PatagĂ´nia pra… mim :-)

Cinco Hermanos, Ushuaia

Estou começando agora um pequeno pĂ©riplo pela PatagĂ´nia. Embarco — se tudo der certo — num cruzeiro Australis que vai me levar de Ushuaia, na ponta sul da Argentina, a Punta Arenas, na PatagĂ´nia chilena, passando pelo canal de Beagle. Volto pela mesma rota, mas com paradas diferentes. (Ou seja: nĂŁo posso fazer nada a partir de Punta Arenas.)

No oooutro domingo, pego um vĂ´o para El Calafate. De lá nĂŁo sei se dou um pulinho em El ChaltĂ©n, se atravesso a Puerto Natales para dar uma espiada no Parque Torres del Paine, ou se vou direto a Bariloche — que, depois do Calafate, Ă© a regiĂŁo que me interessa mais.

De Bariloche vou ficar monitorando o tempo para fazer o cruce de lagos ao Chile num dia bonito.

E depois… bom, depois Ă© outro post 🙂

Claro que já devorei o site do Tony Gálvez, De viaje a la Patagonia, e os posts da Carla Z. na Majô, do Ernesto na Emília, da Carmem Silvia no De uns tempos pra cá e os relatos da Luisa no Arquivo de Viagens.

Mas aceito pitacos, sobretudo na questĂŁo Torres del Paine. Acredito que Torres seja um deslumbre, mas nĂŁo sei se Ă© um passeio pra mim.

O briefing: não curto caminhadas no mato ou no frio. Acho que a única vestimenta confortável para caminhar é calção de banho e pé descalço. Quero fazer os passeios com a melhor relação esforço x benefício. Quero as paisagens, não o trabalho, entendem?

Me contem, pufavĂ´…

107 comentários

Olá Ricardo, gostaria de saber qual melhor roteiro para Bariloche, El Calafate,Ushuaia e o Parque Nacional Tierra del Fuego, sendo que já estou nesta Ă©poca no Chile….Ă© melhor comprar passagem aĂ©rea de santiago pra qual cidade ? e depois quero rodar por Ă´nibus …porque talvez fica mais barato.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.