu tudo, tire o terceiro dia para fazer alguma viagem aos arredores, como por exemplo a rota do vinho http://www.weinstrassen.at/wein/e/, ou um bate-e-volta a Bratislava, na Eslováquia (1h de trem).

fania
faniaPermalink

ric obrigadapelas dica teu blog e demaisssssss fania

fania
faniaPermalink

ric seria mais facil comprar a passagem de barco viena-budapeste la em viena ou e melhor reservar aqui? vamos chega em viena de aviao ,qual regiao (bairro) seria melhor para se hospedar,por volta de 60 a 90 euros-dia?obrigada novamente Fania

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Fania, não sei se é preciso comprar com antecedência. Se você se apaixonou completamente pela idéia de ir de barco e tem medo de não conseguir, compre já. Se você preferir esperar para ver se o tempo está bom, deixe para comprar lá.

Hotéis centrais em Viena, menos de 100 euros, selecionados pelo Eurocheapo:

http://www.eurocheapo.com/vienna/hoods/inside-ring.html

Marcia
MarciaPermalink

Olá Ric, adorei seu blog e as dicas que vc dá, mais ainda continuo com algumas dúvidas pois eu e meu marido pretendemos conhecer + ou - em 5 meses 7 países europeus: Portugal: Lisboa; Sintra; Ondova; Santarém; Coimbra e Porto, na Espanha: Salamanca, Madrid, Zaragoza e Barcelona, França, Itália, Vaticano, Alemanha e Holanda, estes cinco últimos países ainda não olhei as cidades que ptretendemos ir, mais a minha dúvida é a seguinte: Vale mais a pena viajar em qual meio de transporte? Dentro do país para se conhecer as cidades qual é o melhor? E quando for para outro país qual a melhor opção? Se for de trem o melhor bilhete é o Euro Selectpasses mesmo que não for utilizar dentro do país?

Nossaaaaa....rs.....quantas perguntas, marinheira de 1a viagem é assim neh????? rsrs

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Marcia, você vai passar 5 meses viajando ou vai viajar daqui a 5 meses?

Acredito que seja opção 2, então vamos lá.

Na outra encarnação, quem queria fazer essa sua viagem comprava um "Europass" (que era como se chamava naquela época) e tinha direito a 21 ou 30 dias de viagem por 300 ou 400 dólares.

Hoje esse passe se chama Eurail Global Pass e custa 497 euros para 15 dias corridos (421 viajando acompanhado), 645 euros para 21 dias corridos(548 acompanhado) e 801 euros para 30 dias corridos (680 euros acompanhado). Fora esse preço há os suplementos para reservas (uns poucos euros por trecho em algumas rotas onde isso é obrigatório) e para vagão-leito (20 a 30 euros por pessoa se você quiser dormir nos trens noturnos).

Esse tipo de passe é o sonho de quem quer percorrer o continente inteiro sem roteiro. Mas fica caro pra dedéu e eu acho que em 15, 21 ou 30 dias a pessoa não aproveita direito. (Para fazer essa Europa inteira sem roteiro, você precisaria de uns três meses, e daí o passe custa 1.400 euros sozinho ou 1.190 acompanhado).

Daí tem o Eurail Select Pass, em que você escolhe países contíguos. Mas ele só dá direito a um número determinado de dias de viagem, então você precisa botar o roteiro no papel e ver quais trechos são interessantes de fazer com o passe. Quanto mais países você inclui no passe, mais caro ele sai. Só esses países que você falou (Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha e Benelux) já são 6; você teria que cortar um (Portugal ou Itália ou Alemanha ou Benelux) e gastaria 550 euros para 10 dias alternados de viagem (466 euros viajando acompanhado) ou 698 euros para 15 dias alternados (593 euros viajando acompanhado). Mais as besteirinhas de taxa de reserva e 20 a 30 euros extras por pessoa em vagão-leito nos trens noturnos.

Normalmente o melhor custo x benefício são dos passes regionais (dois países contiguos) e nacionais (dentro de um país apenas), desde que você realmente faça muitos trechos, e trechos longos. Senão, vale mais a pena comprar separadamente. Alguns sites de ferrovias nacionais informam preços, se você simular viagens nos próximos 60 dias. Esses sites estão aí no menu da direita, na página principal do blog, http://viajenaviagem.wordpress.com , sob o título Ferramentas.

Não sei quantos dias você vai passar viajando, mas o seu roteiro me parece muito ambicioso para ser feito em férias convencionais. No mínimo você teria que fazer alguns trechos de avião (do norte de Portugal a Madri, de Barcelona à Itália, da Itália à Alemanha) para reduzir o tempo de viagem no solo.

Leia também:
http://viajenaviagem.wordpress.com/2007/04/21/a-primeira-viagem-a-europa/

http://viajenaviagem.wordpress.com/2007/02/05/vai-fazer-uma-grande-viagem-de-trem-pela-europa/
(neste, o que vale são os comentários)

Passes de trem:
http://www.lufthansacitycenter.com.br/site/controller.jsp?c=toggleShop&shop.id=1

Vôos low-cost:
http://www.skyscanner.net

Marcia
MarciaPermalink

Olá Ric, tudo bem? Muito obrigada pela dica, vou no inicio do ano e pretendemos fazê-lo em 5 meses, pois nossa última para é o Reino Unido aonde estarão esperanso por nós para uma estadia bem...mais bem longa, claro se a imigração não estiver braba no dia....rsrsrsrs
Entrarei nos sites que me orientou e qualquer dúvida estarei por aqui novamente!!!

Um grande abraço!
Marcia

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Quanto desses 5 meses vocês vão passar viajando antes de ir pra Inglaterra?

Se forem tipo dois meses, então é claro que dá pra perder um dia aqui e outro ali em deslocamentos de trem. (E o passe de 3 meses, a 400 euros por cabeça por mês, não fica de todo absurdo, se vocês viajaram pra caramba.)

Mas se vocês ficarem 3, 4 meses na estrada antes de ir pra Ingalterra, então nada do que eu falei de transporte tá valendo...

Estratégia para uma viagem enorme dessas: vocês podem comprar um carro usado no começo da viagem e vender no fim. (Tô chutando; não sei se dá pra comprar carro sem endereço fixo.)

Façam bases. Aluguem apartamentos por 10, 15 dias; usem o carro para explorar os arredores (não para andar dentro das cidades). Entre uma base e outra, viagem pelo interior.

Aluguel de apê na Europa:
http://viajenaviagem.wordpress.com/2007/09/11/enquete-da-semana-aluguel-de-apartamento/

Carol
CarolPermalink

Pretendo ir à Europa (pela primeira vez!) ano que vem, provavelmente no segundo semestre. Penso em fazer uma viagem de 20 dias. Irei com a minha mãe.
1) Com esse tempo, é possível fazer (bem) Lisboa-Barcelona-Paris-Roma-Veneza? É um bom roteiro para iniciantes? Aceito outras sugestões...
2) O transporte entre tais trechos (não necessariamente nessa ordem) deve ser feito como: avião, trem ou ônibus? - Do que li até agora por aqui, me parece que a melhor opção é avião, né? Talvez Roma-Veneza haja outra alternativa?
3) Como as distâncias são grandes, vai sair muito caro?
Desde já agradeço a ajuda de vocês...
P.S.: conheci o blog essa semana e é o meu primeiro post, de muitos que virão, eu imagino...

Adilson
AdilsonPermalink

Olá Ricardo estou pretendendo ir com minha esposa agora no final do ano para a Europa. Pensamos em ir para Roma (no Natal) e Barcelona no Reveillón. Como você considera esta viajem? Acha uma boa idéia?

Você iria de Roma para Barcelona de trem ou de avião?

Poderia, por gentileza, nos dar essas dicas?

Obrigado,
Adilson

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

É uma boa escolha de cidades, sim, Adilson. Mas vá de avião. De trem são 24 a 25 horas de viagem, com um mínimo de duas e um máximo de seis baldeações (a média é quatro).

Tente incluir a viagem inteira na sua passagem intercontinental (Brasil-Roma-Barcelona-Brasil; não importa onde sejam feitas as conexões na Europa).

Leia também:

http://viajenaviagem.wordpress.com/2007/09/03/enquete-da-semana-europa-no-inverno/

http://viajenaviagem.wordpress.com/2007/09/23/ja-decidiu-seu-reveillon/

cleber
cleberPermalink

ola amigo estou interesado em conhecer um pouco da franca e da escocia mais gostaria de fazer este trageto de tren

carla
carlaPermalink

olá Ricardo,estou pensando em ir a Viena e depois a Veneza, existe algum trem que faça esse percurso, quanto tempo demoraria?? Muito obrigada pela atenç/ao

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

O melhor site para ver horários, Carla, é o das ferrovias alemãs.
http://bahn.hafas.de/bin/query.exe/en

Há três horários diretos diários entre Viena e Veneza.
Saída 6h30 (Südbanhof), chegada 13h26 (Santa Lucia)
Saída 12h57 (Südbanhof), chegada 21h20 (Santa Lucia).
Saída 20h34 (Westbanhof), chegada 8h45 (Santa Lucia).

Há três vôos por semana entre Viena e Veneza pela Skyeurope desde 33 euros.
http://www.skyscanner.net

Você deve também orçar a inclusão do trecho Viena-Veneza por companhia aérea convencional na sua passagem intercontinental.

Laudelina P. Neves
Laudelina P. NevesPermalink

Estou indo para Londres 10/11 fazer intercambio, porem gostaria de aproveitar os finais de semana pra conhecer algumas cidades.. entre elas Paris e Lisboa. Porem como disponho somente de finais de semana, gostaria de saber o meio mais rapido, seguro ebarato de fazer estas viagens.

Obrigada,

Laudelina

Érika Castro
Érika CastroPermalink

Adorei o site! Irei pela 2ª vez para a Eurpa dia 30/12/07. Viajarei sozinha para Paris, onde encontrarei 2 amigas no hotel. Não falo francês e meu primeiro destino é Paris(previsão de chegada ao meio dia). Para chegar no meu hotel, sei que tenho que pegar o RER B e saltar no estação Luxambourg. O problema é que o Charles de Gaule é enorme( tem "milhares de terminais") e os franceses não são receptivos com o inglês. Vocês tem alguma dica?

Sylvia
SylviaPermalink

Fica tranquila Erika , o parisiense descobriu que precisa do turista
e agora é bem menos antipático com a lingua inglesa smile
Creio que nem vais precisar perguntar , e para garantir olha e imprime
o mapa do aeroporto http://www.aeroportsdeparis.fr/Adp/en-GB/Passagers/

Érika Castro
Érika CastroPermalink

Muito obrigada pela informação.O mapa do Charles de Gaule é ótimo! Resolvi conhecer a Bélgica.Gostaria de saber quais as melhores opções de vôo Lisboa(23 de janeiro de2008) para Bruxelas.Não encontrei nada com preço em conta. Obrigada, Érika

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Érika, não aparece nenhum vôo entre Portugal e Bélgica no Skyscanner http://www.skyscanner.net , mas no Kayak http://www.kayak.com aparece a Brussels Airlines http://www.brusselsairlines.com , que opera a rota e faz o vôo no seu dia por 76 euros.

Érika Castro
Érika CastroPermalink

Mais uma vez muito obrigada. Vou pesquisar.
Abraços, Érika.

Yanko
YankoPermalink

Estou indo para a Grã-Bretanha ano que vem com minha fámilia. Gostaria de saber se o trajeto Londres-Edimburgo seria apropriado de trem.

Onde eu poderia obter preços de passagem de trem.

Mary
MaryPermalink

Pessoal, gostaria de saber qual a melhor maneira de chegar a Edimbrug estando em Londres. Se for de trem quanto tempo leva.

Juliane
JulianePermalink

Oi....
Estou indo para a Italia e vou fazer: Roma-Siena, Siena-Florença, Florença -Veneza, Veneza Milão, Milão - Nice e depois precido ir para Madrid. Qual é a melhor forma de fazer essa cidades de trem ou ônibus?
e quantos passes eu precisaria?? compro aqui as passagens ou lá??

até mais Ju

Edgar
EdgarPermalink

Boa tarde,
Estou querendo ir de trem de Paris para Amsterdan ,pois as passagens aéreas aumentaram bastante nesse trecho.O que vocês indicam?
Obrigado.

Carmen
CarmenPermalink

olá
Vou viajar pela primeira vez para a Europa em Janeiro/2008,numa excursão de 20 dias e estou com dúvida em relação ao quanto de dinheiro que devo levar, para uma viagem normal sem muito luxo, porém não pretendo deixar de fazer as coisas principais tais como entrar nos lugares e comprar algumas coisinhas que eu achar ser interessante.

Marina
MarinaPermalink

Ola, Ricardo,

Acabei de acessar o blog e fiquei ansiosa para tirar muitas duvidas sobre minha pretensa viagem em março. Meu roteiro seria : Paris, Bruges, Amesterdan, Colônia, Paris. È melhor ir de carro ou fazer tudo de trem? Devo comprar as passagens antes ou no guiche? O roteiro esta bem estruturado? Tem sugestao de hoteis que não ultrapasse 70 euros , quarto duplo, em lugar seguro e perto dos pontos principais?
Obrigada pelas dicas que puder fornecer.
Abçs

DANI
DANIPermalink

OLÁ .....

QUERIA UMAS DICAS DE VIAGEM PELA EUROPA, PENSEI ASSIM ...... LONDRES, PARIS, AMSTERDÃ, PRAGA, BRUXELAS (NÃO NECESSARIAMENTE NESSA ORDEM) ......... NUM SEI + ALGUMA COISA IMPERDIVEL (MENOS ITÁLIA, JÁ CONHEÇO TUDO DE LÁ) ....... 20 DIAS SERÁ SUFICIENTE ?? QUAL O MEIO DE TRANSPORTE ??? PELA ITÁLIA FIZ TUDO DE TREM, ENTÃO O QUE VCS TEM A ME DIZER ??

Paula
PaulaPermalink

Oi Dani,

Conheci essas cidades em abril de 2007.Paris fiz em 5 dias perfeitos, a cidade tem muita coisa p fazer, conhecer, etc.
Londres fiz em 4 dias, muito tranquilos e bem menos agitados q Paris, Londres não da p fazer muita coisa a pé.
Amsterdam , Praga e Bruxelas cheguei a tarde e aproveitei o sol restante do dia, prenoitei e aproveitei o dia.
Ficaria mais tempo em Praga e Amsterdam, Bruxelas não tem muitos atrativos...
Praga por sua beleza medieval e p conhecer mais a cidade.
Amsterdan por causa da cidade ( é linda e repleta de bicicletas) e doas arredores como o Madurodan ( cidade em miniatura, tem site) e dos campos de flores Keuhofen( não sei se é assim q se escreve, mas tem passeios p lá nos hoteis).
Paris - Londres fizemos de avião.
O restante foi de carro e valeu a pena. A Holanda é muito bem sinalizada.
Boa viagem!

Izabel
IzabelPermalink

Oi Ricardo, oi Sylvia!!
Não sei se vcs lembram, mas fiz várias perguntas sobre viagem à Europa ainda no antigo endereço.
A correria foi tanta antes da viagem que nem tive tempo de passar no blog para agradecer a ajuda de todos.
Eu embarquei para a Itália dia 31/10 e retornei dia 04/12. A viagem foi maravilhosa e deu tudo certo graças a ajuda q tive por aqui.
Eu cheguei por veneza, lá peguei o navio para um cruzeiro de 12 dias q passou por Dubrovinik, Atenas, Rodes, Creta, Tunis, Palma de mallorca, Barcelona, MArselha e terminou em Genova onde desembarquei.
A partir daí fui a cinque terre, turim, milão, verona, padua, voltei a veneza, florença, pisa, siena, roma, assis, nápoles/pompeia.
Não conheço a nova distribuição do blog, mas se tiver algum tópico específico onde eu possa colocar minhas dicas por favor me indiquem.
Abraço

Helio Dantas
Helio DantasPermalink

Riq, pretendo ir de Amsterdan à Paris/Roma de carro, quantos dias são suficientes paa dar uma pincelada, vale a pena? tenho 15 dias para isto, como dividir? Quia as melhores opções de estadas? grato. abs.

Olane
OlanePermalink

Boa tarde!
Eu e meu marido iremos à Itália no mês de março. Gostaria de saber se é viável alugar um carro quando estivermos saindo de Veneza e de lá seguir para conhecer Verona Pisa, Florença, Arezzo e Siena. Qual lugar seria melhor para fazermos de base? Pelo que li é complicado entrar nas cidades de carro. Neste caso, como funciona a questão de estacionamento? Obrigada

Manoel Soares
Manoel SoaresPermalink

Caro Ricardo! Acabo de ler muitas dicas preciosas dadas p/vc. Assim também agradeço algumas dicas. Juntamente com um familiar, passaremos pelo menos 25 dias de setembro viajando p/Europa. Alguns trechos faremos de avião dada as distâncias; exemp: Lisboa ou mesmo Barcelona p/Londres, porém a partir daí, dentro do possível, faremos de trens rápidos, partindo de Paris p/Berlim/Praga/Viena/Berna/Roma. Em apenas Roma passaremos de 4 a 5 dias. As demais capitais, dependendo de estar gostando, será de 2 0u 3 dias. Para fazer face as despesas de alimentação, passagens urbanas e pernoites em Alberques, quanto aprox. gastaremos p/dia? 2º} É fácil nos Alberques conseguirmos um Guia mesmo q só fale inglês para sair conosco? Quanto seria a diária do Guia?

Sheila
SheilaPermalink

Ricardo,
É a segunda vez que planejo minha viagem consultando seu site.
IMPERDÍVEL!!!!
Desta vez, terei 18 dias para o interior da França, a partir de 02/05.
Pensei em fazer um roteiro circular: Paris, Saint Malo (Mont Saint-Michel), Vale do Loire (Tours), Bordeaux, Carcassone, Avignon (até Nice e Mônaco), Grenoble, Lyon, Dijon e voltando pra Paris
(rota no google maps: Paris, France to: saint malo to:Tours, Indre-et-Loire, Central, França togrin118 @43.175730, 2.303960 to:avignon to:grenoble to:lyon to:dijon to:paris).
Peço sua opinião:
1 - São muitas cidades? Se positivo, o que sugere?
2 - Se negativo, dá pra incluir um pouco da Suíça?
3 - Qual o melhor meio de transporte? (pensei em alugar carro ou trem)
Um abraço,
Sheila

Marina
MarinaPermalink

Comentando a matéria sobre trens na Europa, gostaria que você me ajudasse na seguinte questão: vou para Berlin e depois escandinávia com meu marido e estou na dúvida se vou de trem ou de avião. Nas duas vias, contudo, tenho preocupação com a bagagem, pois do Brasil até a Alaemanha posso levar 32kg, mas em trechos internos na Europa parece-me que o limite é de uma mala de 20kg. Não sou mochileira e costumo fazer compras em viagens. Seria o trem uma solução para isso? Quando fui de Eurostar de Londres para Paris mal tinha lugar para as malas...

Agradeço se vc. puder me ajudar, pelo site vejo que vc. tem experiência em programar viagens!

Abraço,

Marina

Monica
MonicaPermalink

Qual seia o melhor meio de transporte para fazer (Chegando dia 5 de setembro por Frankfurt?) Praga/Budapeste/Viena/Roma(temos que chegar a Roma dia 12 de setembro. Obrigada,
Monica

cw
cwPermalink

Ola!! Vou para Espanha em maio e estou na maior duvida sobre a melhor forma de deslocamento entre as cidades. A principio o roteiro é:
BRASIL-BARCELONA
BARCELONA
BARCELONA
BARCELONA - SALAMANCA (???)
SALAMANCA
SALAMANCA - SEVILHA (???)
SEVILHA
SEVILHA - MADRI (???)
MADRI
MADRI
MADRI
MADRID - BRASIL
Queria uma dica para saber a melhor opçao para fazer os trechos: barcelona-salamanca, salamanca-sevilha e
sevilha-madrid. Sei q a distancia dos 2 primeiros é grande mas pensei q talvez fazer esses trechos em um trem noturno seria uma boa ideia. Fiquei na duvida qual seria o melhor trem, se existem cabines para 3 pessoas, se existe banheiros, ... Muitas duvidas. Se puder ajudar agradeço. Obrigada.

Cláudio
CláudioPermalink

Legal teus comentários. Tenho cerca de 15 mil km rodados de carro na Europa, em tres etapas e não me arrependo. Foi tudo maravilhoso. Nunca me perdi porque não há como se perder, porque as estradas e as identificações existentes não permitem que Você se perca. Lógico, é necessário planejar a viagem como um todo: lugares, estradas (e para isso os mapas são muito bons), o que tem de bom para ser visto e curtido. É bom consultar os guias disponíveis (Michelyn e Folha são ótimos), os amigos que já foram e por aí vai. De carro sempre há aquela possibilidade: gostou fica mais um pouco, não gostou, toca em frente. E não há nada como o interior dos paises; são totalmente diferentes das capitais. E não se preocupe, se Você não é a Rainha da Inglaterra em exigencias, que hotéis e pequenas pousadas existem em todos os cantos dos lugares mais longinquos e para todos os gostos e condições e são encontrados com facilidades que Você nunca viu ou ouviu falar. Quando chega na cidade grande, estaciona o carro e aí anda só de metrô, trem, ônibus. E boa viagem ...

nathila
nathilaPermalink

Sim, adorei .

Tenho algumas dúvidas, estou viajando para ilhas canarias, depois voa para portugual, espanha, franca, italia, roma e por ultimo athenas e gostaria de saber no ultimo trajeto o meio mais fácil de transporte e quanto aos cruzeiros pelas ilhas.
Ajude-me se puder minha viagem aerea sera dia 27.06.2008. Aguardo contato e se tem que se vacinar quanto a febre amarela para Atenas estou saindo de São Paulo. U R G E N T E.... GRACIAS..

carla giovana
carla giovanaPermalink

Qual seia o melhor meio de transporte para ir de Viena (Austria a Lausanne ( Suisse)tenho que fazer este trajeto de volta e to completamente perdida , voce pode me erientar qual o melhor meio de transporte ja que nao tem aereos a Lausanne nem a Genebra , saindo de Viena .
Obrigado
Carla

Fabio
FabioPermalink

Ricardo,

Planejo ir em fevereiro com a minha esposa passar 15 dias entre Paris, Amsterdam, Praga, Genebra e Itália.
Fiz um itinerário da seguinte forma:
Indo por Paris, pegar um trem Paris x Amsterdam, de avião pela SkyEurope Amsterdam x Praga, de avião pela SkyEurope Praga x Roma (não consegui encaixar a Suiça) e, estando na Itália, fazer de trem pela Eurail Pass Italy (pagando um Saver pass para o casal) passeios por Milão, Roma, Veneza, Pisa e Florença e, retornar ao Brasil por Milão pois estarei indo de TAM (pois tenho o cartão fidelidade)
Você teria uma melhor sugestão ou está de acordo na questão de tempo/aproveitar bem a viagem/custo x benefício ???

Daria para incluir a Suiça ??

Conto com a sua ajuda.
Obrigado,

Paulo
PauloPermalink

Olá Ricardo.
Estou programando minha primeira viagem à Europa e tenho muitas dúvidas sobre o roteiro. Minhas preferências são (em ordem de prioridade) Itália, França, Espanha, Inglaterra, Grécia, Turquia, Alemanha e Holanda.
Você acha possível, em uma viagem de aproximadamente 12 dias, visitar Itália, França e Espanha?
Se for possível, qual seria a melhor opção de transporte?
Parabéns pelo blog e obrigado pela atenção.
Paulo

maria eduarda
maria eduardaPermalink

qual é a forma mais barata de ir de lisboa a montpellie na frança?

paula
paulaPermalink

Preciso viajar em 6 pessoas de sevilha-espanha para a Provence (avignon, marselha ou aix de provence) na frança em janeiro de 2009. Qual é a maneira mais barata e/ou rápida? há trens perfazendo esse trecho? como procuro?
Grata
Paula

CRISTINA
CRISTINAPermalink

BOM DIA!
Tem trem bala entre Madrid e Lisboa ou entre Madrid e Santiago de Compostela?

Isabelle Autran
Isabelle AutranPermalink

Oi,
Me chamo Isabelle e , esta é a 1 vez que posto aqui.
Vou pela 1 vez para Europa com meu marido e mãe em Janeiro...só que estamos perdidos...
Queremos ir para - PORTUGAL, PARIS, ITALIA E ESPANHA. Será que quase r$17 mil dá pra este roteiro? Quanto devemos levar para gastar ?
Dá pra fazer compras legais na Europa?
Por favor,me ajudem...

Cintia
CintiaPermalink

Olá pessoal,

Parabéns pelo Blog! Já o indiquei a algumas pessoas! Já li o blog inteiro sobre "A primeira viagem a Europa"
mas tenho algumas dúvidas ainda; meu plano é viajar entre maio/junho de 2009. Terei 21 dias. Sobram então, 19 para conhecer as cidades, certo?

Londres - 4 dias
Barcelona - 4 dias
Paris - 5 dias
Amsterdam - 2 dias
Praga - 3 dias ( ou 4?)

1) Qual a melhor ordem? e os trechos? todos de avião?
2) Por onde devo chegar e sair?
2) A quantidade de dias está boa para cada cidade?
3) Deveria trocar alguma delas por Madrid , Roma, Veneza ou Florença? (ouvi dizer que algumas são parecidas, então é melhor variar..)

Muito obrigada, desde já! =) Abs

Adelia
AdeliaPermalink

Ricardo
Gostaria de fazer de trem de Roma à Lisboa. Tem condição ?
Não quero ir de avião !!!!
Por favor me oriente.
Obrigada

Gustavo
GustavoPermalink

Pessoal,

ótimo post, vou aproveitar o embalo e colocar minha situação Irei para a França em Maio e precisarei fazer 5 trechos de trem, por um período de 20 dias. Apenas 1 desses trechos levará mais de 6 hs (Dijon-Nice) e deverei ir em um trem noturno. Procurei por voos de low costs, mas não encontrei.

Dadas essas condições, é válido comprar um Pass de trem ? Facilita a vida? Ou seria melhor eu fazer pelo site da SCNF ? Se for mais vantajoso, prefiro comprar as passagens avulsas. Qual a opinião de vcs ?

Os trechos serão

Lausanne (Suíça) - Dijon
Dijon - Nice
Nice - Vale do Loire
Vale do Loire - Normandia (St Malo)
Normandia - Paris

Obrigado desde já

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Tem que fazer conta, Gustavo.

Entre no site da sncf e veja quanto custa as viagens exatamente nos dias em que você vai precisar, depois compare com o preço do passe.

Mesmo se você comprar o passe, você vai precisar fazer reservas para todos os trechos.

Gustavo
GustavoPermalink

Valeu Ricardo. Na verdade, estive preocupado com custos "escondidos", como emissão por passageiro e taxas de reserva. Mas vou fazer as contas e posto aqui a conclusão, pois pode servir para alguém.

Abraços e parabéns pelo blog.

Lass
LassPermalink

Para ficar vinte dias em Bratislávia, devo gastar em média quantos euros????

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

O site Eurocheapo.com fala em 35 a 110 euros por um quarto de hotel, e entre 3 e 15 euros por refeição num restaurante sem luxos.

http://www.eurocheapo.com/bratislava/features/expect-to-spend-bratislava.html