El Calafate, a Foz do Iguaçu das geleiras

Começando do começo. O campo de gelo da Patagônia é o terceiro maior do planeta, depois da Antártida e da Groenlândia. Tem 350 km de comprimento — e 16.500 km2 de extensão.

Perito Moreno: na passarela

A geleira Perito Moreno, que atrai multidões à cidadezinha de El Calafate, é apenas a pontinha do iceberg. Do iceberg de cabeça pra baixo, bem entendido. Tem 5 km de comprimento e paredes de 60 metros de altura. Se o campo de gelo fosse uma caixa d´água, Perito Moreno não passaria de um copo Nadir Figueiredo pela metade.

Vista do primeiro mirante

Logo do primeiro mirante, que fica na estrada do parque, uns 15 km antes das passarelas de observação, você sabe que está na frente do Maracanã das geleiras.

Aproximando...

Neste momento você agradece por ter visto as outras geleirinhas da sua viagem antes dele – ou começa a pensar em modificar os planos para depois.

Mais perto...

Não esnobe a vista de longe. É daqui que você tem a melhor idéia de onde vem esse bicho – a Amazônia da água sólida.

Viva a teleobjetiva
Perito Moreno: escorregando do campo de gelo

Parece um tsunami que se congelou ao tocar o lago. Ou uma avalanche que foi milagrosamente contida antes de nos soterrar.

Seja qual for a explicação para os efeitos especiais, a vontade é de pedir:

– O autor! O autor!

As passarelas no Perito Moreno

As passarelas, mais adiante, são bem Foz do Iguaçu style, e estão em manutenção. Um novo circuito, mais bem desenhado e mais seguro, está sendo construído.

Azul sobre verde

De perto você perde um pouco a dimensão do monstro; não dá pra perceber que por trás (e acima) da fachada existe o Saara dos campos de gelo.

Mar de gelo azul

Em compensação, você fica tête-à-tête com o Monte Fuji das geleiras. E descobre que, ao contrário do que acontece com as Pirâmides, de pertinho o Perito Moreno é ainda mais bonito.

Perito Moreno: a face norte

Das passarelas também se vê a face norte da geleira, que não aparece para quem está no mirante do meio do caminho.

Quantos gigas tem o seu cartão de memória? Leve um cartão extra. Todos os ângulos são fotografáveis. A cor e a textura inspiram os cortes mais malucos. É um lugar onde quem olha pelo buraquinho da câmera consegue ver mais coisas do que quem foi equipado apenas com olho nu.

Detalhes tão pequenos
Azul da cor do gelo

Sugiro que você alugue um carro ao chegar e fique com ele pelo menos 24 horas. Assim você já embute o táxi do aeroporto ao centro (40 reais) e fica com o carro para fazer a primeira incursão ao parque por conta própria, e ter todo o tempo do mundo para ficar no primeiro mirante, andar pelas passarelas e esperar aparecer um solzinho.

Pobres dos que vieram pra cá antes da fotografia digital...

Nos dias seguintes, já sem carro, volte para fazer o passeio de barco por todos os glaciares (eu não fiz) e o mini-trekking no Perito Moreno (próximo post, hoje à noite!).

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leia mais:

    Todas de El Calafate no Viaje na Viagem

    27 hotéis em El Calafate e El Chaltén comentados pelos leitores

    Todas de Patagônia (argentina e chilena) no Viaje na Viagem

    237 comentários

    Olá Ricardo e Bóia.
    Estou começando a programar uma viagem em família, 4 adultos, para Patagônia em fev/16. Li já muitos dos comentários de vocês e dos leitores, como faço em todas as minhas viagens. Decidi que iremos ao Ushuaia, faremos o passeio de barco, Cruzeiro Autralis, El Calafate e talvez mais alguma outra cidade. Temos +- 15 dias, entre ida e volta. Fiquei confusa, porém, sobre qual a melhor programação, saindo de Porto Alegre (por onde começar e onde terminar). Poa-Buenos Aires-Punta Arena-Ushuaia-El Calafate-Buenos Aires??Tens alguma dica, por favor?

    Olá! Adoro as dicas do VnV, Sao providenciais!
    Estou planejando passar 3 dias em Ushuaia, 3 em Calafate e mais 3 em Torres del Paine no mês de outubro. É possível ver pinguins em algum desses lugares nessa época? Se não, onde recomendam?

      Olá, Lume! Pingüins são animais marinhos. Nem El Calafate nem Torres del Paine estão no mar. Há pingüins em Ushuaia entre outubro e março.

    olá, estou indo para El Calafate no carnaval, é necessário comprar os passeios antecipadamente pela internet, ou posso deixar para comprar ao chegar lá?

    Bom dia,
    Pretendo viajar para Ushuaia e El Calafate na primeira semana de março, será que ainda encontro condições para esquiar? Devo ficar 7 dias, será que é tempo suficiente para aproveitar tudo que essas belas cidades tem para oferecer?
    Abraço

    Acabei de chegar de El Calafate, Ushuaia, El Chaten, etc ..
    Leve dólares e seja feliz. Consegui desconto das taxas de serviço do hotel (21%) por pagar em espécie. Todos os bares, restaurantes e agencias aceitam dólares.
    Transfer do aeroporto de El Calafate para os hotéis/hostel faça pela VesPatagonia, 160 pesos ida e volta. Super confortável e eficiente.Reserve se preferir por email, mas nem precisa, sempre tem carros saindo.

    Olá,

    Estou indo para Buenos Aires no dia 24/12 e fico até o dia 31/12 quando vou para Santiago, voltando dia 4 para Salvador. Como acho que 7 dias em BA é muito tempo, gostaria de conhecer outra cidade proxima além de Colonia que eu vou fazer um bate e volta. Qual você sugere? Vale a pena ir para El Calafate em dezembro? É frio?

    Obrigado.

    Olá, Bóia

    Procurei, antes de perguntar, pra não parecer uma abusada, mas não encontrei algo sobre como trocar dolares ou reais, em El Calafate. Viajo direto pra lá no dia 20/12/14, portanto, será o primeiro local onde farei câmbio. Alguma dica da Bóia ou dos leitores?
    Desde já, muchas gracías.

      Olá, Bethania! A melhor idéia é levar dólares, neste caso, e tentar negociar descontos ou ir trocando pouco a pouco ao pagar passeios e refeições.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito