Patagônia pra... mim :-)

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Cinco Hermanos, Ushuaia

Estou começando agora um pequeno périplo pela Patagônia. Embarco -- se tudo der certo -- num cruzeiro Australis que vai me levar de Ushuaia, na ponta sul da Argentina, a Punta Arenas, na Patagônia chilena, passando pelo canal de Beagle. Volto pela mesma rota, mas com paradas diferentes. (Ou seja: não posso fazer nada a partir de Punta Arenas.)

No oooutro domingo, pego um vôo para El Calafate. De lá não sei se dou um pulinho em El Chaltén, se atravesso a Puerto Natales para dar uma espiada no Parque Torres del Paine, ou se vou direto a Bariloche -- que, depois do Calafate, é a região que me interessa mais.

De Bariloche vou ficar monitorando o tempo para fazer o cruce de lagos ao Chile num dia bonito.

E depois... bom, depois é outro post smile

Claro que já devorei o site do Tony Gálvez, De viaje a la Patagonia, e os posts da Carla Z. na Majô, do Ernesto na Emília, da Carmem Silvia no De uns tempos pra cá e os relatos da Luisa no Arquivo de Viagens.

Mas aceito pitacos, sobretudo na questão Torres del Paine. Acredito que Torres seja um deslumbre, mas não sei se é um passeio pra mim.

O briefing: não curto caminhadas no mato ou no frio. Acho que a única vestimenta confortável para caminhar é calção de banho e pé descalço. Quero fazer os passeios com a melhor relação esforço x benefício. Quero as paisagens, não o trabalho, entendem?

Me contem, pufavô...

107 comentários

Raiani
RaianiPermalinkResponder

Goataria de saber se para conhecer Torres del paine,é melhor ir pra puerto natales ou pra el chalten?

Ricardo Freire

Não fique espalhando a mesma pergunta por vários. É ruim para o blog e irrita imensamente o blogueiro.

Prislaine
PrislainePermalinkResponder

Olá, Ricardo,

Queria uma ajuda de última hora, pois ainda não estou convencida com as informações que achei pela internet. Vou para Patagonia (Ushuaia, Punta Arenas e El Calafate) do dia 6 a 18 de janeiro e fico em dúvida sobre as roupas e sapatos mais adequados para essa época do ano. Não pretendo acampar, ficarei hospedada em hoteis, mas quero sim fazer trilhas durante o dia. Roupas de esqui são boas? Ou casaco de lã do tipo inverno europeu? Botas, tênis? Enfim, a questão é: precisa mesmo de toda a parafernália do pessoal que faz montanhismo ou não é para tudo isso? Será melhor tentar comprar algumas coisas por aqui ou melhor deixar para comprar ou alugar por lá?
grande abraço,
Prislaine

Ricardo Freire

O importante é ter botas impermeáveis e um casaco que corte o vento. Por baixo, roupas que te protejam de um frio que pode chegar próximo de zero.

Eu comprei minhas roupas na Decathlon antes de sair e encontrei ótimos preços (e paguei em 6 vezes no cartão). Atenção -- isto não é um comercial shock

http://www.decathlon.com.br/BR/

Prislaine
PrislainePermalinkResponder

Olá, Ricardo,

Resolvi escrever para agradecer sua dica, realmente, para o verão, apenas o casaco e a bota impermeáveis são os dois itens indispensáveis, uma calça de trekking também ajuda. Aproveito para dar duas dicas daquele pedaço da Patagonia:
1)comprar em Ushuaia é muito mais barato que em Buenos Aires, tanto o casaco quanto as botas impermeáveis, chega a ser a metade do preço. E as lojas ficam todas na rua principal, a San Martin.
2) fiz o mini trekking nos dois glaciares: Perito Moreno e Viedma (em El Chálten e que por lá se chama ice trekking). Além de mais barato, eu achei o Viedma com formações muito mais bonitas e interessantes. É um pouco mais dificil caminhar porque o gelo está mais condensado e andamos por alguns "barrancos" de gelo mas valeu muito a pena. Ao contrário do que pensava não é apenas mais do mesmo, é bem diferente.

Enfim, foi isso. Espero que essas dicas possam ajudar...

Obrigada e parabéns pelo blog, virou minha consulta obrigatória antes de definir qualquer roteiro.

Prislaine
PrislainePermalinkResponder

Ah, a ida a Decathlon também valeu a pena, encontramos muitas coisas de fleece por lá enquanto que na Argentina só encontramos de polar. E não pude fazer o city tour de parque em Torres del Paine pois os chilenos haviam começado um protesto no qual fecharam a fronteira com a Argentina. Por um dia não fiquei presa no Chile... Seriam 102 e não 100 brasileiros resgatados pela Cruz Vermelha.
Fica para uma próxima! Valeu!

Thaís
ThaísPermalinkResponder

Olá!
Por gentileza, gostaria de saber se alguém já passou janeiro em alto mar na Patagônia...esse é o nosso programa de férias....mas estou muito em dúvida quanto à temperatura..roupas...é frio mesmo no alto verão?
Muuito obrigada!
Abs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Alô, Thaís! Sim, o verão de lá é frio mesmo!

Camila Torres
Camila TorresPermalinkResponder

Já que neste post tá todo mundo dando dicas, vou usar aqui msm...
Acabei de tirar as passagens pra minha tão esperada viagem pra Patagonia ! Vamos na semana santa (saindo dia 24/03 e voltando 7/04).
A ideia inicial era conhecer Buenos Aires, Ushuaia, El Calafate e Torres del Paine. Mas, como seriam 15 dias, decidi incluir Montevideo tb. Aí tirei a ida pra Montevideo.
Mas, como estamos indo com milhagens, a única opção de volta da Patagonia pra cá foi Punta Arenas. Agora tô achando muita cidade pra pouco tempo !
Fiz o seguinte roteiro... Riq, Boia, sei que vocês não gostam de dar pitacos, mas será que alguém da tripulação me ajuda?
Montevideo: 1 noite
Buenos Aires: 4 noites
Ushuaia: 3 noites
El Calafate: 2 noites
Puerto Natales/Punta Arenas: pensei em 2 noites em cada, mas acho que não vou reservar nada, pra poder ficar em Calafate mais um dia se precisar. A ideia é pegar o passeio pra Torres.

Bom, me apresentando... Vou com o meu marido, gostamos de dar umas caminhadas, mas nada além de umas 3 horas.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Camila! Vamos pôr a sua pergunta no Perguntódromo. Mas olha só: a inclusão de Montevidéu foi gulodice. Essa escala só faz tumultuar o início da sua viagem. Um dia nunca dá para nada.

Lembre-se também que o dia da chegada num destino de ecoturismo é perdido. O máximo que você consegue fazer nesse dia é agendar passeios para os dias seguintes. Dois dias no Calafate é muito pouco; você só teria um dia para passear.

Do Calafate a Puerto Natales são 5 horas de ônibus. De Puerto Natales a Punta Arenas são mais 3 horas. Não há ônibus direto de El Calafate a Punta Arenas.

O primeiro mandamento de uma boa viagem é: primeiro fechar o roteiro, depois comprar a passagem.

Camila Torres
Camila TorresPermalinkResponder

Ai Boinha querida, não fica brava comigo não... smile
Juro que eu tinha fechado o roteiro direitinho, mas aí na hora de pegar as passagens com as milhas sumiram os trechos que eu tinha planejado, tive que me ajeitar e a gulodice deu indigestão !
Espero que alguém da tripulação tenha um sal de frutas pra me salvar. smile
Obrigada !

Michelle
MichellePermalinkResponder

Camila, se voce quiser ir a Torres del Paine, não faça o bate-e-volta no mesmo dia, é muito cansativo e não vale a pena, pq vc vai passar pouco tempo no parque e muito tempo em trânsito (quando fui, levamos umas 5 horas pra ir, ficamos umas 3 horas no parque, e mais 5 horas de volta: foi horrível!).
Veja o relato aqui: http://impressoes-de-viagens.blogspot.com/2008/06/programa-furado-torres-del-paine.html
Em El Calafate tem muito o q fazer, trekking no Perito Moreno, navegação pelos glaciares, bons restaurantes, etc...fique uns 3/4 dias.
Se quiser ler mais sobre El Calafate, veja no meu blog, pode ajudar vc a se inspirar: http://impressoes-de-viagens.blogspot.com/search/label/El%20Calafate

igor
igorPermalinkResponder

na minha opiniao, o roteiro esta pessimo. Esta querendo dar a volta ao mundo em duas semana e acaba em muito tempo perdido em deslocamento e pouco em aproveitando o local. Minhas sugestoes sao 1) ir apenas a buenos aires, ushuaia e el calafate, com no maximo uma esticada a el chalten. 2) esquece buenos aires, e focar na patagonia com ushuaia, el calafate, torres del paine e punta arenas. Claro, depende do seu interesse na viagem, mas nao acho que seja jogo encarar uma viagem longa de ida e volta com imigracao chata pra fazer um bate e volta a TDP.

Camila Torres
Camila TorresPermalinkResponder

Gente, muito obrigada pelos toques !
Vi que do jeito que tava não tinha condições, daí liguei na companhia aérea e troquei a ida de Montevidéo pra Buenos Aires. Agora chego lá de sexta pra sabado, dia 24.

Igor, Fafá, só incluí Punta Arenas porque só consegui pegar a volta por milhas por lá... Mas foi bom ver vocês confirmando que lá não tem nada. Se chegar lá um dia antes do vôo tá bom.
E obrigada também pela dica de El Chaltén, nem tava dando muita bola pros parques de lá.

Bom, refiz o roteiro, vejam o que vocês acham:
- Buenos Aires: 4 noites
- Ushuaia: 3 noites (tá bom 2 dias inteiros em Ushuaia?)
- El Calafate: 5 noites
- Puerto Natales + Punta Arenas: 3 noites (Fafá, ótima dica de ficar diretamente no parque, vou dar uma pesquisada nos preços !)

Obrigada de novo !

Ricardo Arruda

Oi Camila, tudo bem ?
Estive na patagônia no anao passado e lá vão algumas dicas relativamente ao seu roteiro:
2 dias inteiros para Ushuaia acho que está de bom, tamanho;
El Calafate: acho 5 dias muita coisa. O principal atrativo lá é o Perito Moreno. Se voc~e gosta de caminhar, há uma caminhada no gelo, no próprio Perito Moreno que é bem legal e diferente, mas bem cansativo também. Vale a pena.
Se você ficar 3 dias inteiros em el Calafate acho que está legal - para a sua disponibilidade de dias, ok ? Na verdade eu tiraria da sua viagem Buenos Aires, que não tem nada a ver com Patagônia e deixaria isso para uma próxima vez, mas já que voc~e incluiu BA, vá lá, então tira de El Calafate...
Puerto Natales não tem nada de mais, se quisere pasar direto, melhor, vá direto a Torres del Paine, esse sim, vale a pena. Não sei como é que ficou após o incêndio no fim de dezembro, mas as paisagens fantásticas e tem boas caminhadas de meio dia ou 1 dia por lá, mas é bom ficar hospedado dentro do parque para poder aproveitá-lo melhor.
O Explora é excelente, mas caríssimo - há outras opções bem mais em conta.
Pelo seus dias disponíveis acho melhor esquecer
El Chalten, a menos que você resolva tirar da sua viagem BA, aí você pode ir de El Calafate para lá de carro e ficar uns 2 ou 3 dias. Também tem boas caminhadas por lá. Mas Torres del Paine é mais bonito, eu achei bem mais!
Fora o roteiro, um detalhe a mais: o tempo na Patagõnia é terrível, esteja preparada para sol, chuva, neve, muito vento tudo no mesmo dia! Paisagens deslumbrantes num dia de sol ficam sempre mais deprê num dia nublado, com ou sem chuva - é uma pena, mas se prepare pscologicamente porque é difícil por lá pegar dias seguidos de sol...o padrão são dias nublados - e venta muito, a ponto de você quase não conseguir andar contra o vento ou ser jogada violentamente a favor dele. Não deixe que esse tempo instável atrapalhe suas caminhdas, vá seja com sol, chuva ou neve, porque no mesmo dia o tempo muda completamente. Se você encanar muito com isso, acaba não fazendo nada.
Abraços,
Boa viagem!

Breno
BrenoPermalinkResponder

É claro que Patagonia sugere uma viagem focada na natureza, mas, no caso de um pit-stop em Punta Arenas (como o que fiz em novembro, 2 noites, chegando de navio - "via australis" - e saindo de onibus para PNatales), apesar de não ser nenhuma Santiago, oferece algumas pequenas atrações interessantes:

1 - é uma cidade antiga, com um belo (ainda que pequeno) patrimônio arquitetônico, principalmente à volta da Plaza Muñoz Gamero, o ponto central da cidade

2 - há uma rambla, junto ao porto, que parece ter sido remodelada recentemente, que merece uma caminhada, se o vento não estiver muito frio

3 - exitem alguns restaurantes interessantes na cidade, eu indico dois que gostei muito:

- La Marmita - ambiente simpático, alternativo, decoração ebm humorada, serviço muito bom e comida deliciosa: http://www.tripadvisor.com.br/Restaurant_Review-g297401-d1069979-Reviews-La_Marmita-Punta_Arenas_Patagonia.html

- El Remezon - ambiente legal, reproduz os interiores locais, com fogões a lenha, boa comida também, eles servem um prato (espécie de entrada) com 5 tipos de carnes exóticas da região: avestruz, guanaco, coelho, castor e pato (se não em engano), nas respectivas variações locais.

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalinkResponder

Concordo em gênero, número e grau com a Bóia: passar só 2 noites em El Calafate é uma péssima ideia (eu fiquei 4).

Igor: eu acho que esticada a El Chaltén vale mesmo para quem gosta de caminhar bastante (mas a caminhada de 4 horas à Laguna de Los Tres vale todo o perrengue - foi um dos lugares mais lindos que já visitei). No mais, concordo com você: o roteiro está muito 'misto' e ficaria melhor se só se concentrasse na Patagônia.

Fafá Roque
Fafá RoquePermalinkResponder

Olá!
Não tem nada para fazer em Punta Arenas...A cidade serve apenas como ponto de chegada e saída (de navio ou avião).
Aconselho ficar em Puerto Natales apenas se for conhecer o PQ Torres del Paine (3 horas de viagem).
Na verdade o ideal é ficar em Calafate e de lá pegar um ônibus regular para Laguna Amarga (já no Chile,via Cerro Castillo). Sugiro dormir no Parque e depois voltar para Calafate (excluindo Punta Arenas e Puerto Natales de seu roteiro).
El Chalten (5 horas de ônibus de Calafate) é imperdível, arrisco a dizer que é muito mais lindo que Torres del Paine (e mais barato!). As paisagens das trilhas são indescritíveis!

Lilian
LilianPermalinkResponder

Procurei pelo blog, mas não achei nada em relação à Patagônia Atlêntica. Será q vcs saberiam me dizer algo sobre Puerto Madryn e a Península Valdes? alguém já foi, tem dicas de como chegar, o q fazer, onde ficar?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lilian! Não temos conteúdo organizado sobre este destino.

Mas o De viaje a la Patagonia traz muita informação sobre Puerto Madryn e Península Valdés:

http://www.deviajealapatagonia.info/peninsulavaldes.html

Camila Torres - Colecionando Imãs

Bóia,
Depois de todas as dicas que os trips me deram neste post, deixo aqui o link para o registro de toda a minha viagem pela Patagônia, com dicas para os próximos corajosos!
http://colecionandoimas.blogspot.com.br/2012/05/patagonia-planejamento.html
No post tem os links para os posts de cada cidade.

Obrigada de novo, a viagem foi o máximo!
Camila

Fatima
FatimaPermalinkResponder

Olá! Gostaria de saber se é possível sair de Puerto Natales direto para El Chaten? De carro ou de ônibus? Ou tenho que necessariamente voltar a El Calafate?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fatima! Não dá não.

Siga nosso conselho: vá devagar. As distâncias são longas, os dias de deslocamento são perdidos. Não há jeitinhos.

Adriana
AdrianaPermalinkResponder

Estou em El Chaltén nesse momento. Como cresceu desde a última vez que estive aqui, há 9 anos! Estou com meu marido e dois filhos de 8 e 5 anos. Sempre me impressiono com a beleza do lugar! Há trilhas, restaurantes e hoteis para todos os gostos! Estou na hosteria Kau Si Aike, muuuuito boa.
Tem mais relatos no meu blog http://atravessarfronteiras.blogspot.com.ar/2012/12/el-chalten-me-faltam-palavras.html?m=1
Acompanhe que colocarei posts sobre Calafate, onde já estive, e sobre Bariloche (onde passarei o natal) e Villa la Angostura (onde estarei no reveillon 2012/13).
Adriana

Adriana
AdrianaPermalinkResponder

Agora estou em Villa La Angostura que renasceu das cinzas e ficou ainda mais deslumbrante
http://atravessarfronteiras.blogspot.com.ar/2012/12/villa-la-angostura-renasce-das-cinzas.html?m=1
Adriana

Adriana
AdrianaPermalinkResponder

E as praias patagônicas? Ah, as praias patagônicas...
http://atravessarfronteiras.blogspot.com.br/2013/01/as-praias-patagonicas.html

Marcus Tabosa
Marcus TabosaPermalinkResponder

Estou pretendendo conhecer a patagônia (primeira vez). Meu foco é Ushuaia e El Calafate. Gostaria também de incluir El Chaltén. Também pretendo ficar 2 dias ou um passeio de um dia numa estância. Gostei da Estancia La Estela no caminho de El Calafate para El Chaltén. Em El Chaltén meu foco seria uma caminhada básica para conhecer o Fitz Roy. Vc poderia me ajudar no roteiro. Minha ida está sendo programada para o réveillon e início de janeiro. meu réveillon será resumida a uma ceia regada com muita centolla.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcus! Infelizmente não temos conteúdo próprio sobre El Chaltén.

Dê uma olhadinha n'As Viajantes:
http://asviajantes.com/viagem/el-chalten-a-patagonia-em-estado-natural

A Carlinha Z também combinou El Chaltén com El Calafate:
http://majots.wordpress.com/2008/12/02/patagonia-e-buenos-aires-por-carlaz/

Leia também sobre El Chaltén no De Viaje a la Patagonia:
http://www.deviajealapatagonia.info/elchalten.html

Marcus Tabosa
Marcus TabosaPermalinkResponder

E quantos dias vcs recomendam para El Calafate e Ushuaia? Digo dias inteiros, excluídos os dias de chegada...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcus! Pense em um dia para cada passeio que você deseje fazer.

O site http://www.interpatagonia.com é muito bom para ver todos os passeios disponíveis.

Rafael
RafaelPermalinkResponder

Olá, estou planejando uma viagem indo para El Calafate, El Chaten e Puerto Natales(Torres de Paine). Gostaria de saber qual a ordem que devo seguir. Poderia ser a chegada em El Calafate, depois ônibus para El Chaten e por último de El Chaten ir para Puerto Natales ou Punta Arenas ? Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rafael! Só há ônibus nas rotas El Calafate-el Chaltén-El Calafate, el Calafete-Puerto Natales-El Calafate e Puerto Natales-Punta Arenas-Puerto Natales.

Vania Catarina

Olá Boia, quero conhecer a Patagônia em junho deste ano, mas gostaria de ir pelo Chile (Santiago), pq já conheço Buenos Aires.
Como faço para fazer um roteiro de 4 dias em Santiago e descer para Patagônia Chilena e chegar até Ushuaia?
Grata

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vania! Sairá bem mais caro. Você precisará voar a Punta Arenas e de lá voar para Port William, pegando então um barco para Ushuaia. A outra opção é ir de ônibus de Punta Arenas para Ushuaia (12 horas de viagem).

Leia mais:
https://www.viajenaviagem.com/category/patagonia-chilena

https://www.viajenaviagem.com/category/ushuaia

https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

juliana
julianaPermalinkResponder

olá Bóia! tbm pretendo ir Punta Arenas e el calafate em junho (pra fugir da Copa aqui no RJ). O que vc acha? É viável ou esse periodo já não dá pra aproveitar? Minha ideia é ficar uns três dias em santiago, que eu não conheço, voar para punta arenas, ficar três dias, depois ir de onibus para Calafate e ficar mais três dias. Dali é voltar por Buenos Aires. É furada por conta do tempo ou ainda vale a pena?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! No inverno o melhor da Patagônia está em Ushuaia, por causa do esqui.

Este é um destino a ser visitado no verão. O inverno é frio demais e muitos passeios não funcionam.

Guilherme
GuilhermePermalinkResponder

Oi Ricardo, tudo jóia? Estou novamente aqui, em outubro desse ano vou para Patagônia Argentina, por uma semana, uma das cidades que estão no meu roteiro é Ushuaia, El Calafate e El Chalten; nao é o inverno na Argentina, estou com muitas dúvidas de principais peças de roupas e alguns medicamentos para levar para passeios diurnos e noturnos.
Grato, Guilheme.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Guilherme! Quem responde é A Bóia. Você dificilmente vai pegar temperaturas acima de 10ºC.

Beatriz
BeatrizPermalinkResponder

Olá Ricardo, gostaria de saber qual melhor roteiro para Bariloche, El Calafate,Ushuaia e o Parque Nacional Tierra del Fuego, sendo que já estou nesta época no Chile....é melhor comprar passagem aérea de santiago pra qual cidade ? e depois quero rodar por ônibus ...porque talvez fica mais barato.

Beatriz
BeatrizPermalinkResponder

ai vou em julho...

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar