Santiago

Ordem e progresso
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Santiago: a capital do Chile é o espelho perfeito da trajetória recente do país.

Limpa, ordeira, afável,  moderna – Santiago é um modelo de eficiência. Constatar a existência de uma cidade tão civilizada nas nossas latitudes já vale a viagem. Se bem que, quando o fog dá uma trégua e deixa entrever a Cordilheira ao fundo, o adjetivo que vem à sua cabeça é: linda.

Quando ir | Como chegar | Onde ficar | Onde comer | O que fazer

O Centro ainda conserva alguns prédios históricos, e praticamente monopoliza as atrações turísticas.

Colados ao Centro, os barrios Lastarria e Bellavista são pólos gastronômicos com boas opções de hospedagem.

Providencia é o bairro do comércio e uma das regiões preferidas dos brasileiros.

Mais adiante, El Golf e Vitacura revelam a nova Santiago, de avenidas amplas e prédios moderníssimos. Os hotéis mais estrelados e restaurantes top estão por lá.

O Chile inteiro não cabe numa viagem só. Aproveite para descobrir um pouco mais de Santiago a cada visita.

945 comentários

Ryana
RyanaPermalinkResponder

Olá.
Me ajudem...
Irei ao Chile com meu namorado (23).
Pesquisamos sobre aluguel de carros e descobrimos que para algumas um carro (popular) tem que ter, no mínimo, 9.000,00 de limite no cartão de crédito international. O problema é, não temos esse limite, pra ser sincera, praticamente não temos bem 1/4 desse valor em limite total. O que fazer?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ryana, eu não sei disso não. Mas veja: há pouquíssimas situações em que vale a pena alugar um carro em Santiago. E se você tem menos de 25 anos, não há nenhuma razão para isso. As locadoras têm seus motivos e é melhor para vocês.

Ildete Damasceno Pinheiro

Vou para Santiago, Chile no período de 12 a 18 de setembro, gostaria de saber sobre dicas de passeio. Muito obrigada.

Fellipe
FellipePermalinkResponder

Ola bóia.
Pretendo ir ao Chile com minha esposa e minha filha de 1 ano e meio. Li bastante aqui (parabéns pelo site) e vi que algumas pessoas indicam o aluguel de carro somente se for para cidades vizinhas. Pensando aqui, alugar um carro para ir à: vina Del Mar, valparaiso, embalse el yeso, San José del maipo, vale a pena? Obrigado pela atenção!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fellipe! Se alugar carro, não beba durante degustações no Vale de Casablanca. Nunca deixe bagagem no carro estacionado, porque há quadrilhas especialidas em identificar carros de turistas (ou seja, não faça pit-stops com malas a bordo). No inverno é complicado ir de carro a Embalse el Yeso por causa de gelo na pista, dentro do parque.

Marcela Blumenschein

Ola, gostaria de saber se mesmo com a alta do dolar ele ainda é mais vantajoso do que levar reais para Santiago no inicio de julho.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcela! Ao desvalorizar frente ao dólar por circunstâncias internas, o real também desvaloriza frente ao peso.

Carlos
CarlosPermalinkResponder

Oi bóia.
De passagem comprada para o Chile com escala na argentina (na ida troca de avião com espera de 1h e meia e troca de avião pela mesma companhia aérea / Volta com escala na argentina espera de 7h e meia e troca de aeronave); meu passaporte será carimbado na argentina? Ou só no Chile?
Grato !

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos! Só no Chile. Você estará em trânsito internacional na Argentina.

Alba
AlbaPermalinkResponder

Ola,

Estou indo passar 10 dias no Chile agora no inicio de junho e gostaria de algumas dicas tipo qual é a melhor maneira de ir para Valparaiso e Vina Del Mar( alugar carro, ônibus, excursão) e se é fácil achar hotel por lá porque pretendo passar uma noite por lá. Gostaria de dicas também de como chegar em Mendoza e Cajón Del Maipo, se possível. Grata desde já.

Luciana Bechara

Boa noite!
Viajo a Santiago dia 18/07, gostaria de saber quanto levo de roupa de frio. Pretendo ir a Vale Nevado mas também gostaria de saber se dentro de Santiago pode nevar e se o frio é muito intenso.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana! Não neva em Santiago. As mínimas em julho ficam abaixo de 10ºC; eventualmente, abaixo de 5ºC. Se fizer sol, pode subir até uns 16ºC ou 17ºC à tarde.

Luciana Bechara

Obrigada!

Patricia Ciccone de Macêdo

Olá Ricardo! Adoro suas dicas e sempre que viajo com minha família procuro suas orientações, sempre verdadeiras e excelentes!
Desta vez iremos para Santiago do Chile. Ficaremos nove dias em Santiago ( de 22/06/18 à 01/07/18. Pretendemos usar dois ou três dias em Santiago e nos dias restantes fazermos os passeios nas localidades próximas sugeridas por você.Viajarei com meu marido e três filhos; de 6,12 e 16 anos)
Estamos na dúvida o de ficaremos . Temos duas reservas com cancelamento gratuito, nos seguintes hotéis:
- Icon Hotel em Las Condes

-Crowne Plaza Santiago em Av. Libertador Bernardo O” Higgins.
Você indicaria qual destes dois. Meu marido acha Lãs Condes longe. Mas o Hotel Icon é perto de uma estação de metrô... estamos na dúvida quanto as regiões dos dois hotéis o que você m sugere? Muito obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Oá, Patricia! Quem responde é A Bóia.

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/destino/santiago/onde-ficar-santiago/

Samira
SamiraPermalinkResponder

Olá Patricia! Acabei de voltar de Santiago e ficamos 10 dias. 5 dias no Diego de Velasquez em Providencia e 5 no Icon. Tem um metro pertinho mas acabamos nao utilizando. Só andamos de Uber. Gostamos bastante do hotel Icon e do bairro . Comparado a providencia que é mais comercial. Tome cuidado com seus pertences pois tive meu celular furtado dentro da loja paris do parque arauco num momento de distracao.

Alexandra Valente

Olá Samira, você gostou do serviço do UBER em Santiago?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alexandra! Quem responde é A Bóia. Uber é melhor que táxi porque você não vai ser enganada. Conforme-se, porém, em ter várias vezes a corrida cancelada pelo motorista antes de chegar. É bastante comum.

Patricia Ciccone de Macêdo

Olá Ricardo! Muito obrigada pelas as suas dicas! São essenciais para as minhas viagens! Estou indo para Santiago do Chile com meu marido e três filhos( de 16,12 e 6 anos) iremos de 22/06/18 à 01/07/18. Queremos ficar hospedado sem Santiago e fazer os passeios pelas redondezas próximas. Lãs Condes é um bom bairro para ficarmos? Reservamos o Hotel Icon.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patricia! Quem responde é A Bóia.

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/destino/santiago/onde-ficar-santiago/

Marco
MarcoPermalinkResponder

Bom dia Ricardo, estarei em Santiago na primeira semana de julho e gostaria de alugar um carro e fazer todos os passeios por minha conta. Vc poderia me dizer se o carro precisa ter correntes ou pneumáticos de neve. Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marco! Não suba por conta própria à montanha de maneira nenhuma. Se quiser, alugue um carro quando for a Valparaíso e Viña del Mar, mas cuidado com a bagagem, há quadrilhas que identificam os carros alugados. E andar de carro dentro de Santiago é uma furada total, não há onde estacionar.

Marco Antonio Archanjo

Olá,
Estou indo para Santiago no início de junho e gosto de ter acesso à internet onde estou. É possível comprar um SIM card local para usar dados, Uber, etc? Se sim, qual operadora recomenda?
Obrigado

Eduardo
EduardoPermalinkResponder

Vamos para Santiago em 13/6 e voltamos 24/6. Somos 3 adultos e 4 adolescentes (13 a 18 anos) e gostaria de receber algumas dicas do que fazer , onde ir e o que comer na região.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Oi Eduardo. Você deu sorte, pois para o fim de semana agora se espera uma grande nevada nos Andes, inclusive nos bairros altos de Santiago. Então é provável que a temporada de esqui comece na próxima semana, pelo menos em El Colorado.

Daiana
DaianaPermalinkResponder

Ola, estamos indo dia 20/07 para Santiago, me sugere alguma agencia ou site para ver sobre os ingressos para Farellones e Vale nevado? Obrigada

Luciano
LucianoPermalinkResponder

Primeiramente Parabéns pelas dicas, informações e principalmente os retornos, vocês são fera. irei para o Chile agora no mês de Agosto, ficaremos de 10 a 17 de agosto, retornando dia 18 logo pela manhã,vale a pena reservar airbnb ou vocês indicam somente hotel mesmo ? pensamos no airbnb por conta de estar com crianças pequenas e ter cozinha completa.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciano! Não há qualquer impedimento para alugar Airbnb no Chile. Apenas combine direitinho chegada/saída -- onde deixar as malas antes do check-in e depois do check-out.

Rafael Vilela
Rafael VilelaPermalinkResponder

Bom dia meu caro ricardo. Adoro seus comentários, sempre muito bem elaborados
Parabéns. Bom preciso de uma ajuda. Vou para Santiago no chile, rs, do dia 20 ao dia 27 de julho. Vou eu, papai e a mamãe e duas crianças sendo 1 de 2 anos e outra de 6. Chegarei as 6 hrs da manhã mas meu check in é somente as 15 hrs. Liguei no hotel e eles estão irredutíveis. Meu passeio pode se transformar em uma catastrofe inicial ou tenho alternativas? Grande abc

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rafael! Quem responde é A Bóia. Essa é uma postura padrão de qualquer hotel no mundo. No seu caso, o melhor seria fazer uma nova reserva a partir da véspera. Assim vocês chegam e já podem subir ao quarto.

Lorena Carvalho

Chegamos eu e o marido, sábado 22:40. Então a idéia é procurar um pub, ou balada. Conheceu algum? Li quase todo o blog, me agarrei em todas as dicas, mas não vi nada sobre a noite de Santiago. Pode me ajudar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lorena! Não somos especialistas nisso, mas na av. Suécia há discotecas e pubs.

Mendes
MendesPermalinkResponder

Bom dia!
Uber é legalizado no chile, se for, é mais recomendado do que taxi, tenho viagem dia 04/07 à 11/07, quais os passeios mais recomendados e atrativos???

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mendes! Uber não é legal, mas existe e é melhor que táxi. Há muitos taxistas desonestos.

Veja o que fazer em Santiago:
https://www.viajenaviagem.com/destino/santiago/o-que-fazer-santiago/

Arlei Queiroz
Arlei QueirozPermalinkResponder

Olá , gostaria de um dica de um bom hotel .

Fernanda Souza

Bom dia! vou para o Chile começo de julho e minha maior duvida é sobre o dinheiro. Preciso pagar uma parte do hotel lá no chile e estou na duvida se pago em pesos ou dolár.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! Se você pagar em pesos, pagará 19% a mais de IVA. Se pagar em dólar, estará isenta deste imposto.

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Olá! Curto demais o Viaje na Viagem, aliás não saio sem passar pelo blog antes.
Estarei indo à Santiago no final de julho com minha família e 2 são veganos. Vcs conseguiriam me recomendar restaurantes ou fast foods que oferecem este tipo de alimentação? iGracias!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristina! Se você googlar 'Santiago para veganos' vai chegar a bons posts de blogs e sites especializados, como este:

https://www.vegan4you.com.br/santiago-do-chile-descobertas-veganas/

Karla
KarlaPermalinkResponder

Olá Bóia. Gostaria de saber se eu pagar o hotel com cartão de crédito internacional, com valor da hospedagem expresso em dólar (ou seja, lançado na fatura em dólar) terei o desconto de 19 IVA????

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Karla! Não é desconto, é isenção. Se você pagar em pesos, os 19% serão acrescentados à conta. Se você pagar em dólar vivo ou cartão internacional, a conta não tem acréscimo.

Adrin
AdrinPermalinkResponder

Ola! Estamos programando uma viagem para o Chile de 15 a 18 dias em dezembro-2018, nunca fomos, gostaria de dicas desde Santiago até o deserto do Atacama e saber se vale a pena fazer o percurso de carro. Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adrin! Não vale não. Um carro é mais útil e leva a lugares mais bonitos no sul do Chile. De Santiago ao Atacama não há grandes atrativos.

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/destino/atacama/

Mari
MariPermalinkResponder

Olá Bóia!
Gostaria de saber se vale a pena ir no Parque Safari de Rancagua, procurei no blog e não encontrei nenhuma informação.
Me interessei pelo o passeio, mas estou com receio de ser uma roubada como o Zoo Lujan da Argentina.
Abçs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mari! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

Rosa
RosaPermalinkResponder

Olá, estive em Santiago de 18/06 a 30/06/2018. Eu e meu marido gostamos muito, pretendemos voltar. Ficamos no hotel Atton El Bosque em Las Condes, excelente café da manhã, recomendo, ótimo atendimento, muito prestativos. Destaco o atendimento do garçom Samuel que se desdobrou para nos atender bem qdo jantamos no hotel e solicitou à cozinha pratos vegetarianos, mesmo não havendo essa opção no cardápio e sem pimenta (alérgica) e quando solicitei um vinho suave ele solicitou o nome de todas as vinícolas dos vinhos que tinha disponível no restaurante do hotel ao responsável pelas bebidas , para nos informar e verificarmos qual seria de nossa preferencia, nunca vi isso antes!
A camareira Carmen um doce, pedi lavanderia um pouco após o horário limite e mesmo assim ela pediu q a lavanderia encaixasse, e sempre q encontrava hospedes nos corredores era muito amável com todos. Fomos ao Cerro San Cristobal, Cerro Santa Lucia e na respectiva feira de artesanato que vale a pena comprar, tem preços mais baratos q nas lojas e produtos de lã/alpaca bons, comprei todas as lembrancinhas para presente lá, na loja 72 com a Delania, bom preço, tive desconto e 'regalos'
Também fomos ao Valle Nevado, Farellones, El Colorado, apenas questiono pq não tem uma area de acesso livre à neve a todos os turistas, sem precisar pagar. Cajon del Maipo tb foi legal, estes passeios de neve alugamos a roupa impermeavel, 8000 pesos cada peça, pois estava por volta de 10 graus negativos. Vinicola Concha y Toro q fica em lugar muito bonito, mas já não gostava do vinho deles e continuei não gostando acho q deixa resíduo na lingua e acho q tem teor alcoólico muito alto, me senti tomando alcool de limpeza, mas valeu pelo local, para o meu gosto pessoal os do Uruguai são muuuuito melhores, gostei de todos os vinhos q experimentei no Uruguai.
Valparaiso me pareceu um lugar velho, repleto de pichações, precisando urgentemente de limpeza e de uma boa mão de tinta na maioria das construções. Os grafites artísticos que mencionam estão desgastados e apagados, pra mim totalmente dispensável. Viña del Mar é muito semelhante a Punta del Leste, pra quem já conhece Punta vai de gosto pessoal, mas acho q tb vale o passeio.
Os passeios acima fizemos com receptivo, fomos bem atendidos e aprendemos muito da historia do Chile com os guias, mas em uma proxima ida devo refazer os q mais gostamos por conta propria (no caso dos passeios na Cordilheira, contratar alguém para dirigir, pq com aquelas curvas de cotovelo só para quem tem pratica por lá) para curtir melhor e com mais tempo.
O Centro historico, os Cerros e demais locais fizemos de metrô q é super facil, tem muitas estações, e ficamos pertinho da estação Tobalaba.
Alias o centro de Santiago me surpreendeu positivamente: limpo, sem mendigos, e me deu sensação de segurança, claro q em um centro urbano não se pode dar bobeira, mas via pessoas andando com celulares carissimos no bolso de tras ou visiveis em um bolso de blazer e ninguem mexe com a pessoa.
Em SP eu não pego no celular na rua, nem ando com oculos escuros de grife na rua, lá andava e ninguem sequer esbarrava em mim.
Vi nos telejornais de lá q há crimes como em todos os lugares, mas me pareceu q a repressão é mais efetiva.
Falaram q é a cidade mais segura da America Latina, parece ser.
Fomos ao museu numismatico, museu historico nacional, museu pre-colombino, catedral da cidade, mercado central, etc.
Não conseguimos ver a troca da guarda do La Moneda, pq pegamos uma mega gripe, e deixamos para a proxima ida.
Fizemos compras tb no Costanera, msm sendo o melhor shopping, os preços não são tão caros, tem preços parecidos com SP, as vezes um pouco abaixo, encontrei produtos mais baratos q no dufry de SP, q alias está bem fraquinho, já teve muito mais opções d marcas e produtos.
Compramos no supermercado Jumbo do Costanera, na conveniencia Oxxo (bom preço), Mercado OK e no Castaño (mistura de padaria e cafeteria) q tem boas empanadas, tortinhas e docinhos, e varias coisas gostosas para levar para beliscar no quarto do hotel
Gostei das lojas Paris, Ripley, muita variedade, lembra o Mappin (sim...eu conheci o Mappin kkk)
Pagamos tudo com cartão internacional, para ter o desconto do IVA.
Numa proxima pretendo fazer outras cidades e deserto do Atacama, quero conhecer mais do Chile.
Me perguntaram se eu moraria em Santiago....a despeito do frio? sim,moraria.
Espero q possa ajudar com meu relato
Abçs

Rosa
RosaPermalinkResponder

Complementando o comentário anterior, quero acrescentar sobre a gentileza dos chilenos. Todas as vezes q pedimos informação foram sempre muito prestativos e amáveis. Por exemplo, primeiro dia no metrô do Chile, estação Tobalaba, não identificamos d cara uma bilheteria no caso Boleteria, perguntamos a um funcionário do metrô, ele fez questão d nos acompanhar até a Boleteria e explicou q precisávamos comprar o cartão BIP e efetuar a carga de qtas viagens queríamos, e depois explicou à moça do guichê o q precisávamos para q ela tb entendesse nossa necessidade, meu queixo caiu...outro dia fomos ao metrô Baquedano para ir ao Patio Bellavista e Cerro San Cristobal, mas não sabíamos por qual Saída da estação devíamos sair, perguntamos a uma passageira q saiu do mesmo vagão q nós, ela nos acompanhou até a saída correta subiu a 'escalera' (escada) conosco e já na rua, no final da escada explicou o caminho, ainda que não fosse a saída q ela iria utilizar, e diversas vezes isso ocorreu. No centro perguntamos em uma loja onde fica o Museu Pre-Colombino (considero imperdível) o lojista saiu detrás do balcão, nos acompanhou até a esquina e ensinou o caminho. Nunca em nossas andanças pelo mundo, recebemos tanta gentileza, estão de parabéns!
Colegas me questionaram a respeito da língua se havia alguma dificuldade em entende-los, Não. Claro q entre eles falam mais rápido e a gente não entendia tudo, mas nada como a gente dar um sorriso e um Buenos Dias simpático ou Hola, q tal? e depois em bom português a gente perguntava ou solicitava o q precisava, e sempre fomos bem atendidos, as pessoas nos respondiam falando um pouco mais devagar para q entendêssemos e as vezes até mesmo respondiam parcialmente em português, pois há muitos brasucas residindo lá.
Nos últimos dias q ficamos já estamos falando mais castelhano, é gostoso ir aprendendo a língua com o passar dos dias, assim aumenta a interação com as pessoas locais, gosto de conhecer as pessoas, seus costumes, sua cultura, com o passar dos dias conseguimos conversar numa boa com os chilenos, nos deram dicas d passeios, d lugares para comer e alguns nos contaram um pouco deles mesmos, é bom conhecer gente, gosto d conhecer gente, essa troca faz muito bem pra alma e pro coração.
Bjs

Jefferson Rosa Cordeiro

Em janeiro eu e minha família pretendemos fazer uma viagem de carro, partindo de Curitiba até Buenos Aires, passando pela Serra do Rio do Rastro, Cidades de Canela, Gramados, Ponta Del Este e Montevideo. Minha Dúvida é, se depois da Serra do Rio do Rastro se deveríamos seguir pela litoral via 101 ou iria pela Br 116 até o Rio Grande do Sul, outra dúvida quantos dias eu preciso ter p fazer essa viagem, se 15 dias seria suficiente?

juliane
julianePermalinkResponder

oii!! adorei as dicas. tenho uma duvida, eu estou gravida de 6 meses, e estou indo final desse mes para o chile. Gostaria de saber, se no aeroporto de santiago terei que passar pelo body scanner(escaneamento de corpo) aquela baita maquina, ou apenas pelo portico detector de metal. minha pergunta é por que meu medico disse que esse body scanner tem alguns riscos. Espero que me responda. Agradeço desde ja, abraço!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliane! Nunca vimos essa máquina fora dos Estados Unidos. De todo modo, você tem direito a não passar por ela. Caso você passe por algum aeroporto equipado com essa máquina, você pode pedir dispensa, sendo então inspecionada manualmente por uma inspetora.

Naiara
NaiaraPermalinkResponder

Tem essa máquina no aeroporto de Cusco no Peru e no aeroporto City em Londres...

patricia
patriciaPermalinkResponder

Boa tarde, desejo saber se precisa ou não homologar o celular no Chile. Vou na 3a semana de julho e não consegui informações precisas. Li numa página que se o chip for chileno num aparelho brasileiro, precisa. Se o chip brasileiro num aparelho brasileiro, não precisaria. Afinal, o que está valendo??? Grata

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patricia! Nenhum leitor se manifestou ainda. Isso nos faz intuir que não tem homologação necessária.

Gustavo Bandoni

Eu estive la um tempo atrás a lei de homologação não é mais necessária para usar por 30 dias ou menos

Manuel
ManuelPermalinkResponder

Irei para Santiago dia 15-07 com retorno 21-07,oque sugere?abs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Manuel! Sugiro que você leia nosso guia!

https://www.viajenaviagem.com/destino/santiago/o-que-fazer-santiago/

FABRICIO RIBEIRO MIGON

Boa noite! Estou indo para Santiago mês que vem e gostaria de uma dica de empresas de passo os para ir até Farellones.
Desde já agradeço a atenção
Fabricio

Maria Clara Melo Grandi

Boa tarde,
Estou indo para Santiago em abril do ano que vem, e estou em duvida em relação ao clima.
Vale a pena fazer os passeios que são feitos normalmente no inverno no outono?

Isabel Gusmão

Infinitamente o melhor e MAIS completo blog para pesquisar e programar nossa viagem. Eu fui para o Uruguai em 16/07/2018 e fiz tudo que você falou, aproveitei cada dica sua e foi exatamente como você relatou. Taberna Pacharán e depois Bar Fun Fun, almoço no El fogo, El palanque... E agora planejamento para ir ao Chile, vim direto aqui! Eu e meu Esposo agradecemos muito.

CRISTINA BARRETO TAVEIRA

Vou a Santiago e pretendo ir um dia ao Valle Nevado. Vamos eu, minha filha, genro e neto de 10 anos. Vi aqui que há skibunda e descida de bóia, bom para quem não quer aprender a esquiar em 1 dia. Mas não ficou claro para mim onde estão essas opções de laser, no Valle Nevado ou nos Farellones? Entendi que devemos optar por 1 dos 2 para aproveitar mais, certo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristina! Esquibunda é em Farellones.

https://www.viajenaviagem.com/destino/santiago/o-que-fazer-santiago/

Jussara
JussaraPermalinkResponder

Ola! Por favor gostaria de saber se tem algum link ou jeito de saber o valor da cotação do aeroporto de Santiago pra que posso comparar com a cotação do centro? Irei para Atacama e preciso trocar reias em pesos. Vc sabe me dizer se a cotação de San Pedro é melhor que do aeroporto se acaso eu não for pro centro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jussara! Compre dólares pelo menor preço da sua cidade e troque no Atacama.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/destino/atacama#cambio

claudio
claudioPermalinkResponder

Olá, só passando para agradecer as dicas com relação ao uso do cartão de crédito internacional. Estive em Santiago na metade de julho e compensou 100% o uso do cartão de crédito. Agora, com a fatura em mãos, dá pra fazer as contas e quero compartilhar com os demais leitores: Na calle Agustinas o real estava valendo 158 pesos (isso no horário bancário), e cheguei a ver até 143 pesos em outros horários. Com o uso do cartão, já com IOF, consegui 157 pesos. Ou seja, além de conseguir quase o mesmo valor na conversão a facilidade é enorme, sem contar a segurança de não andar com dinheiro vivo. Só quero fazer uma pergunta: esse uso do cartão é recomendado só na América do Sul ou em qualquer outra cidade do mundo? Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Claudio! O problema do cartão de crédito é a instabilidade cambial. Nos países em que a moeda corrente é forte e pode ser comprada a cotação justa no Brasil (dólar, euro, libra), o cartão vai sempre perder por causa do IOF. Mas quando a moeda é outra, a conversão do cartão será compatível com as melhores casas de câmbio, mesmo com IOF. Se não houver desvalorização do real até o pagamento da fatura, o cartão terá sido um bom negócio.

Marcela Cosentino

Olá Bóia,
Estou com uma dúvida: faço uso de anticoncepcional injetável e precisarei da medicação durante minha estada em Santiago. Alguém sabe se é possível que o medicamento seja aplicado em alguma farmácia por lá? Se sim, posso levar o medicamento daqui do Brasil com a receita em português?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcela! Infelizmente não sabemos.

Didi Tristão
Didi TristãoPermalinkResponder

lá pessoal,
Iremos pra Santiago dia 1/9/2018.
Somos 4 idosos...heheheheh
Queria saber sobre taxi para o hotel no centro. O transfer do hotel custa US$ 40. Vale a pena?
E a temperatura habitual nessa época, ainda é muito frio?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Didi!

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/destino/santiago/quando-ir-santiago/

O táxi oficial do aeroporto custa ao redor de 30 dólares, mas vocês vão precisar tomar dois.

https://www.viajenaviagem.com/destino/santiago/como-chegar-santiago/

Por favor leia todos os capítulos do guia antes de fazer novas perguntas. Obrigada!

carlos eduardo

Olá:

Tenho Euros guardados e estou viajando semana que vem para Santiago e Mendoza (1 semana no total). Vc. acha bom negócio gastá-los em vez de Real ou devo priorizar o nosso dinheiro para essa viagem?!?!?! Muito obrigado e forte abc!!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos Eduardo! Pode levar os euros.

Márcia Pádua

Vou ficar 7 dias em Santiago (de 12 a 19 de setembro/2018) depois vou para Mendoza de ônibus para atravessar as cordilheiras, consegui passagem pela El Rápido, q tem no site da cata e da andesmar
Não estou conseguindo nenhum comentário a respeito da El Rápido.
Vc tem alguma informação a respeito?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Márcia! Todas se equivalem.

Ildete Damasceno Pinheiro

Boa tarde, vou viajar dia 17 ficar até o dia 23 de setembro, mas vi que nesse período tem um feriado, gostaria de vale a pena, se dar pra fazer os passeios. Obrigada

Carla Maria L
Carla Maria LPermalinkResponder

Muito cuidado com os taxistas em Santiago,pois eles passam dinheiro falso.
Escolher hotel em bairros que possuam metrô próximo.

Ingrid Alves
Ingrid AlvesPermalinkResponder

Olá. Vou viajar pra Australia em Novembro, mas terei escala em Santiago, onde chegarei as 12h e terei que embarcar as 13h do dia seguinte. Gostaria de saber se da pra fazer algo produtivo em Santiago em tão pouco tempo (+/- 23hrs). Me ajuda com as dicas?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ingrid! Você terá um fim de tarde e uma noite em Santiago. Não conte com a manhã do dia seguinte, você deve sair às 10h para o aeroporto, para chegar às 11h.

Você pode ir subir ao Cerro San Cristóbal e depois ao Sky Costanera:
https://www.viajenaviagem.com/destino/santiago/o-que-fazer-santiago/

Marcia Leite Macedo

Olá, estarei em Santiago no fim de outubro e tenho algumas dúvidas. Vou chegar em uma sexta à noite. Pretendo levar cartão de crédito e dólares - mas não descobri como faço para trocar os dólares na sexta à noite ou no fim de semana. Vocês indicam algum lugar? Vi que vocês recomendam mais o Uber que táxi em Santiago - nunca usei Uber no exterior, é o mesmo aplicativo, pago com o mesmo cartão cadastrado? Por fim, costumo viajar com uma câmera fotográfica semi-profissional (ao menos fora do Brasil, aqui tenho medo de sair na rua com ela) - será que dá para andar com ela em Santiago e Valparaíso/Viña, tomando os mesmos cuidados que tomaria na Europa (usei na Espanha sem problemas)? Obrigada e parabéns pelo blog. Sempre que começo a programar uma viagem vocês são a minha primeira parada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcia! O problema de segurança em Santiago é no metrô (batedores de carteira e celular), nos táxis (taxistas malandros) e coisas deixadas nos carros (há quadrilhas especializadas em arrombar). Na rua não tem problema andar com câmera.

Uber funciona no mundo inteiro com o mesmo aplicativo.

Sempre que você depender de dinheiro vivo que precisa ser trocado em casa de câmbio, programe sua viagem para chegar num dia de semana em que possa fazer o câmbio em horário bancário. Há corretoras abertas no sábado de manhã, mas a cotação será inferior à dos dias de semana.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/12/que-moeda-eu-levo-para-o-chile/
https://www.viajenaviagem.com/2018/05/que-moeda-levar-para-50-paises/#chile

Danilo
DaniloPermalinkResponder

Boa noite! Estou há dias tentando comprar ingressos pro Lollapalooza Chile sem sucesso, a compra não conclui porque os sites não estão aceitando nenhum cartão de crédito brasileiro, vocês conhecem alguma forma de comprar os ingressos? Já comprei passagem e hotel para a data marcada dos shows, sem nenhum problema. Muito obrigado desde já.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Danilo! Não será uma questão de Verified by Visa ou MasterCard SecureCode? Já tentou algum cartão que seja emitido por banco?

https://www.viajenaviagem.com/2015/11/como-funcionam-verified-by-visa-mastercard-securecode-dicas/

Marcia Leite Macedo

Olá, estou aqui de novo, finalizando minha viagem. Em relação à moeda, fui olhar meu passaporte e descobri que tenho uma sobra de euros de uma viagem que fiz no início do ano (cerca de mil euros). Vale a pena levar euros para o Chile, ou é melhor comprar e levar dólares mesmo (deixando os euros para uma viagem que farei para a Irlanda em julho de 2019)? Obrigada pelas dicas, não sei como montaria minha viagem sozinha sem a ajuda de vocês

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcia! Pergunte ao seu hotel se pagando com euro vivo você estará isenta do IVA. (Uma vez eu li que essa isenção só valeria para dólar vivo, mas não consigo confirmar essa informação.)

Fora isso, quanto a usar agora ou em junho, depende de que aposta você vai fazer. Se você aposta que o real vai desvalorizar, melhor comprar agora e guardar o euro que você comprou barato. Se você acha que o real vai valorizar, use os euros agora e compre mais na hora de viajar.

Mas veja: o melhor é não apostar em nenhuma das alternativas, e fazer da compra de moeda estrangeira forte um hábito, comprando sua moeda aos poucos.

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/2018/08/compre-dolar-aos-poucos/

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Um dos benefícios temporários do Brasil estar se tornando uma Teocracia Militar é que voltou a valer a pena trazer Reais ao Chile. Hoje troquei em Santiago a 181 Pesos cada Real, contra menos de 160 há algumas semanas. Ou seja, o Chile está ficando mais barato (ou menos caro) para os brasileiros.
Até Dezembro provavelmente vai estar mais vantajoso trazer Reais que Dólares.

Nilson Chucre
Nilson ChucrePermalinkResponder

Boa tarde! Estou de passagem marcada para o Chile no período de 23 à 29 de maio de 2019. Devo ir sozinho. Gostaria de dicas de hospedagens (Hotel ou Hostel), melhor localização. Se possível um pequeno roteiro.

Diego
DiegoPermalinkResponder

Estou planejando passar as férias em novembro de 2019 no Chile para além de conhecer Santiago, assistir a final da libertadores (23/11). Quantos dias são indicados para conhecer bem Santiago? O estádio é longe do centro? Em novembro precisa levar casacos?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Diego! O estádio não fica na área central/turística não. Mas dá para ir de metrô. Pegue a linha 1, faça baldeação em Los Leones para a linha 6, direção Cerrillos, salte em Estadio Nacional.

Veja o que fazer em Santiago:
https://www.viajenaviagem.com/destino/santiago/o-que-fazer-santiago/

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar