Carro na Europa: as dicas do A. L.

O A. L. escreveu um supercomentário no “post do Reginaldo Leme” de ontem, recheado de dicas quentes para quem quer viajar de carro pela Europa. Transcrevo na íntegra.

sinais

Em relação à definição de “roteiros” para viajar de carro, vou dar algumas opiniões (detalhe: eu adoro viajar de carro, e minha tendência de trocar o trem de alta velocidade pela autoestrada também é alta, tempo permitindo).

1. GPS. Sim, ele é uma mão na roda para mostrar o caminho de saída de determinada cidade ou para identificar a conversão exata em uma estradinha rural não sinalizada. Todavia, não esqueça do bom e velho ATLAS RODOVIÁRIO (os melhores na Europa sao os da série Michelin). Eles mostram com uma riqueza de detalhes as tais rotas panorâmicas, as estradas que por si só são bonitas o suficiente para justificar o desvio. Aí, você programa o GPS para esses roteiros, ao invés de digitar Hotel X na cidade Y – o que quase sempre te dará um roteiro em autoestradas para dirigir a 130 km/h. Se possível, alugue um GPS que funcione também como mapa, não apenas aquele em que você digita o endereço e ele mostra esqueminhas do tipo vire à esquerda, siga em frente.

2. Sinais de trânsito básicos na Europa. Existe um conjunto básico de sinais que são usados em toda a União Europeia e que vale a pena conhecer. O site https://www.ideamerge.com/motoeuropa/roadsigns/ é meio desatualizado no restante, mas se vc descer a navegação terá a lista dos sinais de trânsito. As principais diferenças do Brasil dize, respeito ao sinal de “proibido transitar”, que é um círculo com borda vermelha e fundo branco (e aí se a proibição for só para caminhões, por exemplo, será um círculo de borda vermelha, fundo branco e um caminhãozinho); “proibido ultrapassar”, que é o mesmo círculo com um carro vermelho e outro preto; direção proibida, que é um círculo todo vermelho com uma linha branca central, e os sinais de conversão, que ao invés de mostrarem o que é proibido, mostram o que é permitido e são postos em fundo azul. Enfim, tem outros detalhes fáceis de aprender em um mini-curso de sinais de trânsito de meia-hora mas não dá pra colocar aqui.

3. Estacionamento. A principal fonte de perrengues para motoristas desavisados. Exceto em cidades pequenas e no campo propriamente dito, presuma que estacionar na rua sem pagar ou ter uma autorização é proibido: procure um parquímetro (você coloca moedas e sai um ticket com a hora até a qual você está autorizado a ficar), ou um estacionamento pago com aquelas placas P em sinal quadrado com fundo azul. Não custa horrores, e você fica tranquilo.

4. Estradas panorâmicas e “mountais passes”. Comentei em cima sobre os atlas que põe um destaque nas estadas cuja paisagem por si só é atrativa. Valem realmente a pena os desvios, pois a “faixa de domínio” aqui é muito bem cuidada, nada de lixo, caçambas e mato alto. Em algum casos, a faixa de domínio é inexistente porque tem um paredão de rochas de um lado e um abismo do outro. Mas tudo é bem sinalizado. Os “mountais passes” são os pontos mais alto de estradas que cortam cadeias de montanhas, em geral precedidos e sucedidos por longas séries de curvas. Se o estômago vai bem (falo de até 42 curvas para subir e 35 para descer como fiz semana passada indo pra Cortina d’Ampezzo aqui na Italia), as paisagens são in-crí-veis, mas reserve tempo para isso e, claro, não se meta a subir uma estrada a 2.700m no inverno (os bons atlas indicam em que meses do ano essas estradas mais altas fecham).

5. Paradas gastronômicas, museus inesperados, cidades (in)comuns. O mais legal de ficar viajando de carro é exatamente a flexibilidade de descobrir lugares que ficam fora das principais dicas turísticas porque são afastados, remotos, difíceis ou impossíveis de chegar com transporte público ou simplesmente tratados como ‘comuns’. Você pode dar de cara com uma vilinha medieval que nào imaginava existir, um museu sobre aquele tópico que te fascina, um campo de girassóis ultrafotogênico ou uma igreja barroca que recebe visitantes quase toda para você. Além disso, quem aprecia a “culinária local do dia a dia” tem uma chance única de apreciar pratos e guloseimas locais.

6. Separe claramente os trechos “a conhecer” dos trechos “a percorrer”. Se a viagem tem distâncias longar a percorrer, faça uma distinção entre os dias/locais em que vai usar bastaaante tempo para conhecer paisagens locais e outras coisas, dos trechos em que você vai simplesmente “se deslocar”. Nesses últimos, escolha as auto-estradas e vá em frente. A idéia de “oba, estamos passando por Bordeaux, vamos entrar pra ficar meia hora e ver como é” não funciona e estressa.

7. Hotéis estrategicamente posicionados. Se você vai explorar uma região por vários dias e quer economizar, escolha hotéis que tirem o melhor proveito da sua “motorização”: na estrada ou com fácil acesso às rodovias. No Brasil, qualquer hotel 2 estrelas tem um pátio ou um matagal onde você pode estacionar seu carro, aqui na Europa hotéis em centros históricos simplesmente não tem nada. Então, aproveite que você está de carro e pague BEM menos em um desses hotéis de estrada se, que não tem tanto charme, te colocam na posição ideal para explorar os lugares.

8. Carro a diesel. É um detalhe, mas com exceção da Suíça, o diesel é muito mais econômico de ser usado em todos os outros países da Europa e, como não existe no Brasil carro de passeio a diesel, quase sempre associamos a pergunta do atendente da locadora “prefere diesel” com a oferta de uma caminhonete ou algo grande.

9. Reserve com inteligência e descole upgrades em locadoras. Para aluguéis de curto período (menos de 10 dias), fuja da agência de turismo e faça você mesmo o serviço de casa. A Europcar (.com / .it / .fr /.nl) é uma das mais competitivas e tem uma rede de atendimento legal. A AutoEurope oferece preços excelente e pré-pagos e, o que é mais legal, sempre tem promoções que incluem isenção de franquia ou, no caso de Itália, França e Alemanha, ausência de tarifas para vc pegar o carro em uma cidade e devolver em outra NO MESMO país. De qualquer forma, fica a dica: ao reservar, pule a primeira ou segunda categoria de minicar ou econômicos e reserve uma logo acima. A diferença em euros é pouca, mas o fato é que a maioria dos escritórios dessas agências não tem tanta variedade de carros assim (ao contrário dos EUA), então é provável que te ofereçam um upgrade sem cobranças a mais se você reservar uma categoria no meio entre os carrinhos e os full-sedans ou “carros de família”.

Obrigado, A. L.!

Leia também:

Europa: avião, trem ou carro?

113 comentários

Olá, há muito planejo viajar a Itália, mas penso em aproveitar e descer Paris, Suiça, Austria e a Itália, num prazo de até 30 dias. Li os posts e já pensava não em alugar um carro, mas comprar um carro usado (já vi vários no ebay)que dependendo do modelo e ano, pode sair de 100 euros até o luxo que quiser e puder, e logo sair bem mais barato. Terminado o passeio se não conseguir vender doa para alguém e vem embora. O que vc acha?
Há pessoal interessado em viajar para a Europa, pensei também, que poderíamos formar um grupo de 04 ou 5 pessoas e planejar uma viagem em conjunto, onde poderíamos alugar ou comprar em conjunto um carro (até mais sofisticado Pickup ex.)e ratear as despesas, e quem sabe conhecer boa parte da velha mãe.

Estou indo para Alemanha dia 07 de maio e vou alugar um carro até o dia 17, depois de ter fuçado tudo quanto é site, o mais em conta que achei foi a Hertz EUR 297,00, nos EUA até agora, a Enterprise, se alguém achar cois melhor please, posta aqui!

muito obrigada pessoal… jah deu p ter uma ideia…
amooo dirigir… e amo pegar estradas… porem… deacordo c oq vcs falaram nao compensa mto…
em relaçao a dinheiro…
se alguem poder me dizer… como eu poderia passar por esses lugares de forma inteligente e economica?
tipo pensei em Paris(que me disseram q eh facil d entrar), londres, amsterdan, croacia,roma,barcelona, ibiza e voltar por paris… pois passagens q vao e voltam do mesmo lugar p o brasil sao bem mais em contas…..
o q vcs acham?
muitisssimo obrigada pessoal!!!

ola… estou planejando uma viagem pela europa… porem ao mesmo tempo q queria fazer “mochilao” gostaria muito viajar no conforto de um carro alugado…
me disseram q vale apena alugar em Andorra, por nao ter impostos ou serem baixos…

os lugares q quero ir estao me deixando confusa em como fazer isso e em quais lugares ir, tipow como eu poderia fazer uma rota economica q passase por todos os lugares q quero ir…

os lugares sao: barcelona,Ibiza,Paris,Roma,Londres,Amsterdan e croacia…
se alguem tiver alguma ideia para me dar… agradeço muuuuuuuito desde jah…

Ahh outra duvida super importante, as locadoras alugam carros p quem tem carteira de motorista brasileira? Pois, quando viajei para a australia me disseram que nao poderia…
agradeço desde jah

    Se vc for viajar só para as cidades, vc tem de gostar muito de dirigir (como eu) para aproveitar bem o carro e lidar com os perrengues de estacioná-lo (e pagar caríssimo por isso), navegar em trânsito infernal etc.

    A rigor dá pra vc levar o carro no Ferry pra Ibiza, mas de resto suas distâncias são desafiadoras: Paris-Roma são 1.600km, por exemplo, Londres tem mão inglesa e precisa passar o carro no auto-train sob o Canal da Manhca… Teu roteiro todo daria uns 8.000km, coisa diveritíssima, desde que seja apaixonado pela estrada e tenha tempo.

    As locadoras sempre me alugaram com C?NH brasileira, sim. Mas algumas já pedem a PID (permissão internacional para dirigir), que nada mais é que a tradução da sua CNH em um formato internacional.

    Ericka,
    Eu adoro viajar de carro pela Europa, è o meu meio de transporte preferido, mas carro numa cidade grande europeia – q vc nao conhece, fala outra lingua e ainda tem detalhes que o GPS nao “pega”, como horarios e zonas especificas para a circulaçao do carro – pode tornar a viagem num pesadelo! Principalmente na hora de estacionar.
    Desses lugares que vc mencionou, eu sò usaria o carro para desbravar a Croacia… E ter o PID em maos nunca è demais.

ola, queria recomendar também PEPCAR, funciona em Espanha, e é a mais barata. As locadoras ofereçem o GPS, mas se quiser comprar um, recomendo uma ida até Andorra, isso de nao pagar imposto ajuda…

Em Espanha só se paga pedágio em Catalunha, porto de entrada no país. Em Portugal se pagam em todas, infelizmente também.

Aqui vai o link da DGT (direccion general de transito) para saber o estado das estradas, boa viagem!!

https://www.dgt.es/portal/informacion_carreteras/incidencias.do

Riq, consegui adicionar o GPS pelo site hoje pela manhã e fiz a reserva. Vou checar essa questão da kilometragem pq tb não me atentei a isso….valeu pela dica! abraços.

Pessoal,
Farei o trecho Granada-Madrid de carro, aproveitando para visitar toledo durante a viagem. Como o André colocou, notei que as tarifas da europecar são imbatíveis e estou disposto a alugar o carro com eles, porém no site não me dão a opção de alugar o GPS. Será que só podemos pedir o GPS na hora da retirada do carro? Tive dúvidas e acabei não reservando pelo site…

    Eu aluguei com Europcar pensando em alugar GPS na hora mas não tinha. Ao chegar, tente se comunicar com a agência onde você vai retirar o carro e reservar.

    Veja qual quilometragem está incluída no plano. Eu também escolhi Europcar pelo preço baixo e não vi que só os primeiros 500 km estavam incluídos.

    Olá pessoal,

    Estou aproveitando todas as dicas maravilhosas desse blog e montando uma viagem para Portugal/Espanha com meu marido. Somos marinheiros de primeira viagem e pretendemos alugar um carro na Espanha. Será que eu consultei errado, mas na Europcar ficou bem mais caro do que na Avis. 7 dias Madri-Barcelona, carro econômico: Europcar 481.00USD (consulta pelo site); Avis 335.00USD (consulta pelo telefone). Ambas com km livre e sem GPS. Alguma dica especial?
    Outra dúvida de principiante, pois quero ter uma noção de gastos: qual o preço do combustível por lá e os pedágios são muito caros? (pretendo descer para a Andaluzia:madri-sevilha-granada-barcelona).
    Ah, e alguma coisa contra em já levar o GPS daqui?
    Agradeço muito !

    PS:Ricardo, espero que tenha gostado da viagem Canavieiras-Belmonte (minha terra natal).
    Abraços !!

    Espero postar amanhã a travessia Canavieiras-Belmonte. Foi totalmente demais.

    Nilma, o site https://www.viamichelin.com traz uma estimativa de gastos com combustível e pedágio para cada trecho que você simular. E o site agora está em português e tudo.

    Se você vai devolver no mesmo país em que alugar, orce também na autoeurope.com .

    Também é recomendável ver em sites que trazem cotações para todas as locadoras, como https://www.expedia.com e https://www.kayak.com .

    Muito obrigada! Estou começando a montar a viagem e quero tentar comparar carro ou trem (claro, com o plus da comodidade do carro), pois não queria me aventurar nas lowcost. Vou pesquisar mais e mandar umas dúvidas do meu roteiro naquele post ótimo (14 dias Espanha e Portugal pra Carol), pois comecei a montar a partir dali, pra vc dar uma avaliada.

    Abraços para o Sul da Bahia – terra maravilhosa !

    Nilma, tenta verificar se vc está cotando o mesmo produto, ou seja, se os seguros estão incluídos (as locadoras americanas adoram não incluir o CDW). Certifique-se que a Europcar não te forneceu uma cotação em Euros e a Avis em dólares. Como regra geral, contrate sempre seguro de colisão e furto, mas dispense o de acidentes pessoais dos ocupantes do veículo se tiverem um seguro médico – é redundante.

    Procura também na Auto Europe, que oferece locações pré-pagas e às vezes baratas.

    Por fim, uma última dica insider: a Europcar vai honrar o que estive na sua folha de reserva, e possui sites de vários países. Se vc escolher como seu “país” Itália, os preços podem cair bastante e, o que é muito melhor, os seguros são sempre inclusos por exigências das leis italianas (e uma locadora espanhola tem que ofertar seu produto de acordo com as normas italianas, no caso).

    NÃO ESQUEÇA DE ALUGAR UM CARRO A DIESEL! Não caia na besteira de alugar um carro a gasolina pq o que vc economiza na locação, gasta muito a mais na bomba.

    Preços médios atuais do Diesel em €/litro.

    Espanha: 1,01
    França: 1,23
    Itália: 1,19
    Alemanha: 1,09
    Holanda: 1,12

    O custo dos pedágios na Espanha sai por volta de € 0,09/km, mas há rodovias e rodovias. Se vcs tiverem dois dias extras, usem as estradinhas secundárias marcadas como “cênicas” nos mapas (on-line ou impressos) da Michelin.

    Nossa, muito obrigada pela aula! Só estou retornando hoje para essa etapa do aluguel.
    Simulei na Europcar e a diferença colocando a Itália é grande. 6 dias na Espanha: origem Brasil-USD462 e origem Itália-USD287! (classeB)
    Mas como é que funciona, eu chego lá e não sou italiana ?
    Pessoal, se liguem: a Avis está com 20% desc na Espanha (mínimo 3 diárias). 6 dias lá ficou USD305.
    Um detalhe importante, que só depois da 5ªligação me informaram: a partir de 3 diárias a franquia de sinistro é reduzida (só 37 euros). Até 2 dias seria 599 euros !!

    Nilma,

    Estou pesquisando diversas locadoras de veículo na Europa, principalmente em Portugal, e encontrei duas bem baratas:

    1 – Através do site da RyanAir (Companhia Aérea LowCost) é possível selecionar um link “Cheap Car Hire” ou algo parecido, se em outro idioma. Lá ele abrirá uma página de pesquisa da Hertz, cujo preço porém é mais baixo que o do próprio da Hertz. Fiz uma simulação de 7 dias e o preço ficou em 148 euros, bem abaixo das cotações encontradas por você, e sem limite de km.

    Minha dúvida é se preciso ser cliente ryan air pelo que verifiquei não há essa exigência.

    2 – https://www.rentalcargroup.com/
    Outra opção é a rentalcargroup, que busca as melhores opções em diversas locadoras. Fiz uma simulação e encotrei ainda preços mais atraentes: 130.0 euros ou US$ 201. Um amigo meu utilizou este site em novembro/09 e deu tudo certo.

    Estou querendo alugar por prazos maiores (30 dias) e estou obtendo tarifas médias de 15 euros por dia com km livre e no carro mais simples, geralmente um Peugot 107 ou similar.

Na minha proxima viagem à Europa, estou pensando em passear pelas capitais de bicicleta, mas tenho algumas dúvidas, sobre como guardá-la quando entrar em algum recinto, alguém aí pode responder minha dúvida. Obrigado.

Vou ficar 5 dias em Roma e 5 dias na região da Toscana. O que é melhor? Retirar e devolver o carro no Aeroporto de Roma (Fiumicino) ou ir até Florença de trem e alugar o carro lá. Somos 4 pessoas.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito