El Calafate, a Foz do Iguaçu das geleiras

Começando do começo. O campo de gelo da Patagônia é o terceiro maior do planeta, depois da Antártida e da Groenlândia. Tem 350 km de comprimento — e 16.500 km2 de extensão.

Perito Moreno: na passarela

A geleira Perito Moreno, que atrai multidões à cidadezinha de El Calafate, é apenas a pontinha do iceberg. Do iceberg de cabeça pra baixo, bem entendido. Tem 5 km de comprimento e paredes de 60 metros de altura. Se o campo de gelo fosse uma caixa d´água, Perito Moreno não passaria de um copo Nadir Figueiredo pela metade.

Vista do primeiro mirante

Logo do primeiro mirante, que fica na estrada do parque, uns 15 km antes das passarelas de observação, você sabe que está na frente do Maracanã das geleiras.

Aproximando...

Neste momento você agradece por ter visto as outras geleirinhas da sua viagem antes dele – ou começa a pensar em modificar os planos para depois.

Mais perto...

Não esnobe a vista de longe. É daqui que você tem a melhor idéia de onde vem esse bicho – a Amazônia da água sólida.

Viva a teleobjetiva
Perito Moreno: escorregando do campo de gelo

Parece um tsunami que se congelou ao tocar o lago. Ou uma avalanche que foi milagrosamente contida antes de nos soterrar.

Seja qual for a explicação para os efeitos especiais, a vontade é de pedir:

– O autor! O autor!

As passarelas no Perito Moreno

As passarelas, mais adiante, são bem Foz do Iguaçu style, e estão em manutenção. Um novo circuito, mais bem desenhado e mais seguro, está sendo construído.

Azul sobre verde

De perto você perde um pouco a dimensão do monstro; não dá pra perceber que por trás (e acima) da fachada existe o Saara dos campos de gelo.

Mar de gelo azul

Em compensação, você fica tête-à-tête com o Monte Fuji das geleiras. E descobre que, ao contrário do que acontece com as Pirâmides, de pertinho o Perito Moreno é ainda mais bonito.

Perito Moreno: a face norte

Das passarelas também se vê a face norte da geleira, que não aparece para quem está no mirante do meio do caminho.

Quantos gigas tem o seu cartão de memória? Leve um cartão extra. Todos os ângulos são fotografáveis. A cor e a textura inspiram os cortes mais malucos. É um lugar onde quem olha pelo buraquinho da câmera consegue ver mais coisas do que quem foi equipado apenas com olho nu.

Detalhes tão pequenos
Azul da cor do gelo

Sugiro que você alugue um carro ao chegar e fique com ele pelo menos 24 horas. Assim você já embute o táxi do aeroporto ao centro (40 reais) e fica com o carro para fazer a primeira incursão ao parque por conta própria, e ter todo o tempo do mundo para ficar no primeiro mirante, andar pelas passarelas e esperar aparecer um solzinho.

Pobres dos que vieram pra cá antes da fotografia digital...

Nos dias seguintes, já sem carro, volte para fazer o passeio de barco por todos os glaciares (eu não fiz) e o mini-trekking no Perito Moreno (próximo post, hoje à noite!).

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leia mais:

    Todas de El Calafate no Viaje na Viagem

    27 hotéis em El Calafate e El Chaltén comentados pelos leitores

    Todas de Patagônia (argentina e chilena) no Viaje na Viagem

    237 comentários

    Que fotografias lindas!
    E para a malta que gosta da Turquia – a penúltima fotografia não faz lembrar a Capadócia em versão gelada?

    Maravilhoso! Só não consigo visualizar você com sua Havaianas novinha circulando por aí. 😆

    To interessada em saber a logística aérea… Com a Aerolíneas sempre instável e a Lade com seus dias estranhos de voo, fica dificil saber como chegar e sair de lá. Especialmente sem ir a falencia!

      Eu fui recentemente pelas Aerolineas, e achei bem tranquilo. Apenas recomendo não comprar com muita antecedencia, pois a situação da empresa é precária.

      Há vôos da Aerolineas e da Lan. Viemos de Ushuaia por 125 dólares pela Lan, comprando na Expedia. Para um vôo de 1h10, não está nem barato nem caro.

    Tá aí minha motivação principal para viajar pra Argentina/Chile! Lindas fotos! Parabéns Ricardo, e que zoom hein!

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito