Cancún: como escolher o seu hotel

Vista do hotel Cancún Caribe Park Royal Grand (km 11)

A península de Cancún tem praticamente uma centena de hotéis ao longo de seus 20 km. Antes de achar a sua agulha nesse palheiro, é melhor entender a geografia do pedaço.

Zona Hoteleira: ponta norte, da animação

O desenvolvimento de Cancún começou, em meados dos anos 80, pela ponta norte da península. As praias dali, voltadas para a baía de Mujeres, têm águas calmíssimas, tipo piscininha. É uma região ocupada por hotéis mais antigos, em terrenos pequenos: não espere piscinas grandes nem jardins. Por outro lado, é o trecho ideal para quem quer sair a pé para aproveitar a noite: por ali estão os bares e discos Señor Frog’s, Carlos’n Charlie, Coco Bongo (com shows superproduzidos toda noite), Hard Rock Café, Hooters, Friday’s. É o ponto mais animado do Boulevard Kukulcán (o nome oficial da avenida da zona hoteleira), pronto para quem quer brincar o ano inteiro de “spring break” (o equivalente americano à nossa semana do saco cheio). Os shoppings por ali são meio caidinhos. Há um píer de embarque para Isla Mujeres por ali mesmo (na Playa Tortuga) e o centrinho “de verdade” de Cancún não está longe. Os hotéis desse trecho têm como endereço os km 8 e 9. Aqui eu ficaria no Krystall Grand(ex-Hyatt Regency), porque é confortável, está numa praia ótima, tem bom preço e não é all-inclusive, permitindo que você curta tudo o que Cancún e a região têm a oferecer fora do hotel sem remorso. Já para quem quer mesmo all-inclusive, o Riu Cancún está no limite da zona de mar calminho.

Entre os km 12 e 13: shoppings

Quando a praia passa a se voltar para o leste, já estamos em mar aberto. O mar piscininha dá lugar a um mar com ondas — mas sem perder o tom azul-turquesa, nem oferecer (muito) perigo. Os hotéis ficam mais verticais, mas seus terrenos não aumentam na mesma proporção, não. Em alguns pontos forma-se um paredão de prédios pé-na-areia. O melhor trecho desta zona intermediária é entre os km 12 e 13, porque ali estão localizados os dois melhores shoppings da cidade: o La Isla (que é ao ar livre) e o Plaza Kukulkan (que tem uma ala chique, a Luxury Avenue). Os restaurantes são mais caretas e o ambiente bem mais familiar do que lá em cima. Bons hotéis nesta região: o elegante Le Blanc, o acessível Grand Park Royal Cancún Caribe, o rejuvenescido ME Cancún, o grandalhão Park Royal Cancún, o moderno Westin Lagunamar (um dos mais novos da península, e com um superpiscinão), e o renovado Aqua. O hotel mais barato dos pacotes, o Flamingo, também fica mais ou menos por aqui. Mas é um hotel bem básico. (Na mesma faixa de preço, eu ficaria com o Krystall Grand do grupo anterior.)

Ao sul, mais espaço

A parte de baixo da península é de desenvolvimento mais recente. Por aqui se encontram os hotéis com terrenos mais espaçosos. O lado da laguna é ocupado não por restaurantes ou danceterias, mas por campos de golfe. No km 16 estão dois hotéis que os brasileiros conhecem de outras invasões, os vizinhos Oasis Cancún e Gran Oasis Cancún. Por ali também estão dois hotéis recentemente renovados: o Iberostar Cancún e o Paradisus Cancún (ex-Gran Meliá).

Finalmente, escondidinho na enseada calmíssima de Punta Nizuc, está o Club Med, pioneiro da região e inteiramente renovado há poucos anos.

Outros pontos que você deve considerar ao escolher seu hotel:

Precisa alugar carro? Não, só se você quiser. Os 20 km do Boulevard Kukulkan são percorridos entre 6h e 22h por ônibus bem decentes, a menos de um dólar. Precisando voltar para o hotel à noite, tome um táxi; a tarifa é fixa, não deve sair mais do que 7 dólares (vindo do centro, 15 dólares). Para passeios fora da cidade: Chichén Itzá é muito longe (2h30/3h) para ir de carro; é melhor ir de excursão. Os ecoparques da Riviera Maia (Xcaret, Xplor, Xel-há) oferecem ingressos com transporte incluído; é mais tranqüilo. Eu só recomendaria alugar carro para tirar um ou dois dias para ir a Playa del Carmen ou Tulum sem pressão de horário.

All-inclusive ou não? Alguns hotéis oferecem a opção all-inclusive; outros são, perdão, exclusivamente all-inclusive. Vale a pena? Se você vai com crianças e/ou quer ficar o máximo de tempo possível no hotel, sempre vale. Agora: se a sua intenção é fazer muitos passeios de dia e curtir Cancún adoidado à noite — que são as razões pelas quais você deve ter escolhido Cancún frente a outros destinos do Caribe — então o all-inclusive vai acabar não se pagando.

Já ouviu falar da Riviera Maia? Se você está indo para Cancún por causa da praia, da infra hoteleira e dos parques, mas não por causa dos shoppings, bares e discotecas, considere os resorts que ficam ao longo da Riviera Maia. Os 150 km que separam Cancún de Tulum têm praias belíssimas, algumas delas em enseadas delicadinhas, ocupadas por grandes resorts que não ficam a dever aos grandes hotéis da cidade — e que estão mais perto das outras atrações da região, como os ecoparques. Há desde all-inclusives de redes com bom custo x benefício, como Iberostar, Barceló, Gran Palladium e Dreams, até resorts de altíssimo luxo, como o Maroma e o complexo Mayakoba — passando por hotéis-butique como o Esencia e o Paraíso de la Bonita.

Playa del Carmen e Tulum: Playa é para quem quer férias animadas, mas sem o gigantismo e a americanização excessiva de Cancún. Já Tulum é para quem quer uma praia tranqüila e hospedagem de charme, mas não quer cacifar os hotéis mais exclusivos da Riviera.

Leia mais:

586 comentários

O problema é que as pessoas, na maioria das vezes, tem preguiça de ler todos os comentários postados antes… E aí acabam fazendo perguntas meio repetitivas. E, não sei se é o caso aqui, mas tem gente que realmente não sabe googlar direito, gente que está engatinhando na vida de planejar viagens pela web. Eu, por exemplo, nunca sequer cogitei viajar com pacotes porque fui me descobrir “gente” já na era das reservas pela interntet. Mas vejo a ansiedade da minha mãe antes de cada viagem minha, achando que eu vou ligar chorando pq a reserva não deu certo ou algo do tipo.

Mas, repito, não sei se esse é bem o problema das pessoas que passam por aqui…

    Eu compreendo perfeitamente que é mais fácil perguntar do que procurar , mas tem um limite né ? Ansiedade tem que ser resolvida noutro lugar, não aqui . Pelamordedeus!!

Sylvia, nessa mesma categoria concorre também o post: Dúvida: Aruba ou Curaçao. Tem ??? onde encontrar o tênis NIKE SHOX. E ai entra o “Prêmio P” de paciência.

    Rosa, passei os olhos no Aruba/Curaçao e fiquei pasma !
    Sinceramente , nem uma tonelada de paciencia é suficiente .
    O bom-sensometro de perguntas pertinentes chegou no limite máximo negativo na minha escala .
    Não sei como o Riq ainda não fechou o post pra perguntas.
    Ultrapassou todos os limites !!

    O “nosso” querido Ricardo é tão tranquilo que mata a paciência de raiva. :):):)::) Desculpem, mas só rindo, é brincadeirinha.

Este post vai receber o ” Premio PP ” , perguntas-preguiça de googlar , preguiça de ler o post , preguiça de pensar antes de perguntar .. pisionante 🙁

Oi Ricardo,

Vou para Cancún n Reveillon , porém acabei lendo em outro blog que a noite de reveillón lá não é grande coisa e só tem festa fechada e no mesmo blog a pessoa indica passar na playa del carmen, vc sabe algo a respeito? Qto tempo leva p chegar lá?
Para um casal de 30 anos vc recomenda ficar em qual lado de Cancun?
Obrigada.

    Playa fica a 1h30 de Cancún. Há um link para um post que fala sobre Playa del Carmen ao final do post.

    Não sei como vocês são, Aline. Procurei ser o mais explícito possível nas descrições. Na parte alta, quem quer ficar perto da vida noturna. Na parte do meio, quem quer ficar perto das compras. Na parte de baixo, quem quer ficar o tempo todo no hotel.

Excelentes essas informações sobre Cancún !

Estive lá fazem mais de 20 anos e estou pretendendo voltar, possivelmente em 2010.

Repito uma pergunta que li acima: qual a faixa de gastos diários em Cancún, em USD: 100 ? 150 ? 200 ? 250 ? 300 ?

Sempre gosto de ter um carro à disposição, mas os preços posso pegar no site da Budget ou similar, a menos que haja alguma outra dica interessante.

Grato !

    É um cálculo que eu nao sei fazer, Carlos. Depende do tipo de restaurante que você escolhe, se você bebe ou não, quantos passeios vai fazer…

    Os parques têm preços nos sites. Os restaurantes são mais baratos que no Brasil. Preço de carro varia conforme a época, simule em agências como https://www.expedia.com ou sites como https://www.kayak.com.

Estou indo em janeiro para Punta Cana, gostaria de saber quais diferenças entre Cancun e Punta cana? se fiz uma escolha certa?

    Não fui a Punta Cana, Nubia, então não posso pôr completamente a mão no fogo pela minha resposta. À distância, me parece que Punta Cana tem uma praia melhor do que a praia da zona hoteleira de Cancún, e é mais apropriada para quem quer aproveitar o resort. Já Cancún oferece uma vida urbana sem paralelo em Punta Cana.

Olá.
Vou para Cancun no reveillon. Iremos ficar no Crown Paradise, o que vc tem a me dizer sobre esse hotel?
obrigada

    Está no km 18.5 — logo, na parte bem ali de baixo da zona hoteleira, em mar aberto.

    As resenhas no TripAdvisor são boas.

Essse blog é o melhor de todos!!! Acompanho-o há tempos, mas este é meu primeiro comentário.

Aruba e Cancún são destinos semelhantes???

Tô na dúvida de qual escolher, mas pelas dicas do blog Cancún parece ser um destino com mais opções de entretenimento, praias, história, etc. Estou certo, ricardo?

parabéns pelo blog.

    Aruba oferece férias mais tranqüilas do que Cancún. É pra relaxar e fazer atividades que não requerem esforço ou planejamento.

    A região de Cancún oferece mais — ecoparques, ruínas maias, outras praias — e também te exige mais. Mas dá pra fazer em Cancún e região férias parecidas com as que você teria em Aruba. Só não dá pra fazer em Aruba férias como as oferecidas na região de Cancún.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito