Enquanto isso, em Playa del Carmen...

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Esta é a sua Playa?

Minha primeira vez em Playa del Carmen ("Playa", para los íntimos) foi em 2002, a caminho de Cuba. Aproveitei que tinha milhas Smiles sobrando e que havia o vôo direto da Varig a Cancún, e fiz uma escala por ali. Nunca tinha pensado em ir a Cancún, mas o Nick insistiu para que parássemos por uns dias, porque eu tinha que ter uma opinião própria sobre Cancún. (Lembre-se de que naquela época eu era publicitário e não tinha blog nem nada; colaborava com a Vip, era só um hobby.)

Ao pesquisar Cancún, deparei com esse lugar de que ninguém falava no Brasil. Playa del Carmen? Que raio de praia é essa? Fucei aqui, fucei acolá, e algo me disse que era um lugar que valia pena conferir. Resolvi dividir a estada meio a meio entre Cancún e Playa.

Minha intuição não tinha se enganado. Playa era um lugar adorável. Tinha uma praia mais gostosa do que Cancún (a mesma cor, só que menos agitada, mais piscininha) e quilômetros de areias desertas na direção norte. E o centrinho, se por um lado era bem feioso nas imediações do píer de embarque do ferry para Cozumel, ficava uma gracinha a umas 10 quadras dali, quando ficava com cara de Búzios. O lugar tinha até uns hoteizinhos-butique bacanas!  Resultado: Playa entrou direto para o meu top de recomendações do Caribe.

Mamita's Beach Club, Playa del Carmen

Voltei a Playa em 2006 e levei um susto: o lugar tinha crescido bastante. Ainda continuava recomendável e, na minha opinião, muito mais bacana do que Cancún; os tais quilômetros de areias desertas na direção norte, porém, tinham sumido, e dado lugar a clubes de praia, hotéis e condomínios.

Fiz questão de passar uma noite por lá, nesta viagem de agosto pela Riviera. Encontrei Playa um pouquinho melhor do que da última vez. A bolha imobiliária lhe fez bem -- algumas construçõezinhas insalubres mas bem-localizadas foram substituídas por edifícios baixos de bom padrão, o que deu um "up" para a beira-mar do centrinho.

Quinta Avenida, Playa del Carmen

A vida noturna também me pareceu ainda mais desenvolvida. O finzinho da rua 12 virou um antro de bares e discos. E a megaboate Coco Bongo, originária de Cancún e famosa pelos seus shows superproduzidos, abriu uma filial em Playa.

No fim das contas, Playa é o lugar mais versátil da Riviera. Pode ser curtida tanto como uma micro-Cancún construída em escala humana (tradução: percorrível a pé) quanto como uma mega-Geribá (com uma Rua das Pedras anexa).

Durante o dia você escolhe entre os dois grandes clubes de praia, o Mamitas ou o Kool by Playa Tukan. No começo da noite tem o footing na Quinta Avenida, a rua das lojinhas e restaurantes. Os metidos dão uma passadinha nos bares dos hotéis-design Deseo ou Básico (ambos na Quinta Avenida), e os notívagos se dirigem depois para o final da rua 12 e escolhem o que lhes parecer mais animado.

A hospedagem mais bacana é a do Mosquito Beach, o único hotel-butique pé-na-areia. Na Quinta Avenida ficam os outros três: o pioneiro Mosquito Blue (que agora, um tanto atrasado, ganhou ares starkianos) o charmoso Deseo e o esquisito Básico. Quer economizar com estilo? Tente o Playa Palms, um apart-hotel pé na areia, com cozinha equipada.

Há dois hotelões à beira da praia, e perto da zona dos beach clubs: o Porto Real e o suntuoso Royal Playa del Carmen.

Playa também é bem melhor do que Cancún para quem quer ir por conta própria e se hospedar baratinho. Desta vez eu fiquei num hotel basiquinho porém com bons equipamentos (ar split, wireless grátis), o Barrio Latino (paguei 60 dólares na baixa). Outras opções em conta na cidade são o Lunata, Nina e o Cohiba (este, só para quem quiser aproveitar a noite, que fica ao lado).

O azul é bebê porque o branco é talco

Playa está a 50 km do aeroporto de Cancún e a 70 km da zona hoteleira. Os parques X-Caret e X-plor ficam a menos de 3 km. Tulum está a 70 km.

Leia também:

Para entender Cancún, Playa del Carmen e Riviera Maia

Vai por mim: Tulum

Todas de Playa del Carmen no Viaje na Viagem

678 comentários

LiLi
LiLiPermalinkResponder

Já foi pra Lista !!!

Marcie
MarciePermalinkResponder

Nossa, tudibom, não? Que lugar incrível! Nada mais nos resta a fazer a não ser agradecer todo o sacrifício que você faz indo a esses lugares só para depois poder cotar pra gente. :cool:

Vera Lucia
Vera LuciaPermalinkResponder

Em 2004 estive a Cancun e Playa del Carmen. Percebi Cancun como praia típica para americano com hotéis enormes formando uma parede junto ao mar e achei Playa mais européia, com charme e poucos hotéis grandes, com pousadas e restaurantes interessantes. Muito bonita e agradável.

Pcnardo
PcnardoPermalinkResponder

Já que o azul é bebê, o branco é talco, preciso urgente levar a mamadeira , fralda , chupeta.... dar uma força entende!
brincadeiras a parte otima dica ...anotada pra futuros passeios..

Até mais
Paty

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

'Playa' é a minha praia .
Gracias Riq , por redescobrir estas jóias caribenhas .
*Precisamos providenciar com urgencia uma bóia com luzes estroboscópicas ( hehe , isso ainda existe ? ) prá entregar pro Riq , em todas as milhares de vezes que ele
nos entrega de bandeja - e mastigadinho - estas pérolas !

Majô
MajôPermalinkResponder

Concordo Sylvia, o Riq não existe, fazendo esse sacrificio todo e descobrir essas jóias pra nós wink
Playa e Tulum estão no topo da minha lista lol lol

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

E como é que eu faço Majô ??
Playa com Tulum , Itacimirim , Leblon , Bzaires .. assim 2010 já tá encerrado ! :roll: eekops:

Majô
MajôPermalinkResponder

A gente tem que dar um jeito wink Como vamos deixar de ir a este paraiso ? Já pensou amanhecer caminhando nessa areia/talco e mergulhar nesse mar lindo ?
Enfim, já pensei nesse dilema que você colocou, oh vida :roll:

Camila
CamilaPermalinkResponder

Oi Ricardo,

estou em duvida entre recomendar o Txai ou a Fazenda da Lagoa para 2 casais com 2 crianças de 3 anos (7 noites);
O que você acha

Obrigada

Camila

Ricardo Freire

Você já checou se aceitam crianças?

Se aceitarem, vai do gosto do casal, porque para as crianças será igual...

A Fazenda da Lagoa proporciona mais exclusividade (se não for altíssima temporada ou feriadão, pode ser que eles virem "donos" do lugar), e o Txai está perto da civilização de Itacaré.

A distância de serviços médicos e hospitalares (e aeroporto), em Ilhéus, é praticamente a mesma.

Camila
CamilaPermalinkResponder

Ambos aceitam as crianças, e o que me inclina mais ao Txai é ser perto de Itacaré;

Obrigada pela opnião!

Camila

Ana Claudia
Ana ClaudiaPermalinkResponder

Camila, eu já fiquei na Fazenda da Lagoa e ela é lindíssima! Sensação de isolamento total, praia bem selvagem, rústica.`´E possivel fazer longas caminhadas na praia e tem um passeio até a lagoa que é muito gostoso, termina com um pic nic. Na época que eu fui, a comida deixou a desejar, mas acredito que tenham resolvido o problema, pois estavam sem um chef responsável.

luis r.
luis r.PermalinkResponder

pensei em ficar uns dias em cancun como uma "experiência antropológica", algo que evitei a vida toda, mas que achei que já estava em tempo de ver com meus próprios olhos, e ñ através do preconceito alheio. só q, com essas novas dicas, capaz de cancún ficar na saudade também desta vez...
ou vc acha q o nick tá mesmo certo e eu tenho q passar pela provação?

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Hahaha ,eu sou tiete de carteirinha do Nick .
Ele sabe-tudo , acredite !

Ricardo Freire

Luis, Cancún é muito bacana pra quem curte hotelzão, tours organizados, e restaurantes e bares (e drinks) pensados para americanos. Para justificar a parada, você vai ter que estacionar um ou dois dias na piscina do seu hotel. Com exceção de Isla Mujeres (que é bastante dispensável, caso você continue depois para alguma praia da Riviera), todos os passeios estão mais próximos de Playa. Então eu diria que, se a tua intuição diz que você vai gostar mais de Playa do que de Cancún, vá para Playa.

Mas sempre lembrando que Playa não é perfeitinha; tem uma bagunçazinha (saudável) e a beira-mar também está ocupada (só que não por prediões, com exceção dos dois hotéis que eu cito no texto).

luis r.
luis r.PermalinkResponder

pois é, tudo isso q vc listou faria parte do tal experimento antropológico, o de passar uns dias como se eu fosse nascido e criado no kentucky. qt a playa, pelas fotos q vi, a baguncinha saudável deve dar até um certo conforto de "sua casa fora de casa" (me lembrou o brasil...).
seja qual for a escolha, acho q vou me divertir por ali.
obrigado + uma vez.

mara
maraPermalinkResponder

foi este texto que nos fizeram decidir por Playa, posto que Cancun era fato faltavadecidir onde: obrigada.

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

Eu tambem adorei Playa del Carmen; na minha opiniao, da de dez em Cancun. So estive la uma vez, no ano passado, e entrou no roll de lugares para voltar. Com os precos para uma semana na Riviera Maya daqui da Europa em torno dos 600 euros, da ate pra pensar em fazer uma loucura mrgreen

Alessandro A.
Alessandro A.PermalinkResponder

Eu também prefiro muito mais Playa do que Cancún. Eu não a conhecia e só fui lá em virtude das dicas do Riq e adorei. Além da praia ser muito mais bonita e calma, a quinta avenida é o maior barato e super charmosa. Eu também achei Playa muito parecida com Búzios e estava cheia de europeus animados, muito diferente dos americanos chatos de Cancún. Além disso, ela tem uma localização mais central e portanto melhor para os passeios até Tulum, Xcaret, Xel-Há e Cozumel.

Infelizmente não fiquei hospedado em Playa, mas da próxima vez com certeza irei direto para lá e deixarei para visitar Cancún apenas como um passeio bate-volta.

Carmen
CarmenPermalinkResponder

a praia era inexpressiva, ponto de ferry boat, que foi se transformando e tchan! Hoje é puro charme!
se poss´viel me manda o nome e direção do hotel baratinho?

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Carmen , no site do Gran Porto Real , tem datas em dezembro ( não olhei outros meses) que a tarifa em duplo está por 800usd para 6 noites ( tudo incluido , inclusive bebidas ) grin

Ricardo Freire

O baratinho é o Barrio Latino. É só clicar no nome dele no corpo do post.

Mas, como a Sylvia já descobriu, os grandões estão em superoferta.

simone w.
simone w.PermalinkResponder

Voces acham que Playa del Carmem pode ser uma boa opção para festas de fim de ano e janeiro?
Obrigada ao Riq e ao Ernesto pelas dicas de Marrocos. Vou tuitar de lá nos proximos dias. Se alguem quiser seguir @wajnman, será um prazer!

Ricardo Freire

Sim, é alta temporada por lá, bastante animado, e os preços este ano estão camaradas por causa da crise e da gripe suína. Os preços sobem no Réveillon, mas não tanto quanto no Brasil.

Alessandro A.
Alessandro A.PermalinkResponder

Simone, Playa é muito bacana no final do ano sim. Como o Riq disse, é uma época super animada e a cidade fica bem cheia. Eu estive lá no último Réveillon e a quinta avenida estava bombando e a maioria dos bares e restaurantes com música pra curtir a noite toda, mas normalmente cobram uma tarifa salgada pelo pacote ceia e festa. Infelizmente não pude ficar até meia noite, pois estava com meu filho pequeno e tive que voltar para o hotel, mas a noite prometia. Pelo quantidade de pessoas, acho que muita gente deve passar o Réveillon na rua mesmo.
Dica para uma noite de Réveillon barata: jante cedo enquanto os restaurantes ainda estão abertos (normalmente até umas 18hs ou 19hs) e passe a meia noite na rua sem pagar nada, já que o som é tão alto que você consegue ouvir as músicas na própria rua como se estivesse dentro do bar.

douglas
douglasPermalinkResponder

curto e grosso cor do mar cancun ou caribe? vou em novenbro
um abraço

Ricardo Freire

A cor do mar de Cancún é Caribe sempre...

Gi
GiPermalinkResponder

Há alguns anos fui para Cancún e devo confessar que aquela rua cheeeeeia de hotéis não era o Caribe que eu esperava!
Mas... eis que surge um passeio para Cozumel e conheço Playa del Carmen. Que lugar mais fofo!!! Pensei: aaah! Agora, sim! Uma cidade com cara de cidade de verdade. E com pessoas de verdade!!!! smile)
Tulum é outro tesouro. Se algum guia lhe disserem: já foi para Chichén Itzá? Não precisa ir para Tulum!!! (SIIIM! Quando estive lá me disseram isto.) Não acreditem!!! É mentira!!! Tulum é, realmente, tudo de bom na viiida!

Ricardo, estou prestes a sair para mais uma aventura! smile
Se quiser, dá uma olhadinha no: www.pingosdehistorias.blogspot.com.

Bangalôs da Serra

Oi Ricardo. Gostaria de compartilhar uma novidade do Hotel Bangalôs da Serra de Gramado. O minizoo do local recebeu novas aves exóticas. Vale a pena conferir as novidades.
Obrigada pela atenção,

Bangalos da Serra

Ana Claudia
Ana ClaudiaPermalinkResponder

Riq, se fosse para comparar, Playa está para Arraial dÁjuda assim como Tulum para Espelho?

Ricardo Freire

Egzéctly!

Ana Claudia
Ana ClaudiaPermalinkResponder

Muito interessante, né? Gostei.
Agora como é que vou encaixar na minha agenda voltar no Toque, conhecer Mendoza, Playa e Tulum ?

Júlio
JúlioPermalinkResponder

rIQ, TÔ ENROLADO COM OS HOTÉIS EM lONDRES DO DIA 21 AO DIA 27 .tÁ TUDO CARO PARA P 3 PESSOAS.
SALVE-ME.
ABS.
jÚLIO

Ricardo Freire

Os Premier Inn que eu sempre indico não aceitam três pessoas no quarto.

O Meininger tem quartos triplos a 99 libras.
http://www.meininger-hotels.com/meininger-hostels/ho-s-tel/staedtehaeuser/london/

Nas regiões de hotéis baratos há dezeeenas de hotéis com quartos triplos por 80 libras ou menos. Escolher entre eles, porém, é um trabalho de formiguinha, que só você pode fazer.

Tentei separar os hotéis por bairro, mas os links caducam e só mostram o conjunto dos hotéis.

Clique aqui e depois use o menu da direita logo abaixo de "localização" para isolar esses bairros:
Bayswater/Paddington
Victoria/Westminster
Kensington/Earls Court
St.Pancras/Islington

Júlio
JúlioPermalinkResponder

dEZEMVRO

Ernesto, o pato

Julio

Tente o hotwire.com , mas em cima da hora, não agora.

Ernesto, o pato

Of topic, mas interessante

A Rede Arcor disponibiza toda quarta pormoções nos hoteis para o fim de semana seguinte : Ibis a R$ 70, Mercure a R$ 80, e Novotel a R$ 100,00 O site é www.accorhotels.com.br/superquarta

Rodrigo Dantas

ótimo post, mas se tivesse 10 dias em Cancún, quais destes lugares seriam os 3 mais indispensáveis:

1. Tulum
2. Chicken itza
3. Cozumel
4. Isla Mujeres
5. X Caret
6. Playa

Ricardo Freire

Cozumel: só se você mergulhar.

Isla Mujeres: só se você ficar apenas em Cancún e não for à praia em outros pontos da Riviera Maia.

Chichén Itzá e Tulum são os passeios mais importantes. No de Chichén, tente incluir Valladollid. No de Tulum, tente ir de carro, vá cedo e depois procure o Ana y José Beach Club ou o Ocho Tulum, entre os km 5 e 8 da estrada a Punta Allen.

X-Caret, X-plor ou Xel-há, se você gostar de parques. X-Caret e X-plor podem ser combinados num mesmo dia.

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Agora sei porque eu gosto tanto das praias cor azul bebê, porque o meu nome é.... Carmen!!!

Ricardo Freire

Por supuesto! mrgreen

Júlio
JúlioPermalinkResponder

Ernesto, vou tentar sim.Inclusive no dia q vc comentou hotwire eu entrei e vi um legal no perto Hide Park.Achas melhor o q novembro (final) ou dezembro até o dia 10.
Já aproveitando e abusando, qual o melhor bairro de Lisboa perto de tudo. Vc sabe? Eu nunca fui .
Abs.

Paula Bicudo
Paula BicudoPermalinkResponder

Julia, em Lisboa é legal ficar no Chiado. Bastante animado!

Maria das Graças

Julio, estive em Portugal durante um mês, em outubro de 2007. Hospedei-me em Lisboa no SANA Hotel que fica na Av. Fontes Pereira de Melo, quase na esquina da Av. da Liberdade/ Praça Marquês de Pombal e a poucos passos da estação de metro Libertadores/Marquês de Pombal. Local plano, podíamos sair a pé até o centro descendo pela Av. Liberdade. Ótima localização.
Um alerta: tome cuidado com os batedoures de carteira em Portugal. Em Lisboa fomos alertados, mas não tivemos a mesma sorte no Porto. Levaram a carteira do meu marido.

http://www.sanahotels.com/gca/index.php?hotelId=42&lng=en

Dionísio (www.espacovital.com.br)

Qual a temperatura da água do mar em Playa e Cancún? Fria, morninha...?

Ricardo Freire

24 graus no inverno (fim do ano), 28 graus no verão, é o que diz este site.
http://www.cancunhotelvacations.com/index.php?/cancun-water-temperature

Marcelo Galvão

Olá, Riq. Tudo bem? Tive, hoje, duas ótimas surpresas. Estava viajando, a trabalho, e ao retornar recebi a minha correspondência, na qual encontrei o seu livro autografado. Como havio dito anteriormente a você, já tenho o livro, porém autografado é outra coisa! Valeueeueueueueueueeueu!!!!! A outra foi ouvi-lo na BandnewsFM pela manhã. Quais são os horários dos seus comentários? Sou fã de rádio e da CBN, contudo ouço outras. Já ouvi as suas dicas na Paradiso, depois você sumiu. É muito bom escutá-lo novamente! Andei sobrecarregado em termos de trabalho e, agora, quero colocar a leitura dos posts em dia. Um grande abraço.

Ricardo Freire

Oi Marcelo! Os horários não são superfixos, mas os boletins são transmitidos mais ou menos às 6h40, 14h20 e 21h. Todo dia um boletim novo, repetido três vezes.

Pelo certo eles seriam armazenados nesta página aqui, mas nem sempre eles se lembram de atualizar...
http://bandnewsfm.band.com.br/colunista.asp?ID=140

Letícia
LetíciaPermalinkResponder

Para quem perguntou sobre o fim de ano, passei o último Reveillon lá e superou minhas expectativas.
Os hotéis design Deseo e Básico, que são dos mesmos donos, e distam dois quarteirões um do outro, ofereciam festas independentes, podendo o convidado comparecer a ambas, bem como sair, curtir um pouco a festa na rua e voltar quando e quantas vezes quisesse. Nestes hotéis, a festa acabou lá pelas 5 hs. Nas ruas, o esquema é o seguinte, os maiores bares contratam DJs e instalam caixas de som direcionadas para a rua, como se fossem anexos das respectivas casas. Assim, basta percorrer as ruas para participar de diferentes festas. Detalhe: em alguns pontos, fica cheio a ponto de não se conseguir passar... como em nossos carnavais. Não presenciei problemas ligados a violência.
Os bares da praia organizaram raves que duraram até a noite seguinte!
No básico, durante o dia, comi o melhor taco de camarão da minha vida!
Outra dica para tacos é o Señor Tacombi, uma Kombi adaptada e super charmosa que vende tacos.
Quanto à hospedagem, fuja do Caribbean Paradise (com este nome, acho que eu nem precisava alertar, né?) Foi onde fiquei, pois por decidir de última hora, não me restou outra alternativa...
Para descobrir as melhores noitadas e restaurantes, evitem os lugares frequentados pelos americanos e sigam os mexicanos! Não tem erro!
Quanto às compras, encontrei calças Diesel por 50 dólares e há ótimas lojas tax free com perfumes, relógios, maquiagem, etc.
Em Cancun, indico o ME Meliá, que atende à expectativa hotelão, sem perder o charme!
Só pra constar, minha viagem foi inspirada no "Bumba meu México" do Ricardo Freire (Obrigada por mais uma inspiração!), compondo-se de: Oaxaca - San Cristóbal de las Casas - Palenque - Playa del Carmen - Cancun - Cidade do México. Os três primeiros trechos de ônibus, entre Playa e Cancun, de carro alugado, e o final, de avião.

Ricardo Freire

Uau! Que bacana! Você lembra quanto pagou pela festa do Básico + Deseo?

Rachel Simões

Pelo que entendi tanto Playa quanto Tulum ficam na Riviera Maia?
Qual é a melhor forma de se montar a viagem para um período de 7 a 10 dias? Quais é a melhor opção para ir direto para Playa sem passar por Cancun? Há voos diretos?
Estou programando minhas férias de janeiro em família e queria um lugar de praia com mar do caribe.

Qualquer ajuda é bem vinda.
Rachel Simões

Ricardo Freire

Sim, se você ler o texto com atenção vai ver que eu explico que Playa del Carmen está a 50 km do aeroporto de Cancún; e Tulum, a 70 km de Playa.

Há transporte a todo momento entre o aeroporto de Cancún e Playa.

Não há vôos diretos do Brasil a Cancún. É preciso ir via Cidade do Panamá, com Copa, com Cidade do México, com Mexicana ou Aeroméxico.

Em termos de hotel e estrutura, Punta Cana é mais interessante do que Playa/Tulum para um casal com crianças. Há vôos diretos (charter) diretos do Brasil a Punta Cana.

A única vantagem de Playa para criança é a proximidade de X-caret. Mas para adultos que queiram ter vida fora do hotel, Playa é excelente.

Eu não iria com criança pequena a Tulum; é um lugar mais para adultos e casais.

De todo modo, a Riviera Maia também tem muitos resorts all-inclusive ao estilo Punta Cana, em praias fora das cidades. Procure na http://www.nascimento.com.br em México e Riviera Maia. Pode ser que os preços estejam convidativos por conta da gripe suína e da crise americana. (Normalmente Punta Cana é mais em conta.)

Rachel Simões

Só mais uma perguntinha: entre Punta Cana e Playa del Carmen/Tulum o que seria melhor para um casal com uma criança de 6 anos contando a logística da viagem (menos tempo de voo, sem conexão, etc) e mais beleza natural?

Rachel Simões

Paula*
Paula*PermalinkResponder

Definitivamente Playa é a minha praia! wink
Só tenho que ir lá para ter certeza! smile

Mas adorei mesmo foi o "O azul é bebê porque o branco é talco" mrgreen

Letícia
LetíciaPermalinkResponder

Paguei em torno de 25 dólares por pessoa pela pulserinha, que incluía uma taça de champagne.
Mas, o valor oficial era 50 dólares! Segue o milagre:
Como eu e meu marido não estávamos muito satisfeitos com o "paraíso caribenho" em que estávamos hospedados, quase não ficamos por lá. Assim, depois da praia, passávamos nos bares de piscina do Básico e Deseo, que apesar de lotados em face da alta temporada, trataram a nós, não-hóspedes, quase com igualdade de condições. Na tentativa de experimentar todo o cardápio, lá se ia um par de horas... A verdade é que a equipe destes hotéis, super descolada, se divertia em atender aos curiosos e gulosos brasileiros. Em uma dessas oportunidades, me trouxeram uma toalha para experimentar o "tanque-piscina" do Básico!
Na tarde do dia 31, fizemos uma pesquisa de preços e clima das festas disponíveis. O preço anunciado da Deseo+Básico, que até então, para mim, seria Deseo ou Básico, era 50 dólares.
Na noite do dia 31, quando chegamos na Deseo para comprar os convites, o gerente nos disse: Ah, são vocês, os brasileiros! Serão apenas 25 dólares. Como para os hóspedes era de graça, para nós, "quase-hóspedes", custou a metade... Justo! O engraçado foi que, em seguida, chegaram duas americanas de paetês, anteninhas e apitos, e o preço foi de 50 dólares. Menos mal, pensei que fossem dizer que os ingressos estavam esgotados!
Aliás, esta foi uma sensação que tivemos: os lugares descolados se esforçam por espantar o público americano tradicional. Para tanto, quase não há placas, as entradas são discretas, e quando se chega ao interior, toma-se um susto com a boa qualidade do ambiente!

Daniele
DanielePermalinkResponder

Riq,
O público que frenquenta a Playa é mais velho e/ou sofisticado que o que frequenta Cancun?
Porque Cancun, em algumas épocas do ano, fica infestada de american teens!

Ricardo Freire

É um público mais descolado do que o de Cancún. O pessoal dos "spring breaks" prefere ficar em resorts all-inclusive, porque a bebida rola solta e de graça.

Daniele
DanielePermalinkResponder

Foi o que eu imaginei! Parece ser um lugar mais descolado mesmo.
Já tá na lista dos meus próximos destinos! wink

Fê Costta
Fê CosttaPermalinkResponder

Uma amiga esteve em Playa del Carmen e fiquei encantada com as fotos!! O mar conseguia ser ainda mais lindo que o de Phi Phi Island, na Tailândia. Fiquei louca para conhecer um dia!!! Ela ainda deu uma espichadinha e foi até Chichen-Itza, conhecer uma das 7 eleitas Maravilhas do Mundo Moderno. Ótimo roteiro!

Eleonora
EleonoraPermalinkResponder

Ricardo, voce acha valido incluir Acapulco dentro deste roteiro da Riviera Maia?

Ricardo Freire

Precisa não, Eleonora. Acapulco é engraçado, mas as praias da Riviera Maia são bem mais bonitas.

Se é para combinar com outro lugar, eu faria algo no interior. Palenque, San Cristóbal de las Casas e Oaxaca são muito bacanas. (Só fui a Oaxaca, e lamento muito não ter ido a Palenque e San Cristóbal.)

Cristina
CristinaPermalinkResponder

So para agradecer Emilia pelo tour que me proporcionou em Delos e ao Alessando por me fazer fugir do Nikos em Mikonos. Bjs a todos!!!

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

A taverna do pelicano ? hahaha .. só prá fotos lol

Júlio
JúlioPermalinkResponder

Paula Bicudo ,tb estou tentando ficar por ali.
Maria das Graças eu geralmente usou duas carteiras .Uma fica de bobeira e cheia de santinhos com no máximo 20 reias em nota de 1 leia-se euros ,ok. A outra num lugar um pouco dificil para eles.Xerox de passaporte .e somente um cartão.Mas ladrão é ladrão se quiser roubar rouba mesmo..rs

Marcelo Galvão

Oká, Riq. Acessei os boletins. Pelo que vi estão em ordem desde o dia 24 de agosto. Como o sono está forte agora, ouvirei depois. Mais uma vez, valeu!

Cleiton Simoes

Vou a Miami em janeiro próximo. Pensei em dar uma esticadinha até as Bahamas, pois vi que o voo (direto)dura menos de 1 hora. O mar de lá realmente é "do Caribe"? O hotel Atlantis é tão legal quanto parece em seu site (www.atlantis.com)? Três noites são suficientes? A Cia. aérea Bahamas Air é confiável (a Amercian também tem voos diretos para lá)?
Grato.

Ricardo Freire

Nunca estive nas Bahamas, mas o mar é esse mesmo das fotos mrgreen

O hotel Atlantis é uma cidade; vá se você gosta de mega-hotel.

A Bahamas Air é parceira da US Airways, que faz parte da Star Alliance, a mesma em que a TAM está entrando.

A American também voa para lá.

Outro paraíso a uma hora e pouco de vôo de Miami é Providenciales, em Turks & Caicos. Lá há bons resorts menores, como o Club Med, o Beach e o Sandals.

Zé
PermalinkResponder

Meninos, eu já fui às Bahamas e achei meio assim-assim-just-ok. Dou nota 6.7 pra elas sad (passa de ano, mas sem louvor). Só que eu fiquei na ilha de Grand Bahama, em Freeport (o azul do mar é esse da foto aí de cima razz: ). Nassau deve ser outro esquema, não conheci. E o Atlantis me parece uma Sea World na beira da praia (praia essa que não deve ser das melhores, acho). Mas, no geral, acho que o Atlantis pode ser uma boa... :roll: Ah, tava esquecendo... fui de American Airlines, saindo de My-ã-mi mrgreen

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Para mim ambas , Nassau e Freeport são assim-assim, mesmo com o mar azulzinho eekops: Muito footing , shopping
e pouco esquema praia -relax .

Danielle Willig

Fomos num cruzeirinho desde Miami para Nassau e depois um ilha particular da Royal Caribbean.
Achei Nassau horrivel, só lojas e lojas, de joias, relogios e de roupas bem americanizadas brega). Nao quisemos passar dia num resort, como o Atlantis, entao resolvemos nos aventurar e alugamos uma scooter (ah, estavamos eu e meu marido).
Foi divertido, mas nos perdemos muuuito e acabamos num lado meio perigoso da cidade, pra falar a verdade nao achei que estava em perigo. Mas saimos bem decepcionados, já que 99% das praias em Nassau são privativas, você só tem acesso pelas casas, entao rodamos um tempão pra poder achar um pedacinho de areia pública para aproveitarmos.
Mas preciso deixar claro que o mar é realemnte maravilhoso, como em todo o caribe.

Cleiton Simoes

Obrigado pelas informações!
Abraços.

CarlaZ
CarlaZPermalinkResponder

Eu andei vendo os preços pra Cancun (imagino que Playa também) estão imbatíveis! Muito barato! A vontade era comprar na hora.
Já tinha uma boa impressão de Playa del Carmen através do que vocês falam e uma amiga que também foi e como preciso conhecer o Caribe...preciso ver essa agua azul...é uma...

Gabriela
GabrielaPermalinkResponder

Estive em Playa em 2005, tive sorte pois partia de Barcelona, onde moro, e aqui se vende mais Playa del Carmen que Cancún, portanto depois de pesquisar sobre ambos lugares não pensamos duas vezes. REALMENTE recomendável. Ficamos em Playacar, próximo da vilinha de Playa del Carmen, num hotel grande, mas sem dúvida teria sido mais charmoso ficar na vila mesmo, num hotel pequeno. Fica prá próxima. Ah, fizemos algumas visitas de 1 dia: Tulum, Chichén Itzá, e Cancún e AMAMOS tudo (especialmente as duas primeiras)! Finalmente, a conclusão foi que acertamos na nossa decisão de ter nossa base em Playa. Muito legal o post, me trouxe boas lembranças. Abraços para todos.

DÉBORAH
DÉBORAHPermalinkResponder

Prezado Ricardo,

me interessei muito por Playa Del Carmen! Estou olhando pra ir pra lá no Carnaval de 2010.
Se puder, gostaria de uma ajuda sobre as seguintes dúvidas:
- Essa é uma boa época pra ir pra lá?
- É essencial alugar carro?
- Os restaurantes e boates tem bons preços ou são caros?
- É necessário visto?
Muito obrigada desde já!
Déborah

Ricardo Freire

Dá pra ir o ano inteiro; o tempo nunca é 100% firme porque há muita mata na península. A época menos indicada é entre agosto e novembro, quando um furacão pode dar as caras (mas é uma possibilidade remota).

Em Playa você só vai precisar de carro se quiser dar um rolê pela península (ir a Tulum, a outras praias ou aos parques por conta própria). Há vans para Tulum e transporte organizado aos parques.

Os preços são equivalentes aos de praias do Brasil.

O visto precisa ser solicitado pessoalmente nos consulados de São Paulo, Rio, Brasília e Porto Alegre.
http://portal.sre.gob.mx/brasil/index.php?option=displaypage&Itemid=50&op=page&SubMenu=

Cleiton Simoes

Bom dia a todos novamente.
Já montei quase todo meu roteiro entre Miami e Orlando. Tenho 5 noites livres que não sei se faço: "a)" 3 noites em Bahamas/Nassau - hotel Atlantis e 2 noites em Key West ou "b)" 5 noites em Aruba. De qualquer forma, o voo seria ida e volta de Miami, na manhã em que chego lá. O roteiro precisa agradar a mim, esposa e filho de 6 anos... Alguma sugestão?
Grato.

tyna
tynaPermalinkResponder

Ai, meu Deus...gostei tanta da " cara" de Playa!

Alguma sugestão de hotel até 100 dólares? Tenho 14 dias de férias, e vou sozinha, então...não quero nada luxuoso, já que minha intenção é ficar na praia e também comer toda a comida mexicana que eu puder rs

Obrigada!!

Ricardo Freire

O Barrio Latino que está no texto cobra menos de 100 dólares o ano inteiro. É um pós-albergue simpático. Não espere muito da hotelaria.

tyna
tynaPermalinkResponder

Ok! Obrigada!

ELEONORA
ELEONORAPermalinkResponder

Ricardo, Até 30/10 a promoçao smiles permite voar com 6 mil milhas para qq lugar da America do Sul.
Vc vê alguma possibilidade de se levar alguma vantagem e possibilidade de se chegar a Playa del Carmem, utilizando estas milhas, complementando a outra perna comprando algum bilhete? Qual seria o caminho?
obrigada
Eleonora

Ricardo Freire

Complicadíssimo, Eleonora, e provavelmente inócuo. Você teria que achar um país da América do Sul pra onde a Gol voasse que tivesse tarifas a Cancún muitíssimo mais baratas que as passagens saindo do Brasil -- pelo menos uns 300/400 dólares mais barata que a passagem saindo do Brasil, para valer a queima de milhas. E não se esqueça de acrescentar as taxas de embarque dos dois novos vôos).

Em seguida, teria que arrumar datas em que a Gol confirmasse passagens-prêmios e você conseguisse a tarifa superdescontada no vôo de continuação. E quando conseguisse isso, teria que marcar os vôos com um intervalo grande para que o eventual atraso de um não significasse a perda do outro, já que eles não vão estar relacionados e nenhuma das cias. teria obrigação com a outra parte da viagem.

Aproveite esta promoção na América do Sul, para o destino final do vôo, e você vai ser muito mais feliz.

Eleonora
EleonoraPermalinkResponder

Riq, para a queima dessas milhas na Amemrica do Sul,o que vc sugere levando-se em conta que estarei com marido e filha de 5 anos?

Ricardo Freire

Buenos Aires ou Santiago! (Santiago tem passagens mais caras, então vale mais a pena se você conseguir com milhas)

Dá pra pensar também em Caracas e ir pra Los Roques (mas Los Roques é meio carinho para o conforto que oferece).

Meu relato:
http://viajeaqui.abril.com.br/blog/86471_comentarios.shtml?1311328

O da Carol Wieser:
http://carolwieser.wordpress.com/2009/10/04/los-roques-dicas-e-informacoes-uteis/

Roberta
RobertaPermalinkResponder

Ricardo, fiquei muito interessada em ir a Playa no Reveillon. Dando uma pesquisada nos sites das agências, vi que elas só oferecem pacotes em resorts all inclusive. Queria ficar numa pousadinha mais simples, só com café que tenha boa localização, como as que você indicou. Quero fazer passeios, ir a praia, ao invés de ficar morgando nesses resorts. Mas como faço com a passagem? Entrei no site da Aeromexico, não tem mais vôos nessa época. Pesquisei no decolar.com, só encontrei um vôo com escala em Chicago (?!!!?!?!?). Você tem alguma dica? Valeu!

Ricardo Freire

Roberta, passagem aérea internacional eu sempre acho melhor jogar na mão de um agente, que fica com o pepino na mão até descobrir alguma coisa lá nos canais dele (chamados GDS). A rota menos indireta é pelo Panamá, com a Copa. (E você está certíssima em não pegar all-inclusive em Playa!)

Roberta
RobertaPermalinkResponder

Ricardo, estou perdida... Vi em uma agência e eles me disseram não haver passagem para essa época: entre Natal e Reveillon. Será que as companhias aéreas reservam tudo para os pacotes? Você sabe de alguma agência que tenha pacotes em pousadas, ao invés de resorts all inclusive? Obrigada pela sua atenção. O blog já é um guia para mim. Parabéns!

Ricardo Freire

Natal/Réveillon e Carnaval têm esse gargalo sério das passagens aéreas; não dá para fabricar assento.

Os vôos devem, sim, estar bloqueados para os pacotes.

Você tem então duas alternativas: ou vai nesse vôo por Chicago, ou via Lima e Cidade do México, ou compra o pacote all-inclusive e não usa o inclusive todo.

Caroline
CarolinePermalinkResponder

Olá Ricardo
Estou vendo lua de mel na Riviera Maya em fevereiro e gostei das suas dicas sobre Playa.
Perguntinhas:
- É um lugar bacana para lua de mel?
- Os hotéis Barrio Latino e Lunata ficam próximos à praia?São legais?Os hoteloes estáo mega caros!!!!
- Você acha que dá para dividir o roteiro ficando em playa e tulum? Ou fica mt puxado?
Thks

Ricardo Freire

É um lugar ótimo para passar lua-de-mel.

O Bairro Latino é um pós-albergue. Não é muito romântico. O Lunata é mais bacaninha. Nenhum dos dois fica na beira da praia. Como eu escrevi no post, os hotéis à beira-mar no centrinho de Playa são o Mosquito Beach, o Porto Real e o Royal.

Dividir a estada entre Tulum e Playa é superpossível. Veja o que vocês querem primeiro: se a tranqülidade de Tulum ou o agito de Playa.

Beto
BetoPermalinkResponder

Riq, você acha que dá pra fazer um bate-e-volta Cancun-Chinchén Itzá/Valladolid? Chequei no mapa e são 190 km de distância.

Ricardo Freire

Não fui a Valladolid (dormi em Mérida). Pela auto-estrada, Chichén está a pouco menos de 3 horas de Cancún. Saindo cedo, e ficando 3 horas no parque (que super dão pro gasto), vocês têm aí 9 horas de passeio.

Valladolid fica no caminho, então creio que uma entradinha na cidade sem compromisso de lerês caia bem, sim. Vocês vão chegar em Cancún muertos, mas chegariam de qualquer jeito mesmo sem o pit stop, então acho que tá valendo smile

Beto
BetoPermalinkResponder

Sei não. 6 horas de estrada num dia de passeio é meio punk. Você acha que Chinchén vale esse esforço?

Carla
CarlaPermalinkResponder

Beto, Chichén Itzá vale qualquer esforço para quem gosta de história - se for o caso e você achar que vale a pena, fique uma noite por perto, para não ser tão cansativo... Eu fiz esse bate-e-volta, mas dei a mancada de sair de Cancún tarde demais, então tive que fazer Chichén Itzá meio na pressa, porque, ao menos quando eu fui, o sítio arqueológico fechava no final da tarde e depois só reabria à noite para o show de luzes (que eu assisti, mas achei que não valeu o esforço...) Fui pela auto-estrada - muito sem graça, o que torna a viagem até mais cansativa, apesar de economizar um pouco no tempo de viagem, e voltei pela estrada secundária, parando em Valladolid. Acho que nem vale a pena se preocupar em descobrir o que fazer em Valladolid - a cidadezinha é tão pitoresca que o grande barato é mesmo parar, observar e curtir... wink É um bate-e-volta mega punk, mas que vale muito a pena para quem curte história - saindo de manhã de Cancún, acho que dá pra fazer com menos "sofrimento" do que eu fiz...

Ricardo Freire

Sem pernoite nas redondezas (Valladolid ou Mérida) acho pesado, sim.

Das ruínas que conheci (Teotihuacán na Cidade do México, Tulum, Chichén e Monte Albán em Oaxaca), achei as de Teotihuacán as mais impressionantes, pelas dimensões. Eu adoraria ir a uma que estivesse no meio da selva -- Palenque em Chiapas ou Tikal na Guatemala.

Caso esteja nos teus planos voltar ao México e incluir a Cidade do México ou Palenque (esta, numa combinação com San Cristóbal de las Casas) no itinerário, acho que dá pra abrir mão de Chichén sem culpa.

Caso contrário, é um lerezão cultural que se justifica, sim lol

Beto
BetoPermalinkResponder

Carla e Riq, obrigadossss. Valeu muito. Vou ponderar com a minha proprietária. wink

Lisa
LisaPermalinkResponder

Fui para Playa na minha lua de mel em out/2008. Estava prestes a ir para Cancun quando li uma reportagem do Ric, ufa! Me salvou! Fiquei no Mosquito Beach que é demais, na beira da praia. Mas o tempo estava bem mais ou menos, o dia começava muito tarde e as 16hs já estava escurecendo. Mesmo assim a temperatura da água é ótima.
O lugar é super charmoso e da de mil em Cancun (passei um dia conhecendo Cancun, e tudo que vi, alem do mar igual de playa, foram hoteis imensos com americanos bebedos em todo canto, nada encantador!). Em Playa muito europeu, musica ambiente na praia, e ótimo restaurantes.
A vila realmente é meio bagunçada, mas nada que comprometa o lugar!
Recomendo muito!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar