Esta semana a Lu me mandou um email relatando a chateação que passou por conta de uma promessa não-cumprida pelo site de reservas Booking.com.
É que em todas as etapas das reservas do Booking aparece o aviso, em português, "Melhor preço garantido". Mas não foi o que aconteceu com a reserva que a Lu fez para o hotel Creatif Elephant de Munique.
Depois de reservar pelo Booking, ela descobriu que reservando no site do hotel teria conseguido a mesma tarifa, mas com um extra importante: café da manhã incluído.
A Lu então reclamou com o serviço de atendimento ao cliente do Booking, que prometeu providências em 48 horas. Como não obteve resposta em dois dias, ligou para o escritório do Booking e ficou sabendo que a agência tinha entrado em contato com o hotel, mas que não tinha conseguido incluir o café porque se tratava de uma "promoção" com outro tipo de quarto, que não estava disponível no Booking.
A Lu não se deu por satisfeita e ligou para o hotel, onde tampouco conseguiu dobrar a gerência -- que, ainda assim, admitiu que os quartos em oferta eram os mesmos oferecidos via Booking. E o pior é que, a essa altura, a oferta que a Lu tinha encontrado já não existia mais no site do hotel. Resultado: ela já vai chegar de bode no check-in.
Com o episódio podemos aprender que, antes de fechar uma reserva com essas agências online, sempre é bom abrir uma outra janela no browser e simular uma reserva nas mesmas datas no próprio site do hotel. (Para achar o site oficial, google o nome e o endereço, que é uma informação que consta no alto da página de cada hotel no Booking.)
Não se esqueça também de comparar as condições de reserva e cancelamento. No Booking, na imensa maioria dos casos (a exceção são ofertas arrasadoras), nenhum débito é feito automaticamente no cartão de crédito, e dá para cancelar até 48 horas antes da chegada sem multa.
(No caso específico do sistema de reservas deste hotel de Munique, haveria um débito de 10% do valor das diárias no ato da reserva, e em caso de cancelamento o valor integral da primeira diária seria debitado do cartão.)
Obrigadíssimo, Lu, pelo alerta!
62 comentários