El Calafate, a Foz do Iguaçu das geleiras

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Perito Moreno: na passarela

Começando do começo. O campo de gelo da Patagônia é o terceiro maior do planeta, depois da Antártida e da Groenlândia. Tem 350 km de comprimento -- e 16.500 km2 de extensão.

Perito Moreno: escorregando do campo de gelo

A geleira Perito Moreno, que atrai multidões à cidadezinha de El Calafate, é apenas a pontinha do iceberg. Do iceberg de cabeça pra baixo, bem entendido. Tem 5 km de comprimento e paredes de 60 metros de altura. Se o campo de gelo fosse uma caixa d´água, Perito Moreno não passaria de um copo Nadir Figueiredo pela metade.

Vista do primeiro mirante

Logo do primeiro mirante, que fica na estrada do parque, uns 15 km antes das passarelas de observação, você sabe que está na frente do Maracanã das geleiras.

Aproximando...

Neste momento você agradece por ter visto as outras geleirinhas da sua viagem antes dele – ou começa a pensar em modificar os planos para depois.

Mais perto...

Não esnobe a vista de longe. É daqui que você tem a melhor idéia de onde vem esse bicho – a Amazônia da água sólida.

Viva a teleobjetiva

Parece um tsunami que se congelou ao tocar o lago. Ou uma avalanche que foi milagrosamente contida antes de nos soterrar.

Seja qual for a explicação para os efeitos especiais, a vontade é de pedir:
- O autor! O autor!

As passarelas no Perito Moreno

As passarelas, mais adiante, são bem Foz do Iguaçu style, e estão em manutenção. Um novo circuito, mais bem desenhado e mais seguro, está sendo construído.

Azul sobre verde

De perto você perde um pouco a dimensão do monstro; não dá pra perceber que por trás (e acima) da fachada existe o Saara dos campos de gelo.

Mar de gelo azul

Em compensação, você fica tête-à-tête com o Monte Fuji das geleiras. E descobre que, ao contrário do que acontece com as Pirâmides, de pertinho o Perito Moreno é ainda mais bonito.

Perito Moreno: a face norte

Das passarelas também se vê a face norte da geleira, que não aparece para quem está no mirante do meio do caminho.

Quantos gigas tem o seu cartão de memória? Leve um cartão extra. Todos os ângulos são fotografáveis. A cor e a textura inspiram os cortes mais malucos. É um lugar onde quem olha pelo buraquinho da câmera consegue ver mais coisas do que quem foi equipado apenas com olho nu.

Detalhes tão pequenos

Azul da cor do gelo

Sugiro que você alugue um carro ao chegar e fique com ele pelo menos 24 horas. Assim você já embute o táxi do aeroporto ao centro (40 reais) e fica com o carro para fazer a primeira incursão ao parque por conta própria, e ter todo o tempo do mundo para ficar no primeiro mirante, andar pelas passarelas e esperar aparecer um solzinho.

Pobres dos que vieram pra cá antes da fotografia digital...

Nos dias seguintes, já sem carro, volte para fazer o passeio de barco por todos os glaciares (eu não fiz) e o mini-trekking no Perito Moreno (próximo post, hoje à noite!).

Leia mais:

Todas de El Calafate no Viaje na Viagem

27 hotéis em El Calafate e El Chaltén comentados pelos leitores

Todas de Patagônia (argentina e chilena) no Viaje na Viagem

237 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

michele maciel
michele macielPermalink

Ah, bom lembrar que o limite de bagagem para võos regionais é de 15 Kg- pegamos o vôo da Aerolíneas de Buenos Aires e, como esquecemos deste detalhe, pagamos 170 pesos de excesso de bagagem.
As passagens comprei pelo site da aerolineas e os preços estavam melhores do que pelo expedia, pq tinha a tarifa promocional, paguei 250 reais cada trecho.

A reserva do hotel saiu por preço bem melhor reservando direto no site deles, pelos sites de desconto naõ havia a promoção de pagar 3 noites e ficar quatro, do programa El Calafate Invita.

Paguei 410 pesos pelo minitrekking, compensa demais!!!!

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

Michelle,
vou ter férias em agosto - será que o frio invernal inviabiliza os passeios e torna a época ruim para El Calafete?

Bruno Resende Rabello
Bruno Resende RabelloPermalink

Acabo de chegar de El Calafate e deixei minhas impressões (passeios, restaurantes, hotel) no blog: http://brunorabello.blog.uol.com.br/arch2011-03-01_2011-03-31.html

Alexandre Chagas
Alexandre ChagasPermalink

Boia,

você poderia subir minha pergunta.

Estou querendo ir a El calafate e Ushuaia, somos 3 adultos e 1 criança, vale a pena alugar carro?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alexandre! São longíssimas entre si. As estradas são monótonas. Todos os passeios oferecem transporte.

Alexandre Chagas
Alexandre ChagasPermalink

Bóia,

Muito obrigado, mas não fiz a pergunta certa.

Vou fazer os deslocamentos de avião. E´se vale a pena, alugar carro nessas cidades? para locomoção diaria. E quanto tempo é necessario para se conhecer bem cada uma delas, abusando um pouco mais. wink

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alexandre!
Nos dois lugares alugar carro é desnecessário, porque a imensa maioria dos passeios é feita em grupo e o traslado é providenciado.
Fique pelo menos três noites em cada destino, e deixe Calafate para o final. Note que os passeios são sempre acertados de véspera, então o dia da chegada é perdido.
O Ricardo Freire alugou carro ao chegar no Calafate porque o táxi do aeroporto ao centro é só um pouco mais barato do que o aluguel do carro. Ele aproveitou a diária para ir uma primeira vez ao parque Perito Moreno por conta própria, e entregou o carro na manhã seguinte, no centro. Mas é um preciosismo, não uma necessidade.

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

Dizem que antes de chegar a Ushuaia, no Estreito de Magalhães, venta muito, o que torna difícil dirigir.

em El Chaltén conheci uma família de brasileiros que alugou um carro assim que chegou em El Calafate para ir direto para lá e a motorista me contou que ficou assustada por conta do vento da estrada, que jogava o carro. Não sei se é com todo mundo, mas de fato, de Ushuaia a El Chaltén eu senti mesmo um vento maior que o normal. Fiz o trecho El Calafate-El Chaltén de ônibus, na primeira fila, aproveitando os janelões para tirar mil fotos e curtir a paisagem que é linda, apesar de monótona.

Neste link você pode ver relato sobre o vento nas estradas da Patagônia:
http://www.motoronline.com.br/roteiros/ushuaia/ushuaia1.htm (mas diz ali que o vento não chega a atrapalhar).

Guilherme Lopes
Guilherme LopesPermalink

Ana Carolina, não sei a respeito do Estreito de Magalhães, mas aluguei carro em Bariloche em dezembro. Na saida de Bariloche para Villa la Angostura o vento realmente jogava o carro para o lado na estrada e fazia muito, muito barulho. Dá um susto mas depois você se acostuma. E com esses carros de locadora em que o alinhamento nunca está ok, tem que se manter bem firme na direção. Com tanto vento eu não sei como aqueles ônibus de dois andares não tombam na estrada.
Conversando com o pessoal de Bariloche eles me contaram que o vento é mais intenso só no verão, em outras épocas venta bem menos.

Nedjma
NedjmaPermalink

Nem sei como, mas comprei pelo site decolar o trecho guarulhos- B.A.- USHUAIA-CALAFATE-GUAruLHOS, por 1000 reais, mais taxas e impostos: + ou menos 1200 reais (de 27/08 a 06/07). Não valia a pena gastar milhas até BA.

MAs morro de medo da AA, tive péssimas experiências quando fui pra Bariloche. MAs já que naum tem jeito...

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

Nedjma
Fiz quase os mesmos trechos que vc com a Aerolíneas Argentinas, saindo de Porto Alegre. Fui preparada para um show de horrores e no fim das contas só passei por um atraso de 2 horas na saída. No mais, tudo certo, inclusive o pronto conserto da mala do marido (que provavelmente nem quebrou por culpa da AA, mas dos carregadores de mala mesmo). Se já teve uma péssima experiência, mas sabe que não há outro jeito, vá preparada para o pior, pense na barbada que foi a tarifa e relaxe.

Maíra Guimarães
Maíra GuimarãesPermalink

Bóia,
Vou semana que vem para El calafate e Ushuaia com a minha irmã.
Já li tudo o que encontrei de dicas de vocês aqui no site (maravilhosas, por sinal).
Queria saber uma coisa: onde, nessas duas cidades, trocar a moeda, evitando as casas de câmbio dos aeroportos? Ou seja, comprar Peso Argentino por um preço razoável.
Por final: Riq e equipe, sempre acompanho o blog e vocês estão de parabéns!!!
Bjinhos,
Maíra.

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

Maíra: tanto em Ushuaia quanto em Calafate você poderá sacar dinheiro em caixas automáticos ou trocar dinheiro em casas de câmbio nas avenidinhas principais das cidades, que têm o mesmo nome - San Martin.
Quando eu fui, em dezembro passado, sacava moeda nos caixas e em algumas vezes gastei dólares de gaveta em passeios.
Lembro que vi nas casas de câmbio a indicação do valor de troca de reais, mas não utilizei o serviço.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maíra! A indicação do Ricardo Freire é esta mesma da Ana Carolina.

No mais, caso você insista em levar dinheiro vivo, a maneira de fugir das casas de câmbio dos aeroportos é... trocar o mínimo possível nas casas de câmbio dos aerorportos, e entao trocar o resto na cidade... grin

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

sacar pesos argentinos foi a primeira providência que tomei ao chegar em Buenos Aires. Mas confesso que levei do Brasil o equivalente a 100 reais em pesos (comprados em casa de câmbi - cotação horrorosa) por precaução.

Maíra Guimarães
Maíra GuimarãesPermalink

Ana Carolina e Bóia,
Obrigada pelas dicas e atenção.
Acho que farei isso, levarei um pouco, assim para emergências e na cidade em si, procuro as casas de câmbio.
Na volta conto como foi!! eek)

Bjinhos.

Lisiana
LisianaPermalink

Olá
Alguém sabe me dizer como estão os serviços da Aerolíneas Argentinas? Estamos montando um roteiro desde Porto Alegre para Ushuaia e El Calafate (incluindo antes 3 dias em Santiago), e os melhores preços de passagens são da AA, mas a agente de turismo nos alertou que têm ocorrido muitos problemas de cancelamentos e atrasos de vôos pela empresa...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lisiana! Fuja da Aerolíneas. Neste momento há 300 pessoas ilhadas em Ushuaia sem conseguir sair. Houve também um momento semelhante no CAlafate. Os vôos são cancelados a todo momento.

Leia depoimentos neste post:
https://www.viajenaviagem.com/2011/07/bariloche-nada-de-voos-diretos-no-horizonte/

Juliana Tkatch
Juliana TkatchPermalink

Oi... vou para lá em Outubro!
Alguem já ficou no hotel Terrazas Del Calafate?
Os comentários do booking são bons...
Alguma recomendação?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Juliana! Não temos comentários sobre o Terrazas del Calafate por aqui, mas além das resenhas do Booking.com, você também pode considerar as do Trip Advisor: http://www.tripadvisor.com.br/Hotel_Review-g312851-d1307986-Reviews-Terrazas_del_Calafate_Hotel-El_Calafate_Province_of_Santa_Cruz_Patagonia.html

Liana
LianaPermalink

Olá. Vcs poderiam me dar uma dica de qual empresa de ônibus faz a linha regular entre el calafate - parque nacional dos glaciares?

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Liana! Não sabemos responder essa, não grin

Há ônibus entre a cidade e o parque, e isso é tudo o que um turista precisa saber. Chegando lá, é só ir à rodoviária e ver os horários...

Quem viaja por conta própria ao Calafate deve dar o dia da chegada como perdido; é o dia de se encaixar nos passeios e/ou ver os horários dos transportes disponíveis naquela época específica.

Tatiana S.
Tatiana S.Permalink

Bóia, fez um comentário 29 de julho p/ fugir das Aerolineas. O motivo era clima? Estou planejando viagem p/ Ushuaia e El Calafate p/ 15 de dezembro c/ marido e 2 crianças e só estou conseguindo esta companhia. Lan já esgotada para alguns trechos. Se fizer alguns pela Lan e outros pela Aerolineas fica bem mais caro. Ano passado meus pais fizeram pela Aerolineas e o avião teve problemas elétricos de Ushuaia p/ Buenos Aires obrigando-os a pousar na metade do caminho. Perderam 1 dia, mas não a vida. Obrigada, Tatiana S.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tatiana! A Aerolíneas tem deixado muitos clientes na mão. Na temporada de julho aprontou poucas e boas. Se você for, vá com uma reserva de espírito esportivo para eventuais contratempos.

Juliana Tkatch
Juliana TkatchPermalink

Cheguei de El Calafate no dia 15 de outubro e adorei! Fizemos só os passeio da cidade (Perito Moreto, Minitreking, 4X4, jantar gaúcho) mas foram quatro dias inesquecíveis.
Conto detalher no meu blog, como preços reservas e avaliações! Visitem http://www.viajandocomsabor.blogsport.com

Sobre vôos, tive problemas com a LAN. Meu vôo estava programado par as 16 horas, mas saiu às 11horas da manhã! Só não perdi com sorte, liguei para a LAN para fazer uma mudança e descobri que já haviam mudado. Não houve nenhum aviso! Assim como nós, outros brasileiros também não foram avisados. O site apresentava informações divergentes do atendimento telefônico. Uma loucura!

Michelle
MichellePermalink

Estive em El Calafate e fiz vários posts sobre restaurantes, passeios, peculiaridades da cidade, incluindo dicas para evitar certas pegadinhas (como os passeios onde nao tem lugar para comprar comida, sobre o frio, etc...)
http://impressoes-de-viagens.blogspot.com/search/label/El%20Calafate

Sobre as perguntas sobre alugar carro, também acho que não vale a pena, e realmente o vento lateral (inclusive deu uma sacudida no ônibus que nos levava acho q para o Perito Moreno)

André
AndréPermalink

Será que alguém que tenha ido a El Calafate em junho (período em que pretendo ir) poderia me contar um pouco da experiência? Como é inverno, estou receoso de não conseguir fazer os passeios e de não conseguir sair do hotel devido ao frio.
Obrigado.

Tiago Braga
Tiago BragaPermalink

Em janeiro tem essas geleiras toda? Dá para fazer esse passeio? Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tiago! Tem sim. Esta é a melhor época para ir para lá.

Tiago Braga
Tiago BragaPermalink

Qual companhia que sai de Santiago do Chile para lá? Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tiago! El Calafate fica na Argentina. Voa-se a partir de Buenos Aires por Aerolíneas ou Lan.

Virginia Saad
Virginia SaadPermalink

Ola,
Estou indo para El chalten em novembro próximo e gostaria de saber se tem ônibus do aeroporto de El calafate direto para El chalten e se vale a pena comprar as passagens antes.
Obrigada.
Virginia

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Virginia! Não há ônibus saindo do aeroporto, só da rodoviária. Programe pelo menos um dia na chegada em El Calafate para poder comprar passagem para o dia seguinte. Você também pode tentar ajuda com o seu hotel em El Chaltén para conseguir essa passagem antecipadamente. Pela internet não dá.

Adelino da S. Almeida
Adelino da S. AlmeidaPermalink

Quero saber se as lojas de Ushuaia aceitam reais e qual é a melhor moeda para se levar, Real, Dolar ou Peso e qual é a cotação atual

adelino da silva
adelino da silvaPermalink

As lojas de Ushuaia aceitam reais ?????

Nohara
NoharaPermalink

Como ir de BsAs para El Calafate? Quanto tempo gasta? Irei passar o reveillon em BsAs queria aproveitar para passear..

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Nohara! Você vai de avião. Leia detalhes e sugestões de roteiro aqui: https://www.viajenaviagem.com/2012/01/primeira-viagem-um-fim-de-semana-em-buenos-aires/

Annabelle
AnnabellePermalink

Adelino, algumas lojas de Ushuaia aceitam reais (principalmente as de roupas), mas não é uma regra. Não vejo razão para você não fazer o câmbio ainda em BsAs, de preferência.

Nohara, o ideal é pegar um vôo de BsAs para El Calafate. Na minha época fiz tudo de Aerolíneas Argentinas (BsAs-Ushuaia-El Calafate-BsAs), mas a LAN também tem vôos direto de BsAs.

claudia pinheiro
claudia pinheiroPermalink

Será que vale a pena ir em fevereiro?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Claudia! Vale sim. Todos os passeios estarão funcionando, a alta temporada vai até março.

Barbara
BarbaraPermalink

Pessoal,

Preciso de uma ajuda.
Estou planejando uma viagem para Ushuaia e El Calafate para 24/08 sao -ushuaia fico em Ushuaia até 30/08 que vou para El Calafate e fico em El Calafate dois dias voltando dia 01/09 ( só quero ver o Perito Moreno mesmo). A dúvida é: Nesse período em El Calafate percebi que alguns hotéis fecham...Será que conseguirei visitar o Perito Moreno? Por conta da neve..?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bárbara! Conseguirá visitar sim. Hotéis fecham porque é baixa temporada. A alta temporada é no verão.

Giovana
GiovanaPermalink

Olá!
Gostaria de uma ajuda. Alguem ja fez a viagem com o cruzeiro Skorpios, que sai de Puerto Natales e visita os glaciares ( rota de 3 noites e 4 dias). Tenho disponibilidade de 5 dias para conhecer a Patagônia no final de fevereiro, saindo de Santiago e retornando ao Brasil por Santiago( cidade que já conheço).
Será que vale a pena utilizar estés dias para o cruzeiro ou aproveitar e conhecer também a Paragonia argentina?
Grata pelas dicas e orientações!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Giovana! A rota do Skorpios saindo de Puerto Natales prevê a volta a Puerto Natales. Você só poderá atravessar para a Patagõnia argentina antes ou depois do cruzeiro.

Leia sobre Patagônia chilena e argentina:

https://www.viajenaviagem.com/category/patagonia-chilena

https://www.viajenaviagem.com/category/patagonia-argentina

GENECY ORICO
GENECY ORICOPermalink

Olá, Giovana, faço 25 anos de casada em 27 de fevereiro gostariamos de conhecer EL CALAFATE, mas queriamos saber um bom hotel e quantos dias será necessária para conhecer, e que roupa levar.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Genecy! Três noites serão suficientes, quatro noites possibilitarão fazer mais passeios. Estará frio, você pegará temperaturas inferiores a 10 graus. Recomendamos o hotel Esplendor Calafate.

Veja outras recomendações de leitores:
https://www.viajenaviagem.com/2011/12/hoteis-na-patagonia-e-lagos-andinos-os-relatos-dos-leitores/

Fernando
FernandoPermalink

Olá ,parabéns pelo trabalho de qualidade.
Gostaria de saber quanto aos limites de bagagem da Aerolineas. Li que no vôo Brasil Argentina o limite é de 20 kg e nos vôos internos Buenos Aires-El Calafate seria de 15 kg. É isto mesmo?
E quanto aos serviços da Aerolines? Alguém pode me dizer como está?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernando! É uma companhia estatal com uma certa instabilidade na qualidade dos serviços. Ao efetuar sua reserva aparecerá a franquia de bagagem permitida naquela tarifa.

alice coutinho
alice coutinhoPermalink

Olá,
Estou pretendendo uma viagem a el calafate com meu namorado em agosto. Saberia dizer se ainda está tendo promoções de inverno nos hotéis ou hostel? Qual a temperatura la nesta época do ano? Aguardando retorno..

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alice! É extremamente frio nesta época, não espere temperaturas positivas. Pode ser que alguns passeios não estejam operando. A melhor época para ir é entre novembro e março.

Priscila Pereira Gualberto

Olá, estou programando minha viagem a Patagonia e o site está sendo muito util, com muitas informações. Minha ideia é: 3 dias em Ushuaia, voo até El calafate ficando lá por 3 dias, onibus até Puerto Natales, ficando lá 3 dias, onibus até Punta Arenas e voo de volta ao Brasil com escala em Santiago. O que acha? Alguma dica interessante? Com esse tempo consigo conhecer tudo? Não inclui o cruzeiro de Ushuaia até Puerto Natales, pq estou tentando economizar, é um grande erro? Muito obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Priscila! O roteiro está ótimo. Faça passeios de barco em Ushuaia e Punta Arenas para compensar o cruzeiro.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/12/roteiros-argentina-chile/

Fernanda
FernandaPermalink

Boa noite ! Estou querendo saber se no passeio de barco aos glaciares em el calafate também vai ao perito moreno !

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernanda! Atualmente não há nenhum passeio a todos os glaciares. Você pode fazer a navegação ao Perito Moreno num passeio, e ao Upsala e ao Spegazzini em outro.

http://www.interpatagonia.com/elcalafate/paseos.html

Eliane Gomes
Eliane GomesPermalink

Oi, para todos! estou indo na proxima semana (15/2/13) para El Calafate edepois de muitas pesquisas decidimos que vamos fazer o Minitrekking ( sou um pouco atrapalhona e medrosa, mas pelo que li é seguro) e Passeio de barco pelos glaciares. É melhor reservas o passeio antes da viagem ou podemos acertar tudo lá mesmo? no caso de reserva com antecedência , qual a empresa indicada?
Obrigado pela atenção
Eliane

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Eliana! Faça a reserva ao chegar. No seu hotel você terá todos os contatos, provavelmente façam as reservas por você.

Eliane Gomes
Eliane GomesPermalink

obrigada pela informação, Bom Carnaval!

Carla
CarlaPermalink

Olá! Eu e meu marido estamos programando uma viagem a El calafate para o fim de maio deste ano. A princípio, estamos preferindo ficar em El Calafate todos os dias e ir um dia a El Chaltén. O Riq comentou sobre ir de ônibus. Queria saber se vocês acham que vale a pena ir de carro e voltar no mesmo dia ou se seria melhor dormir por lá. Nossos medos maiores são os dias curtos e a neve na estrada. Obrigada! Carla

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carla! Para ir e voltar no mesmo dia, pegue um passeio. Se quiserem ir de carro, pernoitem. E informem-se localmente sobre neve na estrada.

Maria
MariaPermalink

Olá, estou pensando em ir para El Calafate no final de maio, começo de junho, pois é a única época que posso viajar. Vale a pena ir nessa época? É possível fazer quais passeios? Sei que o frio será rigoroso e os dias mais curtos. Tenho receio de ir e nao poder conhecer mta coisa. Cheguei a ver que o hotel los nostros nem abre nessa época. Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria! O glaciar estará lá e poderá ser apreciado.

Os passeios da Hielo y Aventura operam desta maneira:

Minitrekking: 1o. de agosto até 10 de junho
Big Ice: 15 de setembro até 30 de abril
Safári náutico: o ano todo

Gustavo
GustavoPermalink

Olá, primeiro quero dizer que as dicas aqui são de grande valia. Estão me ajudando muito na organização da viagem.

Vou para El calafate dia 6 de maio. Fico 4 dias lá. Gostaria de saber se nessa época é necessário fazer a reserva com antecedência para o minitrekking no Perito Moreno? Chego dia 6 as 15h e terei todo o dia para agendar os passeios para os demais dias.

No site do hieloyaventura não há a opção do passeio por todos os glaciares. Existe outra empresa que faça esse tour? Faço ele antes ou depois do minitrekking no Perito Moreno?

Por fim, gostaria de saber o que é indicado para passar um dia em El chalten? Onibus por conta própria ou alguma excursão?

Obrigado. Desde já, dou a dica de mandar um e-mail para info@elcalafate.tur.ar. Me responderam com rapidez e me mandaram uma tabela do excel com as agências, valores e demais informações de quase todos os passeios de El calafate.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gustavo! O minitrekking se reserva de véspera. Para El Chaltén o bate-volta é melhor por agência; para fazer por conta própria, programe um ou dois pernoites. Não sabemos de outros operadores do todos glaciares. A secretaria não informou nenhum outro?

Gustavo
GustavoPermalink

Bóia, obrigado pelas informações. Realmente, olhando com mais detalhe a planilha percebi que indicaram a agencia www.solopatagonia.com para o passeio por todos os glaciares. AR$560 + AR$60 de traslado. Se tiver um link para anexar essa planilha ou se quiser posso mandar pro seu e-mail. Tá bem completa e com os valores atualizados até 01/04/2013. Novamente, valeu pelas dicas!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gustavo! Agradecemos a contribuição! Pode mandar para redacao arroba gmail ponto com grin

Gustavo
GustavoPermalink

Boia, tentei mandar para este email, mas não deu. :/

A Bóia
A BóiaPermalink

DESCULPA, GUSTAVO! eekops: Era redacao arroba viajenaviagem ponto com!

PATRICIA SANTIAGO PATO .

Me mande por favor...

Daniele
DanielePermalink

Gente do céu,

estou indo pra El Calafate no meio de julho e estou perdidinha.

Gustavo, você pode me passar essa planilha?

Meu email é dani_mrm@yahoo.com.br

Muito obrigada! Galera, dicas MUITO boas e importantíssimas. Estão me ajudando demais.

Daniele
DanielePermalink

Outra coisa, gente.

É verdade que em julho não dá pra fazer o minitrekking nos glaciares porque é o auge do inverno? Dei uma desanimada.. =/

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniele! O minitrekking é oferecido de 1º de agosto a 10 de junho.

http://www.hieloyaventura.com/2010/eng_preguntas_frecuentes.asp

Genesio Gonçalves
Genesio GonçalvesPermalink

Pretendo viajar a Calafate em janeiro/2014. Quanto vou gastar por pessoa, saindo de S.Paulo, hospedando em Hotel medio, por 5 dias?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Genésio! Não fazemos orçamentos, desculpe smile Consulte sites de cias. aéreas e sites de reservas de hotéis como o Booking para checar valores.

Renata Shibuta
Renata ShibutaPermalink

Pretendo viajar a Buenos Aires na segunda quinzena de setembro e gostaria muito de conhecer El Calafate. O frio nessa época inviabiliza os passeios? Meu filho estará com 1 ano e meio, estou bem preocupada com a questão do clima...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Renata! É melhor fazer essa viagem no verão, ainda mais com criança pequena. Alguns passeios podem não estar operando. Prefira ir entre novembro e março.

Renata Shibuta
Renata ShibutaPermalink

ok... que pena... alguma dica de lugar para combinar com BsAs nessa época?

Marcello Balassiano
Marcello BalassianoPermalink

Boa tarde,

Estou com uma dúvida. Vale a pena ir sozinho para El calafate e Ushuaia? Embarco e desembarco em qual cidade?

Desde já obrigado,

Marcello

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcello! Viajar sozinho é uma questão de estilo.

Voe Buenos Aires-Usuaia-El Calafate-Buenos Aires.

Pâmela
PâmelaPermalink

Olá,

Estou indo para BA em 05/08 de agosto e gostaria muito de ir a El Calafate ver as geleiras, apenas passeio para lindas fotos...fica caro sair de BA? Como faço para ir a Calafate de BA?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Pâmela! Há vôos diretos pela Aerolíneas e pela LAN; orce nos respectivos sites.

Fernanda
FernandaPermalink

Ola Pessoal! Vou para El Calafate no dia 6 de setembro e fico 3 noites la...
No primeiro dia chego quase 11 da manha no aeroporto em El calafate... Tem algum passeio que eu possa fazer só na parte da tarde??
É mto frio nessa época do ano?
Obrigadaaaaa

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernanda! Use a primeira tarde para agendar os passeios dos dois dias seguintes. Faz bastante frio o ano inteiro na região.

Diogo
DiogoPermalink

Boa tarde! Tem algum site que eu consigo visualizar quais agencias de turismo tem na cidade e uma tabela com os passeios oferecidos e preços dos mesmos?
Vou em set.
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Diogo! Você pode ter uma idéia de preços aqui:
http://www.interpatagonia.com/elcalafate/paseos.html

Flavia
FlaviaPermalink

Boia, Vou p El calafate começo de set/2013... quero conhecer o glaviar Perito Moreno mas sem afzer trecking... é recomendado comprar roupas térmicas e de corta vento mesmo assim?
Onde eu consigo?

obrigada
Fla

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Flavia! Se não for fazer o trekking, não é preciso roupa especial. Você avistará a geleira de longe, da passarela.

Flavia
FlaviaPermalink

Oiii Bóia, obrigada...
mas olha, continuo com medo das temperaturas... ouvi dizer que faz mto frio mesmo começo de setembro... Tem algum site que eu possa acompanhar as temperaturas futuras da cidade?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Flavia! Na Patagônia faz frio até no verão.

Em setembro a temperatura média vai de 0 a 10ºC.

http://en.wikipedia.org/wiki/El_Calafate

Flavia
FlaviaPermalink

Pessoal, li que as lojas da Av Del Libertador fecham a partir das 13h e só abrem depois das 16h, é verdade??

Obrigadaa!! )

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Flavia! Prepare-se para isso, sim.

Fernanda
FernandaPermalink

Boa Tarde.
Eu consigo chegar em El calafate e comprar ingressos para o minitrekkin cm 1 dia de antecedência ou é melhor comprar pela internet antecipadamente?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernada! Você pode reservar ao chegar, sim.

Marcio
MarcioPermalink

Boia,

Pesquisei no decolar.com e submarinoviagens, passagem aérea para el calafate, mas só aparece aerolineas argentinas. Pesquisei no site da Lan e realmente não encontrei o trecho, Buenos Aires - el calafate, ou são Paulo- el calafate
Você sabe informar se é somente a aerolineas que faz o trecho? Dizem que viajar por ela não é confiável.
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcio! Algumas rotas da Lan são sazonais, talvez na época em que você vá viajar para Calafate ela não esteja operando.

Tacinha
TacinhaPermalink

Oi Bóia,
Estou com o mesmo problema que o Marcio, vou em Outubro de Ushuaia a El Calafate, e acabei comprando passagem pela Aerolinea... Será que consigo chegar? Não sabia da péssima fama da empresa... sad

Ficarei dois dias e meio, além do mini trekking, qual passeio imperdível na sua opinião? Vale a pena fazer o passeio pelos glaciares? Ainda terei um terceiro dia até as 14h... O que posso fazer em meio dia?

Obrigada pela ajuda.

Bjs.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tacinha! Faça o passeio dos glaciares. No seu último meio dia você pode fazer uma cavalgada ou dar uma última olhada no parque ou simplesmente dormir até mais tarde -- é bom para recuperar o fôlego no meio de uma viagem corrida.

Leo
LeoPermalink

Estamos pensando (casal + criança de 9 anos) em fazer, em final de dezembro/início de janeiro, um tour Buenos Aires - El calafate - Santiago, podendo incluir mais alguns lugares no meio do caminho. Já vi aqui no VnV que é uma boa época. Minha pergunta é o que dá pra incluir no roteiro... Pensei em Ushuaia, mas odeio barco, estou achando que não vou curtir direito a viagem lá!! Dá pra curtir Ushuaia e/ou algum lugar próximo, fazendo passeios mais rápidos,s em ter que ficar 4 dias num barco (é o tempo mínimo, pelo que vi...). Outra pergunta é como ir de El Calafate a Ushuaia: tem voo da Lan tb? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Leo! Não será uma viagem barata. Querendo ver Ushuaia sem fazer cruzeiro, você pode voar de Buenos Aires a Ushuaia, ficar 3 dias, de lá voar a El Calafate, ficar mais 3 dias. Na temporada é certo que a Aerolíneas voe entre as duas cidades; cheque no site da Lan se haverá vôos desta companhia também. De El Calafate a Santiago é uma complicação -- o mais fácil seria voltar a Buenos Aires e de lá seguir de avião. A outra opção é ir de ônibus a Puerto Natales, continuar de ônibus a Punta Arenas e então voar a Santiago.

Existe transporte de ônibus de Ushuaia a Punta Arenas, mas leva 12 horas. Neste caso você faria Buenos Aires-El Calafate-Ushuaia de avião, Ushuaia-Punta Arenas de ônibus, então Punta Arenas-Santiago de avião. Não nos parece uma viagem adequada para fazer com criança.

Delma
DelmaPermalink

Não e uma viagem adequada para criança? Gostaria de conhecer El Calafate na ultima semana de jan. 2014 ou no carnaval. Eu, marido e filho de 6 anos. Ele não curtira, ou não tem muito o que fazer comcrianca?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Delma! Ele só não vai poder fazer o minitrekking nas geleiras, mas dá pra passear de barco e no parque.

Eliana
ElianaPermalink

Olá, Bóia, Fazer um bate-e-volta a Torres del Paine , saindo de El calafate ,vale a pena, estando com crianças e idosos ? Os passeios dentro do Parque nacional TDP são interessantes para quem não pretende fazer longas caminhadas?
Muito obrigada, essa informação será muito importante prá definirmos melhor nosso roteiro !

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Eliana! Para quem não vai caminhar no parque, Torres del Paine é só um cartão-postal. Se você acha que vale a pena pegar a família, botar num ônibus, rodar 5 horas para ir e 5 horas para voltar para ver três lindas montanhas que parecem torres em frente a um lago, vá firme. O Ricardo Freire acha que não vale a pena. O que ele recomenda é ir para Puerto Natales, ficar alguns dias e fazer todos os passeios possíveis -- Lago Serrano, Glaciar Grey, e no meio deles, aí sim, Torres del Paine.