Sevilha, dezembro de 2002
O Renato Mechica só pode viajar em janeiro e está pensando em ir para o sul da Espanha (Andaluzia), continuando a Portugal.
A dúvida principal dele é se estará frio demais para aproveitar. E se estiver frio mesmo, se não valeria a pena trocar a parte de Portugal por uma extensão aos Pirineus, as montanhas relativamente próximas a Barcelona, para ter um gostinho do inverno ibérico.
Já a Vanessa tem 10 dias entre o Natal e o Réveillon para viajar por Portugal e está com dificuldades para decidir.
Achei que dava para reunir as duas perguntas numa enquete só, e assim beneficiar a todos os que queiram viajar para a Europa no inverno sem enfrentar um frio rigoroso demais.
Começando pela minha experiência: estive na Andaluzia em dezembro de 2002 e peguei dias lindos. Fez sol quase todos os dias, e depois de caminhadas acabava sempre tirando o casaco. Por tudo o que leio por aí, a Andaluzia é um dos lugares da Europa onde não há dúvidas de que é melhor ir no inverno do que no altíssimo verão.
Fui a Portugal nesta época duas vezes. Estive em Lisboa em dezembro de 2001 e em Lisboa, no Bussaco, em Chaves e no Porto em dezembro de 2002. As duas vezes o tempo esteve mais cinza do que ensolarado; no norte de Portugal peguei bastante chuva (o que é bastante normal nesta época do ano). Acho que Lisboa fica bem mais bonita com calor (o frio tende a acentuar sua melancolia), mas a temperatura é perfeitamente palatável. Em 2001 tirei o casaco algumas vezes (em 2002, não).
Para a Andaluzia recomendo ler a Paula Bicudo. Para Portugal, o Arnaldo (leia também este, este e este posts) e a Mô (que já esteve por lá no inverno duas vezes). Para os Pireneus, a Carmen.
E você que já foi à Península Ibérica no inverno, o que recomenda para os nossos queridos consulentes?
161 comentários