El Calafate, a Foz do Iguaçu das geleiras

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Perito Moreno: na passarela

Começando do começo. O campo de gelo da Patagônia é o terceiro maior do planeta, depois da Antártida e da Groenlândia. Tem 350 km de comprimento -- e 16.500 km2 de extensão.

Perito Moreno: escorregando do campo de gelo

A geleira Perito Moreno, que atrai multidões à cidadezinha de El Calafate, é apenas a pontinha do iceberg. Do iceberg de cabeça pra baixo, bem entendido. Tem 5 km de comprimento e paredes de 60 metros de altura. Se o campo de gelo fosse uma caixa d´água, Perito Moreno não passaria de um copo Nadir Figueiredo pela metade.

Vista do primeiro mirante

Logo do primeiro mirante, que fica na estrada do parque, uns 15 km antes das passarelas de observação, você sabe que está na frente do Maracanã das geleiras.

Aproximando...

Neste momento você agradece por ter visto as outras geleirinhas da sua viagem antes dele – ou começa a pensar em modificar os planos para depois.

Mais perto...

Não esnobe a vista de longe. É daqui que você tem a melhor idéia de onde vem esse bicho – a Amazônia da água sólida.

Viva a teleobjetiva

Parece um tsunami que se congelou ao tocar o lago. Ou uma avalanche que foi milagrosamente contida antes de nos soterrar.

Seja qual for a explicação para os efeitos especiais, a vontade é de pedir:
- O autor! O autor!

As passarelas no Perito Moreno

As passarelas, mais adiante, são bem Foz do Iguaçu style, e estão em manutenção. Um novo circuito, mais bem desenhado e mais seguro, está sendo construído.

Azul sobre verde

De perto você perde um pouco a dimensão do monstro; não dá pra perceber que por trás (e acima) da fachada existe o Saara dos campos de gelo.

Mar de gelo azul

Em compensação, você fica tête-à-tête com o Monte Fuji das geleiras. E descobre que, ao contrário do que acontece com as Pirâmides, de pertinho o Perito Moreno é ainda mais bonito.

Perito Moreno: a face norte

Das passarelas também se vê a face norte da geleira, que não aparece para quem está no mirante do meio do caminho.

Quantos gigas tem o seu cartão de memória? Leve um cartão extra. Todos os ângulos são fotografáveis. A cor e a textura inspiram os cortes mais malucos. É um lugar onde quem olha pelo buraquinho da câmera consegue ver mais coisas do que quem foi equipado apenas com olho nu.

Detalhes tão pequenos

Azul da cor do gelo

Sugiro que você alugue um carro ao chegar e fique com ele pelo menos 24 horas. Assim você já embute o táxi do aeroporto ao centro (40 reais) e fica com o carro para fazer a primeira incursão ao parque por conta própria, e ter todo o tempo do mundo para ficar no primeiro mirante, andar pelas passarelas e esperar aparecer um solzinho.

Pobres dos que vieram pra cá antes da fotografia digital...

Nos dias seguintes, já sem carro, volte para fazer o passeio de barco por todos os glaciares (eu não fiz) e o mini-trekking no Perito Moreno (próximo post, hoje à noite!).

Leia mais:

Todas de El Calafate no Viaje na Viagem

27 hotéis em El Calafate e El Chaltén comentados pelos leitores

Todas de Patagônia (argentina e chilena) no Viaje na Viagem

237 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Rogerio Freitas
Rogerio FreitasPermalink

Boa tarde !! Estou planejando com a familia viagem em janeiro para Bariloche e gostaria de acrescentar ou Ushuaia ou El Calafate. Qual destas 2 cidades seria a escolha de vocês, pensando que estou indo com 2 crianças (14 e 8 anos) ?? Já conhecemos a patagonia argentina (El Bolson e Puerto Madrin). Desde já agradeço.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rogerio! Leia sobre os dois lugares, compare os passeios. Só você saberá do que as suas crianças gostarão mais.

Raquel Ivar
Raquel IvarPermalink

Olá! Descobri o VnV em minhas últimas viagens e passou a ser minha primeira opção de consulta. Gostaria de saber sobre a Aerolineas Argentinas, se continua meio bagunçada ou já está mais confiável.
Muito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Raquel! Problemas podem ocorrer em qualquer cia. aérea. A Aerolíneas não seria a primeira opção de ninguém, mas algumas rotas só são operadas por ela (e o governo argentino está cada vez mais perseguindo a concorrente, Lan).

Raquel Ivar
Raquel IvarPermalink

Muito obrigada! Acho que vou procurar outra companhia mesmo, para não arriscar.

Guilherme
GuilhermePermalink

Bom dia,
Eu irei para Punta Arenas no comecinho de 2014. Dá para fazer uma viagem de uma dia de lá até El Calafate? Quanto tempo seria de viagem? O pessoal do hotel em Punta me disse que leva de 10 a 12 horas, em razão do grande volume de tráfego e do tempo de parada na alfândega do Chile para a Argentina. É verdade isso? Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Guilherme! É distante, mesmo. De Punta Arenas a Puerto Natales são 3 horas de viagem, e de lá mais 5 até El Calafate. A gente recomenda pelo menos dois pernoites em El Calafate, e retornar pela Argentina.

Alexandre Cury
Alexandre CuryPermalink

Boa Tarde,

Estou querendo fazer uma viagem para ushuaia, mas depois que li sobre el calafate me interessei muito pela cidade, é tranquilo na mesma viagem fazer ushuaia e el calafate é tranquilo se deslocar de uma cidade para outra, quanto tempo vc recomenda ficar em cada cidade?
Muito obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alexandre! Fique pelo menos 3 dias em cada cidade. Na temporada há um vôo direto pela Aerolíneas.

Henrique
HenriquePermalink

Boa noite. Muito bom seu Blog. Vou para El Calafate em 06/14. Como eu consigo saber o valor dos passeios?
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Henrique! Entrando nos sites das atrações.

Leandro
LeandroPermalink

Antes de mais nada seu blog é perfeito, parabéns!!!

Pretendo ir para El Calafate entre dezembro e janeiro, sempre tenho preferência pela Lan, mas pelo visto somente a AA realiza o trajeto.
É frequente os erros da AA ou é na mesma proporção das demais cias.
Outra dúvida seria em relação ao cambio, a melhor opção é trocar os reais por pesos em Calafate, fazer paralelo em Buenos Aires, ou ainda levar apenas dólares ?
Acredito que o melhor é levar reais, cartão para saque e cartão de crédito para emergências, mesmo assim sempre ficamos com um pouco de dúvidas em relação a que moeda levar.

Muito obrigado!!!

Leandro

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Leandro! Se não for usar o paralelo em Buenos Aires, onde reais são bem aceitos, leve dólares para trocar em Calafate. A Aerolíneas não é uma cia. de ponta mas é o que temos para o momento smile

Suzimara
SuzimaraPermalink

Olá, estou indo para El Calafate e Ushuaia entre os dias 28 de junho e 5 de agosto. Ainda não defini a ordem do percurso (se primeiro Ushuaia ou El calafate). Já percebi que o auge de El calafate é o parque Los Glaciares. O que tem me preocupado é a data. Neste período as atividades de navegação e minitrakking funcionam? Chegarei em El Calafate as 11:30h. Existe alguma atividade que possa ser realizada a tarde nesta época do ano?
Adorei todos os posts, muito úteis.
Obrigada! smile

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Suzimara! Entre no site da Hielo & Aventura, linkado no post, para ver se os passeios funcionam este ano durante a época em que você planeja ir.

Liana
LianaPermalink

Olá,

Estou pensando em ir no começo de dezembro com duas crianças, 4 e 3 anos. O que vc acha? Visitaria Torres del Paine, Faria trekking, andaria de barco para ver as geleiras?

Abs

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Liana! Trekking é uma atividade pesada para crianças de 3 e 4 anos.

cristiane
cristianePermalink

Olá, estou indo agora em junho para ficar 1 semana em Buenos Aires e El Calafate. Gostaria de saber qual moeda levar. Algumas pessoas dizem que é melhor levar dólar, outros dizem Reais. Poderia me ajudar por favor.

Obrigada.
Cris

Pollyanna
PollyannaPermalink

Oi Bóia!
Tenho 20 dias de férias em outubro e estou querendo ir a El Calafate mas antes pretendo ir a Machu Picchu sem fazer a trilha Inca. É muito loucura?
A logística fica muito complicada? Dá para ir de São Paulo direto para Cusco - Aguas Calientes e de lá depois para El Calafate? O que acha?
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Pollyana! De São paulo você voa a LIma e então a Cusco.

Você tem que voar de volta a Lima, então voar a Buenos aires, então voar a El Calafate.

raquel puiati
raquel puiatiPermalink

Olá! Irei em Novembro para El calafate e El Chaltén e gostaria de contratar previamente o passeio de barco "Todos os glaciares"em El calafate e um bate e volta a El Chaltén. Não vi no site da empresa Hielo & Aventura estes passeios. Existem alguma outra agência para me indicar? Grata

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Raquel!

Todos los Glaciares é operada pela Solo Patagonia: http://www.solopatagonia.com/

Você pode se encaixar localmente num passeio a El Chaltén. Seu hotel pode ajudar. Na internet você pode encontar fornecedores como este: http://www.getyourguide.com/el-calafate-l544/full-day-tour-to-el-chalten-t37933/

SALVADOR
SALVADORPermalink

Boa noite!
Consigo uma boa cotação na trocar real por peso em El Calafate?
Desde já te agradeço.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Salvador! Em Buenos Aires você consegue boa cotação para trocar reais. Em El Calafate é melhor levar dólares para trocar por pesos.

Para saber mais, leia: https://www.viajenaviagem.com/2012/01/que-moeda-eu-levo-para-a-argentina

Raquel puiati
Raquel puiatiPermalink

Obrigada!! Como sempre este Blog sempre ajudando!!! Parabéns!!

Aline Rodrigues
Aline RodriguesPermalink

Fiz o minitrekking no finalzinho da temporada de 2014 (maio)... foi incrível! Conto no meu blog sobre a experiência http://umasulamericana.wordpress.com/2014/08/05/glaciar-perito-moreno-um-gigante-sul-americano/

mirela
mirelaPermalink

Oi! Gostaria de saber se novembro é uma época boa para ir a El Calafate, se é muito frio??

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mirela! As médias históricas de temperatura para novembro vão de 17 a 5 graus. Para saber mais, veja o World Weather Online: http://www.worldweatheronline.com/El-Calafate-weather-averages/Santa-Cruz/AR.aspx

cleide ussami
cleide ussamiPermalink

Boa noite, gostaria de indicaçao se houver, de empresa que façam biketour estarei pela regiao na primeira quinzena de janeiro 2015. Grata Cleide

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cleide! O El Calafate Mountain Park tem tours de 3 horas de mountain bike:
http://www.getyourguide.com/calafate-mountain-park-s6939/

Você também pode alugar uma bicicleta e percorrer os arredores:
http://www.la-usina.com.ar/blog/?p=34

alexandra aparecida ribeiro gil

gostaria de sair foz do iguaçu ir ate a patagoni gostaria também de saber preço somos em 5 pessoas 47 anos, 43 anos, 12anos ,16 anos,08 anos

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alexandra! Somos um site independente. Não fazemos cotação de viagens. Procure sua agência de viagens ou pesquise preços de passagens e hotéis em sites como o Submarino Viagens e o Booking.

Silvia
SilviaPermalink

Dicas sobre qual moeda levar e valores de passeios para a patagônia argentina e chilena: Levar a moeda em espécie é a melhor opção pois muitos locais cobram valores diferenciados para quem quiser pagar com cartão de crédito. Basta levar dólares americanos pois o câmbio é muito bom em restaurantes, por exemplo. Compramos pesos argentinos em uma casa de câmbio aqui no Brasil e perdemos muito. Nos meses de outubro, novembro/2014 o câmbio estava 4 pesos para cada real (um pouco mais difícil de ser aceito em relação ao dólar) e 11,5 a 12 pesos para cada dólar americano.
Alguns preços de passeios em pesos argentinos (divida por 12 para calcular valor aproximado em dólares): Perito Moreno (passarelas 400 ARS + 150 ARS entrada parque); safári náutico (barco próximo às geleiras – 180 ADT; 140 CHD); mini-trekking (imperdível!!) 1100 +150 entrada do parque todos com Hielo & Aventura.
Estância Cristina + mirador Glaciar Upsala com 4x4: 1200 ADT + entrada parque 150, CHD 50% do valor e isenção cobrança parque com VivaPatagônia.
El Chaltén (full Day) 470 transporte (mais barato que na rodoviária) + 200 passeio até o Lago del Deserto, o passeio até o Glaciar não foi possível por condições climáticas, com Las Lengas.
Torres del Paine (full Day) 1000 + entrada parque paga em pesos chilenos (1800 pesos chilenos ADT, CHD free, 1 USD – 560 CLP, cerca de 32 dólares) com Alwaysglaciers.
O taxi do aeroporto de El Calafate até o hotel sai a 300 pesos ida e 200 a volta com Las Lengas.

Andrea RP
Andrea RPPermalink

Silvia, Muitíssimo obrigada pelas dicas.
Por pouco não troco meus reais por pesos aqui mesmo no Brasil.
Valeu!!!

andre
andrePermalink

Acabei de chegar de El Calafate, Ushuaia, El Chaten, etc ..
Leve dólares e seja feliz. Consegui desconto das taxas de serviço do hotel (21%) por pagar em espécie. Todos os bares e restaurantes e agencias aceitam dólares.
Transfer do aeroporto de El Calafate para os hotéis faça pela VesPatagonia, 160 pesos ida e volta. Super confortável e eficiente.Reserve se preferir por email, mas nem precisa, sempre tem carros saindo.

Silvia
SilviaPermalink

O tempo na região Patagônica é muito instável, no mesmo dia é possível ter sol, chuva e até neve... Tivemos neve bem fraquinha em El Calafate, El Chaltén e em Torres del Paine na última semana de outubro (chegando a -3oC) e em dois dias outros dias (início e fim da semana) a temperatura ficou mais agradável. O melhor é se preparar levando as roupas adequadas corta vento, incluindo gorro e luvas para evitar surpresas.

Ana Luisa
Ana LuisaPermalink

Como sempre as postagens são muito úteis! Valeu VnV!
Ainda fiquei com dúvidas:
1- chegarei de madrugada (2h) e não queria perder o dia todo por não reservar nada. O que devo agendar para o primeiro dia: minitrekking ou Cruzeiro todos os glaciares? Aliás, este passeio ainda existe?
2- se eu alugar um carro, ir para o hotel, descansar um pouco e de lá para o Perito Moreno.... Consigo comprar apenas o minitrekking? O passeio de barco no Perito Moreno vale a pena? Achei bem caro o valor cobrado pelas agências....
Como são apenas 2 dias inteiros quero tentar aproveitar ao máximo o melhor da região, que penso ser o Perito com o mini-trekking e o Cruzeiro pelos glaciares.... Eh isso?
Obrigada pela colaboração!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana! O aluguel de carro no primeiro dia pode ser uma boa. Veja o finzinho do texto, quando o Ricardo Freire sugere algo por aí. Mais informações sobre o minitrekking aqui - https://www.viajenaviagem.com/2010/03/minitrekking-no-glaciar-perito-moreno-holiday-on-ice
O cruzeiro pelos glaciares costuma durar o dia todo. Consulte as opções e valores de passeios em El Calafate na Viator.

Marcia
MarciaPermalink

Oi, Ana, talvez vc já tenha ido e voltado, mas a resposta pode ajudar outros leitores. Acabo de voltar de El Calafate e TdP. Acho interessante alugar carro para ir a Torres del Paine ou a El Chaltén, mas não precisa se ficar em El Calafate, pois os passeios são full time, então seu carro vai ficar parado. A não ser que seu hotel seja longe do centro, não precisará de carro. Eu fiquei em um hotel no centro e outro a 20 minutos de caminhada. Quando não quis andar, tomei taxi. Fiz o minitrekking e estava incluso o trajeto de barco pelo lago até a praia onde se prepara para o trekking no gelo. Há um outro passeio em que o barco se aproxima um pouco mais da geleira, mas acho que o efeito das passarelas é o muito próximo. Quem for em alta temporada (janeiro) precisa reservar antes os passeios, pois só os menos procurados têm disponibilidade. Mandei e-mail para a Hielo &Aventura e ao chegar lá descobri que a empresa não tinha feito minha reserva. Resultado: perdi o primeiro dia. Um outro passeio que eu queria ter feito e também não consegui é o caiaque no Glaciar Upsala. Estou escrevendo vários posts sobre esses destinos no meu blog: http://mulhercasadaviaja.com. Dá um pulo lá!

bethania
bethaniaPermalink

Olá, Bóia

Procurei, antes de perguntar, pra não parecer uma abusada, mas não encontrei algo sobre como trocar dolares ou reais, em El Calafate. Viajo direto pra lá no dia 20/12/14, portanto, será o primeiro local onde farei câmbio. Alguma dica da Bóia ou dos leitores?
Desde já, muchas gracías.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bethania! A melhor idéia é levar dólares, neste caso, e tentar negociar descontos ou ir trocando pouco a pouco ao pagar passeios e refeições.

Silas Andrade
Silas AndradePermalink

Olá,

Estou indo para Buenos Aires no dia 24/12 e fico até o dia 31/12 quando vou para Santiago, voltando dia 4 para Salvador. Como acho que 7 dias em BA é muito tempo, gostaria de conhecer outra cidade proxima além de Colonia que eu vou fazer um bate e volta. Qual você sugere? Vale a pena ir para El Calafate em dezembro? É frio?

Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Silas! Tem várias combinações interessantes para fazer com Buenos Aires aqui - https://www.viajenaviagem.com/2012/01/primeira-viagem-um-fim-de-semana-em-buenos-aires/

andre
andrePermalink

Acabei de chegar de El Calafate, Ushuaia, El Chaten, etc ..
Leve dólares e seja feliz. Consegui desconto das taxas de serviço do hotel (21%) por pagar em espécie. Todos os bares, restaurantes e agencias aceitam dólares.
Transfer do aeroporto de El Calafate para os hotéis/hostel faça pela VesPatagonia, 160 pesos ida e volta. Super confortável e eficiente.Reserve se preferir por email, mas nem precisa, sempre tem carros saindo.

ALAMIR NETO
ALAMIR NETOPermalink

Bom dia,
Pretendo viajar para Ushuaia e El Calafate na primeira semana de março, será que ainda encontro condições para esquiar? Devo ficar 7 dias, será que é tempo suficiente para aproveitar tudo que essas belas cidades tem para oferecer?
Abraço

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alamir! El Calafate tem gelo, não é uma estação de esqui.

Ushuaia se torna uma estação de esqui entre junho e setembro.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alamir! El Calafate tem gelo, não é uma estação de esqui.

Ushuaia se torna uma estação de esqui entre junho e setembro.

Leia sobre Ushuaia:
https://www.viajenaviagem.com/destino/ushuaia

Luana
LuanaPermalink

olá, estou indo para El Calafate no carnaval, é necessário comprar os passeios antecipadamente pela internet, ou posso deixar para comprar ao chegar lá?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luana! Você pode agendar ao chegar.

adriana correa
adriana correaPermalink

Tem guarda-malas no aeroporto de El Calafate? Voltaremos de EL Chaltem muito antes do nosso voo para BsAs e queriamos aproveitar mais um pouco da cidade mas com malas fica impossível...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Adriana! O site do aeroporto não menciona nada. Você pode perguntar diretamente:
http://www.aeropuertoelcalafate.com/en/contacto.php

Lume
LumePermalink

Olá! Adoro as dicas do VnV, Sao providenciais!
Estou planejando passar 3 dias em Ushuaia, 3 em Calafate e mais 3 em Torres del Paine no mês de outubro. É possível ver pinguins em algum desses lugares nessa época? Se não, onde recomendam?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lume! Pingüins são animais marinhos. Nem El Calafate nem Torres del Paine estão no mar. Há pingüins em Ushuaia entre outubro e março.

Elisa
ElisaPermalink

Olá Ricardo e Bóia.
Estou começando a programar uma viagem em família, 4 adultos, para Patagônia em fev/16. Li já muitos dos comentários de vocês e dos leitores, como faço em todas as minhas viagens. Decidi que iremos ao Ushuaia, faremos o passeio de barco, Cruzeiro Autralis, El Calafate e talvez mais alguma outra cidade. Temos +- 15 dias, entre ida e volta. Fiquei confusa, porém, sobre qual a melhor programação, saindo de Porto Alegre (por onde começar e onde terminar). Poa-Buenos Aires-Punta Arena-Ushuaia-El Calafate-Buenos Aires??Tens alguma dica, por favor?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Elisa! Porto Alegre-Buenos Aires-Ushuaia-Punta Arenas-Puerto Natales-El Calafate-Buenos Aires-Porto Alegre.

Ou Porto Alegre-Buenos Aires-El Calafate-Puerto Natales-Punta Arenas-Ushuaia-Buenos Aires-Porto Alegre.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2015/01/patagonia-deslocamentos-onibus-aviao-dicas

marcos de paula tavares

Ola.
Sou de Goiânia e aqui é um calor lascado,estou indo pra Ushuaia e El Calafate,devo levar roupas adequadas para o frio ou lá tem pra alugar,pois não irei usa-las tão cedo após o passeio.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcos! Compre em http://www.decathlon.com.br .

Natalia Papaleo
Natalia PapaleoPermalink

É verdade que não é recomendado ir no iverno, por conta dos dias muitos curtos, muito frios e algumas atrações possivelmente fechadas? Alguem sabe algo sobre isso?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Natalia! Leia no nosso novo guia de El Calafate:

https://www.viajenaviagem.com/destino/el-calafate#quando