Guia de Santiago

Guia de Santiago

Santiago

Pode voltar a pôr Santiago do Chile nos seus planos de viagem.

As manifestações que perturbaram a região central de Santiago em 2019 já não acontecem mais. (Apenas uma micromanifestação toda sexta-feira no finzinho da tarde, reclamando a liberação de presos que os manifestantes chamam de presos políticos.)

Fora do Centro da cidade – para os lados de Providencia, El Bosque, El Golf, Vitacura e Las Condes – Santiago continua a cidade que temos na cabeça: moderna, organizada e, quando o fog dá uma trégua, uma lindeza, emoldurada pela Cordilheira.

Apenas ao caminhar pelo coração do Centro você vai estranhar: a região empobreceu a olhos vistos por causa da pandemia. Os calçadões foram tomados por ambulantes, muitos deles imigrantes.

Mas mesmo na região central de Santiago você vai reencontrar os núcleos boêmios do Barrio Lastarria, de Bellas Artes e do entorno do Patio Bellavista como eram antes das manifestações ou da pandemia.

No mais, a montanha continua onde sempre esteve, assim como as vinícolas e Valparaíso.

O Chile é um país que você acabará visitando várias vezes – para ir ao Atacama, aos Lagos Andinos, à Patagônia, ao Vale de Colchaga. E cada uma dessas viagens, vai passar por Santiago. Sempre haverá uma nova chance de explorar melhor ou repetir o melhor da cidade.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    1188 comentários

    Vi uma publicação de vocês sobre pagar hotel no Chile em dólar para não pagar imposto local nem iof. Vocês mencionam levar “dólar vivo”. Isso significa dólar em notas? Outra coisa, vale a pena trocar o real por dólar aqui no Brasil ou é melhor no Chile?

      Olá, Bianca! Pagando hotel com dólar você fica isenta do IVA de 19% do Chile. Se levar dólares do Brasil, paga apenas 1,1% de IOF relativo a moeda em espécie. Se pagar em cartão de crédito, paga IOF de 4,38% e a cotação do dólar do seu banco, que costuma ser cara. Não é possível pagar com cartão global (débito) nessas maquininhas dos hotéis que dão isenção de IVA. Em todos os outros estabelecimentos você consegue usar cartão global. Compre dólares no Brasil. Nunca leve reais para comprar dólares em outro país, nunca vai valer a pena.

    No Chile é possível sacar em moeda local através do cartão de crédito? Se sim, é mais ou menos vantajoso do que usar o cartão nômad (considerado cotação do dólar hoje 23/07)? Viajo amanhã

      Olá, Marisa! Os saques com cartão de crédito têm incidência de 4,38% de IOF, pagam a cotação do cartão (que é mais cara que a cotação dos cartões globais) e ainda pagam a tarifa de uso do equipamento.

      Se precisar de dinheiro vivo, é melhor levar 100 dólares ou 500 reais e trocar numa casa de câmbio que aparecer no seu caminho (mas não use as do aeroporto).

      Cartão global oferece um câmbio melhor do que casa de câmbio e muito melhor do que cartão de crédito.

    Por gentileza, gostaria de saber se o Chile e a Bolívia ainda estão exigindo certificado internacional de vacinação contra a covid para turistas?
    Obrigago.

    Estou indo esse mês e gostaria de indicações de agências confiáveis para contratar o passeio para Farrelones. Vi a opção de transfer da Skitotal e os pacotes da Turistik incluindo a entrada do parque, teriam outras para indicar?

    Estou indo agora em junho para Santiago,o que você acha de fazer o City tour no feriado?

      Olá, Wellita! Tudo abre em feriados. Apenas na sexta-feira santa, no domingo de páscoa e nas Fiestas Patrias algumas atrações fecham.

    O que me diz sobre o passeio no Cajón del Maipo no mês de julho?

      Olá, Leandro! Ao chegar em Santiago informe-se com as agências locais se o passeio está sendo oferecido.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito