Patagônia pra… mim :-)

Cinco Hermanos, Ushuaia

Estou começando agora um pequeno périplo pela Patagônia. Embarco — se tudo der certo — num cruzeiro Australis que vai me levar de Ushuaia, na ponta sul da Argentina, a Punta Arenas, na Patagônia chilena, passando pelo canal de Beagle. Volto pela mesma rota, mas com paradas diferentes. (Ou seja: não posso fazer nada a partir de Punta Arenas.)

No oooutro domingo, pego um vôo para El Calafate. De lá não sei se dou um pulinho em El Chaltén, se atravesso a Puerto Natales para dar uma espiada no Parque Torres del Paine, ou se vou direto a Bariloche — que, depois do Calafate, é a região que me interessa mais.

De Bariloche vou ficar monitorando o tempo para fazer o cruce de lagos ao Chile num dia bonito.

E depois… bom, depois é outro post 🙂

Claro que já devorei o site do Tony Gálvez, De viaje a la Patagonia, e os posts da Carla Z. na Majô, do Ernesto na Emília, da Carmem Silvia no De uns tempos pra cá e os relatos da Luisa no Arquivo de Viagens.

Mas aceito pitacos, sobretudo na questão Torres del Paine. Acredito que Torres seja um deslumbre, mas não sei se é um passeio pra mim.

O briefing: não curto caminhadas no mato ou no frio. Acho que a única vestimenta confortável para caminhar é calção de banho e pé descalço. Quero fazer os passeios com a melhor relação esforço x benefício. Quero as paisagens, não o trabalho, entendem?

Me contem, pufavô…

107 comentários

Oi Ricardo, tudo jóia? Estou novamente aqui, em outubro desse ano vou para Patagônia Argentina, por uma semana, uma das cidades que estão no meu roteiro é Ushuaia, El Calafate e El Chalten; nao é o inverno na Argentina, estou com muitas dúvidas de principais peças de roupas e alguns medicamentos para levar para passeios diurnos e noturnos.
Grato, Guilheme.

    Olá, Guilherme! Quem responde é A Bóia. Você dificilmente vai pegar temperaturas acima de 10ºC.

olá Bóia! tbm pretendo ir Punta Arenas e el calafate em junho (pra fugir da Copa aqui no RJ). O que vc acha? É viável ou esse periodo já não dá pra aproveitar? Minha ideia é ficar uns três dias em santiago, que eu não conheço, voar para punta arenas, ficar três dias, depois ir de onibus para Calafate e ficar mais três dias. Dali é voltar por Buenos Aires. É furada por conta do tempo ou ainda vale a pena?

    Olá, Juliana! No inverno o melhor da Patagônia está em Ushuaia, por causa do esqui.

    Este é um destino a ser visitado no verão. O inverno é frio demais e muitos passeios não funcionam.

Olá Boia, quero conhecer a Patagônia em junho deste ano, mas gostaria de ir pelo Chile (Santiago), pq já conheço Buenos Aires.
Como faço para fazer um roteiro de 4 dias em Santiago e descer para Patagônia Chilena e chegar até Ushuaia?
Grata

Olá, estou planejando uma viagem indo para El Calafate, El Chaten e Puerto Natales(Torres de Paine). Gostaria de saber qual a ordem que devo seguir. Poderia ser a chegada em El Calafate, depois ônibus para El Chaten e por último de El Chaten ir para Puerto Natales ou Punta Arenas ? Obrigado.

    Olá, Rafael! Só há ônibus nas rotas El Calafate-el Chaltén-El Calafate, el Calafete-Puerto Natales-El Calafate e Puerto Natales-Punta Arenas-Puerto Natales.

Estou pretendendo conhecer a patagônia (primeira vez). Meu foco é Ushuaia e El Calafate. Gostaria também de incluir El Chaltén. Também pretendo ficar 2 dias ou um passeio de um dia numa estância. Gostei da Estancia La Estela no caminho de El Calafate para El Chaltén. Em El Chaltén meu foco seria uma caminhada básica para conhecer o Fitz Roy. Vc poderia me ajudar no roteiro. Minha ida está sendo programada para o réveillon e início de janeiro. meu réveillon será resumida a uma ceia regada com muita centolla.

Estou em El Chaltén nesse momento. Como cresceu desde a última vez que estive aqui, há 9 anos! Estou com meu marido e dois filhos de 8 e 5 anos. Sempre me impressiono com a beleza do lugar! Há trilhas, restaurantes e hoteis para todos os gostos! Estou na hosteria Kau Si Aike, muuuuito boa.
Tem mais relatos no meu blog http://atravessarfronteiras.blogspot.com.ar/2012/12/el-chalten-me-faltam-palavras.html?m=1
Acompanhe que colocarei posts sobre Calafate, onde já estive, e sobre Bariloche (onde passarei o natal) e Villa la Angostura (onde estarei no reveillon 2012/13).
Adriana

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.