Cancún: como escolher o seu hotel

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Vista do hotel Cancún Caribe Park Royal Grand (km 11)

A península de Cancún tem praticamente uma centena de hotéis ao longo de seus 20 km. Antes de achar a sua agulha nesse palheiro, é melhor entender a geografia do pedaço.

Zona Hoteleira: ponta norte, da animação

O desenvolvimento de Cancún começou, em meados dos anos 80, pela ponta norte da península. As praias dali, voltadas para a baía de Mujeres, têm águas calmíssimas, tipo piscininha. É uma região ocupada por hotéis mais antigos, em terrenos pequenos: não espere piscinas grandes nem jardins. Por outro lado, é o trecho ideal para quem quer sair a pé para aproveitar a noite: por ali estão os bares e discos Señor Frog's, Carlos'n Charlie, Coco Bongo (com shows superproduzidos toda noite), Hard Rock Café, Hooters, Friday's. É o ponto mais animado do Boulevard Kukulcán (o nome oficial da avenida da zona hoteleira), pronto para quem quer brincar o ano inteiro de "spring break" (o equivalente americano à nossa semana do saco cheio). Os shoppings por ali são meio caidinhos. Há um píer de embarque para Isla Mujeres por ali mesmo (na Playa Tortuga) e o centrinho "de verdade" de Cancún não está longe. Os hotéis desse trecho têm como endereço os km 8 e 9. Aqui eu ficaria no Krystall Grand(ex-Hyatt Regency), porque é confortável, está numa praia ótima, tem bom preço e não é all-inclusive, permitindo que você curta tudo o que Cancún e a região têm a oferecer fora do hotel sem remorso. Já para quem quer mesmo all-inclusive, o Riu Cancún está no limite da zona de mar calminho.

Entre os km 12 e 13: shoppings

Quando a praia passa a se voltar para o leste, já estamos em mar aberto. O mar piscininha dá lugar a um mar com ondas -- mas sem perder o tom azul-turquesa, nem oferecer (muito) perigo. Os hotéis ficam mais verticais, mas seus terrenos não aumentam na mesma proporção, não. Em alguns pontos forma-se um paredão de prédios pé-na-areia. O melhor trecho desta zona intermediária é entre os km 12 e 13, porque ali estão localizados os dois melhores shoppings da cidade: o La Isla (que é ao ar livre) e o Plaza Kukulkan (que tem uma ala chique, a Luxury Avenue). Os restaurantes são mais caretas e o ambiente bem mais familiar do que lá em cima. Bons hotéis nesta região: o elegante Le Blanc, o acessível Grand Park Royal Cancún Caribe, o rejuvenescido ME Cancún, o grandalhão Park Royal Cancún, o moderno Westin Lagunamar (um dos mais novos da península, e com um superpiscinão), e o renovado Aqua. O hotel mais barato dos pacotes, o Flamingo, também fica mais ou menos por aqui. Mas é um hotel bem básico. (Na mesma faixa de preço, eu ficaria com o Krystall Grand do grupo anterior.)

Ao sul, mais espaço

A parte de baixo da península é de desenvolvimento mais recente. Por aqui se encontram os hotéis com terrenos mais espaçosos. O lado da laguna é ocupado não por restaurantes ou danceterias, mas por campos de golfe. No km 16 estão dois hotéis que os brasileiros conhecem de outras invasões, os vizinhos Oasis Cancún e Gran Oasis Cancún. Por ali também estão dois hotéis recentemente renovados: o Iberostar Cancún e o Paradisus Cancún (ex-Gran Meliá).

Finalmente, escondidinho na enseada calmíssima de Punta Nizuc, está o Club Med, pioneiro da região e inteiramente renovado há poucos anos.

Outros pontos que você deve considerar ao escolher seu hotel:

Precisa alugar carro? Não, só se você quiser. Os 20 km do Boulevard Kukulkan são percorridos entre 6h e 22h por ônibus bem decentes, a menos de um dólar. Precisando voltar para o hotel à noite, tome um táxi; a tarifa é fixa, não deve sair mais do que 7 dólares (vindo do centro, 15 dólares). Para passeios fora da cidade: Chichén Itzá é muito longe (2h30/3h) para ir de carro; é melhor ir de excursão. Os ecoparques da Riviera Maia (Xcaret, Xplor, Xel-há) oferecem ingressos com transporte incluído; é mais tranqüilo. Eu só recomendaria alugar carro para tirar um ou dois dias para ir a Playa del Carmen ou Tulum sem pressão de horário.

All-inclusive ou não? Alguns hotéis oferecem a opção all-inclusive; outros são, perdão, exclusivamente all-inclusive. Vale a pena? Se você vai com crianças e/ou quer ficar o máximo de tempo possível no hotel, sempre vale. Agora: se a sua intenção é fazer muitos passeios de dia e curtir Cancún adoidado à noite -- que são as razões pelas quais você deve ter escolhido Cancún frente a outros destinos do Caribe -- então o all-inclusive vai acabar não se pagando.

Já ouviu falar da Riviera Maia? Se você está indo para Cancún por causa da praia, da infra hoteleira e dos parques, mas não por causa dos shoppings, bares e discotecas, considere os resorts que ficam ao longo da Riviera Maia. Os 150 km que separam Cancún de Tulum têm praias belíssimas, algumas delas em enseadas delicadinhas, ocupadas por grandes resorts que não ficam a dever aos grandes hotéis da cidade -- e que estão mais perto das outras atrações da região, como os ecoparques. Há desde all-inclusives de redes com bom custo x benefício, como Iberostar, Barceló, Gran Palladium e Dreams, até resorts de altíssimo luxo, como o Maroma e o complexo Mayakoba -- passando por hotéis-butique como o Esencia e o Paraíso de la Bonita.

Playa del Carmen e Tulum: Playa é para quem quer férias animadas, mas sem o gigantismo e a americanização excessiva de Cancún. Já Tulum é para quem quer uma praia tranqüila e hospedagem de charme, mas não quer cacifar os hotéis mais exclusivos da Riviera.

Leia mais:

586 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Tweets that mention Cancún: como escolher seu hotel « Viaje na Viagem -- Topsy.com

[...] This post was mentioned on Twitter by RogeriaVianna and Mari Campos. Mari Campos said: RT @riqfreire Aposto que você conhece alguém que quer saber isso: como escolher hotel em Cancún http://migre.me/7WbN [...]

Mari Campos
Mari CamposPermalink

Perfeito! E vc nao tem ideia como esse post veio na hora certa... wink

Bruno Gobbato
Bruno GobbatoPermalink

Perfeito, em ótima hora! Pretendo ir para lá no ano que vem. Riq. uma sugestão: seria interessante informar quanto se gasta em um dia em Cancun (tipo: refeições, passeios, compras). E também se me permite, quais os melhores passeios e roteiros.

Abraços,

Bruno

Paula*
Paula*Permalink

Que post mais pedaçudo! Utilidade pública para os trips! Brigadim, viu?! wink
Adorei!

Sylvia
SylviaPermalink

Repetindo ... tuuudo de bom ! De bandeja pro povo , hem Riq ? Estas desc.mastigadinhas , detalhadas , update , só tem aqui no VnV grin
Fico pensando .. já pensaram que estas info permitem que a gente tenha 99,99% de acertar a escolha de hospedagem e
com isso reduzir na mesma proporção o stress do planejamento ?
Gracias Riq !!!

Loraine
LorainePermalink

Riq e Trip, vou a um congresso em Brasília e gostaria de passar o final de semana em algum lugar bacana alí próximo, pensei na chapada dos veadeiros, mas não encontrei nenhum post sobre este local, entaõ peço que me ajudem informando se este é um bom local para dar uma esticada de Brasília e forneçam dicas sobre o lugar e hospedagem, grata!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Como a Rosa disse, o mais próximo é Pirenópolis. O site da cidade é bem completo; http://www.pirenopolis.com.br/FormMostraPousada.jsp

Para Veadeiros eu sempre indico os posts da Rachel Verano que, como a Rosa, também acha São Jorge o melhor lugar.
http://viajeaqui.abril.com.br/blog/107253_comentarios.shtml?5881928

Não descarte ficar em Brasília: a cidade tem bastante coisa para ver e descobrir num fim de semana. (Tendo apenas o sábado e o domingo, é o que eu faria.)

Rosa
RosaPermalink

Concordo Sylvia! Agora é só vasculhar as alternativas pra chegar lá.

Alessandro A.
Alessandro A.Permalink

Mais um excelente post super detalhado e com dicas que dificilmente você encontra em outros lugares (para não dizer em nenhum lugar smile ) . Se eu tivesse essas dicas antes da minha viagem, teria sido muito mais fácil!

Aproveito para indicar também o hotel Fiesta Americana Condessa, que me hospedei no último ano novo. Fica no sul e vizinho aos da rede Oasis Cancun. Excelente estrutura, ótimo café da manhã e menos muvucado que os seus vizinhos. Também estava cheio de brasileiros.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Gracias, vou acrescentar!

Rosa
RosaPermalink

Loraine, próximo mesmo não tem nada. Pirinópilis - 150Km; Chapada- 330Km; Caldas Novas - 300Km; 03 opções diferentes, Pirinópolis mais perto e com menos atrativos, cidade pequena com algumas cachoeiras para visitar, pousadas simples; Chapada mais longe, hospedando em São Jorge, tem passeios estilo eco, natureza, cachoeiras, trilhas, já estive na pousada Casa das Flores e recomendo, não espere grandes opções, o estilo das pousadas é simples com algum conforto. Caldas é uma cidade maior com mais opções de hospedagem, mais estilo hotel, não pousada, onde o destaque são as piscinas de água quente. No mesmo caminho tem o rio Quente Rresort, não conheço, mas dizem que vale a pena, estou tão perto, mas acho os preços salgados. Leve em conta que Brásília e região está muito quente e sem chuvas até agora.

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalink

Maravilha!
Já não tenho idéia se conseguirei tirar férias no início de 2010, mas, se sim, vou precisar das dicas daqui.
Valeu!

tati
tatiPermalink

Adorei a idéia de Playa del Carmen. Tenho passagem para Miami e gostaria de saber se é viável dar uma esticadinha até Cancun/Playa?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

O vôo a Cancún leva 1h40.

Pesquisando no Kayak.com deu pra ver que quase todos os vôos em outubro e novembro estão a 233 dólares ida e volta.

Lembre-se de que é preciso visto para o México.

Malu
MaluPermalink

Concordo com o Alessandro A. Também fiquei no Fiesta Americana Condesa e é muito bom. O café da manhã é um espetáculo, para ser degustado sem pressa. Ótimo atendimento, quartos com linda vista e sem muvuca nenhuma. Riq, pena que para ir para esse lugar tão lindo e relaxante tenha que tirar visto. Desculpe, mas vc já comentou como está o Consulado Mexicano no quesito vistos? Depois desse post, com essas dicas de hospedagem, muitos trips vão colocar Cancún no topo da listinha das futuras viagens.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Parece que o atendimento está mais ágil do que há três anos, quando fui pedir o meu visto e era bem complicadinho.

Hoje dá para solicitar visto em SP, RJ, Brasília e Porto Alegre.

luis r.
luis r.Permalink

ao menos em sp está bem águl, sim: poucos dias úteis após deixar os documentos vc já pode ir lá pegar o visto. agiliza mt já ter o visto americano.
mas o melhor mesmo é "la señora" q analisa os documentos, ali mesmo no jardim do consulado: dá pra se sentir já no méxico

Eneida
EneidaPermalink

Não tem a ver com o México, mas tem a ver com o Portunhol. Dei muitas risadas com este artigo de Ariel Palacios no blog do Estadão:

http://blog.estadao.com.br/blog/arielpalacios/?title=portunhol_neste_blueg&more=1&c=1&tb=1&pb=1

E sou uma das hablantes de portunhol quando em terras portenhas!

Rodrigo Dantas
Rodrigo DantasPermalink

Ricardo o que sabe sobre a rede Riu Caribe/Riu Cancun?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

São all-inclusives e estão na zona mais muvucada (o que é uma contradição).

Tem um que é francamente horroroso, com ambientes rococó azulões (entrei nele para alugar um carro).

É uma grande rede espanhola que quase entrou em Sauípe. Devem ser competentes, mas a estética, pelo menos em Cancún, é de doer.

Simone
SimonePermalink

Estou pensando em passar as férias com a família em Cancun ou outro lugar do Caribe, já que com o dólar em baixa, está mais acessível do que os resorts brasileiros. Já conheço Cancun, mas é coisa de mais de 15 anos, deve ter mudado bastante. Para quem viaja com crianças, o hotel é muito importante. Algum destes hotéis te pareceu melhor para crianças (3 e 9 anos), Riq? Tens alguma outra sugestão de viagem (destino) com crianças?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Não entrei em todos esses hotéis não, Simone. Mas de uma maneira geral, all-inclusive faz sentido quando se vai com crianças. Eu escolheria algo na Riviera Maia porque a praia é mais calminha e os parques estão mais próximos.

Punta Cana, na República Dominicana (que não conheço), é o pólo dos all-inclusive.
http://www.viajarpelomundo.com/2009/09/sol-merengue-e-bachata.html

Fora do esquema all-inclusive, Aruba e Curaçao são bacanas.
https://www.viajenaviagem.com/2009/07/duvida-aruba-ou-curacao/

Loraine
LorainePermalink

Rosa, obrigada pelas dicas, não tinha me ocorrido Pirenópolis, acho que tb pode ser uma boa opção, entrei no site da Casa das flores e achei a pousada bem charmosinha! Riq, os posts da Rachel Verano são ótimos, obrigada!

Renata
RenataPermalink

Tirei o visto mexicano para ir a Cancun em dezembro (lua-de-mel). Com exceção de toda a burocracia (digna de qualquer consulado), tudo foi rapidinho. O agendamento oferecido no site funciona, pelo menos para o primeiro horário (8h30) que foi o horário que compareci. Pude retirar o passaporte no mesmo dia, às 15h.

Ricardo, dentre muitos all-inclusive, acabei optando por um da rede AM, o Dreams Cancun. Você chegou a conhecê-lo? Fiz uma boa escolha?

Fabio
FabioPermalink

Ricardo, show de bola essas dicas, eu fui para cancun em novembro/2007 e foi show....

Uma pergunta? Você sabe dizer se carnaval e bom em Cancun?

Qual o clima em no meio de fevereiro?

Obrigado

Henry
HenryPermalink

Ricardo,
qual a dica para quem quer passar lua de mel em Cancun? Hotel, passeio, restaurante...

E quanto ao visto de turista? É tranquilo para tirar?

Abraço e parabéns pelo site.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

O visto é tranqüilo.

Leia este post com atenção, incluindo as respostas a outras perguntas, e leia os links que eu adicionei ao pé do texto principal, e você encontrará o que quer saber.

Débora
DéboraPermalink

Olá.
Estou indo dia 1/11 e gostaria de saber como está o tempo. Vou ficar 6 dias no Oasis Viva. Quais os passeios que você indica e o onde ir à noite.
Parabéns pelo site.
Abraço, Débora.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

O Oasis Viva fica na parte norte da penísula, no km 8,5, nas praias voltadas para a Baía Mujeres. Não visitei, mas parece ser a ala mais básica do hotel Grand Oasis Viva.

A noite mais animada de Cancún estará à sua porta. Os lugares estão listados no post, é só clicar nos nomes em azul.

Você vai gostar de ir a Tulum e a algum ecoparque tipo Xcaret. Se não gostar da praia em frente ao hotel, passe um dia em Isla Mujeres.

https://www.viajenaviagem.com/2009/09/fotoblog-um-dia-em-xcaret/
https://www.viajenaviagem.com/2009/08/vai-por-mim-isla-mujeres/
https://www.viajenaviagem.com/2009/09/vai-por-mim-tulum/

O passeio mais importante é o de Chichén Itzá. Mas também é o mais cansativo, porque está a 2h30/3h de distância.

Para ver a previsão do tempo, entre uns três dias antes de partir em http://www.weather.com

Artur Prandin Cury
Artur Prandin CuryPermalink

Ricardo,
as informações vieram na hora certa. Irei passar minha lua-de mel em Cancun no inicio de fevereiro próximo.
Ficarei três dias em um All Inclusive e quatro em um CM para poder aproveitar os passeios. Vc conhece o Great Parnassus? è um bom Hotel? Estou receoso. Alguma sugestão? na segunda parte da viagem ficarei no Hyatt Regency.

Abs e obrigado.

Artur

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

O Great Parnassus fica na pontinha sul da zona hoteleira, a que não tem nada na porta. As opiniões no TripAdvisor são bem divididas.

http://cancun-hotels.tripadvisor.com/Hotel_Review-g150807-d634235-Reviews-Great_Parnassus_Resort_and_Spa-Cancun_Yucatan_Peninsula.html

Artur
ArturPermalink

Não tem nada na porta?!? como assim?

Tens alguma sugestão de All Inclusive

Abs

Artur

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Como você pode ler no post, a partir do km 15 há campos de golfe, apenas. Mas dá pra pegar o ônibus e ir aos shoppings dos arredores do km 12 e à vida noturna dos km 9-10.

Para ficar em all-inclusive eu acho mais indicado algum resort isolado na Riviera Maia ou Playacar, para curtir o hotel e a praia. Pesquise os Iberostar, Bahía Príncipe, Barceló e Meliá da região.

Luiz Felipe
Luiz FelipePermalink

Essse blog é o melhor de todos!!! Acompanho-o há tempos, mas este é meu primeiro comentário.

Aruba e Cancún são destinos semelhantes???

Tô na dúvida de qual escolher, mas pelas dicas do blog Cancún parece ser um destino com mais opções de entretenimento, praias, história, etc. Estou certo, ricardo?

parabéns pelo blog.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Aruba oferece férias mais tranqüilas do que Cancún. É pra relaxar e fazer atividades que não requerem esforço ou planejamento.

A região de Cancún oferece mais -- ecoparques, ruínas maias, outras praias -- e também te exige mais. Mas dá pra fazer em Cancún e região férias parecidas com as que você teria em Aruba. Só não dá pra fazer em Aruba férias como as oferecidas na região de Cancún.

Carolina Carvalho
Carolina CarvalhoPermalink

Olá.
Vou para Cancun no reveillon. Iremos ficar no Crown Paradise, o que vc tem a me dizer sobre esse hotel?
obrigada

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Está no km 18.5 -- logo, na parte bem ali de baixo da zona hoteleira, em mar aberto.

As resenhas no TripAdvisor são boas.

Morro de São Paulo » » Réveillon no Caribe – Así me gusta mucho!

[...] Para decidir qual hotel ficar, recomendo também esse post do Riq! Mais completo impossível:  Cancun, como escolher seu hotel. [...]

andrea
andreaPermalink

Oi ricardo
Estarei indo pela cvc 14/02/2010(carnaval)com meu marido e dois filhos de 16 e 10 anos queria ter um base de preços dos passeios

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Informe-se com a agência sobre os preços para o seu grupo.

Para comparar ou fazer por conta própria, entre nos sites dos parques -- http://www.xcaret.com , http://www.xplor.travel , http://www.xelha.com .

Para tours diferentes: http://www.alltournative.com

nubia
nubiaPermalink

Estou indo em janeiro para Punta Cana, gostaria de saber quais diferenças entre Cancun e Punta cana? se fiz uma escolha certa?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Não fui a Punta Cana, Nubia, então não posso pôr completamente a mão no fogo pela minha resposta. À distância, me parece que Punta Cana tem uma praia melhor do que a praia da zona hoteleira de Cancún, e é mais apropriada para quem quer aproveitar o resort. Já Cancún oferece uma vida urbana sem paralelo em Punta Cana.

Carlos Magalhães
Carlos MagalhãesPermalink

Excelentes essas informações sobre Cancún !

Estive lá fazem mais de 20 anos e estou pretendendo voltar, possivelmente em 2010.

Repito uma pergunta que li acima: qual a faixa de gastos diários em Cancún, em USD: 100 ? 150 ? 200 ? 250 ? 300 ?

Sempre gosto de ter um carro à disposição, mas os preços posso pegar no site da Budget ou similar, a menos que haja alguma outra dica interessante.

Grato !

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

É um cálculo que eu nao sei fazer, Carlos. Depende do tipo de restaurante que você escolhe, se você bebe ou não, quantos passeios vai fazer...

Os parques têm preços nos sites. Os restaurantes são mais baratos que no Brasil. Preço de carro varia conforme a época, simule em agências como http://www.expedia.com ou sites como http://www.kayak.com.

Aline
AlinePermalink

Oi Ricardo,

Vou para Cancún n Reveillon , porém acabei lendo em outro blog que a noite de reveillón lá não é grande coisa e só tem festa fechada e no mesmo blog a pessoa indica passar na playa del carmen, vc sabe algo a respeito? Qto tempo leva p chegar lá?
Para um casal de 30 anos vc recomenda ficar em qual lado de Cancun?
Obrigada.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Playa fica a 1h30 de Cancún. Há um link para um post que fala sobre Playa del Carmen ao final do post.

Não sei como vocês são, Aline. Procurei ser o mais explícito possível nas descrições. Na parte alta, quem quer ficar perto da vida noturna. Na parte do meio, quem quer ficar perto das compras. Na parte de baixo, quem quer ficar o tempo todo no hotel.

Sylvia
SylviaPermalink

Este post vai receber o " Premio PP " , perguntas-preguiça de googlar , preguiça de ler o post , preguiça de pensar antes de perguntar .. pisionante sad

Rosa
RosaPermalink

Sylvia, nessa mesma categoria concorre também o post: Dúvida: Aruba ou Curaçao. Tem ??? onde encontrar o tênis NIKE SHOX. E ai entra o "Prêmio P" de paciência.

Sylvia
SylviaPermalink

Rosa, passei os olhos no Aruba/Curaçao e fiquei pasma !
Sinceramente , nem uma tonelada de paciencia é suficiente .
O bom-sensometro de perguntas pertinentes chegou no limite máximo negativo na minha escala .
Não sei como o Riq ainda não fechou o post pra perguntas.
Ultrapassou todos os limites !!

Vera Lucia
Vera LuciaPermalink

O “nosso” querido Ricardo é tão tranquilo que mata a paciência de raiva. smilesmilesmile:smile Desculpem, mas só rindo, é brincadeirinha.

Dri
DriPermalink

O problema é que as pessoas, na maioria das vezes, tem preguiça de ler todos os comentários postados antes... E aí acabam fazendo perguntas meio repetitivas. E, não sei se é o caso aqui, mas tem gente que realmente não sabe googlar direito, gente que está engatinhando na vida de planejar viagens pela web. Eu, por exemplo, nunca sequer cogitei viajar com pacotes porque fui me descobrir "gente" já na era das reservas pela interntet. Mas vejo a ansiedade da minha mãe antes de cada viagem minha, achando que eu vou ligar chorando pq a reserva não deu certo ou algo do tipo.

Mas, repito, não sei se esse é bem o problema das pessoas que passam por aqui...

Sylvia
SylviaPermalink

Eu compreendo perfeitamente que é mais fácil perguntar do que procurar , mas tem um limite né ? Ansiedade tem que ser resolvida noutro lugar, não aqui . Pelamordedeus!!

Sylvia
SylviaPermalink

Sabem o que passa ? É impossivel alguem ser criativo e ter que ao mesmo tempo ,ficar respondendo perguntas repetitivas , não pertinentes ,e de interesse pessoal e intranferível.
Vamos pensar duas vezes antes de perguntar , pro Riq poder trabalhar , sem ocupar espaço mental com a pergunta da pergunta?

Dri
DriPermalink

Concordo em gênero-numero-grau, Sylvia!! Acho que não vou nem olhar o post Aruba x Curacao pra não ter um treco. Acho que as vezes as pessoas perdem a noção de que o Riq não é um agente de turismo contratado por elas...

Vera Lucia
Vera LuciaPermalink

Dri, posso dar um conselho? Não vá lá não. Eu quase enlouqueço. Sem noção.

Rodrigo Dantas
Rodrigo DantasPermalink

Riq, tudo bem? Acabo de voltar de viagem de Cancún. Foi ótima, inclusive devo ressaltar que muito dela, em dicas, obtive sucesso com o ViajenaViagem, com as questões que foram respondidas por você e pelos viajantes do site. Fui com 2 crianças, escrevi tudo em fotos no http://voupraonde.blogspot.com/ ...pode ser ótimo para quem pretende ir com os "bambinos". Tem Tulum, Chichen Itza, Valladolid, etc...

Grande Abraço

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Bacana, Rodrigo! Vou lá ver!

Hugo Santos
Hugo SantosPermalink

Olá Ricardo,

Estava pensando em passar minha lua de mel em Cancún. Será que o mês de Setembro seria indicado visitar o local? Pergunto pois já lí em algum lugar que é época de tornados. Você acha que Cancún pode mesclar bem agitação com passeios ecológicos/mergulho e praias tranquilas?
Abraços

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

A temporada de furacões vai de agosto a novembro. A possibilidade de você pegar um é pequena mas existe.

Leia também os posts de Playa del Carmen e de Tulum para decidir a sua praia.

Em setembro só não há risco de furacão no Caribe em Aruba, Curaçao e Los Roques.

Setembro é uma ótima época para Noronha.

Antônia
AntôniaPermalink

Riq,
lendo suas dicas eu tinha decidido ficar no Hyatt, porque o mar é mais calminho e o preço das diárias parece legal, mas e pra comer por lá como é ? Será que é mais negócio ficar no km 12/13 onde vc disse que tem os shoppings e restaurantes ? Não sou baladeira mas também não queria ficar no all inclusive.
Obrigada

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

O trecho dos km 8/9, além da praia calminha, tem um aspecto mais urbano, interessante até para quem não baladeia. No resto do boulevard Kukulcán o pedestre se sente meio bonequinho de maquete (copyright by José Simão).

Aline
AlinePermalink

Parabéns pelo site completo , com todas as infos mtooooo úteis....não deixo de passar por aqui um só dia!!!! A-D-O-R-O!
Acabo de voltar de Cancún e segui suas recomendações e a viagem foi sensacional, inclusive playa del carmen!!!
A próxima já está programada: Carnaval e m Jeri e já peguei suas dicas.
Bjosss Ric

Cleto de Guadalupe Lamas

Prezado Ricardo,

Parabéns pelo seu site. Tenho um plano de viagem da RCI e pretendo utilizar uma semana em Cancun.Você conhece a relação de hotéis da RCI? Qual você indicaria para um casal mais maduro que costuma frequentar supermercados para completar a alimentação com frutas?
Outra pergunta: média de despesas com alimentação e relação de preços com os nossos aqui no Brasil. Última pergunta: viajar em abril é uma boa lá em Cancun?
Desde já muito agradecido pela sua gentil atenção

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Abril é ótimo para ir, e os preços no México estão mais em conta que no Brasil.

Não tenho a relação de hotéis da RCI, não.

Não me lembro de supermercados na zona hoteleira, mas se houver devem estar no trecho mais movimentado dos kms 8/9.

Zé
Permalink

Olá, bom dia! grin

O diretório de hotéis conveniados à RCI pode ser encontrado aqui http://www.rci.com/RCI/RCIW/RCIW_index?body=RCIW_rdMain

Regina
ReginaPermalink

Oi Ricardo, suas dicas são sempre muito importantes seja no rádio ou na web! Parabéns! eek)

Vou para Cancun no final de Março, essa é uma boa época?

Quanto ao hotel, li alguns posts indicando o Fiesta America Condesa e tb me indicaram o Grand Oasis Cancun. Acredito que os dois tenham as mesmas características, porém não sei se são as melhores opções e como definir este tema. Pode me ajudar?

Muito obrigada!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

A época é boa para ir a Cancún.

Os dois hotéis ficam na mesma região da Zona Hoteleira -- o km 16, no trecho onde estão os hotéis que têm grandes terrenos, mas ficam longe dos shoppings e da vida noturna.

Leia o post de novo, Regina. Todas as indicações estão no texto. Eu não sei ser mais didático que isso.

Se você está indo com pacote, ponha o nome dos hotéis oferecidos no Google e veja em que quilometragem do Boulevard Kukulcán eles estão, então volte aqui para ver qual trecho é -- se o da muvuca, se o dos shoppings, ou a ponta de baixo que só tem hotéis.

Depois jogue o nome de cada hotel no TripAdvisor para ver as resenhas.

Estas, por exemplo, são as do Grand Oasis: http://www.tripadvisor.com/Hotel_Review-g150807-d154444-Reviews-Grand_Oasis_Cancun-Cancun_Yucatan_Peninsula.html

E estas, as do Fiesta Americana: http://www.tripadvisor.com/Hotel_Review-g150807-d152680-Reviews-Fiesta_Americana_Condesa_Cancun-Cancun_Yucatan_Peninsula.html

Leia também o post de Playa del Carmen listado ao pé do post.

Elisangela
ElisangelaPermalink

Olá!
Vou passar minha Lua de Mel em Cancun, mês de abril/2010, 6 noites. O Hotel do pacote é o Park Royal Cancun, mas é possível mudar.
Gostaria de obter informações e opniões de quem conhece o hotel. É indicado? Tem boas condições? é bem localizado? tudo que puderem me informar será bem vindo!
Obrigada!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Se você ler o texto com atenção, vai ver que o seu Park Royal está selecionado ali naquela faixa entre os kms 10 e 12, perto dos shoppings.

Resenhas no TripAdvisor:
http://www.tripadvisor.com/Hotel_Review-g150807-d219148-Reviews-Park_Royal_Cancun-Cancun_Yucatan_Peninsula.html

Daniela
DanielaPermalink

Conheço o Park Royal Cancun que é da mesma cadeia de hoteis,ótimos por sinal!

www.royal-holiday.com.br

SIMONE
SIMONEPermalink

Ricardo,

Estou pensando em ir para Cancun na metade de agosto, sera que terei problemas em relação a tornados? Qual seria os melhores meses para ir?

obrigada,

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

A possibilidade é sempre remota, mas existe.

A época sem furacões é entre dezembro e junho/julho.

Michele
MichelePermalink

Estou escolhendo hotel em Cancun, estou entre Parnassus, Oasis e Park, mas pelo visto todos sao bons!!!Por aqui da para entender bem o mapa!

Giselle
GisellePermalink

Quero passar minha lua de mel em Cancun. Você poderia me ajudar em qual hotel ficar. Procuro um hotel 5 estrelas, com bons restaurantes, acomodações ótimas, piscina grande. Qual ficar???

Carla
CarlaPermalink

Boa-tarde Pessoal!

Eu gostaria de passar minhas férias em Cancun, porém, não tenho companhia, o que encarece o pacote...
Vc´s indicam algum site para marcar viagens com pessoas?
Pelo o que entendi julho é um período bom para ir à Cancun certo? Lá é calor como no nosso nordeste?

Grata,
Abs.
Carla

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Julho é o início da estação de furacões.
Tente arranjar companhia em http://www.mochileiros.com

Tatiana
TatianaPermalink

Adorei seu blog. Morei la 5 anos e dessa vez vou levar meu marido para conhecer Cancun. O lugar que mais gosto é realmente entre os kil 8 e 9. Vou ficar no Riu Cancun.

Úrsula
ÚrsulaPermalink

Ricardo,

Vc tem algum bom receptivo para indicar que faça as excursões?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Os passeios comuns você descobre todos em seu hotel.

Para passeios diferentões, http://www.alltournative.com/

Rafael
RafaelPermalink

Grande Ricardo, parabéns pelas informações, são fantásticas.
Estou indo pra Cancun dia 08/05/10 com minha esposa, e retornamos dia 20/05/10, ficaremos no Hyiatt Regency Km 8,5 da Kukulcan, portanto ficaremos por volta de 11 dias lá, temos 35 anos e não curtimos balada, no máximo um jantar num lugar legal, minha dúvida é quanto a segurança lá em Cancun, é tranquilo andar e passear por lá? Outra dúvida que tenho, é quanto aos passeios, já li seus topicos mas nesse nosso caso vc. acha que vale qual deles?
Minha idéia éra fazer os passeios, tipo um parque, Cozumel, Isla Mujeres, Chichén Itzá, e Tulum? Falando sobre Tulum, vc. sugere ir de carro para nao ficar preso a horario, mas como funciona lá? Paga entrada para ver as ruínas? Bom e finalizando, inicilamente pensei em passar o resto dos dias na praia na frente do hotel descansando, mas depois que entrei aqui estou mudando de ideia, qual seria sua sugestão?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Cancún é bastante seguro. Claro, não dê bandeira, tipo deixar bolsas à vista no carro, ou não cuidar de suas coisas em locais turísticos/muvucados, como o Mercado 28.

Vá a um parque e a Chichén Itzá com excursão e a Isla Mujeres de lancha, saindo perto do seu hotel.

Depois alugue um carro por dois dias, vá um dia até Tulum, no outro fique por Playa del Carmen.

Então você terá condições de decidir por você mesmo o que fará nos últimos dias.

Martha
MarthaPermalink

Olá Ricardo!

Adorei as dicas e as fotos!

Estou planejando uma viagem para cancun em Junho, mas estou na duvida se fico 5 ou 6 noites (ficarei hospedada no Hilton Golf & Spa resort). Imagino que não faltem atrações, mas gostaria de ficar restrita aos melhores e imperdíveis passeios. Na sua opinião, o que vale mais a pena? E, considerando 5 noites, o que você considera imperdível?
Nesse esquema acredito que não há tempo para ficar uma noite em Playa del Carmen, certo?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Chichén e Tulum são importantes. O resto (e mesmo Chichén e Tulum) ficam por conta do gosto de cada um.

Priscila
PriscilaPermalink

Estou querendo ir pra cancun no comeco de maio com filho de 2 anos,e estou querendo ficar no Dreams cancun pelo mar ser tranquilo e por estar mais perto de shopping. Sera que irei fazer um bom negocio ou vc me indica outro hotel com aguas tranquilas. obrigada!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

O mar é realmente tranqüilo nesta região. Mas os shoppings ficam mais para o km 12, como você pode ver no post.
Dreams Cancún no TripAdvisor:
http://www.tripadvisor.com/Hotel_Review-g150807-d152887-Reviews-Dreams_Cancun_Resort_Spa-Cancun_Yucatan_Peninsula.html

Vanessa
VanessaPermalink

Olá, Ricardo!

Estou planejando minha viagem para setembro/10. Percebi que no site decolar.com os hotéis em Cancun possuem tarifas promocionais, muitas vezes bem abaixo do que as operadoras cobram.

Você conhece ou já utilizou o serviço da decolar.com? Você recomenda ou posso ter alguma surpresa desagradável?

Obrigada.
Vanessa

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Todos esses sites grandes são confiáveis.
https://www.viajenaviagem.com/2009/08/reserve-seu-hotel-pela-internet/

Juliana Moreno
Juliana MorenoPermalink

Ola Ricardo, gostaria de ressaltar que seu blog é um dos mais badalados para dicas de viagem!!! parabéns!! gostaria de tirar algumas duvidas em relação a cancun, me caso em jan. de 2011, ja li tds os posts, tenho duvida em relação a hoteis. 1º Janeiro é alta temporada vc citou que os melhores hoteis ficam prox. ao km 12 (de qual endereço) perto dos shoppings etc,é existem bons hoteis com vista para o mar? quais hoteis (sem necessid. all inclusive)? 2º onde posso fechar hoteis sem passar por agencias de turismo e pagar valores absurdos? 3º da pra se virar no portunhol e ingles?rs, agradeço antecipadamente.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

O endereço é boulevard Kukulkán. É a avenida da zona hoteleira.

Dá pra se virar no portunhol.

Praticamente todos os hotéis de Cancún estão disponíveis nos sites de reservas de hotéis pela internet.

https://www.viajenaviagem.com/2009/08/reserve-seu-hotel-pela-internet/