salar de atacama

Guia do Atacama

Fim de tarde no Salar de Atacama

Confesso que, ao chegar ao local, ao Salar de Atacama, não achei que o passeio fosse ser isso tudo o que falavam.

Às 6 e pouco da tarde (o Chile continuava artificialmente em horário de verão) a luz era chapada; o salar de Atacama (uma escultura impressionante da natureza, desenhada pela evaporação) estava um cinza-sujinho; e nada indicava que eu fosse fazer uma colheita satisfatória de fotos.

De cara, eu já vi que a minha zoom (a pobre Zunzinha) não era suficiente para pegar os flamingos que pastavam no laguinho salgado (os bichos ficam 95% do tempo de cabeça baixa ruminando micro-camarões).

Além do quê, fiquei envergonhado — ao meu lado havia um grupo de fotógrafos de verdade, que dominam suas câmeras (eu sou dominado por minha)

Mas eis que… dez minutos depois o sol começou a baixar e a esquentar a paleta de cores de uma maneira incrível.

As cores apareciam como se Alguém lá em cima estivesse operando a função contraste do Photoshop, sem medo de ser feliz.


Por sorte, consegui até acertar o foco numa mini-revoada de flamingos que passou por cima de mim. (Já tinham passado outras e eu tinha perdido todas.)

Menos de quarenta minutos mais tarde, quando começou a se esconder por trás da cordilheira, o sol foi esfriando os matizes. Nem parecia o mesmo lugar que eu tinha acabado de fotografar.

Fomos embora, e a aura amarelada do lento pôr do sol do deserto nos acompanhou por boa parte da viagem de volta ao hotel.

Bonne nuit les amis
  • Considerado o terceiro maior salar do mundo, o Salar de Atacama fica a 2.300 metros altitude e aproximadamente a 55 quilômetros de San Pedro
  • Passeio ideal para o final da tarde, com direito ao pôr do sol e a vista para o vulcão Licancabur
  • O caminho é plano e não requer participar de grandes trilhas
  • É nessa região que fica a Reserva Nacional dos Flamingos
  • Na mochila, leve protetor solar, hidratante labial, boné ou chapeu, tênis ou bota de trekking e mantenha-se hidratado

Leia mais sobre passeios no Atacama

Passeio feito a convite do hotel Tierra Atacama.

69 comentários

No início desse ano de 2017 tive o privilégio de conhecer o Atacama e estive nesse maravilhoso Salar. Lendo o artigo e vendo as imagens me passou um filme pela cabeça…rsrs…Poder contemplar a beleza desse lugar juntamente com a exuberância dos flamingos foi demais! Um outro passeio que me encantou foi o de Pedras Rojas e também o passeio Astrnômico noturno…São só lembranças boas desse maravilhoso lugar!Uma verdadeira terra de vulcões! Super recomendo! Abração e parabéns por tantos posts maravilhosos! Fabricio

Olá . Acabo de chegar do Atacama e gostaria de deixar alguns comentários e dicas.Vou separar por item com tudo que fiz e com quem e os que recomendo :
1- Traslado aeroporto : Transvip : estava tudo ótimo até que, na viagem de volta, o motorista começou a cochilar no volante .Chegar em Calama foi um alívio !
2- Hotel : Pat’ta Hoiri : ótimo ,atendimento diferenciado dos funcionários.Recomendo.
3- Agências : Cosmo Andino : excelente : vans novas e confortáveis, motoristas e guias ótimos e cuidadosos ( tinha um tubo de oxigênio nos passeios com maior altitude,uma tranquilidade para os mais “apavarodos”).Super recomendo
Fiz um passeio com o Atacama Conection e não recomendo : vans velhas e apertadas, motorista e guia mediano.
4-Retaurantes : recomendo todos que eu fui : Delícias Del Carmen,La Staka,Casa de Piedra,El Charrua,Ckunna e Roots : muito boa comida e ambiente acolhedor, ótimo custo-benefício .
5-Mal da altitude : dica que recebi de um guia local : beber bastante líquido, mas aos poucos (inclusive durante à noite ) :a cada meia hora dar um pequeno gole de água,manter uns 10 segs dentro da boca antes de engolir,para saciar a sede.É uma maneira de se hidratar sem encher demais a bexiga ( preocupação constante, porque em muitos passeios a disponibilidade de banheiro é pequena quando existe . . . ).
Outra dica que parece óbvia é que quando retornar ao quarto do hotel após os passeios ,abrir a janela e porta e ligar o ventilador para trocar o ar do quarto.Num local com ar rarefeito isto faz toda a diferença .
.As belezas naturais do Atacama são incríveis e SPA é uma cidadezinha que traz grandes surpresas . Boa viagem à todos.

Estou em contagem regressiva para meus 5 dias no atacama, fico no mamatierra e agendarei os passeios la em San Pedro no primeiro dia.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito