Europa: avião, trem ou carro?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Arcos de la Frontera

Escolher entre avião, trem e carro para se deslocar pela Europa parece tão complicado quanto decidir o roteiro a ser seguido. Na verdade, as duas coisas andam (ou rodam, ou voam) juntas. A seqüência de lugares que você quer visitar acaba determinando os meios de transporte mais adequados. Note que escrevi no plural; muito provavelmente o seu roteiro pela Europa vai requerer uma combinação de dois ou três meios de transportes diferentes.

Avião: para roteiros abrangentes

Se você está pensando numa daquelas viajonas em que vai ouvir cinco ou seis idiomas pelo caminho, programe-se para fazer muitos trechos de avião. Na Península Ibérica as distâncias podem ser enormes; a Itália fica bem mais longe do que se imagina. Voar é a melhor escolha entre Lisboa ou Porto tanto a Madri quanto a Barcelona; da Andaluzia a Barcelona; de Portugal à França e de Barcelona à Itália; de quase toda a Europa à Inglaterra, ao Leste Europeu (onde as ferrovias são lentas) e à Grécia (com acesso complicado por terra ou mar). Existem duas maneiras de comprar os vôos "internos". Eles podem ser incluídos na passagem Brasil-Europa (sai menos caro do que parece; veja todas as dicas aqui), ou comprados avulsos, em companhias aéreas "low-cost" (pesquise no Skyscanner, mas tenha atenção para não cair em pegadinhas).

Trem: viagens curtas e práticas

Não existe modo mais civilizado (e europeu!) de viajar. Com o trem você sai e chega pelo centro das cidades, não perde tempo com controles de segurança e tem a garantia da pontualidade. Em viagens curtas, o trem é imbatível; para percursos de até 4 horas, você só não deve ir de trem se conseguir uma tarifa muito mais barata de avião. Viagens longas, porém, são maçantes. E o trem noturno é uma maneira quase infalível de chegar bastante cansado à sua próxima escala. Ande de trem entre Madri e a Andaluzia; aproveite o TGV na França (e entre Paris e Barcelona); use os trilhos para fazer seu périplo pela Itália; não pense em outro meio de transporte de Paris à Bélgica e à Holanda; explore a Alemanha e veja as paisagens mais bonitas da Suíça. Os passes de trem são práticos e flexíveis. Mas quem se der ao trabalho de fuçar pela internet, pode comprar passagens avulsas por tarifas compensadoras. Compre nos sites das companhias ferroviárias dos países de origem ou destino de cada trecho. O da Espanha é www.renfe.com; da França, www.sncf-voyages.com; da Itália, www.trenitalia.com; da Alemanha, http://www.bahn.de/international.

Carro: viagens descompromissadas

A popularização do GPS deu mais um empurrãozinho para a nossa natural preferência pelo carro. Só que o carro dificilmente se adapta à viagem-padrão do brasileiro pela Europa. Carros em cidades grandes são um estorvo; o GPS não encontra vagas para estacionar nem prevê engarrafamentos. No inverno, a capa de gelo nas estradas montanhosas é um stress que tira boa parte da graça da paisagem.

Use o carro para vagar – com calma e sem compromissos – por regiões do interior ou da costa pontilhadas de vilarejos e de desculpas para sair da estrada principal. O segredo de boas viagens de carro é delimitar a região a ser explorada, montar bases e tomar a rota das estradas lentas e realmente panorâmicas. E vá com tempo sobrando: lembre-se que na vida real a gente naturalmente leva bem mais tempo do que o indicado pelo Google Maps.

Deixe para alugar o carro naqueles dias que você separar para explorar a Toscana, a Provence e a Côte d'Azur, Portugal (até Compostela), a Andaluzia, a Estrada Romântica alemã, a Sicília, a Costa Amalfitana, o vale do Loire. Em vez de dormir um dia em cada lugar, divida a viagem em duas ou três bases, e perca-se pelos arredores.

Leia mais:

325 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Dominique
DominiquePermalink

Olá Ricardo, coisas boas devem ser sempre elogiadas então....Parabéns pelo site!
O meu marido fará um curso em Barcelona apartir de 11 de janeiro 2011. Pensamos em sair do Brasil no dia 25/12 e viajarmos até o dia 10/1, onde eu voltaria para o Brasil.
Pensei inicialmente em fazer Brasil-Roma (26-28/12 - 3dias/2noites), de trem para Veneza (28-30/12- 3 dias/2 noites), voar até Paris e ficarmos do dia 30/12-3/1 (5 dias/ 4 noites), no dia 3 ir de avião até Madri, ficarmos do dia 3-6/1 e de Madri ir de trem até Barcelona, onde eu passaria 5 dias/4 noites e voltaria.
Minhas dúvidas são:
1.seria mais interessante não ir para Veneza, para aumentar os dias nos outros lugares?
2. A ordem do passeio dos lugares( logística) está razoável?
3. Daria para incluir alguma das cidade citadas no trecho feito pela passagem transatlantica?
Obrigada wink

Carla Torres
Carla TorresPermalink

Ricardo, Pretendo viajar pelo Sul da Alemanha e conhecer alguns locais da "Rota Romântica". Só devo ter 6 noites para este trecho. Duas perguntas:1 - Vc acha que alugar um carro vale à pena neste trecho? 2 - Não quero fazer maratona, quero ter o direito de fazer algo mais descomprometido, gostaria que vc me dissesse quais locais são os mais interessantes para serem prioridades (fico perdida Füssen, Friburgo, Heidelberg entre tantos outros...

Cristina BB
Cristina BBPermalink

Olá Ricardo,
Estou indo para Praga no dia 22 de setembro para acompanhar meu marido em uma viagem de trabalho. Ficaremos hospedados em Praga por 10 dias. Além de conhecer a cidade - com as ótimas dicas aqui do site- gostaria de dicas de viagens diárias para cidades próximas ou de passeios que possa fazer durante o dia, já que estarei sozinha. Outra dúvida é quantos dia deveria destinar para conhecer Budapeste.
Obrigada e aguardo retorno

Manoela
ManoelaPermalink

Oi Ricardo!
A fama do teu blog não é em vão! É realmente muito bom!
Não sei se podes me ajudar, mas em abril vamos passar 30 dias na Europa e estamos com dificuldade no trecho BARCELONA - TURIM. Todo mundo nos diz que não existe trem direto, ESPANHA-ITÁLIA....
Podes nos dar alguma dica? Não queremos fazer este trecho de avião, mas de trem.
Obrigada!!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

É uma viagem longa demais. Nâo ache que você vai curtir a paisagem, porque não vai. Melhor ir de avião.

O site da Renfe teoricamente vende passagens Barcelona-Turim, mas neste momento não está aceitando cartões brasileiros.

luis
luisPermalink

BArcelona a Paris... Qual a melhor opcao: TREM ou Aviao ?

Viaje na Viagem
Viaje na ViagemPermalink

Avião.

Fran
FranPermalink

Acabei de fechar meu voo pela Air France, com 2 paradas. Os trechos são SP - Veneza - Paris - Madri - SP e saiu 60 dólares mais caro que o trecho SP - Madri (ida e volta). Valeu muito a pena e já pude organizar o meu roteiro desde já, além da praticidade de não ter que voltar à cidade da chegada para retornar ao Brasil. Dica do VnV grin

Rejane
RejanePermalink

Ôi Ricardo!
Estou organizando a viagem de um sobrinho para janeiro (Lisboa, Sevilha, Granada, Barcelona e Madri - nessa ordem - num total de 14 dias sem contar o primeiro e o último), seguindo as suas dicas, mas surgiram dúvidas:
1.Tem um trecho Granada-Barcelona que pensei em aconselhar o trem noturno -Trenhotel já que é a 1a vez que ele vai à Europa e penso ser uma viagem interessante, ainda mais que a idéia é comprar um passe de 3 dias (os outros trechos seriam Madri-Barcelona e Sevilha-Granada, diurnos). Vc acha que seria bom ou um vôo Vueling, por ex, é mais interessante?
2.No caso da compra do passe como são feitas as reservas para os trechos, apenas nas estações ou é possível via internet?
3. É interessante alugar um carro para fazer o trecho Lisboa-Cascais-Sintra num só dia? Eles terão apenas 4 dias e querem aproveitar o tempo.
4. O roteiro tem 4 dias de Barcelona e 3 dias e meio de Madri, é suficiente no inverno?
Muito obrigada mais uma vez.
Um abraço.
Rejane

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Não gosto de trem noturno. Acho estressante e, especialmente na Espanha, inseguro.
Não recomendo passes. As reservas são caras. Tem que fazer ao chegar, fazendo por aqui saem ainda mais caras. Melhor comprar ponto a ponto.
Cascais no inverno não tem graça. Concentrem-se em Sintra, há poucas horas de sol no inverno.
Pro meu gosto, é muito corrido. Para 14 dias eu recomendo escolher entre Madri e Barcelona, está neste post:
https://www.viajenaviagem.com/2007/07/14-dias-em-portugal-e-espanha-pra-carol/

Rejane
RejanePermalink

Valeu Ricardo! Obrigada!

Marcelo
MarceloPermalink

Pessoal, não estou conseguindo ver no site da trenitalia passagens entre Milão e Florença, por acaso o site está dando problemas, ou eu que estou fazendo alguma bobagem? Estou colocando a data dentro do prazo máximo pedido no site mas simplesmente não tenho qualquer informação. Help!!!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

O site encrenca com cartões brasileiros, infelizmente.

ADRIANO CARDOSO
ADRIANO CARDOSOPermalink

Ricardo, desde já agradeço suas dicas.
Tenho marcado somente ida no dia 15/05/11 para a Europa e volta no dia 30/05. Pretendo visitar dois amigos; um em Rennes na França e outro em Roma. Pretendo ficar uns 2 a 3 dias em Paris com minha esposa e outros tantos em Rennes. Depois, vou para Roma. Que cidades acha imperdíveis nesse caminho da França para a Itália. Me falaram de Lion, Turin mas não tenho idéia do que escolher. Ainda, vale a pena começar por ROma e região e subir pra França ? tanto faz? Já viu que to perdidão, né ? Agradeceria também se me ajudasse quais os trechos uso carro, trem ou avião (eterna pergunta, né ?) Super obrigado, de qualquer forma.

Grande abraço.

Adriano Cardoso

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Você está perdidão mesmo, Adriano. É uma viagem sem pé nem cabeça. Primeiro defina os seus objetivos. Estude a Europa, não fique alugando os outros para isso. Uma viagem "pelo que houver de mais interessante entre Rennes e Roma" não faz o menor sentido.

Leia também:
https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

https://www.viajenaviagem.com/2007/11/abaixo-o-maraturismo/

ADRIANO CARDOSO
ADRIANO CARDOSOPermalink

Ricardo, que agressividade !
Não esperava tanta grosseria.
Vi vários comentários muito bem feitos e realmente acho que você perdeu a mão.
Não precisa se "incomodar" em me responder pois acho que o que você quer mesmo é promoção.
Me perdoe ter ocupado seu preciosíssimo tempo e ter "te alugado" pelos intermináveis 2 minutos que despendeu de atenção a esse email.
Tenha um bom dia.

Regis
RegisPermalink

Tem cada um que aparece... O blog tem informação pra caramba mas não são capazes de pesquisar e ler!

Francisco
FranciscoPermalink

Então, bastaria fazer referência às informações já postadas...
Mas, falar em "alugar os outros" é sim muita grosseria. Lamentável...

Julia
JuliaPermalink

Ricardo, estou comprando bilhetes de trem na renfe.com, para mim e meu namorado. Eu tenho menos de 26 anos e ele mais. No momento da compra aparecem as opções: adulto (acima de 26) e carnetjoven(o que é isso?) e abaixo uma janelinha onde diz: f.numerosa O que eu devo marcar em cada um? Esse blog arrasou viu? Parabéns!!!!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Tente o carnet joven.

Como alugar carro na Europa « Tô na terra da rainha!

[...] Europa: avião, trem ou carro? Carro na Europa – dicas do André Lot. [...]

Marcelle
MarcellePermalink

Pessoal,
Oi, tudo bem?
Alguém já voou pela Condor? Estou pensando em pegar um voo da Condor para ir de Salvador (Bahia) para Amsterdã, com escala em Frankfurt, mas tudo que sei é que é uma empresa alemã. É confiável? Não conheço ninguém que tenha voado por ela...
Abraço,
Marcelle

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

É da Thomas Cook, uma megaoperadora inglesa de pacotes.

Não espere serviço, é uma viagem charter. Horários podem ser mudados pela cia. e não há a possibilidade de ser reacomodada em vôos de outras cias.

http://en.wikipedia.org/wiki/Condor_Flugdienst

Anne Jacqueline S. de Sales

Riq,
No trecho Barcelona-Madrid qual a melhor opção?
Abrçs

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Anne Jacqueline! Aqui quem fala é a Bóia. O Comandante escreve o post com tanto cuidado, vamos prestigiar wink Sua resposta está no texto!

Stéfano Fiúza
Stéfano FiúzaPermalink

Oi tripulantes!!

To meio encucado com minha mala no trem.

Procurei no site da RENFE sobre o quanto posso levar de "equipaje"... Li que um total de 20kg em no máx 3 volumes... Isso é conferido mesmo ou passa batido???

A mala fica comigo, por perto??

Vou de AVE de Madrid para Sevilha!

Obrigado,
Stéfano

Andre L.
Andre L.Permalink

Não são 3 malas de 20kg?

Seja como for, em geral não pesam malas para vc levar no trem, mas no caso do AVE várias estações têm controle de raio-x, e sua mala precisa ter dimensòes normais que caibam na esteira e máquina. E, claro, vc precisa de ser capaz de movimentar as bagagens sozinho.

Quanto ao lugar onde são acomodadas as bagagens, depende do modelo específico do seu trem. Alguns tem áreas maiores na entrada para acomodar várias bagagens, outros tem mais espaço entre os bancos. Não dá pra levar no corredor ou, no caso de malas grandes, no gradil acima dos assentos.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Stéfano! Viaje leve! Mala pesada e trem não combinam! Uma mala média de quatro rodinhas é tudo o que o Comandante recomenda!

https://www.viajenaviagem.com/2010/07/vacina-contra-febre-amarela-nao-espere-ate-precisar/

Letícia Assreuy
Letícia AssreuyPermalink

Riq e trips,
Alguém saberia me dizer da possibilidade de fazer o trecho Londres (na verdade, de Dover - Inglaterra) até Amsterdã de barco/navio? Se isso fosse viável, quanto tempo mais ou menos eu gastaria de Londres até Dover? Abraços!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Letícia!

A viagem dura o dia inteiro ou a noite inteira. A viagem combina trem com ferry boat.

Veja aqui:
http://www.seat61.com/Netherlands.htm#train+ferry

Joao Carlos
Joao CarlosPermalink

Ola Ricardo, estou com passagem comprada como marinheiro de primeira viagem,para Lisboa em 16 de março regressando no dia 20 de abril, com chegada e saida por Lisboa.
O que vc recomendaria como roteiro de viagem,alugando um carro estando apenas eu e minha esposa.
Daria para ir a Portugal,Espanha,Italia e França ou vc acha muito cansativo?
Grato pela atenção
João Carlos

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, João Carlos!

Aqui quem responde é A Bóia. O Comandante escreveu superclaro nesse texto. Carro não é pra dar a volta à Europa! Lamento, mas ele não vai mudar de opinião só porque você está perguntando grin

Aproveite e leia tudo desta página:
https://www.viajenaviagem.com/europa/europa-como-quando-quanto-tempo/

Joao Carlos
Joao CarlosPermalink

Agradeço sua informação e se vc acha eu tambem passo a achar .
Poderia me informar se fazer Lisboa-Madri-Barcelona-Roma, subir de carro até Veneza ou Milão e dai de avião até Paris , o que faria depois para regressar a Lisboa, ir de avião até o Porto e descer de carro até Lisboa.
Como disse anteriormente minha chegada a Lisboa sera no dia 16 de março e retrono por Lisboa no dia 20 de abril.
Valeu pela dica de não ir de carro...foi muito util essa informação.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, João Carlos! Por que não Paris-Lisboa?

Joao Carlos
Joao CarlosPermalink

Analisei este roteiro escutando suas dicas e persquisando os sites que vcs indicaram aqui no blog.
Que tal o roteiro abaixo:
Lisboa - 16-17-18-19 Lisboa - Madri : avião
Madri -20-21-22-23 Madri - Paris : avião
Paris -24-25-26-27-28 Paris - Veneza: avião
Veneza -29-30-31 Veneza - Roma : carro
Parma -01 Roma - Barcelona : avião
Pisa -02-03 Barcelona - Porto : avião
Fiorenza-04-05 Porto - Lisboa : carro
Roma - 06-07-08-09-10
Barcelona- 11-12-13-14
Porto - 15-16-17-18-19-20

A maior complicação é que o aeroporto em Paris, é o Orly e não sei se fica longe do centro de Paris?

Agradeço do fundo do coração a ajuda e a atenção dada por vcs.

Valeu, o que for preciso em termos de Orlando nos EUA tenho alguma experiencia e inclusive acabei de retornar de lá e deixo a dica aos seus leitores que os apartamentos para alugar em Kissime de 3 quartos estao na faixa de 50 dolares,e tem hoteis tambemem Kissime cobrando 180 dolares a semana e estao localizados a 3 milhas dos parques e a 1 milha da alto estrada A4 que te leva rapidinho a todas as partes de Orlando, fica muito melhor que alugar quartos em Hotel na International Drive.

Angela Arten-Meyer
Angela Arten-MeyerPermalink

Oh, Joao, nao esqueça a Alemanha!!!

Joao Carlos
Joao CarlosPermalink

Analisei este roteiro escutando suas dicas e pesquisando os sites que vcs indicaram aqui no blog.
Que tal o roteiro abaixo:
Lisboa – 16-17-18-19
Paris -24-25-26-27-28
Veneza -29-30-31
Parma -01
Pisa -02-03
Fiorenza-04-05
Roma – 06-07-08-09-10
Barcelona- 11-12-13-14
Porto – 15-16-17-18-19-20

Lisboa – Madri : avião
Madri – Paris : avião
Paris – Veneza: avião
Veneza – Roma : carro
Roma – Barcelona : avião
Barcelona – Porto : avião
Porto – Lisboa : carro

A maior complicação é que o aeroporto em Paris, é o Orly e não sei se fica longe do centro de Paris?

O que vc acha?

Desculpa-me os erros que me fizeram repetir essa mensagem.

Tenha uma boa noite e um feliz final de semana.

Magrineli
MagrineliPermalink

João vamos lá:
João, vamos lá. Para mim o tempo em Lisboa, Madri, Paris e Veneza está ok. Pisa é mal mal 1 dia (vc vai, vê a torre, roda a cidade e ok). Eu tiraria um dia de Pisa e dois de Porto para curtir a Toscana como ela DEVE ser curtida (foi nossa última viagem aqui). 2 ou 3 dias completos em Florença e faça pelo menos 2 dias de bate e volta de carro pela Toscana, q vc não vai se arrepender: Siena e o clima de corrida do PALIO, Cortona e todo seu charme retratado no livro "Sob o sol da Toscana", San Gimignano e seus muros fortificados, torres e o bicampeão mundial de sorvetes.Isto entre outras cidades q vc faz cada uma por meio dia.Dos 4 dias q sobraram para Porto, eu usaria 2 e no máximo 3, indo de carro par Lisboa e passando pelo menos um dia em Sintra, q é a maravilhosa cidade dos Castelos portugueses. Tente encaixar também um bate e volta em Coimbra. Se quiser fotos de tudo isso q lhe contei, é só pedir. Falou...

Rosely
RoselyPermalink

Olá Magrineli, parece que vc conhece bem e talvés possa me ajudar. estou indo para Portugal com meu namorado e vamos ficar em Lisboa e Porto. Gostaria de saber qual é a melhor forma de fazer o deslocamento de Lisboa para o Porto. A partir do Porto nós gostariamos de dar uma passada em Coimbra tb... Existe trens que interligam essas cidades ou é melhor usar avião ou carro?

Se puder me dar dicas, agradeço muito!

Se outras pessoas tb tem dicas, não se acanhem por favor!

Abraço,

Lucia
LuciaPermalink

João Carlos,

Eu acho que ficar em Pisa só vale a pena se você tiver um interesse muito específico. Pisa é do lado de Firenze. Vale a pena você montar a base em Firenze e daí fazer a área da Toscana.
O aeroporto de Orly é mais perto de Paris do que o charles de gaulle. Só pegar um trem ou um táxi para o seu hotel.

andrea
andreaPermalink

Não sei qual o seu planejamento ou seus interesses, mas Barcelona para mim e meu esposo em tres dias foi mais do que bom, assim como Porto. Isso considerando o dia inteiro. Dois dias inteiros, por exemplo, em Porto, foram suficientes, e olha que gostamos mais de museus, partes históricas e o bom vinho, é claro. Quanto à Lisboa, se não quiser fazer nada correndo, considerando que o primeiro dia é meio perdido, tá legal. As demais cidades não conheço à exceção de Paris, mas só ficamos na França, quando ficamos sete dias em Paris e oito no interior da França, borgonha e Vale do loire.

Lu
LuPermalink

Eu transferiria 1 dia de Roma p/Florença.
Tb acho 6 dias no Porto mto tempo. Pq vc ñ aproveita que está indo de carro do Porto p/Lisboa e vai parando pelo caminho?

AndreC
AndreCPermalink

Acho que dois dias em Pisa é muito. Na minha opinião, basta dar uma passadinha lá ...smile

Andre L.
Andre L.Permalink

Esse é o "problema": há coisas legais para fazer nos arredores e em Pisa, mas todo mundo só quer dar "uma passadinha" no Campo, onde fica a torre, e aí nÀo dá para aproveitar a cidade. Recomendo caminhadas sem compromisso do outro lado do rio e uma escapadinha a Livorno, muito próxima se vc estiver de carro.

Cristina
CristinaPermalink

Estou com o André L. Quem passa por Pisa, não anda pela cidade, não sente o clima universitário, não descobre vielas, não vê o charme que a cidade tem. E ainda pode ir a Lucca. Dias generosos para cada cidade, que da lista não conheço Parma e Porto, logo, feliz é vc que tem tantos dias. Ah, siga a sugestão do Magrinelli - tira 1 dia de Lisboa para conhecer Sintra.

Mari Vidigal
Mari VidigalPermalink

Ai, vou palpitar tbm!!!
Em Lisboa, com 4 dias dá fácil para vc fazer um MARAVILHOSO bate e volta para Sintra. Não deixe de visitar o Castelo de Sintra e um outro que chama "regaleiras" (ou algo bem parecido.) Esse lugar tem um jardim que parece historia de criança, é repleto de portas secretas, labiritos... e etc... passamos umas tres horas ali e saímos bem tristes, queriamos ter ficado mais!
Em Lisboa, vá até belem e peça dois ous tres pasteizinhos.... hummm, dá agua na boca só de pensar!
Não conheço Porto, mas tiraria um ou dois dias dali e colocaria em Coibra, que é um maximo! Fátima tbm vale a visita!
Tire um dia de Pisa e coloque mais um em Florença!
E Madrid?? Você não vai parar?

Orly não fica mto longe de Paris não, e é super acessível. Vc não terá problemas!

Se quiser dicas de Madrid e Barça, tem muita coisa bacana no meu blog:
ideiasnamala.wordpress.com

Espero ter ajudado,
Abraços

Sheila
SheilaPermalink

O lugar se chama Quinta da Regaleira. É lindo mesmo. Dá pra passar uma tarde fácil ali.

Jackie
JackiePermalink

João, ficando 4 dias em Lisboa vc pode fazer dois dias de passeios bate-volta, pois dá tranquilamente. Em um dia eu vi tudo em Lsiboa, ficou faltando apenas a parte do oceanário, mais longe da cidade.

Em Paris eu saí pelo Orly, e estava hospedada em Saint Michel. Tínhamos chegado de trem, pelo Eurostar, então não sabiamos bem com ir ao aeroporto. Tinha uma opção de pegar o o Orlyval (que era tipo uns 9 euros por pessoa) e depois o trem (RER B), mas pelo preço ia sair quase o mesmo se fossemos de táxi (eramos dois) e seria mt mais confortavel. Por isso fomos de táxi.

Joao Carlos
Joao CarlosPermalink

Gostaria de agradecer a todos as informações que me foram muito uteis, obraigado mesmo do fundo de meu coração.
Valeu pessoal... depois informo como foi essa minha primeira experiencia de Europa.

Juliana P. Galvao
Juliana P. GalvaoPermalink

Olá Ricardo,

Descobri seu site a pouco tempo. Vou fazer meu primeiro mochilão sozinha agora em setembro/outubro e estou em dúvidas quanto alguns percursos. Tava pensando em fazer o seguinte:

Brasil x LISBOA(Voo da TAP)
Lisboa x ROMA(Conexão da TAP)
Roma x FLORENÇA(trem)
Florença x PISA x Florença (trem)
Florença x PARIS(trem noturno)

A partir de PARIS começam as minhas dúvidas, pois ainda pretendo conhecer Londres e Amsterdam. Estou em dúvida sobre qual seria a melhor sequencia (em relação custo x tempo x benefício). Depois de Paris, seria melhor seguir para:

Paris x Londres (Eurostar)
Londres x Amsterdam (trem ou voo Low Cost???)
Amsterdam x Brasil

Ou,

Paris x Amsterdam
Amsterdam x Londres (trem ou Low Cost???)
Londres x Lisboa (low cost)
Lisboa x Brasil (voo da TAP)
-> Desta forma seria ida x volta por lisboa.

Obrigada,

Juliana

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Juliana! Aqui quem fala é A Bóia, assistente inflável para respostas do Ricardo Freire.

Infelizmente é impossível analisar roteiro a roteiro. Mas pelo que você escreve já dá para ver que não está levando em conta nem o que o Ricardo escreveu neste próprio post! sad

Leia todos, mas todos os posts desta página, com atenção, e você aprenderá tudo o que precisa para montar sua viagem à Europa:
https://www.viajenaviagem.com/europa/europa-como-quando-quanto-tempo/

Boa viagem! grin

Andre L.
Andre L.Permalink

Recentemente ajudei um casala organizar uma viagem aqui pela Europa e, apesar de não serem novidades, talvez as dicas ajudem outros.

A lógica mais óbvia dita que cidades devem ser visitadas em uma "ordem" que seja geograficamente coerente, como em um mapinha ao qual se ligam os pontos mais próximos até ter uma rota sobre a qual então se decide por qual "ponta" começar.

Venezia e Wien, München e Zürich, Dublin e Glasgow são exemplos de cidades com conexões complicadas e demoradas - vôos caros, outros meios difíceis de se organizar.

Uma ideia simples que resolve muitos problemas é fazer rotas em zigue-zague em vôos diretos. Com a explosão de low-cost, muitas vezes compensa fazer uma ordem mais "absurda" como Madrid-Wien-Amsterdam-Venezia-Paris do que enfileiras essas cidades na ordem e tentar achar a todo custo uma conexão difícil de trens ou vôos que tomam o dia inteiro com conexões.

Aliás, a ideia do zigue-zague é ótima para eliminar uma segunda fonte de problemas: vôos internos que precisam de conexões e dão "chabu" ao se tentar enquadrá-los no bilhete intercontinental. Fica a dica...

DANIELA
DANIELAPermalink

Olá Ricardo,

Adorei as suas dicas.

Eu e meu marido iremos para Viena (3 noites), Praga (3 noites)e Berlim (4 noites).Temos pouco tempo, pois estaremos aproveitando a páscoa para viajar.

A minha dúvida é qual seria o melhor meio de locomoção de uma cidade para outra.

Os trens são de fácil acesso, mas nestas regiões (pelo que estudei) são velhos e demorados, em contrapartida com carro teremos dificuldade de estacionamento.

Portanto, gostaria de algumas informações para poder decidir:

1- Os trens são mesmo ruins e demorados nestes trechos? Consigo trens mais rápidos?
2- Qual o custo normal da viagem de trem? Consigo comprar adiantado e com preço promocional? Consigo comprar na hora?
3- Quanto de bagagem se pode levar nos trens?
4- Qual o perigo de viajar de carro nestes trechos? Como são as estradas? E as placas são em inglês?
5- Como funciona para estacionar um carro nestas cidades?
6- Consigo locação de carro com preços promocionais? A tarifa de um país para o outro é muito cara?

Agradeço a atenção.

Daniela

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniela!

Os três trechos são melhor feitos de trem. As viagens duram menos entre 4 horas e meia e 5 horas. Não são trens rapidíssimos, mas não são tão lentos assim. Pense que uma viagem de avião de 1h acaba levando 4 horas por causa dos deslocamentos e antecedências necessárias.

Veja como comprar a passagem de Viena a Praga aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2010/12/viena-a-praga-de-trem-como-comprar-passagem-pela-internet/

De Praga a Berlim compre em http://www.bahn.de/international , com um mês de antecedência. A passagem leva 3 semanas para chegar pelo correio. Se não dispuser dessa antecedência, tente comprar nas ferrovias tchecas: https://www.cd.cz/eshop/default.aspx

Carro não é para esse tipo de viagem; carro é para fazer viagens pelo interior. Releia o post!

Anderson e Mariana
Anderson e MarianaPermalink

Prezados Ricardo e amigos do VnV. De tanto ouvir as dicas de viagem aqui na rádio no Rio e resolvi entrar no site e.... Não consigo parar de ler !!!! Já li uns 12.345 mil artigos e posts e não paro. Parabéns a todos os envolvidos neste site ! Bom, eu e minha filha de 15 anos devemos embarcar no dia 22/12 para a Europa e retornar dia 17/01 e as dùvidas são inúmeras e as opções também. A única questão que minha filha faz (presente de 15 anos rsrsrs) é o réveillon em Paris. Já estive na Europa há muitos anos e quero aproveitar a oportunidade e proporcionar algumas experiências para ela que, para mim, foram inesquecíveis como: albergues e mitfahrcentrale. Portanto, as cidades que quero levá-lá são: Lisboa, Roma, Paris e Berlin, sujeito a alguns "bate-volta" em cidades vizinhas. Já li muito aqui mas as dúvidas principais são a cidade de chegada e na Europa e volta ao Brasil, os dias dedicados a cada uma das "cidades-sede" e a ordem do roteiro (pouco, né ? rsrsrs, desculpem-me). Pretendo comprar tudo pela web ou montar todo o roteiro e depois levar numa agência para "apararem as arestas", como li aqui. Vocês podem me ajudar ? Grande abraço e até breve.

Luiz
LuizPermalink

Bom dia Ricardo
Por favor, eu e minha esposa vamos fazer em 25 noites a Rota:
Barcelona - Roma - Florença - Veneza - Zurich - Paris
Quais os trechos que devo fazer de trem ? Este é um trem especial ou um trem comum ?
Onde posso comprar com antecedência estas passagens?

Muito obrigado
Luiz

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luiz! Aqui quem responde é A Bóia. Leia atentamente o post acima para esclarecer suas dúvidas!

Leia também os outros posts da série:
https://www.viajenaviagem.com/category/trem-na-europa

Luiz
LuizPermalink

Boa tarde

Em minha viagem à Europa, como todo mundo pretendo, levar Euros em espécie e em travelers também, mas um guia da Itália que comprei (publicado por um jornal de grande circulação em São Paulo), diz que os travelers estão cada vez mais em desuso na Europa!
Neste caso só me restaria levar Euros em espécie e trabalhar com cartão de crédito ?
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luiz! Veja as dicas do Ricardo Freire para despesas no exterior https://www.viajenaviagem.com/2011/03/iof-o-que-muda-para-o-viajante/

Sofia
SofiaPermalink

Olá, turma da Bóia! Pretendo viajar 15 dias pela Europa em julho com mais duas amigas (confesso que estou um pouco atrasada). Queremos ir a Londres, Paris e Berlim, se possível esticando até Praga. Porém não consigo me decidir por onde chegar, levando em conta preço e tempo. Alguém tem uma sugestão: SP-Londres aéreo e depois trem p/ as outras cidades? SP-Paris e os outros trechos tb aéreos? Alguém já foi de trem p/ Praga, partindo de Berlim?

Camila de F. C. Martins

Olá! EStou com muitas dúvidas! Vou pra Portugal em julho e quero passear pela Espanha! Já fiz reservas em hoteis em Barcelona e Madrid! Em Barcelona fiz para o dia 18 a 23 de julho e em Madrid para 23 a 26 de julho! Agora estou com dúvidas quanto a forma de ir para Barcelona. Sei que a forma mais rápida e barata de ir Lisboa para Barcelona seria o aviao, mas estou com muito medo de passar pela imigração novamente na Espanha! Sendo assim qual a melhor forma de chegar em Barcelona? O onibus seria muito cansativo? Ou seria melhor ir de trem até algum lugar, dormir e depois seguir viagem de trem até Barcelona? Prefiro gastar um pouco mais a passar pela imigração na Espanha!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Camila! Vôos entre Portugal e Espanha são "domésticos" dentro do Espaço Schengen; não há necessidade de nova imigração. As conexões ferroviárias entre Portugal e Espanha são péssimas, vá de avião.

Camila de F. C. Martins

Obrigada! Vou comprar avião mesmo! Sabem se a Vueling é uma boa companhia?

Andre L.
Andre L.Permalink

Boia, Riq e trips: não sei se vcs já conhecem um novo site/app que ajuda bastante a planejar roteiros - o www.rome2rio.com . Seria mais um site de OTA, mas não é: o enfoque deles é mais o de mostrar opções de meios de transporte como trem e avião, ao invés de se focar em preço e venda de trechos.

Ainda está em fase beta, mas vale MUITO a pena uma consulta, principalmente para quem está planejando viagens terrestres na Europa. Vc coloca origem e destino e ele busca em uma série de fontes as opções, de vôos low-cost a trens a direção, e depois, sabendo quem voa ou oferece trens para onde, é muito mais fácil consultar os sites das cias. envolvidas.

Pedro
PedroPermalink

Olá Ricardo, sou um apreciador de suas dicas. Estou planejando para as férias de final de ano uma viagem pela Europa de carro com a familia (eu, a patroa e a criança). Nosso objetivo é chegar em Linz, na Austria. A idéia inicial é baixar em Madri, após um ou dias dias pegar um carro e partir em direção a Catalunia, seguir no sentido da França (Pirineus no inverno? O que vc acha?) e beirar o Mediterraneo até a Itália. Alí surge uma outra dúvida, seguir em direção à Suiça (que ainda não conhecemos) ou atravesar o norte da Itália até Verona (ja passeamos pelos principais pontos dessa região de trem, pode ser que de carro seja outra coisa...), para então seguirmos para a Austria. A principio pretendo realizar esta viagem em 15 ou 20 dias. Gostaria que, se possível, vc comentasse este roteiro....abçs Pedro

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Pedro! Se você ler o texto com atenção, vai ver que este é justamente o tipo de viagem de carro que o Ricardo Freire não endossa. Não é a praia dele, lamentamos grin

Denise
DenisePermalink

Queria pedir ajuda nos deslocamentos, na ordem e transporte:
Londres - 7 dias
Grécia - 3 avião
Croácia - 2
Budapeste - 3
Viena - 3

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Denise! Não existe "Grécia em 3 dias" nem "Croácia em 2 dias". Você conseguiria fazer "Santa Catarina" em dois dias ou a "Bahia" em três?

O único trajeto desses que pode ser feito de trem é entre Budapeste e Viena.

Mas você ainda precisa estudar muito, muito, muito o seu roteiro!

Comece lendo todos os posts desta aba:

https://www.viajenaviagem.com/europa/europa-como-quando-quanto-tempo/

Denise
DenisePermalink

Grécia é apenas em Atenas. Croácia só Dubrovnik.
Queria saber apenas a melhor ordem no leste europeu.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Denise! Ainda assim é uma viagem confusa e cara. Você teria que viabilizar Londres-Dubrovnik-Viena-Budapeste-Atenas. Só Viena-Budapeste dá para fazer de trem. Lembre-se que cada deslocamento praticamente toma um dia inteiro.

Ney
NeyPermalink

Olá!

Estou passando algumas semanas em Berlim e vou fazer uma pequena viagem pro leste europeu. Minha ultima cidade seria Praga, e planejo pegar um trem de la pra voltar pra Berlim. Estou no site da DB e pelo visto é pra entregar o bilhete pelo correio, é isso? Nao estou com endereço fixo, e nem tenho impressora a mão. Alguma dica de como devo proceder pra finalizar a compra deste bilhete? (seria pro dia 5 de agosto).

Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ney! Já que você está aí, tente comprar no guichê de uma estação...

Ney
NeyPermalink

Fiz isso, perfeito... Obrigado!

Jorge
JorgePermalink

Olá Bóia,

Em outubro irei para a França e pretendo fazer uma viagem de trem de Paris a Amsterdam, e resolvi comprar meu bilhete pelo site da Rail Europe que, pelo que andei lendo, é bem conceituado e um dos mais confiáveis. Porém, venho tendo dificuldades para comprar meu bilhete, no momento de efetuar o pagamento, está ocorrendo o seguinte erro:

"Payment failed
Please check you have properly fill in the form and make sure you use an international card. Local debit or credit card; even if it is VISA or MasterCard branded are not accepted.
Authorization failed : Please re-try with a different credit card."

Já tentei com Amex, Visa e Mastercard, todos internacionais e com autorização do banco, mas para todos ocorre esse mesmo erro.

Gostaria de saber se você já se deparou com algo assim nesse site, e se tem alguma dica ou outra opção de site (ou até mesmo agência de viagem) confiável, onde eu possa comprar meu bilhete de trem.

Obrigado pela atenção, e espero que possa me ajudar.

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Jorge! O Comandante acabou de publicar um post atualizadíssimo e explicadíssimo sobre trens na Europa. Pesque as dicas frescas de lá: https://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-trem-na-europa/

Aline
AlinePermalink

Bom dia,
Li alguns posts acima onde o Ricardo dizia da dificuldade com os cartões brasileiros para compra de bilhetes.
Gostaria de saber se ainda acontece isso, mesmo o cartao sendo internacional e com autorização previa do gasto.

Para aqueles que já compraram direto nas empresas (Renfe, SNCF), foi facil, rapido e seguro? Como nunca comprei me sinto um pouco insegura. Abraços wink

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Aline! Consulte este post -- o Ricardo Freire explica direitinho como é a compra de passagens!
https://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-trem-na-europa/

Bruno Beltrão de Souza

Aline
Bom dia.
Este ano comprei pela internet os trechos Paris-Strasbourg ida-e-volta.No site da SNCF não consegui comprar pois , pelo que entendi eles não aceitam nossos cartões mesmo sendo internacionais.Mas,eles me direcionaram pro tgveurope.com que é aberto pros nossos cartões e tem as mesmas tarifas quando comparei na época...Bem seguro, fácil , e não precisa trocar pra embarcar.Comprando com antecedência, a diferença entre 1 e 2 classe é muito pequena , acho que vale a pena sim.
Bruno Beltrão.

Otoniel
OtonielPermalink

OLá gostaria de samo ir de Roma a Santa fiora,se de trem é a melhor opcao...e em relacao a precos.
obrigado

Kathy
KathyPermalink

Ola, vou viajar com meu esposo em segunda lua de mel, mas so teremos 15 dias pra visitar alguns pouquissimos lugares da Europa.
Pensamos no seguinte roteiro:
1) Frankfurt (avião)
2) Paris (avião)
3) Espanha (descida em Bacelona e iremos ate a cidade de Reus, aqui pensamos em alugar carro)
4) Portugal (avião e tbm onde passaremos 5 desses 10 dias, ficaremos em Evora)

Estamos lendo tudo da internet pra cometermos o minimo de erros passiveis de primeira viajem. Quais as dicas pra o transporte e sobre o roteiro?

Obrigada, e parabens pelo otimo blog!!!

Diego Borel
Diego BorelPermalink

Olá Ricardo! Estou impressionado com o tanto de informações que seu site disponibiliza! realmente, EXCELENTE!! Vou fazer um mochilão pela Europa (30 dias), partindo de Lisboa (3 dias), Barcelona (4 dias), Paris (3 dias), Londres (4), Amsterdã (3), Berlim (3), Praga (2), Budapeste (2), Veneza (1), Florença (1) e Roma (3,5 dias). Estou lendo todos os tópicos e pegando o máximo de dicas de cada cidade. Mas como é minha primeira viagem no velho continente, sempre surgem algumas dúvidas. Sobre o tempo em cada cidade, de modo que não fique muito corrido. Acho que consegui distribuir o tempo pra aproveitar o melhor de cada lugar, certo? Uma dúvida, em Londres, caso eu queira ir a Liverpool, somente para conhecer o museu dos Beatles e o Cavern Club, é possível fazer um bate-volta rápido? qual o melhor meio de transporte nesse caso? trem ou avião? estou lendo bastante os posts do site, mas essa dúvida está bem difícil de resolver..Caso tenha a disponibilidade de esclarecer algumas dessas dúvidas, ficaria muito grato! pode ter certeza de que indicarei a todos meus amigos e viajantes seu site! muito obrigado!! abraço!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Diego! Aqui quem responde é A Bóia, assistente do Ricardo Freire para perguntas.

Lamento informar que o seu roteiro está bastante fora do que o Ricardo Freire recomenda. Note que você perde um dia em cada deslocamento. E cada deslocamento encarece sua viagem. Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

Sobre o bate-volta a Liverpool:
https://www.viajenaviagem.com/2011/03/londres-liverpool-bate-volta-para-beatlemaniacos-dica-da-jackie/

Eugen
EugenPermalink

Oi, Ricardo.

Avião, trem ou carro? Que tal barco? smile Será que algum leitor já fez uma viagem de barco pela França? Existem várias empresas que alugam barcos (sem necessidade de licença) para passeios de alguns dias pelos canais. Considerando que não se paga diária de hotel, não é uma opção cara. Estou pensando nessa possibilidade e queria ver se rola alguma dica de quem já foi.
Abraços!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Eugen! Se você já localizou o caminho das pedras, vá adiante. Mas saiba que existem eclusas que precisam ser manejadas manualmente. É melhor ir com amigos que podem ajudar na tarefa. Ou fazer sua primeira viagem numa embarcação coletiva, em que haja marinheiros, para aprender e ver se você gostaria de fazer isso por conta própria.

Andre L.
Andre L.Permalink

Olha, eu já fiz isso com amigos holandeses (aqui também aluga-se vários barcos), e digo que é o tipo de experiência que vale mais por companhia legal ou pelo lado exótico do que pelo raciocínio "estou economizando o hotel".

Os barcos que se alugam sem tripulação não são lá muito confortáveis (em geral, pequenos e pode fazer bastante frio ou calor), e manobrá-los, embora não se exija licença, não é assim tão simples.

Sim, você não precisa de licença para certos barcos de diminuto tamanho, mas a lógica de navegá-los por canais é totalmente diferente, vc vai encontrar com mais tráfego fluvial que não vai ter muita paciência se vc estiver bloqueando uma eclusa ou passagem etc.

Eu não recomendaria a ninguém partir para um passeio desse sem alguma experiência náutica (jet-ski não conta) antes. Não porque seja periogos, mas porque vc vai acabar se estressando à toa.

10 dicas para planejar com antecedência sua viagem de um mês pela Europa Hoteis.com | Hoteis.com

[...] Viaje de trem pelos países. Prefira viagens noturnas, são mais baratas. Com planejamento antecipado encontrará até passagens diurnas por bom preço. Pois Low Costs cobram alto pela bagagem.  Veja ainda a dica do turista profissional Ricardo Freire: “Trem na Europa, onde vale onde não vale" [...]

Fabiola
FabiolaPermalink

Vou fazer uma viagem em Julho contemplando Croácia-Hungria-Rep Checa. Já pesquisei mas estou com dificuldade de encontrar ônibus ou trem noturno entre os trechos Zagreb-Budapeste e depois Budapeste-praga. Alguém já fez esses trechos via terrestre?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabíola! É roubada pegar trem no Leste Europeu. As linhas são lentas. São 8 horas de Zagreb a Budapeste e 7 horas de Budapeste a Praga. Melhor ir de avião.

Liliana Andriola
Liliana AndriolaPermalink

Oi Ricardo, vou fazer uma viagem por Paris-Praga-Munique-Berlim, saio do brasil dia 14 de fevereiro e estou precisando comprar a passagem de trem munique-berlim para o dia 1 de marco, pela Bahn, mas não consigo aparace que ela não esta disponivel para compra SOCORRO!Me ajuda por favor?!

Grande abraço

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Liliana! Aqu quem responde é a Bóia.

Você está usando as palavras certas? München e Berlin?

Coisas na Europa: trem ou avião « coisas de viajante

[...] Clique aqui para mais dicas e informações, no blog do Ricardo Freire (Viaje na Viagem). [...]