Minitrekking no glaciar Perito Moreno: holiday on ice

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

O minitrekking no glaciar Perito Moreno

O assunto geleiras vai ocupar todo o seu tempo em El Calafate. Se você decidir que Perito Moreno não é o bastante, vai poder ver outras, em passeios de barco pelos lagos (vou falar de tudo no post de encerramento do Calafate).

Deixe para o último dia, porém, o passeio que vai tornar supérflua qualquer outra atividade que passe perto de um cubo de gelo: o Minitrekking.

Las releiras son ar-rentinas!

Depois de ver geleiras -- ou glaciares; dedico o título deste post à Isabel O. mrgreen -- de longe, de perto, do alto, de baixo, da terra, da água, só nos resta mesmo subir numa e caminhar sobre o gelo.

Há duas opções de passeios, realizados pela mesma companhia, a Hielo & Aventura: o Minitrekking, que inclui uma hora e meia de andanças por cima do glaciar, e o Big Ice, que é um pouco mais puxado. Para minha felicidade, a idade máxima recomendada para o passeio mais é 45 anos; como estou com 46, tenho a desculpa perfeita para ter feito a versão compacta grin

O Brazo Rico

Depois de uma curta navegação pelo Brazo Rico (a seção do lago que aparece nos mirantes da estrada, à esquerda das passarelas), desembarcamos num refúgio ao pé de um bosque na outra margem.

Última vista antes de subir no bicho

De lá fazemos uma curta caminhada até um mirante à beira-lago (onde temos a última vista antes de subir no bicho -- essa aí de cima), e depois vamos para a estação onde ganhamos tração nas duas pernas.

Grampões instalados

Os monitores do passeio instalam grampões na sola dos nossos sapatos. O sistema é o mesmo dos patins de (beeem) antigamente, que a gente usava com calçado normal; a diferença é que em vez de rolimãs ele vem com umas pontas hiperafiadas que previnem tombos (se você cai no gelo, a probabilidade de fratura é alta).

Grampões: correia de gente

Os guias são bacanas e explicam como caminhar. Precisamos manter os pés separados, pisar com o pé inteiro, manter a postura ereta nas subidas. Em resumo -- andar como um pingüim, descer como um macaco.

Entrando numa gelada

Caminha-se em fila indiana, com paradas estratégicas para fotografias. As descidas são um pouco tensas, mas nada que se compare com um bugueiro maluco em Natal.

Você chega lá

Não preciso dizer que é lindão porque você está vendo com sua própria tela. É como passear por um jardim de esculturas geladas.

Às vezes o gelo está mais azul que o céu

Texturizado

Buraco frio

Esculturas descartáveis

Tricolor

O mais bonito de tudo são as fendas azuladas que aparecem a todo momento. Olhos d'água. Olhos azuis d'água! Elizabeth Taylor meets Perito Moreno.

Nel blu dipinto di blu

Degradê

No fim, tudo acaba em uíqui -- no nosso caso, um escocês Famous Grouse oito anos, com gelo produzido há oito segundos.

Esperando a próxima turma

Moedor automático de gelo

Servindo o geloPrecisava o mullet?Só um golinho

Gostou? Prepare a carteira. Em 2010, o passeio custou o equivalente a 130 dólares.

Tin-tin!

O passeio completo inclui uma passada nas passarelas, e resolve a vida de quem vai ficar apenas um dia na cidade. É preciso reservar e pagar na véspera. E não há saídas no auge do inverno (entre meados de junho e meados de agosto).

Agora no fim do verão a temperatura estava agradabilíssima: uns 12 graus. Me arrependi de ter ido com ceroulão por baixo da calça de nylon, e no final suei a camiseta por baixo da parka quebra-vento.

El amor es lindo

Caso você possa ficar mais dias no Calafate, mantenho a minha sugestão do post inicial: vá no primeiro dia ao parque de carro. No segundo dia, faça um passeio de barco pelos glaciares (voltarei a falar disso no post final). E deixe o Minitrekking para enxugar o gelo final.

Leia mais:

Todas de El Calafate no Viaje na Viagem

328 comentários

Wilson
WilsonPermalinkResponder

Olá preciso de algumas informações, estou fazendo cotação de passeios em Puerto Natales e El Calafate e gostaria de saber quais os meios de pagamento voces usaram para contratar a Tolkeyen Patagonia, Hielo y Aventura e Tour Express.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Wilson! Na Argentina, pague sempre em dinheiro vivo para obter a melhor cotação. O cartão de crédito usa a cotação oficial, que é 50% abaixo do paralelo.

marcelo oliveira

ola nao funciona sacar dinheiro com cartões em cx eletronico? fica muito ruim a taxa? no chile sei que funciona bem

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! Funciona, mas tem que fazer o maior saque disponível para que as taxas não pesem no resultado. Como o peso está desvalorizando muito, é provável que o saque máximo nos caixas esteja valendo pouco.

sandro
sandroPermalinkResponder

Ola!
Tres dias inteiros, sem considerar o dis da chegada e o da partida, eh suficiente para se fazer os passeios em El Calafate? Eh possivel conciliar o passeio ate Torres del Paine (que dura um dia inteiro)?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sandro! O passeio a Torres é bem estafante, mas se você tem três dias, dá para fazer. Os dois passeios top de El Calafate são o minitrekking e o Todos los Glaciares.

Karina
KarinaPermalinkResponder

Oi Bóia
O passeio "todos los glaciares" a que vc se refere é de barco?
Dura qto tempo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Karina! Sim, é de barco. É um passeio de dia inteiro; reserve manhã e tarde para ele.

Aline Rodrigues

Fiz o minitrekking e foi incrível. Se interessar, no meu blog conto como foi e quanto paguei pelo passeio http://umasulamericana.wordpress.com/2014/08/05/glaciar-perito-moreno-um-gigante-sul-americano/

Walkiria
WalkiriaPermalinkResponder

Olá! Vocês saberiam me informar qual a idade mínima para o minitrekking? Tenho filhos de 6 e 9 anos.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Walkiria! Segundo o site da empresa do passeio, a Hielo & Aventura, a idade mínima para o MiniTrekking é de dez anos.

Rosana
RosanaPermalinkResponder

O que acontece se no meio do minitrekking alguém perceber que não vai aguentar andar sob o gelo com esses grampões?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rosana! Não sabemos. Você pode perguntar diretamente para o provedor do passeio, eles certamente responderão.

Marcia
MarciaPermalinkResponder

Oi, Rosana, na hora de começar o passeio, senti o friozinho na barriga que se sente na fila de montanha russa (rsrsrs). Mas foi bem tranquilo, os guias param o tempo todo para descansar e passar informações. Se precisar de ajuda para pular uma fenda, eles também ajudam.

Eduardo Barros Leal

Pretendo conhecer Ushuaia e El Calafate em setembro/15, estive agora em Santiago e Valle Nevado, e lá, estava nevando, Show de Bola ! o que me interessa é fazer o Mini Trecking no Perito Moreno, quero passar 3 dias em Ushuaia e 3 dias em El Calafate, terminando a viagem em Buenos Aires, este período é bom para fazer o trecking no glaciar ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eduardo! Se você faz questão de fazer o Minitrekking, entre em contato com eles para saber qual a previsão de operação para o ano que vem. Geralmente esses passeios são oferecidos apenas no verão.

Breno
BrenoPermalinkResponder

Oi Eduardo, eu fiz o mini-trekking sobre o gelo, no PM, na primeira quinzena de novembro, em 2011, mas já não havia neve.
Eu lembro que em outro programa que fiz, na mesma viagem, porém mais ao sul, "avistagem de castores" no vale próximo ao Cerro Castor, o monitor comentou que poucas semanas antes, na metade de outubro, ainda havia muita neve lá.
El Calafate e o PM estão bam mais ao norte dessa região (Ushuaia), mas acredito que em setembro ainda deve ter bastante neve, então penso que deve ser melhor se informar antes sobre o minitrekking.

Karina
KarinaPermalinkResponder

Dúvidas : alguém já fez o minitreking com crianças? De 12 e 9 anos
no meu caso! E vc adulto que já fez o minitreking acredita que seria muito
cansativo levar crianças nessa idade?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Karina! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

Alcino
AlcinoPermalinkResponder

Oi Karina, fui com meus 2 filhos em janeiro (9 e 15 anos), adoraram. O passeio eh tranquilo e curto. Os monitores ficam de olho e sao prestativos.

Suzy mari
Suzy mariPermalinkResponder

Alcino!!! Quero ir em janeiro, mas só irei seeu filho de 9 anos a épica puder ir também. Qual a empresa que você fechou o passeio com seu filho da mesma idade??????

ADIVALDO B S JUNIOR

Fiz com minha filha de 11 anos e foi bastante tranquilo. É uma experiência imperdível. Minha outra filha tinha 09 anos, mas não pode participar, pois a idade mínima, pelo menos em dezembro de 2012, era de 10 anos.

Adriana
AdrianaPermalinkResponder

Fui em 2012 para El Calafate e El Chalten, com meus filhos que na época tinham 5 e 7 anos. Foi MARAVILHOSO fazer trekking com eles nas trilhas de El Chaltén. Você não pode perder. Mas fomos em dezembro, quase verão.
http://atravessarfronteiras.blogspot.com.br/2012/12/el-chalten-me-faltam-palavras.html

luciana
lucianaPermalinkResponder

Olá Boia,
Estou indo viajar e vou passar alguns dias na Argentina e já decidida a ir a El Calafate e Ushuaia, tirei trelew ( Punta Tombo ) porque acredito que vá ver pinguins em Ushuaia nesta epoca do ano. Minha dúvida é: É comum enjoar nestes passeios em Ushuaia e El Calafate?
Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana! Não há correnteza de mar aberto nesses passeios, não.

denise
denisePermalinkResponder

Boa noite, gostaria de saber se é possivel comprar os bilhetes no dia do passeio para o minitreking ou se, obrigatoriamente, tem que ser com antecedencia. Obrigada Denise

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Denise! Reserve ao chegar lá, de véspera.

Danielle
DaniellePermalinkResponder

Vou para El Calafate em Janeiro com meu marido e meus filhos de 12 e 14 anos.
Vou ficar 3 dias inteiros, queremos fazer o minitreking , passeio por todos os glaciares e teremos um dia livre. Gostaria de sugestão de passeio. O que posso fazer nesse terceiro dia.? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Danielle! Faça o passeio à Estância Cristina com glaciar Upsala.

Sonia Soares
Sonia SoaresPermalinkResponder

Olá pessoal, tenho 57 anos e uma vida razoavelmente sedentária, estarei em Calafete em Janeiro/2014 e estou com o passeio do minitrekking agendado, encaro ou não?
Qual o nível de dificuldade, é o tempo do percurso ou o percurso é acidentado dificultando a caminhada?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sonia! Pense se você encararia uma trilha por aqui. É um esforço parecido.

Doris Waisman
Doris WaismanPermalinkResponder

Viajo para el calafate em dezembro de 2014, é possível conseguir onos glaciMinitrekking quando eu chegar em elcalafate ou necessário agendar com antecedência? Não sentoi segurança de passar os dados do cartão...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Doris! Todos os passeios são reserváveis de véspera.

Marcia
MarciaPermalinkResponder

Gente, eu fui em janeiro, cheguei lá no dia 18 e só consegui o minitrekking para o dia 24. O mesmo para o caiaque no Upsala. Quem for em janeiro precisa fazer reserva, sim. Sugiro fazer através do hotel, porque a agencia, única autorizada a fazer o trekking em Perito Moreno (mas outras o vendem também), a Hielo & Aventura, não deu conta nem de responder minhas mensagens, quanto menos de fazer a reserva que solicitei.

Daniela Labonia

Estou aqui agora e acabei de contratar a empresa Eurostar foi rapido e facil. Vamos amanha fazer o minitrekking. Custa 1150 pesos se for em dinheiro 1100 e eles tem a melhor cotação do dolar. 1 dolar= 12 pesos em todos os lugares que fui era 11 pesos. A diferença da quase para pagar o ingresso do parque que custa 150 pesos.

Ana Clara Fontainy

Nossa, que bom ver esse comentário! Estava super receosa de não conseguir fazer o Mini Trekking entre o dia 22/12 a 25/12, uma vez que contatei com a empresa Hieloyaventura inúmeras vezes e não obtive retorno. Ficaria super frustrada em não fazer esse passeio! Valeu a dica!

Alyssa Teles de Andrade

Pretendo ir final de junho, consigo fazer o Minitrekking? Caso contrario quais seriam os passeios? Quero ir no inverno para poder esquiar em Ushuaia...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alyssa! O passeio só opera entre agosto e maio. Não opera em junho nem em julho.

http://www.hieloyaventura.com/2010/eng_mini-trekking-glaciar-perito-moreno.asp

Priscila
PriscilaPermalinkResponder

Vou em março chego dia 14/3 e quero fazer o mini trakking no dia 15/3. Tentei contanto com a hielo pra comprar mas não respondem. Tentei ver uma agencia aqui no br e fica um absurdo. Algum sabe se consigo comprar la um dia antes e onde. Consigo no hote

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Priscila! Você consegue contratar ao chegar, mas você tem tempo também de insistir no contato com a Hielo & Aventura. smile

Paola
PaolaPermalinkResponder

Fui para El Calafate no final de janeiro. Reservei antes o mini trekking no Perito Moreno direto com a Hielo y Aventura, com 12 dias de antecedência, eles demoram para responder, mandei email mais de uma vez até responderem, então pediram para eu mandar os dados do cartão por email e deu tudo certo.
Uma coisa que eu tinha dúvida nesse passeio era se precisaria de bota de trekking, então acabei comprando um tênis impermeável da Columbia mais altinho no cano que os normais e foi perfeito, pois uma bota eu não usaria depois da viagem. Acabei usando esse tênis os 12 dias que passei na Patagônia.

Silvio
SilvioPermalinkResponder

Ola estou indo a Ushuaia final de julho e queria fazer um stop em El Calafate para conhecer Perito Moreno mas nao sei consigo chegar perto do glaciar nesta epoca e se vale a pena fazer este stop
Abs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Silvio! O parque estará aberto. Mas não haverá minitrekking, que só é retomado no fim de agosto.

Silvia
SilviaPermalinkResponder

Olá boa tarde .Pretendo ir para El Calafate em começo de junho de 2016 . Sei que o minitrekking não funciona . Será que vale a pena mesmo assim nessa época do ano? Os outros passeios funcionam?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Silvia! O glaciar estará lá e poderá ser apreciado. Mas a melhor época para você investir numa viagem à Patagônia é o verão.

Silvia
SilviaPermalinkResponder

Obrigada . revisarei meus destinos para junho

Gislaine
GislainePermalinkResponder

Ola, estou indo para el calafate no início de dezembro e ja li um monte, mas continuo com duvidas e gostaria de ajuda. Posso ir de tenis normal para fazer o minitrekking ou tem que ser calçado impermeável? Qual o valor para fazer o passeio de barco para todos os glaciares.
Grata

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gislaine! Todo Glaciares está suspenso. O passeio mais parecido é o Ríos de Hielo. Veja preços aqui:
http://www.patagoniachic.com/patagonia-chic-excursiones-reservas.php?id=23

Você pode fazer o passeio do minitrekking com o calçado que quiser. Se não for impermeável, o que vai acontecer é que você vai perder o calçado por alguns dias até secar, e talvez danifique o calçado para sempre.

Bárbara Lamas

Oi gente!
Esse passeio não parece apropriado para uma criança de 2 anos, é?
fuén pra mim??

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bárbara! Fuén, sim.

Fabio
FabioPermalinkResponder

Boa tarde
Estou indo em março para El Calafate e Ushuaia e gostaria de saber, para fazer o mini trekking é possível alugar o sapato impermeável na hora?
Uma dúvida passeio do mini trekking é independente do passeio do Glaciar Perito moreno que é de barco?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabio! São dois passeios diferentes.

A loja La Barraca aluga equipamento e vestimenta de trekking.

Libertador y Amado - Al lado de la Iglesia - Tel: 54-2902/491-999

Adelita Silva
Adelita SilvaPermalinkResponder

Olá, tudo bem?

Eu, meu marido e um casal de amigos estamos embarcando no dia 12/03, proxima segunda feira para a Paragonia Argentina, e vamos estar em El calafate e faremos o passeio de Mini Trekking ao PM, essa trilha é bem tranquila? não corro o risco de escorregar sabendo andar com os apetrechos no tenis?
Esse apetrechos correm o risco de danificarem o calçado, eles são impermeaveis, teremos segurança para tal? Fico um pouco apreensiva pois tenho receio de escorregar na caminhada pois tenho pinos na coluna e preciso ter muito cuidado para não sofrer um acidente.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adelita! Os apetrechos são apenas ferros com alças. O seu calçado precisa ser impermeável. Não vá de tênis, ou você vai estragar seu calçado. Compre uma bota impermeável para trekking na Decathlon e amacie antes de viajar. Ela será útil em todas as suas viagens de neve.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar