Santiago

Ordem e progresso
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

A capital do Chile é o espelho perfeito da trajetória recente do país.

Limpa, ordeira, afável,  moderna – Santiago é um modelo de eficiência. Constatar a existência de uma cidade tão civilizada nas nossas latitudes já vale a viagem. Se bem que, quando o fog dá uma trégua e deixa entrever a Cordilheira ao fundo, o adjetivo que vem à sua cabeça é: linda.

Quando ir | Como chegar | Onde ficar | Onde comer | O que fazer

O Centro ainda conserva alguns prédios históricos, e praticamente monopoliza as atrações turísticas.

Colados ao Centro, os barrios Lastarria e Bellavista são pólos gastronômicos com boas opções de hospedagem.

Providencia é o bairro do comércio e uma das regiões preferidas dos brasileiros.

Mais adiante, El Golf e Vitacura revelam a nova Santiago, de avenidas amplas e prédios moderníssimos. Os hotéis mais estrelados e restaurantes top estão por lá.

O Chile inteiro não cabe numa viagem só. Aproveite para descobrir um pouco mais de Santiago a cada visita.

874 comentários

Bruno
BrunoPermalinkResponder

Boa tarde
Irei pra Santiago dia 29/05
E retorno dia 03/06
Estou em dúvida
Sobre passeios e restaurantes
Minha noiva não come frutos do mar

Ryana
RyanaPermalinkResponder

Olá.
Me ajudem...
Irei ao Chile com meu namorado (23).
Pesquisamos sobre aluguel de carros e descobrimos que para algumas um carro (popular) tem que ter, no mínimo, 9.000,00 de limite no cartão de crédito international. O problema é, não temos esse limite, pra ser sincera, praticamente não temos bem 1/4 desse valor em limite total. O que fazer?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ryana, eu não sei disso não. Mas veja: há pouquíssimas situações em que vale a pena alugar um carro em Santiago. E se você tem menos de 25 anos, não há nenhuma razão para isso. As locadoras têm seus motivos e é melhor para vocês.

Ildete Damasceno Pinheiro

Vou para Santiago, Chile no período de 12 a 18 de setembro, gostaria de saber sobre dicas de passeio. Muito obrigada.

Fellipe
FellipePermalinkResponder

Ola bóia.
Pretendo ir ao Chile com minha esposa e minha filha de 1 ano e meio. Li bastante aqui (parabéns pelo site) e vi que algumas pessoas indicam o aluguel de carro somente se for para cidades vizinhas. Pensando aqui, alugar um carro para ir à: vina Del Mar, valparaiso, embalse el yeso, San José del maipo, vale a pena? Obrigado pela atenção!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fellipe! Se alugar carro, não beba durante degustações no Vale de Casablanca. Nunca deixe bagagem no carro estacionado, porque há quadrilhas especialidas em identificar carros de turistas (ou seja, não faça pit-stops com malas a bordo). No inverno é complicado ir de carro a Embalse el Yeso por causa de gelo na pista, dentro do parque.

Marcela Blumenschein

Ola, gostaria de saber se mesmo com a alta do dolar ele ainda é mais vantajoso do que levar reais para Santiago no inicio de julho.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcela! Ao desvalorizar frente ao dólar por circunstâncias internas, o real também desvaloriza frente ao peso.

Carlos
CarlosPermalinkResponder

Oi bóia.
De passagem comprada para o Chile com escala na argentina (na ida troca de avião com espera de 1h e meia e troca de avião pela mesma companhia aérea / Volta com escala na argentina espera de 7h e meia e troca de aeronave); meu passaporte será carimbado na argentina? Ou só no Chile?
Grato !

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos! Só no Chile. Você estará em trânsito internacional na Argentina.

Alba
AlbaPermalinkResponder

Ola,

Estou indo passar 10 dias no Chile agora no inicio de junho e gostaria de algumas dicas tipo qual é a melhor maneira de ir para Valparaiso e Vina Del Mar( alugar carro, ônibus, excursão) e se é fácil achar hotel por lá porque pretendo passar uma noite por lá. Gostaria de dicas também de como chegar em Mendoza e Cajón Del Maipo, se possível. Grata desde já.

Luciana Bechara

Boa noite!
Viajo a Santiago dia 18/07, gostaria de saber quanto levo de roupa de frio. Pretendo ir a Vale Nevado mas também gostaria de saber se dentro de Santiago pode nevar e se o frio é muito intenso.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana! Não neva em Santiago. As mínimas em julho ficam abaixo de 10ºC; eventualmente, abaixo de 5ºC. Se fizer sol, pode subir até uns 16ºC ou 17ºC à tarde.

Patricia Ciccone de Macêdo

Olá Ricardo! Adoro suas dicas e sempre que viajo com minha família procuro suas orientações, sempre verdadeiras e excelentes!
Desta vez iremos para Santiago do Chile. Ficaremos nove dias em Santiago ( de 22/06/18 à 01/07/18. Pretendemos usar dois ou três dias em Santiago e nos dias restantes fazermos os passeios nas localidades próximas sugeridas por você.Viajarei com meu marido e três filhos; de 6,12 e 16 anos)
Estamos na dúvida o de ficaremos . Temos duas reservas com cancelamento gratuito, nos seguintes hotéis:
- Icon Hotel em Las Condes

-Crowne Plaza Santiago em Av. Libertador Bernardo O” Higgins.
Você indicaria qual destes dois. Meu marido acha Lãs Condes longe. Mas o Hotel Icon é perto de uma estação de metrô... estamos na dúvida quanto as regiões dos dois hotéis o que você m sugere? Muito obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Oá, Patricia! Quem responde é A Bóia.

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/destino/santiago/onde-ficar-santiago/

Samira
SamiraPermalinkResponder

Olá Patricia! Acabei de voltar de Santiago e ficamos 10 dias. 5 dias no Diego de Velasquez em Providencia e 5 no Icon. Tem um metro pertinho mas acabamos nao utilizando. Só andamos de Uber. Gostamos bastante do hotel Icon e do bairro . Comparado a providencia que é mais comercial. Tome cuidado com seus pertences pois tive meu celular furtado dentro da loja paris do parque arauco num momento de distracao.

Alexandra Valente

Olá Samira, você gostou do serviço do UBER em Santiago?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alexandra! Quem responde é A Bóia. Uber é melhor que táxi porque você não vai ser enganada. Conforme-se, porém, em ter várias vezes a corrida cancelada pelo motorista antes de chegar. É bastante comum.

Patricia Ciccone de Macêdo

Olá Ricardo! Muito obrigada pelas as suas dicas! São essenciais para as minhas viagens! Estou indo para Santiago do Chile com meu marido e três filhos( de 16,12 e 6 anos) iremos de 22/06/18 à 01/07/18. Queremos ficar hospedado sem Santiago e fazer os passeios pelas redondezas próximas. Lãs Condes é um bom bairro para ficarmos? Reservamos o Hotel Icon.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patricia! Quem responde é A Bóia.

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/destino/santiago/onde-ficar-santiago/

Marco
MarcoPermalinkResponder

Bom dia Ricardo, estarei em Santiago na primeira semana de julho e gostaria de alugar um carro e fazer todos os passeios por minha conta. Vc poderia me dizer se o carro precisa ter correntes ou pneumáticos de neve. Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marco! Não suba por conta própria à montanha de maneira nenhuma. Se quiser, alugue um carro quando for a Valparaíso e Viña del Mar, mas cuidado com a bagagem, há quadrilhas que identificam os carros alugados. E andar de carro dentro de Santiago é uma furada total, não há onde estacionar.

Marco Antonio Archanjo

Olá,
Estou indo para Santiago no início de junho e gosto de ter acesso à internet onde estou. É possível comprar um SIM card local para usar dados, Uber, etc? Se sim, qual operadora recomenda?
Obrigado

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar