passeio atacama geiser del tatio

Atacama: madrugando para ver os geysers de Tatio

Loh' guêisser'

Este é o passeio que te mandam deixar para o último dia. Você vai sair de San Pedro, a 2.400 metros acima do nível do mar, para chegar a 4.300 no campo geotérmico de Tatio (mais um substantivo composto para o seu vocabulário. Depois desse tour, “campo geotérmico” vai virar algo tão corriqueiro como “jardim botânico”), então é bom que seu organismo esteja mais habituado à altitude.

Para evitar o mal-estar de altitude (soroche), recomendam não tomar álcool nem comer carne vermelha na véspera. Mas o mais duro é precisar madrugar: é no amanhecer que o vapor é mais intenso e ocorrem os jatos d’água fervendo. E de San Pedro até o campo geotérmico dá uma hora de viagem.

As vans partem para os gêiseres às 4:00 da matina. É preciso chegar lá antes do sol nascer.

Chegando...

De longe a gente não dá nada pelo bicho. Mas chegando perto…

Geysers de Tatio

Pípols, essa é a fonte luminosa da natureza!

Geysers de Tatio

Geysers de Tatio

Geysers de Tatio

O espetáculo não dura muito. Os geysers funcionam 24 horas por dia, mas o vaporzão e os jatos d’água só são cinematográficos enquanto há um contraste marcante entre a temperatura da água (nesta altitude, entra em ebulição aos 80°C) e a temperatura ambiente (neste nosso dia, -2°C).

Geysers de Tatio

passeio atacama geiser del tatio


Assim que o sol aparece a temperatura ambiente começa a subir, e o bafo matinal da mãe Terra vai amainando.

passeio atacama geiser del tatio

Hora do café, então :mrgreen:

Para ver fotos boas de verdade, visite este post da Silvia de Oliveira no Matraqueando, ilustrado pelos cliques do Raul Mattar.

  • Esse é um dos passeios mais curiosos do Atacama
  • É recomendável deixá-lo para o último dia, assim seu corpo consegue se aclimatar melhor
  • Não subestime as temperaturas baixas, vá bem agasalhado
  • No dia anterior pegue leve no álcool, na alimentação pesada e durma cedo
  • Prove o pastelzinho de queijo de cabra que geralmente é vendido na volta do passeio
  • Na mochila, leve protetor solar, hidratante labial, boné ou chapéu, tênis ou bota de trekking e mantenha-se hidratado

Passeio a convite do hotel Tierra Atacama.

Leia mais:

63 comentários

Desisti do tour ao Salar de Uyuni (começando em San Pedro). Li relatos macabros. O amadorismo impera. O risco não é calculado. É que nem jogar dados. Coisa de sul-americano. Encaro qualquer parada, mas é muito perigoso. Abundam motoristas bêbados/ irresponsáveis/ burros/ despreparados, pneus carecas, etc. Muita gente já morreu. Um casal ficou sozinho sem saber se seria resgatado (depois de o jeep atolar). Só dá para ter segurança com dois jeeps + tel por satélite + motorista chileno. Acho que, atualmente, só dá para fazer este tour com segurança e profissionalismo pelo hotel explora, que cobra uma tremenda grana. Alternativamente, pensei em fazer o tour de um dia que vai só até a Laguna Colorada. Vale a pena? É seguro ou o perrengue já começa nesta primeira perna? Vi que a Cordillera Traveller faz. Tem outra? Este passeio já passa pelo Salar de Tara, ou são dois passeios separados? Agradeço sua ajuda. Obrigado, Evaristo

Acabei de fazer os geisers de Tatio e só tenho uma palavra para descrever o passeio e o lugar: S E N S A C I O N A L !!!

Acabei de chegar do Atacama e fiquei por lá 8 dias (tédio). Penso que se você realmente for, deve ficar no máximo 5 dias já que os passeios que têm, você pode fazer até 2 por dia. No meu caso, pra não ficar cansativo, fiz um por dia. Fechei com a Whipala (fazem pack´s que no fim das contas, sai mais barato), possuem café da manhã, almoço ou snack, dependendo do horário do passeio. Também fiquei no hostal Sumaj Jallpa, mas não gostei do lugar porque a gerente desligava tudo as 11 da noite e praticamente nos expulsava da recepção (estávamos no anexo), a estadia lá está CLP 45.000 (achei extremamente caro e sem café da manhã, que é pago). Para almoçar ou jantar, existem diversos lugares que oferecem o “menu do dia” por 5 ou 6 mil pesos. Valeu a pena. Mas pra gostar de encher o bucho, indico o “Delícias de Carmem (Calle Calama). Preço é bom e o prato é enorme. Dependendo, dá até para duas pessoas. Gostei de San Pedro e de todos os passeios que fiz, gostei mais do Lagunas Cejar. Recomendo não fazer o Salar de Tara. É caro e cansativo e você fica o tempo todo dentro do carro (jipe ou 4×4). Ah! Troque reais lá. Sai mais em conta do que trocar no Brasil.

Acabo de retornar do Atacama! Realmente o passeio do Tatio é imperdível, sem comparação! Eu e meu marido fizemos com a TurisTour, guias comprometidos, informados e pontuais! Fez -15°C, ou seja, muuuito frio, ainda bem que não ventava. Pés e mãos congelam MESMO! Portanto, cuide-se e use roupas térmicas para curtir esse passeio!
Não sentimos mal-estar pela altitude, pois já estávamos em SPA há 5 dias, mas insisto em dizer que foi o passeio mais gelado de todos!
O café da manhã servido no local, com o sol nascendo, é perfeito!

Olá pessoal, saudações.
Devo estar saindo de BH agora dia 24/08 vou passar por Atacama e depois subir até Machu Picchu e retornar pelo Acre/Rondônia.
Alguém quer me acompanhar?
Abraços

Boa tarde para todos, gostaria de saber se tem algum post como o de Santiago sendo dia a dia em atacama. Pois estou na duvida quantos dias fico por la
grato

    Olá, Giovanni! No post de Santiago o Ricardo Freire recomenda seis noites para fazer todos os passeios. Com menos noites do que isso você vai precisar selecionar os passeios que vai fazer, não vai dar tempo para todos.

    Veja todos os posts do Atacama aqui:
    https://www.viajenaviagem.com/category/atacama

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito